You are on page 1of 5

Texto para as questes 46 e 47. A experincia da modernidade algo que s pode ser pensado a partir de alguns conceitos fundamentais.

. Um deles o conceito de civilizao. Tal conceito, a exemplo dos que constituem a base da estrutura da experincia ocidental, algo tornado possvel apenas por meio de seu contraponto, qual seja, o conceito de barbrie. Assim como a ideia de civilizao implica a ideia de barbrie, a experincia da modernidade (que no deve ser pensada como algo que j aconteceu, mas como algo que deve estar sempre acontecendo, um porvir) implica a experincia da violncia que a tornou possvel a violncia fundadora da modernidade. O processo civilizatrio se constitui a partir da conquista de territrios e posies ocupados pela barbrie. Tal processo se d de forma contnua, num movimento insistente que est sendo sempre recomeado. Pensando em termos de experincia moderna, todas as grandes conquistas ou invases das terras alheias tiveram como justi cativa a ocupao dos espaos da barbrie. (Adaptado de Ruberval Ferreira, Guerra na lngua: mdia, poder e terrorismo. 2007, p. 79-80) 46- Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto. a) A exo de masculino no termo pensado (.2) indica que o pronome relativo que retoma, nas relaes de coeso, o pronome algo e no o substantivo experincia. b) O uso da voz passiva em ser pensada(.10) indica que o verbo pensar est empregado como pensar em, e a orao na voz ativa correspondente deve ser escrita como pensar na experincia da modernidade. c) O sinal de travesso, na linha 13, exerce funo semelhante ao sinal de dois pontos, que a de introduzir uma explicao ou uma especi cao para a ideia anterior. d) As estruturas sintticas do texto permitem o deslocamento do pronome tono em se constitui(.14) e se d(.15) para depois do verbo, escrevendo -se, respectivamente, constitui-se e d-se, sem que com isso se prejudique a correo ou a coerncia do texto. e) Embora a substituio de est sendo(.16 e 17) por respeite a correo gramatical e a coerncia do texto, a opo pelo uso da forma durativa enfatiza a ideia de continuidade do processo civilizatrio. 47- A partir das ideias do texto, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as inferncias abaixo, em seguida, assinale a opo correta. ( ) A conquista dos espaos ocupados pela barbrie constitui uma das manifestaes da violncia que est na origem da modernidade. ( ) A experincia ocidental estrutura-se por meio de conceitos em contraponto, ilustrados no contraponto entre civilizao e barbrie. ( ) O processo civilizatrio constitui um movimento de constante recomeo porque espaos de violncia devem ser ocupados.

( ) A ausncia da oposio no conceito de modernidade tornaria injusti cvel a ocupao de espaos de violncia pelo processo civilizatrio. A sequncia correta a) V, V, V, F b) V, V, F, V c) V, V, F, F d) F, V, F, V e) F, F, V, V Texto para as questes 48 e 49. O desenvolvimento um processo complexo, que deriva de uma gama de fatores entre os quais se reala a educao e precisa de tempo para enraizarse. obra construda pela contribuio sistemtica de vrios governos. Depende da produtividade, que se nutre da cincia, das inovaes e, assim, dos avanos da tecnologia. Na verdade, a humanidade somente comeou seu desenvolvimento depois da Revoluo Industrial, iniciada no sculo XVIII, na Inglaterra. A estagnao da renda per capita havia sido a caracterstica da histria. A Revoluo desarmou a Armadilha Malthusiana e deu incio Grande Divergncia. A Armadilha deve seu nome ao demgrafo Thomas Malthus, para quem o potencial de crescimento era limitado pela oferta de alimentos. A evoluo da renda per capita dependia das taxas de natalidade e mortalidade. A renda per capita da Inglaterra comeou a crescer descolada da demogra a, graas ao aumento da produtividade na agricultura e da explorao do potencial agrcola da Amrica. (Adaptado de Malson da Nbrega, Lula e o mistrio do desenvolvimento. VEJA, 26 de agosto, 2009, p.74) 48- A partir da argumentao do texto, infere-se que a) a Grande Divergncia falhou em suas previses, porque se baseou apenas na evoluo histrica da renda per capita. b) as previses de Malthus sobre o processo do desenvolvimento foram con rmadas apenas nos pases que no exploravam a agricultura. c) a educao, associada ao desempenho dos governos, mostrou a falsidade das previses de Thomas Malthus. d) a contribuio da cincia para os avanos da tecnologia pode reverter previses quanto ao processo de desenvolvimento. e) a Revoluo Industrial, ao mostrar o potencial ilimitado de desenvolvimento da humanidade, tornou-se prioridade de governo. 49 - Provoca-se erro gramatical ou incoerncia na argumentao do texto ao a) substituir os dois travesses das linhas 2 e 3 por vrgulas. b) deixar subentendido o sujeito da orao, retirando o pronome se antes de reala(.2). c) iniciar o terceiro perodo sinttico pelo termo Esse processo, escrevendo Depende(.5) com letra inicial minscula. d) substituir havia sido(.10) por fora.

