You are on page 1of 13

Termodinmica I cap.

4 70 ___________________________________________________________________________________

CAPTULO IV PRIMEIRO PRINCPIO DA TERMODINMICA PARA SISTEMAS ABERTOS 4.1 Introduo Um grande nmero de problemas de que se ocupa a termodinmica dizem respeito a dispositivos para onde entra, e de onde sai, massa de um dado fluido que, por isso, devem ser analisados como sistemas abertos (volumes de controlo) em vez de como sistemas fechados (massas de controlo). Esto neste caso, por exemplo, um radiador de um automvel, uma turbina, um compressor, etc., pois em todos eles h um fluxo de massa que entra e sai do dispositivo. De uma maneira geral qualquer regio do espao pode ser escolhida para volume de controlo. No entanto uma escolha apropriada facilita muito a anlise de um problema. A fronteira do volume de controlo, denominada superfcie de controlo, tanto pode ser uma superfcie Fig.4.1 A massa entra e sai de um real como imaginria. Por exemplo, no caso volume de controlo. de uma tubeira, a superfcie interna da tubeira real mas as superfcies por onde entra e sai o fluido so partes imaginrias da fronteira do sistema aberto. Na maior parte dos casos que surgem na prtica, a fronteira fixa, isto , tem sempre a mesma forma e o mesmo tamanho. Noutros casos menos vulgares a fronteira poder mover-se. Quando a fronteira fixa no h trabalho realizado pelas foras aplicadas fronteira do sistema, isto , Fig.4.2 Fronteiras reais e imaginrias
num volume de controlo.

W = PdV = 0 . Atravs da fronteira de um


1

volume de controlo podem dar-se transferncias de energia, quer sob a forma de calor quer sob a forma de trabalho, tal como acontecia com os sistemas fechados, alm da transferncia de massa. Uma grande variedade de problemas podem ser resolvidos, em termodinmica, atravs da anlise de volumes de controlo. Em vez de deduzirmos equaes mais complexas que se aplicam aos casos gerais e depois particularizarmos para Fig.4.3 Um sistema aberto com uma determinados casos, mais simples, vamos fronteira mvel. apenas considerar os casos mais simples. Neste captulo iremos por vrias vezes utilizar os termos estacionrio e uniforme com os seguintes significados: estacionrio significa que uma dada propriedade no

Termodinmica I cap. 4 71 ___________________________________________________________________________________

varia no tempo; uniforme significa que no varia com a localizao no interior de uma dada regio. O contrrio de estacionrio transitrio.
Princpio da conservao da massa

O princpio da conservao da massa conhecido de todos ns. As equaes da qumica acertam-se com base neste princpio, como sabemos. Assim, quando 16 kg de oxignio reagem com 2 kg de hidrognio, formam-se 18 kg de gua. Se fizermos a electrlise de 18 kg de gua obtemos, novamente, 16 kg de oxignio mais 2 kg de hidrognio. Tal como a energia considera-se que a massa se conserva, no se pode criar nem destruir massa. No entanto a massa e a energia podem converter-se uma na outra de acordo com a famosa equao de Einstein: E = m c2 (c - velocidade da luz no vcuo)

Esta equao sugere que a massa de um sistema se altera quando se modifica a sua energia. Contudo, na ausncia de reaces nucleares a variao de massa que acompanha uma variao de energia de um sistema extremamente pequena de modo que no poderia ser detectada nem com as balanas mais sensveis. Por isso, no mbito das transformaes que se estudam na termodinmica clssica, consideram-se constantes tanto a massa como a energia. Quando se estudaram os sistemas fechados no era preciso mencionar o princpio da conservao da massa pois j estava implcito uma vez que a massa de um sistema fechado mantm-se constante, por definio. Contudo, para os sistemas abertos (volumes de controlo) a massa atravessa a fronteira do sistema e teremos que ter em ateno a massa que entra e a que sai durante uma transformao num sistema aberto. O princpio da conservao da massa traduzido por:

m m
i

= mVC

(4.1)

onde o ndice i de mi significa inlet (entrada), mi representa uma massa que entra, o ndice e de me significa exit (sada), me representa uma massa que sai, o ndice VC significa volume de controlo e mVC a variao de massa dentro do volume de controlo. Os somatrios tm que incluir todas as massas que entram e/ou saem do volume de controlo. Esta equao aplica-se a qualquer volume de controlo e a qualquer processo.
Caudais de massa e de volume

