You are on page 1of 13

2.

CLASSIFICAO LABORATORIAL DAS ANEMIAS


Tabela 1. Classificao laboratorial das anemias. Microctica Hipocrmica VCM* HCM** < 77 fL < 27 pg Macroctica Normoctica Normocrmica Normocrmica > 92 fL 27-32 pg 77-92 fL 27-32 pg

* Os valores de VCM variam entre os laboratrios, h quem os consideram 80 fL como valor mnimo e 95 fL como valor mximo. ** Os valores de HCM tambm variam entre laboratrios, h quem os consideram 28 pg como valor mnimo.

Laboratorialmente as anemias so classificadas pelos valores quantitativos dos ndices eritrocitrios: contagem de eritrcitos ou glbulos vermelhos (GV), hematcrito (Ht), hemoglobina (Hb), volume corpuscular mdio (VCM), hemoglobina corpuscular mdia (HCM), e concentrao da hemoglobina corpuscular mdia (CHCM). Esses valores indicam trs grupos de anemias: normoctica/normocrmi ca; microctica/hipocrmica; macroctica/normocrmica. Na realidade, os ndices que indicam esses valores so o VCM e HCM, conforme os exemplos que se seguem: Exemplo 1: homem sem anemia GV: 5.000.000/mm3 (ou 5,0 x 106/mm3) Ht: 45% Hb: 15 g/dl VCM: 90 fL HCM: 30 pg CHCM: 33 g/dl

Figura 1. Esfregao de sangue perifrico de paciente com anemia hemoltica autoimune, reticulocitose (macrcitos com policromasia) e micro-esfercitos. A avaliao dos valores numricos (GV, Ht e Hb) resultaram em ndices VCM e HCM normais, caracterizando anemia normoctica e normocrmica, com evidente alteraes morfolgicas de tamanho, forma e colorao eritrocitria. Tabela 2. Principais causas de anemias microctica/hipocrmica, macroctica/normocrmica e normoctica/normocrmica. TIPO DE ANEMIA CAUSAS a) deficincia de ferro a) talassemias Microctica/Hipocrmica a) anemia sideroblstica hereditria b) anemia de doena crnica b) hemoglobinopatias (Hb SS, /tal., etc.)

Exemplo 2: Homem com anemia microctica/hipocrmica GV: 5,0 x 106/mm3 (normal) Ht: 38% (diminudo)

a) deficincia de cido flico a) deficincia de vitamina B12 Macroctica/Normocrmica b) anemia hipoproliferativa b) anemia refratria b) doenas hepticas b) anemia hemoltica b) hemorragias a) anemia hipoproliferativa a) anemia mielotsica a) anemia hemoltica

Hb: 12 g/dl (diminudo) VCM: 76 fL (diminudo) HCM: 24 pg (diminudo) CHCM: 31,5 g/dl (normal) Exemplo 3: Homem com anemia microctica/hipocrmica GV: 3,9 x 106/mm3 (diminudo) Ht: 28% (diminudo) Hb: 7,3 g/dl (diminudo) VCM: 71 fL (diminudo)

a) hemoglobinopatias (Hb SS, Hb SC, Hb instveis, etc.) Normoctica/Normocrmica a) hemorragias a) anemia de doenas crnicas a) anemia sideroblstica adquirida b) incio da deficincia de ferro b) anemia refratria (a) situaes comuns; (b) situaes ocasionais

HCM: 18 pg (diminudo) CHCM: 26 g/dl (diminudo) Exemplo 4: Homem com anemia macroctica/normocrmica GV: 3,9 x 106/mm3 (diminudo) Ht: 39% (diminudo) Hb: 10,6 g/dl (diminudo) VCM: 100 fL (aumentado) HCM: 27 pg (normal) CHCM: 27 g/dl (normal) Exemplo 5: Homem com anemia normoctica/normocrmica GV: 3,5 x 106/mm3 (diminudo) Ht: 27% (diminudo) Hb: 9,5 g/dl (diminudo) VCM: 77 fL (normal

