You are on page 1of 26

FORMATANDO O HD

PUBLICAMOS AQUI ALGUNS TEXTOS OBTIDOS NA INTERNET SOBRE COMO FORMATAR O HD. PRINCIPALMENTE SE VOC USA O WINDOWS XP.

COMO FORMATAR O HD - TEXTO N 1

Renato Franzini

Editor do UOL Tecnologia

Reportagem feita por sugesto de leitores

Veja, passo a passo, como formatar o HD no Windows XP

Antes de mais nada, vale repetir o que est na reportagem principal: s formate o HD se tiver certeza de que isso necessrio; o processo longo e acarreta na perda de todos os dados gravados no disco rgido.

Caso voc decida ir em frente, h dois modos mais comuns para formatar um HD: a partir de um disquete ou a partir do CD-ROM.

No teste para elaborao desta reportagem, formatamos um HD de 80 GB usando o CD de instalao do Windows XP Home Edition, em ingls. A escolha do Windos XP no foi toa: ele o sistema mais usado pelo pblico do UOL Tecnologia, de acordo com estatsticas de audincia.

Antes de iniciar a formatao, lembre-se de gravar dados e programas importantes (veja dicas para isso).

Como no ser possvel ver esta pgina durante o processo de formatao, aconselhamos o seguinte:

UOL

Tela da formatao

1- Veja uma seqncia de slides com as telas que aparecero durante o processo de formatao (clique aqui). Elas so fotos da formatao realizada pelo UOL Tecnologia em um HD de 80 GB com o CD do Windows XP.

2- Apenas depois de ver os slides, imprima os passos dados na formatao:

--------------------------------------------------------------------------------

TELA 1 - Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador

TELA 2 - Aperte qualquer tecla assim que o micro religar.

Caso a mensagem para dar boot pelo CD no aparea, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opo (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-me)

TELA 3 - Neste momento, no aperte nenhuma tecla (se voc tiver necessidade de instalar um driver SCSI ou RAID, o que pouco provvel, pea ajuda a um usurio avanado)

TELA 4 - De novo, apenas espere o programa de Setup ser carregado

TELA 5 - Para formatar, aperte ENTER.

As outras opes so: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatao. Ateno: reparar o sistema no o mesmo que formatar o HD e instal-lo de novo

TELA 6 - Para formatar, aperte ESC.

Se apertar R, o programa ir reparar a atual cpia do Windows, e no formatar o HD

TELA 7 - Aqui, tecle D para apagar a partio existente.

Essa opo a RECOMENDVEL porque, assim, o sistema faz nova verificao do HD e pode encontrar defeitos fsicos no disco. Mas possvel comear j a formatao. Para isso, tecle ENTER

TELA 8 - Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partio existente.

A tecla ESC faz retornar tela anterior

TELA 9 - Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partio existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados sero perdidos.

A tecla ESC faz retornar tela anterior

TELA 10 - Aperte C para criar a partio nova. Existe aqui uma opo de criar mais de uma partio. Voc pode, por exemplo, usar uma partio para instalar o sistema, e outra, para guardar dados

TELA 11 - Aqui, enfim, o incio da formatao.

O recomendado fazer a formatao completa, e no a rpida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que mais seguro. Saiba as diferenas

TELA 12 - Incio da formatao. No caso do HD deste teste, de 80 GB, esta etapa durou pouco mais de uma hora

TELA 13 - Final da formatao. Apenas acompanhe

TELA 14 - Parabns! A formatao est concluda. Com o disco j formatado, o Windows inicia o programa de instalao. Apenas acompanhe

TELA 15 - Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, ateno, no retire o CD de instalao

TELA 16 - Comea a instao do Windows

--------------------------------------------------------------------------------

OBSERVAES IMPORTANTES

1- Tempo gasto

Formatar o HD com o CD do Windows no apenas o primeiro passo para reinstalar o sistema.

Por isso, prepare-se para uma operao que, no caso do teste feito nesta reportagem, levou cerca de uma hora e meia para particionar e formatar o HD e cerca de 40 minutos para instalar

o sistema. Depois, durou mais de uma hora o processo de baixar e instalar as atualizaes do sistema.

2- Atualizaes do Windows

Assim que instalar o sistema e se conectar internet, nossa sugesto que seu primeiro passo seja acessar o site Windows Update (clique aqui). Siga as instrues e baixe todas as atualizaes do sistema.

