You are on page 1of 15

CERIMNIAS DO ESQUECIMENTO/SERTO EM DIALOGO COM A MITOLOGIA GREGA

Ivete Ferreira Barbosa Corra PPGEL UNEMAT.1

RESUMO
Este artigo tem como objetivo fazer um estudo da personagem Isabel, presente nas obras Cerimnias do Serto (2011) e Cerimnias do Esquecimento(1995), demonstrando a relao metafrica existente na construo dessa personagem e a Deusa Hera, da mitologia grega, levando-se em conta caractersticas, principalmente com relao ao olhar: aspecto mais relevante e que foi largamente explorado nestas duas obras em estudo. PALAVRAS-CHAVE: Dicke; Mito; Deusa Hera; Isabel; dialogismo.

ABSTRACT This article has as objective to study the character of Isabel, presents in the books Hinterland Ceremonies and Ceremonies of the Forgetfulness, showing the metaphorical relation that exists in the construction of this character and the goddess Hera, finding in the Greek mythology, taking into account their characteristics, particularly with respect to her look: most notable among her features and has been widely explored in these two works in the study.

1 Mestranda do Programa de Ps Graduao em Estudos Literrios (PPGEL), linha de pesquisa


Histria, Memria e Cultura, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus universitrio de Tangar da Serra. Orientadora Prof. Dr. Madalena Machado. Email: profivetga@hotmail.com.

KEYWORDS: Dicke; Myth, Goddess Hera, Isabel, metaphorical .

INTRODUO

A relao metafrica existente nas obras Cerimnias do Serto (2011) e Cerimnias do Esquecimento (1995) de Ricardo Guilherme Dicke2, ser o foco desta pesquisa destacando a relao entre sua personagem Isabel, presente nas duas obras e a deusa Hera, da Mitologia Grega. Utilizaremos, de incio, o conceito candidiano de arte e literatura:
A arte, e portanto a literatura, uma transposio do real para o ilusrio por meio de uma estilizao formal, que prope um tipo arbitrrio de ordem para as coisas, os seres, os sentimentos. Nela se combinam um elemento de vinculao realidade natural ou social, a um elemento de vinculao tcnica, indispensvel sua configurao, e implicando uma atitude de gratuidade. Gratuidade tanto do criador, no momento de conceber e executar, quanto do receptor, no momento de sentir e apreciar. Isto ocorre em qualquer tipo de arte, primitiva ou civilizada. ( CANDIDO, 1973, p. 53). A literatura pode ser considerada, portanto, como esse elo entre o vivido e o sonhado. O vivido, porque ela no se aparta da realidade e, nesse sentido, tem sua funo social, se no de interferir, mas, pelo menos, de denunciar mazelas sociais existentes; o sonhado, porque alimenta a alma e nos faz bem. Segundo Candido (1972, p.803), o homem tem uma necessidade de fico e fantasia, de tal forma, que impossvel viver sem elas. Que elas vm at ns nas mais variadas formas, mas que, a literatura, como forma sistematizadora da fantasia, dessas modalidades a mais rica.

Ricardo Guilherme Dicke nasceu em 16 de outubro de 1936 no municpio de Chapada dos Guimares/MT. Publicou as seguintes obras Caminhos de Sol e Lua (1961); Deus de Caim (Edinova), 4 lugar no Prmio Walmap (1968); Como Silncio, 2 lugar no Prmio Clube do Livro (So Paulo, 1968); Caieira (Francisco Alves, 1978), Prmio Remington de Prosa (1977); Madona dos Pramos (Edies Antares, 1981), Prmio Nacional da Fundao Cultural do Distrito Federal 1979; ltimo Horizonte (Marco Zero, 1988); A Chave do Abismo (Fundao Cultura de Cuiab, 1986); Cerimnias do Esquecimento (EdUFMT, 1999), Prmio Orgenes Lessa da UBE 1995; Rio Abaixo dos Vaqueiros e O Salrio dos Poetas (Secretaria de Cultura de Mato Grosso, 2001); Conjunctio Oppositirium no Grande Serto (Secretaria de Cultura de Mato Grosso, 2002); Deus de Caim (Afabrika, 2006); Toada do Esquecido & Sinfonia Equestre (Cathedral/Carlini&Carniato, 2006); Madona dos Pramos (reedio, Cathedral/Carlini&Carniato, 2008); Os Semelhantes, Cerimnias do Serto, A proximidade do Mar & A Ilha e o Velho Moo e outros contos (coleo, Cathedral/Carlini&Carniato, 2011).