A quantidade de massa que atravessa uma seco transversal duma conduta na &. unidade de tempo chama-se caudal mssico e representa-se pelo smbolo m Um lquido ou um gs flui para dentro ou para fora de um volume de controlo atravs de tubos ou condutas. O caudal mssico de um fluido atravs de uma conduta proporcional rea da seco transversal da conduta A, massa volmica do fluido r e velocidade do fluido V . O caudal atravs duma rea infinitesimal dA calculado por: & = VndA dm
r onde Vn a componente de V normal rea infinitesimal dA.

Termodinmica I cap. 4 72 ___________________________________________________________________________________

O caudal mssico atravs de toda a rea duma seco transversal da conduta obtido pelo integral: & = Vn dA (kg.s-1) (4.2) m
A

Na maior parte das aplicaes prticas pode considerar-se que o escoamento de um fluido atravs duma conduta unidimensional. Isto significa que se admite que as propriedades do fluido tm valores uniformes numa seco transversal da conduta perpendicular direco do escoamento, s podendo variar numa nica direco que a direco do escoamento. Contudo estes valores podem no ser estacionrios, isto , podem mudar no decurso do tempo. A maior parte das propriedades do fluido, tais como a temperatura, a presso e a massa volmica comportam-se, aproximadamente, desta maneira. Mas o mesmo no se pode dizer relativamente velocidade do fluido que varia desde zero, junto das paredes da conduta, at um valor mximo, no centro, devido ao efeito do atrito (Fig. 4.4). No entanto, ao considerar-se o escoamento unidimensional admite-se, tambm, que a velocidade do fluido tem a direco e o sentido do escoamento e a sua magnitude constante e igual a um valor mdio em todos os pontos de uma seco da conduta perpendicular direco do escoamento (Fig.4.4). Ento, pode calcular-se o integral da equao 4.2 obtendo-se:
& = Vmdio A m

(kg.s-1)

(4.3)

onde (kg m-3) a densidade do fluido, Vmdio (ms-1) o valor mdio da velocidade e A (m2) a rea da seco da conduta normal direco do escoamento. Ao volume de fluido que atravessa uma seco transversal da conduta na unidade de & (Fig.4.5) e dado por: tempo, chama-se caudal volumtrico V
& = VndA = VmdioA (m3.s-1) V
A

(4.4) esto

Os caudais mssico relacionados por:

volumtrico
& V v

&= & = V m

Fig. 4.4 Velocidades real e mdia no escoamento atravs de um tubo.

Por uma questo de simplicidade e para no se confundir velocidade com volume passaremos a representar por C as magnitudes das velocidades e deixaremos de usar o ndice mdio no smbolo da velocidade mdia, isto , Vmdio = C. As equaes 4.3 e 4.4 passaro a escrever-se:

& = C A (kg.s-1) m
& =A C (m3.s-1) V
Fig.4.5 Caudal volumtrico (volume de fluido que atravessa a seco do tubo na unidade de tempo).

(4.3a)
(4.4a)

Termodinmica I cap. 4 73 ___________________________________________________________________________________

Princpio da conservao da energia

No 3 Captulo j se viu como se aplica o princpio da conservao da energia (1 princpio da termodinmica) a sistemas fechados. Como se disse na altura, a energia de um sistema fechado apenas pode ser alterada atravs de interaces que foram denominadas calor e trabalho. A equao que traduz o 1 princpio da termodinmica no caso dos sistemas fechados a equao 3.10:

QW=E
Contudo, para os sistemas abertos existe um mecanismo adicional que pode fazer variar a energia do sistema: a massa que entra ou sai do volume de controlo. Quando entra massa para o volume de controlo a energia deste aumenta, pois a massa que entrou transportou consigo energia. Quando sai massa para fora do volume de controlo transporta consigo energia, pelo que diminui a energia do volume de controlo. Assim, a equao que traduz o balano entre as diferentes formas de energia em jogo numa transformao de um sistema aberto :

Q W + Ein - Eout = EVC


onde os smbolos representam:

