You are on page 1of 38

MANUAL DE ESTGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

NOVA VENCIA-ES 2013

1 - APRESENTAO

O Manual de Estgio Curricular definido a partir do Projeto Poltico Pedaggico do curso de Pedagogia da Faculdade Capixaba de Nova Vencia e aprovado pelo corpo docente e colegiado, tem a finalidade de divulgar informaes, orientaes e a normatizao para a realizao do estgio supervisionado e construo do respectivo relatrio por parte do estagirio.

O curso de Pedagogia tem como proposta a formao inicial para o exerccio da docncia na Educao Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Mdio, na modalidade Normal e em cursos de Educao Profissional, na rea de servios e apoio escolar; na Educao de Jovens e Adultos na Gesto de Processos Educativos, bem como em outras reas nas quais sejam previstos conhecimentos pedaggicos, conforme artigo 2 da Resoluo n 1 de 15 de maio de 2006, do Conselho Nacional de Educao.

A educao do licenciado em Pedagogia deve, pois, propiciar, por meio de investigao, reflexo crtica e experincia no planejamento, execuo, avaliao de atividades educativas, a aplicao de contribuies de campos de conhecimentos, como o filosfico, o histrico, o antropolgico, o ambiental-ecolgico, o psicolgico, o lingstico, o sociolgico, o poltico, o econmico, o cultural. O propsito dos estudos destes campos nortear o diagnstico, a observao, proposio, anlise, execuo e avaliao do ato docente e de suas repercusses ou no em aprendizagens, bem como orientar prticas de gesto de processos educativos escolares e no-escolares, alm da organizao, funcionamento e avaliao de sistemas e de estabelecimentos de ensino.

Em consonncia com o Projeto Poltico Pedaggico do curso de Pedagogia a prtica pedaggica em situao real de ensino, ser na forma de Estgio Curricular, constituise em trabalho de campo obrigatrio, com nfase na construo do conhecimento, articulao dos estudos e aes didtico-pedaggicas, favorecendo a evoluo das competncias docentes e possibilitando ao futuro professor o contato com uma variedade de situaes educacionais, dentro da modalidade a que o curso se destina.

2 PROPOSTA DE ESTGIO

Os Estgios Curriculares do curso de Pedagogia da Faculdade Capixaba de Nova Vencia, constituem fonte de exerccio de docncia na Educao Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Mdio, na modalidade Normal e em cursos de Educao Profissional na rea de servios e apoio escolar, na Educao de Jovens e Adultos e na Gesto de Processos Educativos. As atividades de prtica em situao real abrangem a apreenso da realidade contextual, a proposio de alternativas de ao e a elaborao de instrumentos didtico-pedaggicos em docncia compartilhada, orientao de estgios do curso e regncia de turma.

O estgio constitudo pela construo de saberes docentes a partir de prticas pedaggicas e no estabelecimento de relaes com a formao docente. Para este fim, as aes sistmicas e reflexivas dos docentes e alunos se articulam de modo a que possibilitem tecer relaes na complexidade e na pluralidade. Privilegia-se, neste processo, a articulao entre os saberes construdos no cotidiano das prticas pedaggicas com a formao docente. Tendo como pressuposto a juno entre teoria e prtica, a atividade reflexiva deve constituir a formao de professores. Consequentemente as aes levam a relacionar o processo de ensino e de aprendizagem com contedos articulados de forma crtica e constitudos

significativamente pelos alunos por meio do estabelecimento de um contato direto com a realidade escolar e no-escolar.

A equipe docente responsvel pela orientao de estgio orienta a prtica de ensino a partir de uma viso sistmica e interdisciplinar, buscando superar prticas docentes fragmentadas. Para tanto, as prticas pedaggicas so desenvolvidas e

fundamentadas por proposies contemporneas na organizao das situaes de ensino e aprendizagem, com a elaborao de propostas que contemplem a aprendizagem significativa, a atitude investigativa e a construo do conhecimento.

