You are on page 1of 5

SIMULADO FILOSOFIA 1 ANO

1. A demarcao da fronteira que limita a diferena entre mito e filosofia repousa, sobretudo, em qual dos aspectos mencionados abaixo? a) A Filosofia trabalha sempre com conceitos claros e definidos com rigor, diferenciando-se do mito, cuja estrutura narrativa no guarda o mesmo compromisso com a verdade. b) O mito irracional, ao passo que a Filosofia um saber racional e, portanto, livre de contradies. Nessa perspectiva, a Filosofia trabalha com conceitos demonstrveis de modo racional. c) Embora mito e Filosofia sejam formas diferentes de tecer um discurso sobre problemas relativos existncia humana, essas formas de saber so, no essencial, prximas e indissociveis. d) A Filosofia evolui em suas concepes e caminha para um contnuo progresso em busca do conhecimento de si mesma, ao passo que o mito no apresenta sinais de evoluo. Os mitos gregos permanecem os mesmos e) A Filosofia uma explicao que se compromete com a razo, ainda que recorra ao mito, em alguns casos, para tornar claros seus conceitos; ao passo que o mito, ainda que racional, no se ocupa em demonstrar as suas teses.

2. Qual das caracterizaes abaixo est correta quanto natureza da Filosofia? a) A Filosofia trata de objetos absolutamente diferentes dos objetos da cincia e nunca recorre a dados empricos em suas pesquisas. A filosofia a priori. b) Ao contrrio da cincia, a filosofia no tem pretenso de objetividade e rigor, sendo, por isso, uma atividade mais humana. c) A filosofia pode se constituir como uma epistemologia (meta-cincia) e fornecer as bases para se pensar uma fundamentao do conhecimento cientfico. d) A filosofia no se configura como cincia por recorrer a argumentos que no podem ser traduzidos em termos lgicos e rigorosos como os cientficos. e) A cincia e a Filosofia so saberes distintos e, na maioria das vezes, incomunicveis por tratarem de objetos diferentes e por requerem mtodos essencialmente diferentes.

3. Observe as afirmaes sobre ceticismo e assinale a alternativa correta.

a) O ceticismo sempre ingnuo, pois colocar tudo em dvida e suspender as certezas j implica uma certeza: duvidamos e, por isso, existimos. b) O ceticismo aventado por Hume afirma que no podemos ter conhecimento sobre a natureza e que s uma psicologia emprica poderia explicar o conhecimento, sobretudo, a partir da noo de hbito. c) A filosofia de Berkeley um esforo de se livrar das aporias da crena na materialidade do mundo. Essa crena desembocaria, segundo esse autor, no ceticismo. d) O ceticismo indubitavelmente um trao mais marcante da filosofia de Hume, sendo esse filsofo o maior ctico da filosofia moderna por no acreditar em nenhuma forma de conhecimento segura. e) Toda forma de ceticismo se constitui como uma luta contra posies ideolgicas e dogmticas.

4. Com a seguinte frase: no se aprende filosofia, aprende-se a filosofar, Kant afirma que: a) Para o aprendizado da filosofia, no necessria uma anlise da histria da filosofia, mas se deve levar em considerao apenas a atitude crtica frente ao mundo. b) A forma de filosofia mais vlida e que convm cultivar a que se refere s questes humanas, em particular, s questes relativas moral. c) A filosofia um ato de amor e no requer um estudo terico, desde que se tenha uma disposio afetiva s questes mais originais do ser. d) A filosofia tem, entre outras coisas, uma dimenso prtica, pois ela pode contribuir para a educao do cidado e preparar o terreno para a constituio do reino dos fins. e) Para a educao filosfica, pode-se dispensar o ensino das cincias, visto que a Filosofia, diferentemente das cincias, ocupa-se apenas em dotar os homens de atitude crtica face s questes no propriamente cientficas.

5. Tomando como base a epistemologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta. a) A epistemologia comea com Plato que pensa os limites do conhecimento sem recorrer discusso sobre a natureza do ser e dos objetos da cincia. b) A epistemologia uma teoria do conhecimento cientfico e emprico, diferenciandose desses ltimos por no recorrer experincia.

c) A epistemologia naturalizada atenua os limites entre epistemologia e cincia, propondo uma aproximao entre psicologia e epistemologia. d) A filosofia cartesiana configura-se como uma epistemologia que rejeita a interveno da experincia no que diz respeito constituio do conhecimento. e) Para Kant o conhecimento prtico diferencia-se do conhecimento terico, porque s nele possvel pensar uma metafsica da experincia.

