You are on page 1of 6

VISUALIZAO DAS CLULAS DO SISTEMA IMUNOLGICO

INTRODUO

As clulas e molculas responsveis pela imunidade formam o sistema imunolgico, e a sua resposta coletiva e coordenada introduo de substncias estranhas chamada de resposta imunolgica. A funo fisiolgica do sistema imunolgico a defesa contra micro-organismos infecciosos. Entretanto, at mesmo substncias estranhas no infecciosas podem desencadear respostas imunolgicas. As clulas deste sistema se originam na medula ssea, onde muitas delas maturam. Elas ento migram para proteger os tecidos perifricos circulando no sangue e em sistema especializado de vasos, denominado sistema linftico. A partir da tcnica denominada esfregao sanguneo, que fundamental para confeco de hemogramas, possvel preparar uma lmina que posteriormente corada permita em microscopia ptica visualizar as clulas de defesa circulantes no sangue, ou seja, os leuccitos.

OBJETIVO

Visualizar e identificar microscopicamente as clulas de defesa presentes no sangue que compem o sistema imunolgico.

MATERIAL E MTODOS - Luvas - Jaleco - Lmina - Lmina extensora - Papel toalha - lcool - Algodo - Leishman Corante - gua destilada - Pipeta - Bquer - Bandeja de colorao - Microscpio ptico binocular

A tcnica do esfregao sanguneo utilizada para separar a parte slida do sangue de modo que permita a visualizao de suas clulas a partir do emprego de uma colorao. Primeiramente devem-se lavar as mos e completar a paramentao vestindo-se o jaleco e calando-se as luvas e em seguida limpar duas lminas com auxlio de papel toalha deixandoas sobre a bancada. Com algodo embebedado em lcool realiza-se a assepsia do quarto dedo e pressiona-se este entre a falange mdia e distal de forma a facilitar o seu furo com a lanceta descartvel, o que permite a coleta de uma gota de sangue que deve ser despejar sobre uma extremidade das lminas. Rapidamente, para que no ocorra coagulao, deve-se com a lmina extensora fazer um ligeiro movimento para trs at encost-la ao fludo, deixando-se ento, que este se difunda uniformemente ao longo de toda borda por capilaridade. Leva-se a lmina para frente de modo que ela carregue a gota de sangue e que se estenda numa camada

delgada e uniforme. essencial escorregar a lmina de uma vez, sem det-la. O movimento de extenso deve ser uniforme puxando-se o sangue pela lmina e no o empurrando pela mesma. Deve-se atentar para que o esfregao seja feito da maneira correta, para que ento se possa deixar as lminas secarem por um tempo. Em seguida deve-se preparar a bandeja de colorao e posicionar as lminas sobre a mesma. essencial usar uma pipeta para despejar o Leishman Corante em quantidade suficiente, para que cubra toda superfcie da lmina e ento deixa-lo agir por um minuto. Passado esse perodo, com outra pipeta, deve-se despejar gua destilada sobre as lminas retirando-se o excesso do corante e aguardar sete minutos. Encerrado este tempo, as lminas devem ser posicionadas na vertical de maneira que todo o lquido possa escorrer at que fiquem secas. Ao trmino da tcnica do esfregao devem-se higienizar todas as bancadas, e os materiais utilizados devem ser devidamente descartados. Com as lminas coradas podem-se analisar as clulas de defesa do organismo presentes no sangue com uso do microscpio ptico.

RESULTADOS E DISCUSSES Foram analisadas as lminas em microscopia ptica e identificaram-se a presena de clulas do sistema imunolgico, tais como eosinfilos, linfcitos e neutrfilos. Linfcitos: O corpo humano adulto contm aproximadamente um trilho de linfcitos. Esses linfcitos so em sua maioria, praticamente idnticos entre si quando examinados por tcnicas histolgicas convencionais. O linfcito tpico uma pequena clula redonda ou claviforme, de 5-12 um de dimetro. A distino mais fundamental consiste na classificao dessas clulas em duas linhagens principais, conhecidas como clulas T (derivadas do timo) e clulas B (derivadas da medula ssea). As propores relativas entre clulas T e B variam entre os tecidos. No sangue perifrico, representam cerca de 75 e 10% de todos os linfcitos respectivamente. Os 15% restantes de linfcitos do sangue perifrico pertencem a uma linhagem separada e bastante enigmtica conhecida como clulas natural killer (NK). Uma alterao na quantidade de linfcitos presentes no sangue de uma pessoa pode indicar em seu aumento uma resposta a infeces por vrus e um nmero abaixo do normal pode indicar desde uma leucopenia ou at mesmo HIV.

Eosinfilos: so granulcitos que compartilham um progenitor comum com os basfilos. Sua importncia clinica deriva de sua forte associao a reaes alrgicas e infeces por parasitas. O eosinfilo no sangue circulante ou no tecido pode ser reconhecido pelo seu ncleo bilobado e pelos grnulos eosinoflicos caractersticos existentes em seu citoplasma. Em condies normais os eosinfilos circulantes constituem cerca de 1-3% dos leuccitos perifricos. Moncitos: um grupo de clulas que tem a funo de defender o organismo de corpos estranhos. Eles podem ser identificados atravs do leucograma e passam a ser chamados de macrfagos quando saem do sangue e penetram em algum tecido, a fim de defend-lo de algum invasor. Basfilos: so clulas circulantes derivadas da medula ssea que exibem muita das propriedades dos mastcitos teciduais, apesar de constiturem uma linhagem de clulas distintas. So as menos clulas da srie granuloctica, constituindo, no mximo, 1% das clulas nucleadas da medula ssea no sangue perifrico.

Neutrfilos: Fazem parte da poro do sangue responsvel pela defesa ou imunidade do organismo. Eles so responsveis por envolver as clulas doentes matando-as a seguir e so especializados no combate s bactrias e fungos. A correta interpretao de seus valores no sangue pode auxiliar no diagnstico de diversas doenas. Os valores de neutrfilos estaro acima do desejado quando houver infeces, desordens inflamatrias, diabetes, uremia, anemia hemoltica, hemorragia, queimaduras, gestao, choque eltrico ou cncer maligno. A baixa de neutrfilos ocorre quando existem infeces, anemia aplstica, leucemias agudas, hipotiroidismo ou cirrose.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia Celular e Molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Saunders-Elsevier, 2011. ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H. Imunologia Celular e Molecular. 5. ed. Rio de Janeiro: Saunders-Elsevier, 2005.
JANEWAY, Charles a.Et Al: Imunobiologia: O sistema imune na sade e na doena. 6ed. Porto alegre: Artmed, 2007. PARSLOW, G. Tristam. Imunologia Mdica. 10. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

You might also like