You are on page 1of 16

HAM300 Controle Remoto DTMF

Manual de Instalao e Operao

Verso 2.0c Reviso de Hardware D


Fevereiro/2009

Indice
Suporte Tcnico ...................................................................................................................... 01 Precaues ............................................................................................................................. 01 Termo de Garantia ................................................................................................................... 01 Apresentao do Produto ....................................................................................................... 02 Sugestes de Uso ................................................................................................................... 02 Painel Frontal .......................................................................................................................... 03 Painel Traseiro ........................................................................................................................ 03 Instalando em uma Linha Telefnica Fixa ............................................................................... 04 Instalando em um Telefone Celular ......................................................................................... 04 Instalando em um Rdio Transceptor ...................................................................................... 05 Tenses e Potncia Mxima Permitida .................................................................................... 06 Operando conectado a uma Linha Fixa ................................................................................... 07 Operando conectado a um celular ........................................................................................... 08 Operando conectado a um rdio transceptor ........................................................................... 09 Lista de Comandos .................................................................................................................. 10 Troca do Numero de Toques de Atendimento .......................................................................... 11 Troca de Senha de Acesso ....................................................................................................... 11 Seleo PTT/Sada 6 ............................................................................................................... 11 Conector COM .......................................................................................................................... 12 Em Caso de Problemas Master Reset .................................................................................... 13

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Suporte Tcnico
Se aps a completa leitura deste manual voc ainda tiver dvidas quanto a instalao ou operao do produto, visite nosso site na Internet. Nele voc encontrar informaes de ltima hora que possam ter ficado de fora do manual, bem como respostas s perguntas mais freqentes (FAQ). Voc tambm poder fazer consultas ao nosso suporte atravs do e-mail:

suporte@hamtronix.com.br

Precaues
Favor observar as seguintes precaues para prevenir danos ao produto: No modificar os circuitos do produto a no ser que instrudo por este manual ou por documentao fornecida pelo fabricante. No exponha o produto em reas de poeira excessiva, umidade, gua ou prximo a dispositivos de aquecimento. Ao ligar sinais externos ao produto, siga atentamente os limites mximos de tenso e corrente permitidos para cada sinal.

Termo de Garantia
O HAM300 est garantido contra qualquer defeito de fabricao pelo prazo de um ano a contar da data da compra. Essa garantia vlida ao primeiro comprador e intransfervel. Defeitos decorrentes de surtos eltricos, descargas atmosfricas ou m utilizao no sero cobertos pela garantia e podero implicar em seu cancelamento parcial ou total. Todas as conexes do HAM300 devem ser feitas por meio de conectores. Qualquer indcio de soldas diretamente na placa ou de alteraes em seus circuitos, exceto se instrudo por documento do fabricante, implicaro no cancelamento da garantia. A responsabilidade da Hamtronix limitada apenas ao conserto ou substituio do material defeituoso, no podendo ser responsabilizada por perdas ou danos em decorrncia de mau uso ou ainda eventuais prejuzos causados diretamente ou indiretamente por defeitos que possam ocorrer com seus produtos. Na eventual necessidade de se enviar o produto para manuteno, despesas de transporte (ida e volta) sero de inteira responsabilidade do solicitante.

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Apresentao do Produto
O Controle Remoto DTMF - HAM300 um produto indito. Ele foi totalmente desenvolvido pela Hamtronix para suprir a demanda por um dispositivo capaz de comandar equipamentos eltrico-eletrnicos a grandes distncias e sem necessidade de equipamentos caros e especializados. Basicamente o HAM300 funciona como uma extenso de tomadas. Nele voc poder ligar at Seis1 equipamentos distintos e, para qualquer uma das tomadas ou sadas, executar comandos como: desligar, ligar, pulsar, desligar e automaticamente religar aps um perodo pr-programado e consultar o estado atual da tomada ou sada. O HAM300 possui interface de comunicao para linha telefnica fixa, telefone celular e rdio.

Sugestes de Uso
So inmeras as aplicaes possveis para o HAM300, mas uma das reas que mais utiliza seu potencial so os provedores de Internet Sem Fio. Normalmente esses provedores tm equipamentos em locais de difcil acesso, em torres, alto de prdios, e no so raras as vezes que esses equipamentos param de funcionar, s voltando se forem desligados e religados. Quando isso ocorria, at ento, no havia outra sada seno ir at o local e reiniciar o equipamento. Agora com o HAM300 voc pode reiniciar um equipamento com uma simples chamada telefnica, evitando ter que se deslocar por grandes distncias, economizando tempo e dinheiro. O HAM300 tambm pode ser til em parques de servidores para reiniciar, desligar ou ligar mquinas sem a presena do tcnico no local. Outras aplicaes podem ser desde acionamento de alarmes na indstria, como controle de motores ou bombas para poos em locais remotos. Em uma residncia, o HAM300 pode ser empregado para acionamento de luzes, alarmes, ar condicionados, portes e outros eletrodomsticos. As possibilidades de aplicaes s dependem de sua imaginao.

