You are on page 1of 1

Edvan Eron Lovato

Nome da Tendncia Pedaggica Tendncia Liberal Tradicional Papel da Escola Preparao intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. A escola deve adequar s necessidades individuais ao meio social. Formao de atitudes. Contedos So conhecimentos e valores sociais acumulados atravs dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Os contedos so estabelecidos a partir das experincias vividas pelos alunos frente s situaes problemas. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos prprios alunos. Mtodos Exposio e demonstrao verbal da matria e/ ou por meios de modelos. Por meio de experincias, pesquisas e mtodo de soluo de problemas. Mtodo baseado na facilitao da aprendizagem. Relao professor aluno Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. O professor auxiliador no desenvolvimento livre da criana. Educao centralizada no aluno e o professor quem garantir um relacionamento de respeito. Relao objetiva onde o professor transmite informaes e o aluno vai fixa-las. A relao de igual para igual, horizontalmente. Aprendizagem A aprendizagem receptiva e mecnica, sem se considerar as caractersticas prprias de cada idade. baseada na motivao e na estimulao de problemas. Manifestaes/ Tericos

Tendncia Liberal Renovadora Progressista Tendncia Liberal Renovadora no-direta (Escola Nova) Tendncia Liberal Tecnicista

Decroly e Dewey

Aprender modificar as percepes da realidade.

C. Rogers e A. Neill

modeladora do comportamento do humano atravs de tcnicas especficas. No atua em escolas, porm visa levar professores e alunos a atingir um nvel de conscincia da realidade em que vivem na busca da transformao social. Transformao da personalidade num sentido libertrio e auto gestionrio. Difuso dos contedos.

So informaes ordenadas numa sequncia lgica e psicolgica.

Tendncia Progressista Libertadora

Temas geradores

Procedimentos e tcnicas para a transmisso e recepo de informaes. Grupos de discusso.

Aprendizagem baseada no desempenho.

Leis 5.540/68 e 5692/71

Resoluo da situao problema.

Paulo Freire

Tendncia Progressista Libertria Tendncia Progressista crtico social dos contedos ou histrico crtica

As matrias so colocadas, mas no exigidas.

Vivncia grupal na forma de auto-gesto.

no diretiva. O professor orientador e os alunos livres. Papel do aluno como participados e do professor como mediador entre o saber e o aluno.

Aprendizagem informal, via grupo.

Contedos culturais universais que so incorporados pela humanidade frente realidade social.

O mtodo parte de uma relao direta da experincia do aluno confrontada com o saber sistematizado.

Baseada nas estruturas cognitivas j estruturadas nos alunos.

Vasquez e Oury, Ferrer y Guardi, C. Freinet,Maurcio Tragtemberg, Arroyo Makarenko, Charlot, Suchodolski, Manacorda, G. Skyders.

You might also like