Durante os estgios curriculares os acadmicos so orientados a buscar a possvel conciliao entre o prprio planejamento e as propostas de trabalho existentes em ambientes escolares e no escolares. Neste sentido o desenvolvimento das propostas de aprendizagem deve revelar uma postura de professor(a) investigador(a) e

considerar os sujeitos com os quais iro interagir como capazes de construir, de forma autnoma, suas aprendizagens.

3 ASPECTOS LEGAIS

O Estgio Curricular no curso de Pedagogia uma atividade obrigatria integrante do Projeto Poltico Pedaggico do curso. Ser realizado em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB 9394/96) que estabelece a regulao para o estgio supervisionado, bem como as Diretrizes Nacionais para o curso de Pedagogia, Resoluo n 1, de 15 de maio de 2006.

4 OBJETIVO GERAL

Vincular a teoria e a prtica visando contemplar as diferentes dimenses do trabalho educacional em situaes de educao escolar e no escolar.

5 CAMPO DE ESTGIO

Consideram-se campo de estgio as escolas municipais, estaduais e particulares e outros espaos educacionais pertencentes regio de abrangncia do municpio de Nova Vencia em condies de proporcionar vivncia prtica profissional compatvel com o curso de Pedagogia. Os acadmicos so responsveis pelo contato com os locais de estgio, mediante apresentao de documento fornecido pela coordenao de estgio. 6 ATIVIDADES DE ESTGIO 6.1 Atividades previstas em ambientes escolares e no-escolares: a) junto a alunos da Educao Infantil; b) junto a alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) Em disciplinas pedaggicas dos cursos de Ensino Mdio, na modalidade Normal;

d) na educao profissional na rea de servios e de apoio escolar; e) junto a alunos na Educao de Jovens e Adultos; f) na participao em atividades da gesto de processos educativos, no planejamento, implementao, coordenao, acompanhamento e avaliao de atividades e projetos educativos; g) em reunies de formao pedaggica, de professores, de conselho de classe, de pais. 6.2 Atividades preparatrias s prticas pedaggicas e de avaliao

Atravs da observao de espaos escolares e no-escolares para diagnstico, planejamento, pesquisa, estudos e reflexo das situaes didticas na prtica pedaggica, desenvolvendo propostas de aplicao em aulas, tutorias, oficinas, monitorias, estudos de caso, seminrios, mesas redondas, projetos, etc. 6.3 Atividades de docncia supervisionada

Prtica efetiva na Educao Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1 ao 5 ano), bem como disciplinas pedaggicas dos cursos de Ensino Mdio, na Educao Profissional; na Educao de Jovens e Adultos; na Gesto de Processos Educativos; em atividades especficas, organizadas sob a orientao de estgio e participao em projetos aes sociais e/ou educacionais promovidas institucionalmente.

7 DURAO E FASES DO ESTGIO

O Estgio Curricular ser desenvolvido no decorrer de trs semestres num total de 480 (quatrocentas e oitenta) horas. Para iniciar o Estgio Curricular I, II e III o acadmico ter completado obrigatoriamente as disciplinas correspondentes ao embasamento do respectivo estgio.

O estgio poder ser realizado em instituies de ensino pblicas ou particulares, devendo, entretanto, perfazer pelo menos 50% das atividades em escolas pblicas estaduais ou municipais.

O estgio engloba um conjunto de atividades relativas s diferentes reas do curso: rea de Formao Geral, rea de Contedos e seu Tratamento Metodolgico e rea de Gesto. Estas reas implicam eixos formadores para Educao Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e Gesto da Unidade Escolar. Caber ao estagirio realizar atividades de regncia de aulas, monitoria na Educao Infantil, observao de aulas, participao em oficinas pedaggicas e culturais; em festas e comemoraes escolares; em reunies de pais e mestres; em reunies pedaggicas; em atividade de recuperao, entrevistas e outras que contribuam para seu aprimoramento profissional, que aprovadas pelo professor orientador da turma.

A prtica profissional na formao do professor, que no prescinde da observao e da ao direta, poder ser enriquecida com os recursos de tecnologia da informao, includos o computador e o vdeo, narrativas orais e escritas de professores, produes de alunos, situaes simuladoras de ensino e estudos de casos.