(4.5)

Ein- as energias transportadas pelas massas que entram para o volume de controlo Eout - as energias transportadas pelas massas que saiem do volume de controlo EVC - a variao de energia dentro do volume de controlo

Q e W tm o significado habitual.
Um volume de controlo (sistema aberto) pode realizar (ou receber) diferentes formas de trabalho simultaneamente: trabalho elctrico, trabalho de foras aplicadas fronteira mvel do sistema, trabalho obtido (ou fornecido) atravs de um veio de uma mquina, etc. (Fig.4.6). A energia necessria para empurrar o fluido para dentro e para fora do volume de controlo outro tipo de trabalho a que se chama trabalho de fluxo, trabalho de escoamento ou energia de fluxo.
Fig.4.6 Possveis tipos de trabalhos para um sistema aberto.

Trabalho de fluxo (escoamento)

Ao contrrio do que acontecia com os sistemas fechados, nos sistemas abertos h um fluxo de massa que atravessa a fronteira destes sistemas e necessrio algum trabalho para empurrar essa massa para dentro e para fora do volume de controlo. Este trabalho necessrio para manter um fluxo contnuo de fluido atravs do volume de controlo.

Termodinmica I cap. 4 74 ___________________________________________________________________________________

Para obter a expresso analtica deste trabalho consideremos numa conduta um elemento de fluido de volume V prestes a entrar para o volume de controlo, como se mostra na Fig.4.7. O fluido imediatamente a montante deste elemento ir pression-lo para entrar para o volume de controlo, isto , pode ser considerado como que um mbolo imaginrio. O elemento de fluido escolhido pode ser suficientemente pequeno para se poder admitir que as propriedades intensivas do fluido tenham os mesmos valores atravs dele. Se a presso do fluido for P e se a rea da seco transversal do elemento de fluido for A (Fig.4.7) a fora exercida sobre este elemento pelo mbolo imaginrio

F=PA
Para empurrar o elemento de fluido para dentro do volume de controlo esta fora actua deslocando-o duma distncia L. Ento, o trabalho que realiza para que o elemento de fluido atravesse a fronteira (isto , o trabalho de fluxo) :
Fig.4.7 Esquema para calcular o trabalho de fluxo.

Wfluxo = F L = P A L = P V

(4.6)

O trabalho para empurrar a unidade de massa de fluido obtm-se dividindo os dois membros da equao 4.6 pela massa do elemento de fluido:
wfluxo= P v

(J.kg-1)

(4.7)

Esta expresso do trabalho a mesma quer o fluido seja empurrado para dentro ou para fora do sistema aberto. interessante reparar que, ao contrrio do que acontecia com os outros trabalhos, o trabalho de fluxo (escoamento) expresso em funo de duas propriedades do sistema: o produto de P por v. Por essa razo h quem considere este trabalho uma propriedade do sistema (como acontece com a entalpia h=u+Pv), e se lhe refira como energia de fluxo em vez de trabalho de fluxo. Outros autores argumentam, correctamente, que o produto Pv somente representa uma energia para fluidos em escoamento e no representa qualquer forma de energia se se tratar de um sistema fechado. Por isso deve ser considerado um trabalho. Como ambas as hipteses conduzem ao mesmo resultado para a equao de energia de um volume de controlo iremos, como alguns autores, considerar este trabalho como uma parte da energia de um fluido em escoamento. Desta maneira a deduo da equao de energia para volumes de controlo fica muito simplificada.
Energia total de um fluido em escoamento

Como vimos no 3 captulo a energia total de um sistema fechado (no submetido a campos elctricos ou campos magnticos exteriores) constituda por trs parcelas: a energia interna U, a energia cintica Ec e a energia potencial gravtica Ep. Para a unidade de massa vem:

Termodinmica I cap. 4 75 ___________________________________________________________________________________

1 2 C + gZ (J.kg-1) 2 O fluido que entra ou sai de um sistema aberto possui ainda uma forma de energia adicional a energia de fluxo pv, como j se viu. Por isso, a energia total da unidade de massa de um fluido em escoamento :

e = u + ec + ep = u +

mas como h=u+pv

etotal = pv + e = (pv + u) + ec + ep
1 etotal = h + ec + ep = h + C2 + gZ 2 (4.8)

Fig.4.8 A energia total de um fluido em escoamento.

