You are on page 1of 20

ISSN 1980-6965

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo
The Brazilian influence labor laws in the capital/work relation for tourist guides
Danielle Julio1 Fernanda Corts2 Jos Mauro dos S. Farias3 Juliana Lohman4 Thas Costa da Silva5
Resumo

No Brasil, crescente a preocupao em relao aos processos de flexibilizao do trabalho, permanncia do direito adquirido pelos trabalhadores e s formas de reduo da informalidade. O turismo, como fenmeno social e atividade produtiva que avana avassaladoramente pelo territrio brasileiro, no poderia ausentar-se das discusses sobre trabalho/capital. Nesse sentido, este ensaio terico objetiva esclarecer questes sobre a relao trabalho/capital no mbito da atividade turstica, por meio de um debate terico entre a legislao trabalhista nacional e a legislao do turismo, tendo como foco principal o profissional guia de turismo. A fim de alcanar esse objetivo, foi feito levantamento bibliogrfico, consulta a jornais, revistas e websites institucionais, bem como uma pesquisa qualitativa com guias de turismo. O questionrio era composto por questes abertas e fechadas. Assim, foi possvel analisarem-se comparativamente o conceitual terico sobre capital/trabalho e a prtica profissional do guia de turismo no contexto brasileiro.
Mestre em Cincia Ambiental pela UFF/ PGCA, bacharel em Turismo pela UFJF, guia de turismo e membro do Observatrio de Inovao do Turismo da FGV. Atualmente, sou consultora e instrutora da Acolher Consultoria e Servios LTDA, atuo como Professora Tutora do curso de Licenciatura em Turismo da UFRRJ e como assesora da OSCIP Guerreiros da Incluso. danicarj@gmail.com 2 Turismloga formada pela UNESA, membro do Observatrio de Inovao de Turismo da FGV, agente de viagens atuante no segmento de turismo receptivo em operadoras internacionais, fluente em ingls, espanhol e italiano, com grau de proficincia nvel 04 do Nihongo Shikkei pelo consulado japons. fe_cortes1@yahoo.com.br 3 Mestre em Cincia Ambiental, Geografo, membro do Observatrio de Inovao de Turismo da FGV, Agente de Viagens atuante no segmento de Turismo Receptivo na cidade de Niteri, Professor Tutor para o Curso de Licenciatura pela UFRRJ, Consultor de Ecoturismo para Comisso de Meio Ambiente da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador do Projeto: Monitores de Turismo Cultural da Zona Poarturia do Rio de Janeiro. josemaurofarias@ig.com.br 4 Mestre em Relaes Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cursando ps-graduao em Polticas Pblicas para as micro e pequenas empresas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro do Observatrio de Inovao do Turismo - FGV, bacharel e licenciatura em Cincias Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). julilohmann@gmail.com 5 Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, membro do Observatrio de Inovao do Turismo FGV, agente de vendas do grupo Air France- KLM Ingls, espanhol e francs com nvel avanado. thais_unirio@yahoo.com.br
1

revistaoit@fgv.br | www.ebape.fgv.br/revistaoit

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

Palavras-chave: flexibilizao, Consolidao das Leis Trabalhistas, guia de turismo, empreendedorismo Abstract

In Brazil there is a growing concern about, keeping the acquired workers rights, ways to reduce informality at work and making the job more flexible. Tourism, as a social phenomenon and productive activity that is greatly spreading throughout Brazilian territory, could not be left out of discussions about the work-capital relation. In this sense, the object of this theoretical debate is to clarify issues about the aforementioned relation in the field of tourist activities, through a theoretical discussion about the National Work Legislation and the Tourism Legislation, focusing on the tour guide professional. In order to achieve this goal, a bibliographic research on books, newspapers, magazines and institutional websites have been done as well as a qualitative questionnaire with the aforementioned professionals. There were open and closed questions in the questionnaire. Consequently, it was possible to make a comparison between the theoretical concept of work-capital and the professional practice of the tour guide in Brazilian context.
Key words: flexibility, Consolidation of Brazilian Work Legislation, tour guides, entrepreneur.

1. Introduo6 Ao longo das ltimas dcadas, acompanharam-se algumas transformaes expressivas nas relaes de trabalho. Nunca se produziram tantos bens e, ao mesmo tempo, nunca se necessitou de to pouca mo de obra para ger-los. Dessa forma, cresce o nmero de desempregos, diminuindo o nmero de pessoas capazes de consumir bens e servios oferecidos, ao mesmo tempo em que se observa a diversificao das formas de trabalho e dos vnculos profissionais. Nesse contexto, encontra-se tambm a influncia dos efeitos da internacionalizao da economia, da globalizao e da flexibilizao das leis trabalhistas nessas transformaes. Na dcada de 1940, surgiu no Pas a CLT (Consolidao das Leis do Trabalho), pela qual foi reformulada a relao entre trabalho e capital. Num pas que, h poucas dcadas, se encontrava na perspectiva de uma sociedade escravocrata, permitiu-se a existncia de assalariados, por meio da conquista do trabalho com carteira assinada e de uma srie de benefcios profissionais e sociais. Mas, logo, as foras polticas pressionaram para que as leis trabalhistas nacionais fossem alteradas, admitindo-se, a partir do final da dcada de 1960, um crescente e significativo processo de flexibilizao da CLT. Entre os fatores que ocasionaram essa transformao, encontram-se diversos elementos externos, como a industrializao, a automao, a evoluo tecnolgica e, ainda, as tendncias polticas neoliberais, os quais impulsionaram uma nova ordem mundial capaz de compelir as empresas a tornarem-se cada vez mais competitivas ante a necessidade de sua manuteno no mercado e gerando reflexos nas relaes laborais (SANTOS, 2005:10).
Agradecimentos especiais Ludmila Neder da Rocha pela contribuio jurdica sobre a questo do empreendedor individual e aos guias que colaboraram com o trabalho, dando-nos subsdios prticos sobre o tema.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 2
6

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

Assim, todos os setores da economia, de alguma forma, sofreram os efeitos dessas mudanas nas relaes de trabalho e de capital que movimentam as organizaes produtivas. Trazendo o foco para a atividade turstica um dos ramos do setor tercirio que mais cresce no Brasil e no mundo e que muito contribui para o aumento do nmero de trabalhadores formais e informais verifica-se que ela tambm sentiu os efeitos dessas transformaes em suas relaes contratuais, visto que abrange uma rea de grande dinamismo e intrnseca a acontecimentos externos. Portanto, analisando as mudanas nas relaes de trabalho e a capacidade do fenmeno turstico de ser influenciado pelas transformaes externas, o presente ensaio tem como objetivo clarificar algumas questes sobre a relao trabalho e capital no mbito da atividade turstica. Como objeto especfico, prope-se a construo de um debate terico que relacione as leis trabalhistas nacionais com a legislao do turismo, cujo foco principal sejam questes trabalhistas que envolvam o profissional guia de turismo e suas particularidades. A escolha do tema justifica-se por ser um tema fundamental no aprimoramento da gesto do trabalho e, sobretudo, no entendimento da prtica do turismo e seu planejamento. Dessa forma, optou-se por analisar os guias de turismo em virtude das diferenas em relao a outras profisses ligadas atividade turstica, como em termos contratuais de trabalho, e por tratar-se de uma profisso com regulamentao delineada. Os guias de turismo so, em especial, uma classe de profissionais que pode ser contratada de diversas maneiras por causa de seus horrios e locais de trabalho diferenciados. Alm disso, tais profissionais tambm atuam como autnomos ou como pessoas jurdicas, ou seja, sem vnculo formal empregatcio com uma empresa de turismo. A fim de alcanar os objetivos pretendidos, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa qualitativa, fundamentada em dados bibliogrficos que expuseram o contedo terico acerca das leis nacionais e formas de contratao. Consultaram-se artigos acadmicos, a legislao nacional, jornais de circulao nacional; bem como peridicos, informes e websites de associaes e sindicatos relacionados com a atividade turstica, entre outras fontes formais, que permitiram refletir-se sobre a regulamentao da profisso de guia e sobre o panorama geral da atividade. Alm disso, foi possvel analisar cinco questionrios respondidos via internet por guias profissionais com questes abertas e fechadas, os quais esclareceram algumas questes sobre as prticas trabalhistas vigentes, possibilitando uma reflexo mais aprofundada sobre o tema.