As atividades a serem desenvolvidas pelo estagirio devero ser organizadas em um Projeto de estgio e, uma vez realizadas, objeto de Relatrio circunstanciado. Do Projeto devero constar os objetivos e as atividades previstas, bem como os locais de realizao do estgio.

A distribuio da carga horria de estgio dever ser contemplada da seguinte forma: Estgio Supervisionado I - 160 horas de Gesto da Unidade Escolar, destinadas observao e participao. Estgio Supervisionado II 160 horas de Estgio destinada ao Ensino Infantil, sendo assim distribudas: 30 horas para observao e relatrio; 30 horas para participao e relatrio e 100 horas para monitoria, as quais compreendem a efetiva realizao de 04 atividades nos contedos especficos desse nvel de ensino (Iniciao alfabetizao, Iniciao Matemtica, Artes, Cincias e Sade) e seu respectivo relatrio, contemplando cada uma das disciplinas acima. Estgio Supervisionado III 160 horas de Estgio destinada ao Ensino Fundamental, sendo assim distribudas: 30 horas para observao e relatrio; 30 horas para participao e relatrio e 100 horas de regncia, as quais compreendem a ministrao de 07 aulas sobre os contedos especficos do

ensino deste nvel, distribudas ao longo das sries: Alfabetizao, Lngua Portuguesa, Matemtica, Histria, Geografia, Artes, Cincias e Sade, bem como seu respectivo relatrio, contemplando cada uma das disciplinas acima.

Do Relatrio devero constar a caracterizao detalhada da Instituio e do projeto pedaggico da(s) escola(s) onde o estgio foi realizado, alm das atividades ali desenvolvidas. O Relatrio ser considerado na avaliao final do aluno.

A concluso do estgio, com a entrega e aprovao do Relatrio Final, ser condio necessria para a colao de grau.

A elaborao do Projeto e do Relatrio de estgio ter a orientao e o acompanhamento do professor responsvel. a) Estgio Supervisionado I Observao Gesto da Unidade Escolar Carga horria: 160 horas

Observaes: trabalho do professor e dos alunos em sala de aula; Realizaes de entrevistas; Reunies pedaggicas: professores, coordenadores pedaggicos, orientadores educacionais, diretores de unidades escolares; Conselhos de classe

Informaes que devero constar nos relatrios dos Estagirios: Local do estgio e seu contexto scio-econmico; Estrutura Fsica e organizacional da Instituio (instalaes, direo, secretaria, conselhos, associaes, perodos de funcionamento, turmas e sries, horrio de aulas, normas de funcionamento referentes a alunos, professores e

funcionrios); Alunado: Perfil socioeconmico e cultural Informaes sobre o Projeto Pedaggico da escola: projetos pedaggicos desenvolvidos, critrios de avaliao, normas e procedimentos disciplinares; Atividades a serem desenvolvidas: observao, participao e regncia. Carta de Aceite da Escola autorizando a realizao do estgio.

Em sala de aula: ambiente fsico, turma (iniciante, antiga ou intermediria), professor responsvel, nmero de alunos atendidos, principais dificuldades encontradas para o professor e para o aluno. Dados referentes gesto escolar: atribuies e competncias do diretor e demais gestores, normas administrativas, estrutura e funcionamento da administrao escolar. Reunies pedaggicas. b) Estgio Supervisionado II Ensino Infantil - Co-participao ou Assistncia Carga horria: 160 horas

O (a) estagirio (a) dever auxiliar o professor da classe com atuao pedaggica em tarefas tais como: Planejamento: aulas, apostilas, exerccios de verificao, etc.; Organizao: trabalhos em grupos, recursos, etc.; Superviso: atividades diversificadas; Acompanhamento: atividades acompanhadas ou opcionais; Levantamento bibliogrfico a nvel de Ensino Fundamental e de Ensino Mdio, conforme o estgio que esteja cumprindo; Correo de provas e trabalhos; Atendimento aos alunos em recuperao.

