You are on page 1of 40

APRESENTAO

Uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Curitiba estar sempre atenta ao fenmeno do envelhecimento e ao cumprimento dos compromissos assumidos com a populao. Em Curitiba, os idosos so mais de 150 mil habitantes. Pouco mais de 8% de uma populao que est vivendo 73 anos em mdia. Nossa preocupao fazer com que essa vida, mais longa que a dos antepassados, seja melhor. O envelhecimento da populao est sendo tratado com intervenes sociais, econmicas e ambientais, garantindo ao idoso um Envelhecimento Ativo. Trabalhamos na promoo e preveno. Exemplo disso a implantao de 25 CRAS Centro de Referncia da Assistncia Social, 14 Unidades de Atendimento porta de entrada da assistncia social em Curitiba e 141 grupos de convivncia para idosos em todas as regionais. Essas atividades esto trazendo muitos resultados positivos. Para todos os idosos de Curitiba elaboramos esta cartilha, que detalha os principais direitos da pessoa idosa. Direitos garantidos por lei. Isso respeito para o idoso, que j contribuiu muito com a cidade e que agora merece da cidade toda a considerao. Respeito da gente da Cidade da Gente.
Fernanda Richa
Presidente da Fundao de Ao Social (FAS) Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)

osa d i a o ess p ... tos i e r i d s o s o tod a... i n a d a d i c da

>> O PAPEL DO IDOSO, DA FAMLIA, DA SOCIEDADE E DO ESTADO EM RELAO PESSOA IDOSA COISAS QUE TODOS DEVERIAM SABER.

>> O PAPEL DO IDOSO


O idoso um cidado como qualquer outro. Por isso, seja por conta prpria ou por meio de associaes, deve participar da vida em sociedade. E o que muito importante: sem se sentir inferior ou incapaz diante dos mais jovens.

>> RESPEITO BOM E O IDOSO GOSTA


Sempre que sofrer abusos ou sentir que seus direitos no esto sendo respeitados, o idoso deve procurar autoridade policial, Ministrio Pblico, Conselhos de Direito do Idoso ou o SAV Servio de Atendimento ao Vitimizado em Domiclio, mesmo que o desrespeito seja praticado por familiares.

>> TODO CUIDADO POUCO Carto bancrio no brinquedo, dinheiro. Por isso, nunca fornea o seu carto ou senha do banco para ningum. Nem deixe o carto bancrio com outra pessoa em garantia de alguma coisa. >> TEM QUE SER DE CONFIANA Se for passar procurao para algum cuidar de seus interesses, escolha com ateno e exija prestao de contas periodicamente. Em caso de dvida, volte ao cartrio e revogue a procurao.

o s es r a i l i m ... fa obrigados ao sustento dsa a... pessoa ido

CUIDAR DO IDOSO UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS. O PAPEL DA FAMLIA >> DEVER DE ASSISTNCIA Os familiares devem sustentar a pessoa idosa que necessite. Se a famlia no cumprir essa obrigao, o idoso que necessita de alimentos deve requerlos na justia por meio de advogado,Defensoria Pblica ou procurando o Ministrio Pblico.

>> CASOS DE INCAPACIDADE


Quando se percebe que a pessoa, principalmente idosa, no tem condies de manifestar a sua vontade por qualquer razo fsica ou mental, os parentes podem requerer sua interdio a um juiz.

ito ...tem diree nto m i d n e t a ao l... preferencia

O PAPEL DA SOCIEDADE

>> ATENDIMENTO PREFERENCIAL


No significa necessariamente oferecer caixas ou filas exclusivas, mas sim atendimento mais rpido e boas condies de conforto, como assentos para espera e facilidade de acesso aos prdios e banheiros. Gestantes, pessoas com deficincia ou com criana de colo devem receber o mesmo tipo de tratamento.

>> SEM DISCRIMINAO. E COM EDUCAO O idoso, no importa de que idade, no pode ser discriminado quando for adquirir mercadorias, abrir contas-correntes ou fazer financiamentos. Para prestar um bom atendimento, as pessoas que lidam com o pblico devem ser orientadas a respeito dos direitos da pessoa idosa, de modo a no provocar qualquer forma de constrangimento.