Usando a entalpia no lugar da energia interna na expresso da energia de um fluido em escoamento, no preciso preocuparmo-nos mais com o trabalho de escoamento. A energia associada com o empurrar do fluido para dentro e para fora do volume de controlo , automaticamente, tida em conta quando se utiliza a entalpia. Daqui para a frente a energia de uma corrente de fluido, entrando ou saindo de um sistema aberto, ser dada pela equao 4.8 e no se voltar a fazer referncia ao trabalho ou energia de fluxo. Por isso, o termo referente ao trabalho W representar todas as formas de trabalho (de fronteira mvel, elctrico, ao veio de uma mquina) excepto o trabalho de fluxo, ou de escoamento.
Massa entrando
300C Volume de controlo 225C 200C 150C 250C

4.2 Processos estacionrio


Massa saindo

de

escoamento

Hora: 1h Massa entrando


300C 250C Volume de controlo 225C 200C 150C

Massa saindo

Hora: 3h Figura 4.9 As propriedades no V.C. variam com a posio mas no no tempo.

Uma grande parte dos dispositivos estudados em Engenharia Mecnica, tais como turbinas, compressores, tubeiras, etc., funcionam durante largos perodos sob as mesmas condies e so, por isso, classificados como dispositivos de escoamento estacionrio ou permanente. As transformaes que l ocorrem podem ser representadas razoavelmente bem por um tipo de processos que se denominam processos de escoamento estacionrio ou permanente. Estes processos so caracterizados pelas seguintes trs condies:

Termodinmica I cap. 4 76 ___________________________________________________________________________________ Massa entrando

Volume de controlo mVC=const EVC=const

Massa saindo Fig.4.10 Num processo de escoamento estacionrio tanto a massa como a energia permanecem constantes.

&1 m
h1

Volume de controlode Volume controlo

&2 m

1 Nenhuma propriedade (intensiva ou extensiva) num dado local no interior do volume de controlo varia no tempo (Fig. 4.9). Assim, se colocssemos sensores para medir qualquer propriedade intensiva (P, T, etc.) num dado local do volume de controlo, os valores observados no iriam variar no decurso do tempo e, tambm, o volume VVC, a massa mVC e a energia total EVC do volume de controlo, manter-se-iam constantes num processo de escoamento estacionrio (Fig 4.10). Tambm, o trabalho realizado pelas foras aplicadas fronteira do sistema (W= PdV ) nulo visto ser VVC=const
1 2

&3 m
h3 Fig.4.11 As propriedades permanecem constantes numa entrada ou numa sada.

nestes processos. Geralmente, o trabalho (realizado ou recebido pelo sistema) no decurso de um processo de escoamento estacionrio transmitido atravs de o veio de uma mquina trabalho ao veio.

2 Nenhumas propriedades, inclusive a velocidade do fluido, podem mudar ao longo do tempo nos diferentes pontos da fronteira do sistema aberto; acontece o mesmo nas seces transversais das entradas e sadas do fluido. Contudo, estas propriedades podem ter valores diferentes nas vrias condutas de entradas e sadas do fluido. Assim, o caudal mssico do fluido atravs da seco de uma dada conduta de entrada ou de sada deve permanecer o mesmo durante um processo de escoamento estacionrio (Fig.4.11). Por simplicidade admite-se, em geral, que as propriedades do fluido so uniformes sobre cada uma das seces transversais das condutas de entrada e de sada, isto , tm um mesmo valor mdio numa entrada ou numa sada. 3 Num processo de escoamento estacionrio, as taxas a que se do as trocas de calor e trabalho entre o sistema e a sua vizinhana no podem mudar no tempo. Isto , o trabalho por unidade de tempo ou potncia fornecido pelo (ou ao) sistema e o calor trocado por unidade de tempo, entre o sistema e a sua vizinhana, permanecem constantes durante um processo de escoamento estacionrio. Como j se disse as condies de escoamento estacionrio ou permanente podem ser atingidas muito aproximadamente por dispositivos como, por exemplo, turbinas, bombas, caldeiras, condensadores e permutadores de calor existentes nas centrais de potncia a vapor. As equaes que vo ser deduzidas nesta seco podem ser usadas nestes dispositivos, e noutros semelhantes, uma vez terminado o perodo transitrio do arranque e estabelecido o funcionamento em regime estacionrio. Alguns dispositivos que funcionam por ciclos, como motores e compressores alternativos, no satisfazem as condies apresentadas anteriormente uma vez que os fluxos de fluido nas entradas e sadas so pulsatrios em vez de estacionrios. No entanto, como as propriedades do fluido variam periodicamente com o tempo, os