Nota
1

Voc pode utilizar vrios HAM300 em paralelo para expandir o nmero de tomadas de controle desde que configurados com senhas diferentes.

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Painel Frontal

PHONE - Conector RJ11 para linha telefnica fixa. COM Conector DB9 para interface dos sinais de telefone celular e rdio. PWR LED aceso indica equipamento ligado/piscando confirma operaes. DTMF LED indica presena de tom DTMF. 1, 2 e 3 Aceso indica tomada ligada.

Painel Traseiro

Entrada de Energia e Porta-Fusvel Conector para cordo de energia com porta-fusvel acoplado. O compartimento acomoda um fusvel de 20A em uso e outro de reserva. 3, 2 e 1 Tomadas do Controle Remoto.

Nota Verificar na pgina 6 as recomendaes referentes ao consumo mximo de potncia permitido pelo conjunto e para cada tomada individualmente.

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Instalao
O HAM300 pode ser ligado em um ou mais equipamentos de comunicao para receber comandos. Veja as opes e como instalar cada um deles:

Instalando em uma Linha Telefnica Fixa


1) Conecte uma linha telefnica no conector PHONE do painel frontal. 2) Ligue nas tomadas os aparelhos que deseja controlar distncia. 3) Conecte o cabo de alimentao. Veja na pgina 7 como operar o HAM300 conectado a linha telefnica fixa.

Instalando em um Telefone Celular


Para utilizar o HAM300 ligado a um celular, trs sinais provenientes do plug1 de fone de ouvido do celular sero necessrios: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Ligar o sinal de udio3 (fone ouvido) ao pino 1 do conector COM 2. Ligar o sinal de microfone3 ao pino 4 do conector COM. Ligar o terra3 (GND) do celular ao pino 5 do conector COM. Configurar o celular para modo auto-atendimento4. Ligue nas tomadas os aparelhos que deseja controlar a distncia. Conecte o cabo de alimentao.

A alimentao do celular pode ser feita utilizando seu prprio carregador de baterias. Este dever estar sempre ligado para manter a bateria carregada, pois na eventualidade de faltar energia, quando esta voltar, o celular continuar ligado. Caso falte energia e o celular no tenha carga, quando ela voltar o aparelho poder voltar desligado, impossibilitando o recebimento de comandos. Veja na pgina 8 como operar o HAM300 conectado a um telefone celular.

Notas 1 Se houver dificuldade para obter o plug do fone de ouvido do celular, utilize um fone de ouvido de baixo custo e aproveite o plug.
2 3

A ilustrao dos pinos do conector COM pode ser vista na pgina 12.

Os sinais de udio e terra so disponveis no plug de fone de ouvido de qualquer celular, no sendo necessrio fazer nenhuma conexo interna ao aparelho.
4

Alguns aparelhos s permitem selecionar o modo auto-atendimento com o fone de ouvido conectado.
4

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Instalando em um Rdio Transceptor


Existem locais onde no h disponibilidade de linha telefnica fixa e muito menos cobertura de telefonia celular. Nestes casos, a nica soluo pode estar em empregar um rdio1 transceptor de VHF ou UHF. Com a utilizao de uma boa instalao de rdio e antena direcional, pode-se comandar o HAM300 distncias superiores a 100 km. Para utilizar o HAM300 acoplado a um rdio transceptor: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Ligar o sinal de udio do rdio ao pino 1 do conector COM2. Ligar o sinal de microfone do rdio ao pino 4 do conector COM. Ligar o terra (GND) do rdio ao pino 5 do conector COM. Ligar o sinal de PTT3 do rdio ao pino 8 do conector COM. Ligue nas tomadas os aparelhos que deseja controlar distncia. Conecte o cabo de alimentao.

Veja na pgina 9 como operar o HAM300 conectado a um rdio transceptor. Instalaes de rdios e antenas requerem conhecimento tcnico do instalador. Se for necessrio, contrate um tcnico para fazer a instalao.

Notas 1 Para operar rdios transceptores com potncias superiores a 100mW necessrio autorizao da ANATEL.
2 3

A ilustrao dos pinos do conector COM pode ser vista na pgina 12.