>> MORANDO LONGE DE CASA A responsabilidade de cuidar da pessoa idosa sempre, em primeiro lugar, da famlia. Entretanto, quando o idoso ou seus parentes decidem que o melhor residir em uma instituio de longa permanncia, a instituio escolhida tambm deve seguir o Estatuto do Idoso e cumprir uma srie de obrigaes: Ter licena sanitria e estar inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; Preservar os vnculos familiares; Oferecer atendimento personalizado e em pequenos grupos;

Proporcionar um ambiente de respeito pessoa idosa; Fornecer vesturio e alimentao suficientes s pessoas atendidas; Oferecer acomodaes apropriadas para visitas; Fornecer cuidados mdicos, psicolgicos, odontolgicos e farmacuticos. >> LEMBRETES IMPORTANTES: A fiscalizao das entidades asilares cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ao Ministrio Pblico, aos rgos de sade pblica e a outros previstos em lei; O atendimento pessoa idosa deve ser feito, prioritariamente, por meio de sua prpria famlia.

to a Tem direih iec l e v n E um o. mento Ativ

O PAPEL DO GOVERNO Jamais discriminar a pessoa idosa. Alm disso, zelar por sua dignidade e mant-la a salvo de qualquer tratamento violento, vexatrio ou constrangedor. Garantir atendimento prioritrio aos idosos nos rgos pblicos e privados que prestam servios populao. Dar preferncia aos idosos ao formular e executar polticas sociais. Integrar a pessoa idosa com os mais jovens, pois os mais velhos podem e devem ser fonte de conhecimento e informao para todos.

r ...bem-estat al n e m , o c i s f ... e espiritual

>> NA REA DA SADE Sade no apenas a ausncia de doenas, e sim o estado de completo bem-estar fsico, mental e espiritual. um direito de todos e dever do Estado. Por isso, o governo tem vrias obrigaes, dentre elas: Fornecer medicamentos, rteses e prteses necessrios recuperao e reabilitao da sade da pessoa idosa; Desenvolver polticas de preveno para que a populao envelhea com bom estado de sade; Estimular a permanncia do idoso na comunidade, junto famlia, desempenhando papel social ativocom autonomia e independncia.

... acesso da a pessoa idoso... educa

>> NA REA DA EDUCAO O idoso, como todo cidado, deve ser beneficiado pelas aes do governo. Entre elas: Criao de oportunidades de acesso da pessoa idosa educao, adequando currculos, metodologias e material didtico; Colocao nos currculos, nos diversos nveis do ensino, de contedos sobre o processo de envelhecimento com o objetivo de eliminar preconceitos; Desenvolvimento de programas educativos, especialmente nos meios de comunicao, a fim de informar a populao sobre o processo de envelhecimento.

os ... acesso an tos locais e eveis... cultura

>> NAS REAS DA CULTURA, DO ESPORTE E DO LAZER Alm de incentivar e criar programas de esportes, lazer e atividades culturais, so obrigaes do Estado: Permitir pessoa idosa produzir e desfrutar de bens culturais; Propiciaracesso aos locais e eventos culturais, com preos reduzidos; Valorizar o registro da memria e a transmisso de informaes e habilidades dos idosos s pessoas mais jovens.

o ... par ticipa de no mercadoo... trabalh

>> NAS REAS DO TRABALHO E DA PREVIDNCIA A pessoa idosa tem uma longa vida dedicada ao trabalho. Nada mais justo que o governo respeite seus direitos: Garantindo mecanismos para impedir a discriminao da pessoa idosa quanto sua participao no mercado de trabalho; Atendendo prioritariamente os idosos em via de aposentadoria e prestando esclarecimentos sobre os seus direitos previdencirios; Criando e mantendo programas de preparao para a aposentadoria.

...criao dee centros d ... convivncia

>> NA REA DA ASSISTNCIA SOCIAL obrigao do Estado incentivar a autonomia e a independncia dos idosos. Para tanto, deve: Prestar servios e desenvolver aes voltadas para o atendimento das necessidades bsicas da pessoa idosa. Isso, claro, envolvendo a participao da famlia, da sociedade e de entidades governamentais e no-governamentais; Oferecer atendimento, em regime de abrigamento, pessoa idosa sem vnculo familiar, abandonada ou sem condies de prover a prpria subsistncia;

Garantir o pagamento de um salrio mnimo mensal pessoa com idade igual ou superior a 65 anos que no tenha condies de se manter ou de ser mantido pela famlia. Esse o BPC - Benefcio de Prestao Continuada. >> LEMBRETE: O BPC no vitalcio, podendo ser suspenso sempre que as condies que lhe deram motivo forem superadas.

ivas ... alternatn is habitacio a . adequadas..

