You are on page 1of 3

SEGUE INFORMAES RELACIONADA AS AULAS PARA FINS DE ESTUDO, PESQUISA E PONTUAO NESTE FORUM: AULA 6: Elasticidade o tamanho do impacto

o que a alterao em uma varivel (ex.: preo) exerce sobre outra varivel (ex.: demanda).Em sentido genrico, a alterao percentual de uma varivel, dada a alterao percentual em outra,(coeteris paribus) Assim, elasticidade sinnimo de sensibilidade, resposta, reao de uma varivel, em face de mudanas em outras variveis". Uma varivel "elstica" responde bastante a pequenas mudanas de outras variveis. Do mesmo modo, uma varivel "inelstica" no responde a mudanas em outras variveis. AULA 7: Custo marginal a mudana no custo total de produo advinda da variao em uma unidade da quantidade produzida. Por outras palavras, podemos ainda dizer que o custo marginal representa o acrscimo do custo total pela produo de mais uma unidade, podendo ainda dizer-se que o corresponde ao custo da ltima unidade produzida. AULA 8: Sistema econmico o sistema de produo, distribuio e consumo de bens e servios de uma economia. Alternativamente, o conjunto de princpios e tcnicas com os quais os problemas de economia so endereados, tais como o problema da escassez com a alocao de recursos produtivos limitados.O sistema econmico composto por pessoas, instituies e a sua relao com os recursos produtivos, como seja a conveno de propriedade. Exemplos atuais de sistemas econmicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas. AULA 9: A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendncias (a partir de processos microeconmicos) da economia no que concerne principalmente produo, gerao de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preos, e ao comrcio exterior. Os objetivos da macroeconomia so principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preos e o controlo inflacionrio. Mudana estrutural de uma economia refere-se a uma mudana fundamental e de longo prazo na sua estrutura, ao contrrio das medidas pontuais ou de curto prazo, que tipicamente visam melhorias conjunturais na produo ou no emprego. Por exemplo, a transformao de uma economia de subsistncia numa economia industrializada, ou de uma economia mista regulada numa economia liberalizada. Uma mudana estrutural atualmente em curso na economia mundial a globalizao. As conjunturais so nvel de emprego e combate a inflao que geram o fluxo virtuoso de crescimento( medida de longo prazo de resultado ). AULA 10: Moeda o meio pelo qual so efetuadas as transaes monetrias. todo ativo que constitua forma imediata de solver dbitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.

As vrias formas de estruturas de mercado dependem fundamentalmente de 3 caractersticas. Diga quais sa elas. A resposta est na pgina 95 do livro. Nmero de empresas que compem esse mercado. Tipo de produto (se as firmas fabricam produtos idnticos ou diferenciados). Se existem ou no barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.

1 - Questo MARQUE O CORRETO. O governo pode intervir na economia para alterar o comportamento dos nveis de preo e emprego, pois o alto nvel de emprego e a estabilidade de preo no ocorrem de maneira automtica. Essa funo econmica do setor pblico pode ser chamada de: A- ( ) alocativa. B- ( ) distributiva. C- ( ) estabilizadora. D- ( ) humanitria. E- ( ) social.