A sigla PTT, do ingls Push To Talk, significa Aperte Para Falar. Esse sinal responsvel pela ativao da transmisso do rdio.

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Tenses e Potncia Mxima Permitida


O HAM300 foi projetado para funcionar como uma extenso (rgua) de tomadas, portanto ele pode ser ligado tanto em redes eltricas de 110/127V como em redes de 220/230V. Para alimentar corretamente seus circuitos eletrnicos internos, desenvolvemos uma fonte chaveada de alto desempenho que funciona de 100V a 240V sem a necessidade de seleo da tenso de operao. Portanto, use-o como uma extenso sem se preocupar com a tenso de sua rede eltrica. Apenas lembre-se de que a tenso dos aparelhos a serem comandados deve ser a mesma ao qual o HAM300 est ligado. IMPORTANTE O HAM300 foi projetado para trabalhar com at trs tomadas eltricas ligadas ao mesmo tempo, desde que a soma das potncias das tomadas no exceda a potncia mxima do conjunto, e nem exceda a potncia mxima por tomada. Veja a seguir os limites: Potncia mxima de 1500W em redes eltricas de 110/127V e um mximo de 1000W por tomada Potncia mxima de 2600W em redes eltricas de 220/230V e um mximo de 1300W por tomada Tomando como exemplo uma rede eltrica de 110V, a potncia mxima permitida pelas trs tomadas de 1500W. Se ligarmos na tomada 1 um computador cujo consumo de at 900W, restar para as outras duas tomadas (1500-900) 600W. Se ligarmos na tomada 2 um segundo computador que consome 500W (600-500), restar apenas 100W para a tomada 3. Outro exemplo: Se ligarmos um equipamento que consome 1000W em uma das tomadas, restar 500W para as outras duas. Se precisar ligar mais um equipamento de 1000W, no poder lig-lo, pois a soma dos 1000W j utilizados mais esses outros 1000W excedem os 1500W mximos para o conjunto de tomadas. Raciocnio equivalente para redes eltricas de 220/230V. IMPORTANTE LIGAO DE MOTORES DIRETAMENTE NAS TOMADAS DO HAM300 EST LIMITADA A POTNCIA MXIMA DE DE HP

Nota Exceder as potncias mximas permitidas poder resultar em danos ao HAM300 e aos equipamentos ligados a ele, bem como no cancelamento da garantia do produto.
6

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Operao
Os comandos de controle do HAM300 so simples e de fcil memorizao, e em pouco tempo no exigem nem mesmo ter o manual de operao em mos.

Operando o HAM300 conectado a uma Linha Fixa


1) Telefone, de um celular ou telefone fixo, para o nmero onde o HAM300 est instalado. 2) Aguarde que o HAM300 atenda automaticamente a chamada, o que deve ocorrer em trs toques1. 3) Assim que a chamada for atendida, bips so emitidos indicando que o HAM300 aguarda a digitao da senha de acesso. 4) Digite a senha2 123 e aguarde os trs bips de confirmao3. 5) Agora voc est em modo de comando e poder controlar qualquer uma das trs tomadas. 6) Digite 10 para desligar a tomada 1 ou digite 11 para ligar a tomada 1. Verifique que o led da tomada 1 indicar o estado atual. 7) Aps enviar os comandos, simplesmente desligue o telefone. Em poucos segundos o HAM300 se desconectar da linha automaticamente. Veja na pgina 10 a lista completa dos comandos disponveis.

Notas 1 O nmero de toques de atendimento pode ser modificado pelo usurio. Veja na pgina 11 como mudar o nmero de toques.
2

A senha de trs dgitos pode ser modificada pelo usurio. Veja na pgina 11 como trocar a senha de acesso.
3

Se houver uma pausa superior a 25 segundos sem envio de comandos, a senha perde a validade e o HAM300 se desconectar da linha. Se for o caso, ligue novamente para voltar a enviar comandos. O tempo de validade da senha previne que o HAM300 fique bloqueado, no caso da ligao cair ou se voc encerrar a chamada e outra pessoa ligar em seguida para o telefone, no encontrar o sistema aberto.
7

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Operando o HAM300 conectado a um celular


Para comandar o HAM300 conectado a um telefone celular: 1) Telefone, de um celular ou telefone fixo, para o nmero do celular onde o HAM300 est instalado. 2) Aguarde que o celular configurado em auto-atendimento atenda a chamada, o que normalmente ocorre no primeiro ou segundo toque. 3) Ouvindo os bips de espera da senha1, digite 123 e aguarde trs bips de confirmao de que a senha foi aceita2. 4) Agora voc est em modo de comando e poder controlar qualquer uma das trs tomadas. 5) Digite 20 para desligar a tomada 2 ou digite 21 para ligar a tomada 2. Verifique que o led da tomada 2 indicar o estado atual. 6) Aps enviar os comandos, simplesmente desligue o telefone. Veja na pgina 10 a lista completa dos comandos disponveis.