Os pensamentos de Antonio Candido, em estudo, sintetizam a impresso que temos quando lemos as duas obras de Dicke, aqui estudadas. Por meio de uma narrativa que mistura vrias vozes, com um entrecruzar de histrias, com personagens heterogneas, mostrando as vrias facetas do humano, num realismo mgico, buscando reflexes para problemas sociais atuais atravs de metforas filosficas, de possvel fazer pensar no fruir. forma a verificar que origem e fim se fundem, formando um crculo, percebemos o papel humanizador da literatura; percebemos o quo

O desejo de estudarmos este tema a relao metafrica com a Mitologia Grega nas duas obras de Dicke, nasceu da observao que fazemos do esmero com que o autor cria a caracterizao de suas personagens, de forma a construir, implicitamente, as relaes similares, dando ao leitor a faculdade de desvelar essas relaes. Dentro de um universo grande de possibilidades de estudo, optamos pela personagem Isabel, numa relao metafrica bem construda pelo autor com a Deusa Hera. Para elucidar, e tomando por base o trao mais peculiar da Deusa, os olhos imensos, vejamos como Dicke reelabora esteticamente nos dois romances, baseando em que a caracterstica mais forte da Deusa eram os olhos imensos, vejamos Dicke (CS3, 2011, p. 93) Que sabe essa mulher de balouantes olhos imensos?, ou ainda:
Isabel fita com seus olhos de grandeza as luminrias noturnas que afloram sobre as trpodes aruspiciais das pitonisas incgnitas, a seus olhos parecem olhar um amanhecer em alto mar, quando o barco vai trmulo sobre os abismos mais inumerveis e mais inominveis. (CS, p. 149, 150).

Ou, ento:
Isabel: aqueles olhos que te engolem com os olhos, como o boitat: imensos, que vou te engolindo para te comer melhor, mastigando, apalpando, misturando carnes. Sob a lmpada febrenta e esverdeada, Isabel parece que vai adivinhando o que est pensando Catrumano. (CS, p. 404).

Em toda a histria da literatura vemos, independente de poca e estilo, o uso do olhar como recurso estilstico e expressivo. Em Dicke, este uso se faz de forma muito marcante, como o caso da personagem Isabel, citada nos trechos acima. A construo dessa personagem, no tocante aos traos fsicos, foi caracterizada de forma destacada o

 A partir desta pgina, usaremos as abreviaturas CS e CE para identificarmos os ttulos

Cerimnias do Serto e Cerimnias do Esquecimento, respectivamente.

olhar, e de tal forma feito, que conseguimos, atravs dessa caracterizao, visualiz-la no todo.
Alfredo Bosi, em Machado de Assis: O Enigma do Olhar (2007), descreve, que: Olhar tem a vantagem de ser mvel, o que no o caso, por exemplo, de ponto de vista. O olhar ora abrangente, ora incisivo; o olhar ora cognitivo e, no limite, definidor, ora emotivo ou passional. O olho que perscruta e quer saber objetivamente das coisas pode ser tambm o olho que ri e chora, ama ou detesta, admira ou despreza. Quem diz olhar diz, implicitamente, tanto inteligncia quanto sentimento. (BOSI, 2007, p. 10). Todas essas caractersticas e possibilidades so largamente exploradas na construo do olho/olhar das personagens presentes em Cerimnias do Serto e Cerimnias do Esquecimento. Como o objeto deste estudo a relao metafrica de Isabel e a Deusa Hera, e entendendo serem os olhos a caracterstica mais marcante da Deusa, ativemos mais s relaes ligadas ao olhar de Isabel, numa possvel relao simblica com a Deusa Hera, da Mitologia Grega. A redao desse trabalho dividiu-se em quatro partes, sendo a primeira, a Introduo, destinada a indicar o objeto da pesquisa, o porqu desse interesse e a forma como foi feito esse estudo. Na sequncia, como desenvolvimento, temos dois ttulos, com o primeiro para situar o autor e as obras estudadas e, no segundo, falamos sobre as convergncias entre a Deusa e a personagem estudada, que demonstram o dilogo entre esta e o mito relacionado. Para isso, traamos um paralelo entre os dois romances em estudo e as caractersticas da deusa em questo. Como fecho para este trabalho, nas consideraes finais, retomamos o nosso objeto de estudo, apontando as confluncias entre obra/personagem/deusa.

