You are on page 1of 5

Quando Tudo se Desfaz - Monja Pema Chdrn O Monastrio Gampo fica em um local amplo, onde o cu e o mar fundem-se.

O horizonte estende-se infinitamente e, nesse vasto espao, pairam gaivotas e corvos. O cenrio como um enorme espelho que amplia a sensao de no haver esconderijo. Alm disso, j que se trata de um monastrio, quase no como escapar no h mentira, trapaa, lcool, sexo. No h sada. O Monastrio Gampo era um lugar que h muito tempo eu desejava conhecer. Trungpa Rinpoche me convidou para dirigi-lo e ento, finalmente, l estava eu. Estar ali era um convite para testar minha paixo por um bom desafio, j que os primeiros anos foram como estar sendo queimada viva. O que aconteceu foi que, ao chegar l, tudo desmoronou. Todas as minhas formas de proteo, todos os meios que usava para iludir a mim mesma e manter minha refinada autoimagem tudo isso se desintegrou. Por mais que tentasse, no conseguia manipular a situao. Meu estilo estava deixando todo mundo louco e eu no encontrava um lugar para me esconder. Sempre me considerei urna pessoa flexvel, amvel, querida por quase todos. Consegui manter essa iluso durante boa parte de minha vida. Em meus primeiros anos no monastrio, descobri que estava vivendo um certo equvoco. No que eu no possusse qualidades. Simplesmente no era uma supermenina-prodgio. Havia investido muito nessa auto-imagem, mas ela simplesmente no se sustentava mais. Todos os meus conflitos estavam expostos, nitidamente e com clareza, ao vivo e em Technicolor, no apenas diante de mim mesma, mas tambm para todos os demais. Tudo que ainda no tinha conseguido enxergar a meu respeito havia sido subitamente posto em evidncia e, como se no bastasse, os outros estavam livres para expressar sua opinio sobre mim e sobre o que eu estava fazendo. O processo era to doloroso que eu me perguntava se algum dia voltaria a me sentir feliz. Sentia como se bombas estivessem sendo lanadas quase o tempo todo sobre mim, minhas prprias iluses explodindo por toda pane. Nesse lugar, onde se desenvolvia tanto estudo e prtica espiritual, eu no podia me perder tentando justificar a mim mesma e culpar os outros. Esse tipo de sada no estava disponvel.

Lembro das palavras de uma professora, em visita durante esse perodo: "Quando fizer amizade consigo mesma, sua situao tambm se tornar mais amena". Eu j havia aprendido essa lio e sabia que essa era a nica maneira de prosseguir. Costumava manter, pregado na parede, um cartaz que dizia: "S encontraremos aquilo que indestrutvel em ns medida que nos expusermos cada vez mais destruio". De algum modo, mesmo antes de conhecer os ensinamentos budistas, sabia que esse era o esprito do verdadeiro despertar. Tudo se resume ao total desprendimento. Entretanto, muito doloroso sentir faltar o cho e no ter onde se agarrar. E como o lema do Instituto Naropa: "O amor verdade nos deixa expostos". podemos ter alguma viso romntica do que isso possa significar, mas sofremos quando somos aprisionados pela verdade. Olhamos no espelho do banheiro e l estamos ns, com nossas espinhas, nosso rosto envelhecido, nossa falta de bondade, nossa agresso e timidez est tudo ali. nesse ponto que surge a ternura, Quando tudo balana e nada funciona, possvel perceber que estamos beira de algo. Esse um lugar muito vulnervel e delicado, e essa delicadeza nos apresenta duas possibilidades. Podemos nos fechar e sentir ressentidos, ou tocar essa essncia vibrante. H, com certeza, uma qualidade delicada e vibrante quando experimentamos no ter nenhuma base. Essa experincia uma espcie de teste, o tipo de teste de que o guerreiro espiritual necessita para despertar seu corao. s vezes, ns nos encontramos nesse ponto devido doena ou morte. Experimentamos um sentimento de perda perda daqueles que amamos, perda de nossa juventude, de nossa vida. Tenho um amigo que est morrendo, com AIDS. Estvamos conversando, antes de eu sair para uma viagem, e ele me disse: "No queria isso, detestava essa situao e estava apavorado. No entanto, esta doena acabou se tomando meu maior presente. Agora, cada momento valioso. Todas as pessoas com quem convivo so muito preciosas. Toda a minha vida significa muito para mim. Algo realmente havia mudado e ele se sentia preparado para a morte. O que tinha causado horror e medo havia se transformado em ddiva.

