You are on page 1of 8

Resumo dos captulos 5 e 6 da apostila de redao modulo 1 por Joo Tavares1

A INTRODUO Apresenta duas funes:

... a primeira funo da introduo mostrar ao leitor (...) que voc compreendeu o tema com exatido. Essa tarefa pode ser realizada com um perodo genrico que usamos para chegar ao tema. Entretanto isso no suficiente (...). Assim uma segunda funo revelar como o tema ser abordado, qual a linha de anlise do texto, que ponto de vista ser defendido e/ou que tpicos precisam ser comentados (RABIN, Bruno. Pr-vestibular social: Redao. Mdulo 1 2009) Uma introduo elaborada em duas partes: Contextualizao e Tese. Assim, o autor deve dar a cada uma das partes as duas funes acima citadas: Contextualizao Mostrar ao leitor que voc compreendeu o tema Tese

revelar como o tema ser abordado (mostrar qual o objetivo do texto)

Dessa forma a contextualizao funciona como um cenrio onde sero apresentados conceitos, imagens, fatos, etc, que daro ao leitor as informaes necessrias para se saber qual o assunto/tema abordado; enquanto a tese mostra ao leitor qual o objetivo do texto, ou seja, o que o autor quer/vai defender ao longo do texto.

ANLISE DA ESTRUTURA DA INTRODUO

Veja como a estrutura contextualizao + tese se apresenta na introduo abaixo:

Tema: a vida nas grandes cidades (apostila de redao mdulo 1, exerccio 1. pgina 46) Carros buzinando, fumaa de chamins, letreiros coloridos nas caladas: essas so algumas das caractersticas das grandes cidades de hoje. Muitas pessoas procuram viver 1 Bacharel em letras portugus/literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrando pela mesma instituio. Professor de redao do PVS-CEDERJ desde 2009. Atua tambm como professor de redao do CPU-NI (Curso pr-universitrio de Nova Iguau) e como monitor da Faculdade de Letras da UFRJ na disciplina Morfologia. Contato: tavares.jct@gmail.com 2 nelas em busca de emprego e melhores chances na vida, porm no sabem que o ambiente urbano cada vez menos agradvel. Assim, preciso refletir sobre os aspectos negativos de viver em uma metrpole.

Contextualizao: Carros buzinando, fumaa de chamins, letreiros coloridos nas caladas: essas so algumas das caractersticas das grandes cidades de hoje. Muitas pessoas procuram viver nelas em busca de emprego e melhores chances na vida, porm no sabem que o ambiente urbano cada vez menos agradvel.

Perceba como a contextualizao d um panorama geral do tema, sinalizando ao leitor o assunto/tema. Tese: Assim, preciso refletir sobre os aspectos negativos de viver em uma metrpole.

da tese que se extrai o objetivo do texto. Nesse caso, podemos afirmar que o autor, ao longo do texto, deseja mostrar os aspectos negativos de viver em uma metrpole, fazendo uma reflexo sobre isso.

Assim: o conectivo assim funciona como uma remisso contextualizao. Ele tem duas funes: retomar a contextualizao e introduzir a tese. importante que se use algum elemento coesivo que cumpra essas duas funes para que a unio contextualizao + tese tenha realmente coerncia e para que a tese seja realmente apresentada.

PRODUO DO TEXTO Se no plano da leitura/interpretao a tese mostra qual o objetivo do texto, ou seja, possvel extrair da tese o objetivo do texto, no plano da produo necessrio o caminho inverso. Sendo assim, primeiramente se traa um objetivo e depois se elabora uma tese.

Leia a introduo de uma redao feita por um aluno para o tema O culto da beleza fsica.

Estar bem com a sua aparncia essencial, mas at que ponto os sacrifcios pelo corpo perfeito so saudveis? Na era da bulimia, dislexia e anorexia, o limite est quase anulado e as pessoas fazem cada vez mais loucuras para que seu corpo alcance o objetivo.