AS CERIMNIAS DE DICKE

Cerimnias do Serto

O livro uma narrativa, de incio, regional. Depois, percebemos que h uma universalidade nessa obra, pois os problemas apontados nela, as denncias sociais apresentadas, no se aplicam apenas na regio onde est caracterizada a obra, mas sim, serve para qualquer lugar e poca. Tem como espao a regio da Guia, em Mato Grosso. O autor cria, como protagonista, uma personagem que professor de Filosofia Frutuoso Celidnio - no momento desempregado, com a sade abalada e que toma remdios. No se sabe ao certo qual a doena dele (suspeita-se que seja esquizofrenia

o que justificaria os seus devaneios). A construo dessa personagem nos remete ao pensamento de Vtor Manuel de Aguiar Silva, em Teoria da Literatura:
Subjacente a esta crise da personagem romanesca, encontra-se a crise da prpria noo filosfica de pessoa. Sob a influncia da psicologia de Ribot, do intuicionismo de Bergson e das teorias de Freud, o romancista descobre que a verdade do homem no pode ser apreendida e comunicada pelo retrato do tipo balzaquiano, inteirio, slido nos seus contornos e fundamentos. No possvel definir o indivduo como uma globalidade tico-psicolgica coerente, expressa por um eu racionalmente configurado: o eu social uma mscara e uma fico, sob as quais se agitam foras inominadas e se revelam mltiplos eus profundos, vrios e conflitantes.(AGUIAR e SILVA, 2007, p. 708).

A personagem de Frutuoso Celidnio vive em conflito. Afastado, contra a vontade dos seus labores habituais, ilhado em um local do qual no consegue sair, mas ao mesmo tempo sem querer sair, pois o lugar propicia que estude, pesquise sobre a tese da beleza. Usa o tempo forosamente disponvel para observar e vale notar, mais uma vez, o valor dado ao olhar presente nas obras dickeanas aqui estudadas - o grupo do qual, casualmente, viu-se fazendo parte. Aproveita para aprofundar seu estudo sobre a beleza e, para isto, conta com a personagem Leonora personificao do belo. Mas o conflito continua, pois a definio da beleza sofre uma crise, na comparao do exterior e interior da moa.

O enredo feito de forma meio complexa, pois aparece mais de uma voz narrativa. O desenvolvimento se d como se fossem histrias diferentes, mas ao mesmo tempo se entrecruzam. O livro como se fosse uma rapsdia (lembra um pouco Macunama, de Mrio de Andrade), pois trabalha com uma mistura de personagens, mitos e expresses prprias da Grcia Antiga, ao mesmo tempo que introduz prticas indgenas, ciganas e bblicas. O uso dos mitos na obra de Dicke, nesta em especial, muito forte. Vemos em todo o transcorrer do texto, e em todas as histrias dentro da histria, as metforas criadas com os deuses do Panteo Grego. Esse uso vai ao encontro da ideia de que a Mitologia Grega o sustentculo para o pensamento ocidental e, portanto, detentora do comando para o entendimento de nosso mundo, no tocante religiosidade e racionalidade. Vemos que existe nela, de forma inerente, um inconsciente coletivo: explicao dada por Jung (2000), quando comparou a Mitologia Grega a vrias outras mitologias, mostrando, com isso, que existe uma ligao feita atravs dos mitos dos planos materialistas, psquicos e espirituais.

[...] Porque a vi. E o que vejo permanece. Ela existe. E eu lhe dei um nome: Afrodite. No Leonora, como a herona de Beethoven, como se chama na realidade, cujo nome lhe deram seus pais, mas Afrodite. Porque quem no a viu com seus olhos que vero a morte e as ltimas terras e o ltimo cho no poder nunca imaginar que existe no mundo tal beleza incomparvel. (DICKE, 2011, p.78)