e) ligar os dois ltimos perodos sintticos, nas linhas 15 e 16, pela conjuno porquanto, escrevendo o artigo em A renda com letra minscula. Texto para as questes 50 e 51. 5 10 15 Durante muito tempo, fazer cincia signi cou poder quanti car os dados da realidade, garantir a generalidade e a objetividade do conhecimento. No af da universalidade do saber cient co, do cognoscvel como representao do real, exclua-se o sujeito do conhecimento, sua subjetividade, seus condicionamentos histrico-sociais. Na base desta perspectiva est a crena de que o mundo est a, pronto para ser apreendido por uma conscincia cognoscente. O cienti cismo no leva em conta que tanto o processo de percepo como o do pensamento tm seus prprios mecanismos de produo. Hoje, ignor-los signi ca negar conquistas relevantes da psicologia contempornea. Os objetos da percepo e os objetos do pensamento no nos so dados da mesma maneira, nem tampouco se pode pensar na correspondncia entre a realidade e sua representao, mesmo porque nem tudo que existe representvel. (Adaptado de Nilda Teves, Imaginrio social, identidade e memria. In: Lcia Ferreira & Evelyn Orrico (org.), Linguagem, identidade e memria social, 2002, p. 53-54) 50- Assinale a opo correta a respeito das estruturas lingusticas do texto. a) No desenvolvimento do texto, a expresso desta perspectiva(.7 e 8) aponta para uma concepo de fazer cincia que se ope quanti cao dos dados da realidade(.2). b) De acordo com as normas gramaticais da lngua portuguesa, opcional o uso da preposio de antes do pronome relativo que(.8); mas seu uso ressalta as relaes de coeso entre crena(.8) e do saber cient co(.4), do cognoscvel(.4 e 5). c) A vrgula depois de a(.8) indica que a orao iniciada por pronto constitui uma explicao, um esclarecimento sobre a a rmao de que o mundo est a. d) Nas linhas 11 e 12, a exo de plural no verbo ter, indicada pelo uso do acento circun exo em tm, estabelece a concordncia com o termo posposto, seus prprios mecanismos. e) Na articulao da progresso das ideias no texto, o pronome tono em ignor-los(.12) retoma condicionamentos histrico-sociais(.7); por isso est exionado no plural. www.pciconcursos.com.br Cargo: Analista de Planejamento e Oramento - APO 2010 12 Prova 1 - Gabarito 1 51 - Assinale que alterao proposta para estruturas sintticas do texto preserva sua correo gramatical e coerncia argumentativa. a) A troca de posio entre fazer cincia e quanti car os dados da realidade, nas linhas 1 e 2: quanti car os dados da realidade signi cou poder fazer cincia. b) A troca de posio entre do saber cient co e do