Informaes que devero constar nos relatrios dos Estagirios: Em sala de aula: ambiente fsico, turma (iniciante, antiga ou intermediria), professor responsvel, nmero de alunos atendidos, contedos dos quais participou e qual foi sua participao, recursos e estratgias empregadas, tempo de trabalho de que participou, principais dificuldades vivenciadas para o professor e para os alunos. Atividades da escola: reunies, atos administrativos e outros.

c) Estgio Supervisionado III - Participao ou Regncia/Monitoria Carga horria: 160 horas Participao/Regncia: o (a) estagirio (a) ministrar aulas, ou seja, poder assumir a responsabilidade do ensino e implantar o seu plano de ensino supervisionado e aprovado pelo professor orientador da Instituio de Ensino Superior e pelo professor regente da classe onde estagia; Dinamizao de oficinas pedaggicas; Monitoria: recuperao de alunos, dinamizao de centros de estudo.

Informaes que devero constar nos relatrios dos Estagirios: Em sala de aula: ambiente fsico, turma (iniciante, antiga ou intermediria), professor responsvel, nmero de alunos atendidos, contedos trabalhados, recurso e estratgias empregadas, tempo de trabalho desenvolvido, principais dificuldades encontradas para o professor e para os alunos. O estagirio dever apresentar planos de aulas e relatrios das mesmas. Quando se tratar de Educao Infantil, dever ser feito plano de atividades de monitoria e respectivo relatrio.

7.2. ESTGIO DE MONITORIA Atividades terico-prticas de aprofundamento em reas especficas de interesse dos alunos, por meio, da iniciao cientfica, da extenso e da monitoria 100 horas (Parecer CNE/CP n 3/2006, de 21/2/2006 homologado em 10/04/06).

8 - CRITRIOS DE ISENO DE HORAS DE ESTGIO

- Experincia profissional na rea especfica: De seis meses a um ano na funo ou cargo ......................10% da CH H mais de um ano na funo ou cargo ............................. 25% da CH

OBS: Declarao ou comprovante de exerccio na funo especfica, em papel timbrado, com assinatura e carimbo do Diretor ou representante legal (original).

9 - ATRIBUIES DOS ENVOLVIDOS NO ESTGIO CURRICULAR 9.1 Atribuies do Acadmico

a) Apresentar-se ao campo de estgio com encaminhamento por escrito da Coordenao do Estgio; b) Observar as normas internas da instituio conveniada, conduzindo-se dentro da tica profissional, atendendo ao acompanhamento e avaliao de seu desempenho e aproveitamento; c) Participar das atividades acadmicas e/ou do campo programadas para o estgio; d) Cumprir a programao do estgio e comunicar em tempo hbil as alteraes que surgirem; e) Diagnosticar necessidades pedaggicas do local de estgio, propor alternativas, elaborar e executar seu plano de trabalho, sob a orientao de estgio; f) Organizar e entregar relatrio de Estgio Curricular I, II e III conforme normas tcnicas da Faculdade Capixaba de Nova Vencia; g) Realizar auto-avaliao do processo de aprendizagem em cada estgio curricular. 9.2 Atribuies do Professor Orientador

Os professores responsveis pelos Estgio Curriculares I, II, III desencadeiam suas aes de orientao atravs das seguintes atribuies:

Fornecer informaes sobre a regulamentao e sobre a documentao do estgio dos alunos; Analisar a proposta do estgio atravs do plano de trabalho do aluno; Autorizar a realizao do estgio atravs do plano de trabalho do aluno; Oportunizar experincias ao estagirio por meio de tarefas especficas do campo de ao profissional;

Possibilitar o entrosamento entre as atividades planejadas para o estgio nas instituies; Acompanhar e orientar o aluno no transcurso do estgio em todas as suas etapas; Encaminhar ao coordenador de curso, no final do perodo letivo, a avaliao dos relatrios de Estgio Curricular Supervisionado; Elaborar os formulrios de avaliao do estgio; Examinar e emitir parecer nas programaes detalhadas do estagirio; Promover a atualizao do Estgio Curricular Supervisionado atravs de pesquisa constante no mercado.