Termodinmica I cap. 4 77 ___________________________________________________________________________________

processos nestes dispositivos ainda podem ser analisados como processos de escoamento estacionrio desde que se usem mdias temporais dos valores das propriedades e taxas a que se do as trocas de calor e trabalho atravs das suas fronteiras.
Conservao da massa

Durante um processo de escoamento estacionrio a massa total contida no interior do volume de controlo no varia no tempo (mVC=const.). Ento, o princpio da conservao da massa exige que a massa que entra para dentro do volume de controlo, num certo intervalo de tempo, tenha que ser igual massa que de l sai, no mesmo intervalo de tempo (Fig.4.12). Quando se trata de processos de escoamento & 2 = 3kg/s & 1 = 2 kg/s m m estacionrio no estamos interessados na quantidade total de massa que entra ou sai do dispositivo num certo intervalo de tempo. Em vez disso interessam-nos os caudais mssicos & . Ento, o princpio da conservao da m VC massa para um sistema aberto com mltiplas entradas e sadas, como o representado esquematicamente na Fig. 4.11, pode exprimir-se como se segue:
&3 = m &1 + m & 2 = 5kg/s m

& = m & m
i

(4.9)

Fig.4.12 Conservao da massa para um sistema com duas entradas e uma sada.

& i significa inlet (entrada) e onde o ndice i de m & e significa exit (sada). o ndice e de m

A maioria dos dispositivos utilizados em engenharia tais como turbinas, tubeiras, compressores e bombas, so percorridos por uma nica corrente de fluido (apenas uma entrada e uma sada). Para estes casos representamos com o ndice 1 as propriedades do estado do fluido entrada e com o ndice 2 as do estado sada. Tambm, os somatrios da equao 4.9 reduzem-se a uma s parcela. Por isso para os processos de escoamento estacionrio com uma nica entrada e uma nica sada a equao 4.9 toma a forma: &1 = m &2 m (kg s-1) (4.10) ou, por 4.3a, 1 C1 A1 = 2 C2 A2 (4.11) ou ainda onde:
C1 A1 C 2 A2 = v1 v2

(4.12)

=1/v = massa volmica do fluido (kg.m-3)

C = velocidade mdia na direco do escoamento (m.s-1) A = rea da seco transversal do tubo normal direco do escoamento (m2)

As equaes 4.11 e 4.12 so conhecidas como equaes da continuidade.

Termodinmica I cap. 4 78 ___________________________________________________________________________________

Conservao da energia

Durante um processo de escoamento estacionrio foi j dito que a quantidade total de energia no interior do volume de controlo permanece constante (EVC=const). Por isso, a quantidade de energia que entra para o volume de controlo nas diferentes formas (calor, trabalho, energia transportada pela massa) deve ser igual quantidade total de energia que de l sai. A equao 4.5, que traduz o princpio da conservao da energia para transformaes em sistemas abertos, simplifica-se no caso do escoamento estacionrio de um fluido. Assim, como EVC constante e EVC=0 a equao 4.5 passa a escrever-se Q W = Eout - Ein Tambm mais conveniente trabalhar com quantidades de energia referidas unidade de tempo. Ento:
& -W & = Q

onde

& E

out

& E

& E

out

& E

in

(4.13)

in

representam, neste caso, as quantidades de energia

transportadas pelas correntes de fluido que saem e entram para o volume de controlo na unidade de tempo. Uma vez que a energia total transportada pela unidade de massa de um fluido em escoamento : etotal = h + C2 + g Z a energia transportada pelo fluido na unidade de tempo obter-se- multiplicando pelo & a energia transportada pela unidade de massa. Ento, caudal mssico m 1 & out = m & e(he + Ce 2 + gZe) E 2 1 & in = m & i (hi + Ci 2 + gZi ) e E 2 Substituindo na equao 4.13 vem:
& -W & = Q