Notas 1 A senha de trs dgitos pode ser modificada pelo usurio. Veja na pgina 11 como trocar a senha de acesso.
2

Se houver uma pausa superior a 25 segundos sem envio de comandos, a senha perde a validade e os bips de senha inativa voltaro a ser emitidos a cada 3s. Se for o caso, digite novamente a senha para retornar ao modo de comandos.

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Operando o HAM300 conectado a um Rdio


Para comandar o HAM300 conectado a um rdio transceptor: 1) Com um rdio sintonizado na mesma freqncia do rdio onde o HAM300 est instalado, envie1 a senha2 de acesso 123. 2) Se esta estiver correta, trs bips sero transmitidos confirmando que ela foi aceita. 3) Agora voc est em modo de comando e poder controlar qualquer uma das trs tomadas. 4) Envie 30 para desligar a tomada 3 ou 31 para ligar a tomada 3. Todos os comandos aceitos so confirmados com bips. Verifique que o led da tomada 3 indicar o estado atual. Veja na pgina 10 a lista completa dos comandos disponveis.

Notas 1 Normalmente os rdios transceptores tem microfones com teclados DTMF. Para enviar comandos aperte o PTT, digite os comandos e solte o PTT.
2

A senha de trs dgitos pode ser modificada pelo usurio. Veja na pgina 11 como trocar a senha de acesso.

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Lista de Comandos
COMANDO 00 01 10 11 12 13 14 15 16 17 20 21 22 23 24 25 26 27 30 31 32 33 34 35 36 37 40 41 42 43 44 45 46 47 50 51 52 53 54 55 56 57 60 61 62 8x 90 91 95 xxxyyy 99 DESCRIO Desliga todas as tomadas Liga todas as tomadas Desliga a tomada 1 Liga a tomada 1 Consulta o estado da tomada 1 Pulsa a tomada 1 por 2s Pulsa a tomada 1 por 10s Pulsa a tomada 1 por 20s Pulsa a tomada 1 por 30s Pulsa a tomada 1 por 60s Desliga a tomada 2 Liga a tomada 2 Consulta o estado da tomada 2 Pulsa a tomada 2 por 2s Pulsa a tomada 2 por 10s Pulsa a tomada 2 por 20s Pulsa a tomada 2 por 30s Pulsa a tomada 2 por 60s Desliga a tomada 3 Liga a tomada 3 Consulta o estado da tomada 3 Pulsa a tomada 3 por 2s Pulsa a tomada 3 por 10s Pulsa a tomada 3 por 20s Pulsa a tomada 3 por 30s Pulsa a tomada 3 por 60s Desliga a Sada 4 Liga a Sada 4 Consulta o estado da Sada 4 Pulsa a Sada 4 por 2s Pulsa a Sada 4 por 10s Pulsa a Sada 4 por 20s Pulsa a Sada 4 por 30s Pulsa a Sada 4 por 60s Desliga a Sada 5 Liga a Sada 5 Consulta o estado da Sada 5 Pulsa a Sada 5 por 2s Pulsa a Sada 5 por 10s Pulsa a Sada 5 por 20s Pulsa a Sada 5 por 30s Pulsa a Sada 5 por 60s Desliga a Sada 6 Liga a Sada 6 Consulta o estado da Sada 6 Troca nmero de toques (x de 1 a 9) Desativa rdio (ativa Sada 4) Ativa rdio (desativa Sada 4) Troca da senha (xxx=yyy de 000 a 999) MASTER RESET (senha = 123) RESPOSTA 1 bip longo 2 bips curtos 1 bip longo 2 bips curtos 1 bip longo ou 2 bips curtos 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip longo 2 bips curtos 1 bip longo ou 2 bips curtos 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip longo 2 bips curtos 1 bip longo ou 2 bips curtos 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip longo 2 bips curtos 1 bip longo ou 2 bips curtos 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip longo 2 bips curtos 1 bip longo ou 2 bips curtos 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip curto 1 bip longo 2 bips curtos 1 bip longo ou 2 bips curtos 2 bips curtos 1 bip longo 2 bips curtos Ver detalhes na pgina 11 5 bips curtos

10

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

Configurao
O HAM300 permite que algumas de suas caractersticas de funcionamento sejam modificadas pelo usurio. As opes so:

Troca do nmero de toques de Atendimento


O HAM300 vem configurado para atender uma chamada no terceiro toque. Esse valor pode ser modificado com os comandos: COMANDO
81 82 83 84 85

DESCRIO
Atende Atende Atende Atende Atende no no no no no primeiro toque segundo toque terceiro toque quarto toque quinto toque

COMANDO
86 87 88 89

DESCRIO
Atende Atende Atende Atende no no no no sexto toque stimo toque oitavo toque nono toque

Obs: Todos os comandos de troca do nmero de toques so confirmados com dois bips curtos.