cognoscvel, nas linhas 4 e 5: do cognoscvel, do saber cient co como representao do real. c) A troca de posio entre do pensamento e de percepo, na linha 11: tanto o processo do pensamento como o de percepo. d) O deslocamento do pronome tono nos para depois de dados, na linha 15, usando-se nclise: no so dados-nos da mesma maneira. e) O deslocamento de nem(.18) para depois de existe (.18): porque tudo que existe nem representvel. 52- A partir do artigo Olhando o futuro, de Jos Mrcio Camargo, publicado em Isto 2077, de 2/9/2009 foram construdos pares de fragmentos que compem as opes abaixo. Assinale a opo em que a transformao dos perodos sintticos em apenas um perodo, no segundo termo de cada par, resulta em incoerncia ou erro gramatical. a) A economia mundial comea a dar sinais de recuperao. So sinais ainda tnues que podem estar sugerindo que a economia chegou ao fundo do poo. Mas muitos dos problemas que originaram a crise continuam preocupando. A economia mundial comea a dar sinais de recuperao, embora so sinais ainda tnues, que podem estar sugerindo que a economia chegou ao fundo do poo, porm muitos dos problemas que originaram a crise continuam preocupando. b) O colapso do nal de 2008 e incio de 2009 adicionou novas mazelas. Houve reduo do comrcio internacional, aumento da taxa de desemprego e queda dos rendimentos reais ao redor do mundo. O colapso do nal de 2008 e incio de 2009 adicionou novas mazelas, como reduo do comrcio internacional, aumento da taxa de desemprego e queda dos rendimentos reais ao redor do mundo. c) A pergunta quanto da retomada da economia depende dos estmulos scais e quanto sustentvel sem eles. Por quanto tempo os bancos centrais e os governos ainda podero manter estes estmulos sem gerar presses in acionrias? Pergunta-se quanto da retomada da economia depende dos estmulos scais e quanto sustentvel sem eles e, ainda, por quanto tempo os bancos centrais e os governos podero manter estes estmulos sem gerar presses in acionrias. d) Ainda que a pior crise parea estar para trs, os possveis cenrios para os prximos meses so variados, com enorme incerteza. No podemos descartar cenrios de estagnao, assim como cenrios mais otimistas, com crescimento forte. Ainda que a pior crise parea estar para trs, os possveis cenrios para os prximos meses so variados, com enorme incerteza, pois no podemos descartar cenrios de estagnao, assim como cenrios mais otimistas, com crescimento forte. e) O cenrio mais provvel parece ser de crescimento relativamente baixo, devido baixa oferta e demanda de crdito, ao aumento do desemprego e queda da renda real. Isso dever reduzir a taxa de crescimento do consumo nos prximos anos. O cenrio mais provvel parece ser de crescimento relativamente pequeno, devido baixa oferta e

demanda de crdito, ao aumento do desemprego e queda da renda real, o que dever reduzir a taxa de crescimento do consumo nos prximos anos. 53 - Assinale a opo correta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto. 5 10 Os economistas brasileiros se concentram, no exame das causas da crise, na proposta de meios e modos de contorn-la. Com isso, no levam em conta dois pontos. O primeiro que as medidas contra a crise, que vm sendo adotadas tanto em pases subdesenvolvidos como desenvolvidos, so fundamentalmente corretas. O segundo ponto que a crise atual, como todas as anteriores, acabar, mais cedo ou mais tarde, por ser corrigida. E, quando isso ocorrer, se voltar s frmulas neoliberais apenas com regulamentao mais estrita da atividade bancria. (Adaptado de Joo Paulo Magalhes, O que fazer depois da crise. Correio Braziliense, 12 de setembro, 2009) a) Seriam preservadas a correo gramatical e a coerncia do texto ao usar o pronome em contorn-la(.3) antes do verbo, escrevendo: modos de a contornar. b) Para evitar as trs ocorrncias consecutivas de que (.4 e 7), a retirada dessa conjuno antes de a crise atual( .7) manteria a correo gramatical e a coerncia do texto. c) Na linha 4, o acento circun exo em vm indica que a concordncia se faz com medidas, mas estaria igualmente correto e coerente com a argumentao escrever o verbo sem acento, optando, ento, pela concordncia com crise. d) O pronome em quando isso(.9) resume e retoma, em relaes de coeso, o mesmo referente do pronome em Com isso(.3), ou seja, o exame da crise feito pelos economistas. e) Seriam respeitadas as regras gramaticais e as relaes entre os argumentos ao empregar o verbo em se voltar(.9) no plural, escrevendo voltaro-se. Leia o seguinte texto para responder s questes 54 e 55. 5 10 15 O efeito da supervalorizao cambial sobre a indstria atinge muito mais fortemente os nveis da produo e do emprego que os demais setores. Essa uma situao que precisa ser repensada. claro que no se trata de um problema simples, que se resolva com providncias rpidas, pois exige medidas que s vezes podem ser classi cadas como heterodoxas. Mas tem de ser enfrentado com coragem e inteligncia. No pode ser deixado ao sabor dos ventos, pois os custos viro no seu devido tempo, como nossa trajetria econmica bem mostra. Tambm no podemos deixar nos envolver por uma falcia que diz que qualquer desvalorizao resulta em diminuio do bem-estar da sociedade brasileira. verdade que, quando a taxa de cmbio desvaloriza, h uma reduo do salrio real. preciso acrescentar, no entanto, que se reduz o salrio real e se