3- Antivrus e firewall

Depois de tudo, no se esquea de instalar um antivrus. Veja no site Linha Defensiva uma lista com sugestes de antivrus: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/antivirus/.

Caso voc tenha instalado o Service Pack 2 do Windows XP, ele j ter um bom firewall. Seno, veja sugestes em: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/firewalls/.

4- Instalao dos drivers

Antes de fazer a formatao, certifique-se de que voc tem gravado em disquete ou CD-ROM todos os drivers que so usados em seu micro. Eles precisaro ser reinstalados. O que um driver? Segundo o site Linha Defensiva, "um driver usado para que o sistema operacional se comunique com o hardware. Existem tambm drivers de software para software. Por exemplo, sua placa de vdeo precisa de um driver, assim como a placa de som e alguns monitores".

5- Formatao a partir de disquete

Fazer a formatao a partir de um disquete requer um pouco mais de conhecimento. Por isso, recomendamos que isso s seja feito com a ajuda de um usurio com mais experincia. Para resumir, o primeiro passo criar um disco de boot. Depois, reinicie seu computador em modo MS-DOS. Use o programa FDISK para apagar a partio atual e criar uma nova. Depois, digite o comando FORMAT C: para iniciar a formatao. Ainda assim, depois, voc precisar do CD para instalar o Windows.

6- Formatao com programa do fabricante do HD

Em geral, o HD de seu micro tem programas (disponveis para download no site do fabricante) para anlise das condies fsicas do disco e para formatao. Para descobrir qual o fabricante de seu HD, uma dica ir ao Painel de Controle (Control Panel) > Sistema (System) > Hardware > Gerenciador de dispostivos (Device Manager) > Unidades de disco (Disk Drives)

FORMATAO DO HD - TEXTO N 2

Como formatar o HD?

Essa no uma tarefa simples, portanto s deve ser executada por um usurio com conhecimentos tcnicos em informtica

Tenho um bom conhecimento em instalao de softwares, j instalei no meu computador o Windows ME e consigo resolver muitos probleminhas que surgem na mquina, mas nunca formatei um micro. Como devo proceder? Ricardo via e-mail

Ricardo, Formatar o computador nada mais do que apagar todas as informaes do Hard Disk (Disco Rgido). O Disco Rgido, como o prprio nome diz, um ou mais discos de metal rgido, montados numa caixa hermeticamente fechada, onde so gravados o Sistema Operacional, os programas e os dados gerados ou criados pelo usurio. Mesmo com o computador desligado, as informaes permanecem intactas e gravadas no HD.

Normalmente, quando compramos um micro, ele j vem com o HD formatado, sistema e alguns programas. No entanto, em algumas ocasies, como a perda de dados, defeitos ou at em funo de ataques de vrus, o sistema pode ficar to instvel, que torna-se necessria a formatao do HD. Esta operao vai limpar todos os dados e informaes contidas no HD. Para voltar ao estado inicial o usurio dever reinstalar todos os programas. Esta operao extremamente delicada, por isso fundamental que o usurio faa uma cpia (backup) de todos os seus arquivos importantes. Mesmo assim, recomen-dvel que o usurio s se proponha a realizar essa tarefa se tiver algum conhecimento tcnico em informtica.

Formatao: Primeiramente, ligue o computador com o Disco de Inicializao, que acompanha o seu Windows, ou ento crie um pelo prprio Windows Iniciar Configuraes Painel de Controle Adicionar ou Remover Programas Disco de Inicializao e Criar Disco. Coloque um disquete virgem no drive e continue.

Quando entrar o Sistema DOS vai aparecer na tela o sinal A:> Digite FORMATAR C: Esse comando vai apagar todos os dados existentes e preparar o HD para receber o Sistema e os programas novamente. Antes de continuar dever aparecer uma mensagem parecida com: (ATENO - ESSE COMANDO VAI APAGAR TODOS OS SEUS DADOS VOCE TEM CERTEZA QUE QUER CONTINUAR?)

No havendo dvida, siga em frente. Se o HD for novo, ser preciso Particionar o HD antes de format-lo. Ou seja, criar um ou mais volumes ou as Letras de identificao. Normalmente C, ou C e D se quiser dividir o HD em duas parties, neste caso o sistema operacional vai se comportar como se houvessem dois HDs separados. O comando para Particionar o FDISK que tambm est no Disco de Inicializao. Esse comando tambm apaga todos os dados do HD, portanto muito cuidado com essas operaes.

