You are on page 1of 20

Nutrio e Insuficincia Renal Crnica

National Kidney Foundations Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (NKF-KDOQI) (Iniciativa de Qualidade em Resultados de Insuficincia Renal da Fundao Nacional do Rim) A National Kidney Foundation's Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (NKF-KDOQI) desenvolve diretrizes de atendimento clnico para melhorar os resultados para o paciente. As informaes neste folheto baseiam-se nas recomendaes dessas diretrizes. As diretrizes no se destinam a definir um padro de assistncia e sim fornecer informaes e auxiliar o mdico ou a equipe de assistncia mdica a tomar decises sobre o tratamento do paciente. Elas esto disponveis para o mdico ou a clnica. Se o paciente tiver dvidas sobre essas diretrizes, deve conversar com o mdico. Estgios da Insuficincia Renal Crnica (IRC) Em fevereiro de 2002, a National Kidney Foundation publicou diretrizes de atendimento clnico para a insuficincia renal crnica. Elas auxiliam o mdico a determinar o estgio da insuficincia renal com base na presena de doenas renais e na taxa de filtrao glomerular (TFG), que uma medida do nvel da funo renal. O tratamento se baseia no estgio da insuficincia renal. (Consulte a tabela abaixo.) O paciente deve conversar com o mdico se tiver dvidas sobre o estgio da insuficincia renal ou sobre o tratamento.
Estgios da insuficincia renal Estgio Descrio 1 2 3 4 5 Doenas renais (por exemplo, protena na urina) com TFG normal Doenas renais com leve reduo na TFG Reduo importante Reduo grave da TFG Falncia renal Taxa de filtrao glomerular (TFG)* 90 ou acima 60 a 89 30 a 59 15 a 29 Menos de 15

*O nmero da TFG informa ao mdico o nvel da funo renal. medida que a insuficincia renal progride, o nmero da TFG diminui.

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

ndice

Nutrio e Insuficincia Renal Crnica...................................4 A dieta alterada ................................................................5 Uso da quantidade correta de calorias ..................................6 Uso da quantidade correta de protenas ................................8 Outros nutrientes importantes na dieta ....................................9

Sdio .................................................................................9 Fsforo .............................................................................10 Clcio ..............................................................................10 Potssio ...........................................................................11 Lquidos ........................................................................... 12 Vitaminas e minerais........................................................13

Lidando com necessidades especiais de alimentao .............14


Diabetes e a dieta especial.............................................14 Dietas vegetarianas........................................................15

Como a sade alimentar verificada ..................................15


Entrevistas sobre nutrio e anotaes dos alimentos ...........15 Testes de laboratrio para equilbrio protico .....................15 Albumina srica .......................................................15 nPNA .....................................................................16 Exame fsico de nutrio ............................................16

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Nutrio e Insuficincia Renal Crnica Para o paciente com insuficincia renal crnica, a dieta uma parte importante do plano de tratamento. A dieta recomendada pode ser modificada com o tempo se a insuficincia renal piorar. Devem ser feitos diversos exames para "manter sob controle" a sade alimentar geral do paciente. O mdico tambm pode encaminhar o paciente para um nutricionista profissional que ir ajud-lo a planejar a usar os alimentos certos nas quantidades certas. Este folheto fala de algumas coisas que so importantes para a dieta do paciente, incluindo:

usar a quantidade correta de calorias e protenas outros nutrientes importantes na dieta do paciente sdio fsforo clcio potssio lquidos vitaminas e minerais manuteno de peso corporal saudvel lidar com necessidades especiais de alimentao diabetes dietas vegetarianas como a sade alimentar verificada outros recursos que podem auxiliar o paciente.

Este folheto foi escrito para adultos com insuficincia renal crnica que no esto sob dilise e no receberam transplante de rim. As informaes se baseiam em recomendaes desenvolvidas pela Kidney Disease Outcomes Quality Initiative (Iniciativa de Qualidade em Resultados com Insuficincia Renal) da National Kidney Foundation para ajudar o mdico a fornecer o melhor tratamento para o paciente. Se o paciente j estiver recebendo hemodilise, deve consultar o folheto da National Kidney Foundation denominado Nutrition and Hemodialysis (Nutrio e Hemodilise). Se o paciente estiver fazendo dilise peritonial, deve consultar Nutrition and Peritoneal Dialysis (Nutrio e Dilise Peritonial). Se o paciente recebeu um transplante de
4 NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