aumenta o nvel geral do desemprego. (Adaptado de Antonio Del m Neto, Fbrica de desemprego. CartaCapital, 16 de setembro de 2009) 54- Avalie os seguintes itens para um perodo sinttico que d continuidade coerente e gramaticalmente correta ao texto. I. Desse modo, o bem-estar da sociedade brasileira est a merce dos ventos que conduziro essas providncias rpidas. II. Assim, tratam-se de aspectos multifacetados, com in uncias recprocas em nvel de exigirem enfrentamento complexo e inteligente. III. O resultado nal desse enfrentamento, portanto, provavelmente positivo para a sociedade e, mais particularmente, para o setor de trabalho. a) Apenas I adequado. b) Apenas II adequado. c) Apenas III adequado. d) Apenas I e II so adequados. e) Apenas II e III so adequados. 55- Assinale a opo incorreta a respeito do uso das estruturas lingusticas no texto. a) Por se estabelecer, na estrutura sinttica, uma relao de comparao, seriam preservadas a correo gramatical e a coerncia do texto ao inserir do antes de que os demais setores(.3). b) Nas relaes de coeso, a ideia explicitada na primeira orao do texto vrias vezes retomada: apontada pelo pronome Essa(.3), resumida por situao (.4), referida pelo pronome que(.4) e substituda pelo termo problema(.5). c) A opo pelo uso do modo subjuntivo em resolva(.5) indica que se trata de uma hiptese ou possibilidade, pois a estrutura sinttica estaria igualmente correta com o uso do modo indicativo, resolve. d) Com o objetivo de evitar a repetio de dois vocbulos de escrita e som semelhantes, seriam respeitadas as regras gramaticais e as relaes entre os argumentos substituindo-se que diz que(.12) por ao dizer que. e) No desenvolvimento das ideias do texto, alm de ligar duas oraes pela adio, o valor semntico da conjuno e(.16) o de estabelecer uma relao de causa e consequncia. 56- A preocupao com a herana que deixaremos as (1) geraes futuras est cada vez mais em voga. Ao longo da nossa histria, crescemos em nmero e modi camos quase todo o planeta. Graas aos avanos cient cos, tomamos conscincia de que nossa sobrevivncia na Terra est fortemente ligada a(2) sobrevivncia das outras espcies e que nossos atos, relacionados a(3) alteraes no planeta, podem colocar em risco nossa prpria sobrevivncia. Contudo, aliado ao desenvolvimento cient co, temos o crescimento econmico que nem sempre esteve preocupado com questes ambientais. O que se almeja o desenvolvimento sustentvel, que

aquele vivel economicamente, justo socialmente e correto ambientalmente, levando em considerao no s as(4) nossas necessidades atuais, mas tambm as(5) das geraes futuras, tanto nas comunidades em que vivemos quanto no planeta como um todo. (Adaptado de A. P. FOLTZ, A Crise Ambiental e o Desenvolvimento Sustentvel: o crescimento econmico e o meio ambiente. Disponvel em http://www.iuspedia.com.br.22 jan. 2008) Para que o texto acima respeite as regras gramaticais do padro culto da Lngua Portuguesa, obrigatria a insero do sinal indicativo de crase em a) 1, 2 e 3 b) 1 e 2 c) 1, 3 e 5 d) 2 e 4 e) 3, 4 e 5 www.pciconcursos.com.br Cargo: Analista de Planejamento e Oramento - APO 2010 14 Prova 1 - Gabarito 1 57- Assinale a opo que completa corretamente a sequncia de lacunas no texto abaixo. Se hoje ___(1)___ mais fcil, pelo menos para boa parte da humanidade, livrar-nos da fome e dos lees, se nos mais fcil debelarmos boa parte das doenas que ____(2)___ a humanidade no decorrer da histria, a contrapartida parece ser que no ___(3)___ fugir do desemprego, e, quando sim, no do trabalho desvairado, do temor da absolescncia, do esgotamento nervoso, do estresse, da depresso. Cabe perguntar: a tecnologia a responsvel ___(4)___ mudana de nossa viso de mundo, ou a nossa viso de mundo que conduz ___(5)_ __ mudanas tecnolgicas? A pergunta oportuna porque nos leva a questionar se no temos o poder de mudar o rumo de nossas vidas, de modi car nossa prpria viso de mundo, e ___ (6)___ modi car o prprio mundo. (Filoso a,cincia&vida, ano III, n. 27, p. 32, com adaptaes) (1) (2) (3) (4) (5) (6) a) nos tem assolado consigamos pela as em b) para ns assolam consigamos pela em c) lhes tem assolado conseguimos com a as em d) nos assolaram conseguimos pela a de e) para ns assolam consegussemos com a de 58- Assinale a opo em que as duas possibilidades propostas para o preenchimento das lacunas do texto resultam em um texto coerente e gramaticalmente correto. O desempenho econmico de uma nao no est necessariamente atrelado a seu desenvolvimento

