You are on page 1of 44

CONCEITOS EM BIOFARMCIA

Prof. Msc. Maurcio do Amaral

A IMPORTNCIA DOS FRMACOS NA HISTRIA DA HUMANIDADE

UM POUCO DA HISTRIA DOS FRMACOS:

Os homens pr-histricos observavam animais que utilizavam plantas para diversos fins teraputicos

Os xams foram os primeiros a se utilizarem dos conhecimentos, sem confirmao cientfica, de ervas e magia. logo, tinham posies importantes na cultura local

Tcnicas teraputicas na idade mdia eram sem o mnimo de higiene e, de certa forma, brutais

Procedimentos na idade mdia: O parto e a cirurgia de catarata. Para o primeiro, a grvida encomendava a mortalha e confessava seus pecados, j para o paciente com catarata o procedimento acima no contava com anestesia e nem muito menos oftalmologista.

RELATO DE PRTICA TERAPUTICA MEDIEVAL:


Quando o curandeiro se aproxima da casa da pessoa doente, se ele encontra uma pedra na vizinhanas, voltar, examinar a pedra e se alguma coisa viva for encontrada ali, debaixo da pedra ou escondida em suas reentrncias, seja um verme ou um inseto, isso significa que o doente vai se recuperar. (The Corrector & Physician)

FARMACOLOGIA:
Cincia que estuda os efeitos dos frmacos nos sistemas vivos. S pde nascer quando outras cincias se consolidaram (ex. Qumica, fisiologia, patologia etc). Primeiros trabalhos: Meados do sculo XIX

RUDOLF BUCHHEIM: Fundador do primeiro instituto de farmacologia na Universidade de Dorpat, na Estnia em 1847.

No incio a farmacologia focava no isolamento de substncias naturais produzidas pelos chamados guias farmacolgicos como as plantas Digitalis purpurea e Atropa belladonna.

Friedrich Serturner jovem farmacutico alemo isolou a morfina em 1805.

Isolamento de frmacos a partir de um extrato de uma planta (droga)

Morfina (frmaco)

Guerra de Secesso (1861 e 1865) Guerra civil Norte Americana que conta com uma estimativa de 618.000 mortos e 412.000 feridos. Desses feridos muitos com amputaes.

Cirurgias eram feitas a sangue frio ilustrao mostra a empolgao do paciente com o procedimento.

No final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, Franois Magendie e seu aluno Claude Bernard comeam a desenvolver mtodos de fisiologia e farmacologia experimentais em animais, baseados no princpio de prova e contraprova.

John Newport Langley (18521925) provou atravs da aplicao de estatstica em seus trabalhos experimentais a teoria dos receptores. Iniciava-se, ento, a Farmacodinmica.

Felix Hoffman desenvolveu o cido acetilsaliclico a partir do cido saliclico (txico). A alterao molecular teve o objetivo, bem sucedido, de melhorar a administrao do medicamento e o efeito do mesmo.

O desenvolvimento da Aspirina passa a ser um marco na farmcia moderna dando um salto na tecnologia farmacutica e produo de medicamentos.

Sculo XX, desenvolvimento e o surgimento de novos frmacos em grande escala (Bum da indstria farmacutica) devido ao surgimento da qumica sinttica.

CONCEITOS BSICOS IMPORTANTES EM BIOFARMCIA

DROGA = Qualquer substncia qumica capaz de produzir um efeito farmacolgico, isto , provocar alteraes somticas ou funcionais, benficas (droga- medicamento) ou malficas (droga-txico). Ex. Extrato de pio, casca do salgueiro FRMACO = Droga medicamento de estrutura qumica bem definida. Ex. Morfina, cido saliclico

A casca do salgueiro era utilizada no tratamento de vrias afeces em tempos passados (droga) j o cido saliclico isolado da sua casca e responsvel por boa parte dos seus efeitos teraputicos possui estrutura qumica definida (frmaco).

MEDICAMENTO:
Droga ou preparao com drogas de ao farmacolgica benfica, quando utilizado de acordo com suas indicaes e propriedades.

ALBENDAZOL medicamento utilizado para tratamento de doenas parasitrias

Substncia qumica (Droga ou Medicamento)

Sistema Biolgico

Efeito Benfico Droga Medicamento

Efeito Malfico Droga Txico

Farmacoterapia

Toxicologia

REMDIO (re = novamente; medior = curar): Substncia animal, vegetal, mineral ou sinttica; procedimento (ginstica, massagem, acupuntura, banhos); f ou crena; influncia: usados com inteno benfica.

