You are on page 1of 2

FACULDADE ESTCIO DE S Curso: Administrao Sala: 09 Aluna: Renata Silva Serra Matricula: 201301740578

A IDENTIDADE SOCIAL Identidade social a posio da pessoa, em relao posio dos


demais dentro da sociedade. Ao escolher uma profisso, religio, estado civil, etc., o indivduo est definindo a sua identidade social. Valores diferentes so atribudos a significaes diferentes. Um grau se atribui significao mdico e um outro significao barbeiro. Assim, a identidade social a posio que cada uma destas pessoas possui na sociedade. No que um seja mais importante do que o outro. Cada um- o mdico e o barbeiro- ocupa um espao diferente. Mas, a identidade social est relacionada com a atribuio de valores. Uma das medidas para se atribuir estes valores a riqueza, que o acmulo de bens materiais, dinheiro, etc. Se algum tem mais dinheiro, tem mais valor social. claro que para toda regra, tem exceo. Uma outra medida o poder ou seja a possibilidade maior ou menor de dar ordem em nome do Estado. Por exemplo o Governador tem mais poder do que o Vereador para dar ordem no Estado. Uma outra medida a capacidade e ou seja a possibilidade de algum ser mais eficiente do que o outro, na mesma profisso. Por exemplo, um mdico cardiologista pode ser mais eficiente do que o outro. Assim, a identidade social pode ser ATRIBUIDA e ADQUIRIDA. atribuda, quando no se pode fugir dela. Exemplo: A identidade social do homem branco que no pode se tornar preto ou do preto que no pode se fazer branco. Outro exemplo: O Prncipe que prncipe, porque o pai Rei. adquirida quando conseguida pelo esforo prprio, com vontade, inteligncia e talento. Exemplo: O cidado que comeou como varredor do Banco e depois se tornou Gerente do Banco. Enfim, h muitos outros aspectos que podem ser vistos dentro do tema identidade social.

DIFERENA SOCIAL A noo popular de que poucos com muito e muitos com pouco gera conflitos sociais e mal estar humano ainda considerada a principal cauda da desigualdade social no Brasil e em diversos pases do mundo. A desigualdade social no Brasil, apesar dos avanos da primeira dcada dos anos 2000, ainda considerada uma das mais altas do mundo. A desigualdade social prejudica cidados de todas as faixas etrias, principalmente os jovens de classe de baixa renda, impossibilitados de ascender socialmente pela falta de uma educao de qualidade, de melhores oportunidades no mercado de trabalho e de uma vida sadia e digna. A desigualdade social gera uma previdncia enfraquecida que no consegue sustentar os aposentados dignamente; permite a existncia de um mercado de trabalho e uma educao elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formao escolar e profissional; e, dentre as piores consequncias, propicia a ocorrncia da violncia urbana. O principal desafio promover o direito ao cidado viver dignamente, tendo real participao da renda de seu pas atravs da educao e de oportunidade no mercado de trabalho e, em situaes emergenciais, receber do governos benefcios sociais complementares at a estabilizao de seu nvel social e meios prprio de sustento.

MINORIA SOCIAL As minorias sociais so as coletividades que sofrem processos de estigmatizao e discriminao, resultando em diversas formas de desigualdade ou excluso sociais, mesmo quando constituem a maioria numrica de determinada populao. Exemplos incluem negros, indgenas, imigrantes, mulheres,

homossexuais, trabalhadores do sexo, idosos, moradores de vilas (ou favelas), portadores de deficincias, obesos, pessoas com certas doenas, moradores de rua e ex-presidirios. Reconhecendo que as minorias s existem porque so estigmatizados e inferiorizados por outros, esta linha as aborda relacional e processualmente, focalizando os processos de discriminao efetuados por grupos dominantes, as consequncias desta discriminao e os processos de resistncia individual e coletiva. A linha se interessa igualmente em como as vrias formas de discriminao se combinam entre si e com a classe social.

You might also like