rim, deve consultar Nutrition and Transplantation (Nutrio e Transplante). A dieta alterada A dieta de um paciente com insuficincia renal crnica pode se alterar com o tempo, dependendo do nvel de funcionamento da funo renal. A taxa de filtrao glomerular, ou TFG, a melhor forma de acompanhar o nvel da funo renal. O mdico pode estimar a TFG a partir dos resultados de um exame de sangue de creatinina e da idade, sexo e tamanho corporal do paciente. Se a insuficincia renal progredir e a TFG continuar a diminuir, a quantidade de protenas, calorias e outros nutrientes da dieta devem ser ajustados para atender s novas necessidades. Se, no final, for necessrio dilise ou transplante do rim, a dieta ser baseada na alternativa de tratamento que o paciente escolheu. O mdico pode encaminhar o paciente para um nutricionista profissional que ir explicar as mudanas que so necessrias na dieta do paciente e ajud-lo a escolher os alimentos adequados.

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Uso da quantidade correta de calorias A disponibilidade de um nvel suficiente de calorias importante para a sade e o bem-estar geral do paciente. As calorias so encontradas em todos os alimentos. Elas so importantes porque:

fornecem energia ao organismo ajudam na manuteno de peso saudvel ajudam o corpo a utilizar protenas para formar msculos e tecidos.

Como a dieta recomendada pode limitar as protenas, o paciente pode estar excluindo uma importante fonte de calorias. Em conseqncia, o paciente pode precisar obter calorias extras de outros alimentos. O mdico pode encaminhar o paciente para um nutricionista profissional que ir ajud-lo a planejar a ingerir a quantidade certa de calorias por dia. O nutricionista pode recomendar a utilizao de mais carboidratos simples, como acar, compotas, gelias, doces caramelados, mel e rapadura. Outras boas fontes de calorias so gorduras, como margarina suave, e leos, como leo de canola (colza) e azeite de oliva, que contm baixo teor de gorduras saturadas e no contm colesterol. O paciente com diabetes deve conversar com o nutricionista sobre a melhor forma de obter a quantidade correta de calorias e manter o acar no sangue sob controle. A manuteno de um peso saudvel tambm importante. Pessoas que sofrem de insuficincia renal crnica freqentemente necessitam ganhar peso ou permanecer no seu peso atual. Se o paciente necessitar perder peso, o nutricionista ir ensin-lo como faz-lo de uma forma lenta e cuidadosa sem colocar a sade em risco.

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Etapas

Pedir que o mdico indique um nutricionista profissional especializado em dieta para pacientes renais. Solicitar ao nutricionista que ajude a planejar refeies com a quantidade correta de calorias. Manter uma anotao do que ingerido diariamente. Apresentar essas anotaes ao nutricionista periodicamente. O paciente deve perguntar ao mdico e ao nutricionista qual deveria ser seu peso ideal e deve pesar-se diariamente pela manh. Se o paciente estiver perdendo muito peso, deve perguntar ao nutricionista como acrescentar calorias na dieta. Se o paciente estiver lentamente ganhando excesso de peso, deve solicitar ao nutricionista sugestes para reduzir com segurana a ingesto diria de calorias e aumentar seu nvel de atividade. Se o paciente estiver ganhando peso rapidamente, deve falar com o mdico. Um aumento rpido de peso, acompanhado de inchao, dificuldade na respirao e aumento na presso sangnea pode significar um sinal de excesso de lquido no organismo.

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Uso da quantidade correta de protenas A ingesto da quantidade correta de protenas importante para a sade geral e para o bem-estar do paciente. O corpo necessita da quantidade correta de protenas para: formar msculos restaurar tecidos combater infeces. O mdico pode recomendar ao paciente que siga uma dieta com quantidades controladas de protena. Isso pode ajudar a reduzir a quantidade de resduos no sangue e ajudar os rins a trabalhar por mais tempo. As protenas so de duas fontes. preciso utilizar diariamente protenas dessas duas fontes: Fontes animais, como ovos, peixe, frango, carnes vermelhas, produtos lcteos e queijo. Fontes vegetais, como verduras e cereais.

Etapa
Perguntar ao nutricionista qual a quantidade diria necessria de protena. Apresentar as anotaes dirias dos alimentos ao nutricionista e perguntar se a quantidade correta de protenas est sendo consumida.