2. O Brasil e a reforma trabalhista Tomando por base o Decreto-Lei n. 5.542/1943 que instituiu a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), referendado pela Constituio federal de 1988, com o objetivo de compreender a relao trabalho e capital, cabe enumerarem-se alguns tipos de contratos de trabalho existentes na legislao brasileira em vigor, suas formas de resciso, bem como evidenciarem-se algumas definies presentes na CLT.

Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

Analisando-se o histrico da regulamentao do emprego, nota-se que a conquista da populao de trabalhadores em relao promulgao da CLT foi a definio de uma srie de benefcios para os portadores de carteira assinada, que antes no estavam assegurados. Entre eles: i) salrio mnimo e frias remuneradas aps cada perodo de 12 meses de vigncia do contrato de trabalho (art. 129 e segs., CLT); ii) aviso-prvio (art.487, CLT); iii) 13. salrio; iv) FGTS Fundo de Garantia por Tempo de Servio (art.7., III, CF); v) pagamento de horas extras (art. 59, CLT); vi) adicional noturno (art.7., IX, CF e art. 73,CLT); vii) adicional de insalubridade e de periculosidade (art.7., XXIII e art.189 e segs., CLT) (MARTINS, 2004). A rigor, mesmo que grande parte da populao brasileira entenda que a CLT foi um avano para as relaes trabalhistas, h um grupo que defende a flexibilizao desses direitos, como Mangabeira Unger (2008) defensor da viso de que, embora o modelo de regime da mo de obra, criado no governo de Getulio Vargas, seja benfico para uma parte dos trabalhadores, no contempla a maioria dos brasileiros, como o grupo de proletrios rurais, que s foram includos na CLT na dcada de 1970. Porm, na prtica, ainda hoje, um grande nmero dos que trabalham no campo encontram-se sem o respaldo dos benefcios garantidos pelas leis trabalhistas. De fato, muitos trabalhadores, mesmo exercendo alguma atividade, no possuem vnculo empregatcio registrado em carteira ou quaisquer dos benefcios mencionados anteriormente. Esto entre esses os desempregados, os que trabalham informalmente, ou ainda, aqueles profissionais que so contratados por tempo determinado no regime de terceirizao/subcontratao, empreitadas, cooperativas, trabalho temporrio, entre outros. Unger (2008) acredita que essa situao se fortalece em parte pelo desejo do empregador ou do colaborador de fraudar o regime legal e tributrio e tambm pela manuteno dos juros acima da mdia de retorno dos negcios, e ainda, pela desonerao da folha de trabalho, composta, entre outros descontos, da contribuio para o sistema S, bem como o salrio-educao e outros benefcios diretos previstos na CLT para o empregado. O processo de mudana pelo qual passou a economia brasileira aps o trmino do regime militar em 1985 tambm favoreceu o enfraquecimento das relaes de trabalho e dos direitos adquiridos pelos trabalhadores. Alm disso, o liberalismo evidenciado no governo Fernando Collor trouxe uma expressiva mudana do sistema econmico, incluindo-se os direitos trabalhistas e as formas contratuais que se alteraram muito rapidamente a favor das grandes organizaes. Como fatores significativos da nova era econmica, destacam-se as privatizaes e a diminuio das tarifas de importao de produtos industriais. Essas aes trouxeram tona a busca pela vantagem competitiva e por valores de qualidade total, em que as organizaes prezam o aumento dos lucros e o corte de custos. Na inteno de minimizar os custos de produo, a flexibilizao das leis trabalhistas tornou-se mais presente na vida dos trabalhadores e, com isso, a informalidade e o desemprego. As organizaes sindicais, por sua vez, no tiveram forte atuao no processo, o que acarretou decises quase que exclusivamente em prol das organizaes e contra os trabalhadores.

Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

A abertura poltica na dcada de 1990 favoreceu os processos de mudanas polticas, econmicas e sociais. As questes mundiais, a internacionalizao da economia7 e a globalizao3 foram importantes fatores que influenciaram na flexibilizao das leis trabalhistas8. No plano da produo e distribuio de bens e servios, tais fatores impulsionaram, em diferentes setores da economia mundial e com intensidades diferenciadas, a insero de novos processos produtivos. importante salientar que novas tecnologias de comunicao, baseadas na microeletrnica, na informtica (telemtica), na robtica, na nanotecnologia, na biotecnologia e em outras tecnologias como mtodos de gesto, programas de melhoria de eficincia e metas de qualidade total tm contribudo, cada vez mais, para a elevao da produtividade e conteno de custos, assim como tornam as instituies mais competitivas nos mercados nacionais, regionais e globais. Nesse sentido, percebe-se que as organizaes buscam a vantagem competitiva no mercado, por meio da capacidade constante de renovar-se e aprimorar-se em conhecimentos e tecnologias. No obstante, sabe-se que as mudanas e inovaes tecnolgicas representam para algumas atividades uma ameaa demanda da contratao da fora de trabalho, em seu pice concretizada na forma de desemprego. Entretanto, os efeitos do impacto da internacionalizao e da globalizao no se limitam ao livre trnsito de produtos ou entrada de novas e mais mercadorias ou de capital e tecnologia em um maior nmero de pases, implicam tambm expanso de novos conceitos, novas categorias de pensamento, novos padres de produo e de servios, alm de novos valores culturais e ticos. O desemprego estrutural, em virtude da crescente introduo de tecnologias poupadoras de mo de obra, um dos principais efeitos da insero na economia globalizada. Trata-se de um dos mais graves problemas e o maior desafio econmico e social do mundo globalizado, especialmente percebido em pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Com base em dados do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (2006) , constata-se que o nmero de trabalhadores sem carteira assinada, isto , que esto no mercado informal, j chegou a 50% da mo de obra disponvel e h tambm um grande nmero de crianas trabalhando em situao tristemente irregular no Nordeste, como na prostituio. No mundo todo, h uma tendncia acentuada de diminuio relativa ao emprego nos setores primrio e secundrio da economia. Em contrapartida, assiste-se a um acelerado crescimento de empregos no setor tercirio, que concentra, entretanto, o maior nmero de trabalhos e empregos considerados informais, alm de subempregos. Outra questo
Sucintamente, entende-se internacionalizao como necessidade da reproduo ampliada do capital e globalizao como uma gama de processos que incorpora a reconfigurao do espao social, reconfigurao esta que se expressa na transplanetarizao e na supraterritorialidade de vrios aspectos da realidade social sejam eles polticos, sociais, econmicos ou culturais (RAMOS, 2005:14). 8 A flexibilidade pode ser entendida como a capacidade de as empresas se adaptarem s variaes da atividade, conjunturais ou estruturais, provocadas pelas flutuaes dos mercados, dos produtos, das tcnicas ou da clientela (GULAUD (1991) apud DELUIZ, 1995:127).
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 5
7

