You are on page 1of 4

DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA E FARMCIA ANATOMIA HUMANA I PROFA KARLA CARVALHO

INTRODUO AO ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA Variao Anatmica Diferenas morfolgicas entre elementos que compem um grupo, que podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem danos funcionais para o indivduo. V.A = DIFERENA NA ESTRUTURA E NO NA FUNO

Fatores Gerais da Variao Anatmica Idade durante o decorrer da vida ocorre vrias modificaes anatmicas nas fases intra e extra-uterinas. Sexo carter de masculinidade e feminilidade ( possvel distinguir os sexos graas a caractersticas especiais). Raa denominao dada a um grupo de indivduos com caracteres fsicos semelhantes pelos quais se distinguem dos demais. Bitipo soma dos caracteres herdados dos pais mais a influencia do meio. Evoluo influencia do aparecimento de diferenas morfolgicas no decorrer dos tempos, que tem sido demonstrado atravs de estudos com fsseis

Anomalia / Mostruosidade Anomalia variaes morfolgicas que determinam perturbao funcional o Alterao na estrutura e funo, ex: lbio leporino, sindactilia (separao incompleta ou mesmo ausncia total de separao entre 2 ou mais dedos das mos) Monstruosidade alterao na estrutura e na funo, em geral, incompatvel com a vida, ex: hidrocefalia, agenesia de rgos vitais (no formao) COMO ESTUDAR ANATOMIA Posio Anatmica posio padronizada para evitar o uso incorreto de termos nas descries anatmicas, assim os textos referem-se ao objeto de estudo considerando o indivduo na posio de descrio anatmica ou simplesmente posio anatmica. POSIO ERETA, FACE VOLTADA PARA FRENTE, OLHAR DIRIGIDO PARA O HORIZONTE, MEMBROS SUPERIORES PENDENTES AO LONGO DO CORPO, PALMA DA MO VOLTADA PARA FRENTE, MEMBROS INFERIORES UNIDOS COM AS PONTAS DOS PS DIRIGIDAS PARA FRENTE.

Na posio anatmica o corpo humano pode ser delimitado por planos, que so utilizados para o estudo da anatomia. Planos de delimitao do corpo humano Plano anterior ou ventral Plano posterior ou dorsal Plano superior ou cranial Plano inferior ou podlico Plano lateral Plano caudal Planos Seco Plano mediano divide o corpo em duas metades Plano sagital corte vertical paralelo ao corte mediano, obtendo duas partes diferentes Plano frontal corte vertical obtendo 2 partes: anterior e posterior Plano transversal (horizontal) corte obtendo uma parte superior e outra inferior Eixos Corpo Humano Eixo sagital (antero-posterior) une o centro do plano ventral ao centro do plano dorsal Eixo longitudinal (caudal) une o centro do plano cranial ao centro do plano podlico Eixo transversal (ltero-lateral) une centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo Termos de posio e direo Esses termos so importantes para descrever as partes constituintes do corpo humano, por exemplo, uma estrutura com uma face voltada para o plano mediano medial, a que est voltada para o plano de um dos lados lateral. importante lembrar que os termos de direo tem significado relativo, eles fazem sentido para descrever a posio de uma estrutura em relao a outra. Mdio ao meio de 2 estruturas, ex: 3 falanges proximal, mdia e distal Mediana est no plano mediano, ex: boca, nariz Medial mais prximo ao plano mediano, ex: olhos Lateral mais distante do plano mediano, ex: orelhas Intermdia entre medial e lateral Anterior mais prximo ao plano anterior, ex: ponta ps Posterior mais prximo ao plano posterior, ex: col. vertebral Superior ou cranial plano superior, ex: olhos Inferior prximo ao plano inferior, ex: estmago inferior aos pulmes Interno voltado para dentro de uma cavidade, ex: face interna das costelas Superficial em direo a superfcie do corpo, ex: costelas ficam superficiais aos pulmes Profundo mais ao centro da regio (distante da superfcie do corpo) Proximal prximo raiz do membro, ex: mero proximal em relao ao rdio Distal distante da raiz do membro, ex: mo distal em relao ao antebrao.

* raiz do membro parte que liga o membro ao tronco

Diviso do corpo humano: Cabea Pescoo Tronco Trax e abdomen Membros Superiores * e Inferiores**

*Membros superiores: Raiz - ombro Parte Livre - brao, antebrao e mo **Membros inferiores: Raiz quadril Parte livre coxa, perna e p Cavidades do corpo: Espaos no interior do corpo que auxiliam na proteo, separao e sustentao de rgos internos. Nosso corpo apresenta duas cavidades principais: Cavidade Dorsal e Cavidade Ventral. Cavidade dorsal Cavidade craniana (encfalo) Canal vertebral (medula espinhal) Cavidade ventral Cavidade torcica (cavidade do peito) Cavidade abdmino-plvica Poro superior (abdominal) estmago, bao, fgado, vescula biliar, int. delgado e parte do int. grosso Poro inferior (plvica) bexiga urinria, parte int. grosso e sistemas reprodutivos.

Quadrantes e Regies abdomino-plvicos:

Dois mtodos so utilizados para dividir a cavidade abdomino-plvica em compartimentos menores. No primeiro mtodo so traadas duas linhas transversais e duas verticais, alinhadas como se fosse um jogo da velha, dividindo essa cavidade em nove regies. A linha subcostal (transversa superior) traada logo abaixo da arcada costal, passando pela parte inferior do estmago; a linha transtubercular (transversa inferior) traada imediatamente inferior a parte mais superior dos ossos do quadril. As duas linhas mdio-claviculares direita e esquerda (linhas verticais), so traadas pelos pontos mdios das clavculas, imediatamente mediais aos mamilos. Esse conjunto de linhas divide a cavidade abdomino-plvica em nove regies (Figura B). O segundo mtodo mais simples, divide a cavidade abdomino-plvica em quadrantes. So traados um plano transverso e um vertical, que se cruzam na regio do umbigo, delimitando assim 4 quadrantes (Figura A). A nomenclatura das nove regies geralmente mais usada pelos anatomistas, enquanto a nomenclatura em quadrantes usada pelos clnicos para descrio da localizao de dores abdominais.

ESTUDO DIRIGIDO I

De acordo com os conceitos sobre os planos de delimitao e termos de direo, classifique as estruturas abaixo:

Plano M

X P Q R

Corte Mediano

O T U V

Plano Horizontal

Plano N
Plano M = Plano N = O= P= Q= R= S= T= U= V= X=

You might also like