Trabalho com o nutricionista

O paciente pode se sentir um pouco confuso com todas as novas informaes sobre a insuficincia renal e seu tratamento. Provavelmente, ele tem muitas dvidas sobre a dieta. Existe ajuda para ele. O mdico pode encaminh-lo a um nutricionista profissional com conhecimento especializado em insuficincia renal. Esse nutricionista pode esclarecer as dvidas sobre a dieta e ajudar a planejar as refeies com os alimentos certos nas quantidades certas.
8 NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Outros nutrientes importantes na dieta Para se sentir bem todos os dias, o paciente pode precisar mudar as quantidades de alguns dos seguintes nutrientes na dieta. O nutricionista ajudar o paciente a planejar refeies com a quantidade correta de cada um deles.

Sdio
Existe uma relao comum entre insuficincia renal, presso sangnea alta e sdio. Entretanto, pode ser necessrio limitar a quantidade de sdio na dieta do paciente. O mdico informar se necessrio cortar o sdio. Se for o caso, o nutricionista pode ensinar como selecionar alimentos que tm baixo teor de sdio. O paciente deve aprender a ler os rtulos dos alimentos para poder comprar alimentos com baixo teor de sdio. O sdio um mineral encontrado naturalmente nos alimentos. Ele encontrado em grandes quantidades no sal de cozinha e em alimentos que possuem sal de cozinha adicionado, como: temperos, como molho de soja, molho teriyaki e sal com alho ou cebola a maioria dos alimentos enlatados e alguns alimentos congelados alimentos para viagem carnes processadas, como presunto, bacon, salsicha/lingia e frios aperitivos salgados, como batatas fritas e bolachas a maior parte dos alimentos de restaurante e entregues em casa (alimentos para viagem) sopas enlatadas ou desidratadas (como sopa de macarro embalada). Pode ser necessrio limitar o uso de substitutos do sal que contenham alto teor de potssio. O paciente deve conversar com o mdico e com o nutricionista sobre esse assunto.

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

SUGESTO Plantas aromticas e especiarias frescas ou secas podem ser usadas no lugar do sal de cozinha para melhorar o sabor dos alimentos. Tambm possvel tentar adicionar um pouco de tempero com pimenta ou suco de limo espremido para melhorar o sabor.

Fsforo
Os rins podem no conseguir remover suficientemente o fsforo do sangue. Isso faz com que nvel de fsforo no sangue fique muito alto. Um alto nvel de fsforo pode provocar irritao na pele e perda de clcio dos ossos. Os ossos do paciente podem se enfraquecer e quebrar com facilidade. Usar menor quantidade de alimentos com alto teor de fsforo ajudar a reduzir a quantidade de fsforo no sangue. O nutricionista ajudar a escolher alimentos que contenham baixo teor de fsforo. O fsforo encontrado em grandes quantidades nos seguintes alimentos: produtos de laticnio, como leite, queijo, pudim, iogurte e sorvete feijes e ervilhas secos, como feijes diversos, ervilhas e lentilhas nozes e pasta de amendoim bebidas como chocolate quente, cerveja e refrigerantes de cola (pretos). O mdico tambm pode prescrever um tipo de medicamento chamado quelante de fosfato para o paciente ingerir junto com alimentos e lanches. SUGESTO O uso de cremes sem leite e de determinados substitutos do leite uma boa forma de reduzir a quantidade de fsforo na dieta.

Clcio
O clcio um mineral importante para a formao de ossos fortes. Entretanto, alimentos que so boas fontes de clcio tambm tm alto teor de fsforo. Para manter os nveis de clcio e fsforo equilibrados e
10 NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

prevenir a perda de clcio dos ossos, o paciente pode precisar seguir uma dieta que limite os alimentos ricos em fsforo e utilizar quelantes de fosfato. O mdico tambm pode orientar o paciente a tomar suplementos de clcio e uma forma especial de vitamina D. O paciente deve utilizar apenas suplementos e medicamentos recomendados pelo mdico.