FORMATAO DO HD - TEXTO N 3

COMO FORMATAR O HD

1. Reinicie o computador em modo MS-DOS ou, ao iniciar o computador, e antes de iniciar o Windows, tecle "F8" e voc ter a opo de iniciar somente com o prompt do MS-DOS.

2. Ao aparecer o prompt do MS-DOS, sinal de que o computador est pronto para formatar a unidade de disco.

3. Escreva "FORMAT C:" no prompt e tecle "Enter". Aparecer uma mensagem avisando-o de que todos os dados no disco no removvel sero perdidos e lhe pedir que confirme a formatao. Confirme, teclando "Y" e aperte "Enter". A formatao comear.

3. Ao acabar a formatao, ser pedido que voc d um nome para identificar a sua unidade ou partio. Escolha qualquer nome com um mximo de onze caracteres ou tecle "Enter" para no dar nome algum. Alm disso, voc poder dar o nome mais tarde, quando o Windows estiver em funcionamento.

FORMATAO DO HD - TEXTO N 4

[T]Como Formatar O Hd De Seu Computador Opes

Este procedimento apaga todo o contedo da unidade de disco rgido (C:). Portanto, s siga o passo a passo caso tenha absoluta certeza do que quer fazer. Se voc no tem experincia, procure ajuda. No tente fazer sozinho e no se esquea de fazer o disco de boot antes de iniciar a formatao.

Passo a passo:

1. Reinicie o computador em modo MS-DOS ou, ao iniciar o computador, e antes de iniciar o Windows, tecle "F8" e voc ter a opo de iniciar somente com o prompt do MS-DOS.

2. Ao aparecer o prompt do MS-DOS, sinal de que o computador est pronto para formatar a unidade de disco.

3. Escreva "FORMAT C:" no prompt e tecle "Enter". Aparecer uma mensagem avisando-o de que todos os dados no disco no removvel sero perdidos e lhe pedir que confirme a formatao. Confirme, teclando "Y" e aperte "Enter". A formatao comear.

3. Ao acabar a formatao, ser pedido que voc d um nome para identificar a sua unidade ou partio. Escolha qualquer nome com um mximo de onze caracteres ou tecle "Enter" para no dar nome algum. Alm disso, voc poder dar o nome mais tarde, quando o Windows estiver em funcionamento.

Ateno:

1. No se esquea de criar um disco de boot antes de formatar o seu HD, para que possa reinstalar o Windows depois da formatao.

2. Este procedimento apaga todo o contedo da unidade de Disco Rgido. Antes de inici-lo faa um back-up de seus arquivos importantes em CD ou disquete.

Sirlene Alves

COMO FORMATAR O HD - TEXTO N 5

Formatando Seu HD.

Trs etapas para formatar uma unidade de disco rgido.

AVISO - LEIA ISTO: O procedimento que se segue vai apagar todo o contedo da unidade de Disco Rgido.

NO SIGA ESTE PROCEDIMENTO A NO SER QUE TENHA A CERTEZA ABSOLUTA DO QUE IR FAZER.

A ABC-PLACAS no se responsabiliza pela perda de dados

- O aviso est dado!!!

Formatao do HD - etapa 1

facil...

Se a Formatao for feita atravez do windows, Reenicie o computador em modo MS-DOS, ou ao iniciar o computador e antes de iniciar o Windows aperte F8 e voc ter a opo de iniciar somente com o prompt do MS-DOS.

1 - Quando iniciar o prompt do MS-DOS, sinal de que esta pronto para formatar a unidade de disco. Escreva FORMAT C: no prompt e aperte enter. Ver uma mensagem avisando-o de que todos os dados no disco no removivel ser perdido e lhe pedir que confirme a formatao. Escreva Y e aperte enter novamentente.

Formatao do HD - etapa 2

2 - O DOS vai comear a formatar a sua unidade de disco rgido. Se esta unidade em particular tiver sido formatada anteriormente, o comando FORMAT ir por um atalho verificando simplesmente se a formatao atual sta correta, em vez de efetuar uma operao de formatao completa - no se preocupe, isto normal nas verses mais recentes do DOS.

Formatao do HD - Final

3 - Assim que a formatao tenha terminado, ser-lhe- pedido un nome que identifique a sua unidade ou partio.