HCM: 29 pg (normal) CHCM: 36 g/dl (normal) Diante dos cinco exemplos apresentados, possvel concluir que a classificao laboratorial das anemias se faz por meio dos ndices VCM e HCM, conforme mostra a tabela 1. Entretanto, importante destacar que embora essa classificao tenha como base os valores quantitativos, fundamental que se descreva pela anlise do esfregao a morfologia dos eritrcitos. Tomaremos o exemplo 5 (anemia normoctica/normocrmica). A anlise da morfologia eritrocitria deste caso mostrou que os eritrcitos apresentavam-se com anisocitose dimrfica, caracterizada pela concomitncia de eritrcitos microcticos e macrocticos, e poranisocromia (figura 1). A tabela 2 relaciona as principais doenas que causam as anemias microcticas e hipocrmicas, macrocticas e normocrmicas e normocticas e normocrmicas.
Hemograma completo

A.Contagem de hemcias e ndices hematimtricos

Este teste, tambm chamado de contagem de eritrcitos, parte de uma contagem completa de sangue. tambm usado para detectar a quantidade de hemcias em um microlitro (milmetro cbico) de sangue total. Os ndices hematimtricos fornecem importantes informaes sobre o tamanho, concentrao de hemoglobina e peso da hemoglobina de uma hemcia mdia.

Objetivos

Fornecer dados para o clculo do volume corpuscular mdio e da hemoglobina corpuscular mdia, que revelam o tamanho da hemcia e o contedo de hemoglobina.

Dar suporte a outros testes hematolgicos para o diagnstico ou monitorao de anemia ou policitemia.

Auxiliar no diagnstico e classificao das anemias.

Preparao do paciente

Jejum de 4 horas.

Valores de referncia

Mtodo: automatizado com eventual estudo morfolgico em esfregaos corados.

Os valores normais de hemcias variam, dependendo do tipo de amostra e da idade e sexo do paciente, da seguinte maneira:

Homens adultos: 4,6 a 6,2 milhes de hemcias/ml de sangue venoso

Mulheres adultas: 4,2 a 5,4 milhes de hemcias/ml de sangue venoso

Crianas: 3,8 a 5,5 milhes de hemcias/ml de sangue venoso

Bebs a termo: 4,4 a 5,8 milhes de hemcias/ml de sangue capilar ao nascimento, diminuindo para 3,8 milhes de hemcias/ml na idade de 2 meses, e aumentando lentamente da em diante.

Os ndices hematimtricos testados incluem volume corpuscular mdio (VCM), hemoglobina corpuscular mdia (HCM) e concentrao de hemoglobina corpuscular mdia (CHCM).

VCM: 84 a 99mm3.

HCM: 26 a 32 pg.

CHCM: 31 a 36 g/dl.

Achados anormais

Uma contagem elevada de hemcias pode indicar policitemia absoluta ou relativa. Uma contagem deprimida de hemcias pode indicar anemia, sobrecarga de lquido ou hemorragia alm de 24 horas. Teste adicionais, como, por exemplo, exame de clula colorida, hematcritos, hemoglobina, ndices hematimtricos e estudos de glbulos brancos so necessrios para confirmar o diagnstico.

Baixos VCM e CHCM indicam anemias microcticas hipocrmicas causadas por anemia por deficincia de ferro, anemia sideroblstica ou talassemia. Um VCM alto sugere anemias macrocticas causadas por anemias megaloblsticas, devido deficincia de cido flico ou vitamina B12, desordens congnitas de DNA ou reticulocitose. Em razo do VCM refletir volume mdio de muitas clulas, um valor dentro da faixa normal pode ocorrer em pacientes cujo tamanho de glbulos vermelhos varia, e inclui clulas microcticas e macrocticas.

B.Hemoglobina Total

Este teste usado para medir a quantidade de hemoglobina (Hb) encontrada em um decilitro (100 ml) de sangue total. Usualmente ele parte de um hemograma completo.

A concentrao de hemoglobina correlaciona-se estreitamente com a contagem de hemcias.

Objetivos

Medir a gravidade de anemia ou policitemia e monitorar a resposta terapia.

Obter dados para o clculo da hemoglobina corpuscular mdia e concentrao de hemoglobina corpuscular mdia.