Potssio
O potssio um mineral importante no sangue que ajuda no funcionamento adequado dos msculos e do corao. O excesso ou a falta de potssio no sangue podem ser perigosos. A necessidade ou no do paciente alterar a quantidade de alimentos com alto teor de potssio na dieta depende do estgio da insuficincia renal e de estar tomando medicamentos que alterem os nveis de potssio no sangue. (Para obter mais informaes sobre os estgios da insuficincia renal crnica, veja a
NATIONAL KIDNEY FOUNDATION 11

tabela na parte interior da contracapa. possvel tambm entrar em contato com a NKF para obter o folheto About Chronic Kidney Disease: A Guide for Patients and Their Families Sobre Insuficincia Renal Crnica: Guia para Pacientes e Familiares Ingls: 11500160; Espanhol: 11500166.) O paciente deve perguntar ao mdico se seu nvel de potssio est normal. O mdico pode indicar suplementos de potssio e outros medicamentos para equilibrar a quantidade de potssio no sangue. Apenas os suplementos recomendados pelo mdico devem ser utilizados. O nutricionista pode ajudar a planejar uma dieta que contenha a quantidade adequada de potssio nos alimentos.

Lquidos
De uma forma geral, no h necessidade de limitar a quantidade de lquidos nos estgios iniciais da insuficincia renal. (Caso o paciente no saiba em que estgio est, deve perguntar ao mdico e entrar em contato com a NKF para obter informaes adicionais.) Se a insuficincia renal piorar, o mdico informar quando o paciente deve limitar os lquidos e a quantidade de lquidos que adequada diariamente.

12

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Vitaminas e minerais
As vitaminas e os minerais provm de diversos alimentos utilizados diariamente. Se a dieta do paciente for limitada, pode ser necessrio o reforo de vitaminas e minerais. O paciente deve utilizar apenas vitaminas e minerais que o mdico recomendar. Alguns tipos de vitaminas e minerais podem ser prejudiciais para pessoas com insuficincia renal crnica. O paciente deve confirmar com o mdico antes de utilizar medicamentos fitoterpicos, uma vez que alguns deles tambm podem ser prejudiciais para pessoas com insuficincia renal. Utilizar ervas aromticas no cozimento no apresenta perigo e freqentemente elas podem ser utilizadas como alternativa ao sal para dar sabor aos alimentos. O paciente deve confirmar com o mdico e com o nutricionista as vitaminas e minerais adequados para ele.

Etapas
O paciente deve perguntar ao mdico e ao nutricionista quais nutrientes ele precisa limitar na dieta. O paciente deve solicitar ao nutricionista ajuda para planejar seus alimentos para consumir a quantidade adequada de cada nutriente na dieta. O paciente deve aprender a ler os rtulos dos alimentos para comprar alimentos com baixo teor de sdio. O paciente deve pedir sugestes sobre o uso de ervas aromticas e especiarias no lugar do sal de cozinha para dar sabor aos alimentos. Deve-se utilizar apenas os suplementos, medicamentos, vitaminas e minerais recomendados pelo mdico.

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

13

Algumas sugestes para ajudar na dieta


Cremes sem contedo lcteo podem ser usados no lugar de leite com cereais, caf e diversos molhos. Os rtulos das embalagens de alimentos fornecem apenas informaes sobre alguns nutrientes da dieta. O paciente deve ler os rtulos e solicitar mais informaes ao nutricionista. Ervas aromticas, especiarias, vinho de mesa e vinagre podem ser usados no lugar do sal para tornar os alimentos mais saborosos. O paciente deve procurar comprar ou produzir plantas aromticas. O paciente deve solicitar ao nutricionista uma relao das ervas aromticas e especiarias que combinam com os diversos tipos de alimentos. Lidando com necessidades especiais de alimentao Diabetes e a dieta especial Pode ser necessrio fazer apenas poucas mudanas na dieta de diabetes para atender s necessidades do paciente renal. Se o mdico recomendar que o paciente utilize menos protenas, pode ser necessrio incluir na dieta mais carboidratos ou gorduras de alta qualidade para fornecer as calorias suficientes. O paciente deve trabalhar com o nutricionista para planejar uma alimentao especfica para ele. Deve-se verificar com freqncia os nveis de acar no sangue e procurar o mdico se os nveis estiverem muito altos ou muito baixos.
14 NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Dietas vegetarianas (dietas base de plantas) A maioria das dietas vegetarianas no rica em protenas. A ingesto de calorias suficientes uma forma importante de usar essas pequenas quantidades de protenas para funes importantes como a formao de msculos, cicatrizao de ferimentos e combate s infeces. O paciente deve conversar com o nutricionista sobre as melhores opes de protena vegetal com baixos teores de potssio e fsforo. Alm disso, deve monitorar de perto os nveis de protena no sangue (albumina) junto com o nutricionista para ter certeza de que est ingerindo a quantidade correta de protenas e calorias.