Tal como acontece com um disquete escolha qualquer nome com um maximo de onze caracteres ou aperte ENTER para obter uma unidade sem nome - a opo sem nome pode ser

facilmente alterada mais tarde logo que o windows esteja instalado e funcionando. Parabns!!!

COMO FORMATAR O HD - TEXTO N 6

Como formatar e reinstalar o Windows (Trata-se do caso do HD com Windows 98)

Muitas vezes, devido a algum problema, lentido ou outros motivos, a nica soluo que achamos formatar o HD, reinstalar o Windows e comear tudo do zero. Mas no s quando o Windows apresenta problemas que devemos formatar o HD. Os tcnicos recomendam que, pelo menos uma vez ao ano, devemos formatar o HD, pois nele, podem conter restos de programas e arquivos que o prprio usurio desconhece, o que pode prejudicar o desempenho do computador.

Tambm, pode-se querer trocar o Windows atual, por outro, seja ele mais antigo ou mais atual. Em todos esses casos, o procedimento para formatar o HD e reinstalar o Windows idntico, bastando apenas fazer pequenas adaptaes ao caso.

Neste tutorial, ser explicado os procedimentos para apagar tudo o que h no HD e comear tudo de novo, como se o computador tivesse sido comprado ontem.

1. Antes de comear

1.1 O que necessrio

Antes de tudo, certifique-se de que tem o seguinte material:

O backup de todos os seus arquivos importantes (veja aqui como fazer);

O Disco de Inicializao do Windows; (obtenha-o aqui)

O CD com os arquivos de instalao do Windows;

O CD ou disquete contendo os drivers de todos os dispositivos do seu computador; De posse desses elementos, j podemos comear a "pr a mo na massa".

2. Formatando o HD

Antes de mais nada, tenha certeza de que nenhum dos componentes da lista acima est faltando. Feito isso, tenha certeza de que tudo o que havia de pessoal e importante no disco rgido est salvo e em condies de ser restaurado. Faa as ltimas verificaes, pois essa vai ser a ltima vez que voc est mexendo no Windows antes de reinstalar. Depois de tudo isso, insira o Disco de Inicializao do Windows no drive de disquete, diga o seu ltimo adeus ao Windows atual e reinicie o computador.

No prxima inicializao, voc no ver mais o Windows, e sim um menu com as seguintes opes:

1. Inicia o computador com suporte a CD-ROM

2. Inicia o computador sem suporte a CD-ROM

3. Exibe o arquivo da Ajuda

Escolha a opo 2 por enquanto, pois no vamos usar o CD agora. Espere o processo de boot terminar. Agora vamos apagar tudo o que h no HD. Digite o comando format C: e tecle ENTER. Uma mensagem de confirmao aparecer para que voc tenha certeza do que est fazendo. Siga as instrues na tela e espere a formatao acabar. Agora o seu HD est completamente VAZIO. No h nenhum dado nele. Reinicie o computador com um CTRL + ALT

+ DEL mas no retire o disquete ainda. Ir aparecer novamente aquele menu de inicializao. Dessa vez escolha a opo 1.

3. Instalando o Windows

Insira o CD do Windows na unidade de CD. Em seguida, digite o comando e:\win98\instalar.exe (partindo do princpio que e: a letra da sua unidade de CD). Bom, a partir daqui no h muito o que falar, pois a interface de instalao autoexplicativa de modo que basta seguir as instrues que aparecem na tela. Durante esse processo, o seu computador ser reiniciado vrias vezes. A instalao do Windows concluir e a rea de Trabalho aparecer. A partir daqui, iremos para a parte final da reinstalao, que a instalao dos drivers de dispositivo. Isso ns veremos no prximo passo.

4. Instalando os drivers de dispositivo

Junto com o seu computador deve ter vindo um CD, ou se o seu computador no for onboard deve ter vindo um disquete ou um CD com cada dispositivo. Vc tem duas opes: usar o arquivo de autoinstalao contido no CD ou no disquete, ou ento instalar manualmente. Muitas vezes a nossa nica alternativa instalar manualmente. Nesse caso, faa o seguinte: V at o Painel de controle e abra o Item Adicionar novo Hardware. Repita esse processo at instalar todos os drivers. Para ver quais j foram instalados, Abra o item Sistema, e clique na guia Gerenciador de dispositivos. Vc ver uma lista de tudo o que est instalado, inclusive os dispositivos que por algum motivo esto problemticos. Aps estar tudo instalado e funcionado, basta restaurar o seu backup para o seu lugar original. Agora s instalar os programas.