As referncias a diversos deuses e mitos permeiam toda a histria, comprovando esse veio scio-filosfico que caracterstico no livro, com o desiderato de trazer para reflexo problemas atuais, mas ao mesmo tempo atemporais, eternos, numa forma de desvelar relaes cclicas existentes no mundo de sempre. Para entendermos a construo desta obra dickeana, esse dialogismo entre a histria contada e os mitos nossos conhecidos, buscamos, como argumento de autoridade, respaldo em Northrop Frye, em sua obra Anatomia da Crtica (1957):
O mito, portanto, um extremo da inveno literria; o naturalismo o outro, e no meio estende-se toda a rea da estria romanesca, usando-se esse termo para significar, no o modo histrico do primeiro ensaio, de deslocar o mito numa direo humana, e todavia, em contraste com o realismo, de convencionalizar o contedo numa direo idealizada. O princpio fundamental da deslocao este: o que pode ser identificado metaforicamente num mito pode apenas ser vinculado, na estria romanesca, por alguma forma smile: analogia, associao significativa, imagem incidental agregada, e semelhantes. (FRYE, 1957, p.138-139)

Vemos, na obra Cerimnias do Serto, o uso constante desta deslocao, geralmente de forma metafrica, relacionando ou usando os mitos na construo de seu enredo, ou de forma declarada, fazendo aluses Filosofia, Sociologia ou Literatura, como podemos perceber em:
[...] Tirsias ... Ah, isso de Tirsias so coisas da Grcia, e ns no estamos na Grcia e sim nas divisrias entre serto e cidade desta perdida civilizao, que antes de morrer, vai morrendo, se entornando para a morte e para o fim, pobres de ns, sem Antiguidade nem Idade Mdia, fazendo dos incios os meados e dos fins os comeos ... Onde est Leonora, onde est a dama dos Unicrnios? (DICKE, 2011, 181)

Outro fato marcante, no romance, a formao de um grupo em um bar Portal do Cu. Ali encontram-se o protagonista, Frutuoso Celidnio- professor de Filosofia; Rosaura do Esprito Santo prostituta; Isabel esposa do vendeiro; Joo Ferragem Andarilho que veio do serto; Joo Bergantin fugitivo do Hospital

Psiquitrico; Joo Valadar o ferreiro; Joo Quatruz o vendeiro; os dois cegos cantadores os Manuis; o prncipe Karl Gustav von Hohen und Lowen e Joo Cerrao o catrumano misterioso. Estas pessoas esto reunidas, em uma noite Noite da Predestinao esperando o momento em que haver a revelao. Eles no sabem o que vai acontecer, mas sabem que vai acontecer. O grupo heterogneo serve para dar voz s reflexes que o autor incita em ns, pois o tempo todo trabalha muito com isso: a reflexo sobre vrios pontos da vida em sociedade; sobre seus valores. No caso da personagem principal, Frutuoso Celidnio, na angstia de entender, conceituar o que era a beleza suprema e encontra a personificao desta beleza na personagem Leonora. Mas, ao ter contato com ela, a beleza se desfaz, pois a moa no sabia nem sequer o que era Filosofia. Ento, Celidnio teve que reelaborar a sua ideia inicial do que era a beleza suprema. H uma mistura com o texto bblico o rei Saul e seu eterno dilema: ser substitudo no trono por Davi pessoa a quem ama e odeia ao mesmo tempo. Dois cegos cantadores adivinhos, numa associao direta com Tirzias mais uma vez aqui, vemos o valor do olhar nesta obra. Na questo dos cegos e vale observar que ficaram cegos por causa do contato com o branco - percebemos uma denncia reflexiva. Assim como Tirzias, eles tm o poder da adivinhao e associam a perda da viso a aes sobrenaturais, apesar de pontuarem bem o momento e o porqu dessa perda. A presena constante da coruja, cantando, gritando, sorrindo, d-nos uma ideia das vrias representaes que este significante traz, como a distncia, local longquo; o smbolo da sabedoria; ou, ainda, a ideia do tudo ver. Todas possveis. O livro intrigante de tal forma que l-lo um exerccio que no pode ser feito de uma nica vez, e para fundamentar essa ideia vamos nos apoiar em Gaston Bachelard, em A Potica do Espao:
[...] Que nos aconselha a atitude fenomenolgica? Pede para instituir em ns um orgulho de leitura que nos dar a iluso de participar do prprio trabalho do escritor. Tal atitude no pode ser tomada facilmente na primeira leitura. A primeira leitura feita com excessiva passividade. O leitor ainda um pouco criana, uma criana que a leitura distrai. Mas todo bom livro, assim que terminado, deve ser relido imediatamente. Aps o esboo que a primeira leitura, vem a obra de leitura. preciso, ento, conhecer o problema do autor. A segunda leitura, a terceira, etc., vo nos ensinando pouco a pouco a soluo desse problema. Insensivelmente, temos a iluso de que o problema e a soluo so nossos. (BACHELARD, 2000, p. 39).

