You are on page 1of 2

Aminocidos

Aminocidos essenciais: no so sintetizados pelo organismo, devem ser fornecidos pela dieta, so 8 totais. Aminocidos no essenciais: so os que so sintetizados pelo organismo a partir de outros alfa-aminocidos, so 13 no total.

OS 21 AMINOCIDOS ESSENCIAIS E NATURAIS


Alanina: componente principal do tecido de conexo, elemento intermedirio do ciclo glucose-alanina, que permite que os msculos e outros tecidos tirem energia dos aas e obtenham sistema de imunizao, ajuda a melhorar o sistema imunolgico. Cistina: contribui para fortalecer o tecido de conexo e aes antioxidantes no tecido, ajuda na recuperao, estimula atividade das clulas brancas no sangue e ajuda a diminuir a dor de inflamao, essencial para a formao de pele e cabelo. cido glutmico: percussor da glutamina, prolina, ornitina, arginina, glutathon e gaba, fonte potencial de energia, importante no metabolismo do crebro e metabolismo de outros alfa-aminocidos. Glutamina: alfa-aminocido mais abundante, importante nas funes do sistema imunolgico, importante fonte de energia especialmente para os rins e intestinos durante restries calricas, no crebro ajuda memria e estimula a inteligncia e a concentrao. Glicina: ajuda na fabricao de outros alfa-aminocidos e parte da estrutura da hemoglobina e cytocromos (enzimas envolvidas na produo de energia) tem um efeito calmante e usado muitas vezes para tratar pessoas manacos depressivas e pessoas agressivas, reduz a vontade de comer acar, produz glucagon, que mobiliza glycogen. Ornitina: ajuda aumentar a secreo de hormnio do crescimento em doses altas, ajuda no sistema imunolgico, nas funes do fgado e na cicatrizao. Prolina: importante na formao de tecido de conexo e msculo do corao, facilmente mobilizado para energia muscular, o ingrediente mais importante do colgeno. Serina: importante na produo de energia das clulas, ajuda a memria e funes do sistema nervoso, melhora o sistema imunolgico, produzindo imunoglobulinas e anticorpos. Taurina: ajuda na absoro e eliminao de gorduras, atua como neuro-transmissor em algumas reas do crebro e retina. Ajuda para uma melhor absoro da creatina pelo organismo.

Isoleucina: usado para energia pelo tecido muscular, usado para prevenir perda muscular em pessoas debilitadas, essencial na formao de hemoglobina. Um dos alfaaminocidos da cadeia BCAA. Leucina: usado como fonte de energia, ajuda a reduzir a queda de protena muscular, modula o subir dos percussores neuro-transmissor pelo crebro assim como soltar das enceflicas, que impedem a passagem dos sinais de dor para o sistema nervoso, promove cicatrizao da pele e ossos quebrados. Tambm faz parte dos BCAAs. Valina: alfa-aminocido interligado (em corrente), no processado pelo fgado, ativamente absorvido pelo msculo, influencia a tomada pelo crebro de outros neurotransmissores (triptofano, fenilalanina, tirosina). Histidina: absorvem ultravioleta na pele, importante na produo de clulas vermelhas e brancas, usado no tratamento de anemias, doenas alrgicas, artrite, reumatismo e ulceras digestiva. Lisina: baixos nveis podem diminuir a sntese protica, afetando o msculo e tecidos de conexo, inibe vrus, usado no tratamento de herpes simples, este alfa-aminocido + vitamina forma a l-carnitina, um bioqumico que possibilita ao tecido muscular a usar oxignio com maior eficincia retardando a fadiga, ajuda no crescimento sseo, auxiliando a formao do colgeno, a fibra protica que produz ossos, cartilagem e outros tecidos conectivos. Methionina: percussor da cistina e da creatina, ajuda a aumentar os nveis antioxidantes (glutathione) e reduzir os nveis de colesterol no sangue, ajuda a remover restos txicos do fgado e ajuda na regenerao do fgado e rins. Fenilalanina: maior percussor da tirosina melhora o aprendizado, memria, temperamento, e alerta mental, usado em alguns tipos de depresso, elemento principal na produo de colgeno, tira o apetite. Treonina: desintoxicastes, ajuda a prevenir o aumento de gordura no fgado, componente importante do colgeno, baixo nos vegetarianos. Triptofano: percussor principal da serotonina neuro-transmissor que oferece efeito calmante, estimula a produo de GH, encontrados nas fontes de comidas naturais, promove sonolncia, por isso deve ser consumido noite. Arginina: pode aumentar a secreo de insulina e glucagon e GH , ajuda na reabilitao de ferimentos, formao de colgeno e estimula o sistema imune , percussor da creatina , acido gama amino buturico (GABA , um neuro-transmissor do crebro), pode aumentar a contagem de esperma e a resposta T-lymphocyte. Cisteina: ajuda a prevenir danos oriundos de lcool e tabaco, estimula a atividade das clulas brancas no sangue. Tirosina: percussor dos neuro-transmissores dopamina, norepinefrina e epinefrina, assim como a tireide, GH, melanina (pigmento responsvel pela cor do cabelo), aumenta a sensao de bem estar.

You might also like