10 CRITRIOS DE AVALIAO DA PRTICA PEDAGGICA

ESTRUTURA E ORGANIZAO: Valor Valor total obtido 1,0

ITENS AVALIADOS Planejamento: adequao entre objetivos/contedos/procedimentos Responsabilidade, comprometimento e autonomia Coerncia entre a proposta de ensino e a prtica pedaggica

1,0 1,0

DESENVOLVIMENTO DO ESTGIO: Valor Valor total obtido 1,5

ITENS AVALIADOS Competncias e habilidades na orientao do processo ensinoaprendizagem Desenvolvimento do contedo (segurana, domnio e clareza) Abordagem crtica e criadora dos contedos trabalhados Relacionamento professor-aluno

1,5 1,0 1,0

RELATRIO DE ESTGIO: Valor Valor total obtido 0,5 0,5 1,0

ITENS AVALIADOS Pontualidade na entrega do material Organizao e apresentao Anlise crtica da prxis pedaggica

11 RELATRIO DO ESTGIO CURRICULAR

O relatrio do Estgio Curricular o documento que formaliza a execuo do estgio para aprovao no semestre seguinte, devendo constar o projeto de prtica e a apresentao de descrio e anlise conclusiva das atividades realizadas junto situao real de prtica nas instncias de abrangncia do curso. O relatrio deve ser apresentado de acordo com as normas tcnicas para elaborao de trabalhos acadmicos da Faculdade Capixaba de Nova Vencia.

12 COORDENADOR DOS ESTGIOS CURRICULARES

o profissional responsvel pela articulao da equipe professores orientadores dos Estgios I, II, III, respondendo pela coerncia e unidade das aes em cada fase dos estgios, encaminhamentos para a elaborao de cronogramas e propostas pedaggicas em consonncia com a linha terica norteadora da Faculdade Capixaba de Nova Vencia.

Cabe ao coordenador, manter contato entre os professores orientadores visando o aprimoramento e soluo de problemas relativos ao seu desenvolvimento.

13 - DAS DISPOSIES FINAIS

Casos omissos neste Regulamento sero analisados pela rea de Estgio, ou, quando se fizer necessrio, pelo Colegiado de Pedagogia, que tomar as providncias que se fizerem necessrias.

Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovao.

Aprovado, pela rea de estgio, em reunio no dia 25 de Janeiro de 2012.

Jos Jnior de Oliveira Silva Coordenador do curso de Letras e Pedagogia

Kessya Pinitente Fabiano Costalonga Coordenadora Acadmica

Fernando Bom Costalonga Diretor Geral

ANEXOS

CARTA DE APRESENTAO PARA ESTGIO

Ilustrssimo (a) Diretor (a): ________________________________________________

Escola: _______________________________________________________________

A Coordenao do Curso de Pedagogia da Faculdade Capixaba de Nova Vencia, vem respeitosamente requerer a V. S. autorizao para o Estgio necessrio para a complementao do Curso de Pedagogia, do(a):

Aluno(a)______________________________________________________________ Regularmente matriculado (a) no _____ perodo deste curso, possa ser realizado na Instituio sob sua Direo. Na oportunidade, esperamos contar com sua ateno e com a Escola para que o (a) aluno (a) possa realizar as atividades de estgio, possibilitando assim, sua melhor qualificao profissional, atravs da vivncia de sua experincia com a prtica do processo educativo. Contamos com sua colaborao e antecipadamente agradecemos.

Nova Vencia (ES), ___ de ___________ de 20___.

Jos Jnior de Oliveira Silva Coordenador do Curso de Pedagogia e Letras

ANEXO B: MODELO DE DECLARAO DE ACEITAO

DECLARAO DE ACEITAO DO ESTAGIRIO

Declaro, para fins de comprovao junto Coordenao de Estgio do Curso de Pedagogia da Faculdade Capixaba de Nova Vencia ______________________________________________ que o (a) aluno(a) no _____

matriculado

semestre letivo desta Instituio, foi aceito como estagirio (a), conforme plano de trabalho apresentado.

Nova Vencia, ______ de __________________ de _________ .