Valores de referncia

Mtodo: automatizado

As concentraes de Hb variam, dependendo do tipo de amostra retirada (amostras de sangue capilar para bebs e amostras de sangue venoso para todos os demais) e da idade e sexo do paciente, da seguinte maneira:

Recm-nascidos: 14 a 20 g/dl

1 semana de idade: 15 a 23 g/dl

6 meses de idade: 11 a 14 g/dl

Crianas de 6 meses a 18 anos: 12 a 16 g/dl

Homens: 14 a 18 g/dl

Mulheres: 12 a 16 g/dl.

Achados anormais

Baixas concentraes de Hb podem indicar anemia, hemorragia recente ou reteno de lquido causando hemodiluio.

Hb elevada sugere hemoconcentrao originria de policitemia ou desidratao.

C.Hematcrito

O exame de hematcrito (Ht) pode ser efetuado separadamente ou como parte de um hemograma completo. Ele mede a porcentagem por volume de hemcias contidas em uma amostra de sangue total por exemplo, 40% de Ht indica 40 ml de hemcias contidas em uma amostra de 100ml. Essa concentrao obtida centrifugando-se o sangue total anti-coagulado em um tubo capilar, de forma que as hemcias sejam firmemente concentradas sem hemlise.

Objetivos

Auxiliar no diagnstico de policitemia, anemia ou estados anormais de hidratao.

Auxiliar no clculo de dois ndices de hemcias: VCM e CHCM

Valores de referncia

Mtodo: automatizado.

O Ht normalmente medido eletronicamente. Os resultados so at 3% mais baixos do que as medies manuais, que aprisionam o plasma na coluna de hemcias concentradas. Os valores de referncia variam dependendo do tipo de amostra, do laboratrio que estiver efetuando o teste e do sexo e idade do paciente, como segue:

Recm-nascidos: 42% a 60% de Ht

1 semana de idade: 47% a 65% de Ht

6 meses de idade: 33% a 39% de Ht

Crianas de 6 meses a 18 anos: 35% a 45% de Ht

Homens: 42% a 54% de Ht

Mulheres: 36% a 46% de Ht.

Achados anormais

Um Ht baixo sugere anemia, hemodiluio ou uma perda macia de sangue. Um Ht alto indica policitemia ou hemoconcentrao devido perda sangnea ou desidratao.

D.Contagem de Leuccitos

Uma contagem de glbulos brancos, tambm chamada de contagem de leuccitos, parte de uma contagem completa de sangue. Ela indica a quantidade de leuccitos em um microlitro (milmetro cbico) de sangue total. As contagens de leuccitos podem variar at em 2.000, em qualquer dia em particular, em funo de exerccio desgastante, tenso ou digesto. A contagem de leuccitos pode aumentar ou diminuir significativamente em determinadas doenas, porm diagnosticamente til somente quando o diferencial de glbulos brancos e o estado clnico do paciente so levados em considerao.

Objetivos

Determinar infeco ou inflamao.

Determinar a necessidade de testes adicionais, como, por exemplo, o diferencial de leuccitos ou a bipsia de medula ssea.

Monitorar a resposta quimioterapia, radioterapia ou outros tipos de terapia.

Valores de referncia

Mtodo: automatizado, com eventual estudo morfolgico em esfregaos corados.

A contagem de leuccitos varia de 4.000 a 10.000/ml.

Achados anormais

Uma contagem elevada de leuccitos (leucocitose) com freqncia assinala uma infeco, como, por exemplo, um abscesso, meningite, apendicite ou amigdalite. Uma contagem alta de leuccitos pode tambm resultar de leucemia e necrose tecidual devido queimaduras, infarto do miocrdio ou gangrena.

Uma contagem diminuda de leuccitos (leucopenia) indica depresso da medula ssea, que pode resultar de infeces virais ou de reaes txicas, como, por exemplo, as que acompanham o tratamento com antineoplsicos, ingesto de mercrio ou outros metais pesados, ou exposio ao benzeno ou arsnicos. A leucopenia caracteristicamente acompanha influenza, febre tifide, sarampo, hepatite infecciosa, mononucleose e rubola.

E.Diferencial de Leuccitos

O diferencial de leuccitos usado para avaliar a distribuio e morfologia dos glbulos brancos, fornecendo informao mais especfica sobre o sistema imune do paciente do que a contagem de leuccitos isoladamente.

