You are on page 1of 29

Luiz Felipe Martins Candido

Dissertao intitulada Genealogia da Biopoltica: uma leitura da analtica do poder de Michel Foucault.

Objetivo: Relacionar a contribuio de Foucault a respeito da poltica com a questo ambiental/conflitos ambientais de maneira a trazer algum aporte para as discusses do NINJA.

Trata-se de uma reflexo eminentemente poltica, j que seu trabalho consiste numa tentativa de restabelecer os vnculos entre produo da verdade e constituio dos sujeitos (ns mesmos): Quem somos ns hoje? Como interferimos nos modos de existncia possvel dos outros?

Apesar de a obra de Foucault se desdobrar sobre problemas diversos, possvel identificar uma coerncia em seu projeto investigativo.

A Histria a forma privilegiada para compreender o lugar onde estamos e quem somos. Histria do pensamento: experincias encampadas pelos seres humanos, o pensamento o lugar onde as experincias se articulam.

Mudana e continuidade no percurso de Foucault.

Arqueologia
Preocupao central com os discursos e as regras intradiscursivas para a produo da verdade. Noo de episteme.

GENEALOGIA
Permanncia dos discursos, mas agora como parte de outros mecanismos de produo da verdade e seus respectivos efeitos de poder. Incorporao de uma dimenso propriamente prtica nas anlises Noo de dispositivo.

A partir de seus trabalhos dos anos 1970, nos quais o filsofo passa a se preocupar detidamente com os problemas relativos ao poder, ele apresenta a disperso do que chama de micropoderes como formas de exerccios do poder que se espalham por toda a extenso da sociedade.

Contudo, aps a metade daquela dcada, inclusive como forma de responder a crticas, o filsofo apresenta outro conjunto de fenmenos, que explicariam outras formas de exerccios do poder, num nvel, diramos, macropoltico.

tambm nessa poca que noes como governo, governamentalidade e biopoltica aparecem em seus cursos, textos e livros. Foucault definir o poder como governo, isto , como conduo de condutas.

A governamentalidade se trataria da extenso dos objetivos de governo escala do estado; para tal sero desenvolvidas tcnicas as mais diversas: estatstica e clculo probabilstico, sade pblica, polcia etc.

Resumindo: em seus trabalhos, a noo de poder se desenvolve de formulaes sobre o poder disciplinar e de seu papel produtivo em oposio a concepes do poder em termos de represso, passa por uma elaborao do poder em termos de guerra uma concepo blica do poder , chegando a uma compreenso do poder como governo.

A partir dos desenvolvimentos da problematizao acerca do governo, e especificamente do governo poltico, Foucault cunhar a noo de governamentalidade, central para a compreenso da biopoltica, j que esta caracteriza-se no pensamento do filsofo essencialmente pela assuno dos governos, no interior dos Estados modernos, de tarefas de gesto, manuteno, valorao da vida.

Com o objetivo de compreender a noo de biopoltica no mbito do pensamento do filsofo, inserindo-a no contexto do seu projeto de uma genealogia do poder e esclarecendo as diversas nuances presentes nesta noo utilizada por ele em seus textos e cursos a partir de 1974, observando tambm seu distanciamento e crtica das abordagens filosfico-jurdicas da soberania poltica e sua afirmao do carter histrico das diferentes formas de exerccio do poder, alm de procurar dar conta dessa forma de exerccio do poder poltico caracterstica da modernidade que encampamos a tarefa de redigir nosso trabalho.

Tendo apresentado a forma como o poder disciplinar incide sobre o corpo para atingir seus resultados do interior das instituies sociais , a seguir Foucault procurou evidenciar como, em meio a prticas de poder e saber, se produziu algo como a sexualidade.

Ele problematiza a constituio histrica da sexualidade a partir dos sculos XVIII e XIX, e ento chega a um ponto de interseco: ao objetivar a sexualidade, toda uma srie de instituies e saberes (complexamente relacionados com o desenvolvimento do Estado) agem sobre o corpo, mas tambm passam a incidir sobre fenmenos de conjunto, j que se trata da reproduo da populao, da transmisso dos caracteres, da moralidade pblica...

Foi no intuito de compreender os efeitos do poder estatal ao estabelecer suas estratgias de conjunto, isto , ao desenvolver o que o filsofo chamou de biopoder, que ele passou a analisar mecanismos, teorias, instituies, discursos em seu funcionamento em um nvel macro. Se seu interesse, como intelectual que se sabe social e politicamente situado, era o de oferecer instrumentos conceituais teis s lutas contra a dominao, uma ampliao da abordagem era necessria, na medida em que a realidade do Estado bastante significativa e com efeitos bastante concretos.

Estado moderno, tal como se constituiu, acumulou poderes, recursos e funes, se governamentalizou, isto , assumiu funes de governo, passou a gerir toda sorte de fenmenos, interferindo sobre as situaes mais dspares, assumindo controle sobre fenmenos que tocam desde o nascimento at a morte das pessoas. Em uma palavra, assumiu a funo de proteo e reproduo da vida das populaes uma tarefa que, veremos, comporta no poucas consequncias e ambiguidades.

Polissemia do termo;
Fins do sculo XIX, incios do sculo XX - Conceito organicista (Harris; Kjellem; Uexkull; - Estado-nao orgnico metfora do Estado como um organismo vivo.