Pronto. O seu Windows est reinstalado!

OBS: Os procedimentos acima aplicam-se ao Windows 98, mas no diferem muito dos usados no Windows 95 e Me.

Tutorial criado por _Lucas_

COMO FORMATAR O HD - TEXTO N 7

Como Formatar, Instalar e Ativar o Windows XP

Preparao

Na Formatao necessrio ter o CD de instalao do Windows XP e o CD de sua Placa Me e os drivers de seus dispositivos off board.

Ainda neste manual de instalao ser abordade a forma mais pratica de formatar e particionar o seu Disco Rgido (HD) eliminado a necessidade de BackUp s quando reinstalado o sistema operacional Windows XP Home ou Professional, com o correto particionamento (dividir em partes) possivel gerar em um nico disco at quatro discos independentes, dando assim ao seu computador uma melhor distribuio onde voc pode armazenar seu arquivos com muito mais segurana, ou ainda ter dois sistemas instalados em parties diferentes possibilitando um Dual Boot.

Para iniciar o procedimeto de formatao e instalao:

> CD Rom de instalao do Windows XP Home ou Professional (com o Product Key - serial), de preferencia original para que aps instalado seja possvel fazer as atualizaes necessrias,

> CD Rom da Placa Me (Mother Boad)

> CD Rom de todos os dispositivos off board, como placa de video, tv, modem, rede, web cam, audio, Impressora, entre outros dipositivo (devices) possveis

> Service Pack 2 do Windows XP (opcional)

>> Caso queira manter seus arquivos antigos deve antes da formatao salva-los em CD Rom, para posteriomente a instalao fazer uma restaurao dos mesmos.

Formatao e Instalao

Para formatar apartir do CD Rom do Windows XP o processo exige uma pequena configurao na BIOS do computador, um utilitrio no CD Rom capaz de formatar o HD eliminando a necessidade de um disket de boot.

Inicie o procedimento configurando a BIOS com o primeito boot (firth Boot) pelo CD Rom, para isso necessrio conhecer a BIOS da sua Placa Me (Mother Board), com a configurao pronta, insira o CD Rom do Windows XP no drive, ento Salve a configurao e Saia da BIOS.

O computador iniciar o boot, e vai aparecer a seguinte mensagem na tela:

Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...

Faa isso e ento a instalao iniciar, far uma analize dos componetes, seram mostradas algumas mensagens. Alguns segundos depois a instalao fornece trs opes na tela:

> Instalar o XP

> Entrar no console de recuperao

> Sair da instalao

Selecione a opo de intalar o XP e precione a tecla ENTER, para continuar a instalao do sistema operacional. A instalao procura por verses anteriores do Windows, quando concluir o processo, na tela ser mostrado uma lista, para a qual deve-se precionar a tecla ESC, neste ponto criamos, exclumos ou formatamos o Disco Rgido. Com as setas do teclado selecione a partio onde est instalado o Sistema operacional (no caso de haver um instalado ele deve estar normalmente no C: ) e tecle DELETE para excluir (isso apaga tudo na unidade selecionada), So mostradas duas confirmaes uma e dpois a outra: tecle ENTER para a primeira e L para a segunda.

A partio foi excluda e apenas um Disco vazio, voc pode optar entre uma partio ou mais como foi mencionado acima, se manter apenas uma, tecle C e depois ENTER, no caso de criar duas ou mais (at quatro), ter que escolher um tamanho para cada parte, isto depende de voc e do seu HD (capacidade, imagine que seja um HD de 40GB,fazemos uma partio com 20GB e outra de mesmo tamanho), escolha o que for melhor para seu uso, escolha um tamanho, multiplique este por 1024 (a instalao cria em Kbytes). Tecle C, e na opo Tamanho (em KBytes), digite o tamanho da unidade a ser criada, precione a tecla ENTER, na tela mostrar a partio C: (recm-criada) e o Espao alocado. Use as setas e selecione este Espao alocado. Tecle C novamente. No necessrio digitar o tamanho desta partio (se for criar apenas duas no caso de mais de duas o mesmo processo usado na primeira), o programa calcula automaticamente o que restou de espao no Disco Rgido (HD), pressine a tecla ENTER.

