You are on page 1of 2

RESOLUO NORMATIVA N 70, DE 09 DE MAIO DE 2006 Dispe sobre critrios para concesso de visto permanente para estrangeiro designado

para administrar entidades sem fins lucrativos.

O CONSELHO NACIONAL DE IMIGRAO, institudo pela Lei n. 6.815, de 19 de agosto de 1980, e organizado pela Lei n. 10.683, de 28 de maio de 2003, no uso das atribuies que lhe confere o Decreto n. 840, de 22 de junho de 1993, resolve: Art. 1 A solicitao de visto permanente para o exerccio de cargo de diretor, gerente ou administrador de pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, ser examinada ao amparo da Resoluo Normativa n. 27, de 25 de novembro de 1998, deste Conselho, relativa a situaes especiais ou casos omissos. 1 Aplicam-se os preceitos desta Resoluo Normativa s pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos, que atuem no Brasil por meio de escritrio, agncia ou filial, bem como quelas que possuam sede no Brasil e atuem no exterior, desde que demonstrem sua atuao institucional dentre um dos seguintes propsitos: I - promoo da assistncia social; II - promoo da educao e do desporto; III - combate pobreza; IV - promoo da cultura; V - defesa e conservao do patrimnio histrico e artstico; VI - defesa, preservao e conservao do meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel; VII - promoo da tica, da paz, dos direitos humanos, dos direitos sociais, da democracia e de outros valores universais; e VIII - representao sindical internacional. 2 O visto permanente fica condicionado ao exerccio da funo e pelo prazo de durao do contrato ou da indicao feita em ata ou pelo prazo de vigncia da procurao outorgada, limitado ao mximo de cinco anos, devendo tal condio constar no passaporte do estrangeiro, bem como na respectiva cdula de identidade. Art. 2 O pedido de visto permanente dever ser instrudo com os seguintes documentos: I - do chamante: a) ato legal constitutivo ou estatuto social registrado no rgo competente; b) instrumento pblico de procurao delegatrio de poderes ao estrangeiro ou ato de indicao do estrangeiro para o cargo pretendido, registrado no rgo competente; c) prova de inscrio vlida no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica; d) plano das aes a serem realizadas no Brasil, contemplando a utilizao dos recursos necessrios, em conformidade com o estabelecido no 1 do art. 1 desta Resoluo Normativa; e) justificativa para a chamada de mo de obra estrangeira; e f) termo de responsabilidade, pelo qual assume toda e qualquer despesa mdica e hospitalar do chamado, bem como de seus dependentes.

II - do chamado: a) informao da remunerao a ser recebida no Brasil, e, se houver, no exterior; e b) descrio das atividades que o estrangeiro executar no territrio nacional. Art. 3 Esta Resoluo Normativa entra em vigor na data de sua publicao.

NILTON FREITAS Presidente do Conselho Nacional de Imigrao Publicada no DOU n 92, 16/05/2006, seo I, pg. 72.

You might also like