A f em deus ou as bolinhas para massagens so exemplos de remdios

MEDICAMENTO OFICIAL: Substncia ou formulao identificada como padro em uma farmacopia oficial. MEDICAMENTO OFICINAL: aquele que se prepara na prpria farmcia, de acordo com normas e doses estabelecidas por farmacopias e formulrios e com uma designao uniforme. Ex. tintura de iodo.

FRMULA MAGISTRAL:
Qualquer produto medicinal preparado em uma farmcia de acordo com uma prescrio, para um paciente individual.

Farmcia antiga e ambiente de uma farmcia magistral moderna

MEDICAMENTO MAGISTRAL: aquele prescrito pelo mdico e preparado para cada caso, com indicao de composio qualitativa e quantitativa, da forma farmacutica e da maneira de administrao.

PRINCPIO ATIVO: Substncia medicamento


Benzoato de sdio...............5,0 g Acetato de Amnio...............5 cm3 Xarope de Tolu.....................50 cm3 codena.................................30 cm3 Infuso de polgada qsp.......150 cm3

responsvel

pelo

efeito

farmacolgico

do

Xarope para Tosse (formulao fictcia)

FORMA FARMACUTICA: Forma de apresentao do medicamento. Alm do princpio ativo existem outras substncias (ex. veculo ou excipiente, coadjuvante, edulcorante etc)
Exemplos de formas farmacuticas:
Comprimidos, cpsulas, xaropes, suspenses, pomadas, supositrios, vulos etc.

ESPECIALIDADE FARMACUTICA: Medicamento de frmula conhecida, de ao teraputica comprovvel, em forma farmacutica estvel, embalado de forma uniforme e comercializado com nome fantasia. Medicamento industrializado.

Ex. Medicamento industrializado para disfuno (Viagra) que possui como princpio ativo o sildenafil

ertil

DOSE EFICAZ MDIA (DE50): Dose necessria para produzir determinada intensidade de efeito em 50% dos indivduos.
O cido acetilsaliclico usado em doses orais de 0,3 a 1 g para o alvio da dor e nas afeces febris menores, tais como resfriados e gripes, para reduo da temperatura e alvio das dores musculares e das articulaes.

Fonte: Bulas.med.br

DOSE LETAL: Quando o efeito observado a morte dos animais em experincia. Ex. DL50, utilizado quando 50% dos animais morreram na dose empregada.

Droga X, dose (y)

Droga X, dose (y+1)

Droga X, dose (y+2)

DOSE LETAL: Quando o efeito observado a morte dos animais em experincia. Ex. DL50, utilizado quando 50% dos animais morreram na dose empregada.

A aspirina possui DL 50 de 200 mg/Kg de massa corporal

NDICE TERAPUTICO:

NDICE TERAPUTICO: ndice teraputico = DL50/ DE50

DOSE MNIMA EFICAZ : A menor dose necessria para produzir alguma resposta especfica em um indivduo. TXICO OU VENENO: Droga ou preparao com drogas que produz um efeito farmacolgico malfico. TOXICOLOGIA: Cincia que estuda os efeitos nocivos da provenientes das interaes entre as substncias qumicas com o organismo.

FARMACODINMICA:

Do grego dnamis=fora, estuda o mecanismo de ao dos frmacos, as teorias e os conceitos relativos ao receptor farmacolgico, a interao droga-receptor, bem como os mecanismos moleculares relativos ao acoplamento entre a interao da droga com o tecido alvo e o efeito farmacolgico. Ex. Acetilcolina (Ach) liga-se a receptores muscarnicos e nicotnicos para desencadear aes colinrgicas.

FARMACODINMICA:

Ex. captopril, inibe a enzima conversora de angiotensina (ECA).

FARMACOCINTICA: Do grego knets = mvel, estuda o caminho percorrido pelo medicamento no organismo. A farmacocintica corresponde s fases de absoro, distribuio e eliminao (biotransformao e excreo) das drogas. Por meio da farmacocintica possvel estabelecer relaes entre a dose e as mudanas de concentrao das drogas nos diversos tecidos, em funo do tempo.

FARMACOCINTICA:

Farmacocintica

Farmacodinmica

PLASMA Ligada Livre Metabolizada

EXTRACELULAR Ligada Livre Metabolizada

INTRACELULAR Ligada Livre Metabolizada

RECEPTORES

ABSORO

DROGA

Excretada

BIOFARMCIA: a parte das Cincias Farmacuticas que estuda a disponibilizao do princpio ativo do medicamento no organismo.

FIM...POR ENQUANTO!

You might also like