Troca da Senha de Acesso


1) 2) 3) 4) Digite o comando 95. Trs bips confirmaro que entrou no modo de troca de senha. Digite a nova senha de trs dgitos duas vezes. Trs bips confirmam que a nova senha foi aceita.

Se as duas senhas digitadas forem iguais, a senha antiga ser substituda pela nova. Caso as senhas no sejam iguais ou um erro seja cometido durante o comando, um bip longo informar que a nova senha no foi aceita e que a operao foi cancelada. Nesse caso, tente novamente. Se demorar mais de 3s para digitar um nmero da nova senha, a troca ser cancelada, e senha antiga ser mantida.

Seleo de PTT/Sada 6
A sada PTT (conector COM) vem configurada para funcionar como uma sexta sada de controle. Caso o HAM300 seja utilizado com um rdio transceptor, essa sada deve ser configurada como PTT para que o rdio envie as confirmaes de comando. Para ativar o PTT digite 91. Dois bips confirmam a configurao como PTT. Para desativar o PTT para utiliz-lo como quarta sada de controle, digite 90. Um bip longo confirma a mudana. Quando configurada para PTT, no poder ser utilizada como sada de controle. Quando usada como sada, no tm a opo de pulsar como as demais.

11

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

CONECTOR COM
O conector COM por onde todos os sinais, com exceo da linha telefnica fixa e energia, entram e saem do HAM300. A tabela a seguir descreve a funo de cada um de seus pinos: PINO
1 2 3 4 5 6 7 8 9

DESCRIO
Entrada de udio (Fone ou Speaker) Sada de udio (MIC) Terra (GND) Sada 4 Sada 5 PTT/Sada 6 Sada 12VDC (Mx. 200mA)

USO
Rdio ou Celular NO UTILIZADO NO UTILIZADO Rdio ou Celular Terra dos sinais de udio Sada Coletor Aberto Sada Coletor Aberto PTT do Rdio/Sada Coletor Aberto Para polarizar rels das sadas 4,5 e 6

Vista traseira dos pinos do conector DB9 macho que acompanha o HAM300

12

HAM300 Controle Remoto DTMF/Serial

Hamtronix

EM CASO DE PROBLEMAS - MASTER RESET


No caso do HAM300 no aceitar comandos ou operar de maneira incorreta, verifique: Se todas as conexes, seja da linha telefnica, do celular ou do rdio, esto corretas e livres de maus contatos. Que esteja digitando a senha de acesso correta. Que se conectado a um celular, que este esteja corretamente configurado para operar em modo de auto-atendimento. Que o LED DTMF pisque de acordo com os comandos enviados.

Se ainda assim o HAM300 no responder corretamente, possvel que a senha de acesso esteja errada. Voc tem vrias formas de recuperar as configuraes de fbrica e restituir a senha padro 123. Pela Linha Telefnica Retire o cabo de energia. Utilizando um telefone na extenso da mesma linha utilizada pelo HAM300, retire-o do gancho, segure uma tecla qualquer apertada, coloque o cabo de energia e quando o led PWR comear a piscar, solte a tecla. Esse procedimento recupera as configuraes originais de fbrica. Por Celular Se o HAM300 estiver ligado a um celular, retire o cabo de energia, ligue para o celular e aps o auto-atendimento, segure apertada uma tecla do telefone que est usando para a chamada. Coloque o cabo de energia e quando o led PWR comear a piscar solte a tecla. Esse procedimento recupera as configuraes originais. Por Rdio Retire o cabo de energia eltrica, segure apertada uma tecla no rdio que transmite para o rdio da instalao, ligue a energia eltrica e aps o led PWR piscar, solte a tecla. Esse procedimento recupera as configuraes de fbrica.

Nota Quando um Master Reset reconhecido, o led PWR piscar 3 vezes e em seguida todas as tomadas sero ligadas.

13

Hamtronix
www.hamtronix.com.br 2009

You might also like