Os glbulos brancos so classificados de acordo com os cinco tipos principais neutrfilos, eosinfilos, basfilos, linfcitos e moncitos sendo determinada a porcentagem de cada tipo. A contagem diferencial o valor percentual de cada tipo de glbulo branco no sangue. O nmero absoluto de cada tipo de glbulo branco obtido por meio da multiplicao do valor percentual de cada tipo pela contagem total de glbulos brancos.

Os altos nveis desses glbulos brancos esto associados com diversas respostas imunes e anormalidades. Algumas vezes solicitada uma contagem de eosinfilos como um teste de acompanhamento, quando relatado um nvel elevado ou deprimido de eosinfilos.

Objetivos

Avaliar a capacidade para resistir e superar infeces.

Detectar e identificar diversos tipos de leucemia.

Determinar o estgio e gravidade de uma infeco.

Detectar reaes alrgicas.

Avaliar a gravidade de reaes alrgicas (contagem de eosinfilos).

Detectar infeces parasticas.

Servir de suporte para o diagnstico de outras doenas.

Valores de referncia

Mtodo: automatizado, com eventual estudo morfolgico em esfregaos corados.

De forma a assegurar um diagnstico preciso, os resultados de testes diferenciais devem ser interpretados em relao contagem de glbulos brancos totais (4.000 a 10.000/ml). Para adultos, os valores absolutos e porcentagens normais incluem o seguinte:

Basfilos: 0 a 200/ml; 0 a 2%

Eosinfilos: 40 a 500/ml; 1 a 5%

Linfcitos: 880 a 4.000/ml; 22 a 40%

Moncitos: 120 a 1.000/ml; 3 a 10%

Neutrfilos: 1.800 a 7.500/ml; 45 a 75%.

Para crianas, os valores absolutos e porcentagens normais podem diferir. As porcentagens so as seguintes:

Basfilos: 0 a 2%

Eosinfilos: 1 a 5%

Linfcitos: 45 a 75%

Moncitos: 3 a 10%

Neutrfilos: 22 a 40%.

Achados anormais

Os padres diferenciais anormais fornecem evidncia para uma ampla faixa de estados de doena e outras condies.

F.Contagem de Plaquetas

As plaquetas ou trombcitos, promovem a coagulao, ou seja, a formao de um cogulo hemosttico em locais de comprometimento vascular.

A contagem de plaquetas o mais importante teste de rastreamento da funo plaquetria. As contagens precisas so vitais.

Objetivos

Avaliar a produo ou utilizao de plaquetas.

Avaliar os efeitos da quimioterapia ou radioterapia na produo de plaquetas.

Diagnosticar ou monitorar trombocitose ou trombocitopenia.

Confirmar uma estimativa visual da quantidade e morfologia da plaqueta a partir de um filme sangneo colorido.

Valores de referncia

Mtodo: automatizado, com eventual estudo morfolgico com esfregaos corados.

As contagens normais de plaquetas variam entre 130.000 a 370.000/ml.

Achados anormais

Uma contagem diminuda de plaquetas (trombocitopenia) pode resultar de medula ssea aplstica ou hipoplstica; uma doena infiltrativa de medula ssea, como, por exemplo,

carcinoma ou leucemia; hipoplasia megacarioctica; trombopoiese infecciosa proveniente de deficincia de cido flico ou vitamina B12; acmulo de plaquetas em um bao aumentado; destruio aumentada de plaquetas devido drogas ou desordens imunes; coagulao intravascular disseminada; sndrome de Bernard-Soulier; ou leses mecnicas s plaquetas.

Uma contagem aumentada de plaquetas (trombocitose) pode resultar de hemorragias, desordens infecciosas; cncer; anemia por deficincia de ferro; cirurgia recente, gravidez, ou esplenectomia e desordens inflamatrias. Em tais casos, a contagem de plaquetas retorna ao normal aps o paciente recuperar-se da desordem primria. Todavia, a contagem permanece elevada em trombocitemia primria, mielofibrose com metaplasia mielide, policitemia vera e leucemia mielide crnica. Em tais desordens, as plaquetas podem estar disfuncionais, resultando em sangramento.

Exames correlatos (ao hemograma completo)

VHS, reticulcitos, mielograma, etc.

You might also like