A criao das parties esta concluido

Com as setas selecione a primeira partio (C: ), pressione a tecla ENTER para iniciar/continuar a instalao do Windows. Escolha um mtodo de formatao; FAT ou NTFS previa mente o autor surgere o FAT, mas, eu gosto do NTFS, No caso da FAT por ser lida no DOS caso acontea alguma pane no Windows, pressine a tecla ENTER e a instalao inicia um processo de gravao de dados na partio, espere concluir que o processo de instalao reiniciar o Computador automaticamente.

A partir de agora, vo aparecer algumas vezes aquela mensagem (Pressione qualquer tecla para iniciar do CD...) no boot. No precione mais, pois a intalao seguir normalmente.

Logo a interface grfica da instalao estar pronta e o mouse disponvel. A partir da, vo aparecer algumas perguntas de dados (Nome completo, Empresa, Product key, Horrio e etc.), algum tempo depois o Windows ir reiniciar novamente e definitivamente.

Ento o sistema ir perguntar se quer registrar o Windows siga as instrues.

At que surgir a rea de trabalho do Windows.

Configurao

V em Meu Computador dentro dele ser mostrados dois Discos locais, e mais alguma coisa (dependendo do seu Computador ter drives como CDRW, DVD entre outros). Duplo-clique no segundo Disco local. o sistema informar que a partio no est formatada, isto normal,escolha o sistema de arquivos (segunda caixa), marque "Formatao rpida", clique em Iniciar. Em poucos segundos, o processo finalizar e a partio estar pronta.

Com o CD Rom dos dispositivos conclua a instalao dos drivers dentro de sistemas no Painel de Controle, feito isso, instale o Service Pack 2, caso no tenha, v at o final do texto e faa o Download.

Veja um link mais completo com imagens explicativas:

http://www.cdrwxp.co.pt/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=2656&m ode=thread&order=0&thold=0

Como instalar o Windows XP e Win9x no mesmo disco

O Windows XP o mais recente sistema operacional da Microsoft destinado a usurios domsticos e corporativos. Ele um sistema operacional de 32-bit e alguns programas antigos (especialmente jogos) so capazes de no rodar no Windows XP. Alguns tm problemas com o som, mbora possa ser resolvidos usando o VDMS embora a performance seja insatisfatria.

Outra soluo instalar um sistema operacional compatvel, como o Windows 98. E este tutorial mostra como fazer isso. Tome notas antes de seguir os passos:

O disco rgido tem de estar vazio. Todos os arquivos da drive iro ser removidos. Se voc quer evitar isso, ento baixe um software que particione sem remover os arquivos como o PartitionMagic. Eu sugiro que vocs movam os arquivos importantes para uma drive de rede, disco ZIP ou CD-R/RW.

Decida o espao que o Windows9x e o WindowsXP precisam. Por exemplo para mim, eu deixei o WinXP com 19GB e o Windows9X com 1GB, armazenando todos os jogos DOS no Windows9X.

Voc precisa de uma disquete bootvel (ou CD-ROM) que possuia os seguintes arquivos :

FDISK.EXE (para particionar), FORMAT.COM (para formatar as drives depois de particionar), SMARTDRV.EXE (para acelerar a instalao do WinXP) e os drivers para acessar o seu drive de CD-ROM (para instalao do WinXP e do Win98 ).

Os arquivos descritos acima sero automaticamente includos se voc criar um disco de boot do Windows ME. O site Bootdisk.com deve ter um utilitrio que permita voc criar estes discos se voc no tem um sistema operacional. Este guia assume que voc tenha disco bootvel do WinME.

Voc tem de usar FAT32 para WinXP para que o Win9X sej capaz de ler o contedo na partio do WinXP.

1. BACKUP

Tenha em mente que voc no pode fazer o backup de arquivos para outra pasta no seu disco rgido. Faa um BACKUP de arquivos importantes para outro HD (ou um disco ZIP , CD-R , etc). Um guia bsico de backup para os seus HDs:

Coloque os jumpers do HD para o modo Slave.

Conecte o seu cabo IDE de algum dispositivo para o seu HD. No desconecte o cabo do seu HD, apenas conecte o conector preto.

Inicie o seu computador, v at a BIOS, Auto-Detect IDE Drives, salve e reinicie.

Se o seu HD no for encontrado, ento verifique as ligaes e a posio do conector preto.

