You are on page 1of 7

Pndulo Para este experimento, adotaram-se como valores de referncia: Massa: 1kg; Comprimento do fio: 1m; Atrito: nulo;

ulo; e Gravidade: Terra (~9,8m/s).

(O ngulo de abertura do pndulo foi de 45 graus em todos os casos. A seta verde indica a velocidade e a seta amarela indica a acelerao do corpo.) Obs.: como no foi obtido nenhum valor numrico neste procedimento, no constaro os clculos relativos, pois no ser possvel realizar a comparao dos dados experimentais e tericos. Ademais, como o ngulo de abertura muito grande, as equaes relacionadas tornam-se inviveis, e os valores obtidos seriam apenas uma aproximao grosseira.

Imagem P1: Valores de referncia para o pndulo quando y=0

Imagem P2: Valores de referncia para o pndulo quando y o mximo possvel Variaram-se os valores, uma-a-um, para cada varivel do sistema. 1. Variando a massa para 2kg:

Imagem P3: Posio do pndulo para y=0

Imagem P4: Posio do pndulo para o valor mximo de y Como nesse sistema no h atrito, a massa do pndulo, independentemente de quanto varia, no altera o valor dos vetores do sistema, ou seja, a velocidade e a acelerao, em contrapartida ocorrem a variao das energias potencial e cintica mxima para massas diferentes. 2. Variando o comprimento do fio para 2m:

Imagem P5: Posio do pndulo para y=0

Imagem P6: Posio do pndulo para o valor mximo de y Observa-se neste caso que a acelerao do sistema permaneceu igual ao padro, mas que os valores mximos para velocidade, energia cintica e energia potencial aumentaram substancialmente. 3. Variando o atrito para o mximo possvel:

Imagem P7: Posio do pndulo para y=0 (no primeiro ciclo)

Imagem P8: Posio do pndulo para o valor mximo de y (no primeiro ciclo). Como j sabido, o atrito causa um efeito de amortecimento no sistema, ou seja, diminui gradualmente as energias envolvidas no sistema. Todos os valores envolvidos no sistema velocidade, acelerao, energia cintica e energia potencial so reduzidos gradualmente at que se tornam nulas, e o sistema atinge o equilbrio aps determinado perodo de tempo. Como as energias vo sendo reduzidas, conforme o sistema atinge um hemiciclo (representado pela imagem P8) o ngulo de abertura inicial no mais corresponde com o atual ngulo de abertura do pndulo, motivo j explicado anteriormente. 4. Variando a gravidade para o padro de Jpiter:

Imagem P9: Posio do pndulo para y=0

Imagem P10: Posio do pndulo para o valor mximo de y Quando se varia a gravidade em que o sistema est submetido, observa-se o aumento dos valores e um aumento significativo da acelerao. Como a gravidade um valor de acelerao, de se esperar que ela altere a acelerao do sistema como parte da adio de vetores. A imagem P11 ilustra o que acontece quando a gravidade se torna nula.

Imagem P11: Quando a gravidade nula Observa-se que o movimento do pndulo deixou de se harmnico simples e se tornou circular uniforme, isso porque no h mais a gravidade inibindo a ascenso do pndulo, por conseguinte, no havendo a transformao da energia cintica em energia potencial visto que a energia potencial diretamente relacionada gravidade. Caso no haja atrito, o sistema continuar em movimento circular uniforme indefinidamente; caso haja, num determinado tempo ocorrer a parada total do sistema num certo ponto do espao e continuar ali estagnado at que outra fora o retire do equlbrio.

You might also like