sustentvel. Um pas pode crescer vertiginosamente, ___(a)___ performance econmica invejvel, porm ___ (b)___custas da degradao de seu patrimnio. Por isso, especialistas discutem uma nova maneira de se calcular o PIB, ___(c)___em conta os ndices de sustentatibilidade e a preservao dos recursos naturais. A ideia, totalmente inovadora, vai ao encontro ____(d)___ algumas necessidades bsicas a serem cumpridas para viabilizar o crescimento sustentvel, principalmente nos pases em desenvolvimento. Apesar ___(e)___crise nanceira que assombra as economias mundiais, os emergentes passam por um momento de crescimento, e investimentos em infra-estrutura bsica tornam-se primordiais para assegurar a sustentatibilidade. (Adaptado de Joo Geraldo Ferreira, Crescimento acelerado, garantia do desenvolvimento sustentvel? Correio Braziliense, 7 de setembro de 2009) a) e apresentar / apresentando b) a / s c) o que leve / levando d) de / com e) da / de a 59- Numere em que ordem os trechos abaixo, adaptados do ensaio Lula e o mistrio do desenvolvimento, de Malson da Nbrega (publicado em VEJA, de 26 de agosto, 2009), do continuidade orao inicial, numerada como (1), de modo a formar um pargrafo coeso e coerente. (1) Mudanas culturais esto na origem do sucesso dos atuais pases ricos. ( ) De fato, as lutas mortais dos gladiadores, entre si e com as feras, divertiam os romanos; execues pblicas eram populares na Inglaterra at o sculo XVIII. ( ) Por isso, a alfabetizao disseminada e habilidades aritmticas, antes irrelevantes, adquiriram importncia para a Revoluo Industrial. ( ) Esses instintos foram substitudos por hbitos fundamentais para o desenvolvimento: trabalho, racionalidade e valorizao da educao. ( ) Elas os zeram abandonar instintos primitivos de violncia, impacincia e preguia. ( ) Como consequncia dessas mudanas, a classe mdia cresceu; valores como poupana, negociao e disposio para o trabalho se rmaram nas sociedades bem-sucedidas. A sequncia obtida a) (1) (2) (4) (5) (6) (2) b) (1) (3) (2) (6) (4) (6) c) (1) (4) (2) (6) (5) (3) d) (1) (3) (5) (4) (2) (6) e) (1) (2) (6) (4) (3) (5) www.pciconcursos.com.br Cargo: Analista de Planejamento e Oramento - APO 2010 15 Prova 1 - Gabarito 1 60- Os fragmentos abaixo constituem sequencialmente um texto e foram adaptados de Afonso C. M. dos Santos,

Linguagem, memria e histria: o enunciado nacional (publicado em: Ferreira, L. & Orrico, E., Linguagem, identidade e memria social, p. 2-25). Assinale a opo que apresenta o trecho transcrito com erros gramaticais. a) O termo fantasme , importado da psicanlise, para expressar a inquietao que os professores deveriam apresentar no momento exato de decidir sobre a direo do seu trabalho. Desta forma o professor desviaria-se do lugar de onde sempre esperado. b) Poderamos conceber o nosso fantasme a nao como um fenmeno dotado de historicidade e cuja compreenso central para a histria. Por outro lado, podemos consider-lo como um artefato cultural vinculado histria do prprio conhecimento histrico. c) Construdo pela via do imaginrio, esse artefato precisou da histria para se legitimar e fazer crer que a identidade dos pases estava assentada em um passado frequentemente anterior prpria existncia do Estado. d) preciso observar que toda interpretao dos fenmenos histricos pela Histria introduz uma transcendncia da durao vivida em um tempo construdo, o tempo da histria, para realizarmos a reconstruo ideal. e) Na verdade, no podemos deixar de enfrentar nossos fantasmas, identi cando o teatro das iluses das construes historiogr cas. Talvez porque nossa tarefa mais contempornea seja, exatamente, discutir a natureza do conhecimento histrico.

You might also like