Como na explicao de Bachelard, vemos em Cerimnias do Serto a construo de um enredo no qual o leitor instigado a buscar sentidos, fazendo ligaes diversas, ora no campo bblico, ora no campo filosfico, mitolgico, sociolgico; enfim, participando, de forma (in)consciente no desvelar dos significados possveis. Nesta obra de Dicke, em todas as vezes que o texto refere-se a Frutuoso Celidnio, comea com uma notcia, via rdio. Elas so de todas as partes do mundo. Ento, um serto que no to serto. Que pode estar ilhado fisicamente do resto do mundo, mas, ao mesmo tempo, tem acesso a informaes de locais muito distantes. o resultado da globalizao e do mundo midiatizado, forma recorrente nas obras deste autor no intuito de universalizar os temas levantados na narrativa. A marca da filosofia muito forte no livro, h muitas referncias a vrios pensadores, desde os pr-socrticos, como em (DICKE, 2011, p.212-213 [...] Veio-lhe uma imagem dos tempos de estudante, que se formulou assim: nosso elemento no o fogo, nem a gua, nem a terra. Anaxmenes o ar -, porque a Terra flutua no espao, realiza seus mbitos no mbito areo de uma atmosfera possvel.; ou como pssocrticos (DICKE, 2011, P.78) a beleza real d alegria, porque, segundo Plato, o fim da beleza o Bem, a Verdade, como transcendental do ser que ., ou, at mesmo, os atuais, como vemos em (DICKE, 2011, p.95) [...] Vnus Afrodite morreu h quinze sculos atrs, assim como agora Nietzshe descobriu que quem a matou est morrendo tambm. O que vir depois?; ou ainda (DICKE, 2011, p.133) H algo como um muito poderoso e astuto enganador que usa de todas as manhas para ter-me constantemente enganado, diz Descartes. De forma metafrica, h um passeio no texto de Ilada, de Homero, quando associa os cegos cantadores a Tirzias; referncias Deusa Hera, Deusa Palas Atena e Apolo, entre outros. Em todo o livro vemos, de forma muito expressiva, a simbologia do olhar como em (DICKE, 2011, p.20) Tu, taciturno, titubeante, mas comovido, ias escutando. E a luz morta aureolada de moscas daquele bar quase em runas, onde, de vez em quando, somente aparecia a cara de olhos enormes daquela mulher que, silenciosamente, ia te servindo. A maioria das personagens do livro, quando caracterizadas, ganha destaque a caracterizao do olhar, como vemos em;

Mas quem te conta essa histria? o homem dos olhos nublosos ou o escudeiro de dom Saul? Mestre Cipriano do Pau dos Machados, talvez? Talvez o prncipe Von Hohen und Lowen. Ou o Catrumano. O Catrumano no pode ser. Deve ser o Ferreiro ou o ento o pai da noiva, o homem de olhos de bruma, cataractantes. Joo valadar ou Joo Ferragem? Talvez o prprio dom Saul. ( DICKE, 2011, p.31)