________________________________________________ Assinatura do responsvel e carimbo da Instituio

ANEXO C: MODELO DE APRESENTAO DE RELATRIO DE ESTGIO

Capa FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENCIA CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

NOME DO ALUNO

ESTGIO SUPERVISIONADO

NOVA VENCIA 2013

Folha de Rosto NOME DO ALUNO

ESTGIO SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado disciplina de Estgio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Capixaba de Nova Vencia, como requisito para a obteno da nota do 1 e 2 bimestre do semestre de 2013/1. Professor:

NOVA VENCIA 2013

Medidas das Margens

Observao: Formatao de acordo com as normas tcnicas da Faculdade Capixaba de Nova Vencia Margem Superior: 3cm. Margem inferior: 2 cm. Margem Esquerda 3 cm. Margem Superior: 2 cm.

SUMRIO

INTRODUO

JUSTIFICATIVA: (problematizao) explicar por que tal estratgia foi escolhida, contextualizar referncia e preferncia do projeto. Dividir a justificativa em 03 (trs) momentos, considerando: - As problemticas constatadas no diagnstico; - As referenciais sobre a problemtica (Acredito que...) - A sntese do que propes o projeto (Proponho...). OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECFICOS (considerando as aprendizagens necessrias) CONTEDOS Conceituais Procedimentais Atitudinais METODOLOGIA (neste item deve ficar claro quando, com quem, quais aes, atividades significativas, os contedos, recursos, avaliao estabelecer os critrios, procedimentos e instrumentos de acordo com os objetivos, em consonncia aos pressupostos tericos).

ANEXO D: FICHA

DE ESTGIO DE OBSERVAO Curso de Licenciatura em Pedagogia FICHA DE ESTGIO DE OBSERVAO

Estagirio(a): _______________________________________________________________ N de matrcula: _______________ Turma: _________________________________________ Cidade: ______________________________________________ DATA HORRIO Inciotrmino HORAS DE ESTGIO LOCAL ATIVIDADES REALIZADAS CLASSE VISTO

DATA

HORRIO Inciotrmino

HORAS DE ESTGIO

LOCAL

ATIVIDADES REALIZADAS

CLASSE

VISTO

Assinatura Estagirio (a): _________________________________________________________ Carimbo e assinatura Responsvel Instituio: ________________________________________ Carimbo e assinatura Coordenao de Estgio da Faculdade Capixaba de Nova Vencia: _____________________________

ANEXO E: FICHA

DE ESTGIO DE PARTICIPAO Curso de Licenciatura em Pedagogia FICHA DE ESTGIO DE PARTICIPAO

Estagirio(a): _______________________________________________________________ N de matrcula: _______________ Turma: _________________________________________ Cidade: ______________________________________________ DATA HORRIO Inciotrmino HORAS DE ESTGIO LOCAL ATIVIDADES REALIZADAS CLASSE VISTO

DATA

HORRIO Inciotrmino

HORAS DE ESTGIO

LOCAL

ATIVIDADES REALIZADAS

CLASSE

VISTO

Assinatura Estagirio (a): _________________________________________________________ Carimbo e assinatura Responsvel Instituio: ________________________________________ Carimbo e assinatura Coordenao de Estgio da Faculdade Capixaba de Nova Vencia: _____________________________

ANEXO F: FICHA DE ESTGIO DE REGNCIA/MONITORIA Curso de Licenciatura em Pedagogia FICHA DE ESTGIO DE REGNCIA/MONITORIA Estagirio(a): _______________________________________________________________ N de matrcula: _______________ Turma: _________________________________________ Cidade: ______________________________________________ DATA HORRIO Inciotrmino HORAS DE ESTGIO LOCAL ATIVIDADES REALIZADAS CLASSE VISTO

DATA

HORRIO Inciotrmino

HORAS DE ESTGIO

LOCAL

ATIVIDADES REALIZADAS

CLASSE

VISTO

Assinatura Estagirio (a): _________________________________________________________ Carimbo e assinatura Responsvel Instituio: ________________________________________ Carimbo e assinatura Coordenao de Estgio da Faculdade Capixaba de Nova Vencia: _____________________________

ANEXO G: MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES

Nome: Nmero de Matrcula: Disciplina em que atuar: Carga Horria da Disciplina: ______ Carga Horria de Atuao do Estagirio na Disciplina: __________