Faa um backup dos seus arquivos de programa :

MP3s (a sua pasta de mp3s, ou a pasta das minhas msicas nos meus documentos).

Jogos guardados (Save Game), podem ser localizados normalmente na pasta do jogo em Arquivos de programa.

Outlook Express (procure por arquivos com extenses DBX)

2. Particionando e formatando

D um boot atravs do disquete (ou CD-ROM) que tenha os arquivos mencionados em cima.

Para os discos bootveis do WinME, escolha suporte a CD-ROM se lhe for perguntado durante o processo de boot.

Tenha certeza que no existem mensagens durante o processo de Boot e que foi atribuido uma letra ao drive de CD-ROM.

Inicie o Fdisk

V at ao disco RAM temporrio digitando : e pressionando Enter. O drive ir ser especificado depois que o boot esteja completo. Por exemplo se o drive da sua RAM E ento digite E: e pressione Enter.

Digite Fdisk e pressione Enter. Uma janela ir lhe perguntar se voc quer ativar o suporte de 32-bit. Pressione Y e Enter.

Pressione 3 e de seguida Enter para remover todas as parties.

Remova todas as parties que voc v na lista. Continue a repetir at que no apareca nenhuma partio no drive.

Crie as parties requeridas. Estes prompts so muitos fceis de seguir:

Crie uma partio DOS. Que dever ser no drive do seu WinXP. Coloque o tamanho que quer para o WinXP. Tome nota que o drive do XP tem de ser C e o drive do Win9X tem de ser D.

Crie uma partio extendida. Que dever ser no drive do seu WIN9x. E coloque o tamanho que quer para o Win9x.

Crie uma partio DOS lgica na partio extendida que voc criou no passo anterior. Faa uso total do espao na partio extendida (100%).

Coloque a partio ativa como C .

Pressione Esc para encerrar o Fdisk. O Fdisk ir informar que voc ter de reiniciar o computador para que as alteraes tenham efeito. V em frente com o disco de boot ainda no drive.

Agora devero existir duas parties criadas por voc. C e D.

Formate ambas, usando os seguintes comandos no prompt:

FORMAT C: (Formata a sua partio C, pressione Y para a mensagem de alerta que aparece).

FORMAT D: (Formata a sua partio D, pressione Y para a mensagem de alerta que aparece).

Feito. Voc basicamente criou duas novas parties com nada nelas.

3. Instalando os dois Sistemas Operacionais.

Proceda para instalar o seu Windows9X atravs do drive de CD-ROM. Insira o cd no drive e digite os seguintes comandos:

E: (Entra no drive de CD-ROM)

CD\SETUP (Entra na pasta do setup do Win9X, ignore se o SETUP.EXE est na raiz do CD. Substitua SETUP com o nome da pasta do Win9x se o SETUP.EXE existir numa diferente pasta).

SETUP (Inicia o programa de Instalao do Win9x).

Certifique-se que voc escolheu uma instalao personalizada e especificou a pasta da instalao como D:\Windows (assumindo que D a sua segunda partio). Prossiga com a instalao.

Depois que a instalao do Win9X esteja completa e voc est no ambiente de trabalho do Win9x, renicie o seu computador outra vez usando o disquete de boot. Digite o comando smartdrv, para que a sua instalao do Windows XP se torne mais rpida.

- Digite R:\i386\winnt (aonde R a letra da unidade de CD-ROM). A instalao do Windows XP ir comear.

- Vai aparecer uma tela azul perguntando aonde se encontram os arquivos de instalao do windows. s colocar: R:\i386 (novamente lembrando que R a letra da unidade de CD-ROM).

E depois continue com a instalao normal outra vez. Quando a instalao do WinXP terminar, voc ver que o WinXP ir automaticamente criar um boot menu para permitir que voc escolha o sistema operacional a ser iniciado.

Ativao do WinXP

O Windows XP utiliza uma tecnologia de ativao de produto baseada em software, o que significa que voc deve ativar sua cpia de Windows XP para us-la. Este artigo descreve como ativar o Windows XP.

Como a Ativao Funciona

A ativao do produto reduz uma forma de pirataria de software conhecida como "cpia casual". A cpia casual o compartilhamento e a instalao do software que no est em conformidade com o contrato de licena de usurio final do software (EULA).