O livro traz um carter de denncia, que no o tema de nosso estudo, mas necessrio citar para justificar o uso to intenso da caracterizao do olhar, no s em Isabel, personagem do nosso trabalho, mas em todos os outros. Cerimnias do Esquecimento Este livro de Dicke, apesar de publicado em 1995, posterior ao Cerimnias do Serto( 2011), pois percebemos que h uma continuidade ao relato deste. Como os dois livros tratam do mesmo assunto, com as mesmas personagens, espao e tempo, temos a impresso que seja uma continuao. Algumas personagens ganham mais destaque nesta obra, como o caso da prostituta Rosaura do Esprito Santo, em detrimento de outras, como Leonora, mais explorada em Cerimnias do Serto (2011) e apenas citada de forma superficial em Cerimnias do Esquecimento ( 1995). A personagem principal, Frutuoso Celidnio, permanece presa em seus devaneios, ouvindo uma histria sem fim, sobre o rei Saul, contado por Anelinho Abbas, o pai da noiva. O espao, agora, estritamente o bar Portal do Cu e l se encontra o mesmo grupo heterognico de Cerimnias do Serto. Ainda o objetivo o mesmo, a noite da revelao Noite da Predestinao acontecimento que se dar na casa do ferreiro Joo Valadar, nas proximidades do bar. Acontecimentos inusitados vo se sucedendo, que ora se explicam pelo excesso de lcool consumido por todos, ora pela relao mtica. Mais informaes so acrescentadas caracterizao das personagens, como, por exemplo, o Catrumano. A histria do rei Saul, contada pelo pai da noiva, toma corpo com a chegada do prprio rei Saul ao local da revelao, assegurando, assim, um entrecruzar dessas histrias. As denncias sociais continuam sendo expostas no livro, conforme atestam as vrias passagens metafricas da morte de ces e gatos, causada pelos caminhes jamantas e automveis, que dizem trazer o progresso junto com a velocidade. A personagem Isabel, mulher do vendeiro Joo Quatruz, descrita como de olhos imensos, bovinos, numa aluso Deusa Hera. Esta personagem tambm ganha mais destaque nesta obra do que na anterior. Tambm temos a figura constante da coruja, com seu olhar arguto, numa associao possvel Deusa Palas Atena. Outros

personagens continuam presentes como Joo Ferragem e Joo Bergantin. A histria, apesar de construda como num realismo mgico, est cheia de questionamentos scio-filosficos.

RELAO METAFRICA NAS OBRAS Nas duas obras estudadas vemos o dialogismo com a Filosofia, principalmente com os deuses gregos. Atravs de uma forma metafrica, Dicke chama reflexo todos ns, leitores, mostrando o poder do mito como forma de cdigos de linguagem. Apesar das relaes metafricas serem vrias, ater-nos-emos s que implicam a personagem Isabel, por razes claras como as j referenciadas. Ao longo dos romances, vemos, claramente, o passeio que o autor faz na mitologia grega, de forma especfica com a deusa objeto deste trabalho. Os dois livros estudados so ricos em passagens nas quais isso acontece, apresentados a ns, conforme j nos foi explicado por Frye, acima citado. A MITOLOGIA GREGA - A DEUSA HERA Um mito utilizado nas obras em estudo o da Deusa Hera, que conforme Bulfinch (2006), era irm e mulher de Zeus, dona de grande beleza, ao ver que Zeus estava apaixonado por ela, exigiu casamento. Zeus casou porque no viu outra sada. Hera era muito ciumenta e Zeus, constantemente, dava motivos para isso. A ira de Hera, como no podia voltar-se para Zeus, era dirigida s suas vrias amantes e seus filhos. A mitologia prdiga nessas histrias. A Deusa tinha, como caracterstica fsica marcante, os olhos, que eram descritos como imensos, muito abertos e que Homero, em Ilada, canta-a com o epteto de olhos bovinos. Nas Cerimnias do Serto / Esquecimento, vemos Isabel descrita de tal forma que ratifica plenamente a associao. Vejamos:
Isabel, a dos olhos obumbrados e bovinos, celestes, imensos, que parece extasiada pelas fontes inesgotveis da noite onde brotam todos os mistrios, traz as bandejas repletas de copos e garrafas e todos bebem abundantemente. (CS, 199 e CE, p. 136)

Ou ainda:

Isabel: aqueles olhos que te engolem com os olhos, como o boitat: imensos, que vou te engolindo para te comer melhor, mastigando, apalpando, misturando carnes. Sob a lmpada febrenta e esverdeada, Isabel parece que vai adivinhando o que est pensando, Catrumano. (CS, p. 404)

E mais:
[...] Isabel, sua mulher, de olhos imensos, segue o silencioso elipse dos mundos e das esferas que giram perpetuamente no ilimitado cu da noite das profundidades, atenta ao galope sonmbulo das coisas que acontecem nas sombras atrs do perfil dos reinos soterrados. (CE, p. 83)

A Deusa Hera, por ter se casado com Zeus, tida como protetora da vida e da mulher. Na mitologia romana, denominada de Juno, sendo, l, o ms de junho o ms das noivas, em clara deferncia Deusa Hera / Juno. Vemos estas informaes em situaes similares nas obras em questo, quando observamos que:

[...] de vez em quando, franze o grande bigode canoso e coa o nariz quadrado. Quando se cansa, chama a mulher l no fundo da venda, uma moa envelhecida, encanecida, com ares de cansada, de grandes olhos assustados, que surge numa nvoa de volumes misturados com escurides, devagar, como uma gata fatigada. Mas, agora, ela est do outro lado das paredes, preparando, talvez, o jantar tardio. Gatas entre as sombras pardas, gata entre as cinzas, gata parda no pardo borralho da noite. No balco, o vendeiro, seus ombros quadrados (...) (CS, p. 85 e CE, p. 40)

Como mais um exemplo, podemos usar a passagem abaixo:


[...] O vendeiro faz um aceno mulher, esta vem com uma garrafa, hiertica, de imensos olhos abertos, como sonmbula, sonambulismo cujos ecos se propagam, abre-a e deixa-a ao lado de um copo na frente do homem de nuca inclinada, em silncio. (CS, p. 100 e CE, p. 48)

No trecho abaixo, verificamos o uso do tratamento Dona antecedendo o nome de Isabel. A ns, fica claro a inteno do autor de transmitir a ideia da respeitabilidade, adquirida por Isabel com a condio de casada. So mais

caractersticas que se somam s j citadas, no sentido de comprovar a relao entre a personagem e a Deusa Hera.

[...] Silncio. Dona Isabel aparece com uma bandeja com xcaras de caf, com seus olhos imensos, enormes como as bolas do circo onde as moas fazem piruetas, olheirosos e tristes, onde retumba a noite e, na hora em que ela vai deixando cada xcara de caf ao lado de cada um, a coruja canta agudamente, como se estivesse atrs de cada um, especialmente atrs dela em particular, e se prolongasse uma sombra imensa atrs de cada um, longa como a noite. Ela, ao ouvir o pio prolongado daquele vivente habitante das noites, parece-lhe que abre ainda mais os olhos j grandes. Neles, no fundo das meninas, uma sombra densa de corujas imensamente velhas em plumas e plumagens se desenha, como se ela tivesse secretas comabida perdida unicaes com o mundo das corujas que cantam da meia-noite para as madrugadas. E, no fundo, do eco, das corujas que ainda ressoa nos ouvidos, se ouvem risos femininos na noite: aparecem mulheres, como mariposas noturnas, vm rindo e deixando atrs de si um rastro de ecos agudos como cristais retinindo, passam e a risada delas se apaga, desaparecem na noite como rastilhos de fogo-ftuos ou fogos de artifcios se incrustando na escurido. (CS, p. 124-125 e CE, p. 64 e 65)

Do excerto acima, num estudo mais voltado Semitica, poderamos fazer uso de outros elementos mais para justificar a nossa defesa de que h uma relao metafrica entre a personagem Isabel, das duas obras de Dicke aqui estudadas e o mito da Deusa Hera. Vejamos: o cime que Hera sentia de Zeus e suas constantes traies justificaria a relao com a tristeza descrita acima; como as traies eram sempre reincidentes, podemos associar a o cansao de Isabel, numa luta j sabida perdida; o trecho que se refere s mulheres como mariposas noturnas a aparece a ideia da relao sexual implcita no sentido da palavra noturnas /noites ; e que deixam um rastro de ecos agudos como cristais retinindo a ira de Hera; mas que passam e desaparecem por que as amantes se sucedem. Tambm vimos, em Bulfinch (2006), que outra caracterstica da Deusa Hera era o gosto por dar festas, receber pessoas em sua casa. A esse aspecto da deusa estudada, podemos associar, nas obras de Dicke, a:

[...] Tu taciturno, titubeante, mas comovido, ias escutando. E a luz morna aureolada de moscas daquele bar quase em runas, onde, de vez em quando, somente aparecia a cara de olhos enormes daquela mulher que, silenciosamente, ia te servindo. Era mesmo o pai da noiva quem contava aquela histria? (CS, p. 20)

Ou, ainda, em:

[...] O vendeiro faz um aceno mulher, esta vem com uma garrafa, hiertica, de imensos olhos abertos, como sonmbula, sonambulismo cujos ecos se propagam, abre-a e deixa-a ao lado de um copo na frente do homem de nuca inclinada, em silncio. (CS, p. 100 e CE, p. 48)