2- Questo MARQUE O CORRETO. A participao do governo na economia pode ser descrita em trs funes clssicas, que so: A- ( ) Funo Regulatria, Funo Distributiva e Alocativa. B- ( ) Funo Alocativa, Funo Distributiva e Funo Restritiva. C- ( ) Funo Alocativa, Funo Distributiva e Funo Estabilizadora. D- ( ) Funo Alocativa, Funo Regulatria e Funo Estabilizadora. E- ( ) Funo Distributiva, Funo Redistributiva e Funo Compensatria. 3- Questo MARQUE O CORRETO. A interveno governamental se faz necessria em virtude de o sistema de mercado no cumprir adequadamente algumas funes. O estado passa a executar a regulao econmica associada s funes: A- ( ) Restributiva, Distributiva e Alocativa. B- ( ) Alocativa, Punitiva e Diretiva. C- ( ) Diretiva, Eletiva e Punitiva. D- ( ) Discricionria, Cotributiva e Estabilizadora. E- ( ) Alocativa, Distributiva e Estabilizadora. 1 questo resposta correta o item C, porque esta funo estabilizadora do governo est relacionada com a interveno do Estado na economia, para alterar o comportamento dos nveis de preos e emprego, pois o pleno emprego e a estabilidade de preos no ocorrem de maneira automtica. Essa interveno feita atravs de instrumentos de polticas fiscal, monetria, cambial, comercial e de rendas. 2 questo resposta correta o item C, pois quando a funo do governo est associada ao fornecimento de bens e servios no oferecidos adequadamente pelo mercado, essa funo denominada alocativa; O sistema de preos, via de regra, no leva a uma justa distribuio de renda, da a interveno do Estado. Esta funo a distributiva; Finalmente, o sistema de preos no consegue se autorregular e, por isso, o Estado deve atuar visando estabilizar tanto a produo quanto o crescimento dos preos, que a sua funo estabilizadora. 3 questo - resposta correta o item E, Pois a necessidade da atuao do setor pblico (que o Estado no seu sentido mais amplo, as trs esferas pblicas: federal, estadual e municipal) , prende-se constatao de que o sistema de preos no consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funes, por isso existe as trs funes sendo elas: alocativa, distributiva e estabilizadora.

Questes aula 6

1 Conceitue a funo demanda. Que diferenas h entre demanda e quantidade demandada? R: Q(d) = f(P), ou seja, a Quantidade demanda de um bem ou servio funo de seu preo coeteris paribus. A demanda toda a escala ou curva que relaciona os possveis preos a determinadas quantidades. A quantidade demandada um ponto especfico dessa curva. Relacionando um preo a uma quantidade. 2 Para muitos produtos tantos seus preos como as vendas tm amentado. Isso significa que a lei geral de demanda no funciona na prtica?

R: A lei geral da demanda funciona na prtica, porm h outros fatores que tambm influenciam na quantidade demandada de um determinado bem ou servio. 3 Conceitue a funo oferta. De que variveis depende a oferta de uma determinada mercadoria? R: Oferta so as vrias quantidades de um determinado bem ou servio que os produtores esto dispostos a ofertar ao mercado em um determinado perodo de tempo. A oferta depende, alm do preo do bem, h os custos dos fatores de produo, nvel de conhecimento tecnolgico e nmero de empresas no mercado. 4 Por qu os governos costumam oferecer preos mnimos (garantidos) para os produtos agrcolas? Quais as polticas que pode adotar? Esta poltica visa a proteger o produtor agrcola das flutuaes do mercado. O governo pode comprar o excedente agrcola (Poltica de Compras) ou pagar um subsdio no preo (Poltica do subsdio). 5 Sobre a elasticidade-preo da demanda: a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preo da demanda? R: Existncia de bens substitutos, Essencialidade do bem e importncia do bem quanto ao seu gasto, no oramento do consumidor. b) Por qu a elasticidade-preo demanda do sal prxima de zero? R: Como o sal um produto essencial no mercado brasileiro, alteraes em seu preo no iro alterar sua procura. c) Por qu, quando a demanda inelstica, aumentos do preo do produto devem elevar a receita total dos vendedores? R: Porque a Receita total igual ao produto da quantidade vendida de um bem pelo seu preo unitrio. Como nesse tipo de demanda os produtos no so to afetados pela variao de preos, a quantidade vendida sofrer um variao menor que a variao do preo do bem, o que far com que a receita do vendedor aumente. 6 Supondo uma demanda elstica, um aumento de um imposto sobre vendas incidir mais sobre consumidores ou vendedores? R: Quanto mais inelstica for a demanda de um bem, maior ser a proporo do imposto passado ao consumidor e menor a parcela do produtor. Quanto mais elstica for a demanda do bem, menor ser a proporo passada ao consumidor, e maior a parcela do produtor. 7 Defina: Elasticidade-Renda: a variao percentual a quantidade de mercadoria comprada resultante de uma variao percentual na renda de um consumidor. Elasticidade-preo cruzada da demanda: Mudana percentual na quantidade de um bem X, quando se modifica percentualmente o preo de outro bem. Elasticidade-preo da oferta: Quanto maior o preo de um bem, maior a quantidade que o produtor estar disposto a ofertar desse mesmo bem.

You might also like