& (h m
e

1 + Ce 2 + gZe) 2

& (h + C m 2
i i

+ gZi )

(4.14)

Para sistemas com uma nica corrente de fluido (uma entrada e uma sada) os somatrios da equao anterior reduzem-se a uma nica parcela. Representando com o ndice 1 e com o ndice 2, respectivamente, as propriedades do fluido entrada e sada: 1 2 1 & W & =m & 2 (h2 + C 2 & 1 (h1 + C12 + gZ 1 ) Q + gZ 2 ) m 2 2
&1= m &2 =m & o caudal de fluido que entra e sai do Alm disso, como atrs se viu, m volume de controlo. Assim, a equao da conservao da energia para processos de escoamento estacionrio e para dispositivos com uma nica entrada e sada de fluido : (4.15) C 2 C12 & W & =m & h 2 h1 + 2 Q + g (Z 2 Z 1) ou 2

Termodinmica I cap. 4 79 ___________________________________________________________________________________

& W & =m & (h + ec + ep ) Q

(4.16)

& obtemos uma equao para a Dividindo os dois membros da equao 4.15 por m unidade de massa do fluido:
2 C12 C2 q w = h 2 h1 + + g ( Z 2 Z 1) 2

(4.17)

& Q representa a quantidade de calor trocada com a unidade de massa do & m & W o trabalho realizado pela unidade de massa do fluido em escoamento. fluido e w = & m

onde q =

4.3 Aplicaes da equao de energia do escoamento estacionrio Tubeiras e difusores

Uma tubeira uma conduta de seco transversal de rea varivel na qual a velocidade de um gs, ou lquido, aumenta na direco e sentido do escoamento. Pelo contrrio, num difusor o gs, ou o lquido, diminuem de velocidade na direco e sentido do escoamento. A figura 4.13 mostra uma tubeira em que a rea da seco transversal diminui na direco e sentido do escoamento, e um difusor em que as paredes que limitam a passagem do fluido divergem. As tubeiras e os difusores para fluxos de gs a altas velocidades podem ser constitudos por uma seco convergente seguida duma seco divergente. Para tubeiras e difusores, o nico trabalho a considerar seria o trabalho de fluxo nos locais em que o fluido entra e sai do volume de controlo que, como atrs se disse, j no preciso contabilizar pois figura na expresso da energia do fluido etotal. Por ser geralmente pequena, quando comparada com os outros termos que figuram na equao, a quantidade de calor trocada considera-se tambm nula (q0). A variao de energia potencial do fluido, desde a entrada at sada, geralmente desprezvel (ep=g(Z2-Z1) 0). Donde, fazendo na equao 4.17 w=0, q=0 e ep=0, vem:
0 = (h2 h1) + (C22 C12 ) (C22 C12 ) = h1 - h2

Fig. 4.13 Tubeiras e difusores.

Termodinmica I cap. 4 80 ___________________________________________________________________________________

Turbinas
Uma turbina um dispositivo onde se produz trabalho resultante da passagem de um gs, ou lquido, atravs de um conjunto de lminas presas a um eixo que pode girar. A figura 4.14 apresenta um esquema de uma turbina axial de vapor ou de gs. As turbinas so largamente utilizadas nas centrais termoelctricas, a vapor ou a gs, e nos motores dos avies. Nestas, vapor sobreaquecido ou gs entram na turbina expandindo-se at uma presso mais baixa e produzindo trabalho. Porque funcionam em regime estacionrio podem aplicar-se as equaes 4.15 a 4.17 s turbinas. Normalmente, e em particular nas turbinas de gs e vapor, a variao de energia potencial do fluido desprezvel (ep=g(Z2-Z1)0). A turbina deve ser projectada de modo a que seja suficientemente pequena para se poder desprezar a variao de energia cintica do fluido, (ec= (C22-C12)0). Devem evitar-se as transferncias de & 0). calor da turbina para o exterior pelo que so normalmente pequenas (q0, ou Q Ento as equaes 4.15 e 4.17 simplificam-se, obtendo-se:

& =m & (h1 h2 ) W

w = (h1 h2)

Fig.4.14 Uma turbina axial.