Alguns comentrios: 1- O aluno coloca dislexia no mesmo plano de bulimia e anorexia, o que gera incoerncia. 2- No ltimo perodo, o aluno termina a frase com para que seu corpo alcance o objetivo, porm no h nada antes que possa ser retomado pelo leitor para que se identifique que objetivo esse. Alm disso, observe que, da forma como foi estruturado o pargrafo de introduo, no d para delimitar o que contextualizao e o que tese. A tese no fica clara no texto. 3 Afinal, qual o objetivo do texto? Mostrar at que ponto os sacrifcios so validos? Mostrar que as pessoas no tm mais limites? Mostrar que o exagero no saudvel? Enfim, fica

claro que o pargrafo acima, devido a problemas estruturais no cumpre a sua funo. Reestruturao do texto: Segue abaixo algumas sugestes de introduo. Tentou se aproveitar o mximo do texto original e de suas idias. Para cada objetivo acima citado (1- Mostrar at que ponto os sacrifcios so validos. 2 - Mostrar que as pessoas no tm mais limites. 3 - Mostrar que o exagero no saudvel), foi feita uma introduo diferente. Observe que se manteve a contextualizao, mudando apenas a tese. Adotou-se esse caminho para que se veja a importncia da tese no encaminhamento e direcionamento do texto. A contextualizao apenas o cenrio onde se insere a tese (sntese do que se quer abordar; objetivo do texto).

Introduo do aluno Estar bem com a sua aparncia essencial, mas at que ponto os sacrifcios pelo corpo perfeito so saudveis? Na era da bulimia, dislexia e anorexia, o limite est quase anulado e as pessoas fazem cada fez mais loucuras para que seu corpo alcance o objetivo.

Vamos optar pelo primeiro objetivo: mostrar at que ponto os sacrifcios so validos. Bulimia, anorexia, uso de anabolizantes so evidncias de que o limite para se alcanar o corpo perfeito est quase anulado e as pessoas fazem cada vez mais loucuras para alcanar esse objetivo. Assim, preciso rever at que ponto os sacrifcios pelo corpo perfeito so vlidos.

Vejamos agora o segundo objetivo: Mostrar que as pessoas no tm mais limites Bulimia, anorexia, uso de anabolizantes so evidncias de que o limite para se alcanar o corpo perfeito est quase anulado e as pessoas fazem cada vez mais loucuras para alcanar esse objetivo. obvio que estar bem com a sua aparncia essencial, mas a busca pelo corpo perfeito tem feito com que as pessoas ultrapassem os limites fsicos e psicolgicos.

Vejamos agora o terceiro objetivo: Mostrar que o exagero no saudvel. Bulimia, anorexia, uso de anabolizantes so evidncias de que o limite para se alcanar o corpo perfeito est quase anulado e as pessoas fazem cada vez mais loucuras para alcanar esse objetivo. claro que estar bem com a sua aparncia essencial, mas sacrifcios exagerados em busca de um corpo perfeito no so saudveis.

Observe que, embora tenham a mesma contextualizao, o encaminhamento de cada introduo diferente. Isso vai fazer com que o autor selecione argumentos diferentes para cada uma das propostas. Pode haver algum(s) argumento(s) que sirva(m) para as trs introdues, mas, para que se tenha um texto coeso e coerente, no podero ser feitos 4 apenas um desenvolvimento e uma concluso para as trs introdues. Uma ficaria boa e as outras duas um Frankenstein. Note tambm que a palavra dislexia foi substituda por uso de anabolizantes e que a palavra objetivo agora se remete a algo dentro do texto: alcanar o corpo perfeito.