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

relacionada com a desestruturao do mercado de trabalho a desarticulao dos sindicatos, em estreita relao com a tendncia crescente de terceirizao e informalizao do emprego. A flexibilizao ainda um termo bastante discutido e criticado em seus aspectos. No entanto, trata-se de uma realidade que se desenvolve na sociedade. Assim, j se vivem algumas das consequncias e buscam-se as adaptaes ante as efetivas mudanas, provocadas pelo processo de reestruturao produtiva, as quais esto ocorrendo de forma rpida e intensa em variados setores produtivos, alterando profundamente a conjuntura do mercado de trabalho e as suas condies e afetando tambm o mercado turstico. Com o surgimento do fenmeno da flexibilizao das leis trabalhistas, tornou-se possvel a contratao de parte dos desempregados e as empresas tornaram-se mais competitivas no mercado global com a desonerao de encargos sociais. Todavia, ainda que possa parecer benfico para ambas as partes, empregador e (des)empregado, esse fenmeno tambm pode ser traduzido como o afastamento do estado da tutela das relaes trabalhistas transferindo-a para os entes laborais, os quais podem negociar seus interesses conforme as imposies do mercado (SANTOS, 2005:10). Saliente-se que o processo de flexibilizao das leis trabalhistas brasileiras teve como marco a criao do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servio). Abolida a estabilidade do emprego na Constituio federal de 1967, num primeiro momento os trabalhadores puderam optar por um sistema ou outro, mas, aps a CF/88, a opo tornouse obrigatria. Houve tambm a permisso para a reduo de salrios, compensao de horas trabalhadas, encurtamento da jornada de trabalho, entre outras medidas de flexibilizao. Tais mudanas propiciaram, em muitos casos, desvantagens sociais, pscicolgicas e econmicas para os trabalhadores e concorreram para o aumento de terceirizaes e subcontrataes. Alm disso, a contratao por trabalho temporrio tornouse uma prtica comum para no efetivar o trabalhador, e as negociaes coletivas passaram a ser vistas como prioridade ante o cumprimento da legislao. No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, tramitou, no Senado Federal, o Projeto de Lei (PLC) n. 134/019 que propunha a reforma do art. 618 da CLT, buscando a flexibilizao das relaes de trabalho, por considerar que as condies de trabalho poderiam ser ajustadas mediante conveno ou acordo coletivo desde que no contrariassem a Constituio federal e as normas de segurana e sade do trabalho. Algumas das foras que representavam os trabalhadores manifestaram posio contrria a essa proposta, como a Associao Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e a Confederao Nacional dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, a qual divulgou um estudo realizado pela Anamatra sobre a flexibilizao do trabalho, de acordo com o Projeto de Lei Complementar (PLC) n. 134/01. Sua concepo era que o PLC privaria os trabalhadores de 57 itens que constam na CLT. Eis algumas das alteraes propostas pelo PLC: (i) Fim da obrigatoriedade da CTPS para qualquer trabalho; (ii) Presuno de veracidade das anotaes na CTPS [a possibilidade de fraude aumenta]; (iii)

Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

Horas extras conforme a vontade do patro; (iv) Trabalho aos domingos e feriados sem acrscimo; (v) Alterao do percentual dos adicionais noturno, insalubridade e periculosidade; (vi) Bebidas alcolicas e cigarros podero ser considerados salrios-utilidade; (vii) Fim da equiparao salarial; (viii) Aviso do gozo de frias quando o patro achar conveniente; (ix) Desobrigao de pagar frias e l3. proporcionais na resciso do contrato; (x) Fim da solidariedade passiva do grupo econmico [perda da garantia de crditos trabalhistas em aes na Justia] (Sitratuh, 2002). Esse posicionamento da Confederao Nacional dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, decerto no compactuado por todas as instituies que representam profissionais do mercado turstico. Ao contrrio, h alguns sindicatos que j votaram a favor do banco de horas em vez do pagamento aos profissionais de inmeras horas extras, tal como previstas na CLT, especialmente em tempos de alta estao ou de grande fluxo de turistas. Cabe ressaltar que a compensao de jornada somente possvel por meio de acordo ou conveno coletiva (art. 7., XIII, CF/88). Nesse sentido, de forma a exemplificar o processo de flexibilizao da CLT no setor de turismo, pode-se considerar o acordo feito, em 2006, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade e de Hotis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianpolis com os trabalhadores e empregadores desses setores. O Acordo Coletivo de Flexibilizao de Jornada de Trabalho permitiu a criao e a forma de fiscalizao do banco de horas10 que se d pela reduo ou dispensa da jornada para constituir saldo de horas a favor do empregador e pelo acrscimo para formar saldo a favor do trabalhador. Por outro lado, em prol dos direitos dos trabalhadores do setor turstico, consta a realizao de uma reunio da Federao Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores do Turismo Flactur , em que esteve presente o presidente da Contratuh Confederao Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade , onde foi proposta uma discusso sobre assuntos referentes s condies de trabalho das redes hoteleiras multinacionais que atuam na Amrica. Segundo diagnstico da Flactur, h grandes distores e disparidades entre trabalhadores da mesma rede hoteleira empregados em pases diferentes (Contratuh, 2005). Essa relao de tratamento diferenciado dos trabalhadores nas cadeias hoteleiras globais, conforme a flexibilidade da legislao trabalhista do pas que recebe a filial, remete reflexo da existncia de uma grande similaridade de comportamento empresarial entre as corporaes transnacionais, capazes de gerenciar operaes de produo e servio em diferentes partes do globo, tais como: fabricar partes de um mesmo produto em diferentes pases; ter para uma mesma funo contratos de trabalho variados conforme o pas anfitrio.

A Lei n. 9.601 de 21 de janeiro de 1998 deu nova redao ao art. 59 da Consolidao das Leis do Trabalho, legalizando a possibilidade de o empregador criar um "banco de horas", o qual permite que o excesso de horas de um dia pode ser compensado em outro, sem acrscimo ou reduo de salrio, flexibilizando a jornada do trabalho, durante um perodo de baixa ou alta produo.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 7