Compressores e bombas
Um compressor um dispositivo a que se fornece trabalho para aumentar a presso do gs que o atravessa. Numa bomba fornece-se trabalho a um lquido para lhe modificar o estado enquanto este a atravessa. Na figura 4.15 representa-se esquematicamente um compressor alternativo. Um compressor axial e outro centrfugo esto representados na figura 4.16. Nos compressores as variaes da energia cintica e potencial do gs so desprezveis. As trocas de calor com a vizinhana so, normalmente, pouco significativas, tanto nos compressores como nas bombas, (salvo nos casos em que se provoca o arrefecimento do fluido para diminuir o trabalho gasto na compresso). Assim, para um compressor de gs adiabtico, a equao de energia 4.15 simplifica-se dando:

& =m & (h1 h2 ) W

Fig.4.15 Compressor alternativo.

Termodinmica I cap. 4 81 ___________________________________________________________________________________

Fig.4.16 Compressores rotativos: (a) axial; (b) centrfugo.

Permutadores de calor
Os dispositivos que possibilitam as transferncias de energia entre fluidos a temperaturas diferentes so designados permutadores de calor. Um tipo vulgar de permutador de calor constitudo por um reservatrio onde se misturam correntes frias e quentes de um mesmo fluido. Noutros permutadores, um gs ou um lquido esto separados de outro gs ou lquido por uma parede atravs da qual podem dar se trocas de energia. Por exemplo, so constitudos por dois tubos coaxiais onde circulam os dois fluidos, no mesmo sentido ou em sentidos opostos (contra-corrente).

Fig.4.17 Alguns tipos de permutadores de calor.

Na figura 4.17 representaram-se esquematicamente permutadores de calor de diferentes formas. Nestes permutadores no h trabalho fornecido ou realizado pelo fluido enquanto o atravessa (W=0). Tambm, as energias cinticas e potenciais das correntes de fluido, entrada e sada, podem desprezar-se. Apesar de poderem existir grandes trocas de calor de um fluido para o outro, a transferncia de calor para a vizinhana, atravs da superfcie exterior do permutador, , geralmente,

Termodinmica I cap. 4 82 ___________________________________________________________________________________

suficientemente pequena para poder desprezar-se (Q0). Como h vrias correntes de fluido a entrarem e a sarem do volume de controlo tem que se fazer um balano das massas (equao 4.9): &i = m &e m
& 0 e Ci2 Ce20, & Q Fazendo na equao 4.14 do balano de energia W gZigZe0 vem: & e he = m & i hi m
exit inlet

Vlvulas de laminagem
Aos dispositivos de qualquer tipo que restringem o escoamento e causam, por isso, uma queda de presso significativa no fluido, d-se o nome de vlvulas de laminagem. Alguns exemplos mais familiares so as vulgares vlvulas regulveis, os tubos capilares, e um tampo poroso. Ao contrrio do que acontecia com as turbinas as vlvulas produzem uma queda de presso sem, no entanto, fornecerem trabalho. A queda de presso muitas vezes acompanhada de um grande abaixamento de temperatura e, por isso, utilizam-se vulgarmente vlvulas de expanso nos frigorficos e aparelhos de ar condicionado. Estes dispositivos so normalmente de pequenas dimenses e o escoamento atravs deles pode ser considerado adiabtico (q=0) pois no h, nem tempo, nem rea suficiente para que se dem trocas de calor significativas. Tambm no h trabalho feito (w=0), e a variao de energia potencial, se existir, muito pequena (ep=0). Apesar de, por vezes, ser muito maior que entrada a velocidade de sada do fluido, o aumento da energia cintica insignificante (ec0). Ento, a equao da conservao da energia para estes dispositivos reduz-se a

h2 = h1
Isto , os valores da entalpia do fluido, entrada e sada de uma vlvula de laminagem, so os mesmos. Por isso estes processos chamam-se isentlpicos. Se o fluido se comportar como um gs ideal h=h(T), e por isso a sua temperatura tem que permanecer constante durante um processo de expanso atravs de uma vlvula.

Fig.4.18 Exemplos de dispositivos que provocam uma restrio ao escoamento de um fluido.

You might also like