Quando tudo se desintegra, somos submetidos a uma espcie de teste, e tambm a um certo processo de cura. Achamos que o sentido est em passar no teste e superar o problema, mas a verdade que as situaes no tm uma soluo definitiva. Elas se impem e desmoronam. E mais uma vez se compem e desmoronam. simplesmente assim que funciona. O processo de cura ocorre ao deixarmos existir espao para que tudo isso acontea: espao para O pesar, para o alvio, para a angstia e a alegria. Pensamos que algo vai nos trazer prazer mas, na verdade, no sabemos exatamente o que vai acontecer. Achamos que algo vai nos trazer infelicidade, mas tambm no sabemos. Acima de tudo, o mais importante deixar espao para o no saber. Tentamos fazer aquilo que achamos que vai nos trazer alvio, mas impossvel ter certeza. Nunca sabemos se vamos nos sair muito bem ou se vamos falhar redondamente. Quando sofremos uma grande decepo, nem sempre chegamos ao final da histria. Esse pode ser, simplesmente, o incio de uma grande aventura. Li, em algum lugar, sobre uma famlia que tinha apenas um filho. Eram muito pobres e esse filho era extremamente precioso. O que mais importava que ele lhes trouxesse algum apoio financeiro e prestgio. Um dia, o rapaz caiu de um cavalo e ficou aleijado. Parecia que a vida tinha acabado. Duas semanas depois, as tropas do exrcito chegaram pequena cidade e todos os homens fortes e saudveis foram convocados para a guerra. Aquele jovem teve permisso para ficar e cuidar da famlia. Assim a vida. No sabemos de nada. Dizemos que algo bom, dizemos que algo mim mas, na verdade, simplesmente no sabemos. Quando tudo se desfaz e nos encontramos beira sabe-se l de que, o desafio que se apresenta a cada um de ns o de permanecer nesse limiar, sem buscar alguma ao concreta, O caminho espiritual no tem nada a ver com o paraso, com chegar finalmente ao cu. Na verdade, esse modo de encarar a vida que nos mantm infelizes. Pensar que podemos encontrar algum prazer duradouro e evitar a dor o que o budismo chama de samsara, o ciclo intil que gira e gira, infinitamente, e nos causa tanto sofrimento. A primeira nobre verdade que o Buda nos apresenta chama nossa ateno para o fato de o sofrimento ser inevitvel para ns, seres humanos, enquanto acreditarmos que as coisas permanecem que no se desintegram e que podemos contar com elas para satisfazer nossa nsia de segurana. Sob esse ponto de vista, o

nico momento em que realmente sabemos o que est acontecendo quando nos puxam o tapete e no encontramos nenhum apoio. Podemos utilizar situaes desse tipo para despertar ou escolher dormir. Exatamente ali precisamente no momento em que ocorre a experincia de faltar o cho encontram-se as sementes que nos levaro a cuidar daqueles que precisam de ns e a descobrir nossa prpria bondade. Lembro-me muito claramente do dia, no incio da primavera, em que perdi tudo o que considerava real. Embora isso tenha acontecido antes que eu tivesse qualquer contato com os ensinamentos budistas, representou o que alguns poderiam chamar de uma autntica experincia espiritual. Ela ocorreu quando meu marido me contou que estava tendo um caso. Vivamos na regio norte do Novo Mxico. Eu estava parada em frente nossa casa de adobe, tomando uma xcara de ch. Ouvi quando o carro chegou e o barulho da porta batendo. Ento, ele caminhou at a casa e, sem qualquer aviso, disse que estava tendo um caso e que queria o divrcio. Lembro do cu e de como ele era imenso. Lembro do murmurar do rio e do vapor que saa da minha xcara de ch. O tempo no existia, no havia nenhum pensamento, no havia nada apenas a luz e uma quietude profunda e ilimitada. Ento, eu me recompus, peguei uma pedra e atirei nele. Quando me perguntam como acabei me envolvendo com o budismo, sempre respondo que foi porque estava com muita raiva do meu marido. A verdade que ele salvou minha vida. Quando esse casamento desmoronou, tentei arduamente muito, muito arduamente encontrar algum tipo de consolo, alguma segurana, algum lugar que me fosse familiar e onde pudesse repousar. Para minha sorte, nunca consegui. instintivamente, sabia que a destruio de meu velho eu, dependente e apegado, era o nico caminho a seguir. Foi nessa poca que pendurei o tal cartaz na parede. A vida uma boa professora e amiga. Se pudssemos perceber, veramos que tudo est sempre em transio. No fim, nada como sonhamos. Esse estado descentralizado e indefinido representa a situao ideal. Nesse ponto, no estamos presos a nada e podemos abrir nosso corao e mente alm de qualquer limite. Essa uma situao sem agressividade, muito frgil e aberta.

Ficar nesse desequilbrio com o corao partido, o estomago apertado, o sentimento de desesperana e o desejo de vingana o caminho do verdadeiro despertar. Ficar na incerteza, pegar o jeito de relaxar no meio do caos, aprender a no entrar em pnico esse o caminho espiritual. Desenvolver a habilidade de perceber-se, de perceber-se com suavidade e compaixo esse o caminho do guerreiro. Gostando ou no, temos de nos flagrar um milho de vezes e mais uma, quando congelamos em ressentimento, amargura e justificada indignao quando congelamos de qualquer modo, at mesmo em sentimentos de alvio e inspirao. Todos os dias poderamos pensar na agressividade que existe no mundo em Nova York, Los Angeles, Taiwan, Beirute, Kuwait, Somlia, fraque em todo lugar. No mundo todo, h sempre algum lutando violentamente contra um inimigo e a dor est em franca escalada. Todos os dias poderamos refletir sobre isso e pensar: "Vou acrescentar mais agresso ao mundo?. Todos os dias, quando as situaes se tornam tensas, poderamos apenas nos perguntar: "Vou cultivar a paz ou me aliar guerra?" CHDRN, Pema. Quando Tudo se Desfaz. In: http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp? menu=524

You might also like