Como a sade alimentar verificada Existem diversas formas de o mdico e o nutricionista saberem se o paciente est ingerindo a quantidade correta de calorias e protenas. Esta seo explicar esses exames e mtodos. Se a insuficincia renal piorar e/ou a sade alimentar do paciente se alterar, pode ser necessrio fazer esses exames com mais freqncia. O paciente deve perguntar ao mdico e ao nutricionista quais foram os resultados dos exames. Se os resultados no forem bons como deveriam ser, o paciente deve perguntar como melhor-los. O paciente pode acompanhar os resultados dos exames utilizando o Dialysis Lab Log (Registro de laboratrio de dilise), disponvel atravs do nmero gratuito da National Kidney Foundation nos EUA: (+1)212.889.2210.

Entrevistas sobre nutrio e anotaes dos alimentos De vez em quando, o nutricionista conversar com o paciente sobre sua dieta. O nutricionista tambm pode solicitar que o paciente registre o que come em cada dia. Se o paciente no estiver se alimentando com a quantidade correta de protenas, calorias e outros nutrientes, o nutricionista far sugestes sobre alternativas de alimentos que ajudaro a melhorar a dieta. Testes de laboratrio para equilbrio protico Albumina srica A albumina um tipo de protena encontrada no sangue. O nvel de albumina pode ser verificado atravs de um exame de sangue. Se o nvel de albumina estiver muito baixo, pode significar que o paciente no est se alimentando com um nvel suficiente de
NATIONAL KIDNEY FOUNDATION 15

protenas ou calorias. Se o nvel de albumina continuar baixo, o paciente tem uma maior possibilidade de contrair uma infeco, ficar hospitalizado e sentir um mal-estar geral. nPNA (aparecimento do nitrognio urico normalizado) Essa outra forma de determinar se o paciente no est ingerindo a quantidade correta de protena. O resultado de nPNA obtido de estudos de laboratrio que incluem recolhimento de urina e anlise de sangue. O nPNA auxilia a verificar o equilbrio protico do corpo. Exame fsico de nutrio O nutricionista pode utilizar um mtodo denominado Avaliao Global Subjetiva (AGS) para verificar os sinais de problemas de nutrio no organismo. Ele inclui perguntas sobre a ingesto de alimentos pelo paciente e a pesquisa de acmulos de gordura e msculos no corpo. O nutricionista avalia: mudanas no peso mudanas nos tecidos ao redor da face, braos, mos, ombros e pernas a ingesto de alimentos os nveis de atividade e energia problemas que possam interferir na alimentao.

Etapas
O paciente deve perguntar ao mdico e ao nutricionista quais testes sero utilizados para verificar sua sade alimentar. O paciente deve acompanhar os resultados de seu exame utilizando o carto de registro. Deve discutir os resultados com o mdico e o nutricionista.

16

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Dvidas para o nutricionista

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

17

Dvidas para o nutricionista

18

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

Dvidas para o mdico

NATIONAL KIDNEY FOUNDATION

19

Mais de 20 milhes de americanos um em cada nove adultos sofrem de insuficincia renal crnica e a maior parte nem mesmo sabe disso. Mais outros 20 milhes esto sob grande risco. A National Kidney Foundation (Fundao Nacional do Rim), uma importante organizao voluntria de sade, procura prevenir doenas do rim e trato urinrio, melhorar a sade e o bem-estar de pessoas e famlias afetadas por essas doenas e aumentar a disponibilidade de rgos para transplante. Por meio de suas afiliadas em todo o pas (EUA), a fundao realiza programas de pesquisa, treinamento profissional, servios para pacientes e comunidade, educao pblica e doao de rgos.

Um resumo para reduo e cuidado de risco de IRC


Educao pblica Em ESTGIO 1 Problema nos rins com funo renal normal ou
T

risco ESTGIO 2 Problema nos rins com funo renal branda


T

ESTGIO 3 Funo renal moderada


T

ESTGIO 4 Funo renal importante


T

ESTGIO 5 Falncia renal


T D

TFG 130

90

60

30

15

As caixas de cor laranja indicam o escopo do contedo direcionado nesse recurso. TFG = Taxa de filtrao glomerular; T = Transplante de rim; D = Dilise

National Kidney Foundation 30 East 33rd Street New York, NY 10016 (+1)212.889.2210

www.kidney.org
19982007 National Kidney Foundation, Inc. Todos os direitos reservados.
1150 1205

You might also like