10

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

A relao capital/trabalho nas organizaes transnacionais estabelece-se mediante convenincia, ou seja, ora pagam por peas pela produo familiar, ora contratam nos moldes tradicionais de trabalho, oferecendo aos empregados estabilidade e benefcios sociais. Outros pases, no entanto, preferem transferir a responsabilidade para terceiros e optam pela terceirizao ou contrao por tempo determinado (SANTOS, 2005:29). Outra forma que reflete a globalizao na rea laboral a horizontalizao da produo de bens e servios, isto , a produo mediante contratao de empresas especializadas em determinados segmentos do respectivo empreendimento (terceirizao) (SSSEKIND, 2002). Tal processo tambm tem ocorrido no setor hoteleiro, com a terceirizao de diversas reas, a fim de minimizar o risco dos negcios e reduzir custos, mas provoca a diminuio da qualidade de vida no trabalho, principalmente, quando, em partes dos setores, so mantidos funcionrios por contratos no regime CLT e, nas demais, terceirizados ou cooperativados. Cabe, pois, aprofundar as diferenas prticas entre o trabalho temporrio e o terceirizado, pois ambas as formas de trabalho j esto previstas na legislao brasileira e so muito utilizadas na cadeia produtiva do turismo. Ou seja: enquanto o trabalho temporrio capaz de aumentar a produtividade das empresas, o terceirizado permite que as empresas estejam aptas a ampliar a sua eficincia, a qualidade dos servios prestados, a aperfeioar o atendimento ao cliente ou a otimizar a infraestrutura. O trabalho temporrio atende a demandas transitrias das empresas ou a perodos sazonais, que atingem especialmente o turismo. E mais: essa forma de contrato possibilita uma perspectiva de contratao futura do trabalhador. J pela terceirizao dos servios, uma empresa pode ganhar em qualidade, desburocratizao e reduo dos custos operacionais; e os trabalhadores conquistam uma oportunidade de emprego. Por outro lado, os profissionais terceirizados tendem a ter uma reduo na qualidade de vida trabalhista se comparados aos profissionais que exercem as mesmas funes, mas se encontram contratados via CLT e possuem, pois, todos os benefcios trabalhistas previstos em lei. Destarte, esses dois tipos de fora de trabalho so crescentes no mundo e, no Brasil, encontram-se quase totalmente desprovidos da segurana e dos benefcios resguardados aos empregados regulares. Alm disso, outro resultado da globalizao tem sido o aumento do trabalhador informal que, ausente das relaes contratuais convencionais, exerce atividades econmicas margem da lei e desprovido de proteo ou regulamentao pblica (FERREIRA, 2005). Em geral, sua produo acontece em pequena escala, por conta prpria, ou ainda existem aqueles que esto empregados, porm sem carteira assinada, pois so contratados por empresas informais. Um dos grandes problemas do crescimento do nmero de trabalhadores informais e/ou de empresas informais o resultado da conta entre aqueles que pagam pelos benefcios sociais e todos os outros que, em algum momento, solicitam os benefcios sociais, mas no contribuem para a sua manuteno. Alguns autores afirmam que atualmente no Pas 40% trabalham com carteira assinada. Fala-se, pois, do fenmeno do desassalariamento, ou seja, 40% da populao esto contribuindo para a manuteno dos benefcios trabalhistas, como a previdncia social, e
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 8

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

60% no ajudam nada, ou quase nada, aumentando a possibilidade de falncia do modelo vigente. Leroy (2002) acrescenta que, em vez de ser um espao que viabilize e estimule o desenvolvimento de prsperos empreendedores, como alternativas ao emprego regular, a economia informal, como existe hoje, o territrio em que mal e precariamente se debatem parcelas crescentes da populao, num quadro marcado pela destruio e escassez dos postos formais de trabalho em todos os ramos de atividade. Outra caracterstica importante da transformao do mercado de trabalho brasileiro o aumento de pessoas trabalhando no setor tercirio, no setor de servios, assalariados ou no assalariados, o que contribui para a reflexo de uma nova lgica na organizao poltica e nos interesses setoriais, refletindo, at mesmo, num dos alicerces da relao de trabalho gerada aps a criao da CLT: os sindicatos (CACCIAMALI, 1999:63). Mangabeira Unger (2008), ento ministro da Secretaria de Assuntos Estratgicos, a pedido do presidente Luiz Incio Lula da Silva, efetuou um debate sobre as relaes entre trabalho e capital com as principais centrais sindicais do Pas a fim de que fosse possvel a realizao de um acordo nacional para diminuio da informalidade do trabalhador, para a reverso da queda da participao dos salrios na renda nacional e para a reforma do regime sindical. Desse debate Unger concluiu que existem dois discursos predominantes no Brasil a respeito das relaes entre trabalho e capital: de um lado, h o discurso da flexibilizao das relaes do trabalho e, de outro lado, h o discurso do direito adquirido: a defesa renhida do regime da CLT como baluarte contra a campanha para flexibilizar (UNGER, 2008:3) Na viso desse autor, a discusso maior dentro e fora do governo est em como soerguer os trabalhadores que no esto includos no cabedal de benefcios previstos na CLT e, ao mesmo tempo, no fragilizar as relaes e os benefcios conquistados por outros trabalhadores. Uma das possibilidades seria reduzir a fora de trabalho que est na informalidade, sem carteira de trabalho ou na ilegalidade. Algumas sugestes de iniciativas surgiram desse debate com as centrais sindicais do Pas: a promulgao de um estatuto que discipline as condies mnimas de trabalho e formalize o direito dos trabalhadores terceirizados e temporrios; a construo de mecanismos para representar e organizar os trabalhadores; a criao de meios para que os trabalhadores permanentes das empresas possam representar o grupo de profissionais terceirizados. O que se dar, enquanto os interessados no se encontrarem organizados e desde que, por maioria simples, seja aceita essa condio provisria de representao. Embora uma das propostas do atual governo seja a consolidao da democracia, mediante discusso das problemticas das relaes de trabalho com as instituies que representam uma relevante parcela dos trabalhadores, o assunto da flexibilizao da relao de trabalho ainda no consenso em todos os sindicatos ou outras instituies participantes desse debate. Muitos acreditam que a flexibilidade nas leis trabalhistas remete a grandes taxas de desemprego, modificaes nas formas de contrato e enfraquecimento dos sindicatos, contribuindo para a terceirizao e os empregos temporrios, entre outros fatores.

Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

Contudo, caso se considere no processo de flexibilizao apenas a questo da jornada de trabalho11, h aqueles que justificam a necessidade de opo pelo uso do banco horas por proporcionar s empresas maior possibilidade de adequar a atividade dos trabalhadores s necessidades de produo ou, no caso do setor de servios, amoldar a atividade demanda, impedindo possveis cortes no nmero de empregados.

3. A legislao trabalhista e algumas associaes com os profissionais de turismo Durante o governo Collor, na dcada de 1990, foram promulgadas novas regulamentaes para a poltica do turismo, que redesenharam os antecedentes trabalhistas. Essa poltica trouxe de novo o fortalecimento das ideias do turismo como fator de desenvolvimento e fundiu-se, no s no discurso, mas tambm na prtica, na descentralizao com a Embratur, deixando de ser a legisladora e executora do turismo. Conforme Becker (2001), como resultado dessa nova poltica nacional de turismo, foi implantado, ainda em 1992, o Plantur Plano Nacional de Turismo , entendido como instrumento de desenvolvimento regional. Em setembro de 2008, criou-se a Lei n. 11.771, tambm conhecida como Lei Geral do Turismo, a qual trata da Poltica Nacional de Turismo e considera em seu art. 21, como prestadores de servios tursticos, as sociedades empresariais individuais e os servios sociais autnomos que ofeream servios tursticos remunerados e que exeram as seguintes atividades econmicas relacionadas com a cadeia produtiva do turismo: meios de hospedagem; agncias de turismo; transportadoras tursticas; organizadores de eventos; parques temticos; e acampamentos tursticos. Aps a criao da Lei Geral do Turismo12, a legislao dessa atividade tornou-se mais bem delineada e objetiva, pois esclarece o Sistema do Turismo e suas funes, incluindo os objetivos da Poltica Nacional de Turismo que defende a descentralizao e a regionalizao da gesto de turismo. Estabeleceram-se regras para o sistema de cadastro de empresas e profissionais da rea, incentivos ao desenvolvimento da atividade, assim como infraes quando ocorrer o no cumprimento delas. Pode-se notar que a recente existncia de legislao, de uma nova poltica nacional e de uma pasta poltica especfica para o turismo ainda no foi suficiente para eliminar alguns gargalos do setor no Pas. As pesquisas mostram que um dos grandes desafios da competitividade da oferta turstica brasileira a baixa qualificao da mo de obra e consequente desvalorizao do profissional. Estudos do IBGE sobre a economia do turismo em uma perspectiva macroeconmica apontam que das 11 atividades econmicas caractersticas do setor no Pas, o servio de transporte areo e o de alimentao so os que remuneram, respectivamente, melhor e pior os funcionrios (IBGE, 2009:28).
Segundo Roberta P. da Silva, a jornada de trabalho compreende o nmero de horas dirias prestadas pelo trabalhador ou estando disposio do empregador, sendo um dos mais importantes institutos jurdicos do direito do trabalho, isto , tempo diariamente dedicado ao empregado (MAGANO apud SILVA, 2005). 12 De acordo com a referida lei, todos os prestadores de servios tursticos esto obrigados a realizar o seu cadastramento no Ministrio do Turismo e s podero exercer as suas atividades mediante a realizao do seu cadastro que ter validade de dois anos. Dessa forma, os profissionais e as empresas de turismo, podem seguir uma padronizao maior dos regulamentos estabelecidos pelo governo federal.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 10
11