6. Considerando a relao entre Filosofia e Cincia, assinale a alternativa correta. a) A revoluo cientfica no sculo XVII tem como sua principal caracterstica o recurso ao experimentalismo, a despeito da aplicao da Matemtica Fsica, j feita, por exemplo, por Arquimenides. b) A crtica tcnica, realizada por Heidegger, tenciona desqualificar o discurso cientfico por esse se apoiar na quantificao dos objetos do mundo e no se instituir como uma metafsica. c) A cincia diferencia-se da Filosofia, porque suas proposies podem sempre ser testveis e, por conseguinte, refutveis. d) O conhecimento filosfico menos rigoroso que o conhecimento cientfico e, por isso, no pode ser passvel de refutao. e) Para filsofos naturalistas como Quine, e neo-kantianos como Cassirer, a diferena da Filosofia para a cincia seria apenas de grau e no de gnero.

7. Sobre o empirismo correto afirmar: a) As filosofias empiristas de Hobbes, Locke e Hume negam a existncia de idias inatas. b) O empirismo de Hobbes, Locke e Hume nega que exista conhecimento que no se derive da experincia. c) O empirismo se constitui como um ataque metafsica e idia de que se pode provar a existncia de Deus. d) Hume concorda com Berkeley no que concerne negao da materialidade do mundo. e) O empirismo contemporneo de Fraassen afirma que menos importante o fato de todos os elementos da teoria existirem que a adequao dela ao experimento.

8. Considerando o empirismo de Locke, certo afirmar: a) Locke realiza, segundo Kant, uma fisiologia do entendimento, mostrando a gnese emprica de cada ideia. b) Para Locke, a substncia nominal corresponde, em ltima anlise, essncia das coisas. c) A mente uma tbula rasa e idias como Deus no podem ser provadas. d) Para Locke, o conhecimento da experincia nos permite compreender a constituio elementar dos objetos. e) A relao de causa e efeito prpria natureza e, por isso, ela pode ser percebida e apreendida pela experincia.

9. A Epistemologia, enquanto ramo da Filosofia que reflete sobre as caractersticas, elementos e possibilidades do conhecimento, tem sua histria marcada pelo confronto de posies rivais acerca da origem do conhecimento e dos critrios para consider-lo verdadeiro. A esse respeito, assinale a alternativa que no corresponde a aspectos dessa disputa. a) O Racionalismo de Ren Descartes afirma que conhecemos atravs de faculdades intelectuais inatas, e critica o conhecimento baseado na experincia sensvel, alegando a falta de confiabilidade dos sentidos e apontando a frequncia com que eles provocam erros e iluses que inviabilizam o conhecimento verdadeiro. b) O Empirismo afirma que a mente dos indivduos uma estrutura vazia que s conhece pelas impresses adquiridas no contato dos sentidos com o mundo exterior, como defende John Locke, para quem nossas ideias devem seu contedo ao contato com as coisas que as produzem, sendo impossvel que a prpria mente as elabore. c) O Criticismo de Immanuel Kant procura superar o reducionismo racionalista e empirista valorizando o papel da experincia (sensibilidade) e da razo (entendimento) no processo cognitivo, demonstrando que no h uma fonte ou determinao nica desse processo, mas uma articulao dessas duas faculdades que so responsveis por nossa capacidade de tornar os objetos inteligveis quando so afetadas por eles. d) Mesmo a proposta de Kant ainda tributria de uma noo de conhecimento a priori, pois supe a existncia de entidades tericas (os conceitos) que so responsveis pela unificao e ordenao das representaes formadas pela articulao da experincia com a razo. e) Uma boa proposta para compreender o conhecimento deve sustentar que o mesmo composto na maior parte por categorias inatas, acrescido de conceitos adquiridos atravs

da experincia sensvel e da educao formal na qual o indivduo adquire a habilidade de explicar os objetos.

10. O conhecimento tornou-se, na Modernidade, um dos temas mais discutidos pelos filsofos, dada a importncia atribuda investigao das condies de validade dos saberes. Neste sentido, podemos apontar como questes essenciais da Epistemologia: a) Os conceitos de sujeito e verdade, considerados os mais investigados quando se trata do conhecimento filosfico. b) As questes quanto possibilidade (ceticismo, dogmatismo), a origem (empirismo, racionalismo), a essncia (subjetivismo, objetivismo), os tipos de conhecimento e os critrios de verdade. c) As categorias de verdade, extenso do conhecimento, a confiabilidade dos sentidos e a correo dos juzos. d) As questes sobre a classificao dos saberes, a demarcao da cincia, a finalidade do conhecimento e a objetividade do sujeito. e) Os conceitos de compreenso, verdade, subjetividade, causalidade, experincia sensvel e raciocnio lgico.

You might also like