Tambm podemos usar, como defesa teoria do nosso estudo - dialogismo entre a personagem Isabel e a Deusa Hera - relao dos tempos longquos/antiguidade com o nosso momento atual, ou seja, com o momento/tempo no qual se passam as aes da obra estudada. Isso pode ser comprovado com:
[...] O outro fala alguma coisa enevoada mulher atravs da cortina encardida e brumosa que separa os cmodos l dentro, e sai a mulher envolta como que em sombras, com penumbras nos olhos, nas olheiras e em volta do rosto macilento, como que imensamente cansada, como quem viu prodgios. Vem em silncio, com a boca fechada, rugas precoces em volta, em sombras a cara, como um pergaminho em garranchos selado pelo destino, abre a garrafa na frente de homem Joo Ferragem e, com o abridor, abre-a e a pe na mesa, ao lado de um copo. Seus olhos passeiam imensos pela varanda, vo at l longe, atrs de cujos matagais, na noite, se vo os carros. At entontecem seus olhos de to grandes, rbitas dos astros, volutas dos cometas, giros das estrelas. (CS, p. 87 e CE, p. 41, 42))

Ainda, com uma possibilidade leitura aproximada, temos:


[...] Isabel, olhos de girassis, como que entontecida com o peso de tantos olhos que se lhe saem da cara, como flores que vm das sementes, entorpecida, tonta, olhos de borracha com o poder das meninas pesadas de tanta velhice do Tempo interior, bbada do grave transmigrar da noite, profundo e sinuoso, tem olhos imensos, debruados do negror que se derrama l fora, annima e infinita, parece abarcar mistrios que borbulham e borboleteiam, que vem com a brisa que sobe em murmrios e sussurros de guas [...]. (CE, p. 134)

Esta Deusa tambm teve muita participao nos assuntos humanos, conforme se verifica em sua predileo pelos aqueus na Guerra de Tria. Esta caracterstica

explorada de forma implcita por Dicke, e isto facilmente percebido pelo destaque que ela tem na obra. Izabel se ocupa dos assuntos humanos justamente pela observao, a mesma que Dicke quer fazer o leitor enxergar. uma personagem que est sempre quieta, aquela que serve os demais, mas que traz em si um manancial de reflexo os olhos imensos est sempre por perto, espreita, avalia, recebe todos os demais personagens.

CONSIDERAES FINAIS

A proposta deste artigo era demonstrar, atravs da exposio do nosso estudo, o dialogismo existente entre as obras Cerimnias do Serto (2011) e Cerimnias do Esquecimento (1995), de Dicke e a Mitologia Grega. Nas duas obras estudadas vemos esse dilogo constante com a Filosofia, principalmente com os deuses gregos. Atravs de uma forma metafrica, Dicke chama reflexo todos ns, leitores, mostrando o poder do mito como forma de cdigos de linguagem. As relaes metafricas so vrias, permeando os dois livros, mas delimitamos nosso trabalho a estudar a relao metafrica de apenas uma personagem, Isabel, mostrando sua relao similar com a Deusa Hera. Essa afirmao foi devidamente apresentada no ttulo dois, deste trabalho, nos recortes destacados dos livros, o entrecruzar de Isabel e a Deusa Hera. A cada recorte apresentado, fizemos observaes com o intuito de comprovar a ligao existente entre a personagem Isabel e a Deusa Hera.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CANDIDO, Antonio. A literatura e a formao do homem. So Paulo : Nacional, 1972. _____ Literatura e Sociedade. 3.ed. ver.. So Paulo : Nacional, 1973. BACHELARD, Gaston. A Potica do Espao. So Paulo : Martins Fontes, 2006. BOSI, Alfredo. Machado de Assis : o enigma do olhar. 4 Ed.- So Paulo : WMF Martins Fontes, 2007.

BULFINCH, Thomas. O livro de oura da mitologia: histria de deuses e heris. Rio de Janeiro : Ediouro, 2006. DICKE, Ricardo Guilherme. Cerimnias do Serto. Cuiab, MT : Carlini & Caniato, 2011. _____ Cerimnias do Esquecimento. Cuiab, MT : editora da UFMT, 1995. SILVA, Vitor Manuel Aguiar e. Teoria da Literatura. Coimbra, Portugal : Edies Almedina SA, 2007.

You might also like