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

Pela baixa exigncia de qualificao profissional, o servio de alimentao paga menos, mas o que mais contrata: formam 65% de toda fora de trabalho do turismo. Entretanto o expressivo nmero de empresas do setor de alimentao que contrata mo de obra com baixos salrios decorre, principalmente, do carter familiar dessas empresas e de seu pequeno porte, pois tm, em mdia, cinco pessoas envolvidas diretamente com o negcio (IBGE, 2006). Esse quadro tem reflexos no mercado de trabalho turstico, caracterizado por instabilidade, utilizao massiva de horas extras e banco de horas, alta rotatividade e relativa incidncia de trabalhadores informais. Muitas das profisses que se relacionam diretamente com o setor de turismo ainda no esto regulamentadas, ou seja, ainda no possuem legislao prpria para disciplinar o seu exerccio. Apesar de outras tantas estarem listadas no livro de Classificao Brasileira de Ocupaes CBO , publicado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, j tm sindicatos capazes de represent-las, isto , incluem-se no mbito de representaes que abrangem certos setores da economia, como o Sindicato dos Trabalhadores no Comrcio e Servios em Geral de Hospedagem (Sinthoresp), o Sindicato de Hotis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), o Sindicato de Hotis, Bares e Restaurantes (SindRio), o Sindicato das Empresas de Turismo (Setur), o Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Sintur). Os guias de turismo, por exemplo, tm legislao e sindicatos prprios, como o Sindicato Estadual de Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur). Ao contrrio de outros profissionais do setor, os guias de turismo, por serem de importncia estratgica para a consolidao e o ordenamento de destinos tursticos, recebem especial ateno por parte das instituies governamentais, tanto no que condiz com a legislao prpria, como na obrigatoriedade de registros profissionais e de polticas de qualificao. Vale lembrar que a profisso de guia de turismo foi regulamentada em 1993 pela Lei n. 8.623/1993, a qual estabeleceu ser assim titulado o profissional que, devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo Embratur , exera atividades de acompanhar, orientar e transmitir informaes a pessoas ou grupos, em visitas, excurses urbanas ou municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas. Desse modo, o cadastro desse profissional considerado obrigatrio para exercer a atividade e deve estar de acordo com a regulamentao governamental. Em 2007, havia aproximadamente oito mil guias de turismo credenciados no Ministrio do Turismo (MTUR, 2008), estando 59,58% cadastrados na regio sudeste do Pas. Para o exerccio legal da profisso e para diferenciar os guias de turismo credenciados dos monitores e condutores locais, impe-se a emisso da carteira oficial de guia de turismo. Porm, para efetivar-se a renovao dessa carteira, exige-se a sindicalizao do profissional, caso contrrio no poder faz-lo, ficando, assim, impedido de exercer legalmente a atividade. A orientao, por exemplo, da Turisrio, rgo responsvel pela expedio e renovao das carteiras profissionais de guia de turismo no estado do Rio de Janeiro, a filiao a qualquer sindicato profissional, sendo dispensvel a sindicalizao exclusiva ao Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Rio de Janeiro Sindegtur. Essa orientao da Turisrio est respaldada na Deliberao Normativa n. 426, de 4 de outubro de 2001, art. 4., 1. onde se l:
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 11

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

[] o crach de guia de turismo ter validade de dois anos, contados da data de sua emisso. Alm disso, para renovao do crach de que trata o art. 4., o interessado dever entregar, entre outros itens, os comprovantes de pagamento da contribuio sindical, do imposto sobre servios, da seguridade social e do pagamento do preo dos servios cobrados pela Embratur, agora Ministrio do Turismo. O art. 8,, inciso V, da Constituio federal de 1988 indica que ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. Seguindo esse preceito, pode-se inferir que h um limitador para o exerccio profissional dos guias de turismo, uma vez que se exige o pagamento da contribuio sindical para a renovao da carteira profissional, mesmo que no haja o expresso desejo do trabalhador em ser sindicalizado, o que permite deduzir uma possvel inconstitucionalidade do ato. De acordo com o questionrio elaborado, 60% dos guias de turismo disseram que no so sindicalizados ou deixaram de s-lo por no identificarem nenhuma vantagem ou por no se sentirem representados, apesar de todos possurem carteira de guia emitida pela Embratur e atuarem no mercado de turismo receptivo e exportativo. Um deles declarou no ser mais sindicalizado, pois se cadastrou como pessoa jurdica tal como exigia a empresa contratante. Outro informou ter-se sindicalizado obrigatoriamente para renovar sua carteira de guia. Considerando-se o fato dos guias afirmarem que no so sindicalizados, embora j o tenham sido, observa-se que a obrigatoriedade da sindicalizao para a renovao da carteirinha profissional verossmil e pode ser uma das formas de manuteno da viabilidade financeira dos sindicatos. A maioria dos guias de turismo considerada como no estabelecida, pois no apresentam um estabelecimento fixo para o exerccio da atividade. Por serem autnomos, esto isentos da inscrio no Cadastro de Atividades Econmicas do Municpio do Rio de Janeiro e do pagamento do ISS, segundo inciso XIX do art. 12 da Lei n. 691/84 com as alteraes da Lei n. 3.691/03 e 2. do art. n. 153 do Decreto n. 10.514, de 8 de outubro de 1991. Vale lembrar que os guias de turismo trabalham, em geral, para mais de uma empresa e emitem nota fiscal como pessoa fsica ou RPA recibo de pagamento a autnomo. Essa afirmativa refora-se com base nos resultados obtidos por meio dos questionrios, pois todos os participantes responderam que so autnomos e 80% emitem RPA. Quanto filiao em cooperativas, nota-se que certos guias desconhecem as vantagens ou as desvantagens de se tornarem cooperativados. No entanto os que responderam que so filiados (20%) esclarecem que h um apoio jurdico fornecido pela cooperativa e que encontraram maiores oportunidades de trabalho em virtude de contatos estabelecidos com diversas empresas. Como exemplo de cooperativa de guias, os pesquisados citaram a Cooperglobal, criada em 11 de maro de 2007, que viabiliza a ao do guia como um empreendedor no mercado de turismo. Essas so as formas mais comuns de formalizao do trabalho dos guias de turismo e, de acordo com as respostas obtidas pelos questionrios, a maioria desses profissionais est
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 12