A CONCLUSO

A funo bsica da concluso bastante simples, talvez a tarefa mais fcil de toda a produo textual: confirmar o ponto de vista que foi apresentado na introduo e comprovado no desenvolvimento. Isso deve ocupar apenas a primeira frase do pargrafo, sem maiores dificuldades. Se a tese estiver bem-feita, basta reescrev-la, em outras palavras, e acrescentar um conectivo adequado, preferencialmente deslocado para

o meio do perodo e entre vrgulas. Obviamente, se a tese for elaborada a partir de uma pergunta retrica, a sua retomada na concluso no deve repetir a questo, mas apresentar uma resposta direta para ela.

Exemplos:

Tema: sistema de cotas

Tese (introduo): Apesar de suas boas intenes, o sistema de cotas poder piorar o problema da educao brasileira.

Retomada (concluso): Torna-se evidente, portanto, que a reserva de vagas, embora tenha objetivos nobres, deve agravar a situao do sistema de ensino no Brasil.

Tema: De que maneira o esporte pode se transformar em fator positivo para a sociedade brasileira?

(Introduo): A realizao dos jogos pan-americanos, no Rio de Janeiro, evidenciou a importncia do esporte para a sociedade brasileira. Provas disso foram os estdios lotados e a grande audincia televisiva. No entanto, para que a prtica desportiva possa desempenhar sua funo nacionalista e seu papel na incluso social, preciso que o governo e as empresas a considerem prioridade pblica. 5 (Concluso): Torna-se evidente, portanto, que o esporte capaz de exercer uma influncia positiva na coeso nacional e no desenvolvimento social, desde que o estado e o segundo setor faam sua parte. Na base dessa idia, porm, deve estar presente uma sociedade que saiba desse valor e exera presso sobre os demais agentes sociais. S dessa maneira a

competio pode ser, de fato, saudvel para todos.

Tema: Por que o homem contemporneo tem dificuldade de viver um grande amor?

(Introduo): Quando o tema o grande amor, pensa-se logo em algo inalcanvel, em uma relao desejada por todos os homens, mas que mais se enquadra em um conto de fadas com personagens medievais do que na realidade do homem contemporneo. Com isso, pode-se dizer que a dificuldade em atingir essa idealizao est intimamente ligada distncia comportamental entre essas duas eras.

(Concluso): Fica fcil, dessa forma, entender a utopia que se tornou o grande amor. No se podem esperar moldes divinos em uma sociedade que buscou a mudana para a chamada modernidade. E caso se queira facilitar a experincia de viver to grandioso sentimento, armadura e cavalo branco aguardam adormecidos.

O TTULO

Os ttulos devem ser curtos (de preferncia nominais, com at cinco palavras), centralizados, na linha 1 da folha, sem destaques especiais (sem sublinhar, envolver, utilizar cores diferentes etc.), sem ponto final, com apenas a primeira palavra com letra maiscula). O nome do texto deve ser uma espcie de mensagem cifrada, que o corretor s conseguir decifrar depois de ler a concluso. Idealmente, portanto, o ttulo a ltima tarefa na produo do texto.

Tema: Trabalho infantil

(Concluso): Portanto, a afirmao prtica dos direitos infanto-juvenis s ser alcanada quando as grandes mazelas sociais brasileiras, j to conhecidas e discutidas, forem de fato resolvidas. Com a presso da sociedade, a ao efetiva do poder pblico e a presena de famlias ativas, nossas crianas podero construir seu (nosso) futuro da maneira mais correta possvel: sendo crianas de verdade. Eis a Lei urea do sculo XXI.

(Ttulo): Nova Lei urea

Tema: O poder de transformao da leitura (Concluso): Por tudo isso, fica evidente que a leitura tem mesmo um papel transformador. Depois de ter sido inventada, desenvolvida e difundida, a palavra escrita tem sido abandonada por muitos. No de estranhar que prefiram se comunicar por socos e pontaps. Por isso, governantes, professores e pais devem assumir seus papis no sentido de fazer da leitura uma prtica possvel. Basta isso, para a reao qumica do conhecimento ocorrer. (Ttulo): A qumica da leitura

You might also like