INTRODUO (Incluir aqui informaes sobre a natureza do estgio bem como objetivos, oferta de aulas prticas ou tericas, enfoque dado aos contedos, etc.) OBJETIVOS Gerais (Incluir aqui o objetivo que pretende se alcanar no ensino da disciplina) Especficos (Incluir aqui os objetivos especficos relacionados ao geral) CRONOGRAMA (incluir aqui o cronograma de atividades informando datas, procedimentos e recursos metodolgicos (atividades e aes propostas) e carga horria a ser cumprida) ANEXOS (Incluir aqui o plano de curso do professor titular da disciplina)

_______________________________ Assinatura do aluno estagirio

_______________________________ Assinatura do professor titular da disciplina ______________________________________ Assinatura do orientador de estgio

Descrio da aulas 1a. Aula


Contedo Atividades Recursos Didticos

2a. Aula Contedo

Atividades

Recursos Didticos

3a.Aula Contedo

Atividades

Recursos Didticos

4. aula Contedo

Atividades

Recursos Didticos

5. aula Contedo

Atividades

Recursos Didticos

______________________________________________________________________
Assinatura do aluno estagirio Assinatura do professor titular da disciplina ______________________________________ Assinatura do orientador de estgio

ANEXO H: MODELO DE ENTREVISTA COM O DOCENTE

ENTREVISTA COM O DOCENTE DA INSTITUIO

Professor entrevistado:___________________________________________________ rea de Atuao: _______________________________________________________ Tempo que exerce o magistrio: ___________________________________________ Dados sobre sua formao: _______________________________________________ _____________________________________________________________________ Data: ______/_______/______

1. Qual a importncia do planejamento para o desenvolvimento das atividades docentes? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 2.Como elaborado o Plano de Aula? Quais as etapas e os aspectos considerados? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 3. Qual a importncia da metodologia para o processo de ensino aprendizagem? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 4. Quais os aspectos considerados no processo avaliativo? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

5. Quais as estratgias usadas junto aos alunos que apresentam dificuldades na apropriao dos conhecimentos? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 6. Quais os maiores desafios e/ou dificuldades na realizao do seu trabalho? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 7. Como voc se atualiza para o exerccio do magistrio? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ 8. Faa uma avaliao do seu trabalho como professor (a)? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

ANEXO I: MODELO DE FICHA DE OBSERVAO E AVALIAO DE AULA

FICHA DE OBSERVAO E AVALIAO DE AULA Escola: _______________________________________________________________ Estagirio (a) : _________________________________________________________ Disciplina: _____________________________________________________________ Professor Avaliador: _____________________________________________________

ASPECTOS A CONSIDERAR Demonstra domnio do assunto da aula Seleciona tcnicas de acordo com os objetivos e o contedo do programa Maneja com habilidade as tcnicas de ensino

SIM

NO

desenvolvimento do pensamento e atitudes -se com preciso e clareza Demonstra naturalidade e confiana

sos didticos adequadamente

propostos.

________________________ Professor da escola

___________________________ Professor Orientador do Estgio

ANEXO J: MODELO DE FICHA DE DESEMPENHO INDIVIDUAL

FICHA DE DESEMPENHO INDIVIDUAL DO ESTAGIRIO

Estgio Curricular Supervisionado: Estagirio(a): Local de Estgio: Perodo: de _______ a _______ de _______ e de _______ a _______ de _______ .

AES 1. Participou ativamente do estgio 2. Demonstrou esprito de liderana 3. Cooperou espontaneamente 4. Foi capaz de interagir com a equipe 5. Apresentou contribuies teis e oportunas ao desenvolvimento do trabalho 6. Adaptou-se aos procedimentos internos da instituio,

AVALIAO

respeitando-os. 7. Apresentou interesse por aprender 8. Foi capaz de realizar as tarefas estabelecidas Legendas: S Sempre MV Muitas Vezes PV Poucas Vezes N Nunca Analisando os dados acima, concluo que o estgio foi: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Nova Vencia, _____ de __________________ de _______

