You are on page 1of 4

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 2

2
lio

Um exame interior pode deixar-nos desalentados


Por sculos, os cristos vm lutando com essa questo de como desenvolver a salvao (que parece implicar em um grande esforo), e ao mesmo tempo dependerem mais de Deus, de que Ele atue em seu interior, capacitando-os, pelo Seu poder, a desejar fazer Sua vontade. Se no quisermos ser simplesmente humanistas, isto , se no quisermos confiar em nossos prprios recursos para sermos como devemos ser, no podemos considerar mera retrica a idia de confiar inteiramente em Deus, medida que buscamos obedecer-lhe. Ela tem de ser uma realidade vital para ns. Mas como que se depende inteiramente de Deus? A resposta desta pergunta de difcil percepo... E por causa disso, a maioria das pessoas que esto falando sobre autoconhecimento e auto-aprimoramento bate sempre nessa tecla o esforo prprio. Assim, se nosso problema que praticamos erros que no queremos praticar, ou desejamos nos render completamente a Deus, ou lutamos para crer que Deus nos ama de fato, a frmula que nos do sempre a mesma: Esforce-se mais! (Larry Crab, De dentro pra Fora, pg. 47).

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 2

Exame Interior
1) a) O que significa pra voc depender de Deus? b) Depender de Deus uma realidade vital na sua vida? c) Como a dependncia desenvolvida na vida crist? 2) a) O que voc aprendeu sobre cooperar com Deus de modo a mudar uma atitude ou comportamento? D um exemplo especfico. b) Como o esforo humano e a dependncia do poder de Deus se encaixam? 3) a) Quais so as reas da sua vida que voc percebem como mais problemticas? b) Qual tem sido sua estratgia para mud-las at agora?

Identificando o problema
4) Quais so alguns dos problemas acima da superfcie aes, pensamentos, sentimentos que voc parece conseguir controlar ou mudar atravs de esforo? (Em outras palavras, quais so as reas que voc sente que esto numa boa?) 5) a) Quais so os problemas abaixo da superfcie motivos, impulsos, recordares e atitudes que, no importa o quanto voc se esforce, voc no capaz de controlar de forma consistente? A lista abaixo pode ajuda-lo a identificar alguns deles? Ressentimento Tdio Medo Falta de amor Impulsos Homossexuais Falta de motivao Auto-piedade Baixa auto-estima Impulsos violentos Fatiga Inabilidade de ter intimidade com outros

b) Como voc se sente a respeito destes seus problemas mais secretos e sua habilidade mudar/lidar com eles?

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 2

6) a) No que voc mais baseia suas esperanas de mudar os problemas abaixo da superfcie?

Realizar meus deveres cristos de forma diligente. Um trabalho definitivo do Esprito Santo Alguma forma de aconselhamento Outros: ________________________________________
b) Qual destas opes exige um exame interior? c) Voc concorda que CADA UMA das alternativas anteriores inadequada? Por que sim? Ou por que no?

Explorando Relacionamentos
7) O Senhor Jesus deixou bem claro que, para ele, agir corretamente no significava apenas desempenhar certas atividades; era bem mais que isso. Disse que toda a Lei podia ser resumida em dois mandamentos: amar a Deus e ao prximo. Ningum pode obedecer a essas duas ordenanas, ainda que em pequena escala, sem passar por uma profunda transformao interior. No podemos produzir em ns um amor genuno simplesmente pelo esforo pessoal. (Larry Crab, De Dentro Pra Fora, pg. 48) a) D um exemplo da SUA vida de um tempo em que se esforar mais para amar algum no produziu atitudes nem motivos genuinamente amorosos. b) Quais so suas chances de que, na prxima vez, voc consiga fazer melhor?

8) Se ns nos convencermos de que TODOS os nossos conflitos, sejam eles interiores ou de relacionamentos, revelam que estamos transgredindo o mandamento bsico de Deus que amar , se entendermos que amar uma questo que se resolve interiormente e exige mais que um mero esforo moral, ficaremos desejosos de fazer um exame interior. a) Reflita sofre os problemas abaixo e como eles podem estar enraizados em estilos de vida que violam o amor. Anorexia Ansiedade Depresso Abuso de drogas Homossexualidade Solido Desavenas no casamento Ataques de raiva Gula

b) Qual problema na SUA prpria vida que pode estar enraizado numa forma no amorosa de se relacionar?

D E

D E N T R O

P R A

F O R A :

L I O

0 2

9) a) O que os seguintes versculos dizem sobre o papel dos outros em ajudar-nos em encarar a realidade sobre ns mesmos? Provrbios 20:5 Tiago 5:16

b) Que papel outras pessoas podem realizar no nosso processo de mudana de dentro pra fora?

Caminhando em Direo a Mudana


10) Quais so as diferenas essenciais entre fazer o bem e ser bom?

11) a) Quais so os padres de comportamento que voc mais respeita? b) Quais so as qualidades de carter que voc mais admira? c) Qual ou quais pessoas mais lhe inspiram a mudana? Por qu?

12) De que maneiras voc vem substituindo uma cirurgia cosmtica pela mudana interna profunda que Deus quer para sua vida.

13) a) Qual a qualidade de carter que parece realmente faltar na sua vida? b) Como voc pode comear a desenvolv-la?

You might also like