A ativao do produto funciona ao garantir que cada licena do Windows XP seja instalada em conformidade com a EULA e no esteja instalada em mais do que o nmero de computadores permitidos pela licena. O Windows cria uma identificao de instalao nica (ID) baseada nas informaes do ID do produto e de um identificador de hardware geradas na instalao do Windows XP. Para ativar, utilize o assistente de Ativao do Produto Windows para fornecer o ID de instalao para a Microsoft por meio da Internet ou de uma linha telefnica. O ID de instalao registra uma associao da ID do produto ao computador e um ID de confirmao enviada de volta ao computador para ativar o Windows XP.

A ativao annima e nenhuma informao pessoal requerida para ativar. O ID de instalao registra uma associao do ID do produto ao computador e uma confirmao enviada de volta para a Microsoft. Assim, voc pode usar a chave do produto para instalar o Windows nesse computador um nmero ilimitado de vezes. Entretanto, se for necessrio instalar o Windows em um computador diferente com essa chave de produto, voc deve entrar em contato com um representante do atendimento ao cliente da Microsoft.

A ativao requerida em 30 dias a partir do primeiro dia em que o Windows XP foi iniciado. Se desejar ativar o Windows no dia seguinte quele em que voc o instalou, um cone Ativao do Windows exibido na rea de status da barra de tarefas. Esse cone exibe notificaes periodicamente para lembr-lo sobre o tempo que resta antes da ativao. Aps a expirao dos 30 dias, voc deve ativar o Windows para continuar a us-lo.

Durante a ativao, voc tambm pode registrar sua cpia de Windows. A ativao do produto no a mesma do registro de produto, pois a ativao requerida e o registro opcional. Se desejar registrar o Windows XP ao fornecer seu nome, endereo de e-mail e outras informaes contato, tambm poder optar por receber informaes sobre as atualizaes do produto e outras ofertas especiais.

NOTA: Algumas OEMs (original equipment manufacturer) e instalaes de seleo do Windows XP que usam um contrato de licena de volume so pr-ativadas e no requerem passos adicionais para ativ-las. Para verificar o status de ativao, clique em Iniciar, aponte para Todos os Programas, aponte para Acessrios, aponte para Ferramentas do Sistema e, ento, clique em Ativar Windows.

Mtodos de Ativao

Voc pode ativar a cpia do Windows XP ao utilizar qualquer um dos seguintes mtodos:

As sees a seguir neste artigo descrevem como usar cada um desses mtodos.

Como Ativar o Windows XP Utilizando a Internet

Para ativar o Windows XP utilizando uma conexo com a Internet:

Voc ativou sua cpia do Windows com sucesso.

Como Ativar o Windows XP Utilizando um Modem

Para ativar o Windows XP utilizando o modem, siga os passos nesta seo.

Observe que os passos a seguir so os mesmos passos utilizados para ativar o Windows pela Internet; se voc tiver uma conexo com a Internet e desejar ativar usando um modem, desligue a conexo com a Internet antes de utilizar este procedimento.

Voc ativou sua cpia do Windows com sucesso.

Como Ativar o Windows XP por Telefone

Para entrar em contato com um representante do atendimento ao cliente da Microsoft e ativar o Windows pelo telefone: 0800 7011774

Voc ativou sua cpia do Windows com sucesso.

Soluo de Problemas

Se no conseguir estabelecer uma conexo on-line ao utilizar o modem ou uma conexo com a Internet, o assistente solicitar que entre em contato com um representante do atendimento ao cliente e ative sua cpia do Windows por telefone.

fonte: http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;pt-br;307890

No caso de ativar o Win XP (OEM) Simplesmente ligue para a central de ativao do WinXP da Microsoft Brasil e ative-o ali aps explicar a sua situao para o atendente

Ligue para: 0800 7011774

ou

Basta copiar para um disquete o arquivo WPA.DBL localizado em \windows\system32 . Aps a nova instalao copie novamente para a pasta \windows\system32 . Ao copiar o arquivo seu windows estar ativado automaticamente, mas, o backup da ativao feita com a cpia dos

arquivos WPA.DBL e WPA.BAK mas isso s funciona se no houver mudana de hardware antes e depois da cpia desses arquivos. Como voc tem o software original, basta ligar para a Microsoft e eles liberam a sua ativao...

aos que querem copiar o arquivo WPA.DBL j aviso. Este procedimento no funciona com alguns CDs do Windows XP que j tem o SP1 integrado

You might also like