A teorizao biologizante (isto , naturalista, que atribua poltica o papel de dirigir governar atravs da natureza, do conhecimento e interveno sobre a natureza das coisas) foi uma tendncia bastante disseminada, tendo encontrado formulaes as mais diversas das quais o darwinismo social um exemplo fundamental , fornecendo justificaes ao colonialismo, ou tomando a forma de uma poltica de purificao racial atravs da eugenia que, por exemplo, nos Estados Unidos encontrou variada e calorosa acolhida transformando-se em poltica de Estado e, na Alemanha, junto com outros fatores (como o antissemitismo), conduziu ao nazismo.

Descrdito da metfora do organismo; Reaparecimento, com fora, de tentativas de ligar o biolgico ao poltico: Na segunda metade, e mais ainda no ltimo quartel do sculo XX, a noo de biopoltica adquire formulaes que assumem sentidos bastante diferentes, abrangendo desde controle de natalidade, a utilizao e gesto de produtos de inovao biotecnolgica ou polticas ambientais.

Dois conceitos polarizam a produo que reivindica a noo: 1) conceito naturalista: sociobiologia, a biologia deve dar as coordenadas s escolhas polticas (a vida como fundamento da poltica); 2) conceito poltico: preciso estabelecer uma poltica normativa que administre a vida e as condies para sua manuteno (a vida como objeto da poltica).

Conceito de biopoltica de Foucault difere de ambos, ainda que, em algum sentido, pudesse inscrev-los em sua anlise da emergncia da biopoltica como tentativa de governo da vida. Trata-se de um conceito analtico, que identifica e evidencia as formas pelas quais esse governo se estabeleceu (sexualidade, medicina, estatsticas, racismo...).

Extrapolando a anlise de Foucault, poderamos dizer que, de alguma maneira a ambientalizao da poltica se insere no contexto da biopoltica. H quem tenha falado, por exemplo, em ecogovernamentalidade. Esta se trataria da tentativa de se estabelecer um governo a partir de prerrogativas ecolgicas.

Tem havido uma significativa produo bibliogrfica buscando, nesse sentido, estabelecer uma definio de biopoltica consistente na elaborao de uma poltica que procura impor normas tudo que se refere s condies ambientais para a manuteno e reproduo da vida na Terra. Contudo, preciso ressaltar, no que diz respeito s questes ambientais (as questes polticas ambientalizadas) essa no a nica perspectiva existente, e h, de fato, com a emergncia do ambiente como objeto de disputa, no interior dos prprios movimentos caracterizados como ambientalistas, uma variedade imensa de expresses e demandas, que demarcam lugares a partir dos quais se travam essas disputas em torno das prprias definies de ambiente, preservao, qualidade de vida etc. com suas respectivas consequncias prticas e polticas.

Um exemplo so as lutas que se articulam em torno das noes de ambiente, desenvolvimento, pobreza, cidadania, justia, direitos, vida e qualidade de vida, mas que rompem com os significados que essas noes adquirem correntemente para as instituies de governo (nacionais e globais), empresas privadas ou para os veculos de comunicao de massa, como o caso de movimentos de ecologia poltica, dos movimentos de luta justia ambiental, os chamados movimentos de ecologismo dos pobres que, se servindo de um aparato conceitual oferecido por esses saberes ambientais, atribuindo-lhes novos significados, procuram, a partir da afirmao de suas formas particulares de vida e de relao com o mundo, contestar, inverter as relaes de poder.

Foucault no tomou a questo do ambiente como objeto de anlise, apesar de t-la mencionado em uma ou outra situao, os movimentos ecolgicos ou outros movimentos para os quais sua reivindicao se articularia sobre um discurso ecolgico que, tambm se servindo de uma produo especfica da verdade, desempenhariam um papel crtico de resistncia a alguma formao de poder , cuja resistncia consistiria numa recusa em partilhar certa conformao, certa maneira de relao com o mundo numa tentativa de afirmao de modos alternativos de vida.

Foucault no pensa numa poltica propositiva que deveria colocar limites aos poderes sobre a vida, mas numa forma de resistncia aos poderes que pretendem control-la, numa articulao complexa em que, numa forma de discurso invertida, se afirmaria a qualidade de vida, a proteo ambiental, a manuteno das condies de subsistncia a partir de onde se est em oposio ao que se tem chamado modernamente, por exemplo, uma governana ambiental.

Vemos aqui se delinear uma fonte aparentemente bastante profcua para a compreenso de todos esses conflitos em torno das condies naturais que se tem visto. Foucault menciona, em uma conferncia proferida no Japo, uma situao que ocorria no momento mesmo de sua visita, a resistncia de um grupo local implantao de um aeroporto. Ora, a situao descrita por Foucault no mnimo se assemelha com toda a srie de lutas que se tm travado em nome seja de direitos originrios, seja de direitos bsicos vida, alimentao, moradia, que se tem travado contra, por exemplo, grandes empreendimentos imobilirios, de infraestrutura, impostos por governos e grupos privados sob uma prerrogativa unvoca de desenvolvimento capitalista vendida como universal. Contra este suposto universal, a afirmao de outros universais.

fim

You might also like