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

satisfeita com o tipo de contratao a que se vincula. A vantagem mais apontada foi a flexibilizao do horrio de trabalho, e a questo da instabilidade financeira e a ausncia de alguns direitos foram indicadas como desvantagens. Ainda que haja uma grande variedade de tipos de relaes de trabalho entre o guia de turismo e as empresas de turismo, a maioria encontra-se marginalizada do processo e age na informalidade, atuando como agncias de viagens no oficiais, sem endereo comercial ou registro, embora, em caso de acidente, isso possa ser um dos grandes problemas dos produtos comercializados por esse tipo de agente. A falta de normas que impeam uma pessoa fsica de alugar um nibus e viajar com seus amigos dificulta a fiscalizao das atividades exercidas por empresas que no esto cadastradas no Ministrio do Turismo, tal como exige a Lei n. 11.771/2008. Concorrendo com empresas formalizadas, os agentes de turismo informais, apresentam, em geral, menores preos e pacotes com atividades direcionadas e mais diversificadas para o consumidor final. O impasse est na falta de capital de giro e de estrutura capazes de arcar com possveis eventualidades ou acidentes que possam ocorrer que impossibilitem ou prejudiquem a realizao da viagem. Uma forma de diminuir a informalidade e a falta de segurana do servio/produto adquirido pelo consumidor final, tanto no turismo como nos demais setores da economia, foi a promulgao da Lei complementar n. 128/08, pela qual ficou estabelecida a figura do microempreendedor individual. Essa lei passou a vigorar em 1. de julho de 2009 e teve como premissa bsica a insero de milhares de negcios e empresas do Brasil no mundo formal. Sem dvida nenhuma, esse um marco legal que tem tambm como pano de fundo a questo previdenciria, pelo fortalecimento de empreendedores capazes de diminuir o ndice de pessoas desempregadas, de autnomos e de trabalhadores informais que apenas aumentam o dficit da previdncia social pela sonegao das contribuies sociais. Em um mercado no qual se estima a existncia de aproximadamente mais de 11 milhes de negcios informais no Brasil, o estabelecimento da figura do empreendedor individual, com base na Lei complementar n. 128/08, traz uma nova perspectiva para centenas de atividades. A Resoluo do Comit Gestor do Simples Nacional n. 58, de 27 de abril de 2009, regulamentou essa nova modalidade para o exerccio da pessoa fsica, permitindo que profissionais autnomos sejam capazes de regularizar a sua atividade com baixo custo, baixa carga tributria e de maneira simplificada em relao aos procedimentos para abertura de uma empresa. Assim, o empreendedor individual passa a ser encarado como um grande programa de incluso previdenciria, com poucos tributos e menos burocracia, j que todos os empresrios que se enquadrem nessa lei tero iseno de todos os impostos federais, com exceo do INSS, e direito a todos os benefcios, como licena-maternidade, auxliodoena, auxlio-funeral, auxlio-recluso e aposentadoria. Apesar de inserido como pessoa fsica no mercado, o empreendedor individual, ao formalizar-se, recebe um CNPJ e com isso se constitui como pessoa jurdica para fins tributrios. Assim, capacita-se a realizar vendas para outras pessoas jurdicas e at mesmo
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 13

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

a participar de licitaes pblicas; poder tambm ter acesso conta bancria com taxas exclusivas e diferenciadas de emprstimos. No caso das empresas de turismo, ainda possvel obter um incentivo do governo federal para o desenvolvimento de suas atividades, por meio de recursos disponibilizados para esses incentivos, oriundos de capital privado ou pblico, tal como estabelece a nova poltica de integrao do governo com instituies privadas. Ao contrrio do que se pode pensar, no se incluram todas as atividades da cadeia de turismo na Resoluo n. 58 do Comit Gestor do Simples Nacional, porque todo esse arcabouo legal est baseado na Lei Complementar n. 123/06, que veda a incluso de certos segmentos. Em relao s atividades contempladas, tem-se a hospedagem domiciliar, os albergues, o treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, os servios de organizao de feiras, os congressos, as exposies e festas, as casas de festas e de eventos, os restaurantes e similares, as agncias de viagens, entre outras. Contudo, como em todo processo de consolidao da legislao, tambm o estabelecimento da figura do empreendedor individual despertou a ateno de alguns segmentos no sentido de burlar a legislao trabalhista. No decorrer do debate nacional sobre o tema, foi possvel a identificao de alguns proprietrios de estabelecimentos interessados em aproveitar essa regulamentao para elaborar uma margem de manobra em relao a seus funcionrios, vislumbrando a possibilidade de que eles se tornassem empreendedores individuais, rompendo, portanto, com os vnculos trabalhistas. Felizmente, essa possibilidade foi vedada desde o incio. Ressalte-se que este marco regulatrio no modifica as leis de trabalho, ele amplia a possibilidade de incluso de milhes de negcios que, em sua maioria, contam com apenas um funcionrio e, ainda, pela simplicidade do exerccio de suas atividades e pelo pequeno faturamento, no tm condies de arcar com a alta taxa tributria e as demais obrigaes acessrias. Apesar dessa premissa resguardar em lei os trabalhadores e vetar algumas manobras do empresariado, cabe salientar a necessidade de uma constante fiscalizao, a fim de que o novo modelo seja de fato implantado em favor do empreendedor individual.

4. O turismo e as recentes polticas para o setor A Lei Geral do Turismo traz em seu escopo a definio de agncia de turismo, considerando como tal em seu art. 27 a pessoa jurdica que exerce a atividade econmica de intermediao remunerada entre fornecedores e consumidores de servios tursticos ou os fornece diretamente. No primeiro pargrafo desse artigo, h o seguinte texto: [...] so considerados servios de operao de viagens, excurses e passeios tursticos a organizao, contratao e execuo de programas, roteiros, itinerrios, bem como recepo, transferncia e a assistncia ao turista. As atividades de intermediao ou execuo de servios tursticos, tais como transporte, venda de ingressos, intermediao de passeios e excurses, so consideradas atividades complementares para as agncias de turismo.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 14