_________________________ Professor da escola

___________________________ Professor Orientador do estgio

ANEXO K: MODELO DE FICHA DE AUTO-AVALIAO

FICHA DE AUTO-AVALIAO DO ESTAGIRIO

Estgio Curricular Supervisionado: Professor Orientador do Estgio: Instituio: Estagirio: ITENS A CONSIDERAR 1-Organizei esquemas ou sugeri idias para um planejamento eficiente minha atuao? 2-Compareci pontualmente aos locais de estgio? 3-Ajudei espontaneamente ou quando solicitado na S MV PV N

elaborao de tarefas diversificadas? 4-Prestei ajuda ao aperfeioamento do pessoal com quem colaborei? 5-Desempenhei conscientemente os trabalhos de estgio, conforme as normas estabelecidas por mim e pelo local de estgio? 6-Registrei na ocasio oportuna, os pontos relevantes de minha observao e participao durante o estgio? 7-Procurei conviver de maneira harmoniosa com o grupo onde estagiei? 8-Solicitei esclarecimentos, respeitando a opinio do grupo e aperfeioando as minhas opinies? 9-Avalio o meu estgio pelas mudanas internas, em funo da aquisio de conhecimentos e experincia profissional? Legendas: S Sempre MV Muitas Vezes PV Poucas Vezes N Nunca

Nova Vencia, _____ de __________________ de _______ . _______________________________________ Assinatura do Estagirio

ANEXO L: MODELO DE FICHA DE OBSERVAO DO CONSELHO DE CLASSE

FICHA DE OBSERVAO DO CONSELHO DE CLASSE COC

Estgio Curricular Supervisionado: _________________________________________ A Escola possui as seguintes sries: ________________________________________ Estagirio: ____________________________________________________________ Bimestre:______Turma:________Srie:________Ensino: _______ Dia: ____________

1- Do planejamento das atividades do Conselho de Classe a) Abertura ................................................................................................................... ( b) Objetivos .. .............................................................................................................. ( c) Texto para reflexo ou dinmica............ ................................................................. ( ) ) )

d) Leitura da Ata anterior .............................................................................................. ( ) e) Sntese das atividades realizadas no bimestre ........................................................ ( ) f) Comunicaes do professor representante sobre a turma ...................................... ( ) g) Participao do aluno representante ........................................................................ ( ) h) Apresentao global da turma pelos professores ..................................................... ( ) i) Avaliao individual dos alunos da turma pelo professor.......................................... ( ) j) Troca de experincia interdocente (realizao de atividades especiais propostas para a turma ..................................................................................................................( )

k) Assuntos gerais tratados ou sugestes .................................................................... ( )

2-Dos participantes do COC a) Direo do Colgio ou seu representante .......................................................... ( ) b) Orientador Pedaggico ...................................................................................... ( ) c) Orientador Educacional .................................................................................... ( d) Professor Representante.................................................................................... ( e) Aluno Representante ........................................................................................... ( f) Docentes ............................................................................................................ ( ) ) ) )

g) Outros ( ) Especificar _________________________________________________

3. Da avaliao do COC

a) O planejamento das atividades foi cumprido: Sim ( ) Parcialmente ( ) No ( ) Justifique: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

b) Os participantes do COC compareceram pontualmente: ( ) Integralmente ( ) Parcialmente ( ) Deficientemente

Justifique: _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

ANEXO M: MODELO DE DECLARAO DE CONCLUSO DE ESTGIO (Papel Timbrado expedido pela Instituio responsvel pelo Estgio)

DECLARAO DE CONCLUSO DO ESTGIO

Declaro para fins de comprovao de Estgio Curricular Supervisionado, que o(a) aluno(a) __________________________________________________________, regularmente

matriculado(a) no curso de ________________________ da Faculdade Capixaba de Nova Vencia cumpriu ________________________________ no horas de Estgio a

em_______________________________________, _____________neste estabelecimento de ensino.

perodo

de________

Nova Vencia , ______ de ___________________ de _________.

____________________________________ Assinatura do Diretor da Instituio (com carimbo)

Telefone: ___________________

You might also like