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

O Decreto n. 5.406 de 30 de maro de 2005, que regulamenta o cadastro obrigatrio para fins de fiscalizao das empresas que prestam servio turstico, compreende, em seu art. 4., por agncia de turismo a pessoa jurdica que exerce, de modo isolado, cumulativo ou simultneo, atividades econmicas prprias de organizao e de intermediao remunerada entre fornecedores e consumidores de servios tursticos, bem como atividades complementares a esses servios. No 1. desse decreto, define-se que a atividade de intermediao prpria de agncias de turismo, comumente chamadas "agncias de viagens", compreende a oferta, a reserva e a venda a consumidores de um ou mais dos seguintes servios tursticos fornecidos por terceiros: I - passagens; II - acomodaes e outros servios em meios de hospedagem; III - programas educacionais e de aprimoramento profissional; IV servios de recepo, transferncia e assistncia; e V - excurses, viagens e passeios tursticos, martimos, fluviais e lacustres. J no 2. explica-se que operadoras tursticas so aquelas que realizam a elaborao de programas, servios e roteiros de viagens tursticas, nacionais ou internacionais, emissivas ou receptivas, que incluam mais de um dos servios referidos nos incisos I a V do 1.. Mrio Beni (2001:191), tomando por base a legislao brasileira, argumenta ser a agncia de viagem a que tem a funo de facilitar e resolver todos os problemas dos turistas a fim de que possam realizar suas viagens da maneira mais satisfatria possvel e, de forma resumida, coloca como responsabilidade da agncia de viagem o assessoramento, organizao e promoo de viagens. Beni (2001) aborda a possibilidade de organizao de viagens por agncias o que possibilitaria o exerccio legal de atividades exercidas informalmente por guias de turismo; contudo imprescindvel destacar que a Resoluo Normativa CNTUR n. 04/83, de 28 de janeiro de 1983, estabelece em seu 2., que s agncias de turismo registradas na categoria "agncia de viagens" vedado o exerccio de atividades e servios de operaes de excurses, referidos no inciso IV, do artigo 2., do Decreto n. 84.934, de 21 de julho de 1980, quando originados no Brasil e destinados ao exterior, excetuando-se, apenas, a) as excurses rodovirias cujos programas sejam realizados em maior percentual de durao, no Brasil, e complementados nos pases limtrofes; b) os passeios locais realizados por agncias de viagens com sede em cidades brasileiras prximas a fronteiras internacionais, com destino a cidades vizinhas de pases limtrofes, com durao inferior a 12 horas e sem incluir pernoite. Portanto, com base nesse entendimento jurdico, ressalta-se que, para o guia de turismo, interessado em constituir uma empresa jurdica que tenha entre suas funes organizar excurses, no bastar optar por ser uma agncia de viagens, posto que, pela legislao brasileira, agncias de viagens so apenas intermediadoras e no operadoras. Nesse sentido, a orientao jurdica para que os guias de turismo saiam da informalidade, da operao ilegal de excurses e de pacotes de turismo, seria que acrescentassem em seu objeto social que a empresa tambm operadora de viagens.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 15

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

A Associao Brasileira de Agncias de Viagens ABAV tem mostrado um posicionamento a favor dos empreendedores individuais, contribuindo para que diversas atividades exercidas por profissionais autnomos e que tenham semelhana com as atividades de agenciamento saiam da informalidade. Esse posicionamento estratgico vem apoiado no Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operaes Tursticas Proagncia que nasceu em 2005. importante destacar que recentemente, com a publicao da Resoluo n. 58/2009 sobre empreendedor individual, foi divulgado o lanamento do Proagncia II. A segunda etapa do Proagncia visa, entre outras aes, a realizar uma pesquisa diagnstica para avaliar o nvel de competitividade das agncias de viagens nos 65 destinos indutores de turismo (MTUR, 2007); reforar a capacitao dos servios de receptivo e comercializao desses destinos, criando modelos capazes de serem replicados em outros destinos do Pas; e fortalecer a rede de distribuio da cadeia produtiva do turismo, tendo como foco inicial os agentes de viagens. Alm disso, busca-se complementar os esforos para outros trs vetores de desenvolvimento nacional: o Projeto dos 65 destinos indutores, a Copa do Mundo 2014 e a ampliao da capacidade competitiva por meio de aes que possibilitem a inovao e o acesso do universo de agentes de viagens aos mercados. No entanto h uma questo poltico-institucional ainda no resolvida e que tem sido alvo de crticas por parte de alguns associados. Isto , questiona-se de que maneira integrar os profissionais associao e, especialmente, como enquadrar o empreendedor individual no nvel de qualidade e competitividade de outros associados exigidos pelo mercado e pela entidade (CASTRO, 2009), uma vez que a conduo desses novos negcios pode ser de forma individualizada, sem a necessidade de contratao de funcionrios e, por isso, podem encontrar muitas dificuldades para conseguir crdito e qualificao.

5. Consideraes finais A legislao trabalhista brasileira, por meio de seu longo e complexo processo de reformulao, flexibilizou-se e modernizou-se. No entanto muitas mudanas so ainda discutidas e argumentadas por diversos setores da sociedade, como sindicatos, empresas, cooperativas e trabalhadores em geral. Alm disso, a flexibilizao trouxe como proposta a extino de diversos direitos adquiridos pelos trabalhadores e a extino de polticas estruturadas de pleno emprego, como aquelas que aconteceram no perodo ps-guerra. A despeito da tendncia histrica de modificao do perfil ocupacional, conferindo maior capacidade de absoro de empregos no setor tercirio, o que se constata no setor turstico ainda um grande nmero de ocupaes precarizadas, ou informais, sem carteira assinada, em condies de subemprego, reduzindo-se, de certo modo, a ocupao de segmentos anteriormente protegidos13.

Muito embora, em setembro de 2009, a Associao de Bacharis em Turismo tenha conquistado a aprovao na Cmara e no Senado da to esperada regulamentao da profisso de bacharis em turismo, necessita da assinatura do presidente da Repblica.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 16

13

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

A nova Lei n. 11.771/2008, intitulada Lei Geral do Turismo definiu as regras e reordenou a atividade conforme suas especificidades e o mercado. A flexibilizao no turismo pode ser identificada claramente pelos guias de turismo, que, com horrios e locais de trabalho distintos e flexveis, apresentam formas de contratao bem diferentes das propostas pela CLT, mesmo sendo eles dotados de uma profisso definida em lei. O fato de a cadeia produtiva ser bastante diversificada, composta por diferentes profisses, estando muitas delas ainda no regulamentadas e, ainda, o fato de diferentes categorias profissionais serem includas em um nico sindicato, dificulta a anlise sobre as relaes entre trabalho e capital. Pode-se inferir com base na anlise dos aspectos da relao entre trabalho e capital e na perspectiva do guia de turismo, como profisso regulamentada, reconhecida e com sindicato prprio, que, mesmo nessas condies, no existe garantia dos direitos trabalhistas; ao contrrio, encontra-se tanto quanto outras profisses, fadada a enquadrar-se na realidade de um mercado de trabalho regido pela lgica da flexibilizao. Constatou-se a constncia de profissionais atuando como autnomos ou como pessoas jurdicas que prestam servios a agncias de viagens. Nesse caso, os guias no possuem vnculo empregatcio com nenhuma empresa e, consequentemente, no so assistidos pelos direitos garantidos pela CLT, sofrendo, em muitos casos, a instabilidade financeira. Ainda que no tenham muitos dos direitos assegurados pela CLT, a maior parte dos profissionais que responderam ao questionrio elaborado declarou que est satisfeita com o tipo contratual de trabalho, pois desfruta da vantagem de um tempo livre maior. A desvantagem apresentada por eles o fato de atuarem sem nenhum vnculo empregatcio e, assim, nos perodos de baixa temporada, correm o risco de ter seus rendimentos diminudos ou, ento, caso sofram algum acidente, ficar impossibilitados de desempenhar suas funes e, em conseqncia, ficar sem rendimentos. A relao do guia de turismo com o seu sindicato um dos pontos que merece aprofundamento. A tela em pauta apenas uma pequena amostra que pretende soar como denncia do no reconhecimento do sindicato como uma instituio importante para a regulamentao, normatizao e defesa do exerccio profissional por parte dos guias entrevistados. Fica um questionamento a ser mais bem aprofundado: O mecanismo que obriga os guias de turismo a filiarem-se ao sindicato para revalidarem a sua carteirinha profissional seria uma forma inconstitucional para a manuteno de um sindicato que no tem representatividade perante uma das nicas categorias profissionais do setor turstico regulamentadas no Pas? Pde-se contatar no trabalho em tela que todos os que responderam a questo sobre os sindicatos no relacionaram nenhuma vantagem em ser sindicalizado, no agregaram nenhum valor sindicalizao e tampouco souberam apontar quais benefcios so oferecidos por essa instituio. Quanto questo das cooperativas, constatou-se que h um nmero muito pequeno de cooperativas e poucos guias cooperativados. Ao contrrio da relao com os sindicatos, os guias que so cooperativados alegam que a cooperativa presta-lhes apoio jurdico e
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 17

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

apontam esse fato como enorme vantagem; tambm acreditam que, por fazerem parte de uma cooperativa, possuem maiores chances na obteno de trabalho nas empresas do ramo. Ressalte-se que, pelo fato de muitas atividades dos guias de turismo ocorrerem na informalidade e terem como soluo a organizao ou associao a uma cooperativa de profissionais, cujo nmero mnimo de pessoas vinte, as atividades exercidas pelos guias de turismo acabam sendo realizadas por organizaes fantasmas, formadas por pequenos grupos com trs guias, mas com nome fantasia e material grfico. Por esse fato, a integrao do guia de turismo ou dos demais trabalhadores freelancers que atuam como organizadores de excurses ideia do empreendedor individual torna-se mais uma justificativa para a constituio de empresas, cujas atividades comportem a organizao, comercializao e operao de viagens e excurses nacionais. Nota-se que muitas atividades exercidas pelo profissional guia de turismo ainda esto na informalidade e que, com o empreendedorismo individual, muitos podem beneficiar-se, em especial, tendo seus direitos previdencirios resguardados. Portanto, com base nesta breve anlise e no posicionamento de algumas associaes importantes no contexto nacional que pressionam a formao de polticas pblicas para o turismo, vale lembrar que os trabalhadores do setor turstico s podero ter seus benefcios resguardados e assegurados medida que as empresas de fato se constiturem e as polticas de incentivo tornarem-se verdadeiras, igualitrias e consistentes. Nesse sentido, preciso realizar a reviso dos projetos de lei referentes flexibilizao do trabalho, com a interao dos diversos grupos envolvidos para a reformulao de suas bases em prol dos interesses de todos, a fim de se estimular o crescimento sustentado que assegurar o aumento do nvel de empregos e da qualidade de vida do trabalhador. Assim, possvel que se chegue mais prximo de um turismo sustentvel, em que a premissa da hospitalidade seja a satisfao das necessidades e dos desejos de turistas e anfitries. Por fim, vale observar que as pequenas e mdias empresas so, com sua flexibilidade e capacidade empresarial e organizacional, os verdadeiros protagonistas do desenvolvimento endgeno do turismo (BENI, 2006:36). , pois, nesse contexto, que se evidencia a importncia de acompanharem-se as reformas trabalhistas, observando-se a articulao das polticas pblicas dirigidas, em especial, para pequenas e mdias empresas, as quais so de fato as que mais geram emprego, trabalho e renda para o Pas.

Referncias
BENI, Mario Carlos. Anlise estrutural do turismo. 6. ed. So Paulo: Senac, 2001. ______. Poltica e planejamento de turismo no Brasil. So Paulo: Aleph, 2006. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Legislao Federal. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 28 abr. 2009.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 18

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

BRASIL. Decreto n. 5.406 de 30 de maro de 2005. Regulamenta o cadastro obrigatrio para fins de fiscalizao das sociedades empresrias, das sociedades simples e dos empresrios individuais que prestam servios tursticos remunerados, e d outras providncias. Legislao Federal. BRASIL. Decreto-Lei n. 5.452, de 1. de maio de 1943. Aprova a consolidao das Leis do Trabalho. Legislao Federal. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm>. Acesso em: 10 fev.2009. BRASIL. Lei n. 691 de 24 de dezembro de 1984. Aprova o Cdigo Tributrio do municpio do Rio de Janeiro e d outras providncias. Legislao Municipal. Disponvel em: <http://www.rio.rj.gov.br/sedrepahc/pastas/legislacao/lei691_84.pdf>. BRASIL. Lei n. 8.623, de 28 de janeiro de 1993. Dispe sobre a profisso de Guia de Turismo e d outras providncias. Lei Federal. BRASIL. Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006. DOU de 15 dez. 2006. Republicada no DOU de 31 jan. 2009 (ed. extra). Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Legislao Federal. BRASIL. Lei Complementar n. 128, de 19 de dezembro de 2008. Altera a Lei Complementar n.123, de 14 de dezembro de 2006, altera as Leis n.os 8.212, de 24 de julho de 1991, 8.213, de 24 de julho de 1991, 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Cdigo Civil, 8.029, de 12 de abril de 1990, e d outras providncias. Legislao Federal. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/leiscomplementares/2008/leicp128.htm>. Acesso em: 2 ago. 2009. BRASIL. Lei Geral do Turismo. Lei n. 11.771, de 17 de setembro de 2008. (DOU, ano CXLV, n. 181. Legislao Federal. BRASIL. Ministrio da Indstria e do Comrcio. Conselho Nacional de Turismo. Resoluo Normativa CNTur n. 04/83. DOU de 25 mar.1983. Legislao Federal. BRASIL. Ministrio do Esporte e Turismo. Deliberao Normativa, n. 426, de 4 de outubro de 2001. Legislao Federal. BRASIL. Resoluo CGSN n. 58, de 27 de abril de 2009. Dispe sobre o Microempreendedor Individual MEI no mbito do Simples Nacional. Legislao Federal. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2009/CGSN/Resol 58.htm>. Acesso em: 22 maio 2009. FERREIRA, Jos Carlos. O trabalho decente e a economia informal. Palestra proferida por Carlos Jos Ferreira, diretor adjunto da Organizao Internacional do Trabalho no 2. Frum Mundial da Informalidade, Rio de Janeiro, jun. 2005. IBGE. Coordenao de Contas Nacionais. Economia do turismo: uma perspectiva macroeconmica 2003-2006. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.
Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009 19

A influncia das leis trabalhistas brasileiras na relao capital/trabalho dos guias de turismo

Danielle Julio Fernanda Corts Jos Mauro dos S. Farias Juliana Lohman Thas Costa

MTUR. Ministrio do Turismo. Estatsticas bsicas de turismo. Braslia, set. 2008. SANTOS, Daniel M. Z. dos. Flexibilizao da norma trabalhista no Brasil. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2005. 81 p. Dissertao de Mestrado [nome do curso?], Caxias do Sul, 2005. SINDEGTUR. Sindicato dos Guias de Turismo. Disponvel em: <www.sidegtur.org.br>. Acesso em: 5 jul. 2009. SITRATUH. Estudo mostra os prejuzos com a flexibilizao da CLT. Disponvel em: <http://www.sitratuh.org.br/2002/03a04/noticia13.htm>. Acesso em: 20 jul. 2009. UNGER, Roberto Mangabeira. Diretrizes a respeito da reconstruo das relaes entre o trabalho e o capital no Brasil. Valor Econmico, So Paulo, 29 abr. 2008. Disponvel em: <http://www.valoronline.com.br>. Acesso em: 28 jun. 2009.

Observatrio de Inovao do Turismo Revista Acadmica Volume IV Nmero 3 Setembro de 2009

20

You might also like