>> NAS REAS DA HABITAO E DO URBANISMO O governo deve atender a populao idosa tambm em suas necessidades habitacionais por meio de aes como: Implantao de equipamentos urbanos que atendam s necessidades da populao idosa; Criao de mecanismos que levem eliminao de barreiras arquitetnicas em equipamentos urbanos de uso pblico; Nos programas habitacionais, pblicos ou subsidiados com recursos pblicos, o idoso tem prioridade na aquisio de imvel para moradia prpria. Alm disso,3% das unidades residenciais devem ser reservadas para atendimento aos idosos.

s ...vagas non tos e m a n o i c a est pblicos...

>> NA REA DOS TRANSPORTES A Constituio Federal determina que o uso dos transportes coletivos urbanos pelos maiores de 65 anos seja gratuito. A pessoa idosa tem direito reserva de 10% dos assentos nos veculos de transporte coletivo. Pela Lei, 5% das vagas nos estacionamentos pblicos e privados devem ser reservadas para os idosos. Essas vagas devem ainda ser posicionadas de forma a garantir maior comodidade pessoa idosa.

Nos sistemas de transporte coletivo interestadual rodovirio, aquavirio e ferrovirio, obrigatria a reserva de 2 vagas gratuitas por veculo para pessoas com 60 anos ou mais, com renda igual ou inferior a dois salrios mnimos ou desconto de 50%, no mnimo, no valor das passagens para os idosos que excederem as vagas gratuitas. A FAS - Fundao de Ao Social emite a Carteira do Idoso, que d direito ao uso do transporte interestadual gratuito ou com desconto para os idosos sem condies de comprovar a renda. Basta procurar o CRAS mais prximo.

ento ... atendim e prioritriodo... especializa

>> NAS REAS DA JUSTIA E DA SEGURANA PBLICA Cabe ao Estado: Zelar pela aplicao de normas e aes para evitar abusos e leses a seus direitos; Garantir tramitao prioritria de processos administrativos e judiciais que envolvam pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; Tratar com respeito a pessoa idosa vtima de crimes, dando-lhe imediata ateno e apurando com rigor os delitos, por menores que sejam ou praticados no seio familiar.

lo ... velar pe direito das s... a s o d i s a o pess

>> O PAPEL DO MINISTRIO PBLICO Cabe ao Ministrio Pblico zelar pelos direitos da pessoa idosa. Isso acontece: Apurando qualquer notcia de desrespeito ou violao, seja de direitos coletivos como, por exemplo, o direito de preferncia no atendimento, ou direitos individuais, como o acesso a alimentos. >> LEMBRETE: Todo cidado tem o dever de denunciar qualquer forma de negligncia ou desrespeito pessoa idosa.

O QUE CRIME? Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operaes bancrias e aos meios de transporte. Deixar de prestar assistncia ao idoso ou recusar, retardar ou dificultar sua assistncia sade. Abandonar o idoso em hospitais e casas de sade. Maus tratos, expondo a perigo a integridade e a sade do idoso. Maus tratos que resultem em leso corporal grave. Expor o idoso a situao que resulte em morte. Negar emprego ou o acesso a cargo pblico por motivo de idade. Deixar de cumprir, retardar ou frustrar a execuo de ordem judicial quando o idoso for parte do processo.

PUNIO Recluso de 6 meses a 1 ano e multa. Aumenta em um tero a pena se a vtima estiver sob os cuidados do infrator. Deteno de 6 meses a 1 ano e multa. Deteno de 6 meses a 3 anos e multa. Deteno de 2 meses a 1 ano e multa. Recluso de 1 a 4 anos. Recluso de 4 a 12 anos. Recluso de 6 meses a 1 ano e multa. Deteno de 6 meses a 1 ano e multa.

O QUE CRIME? Apropriar-se ou desviar bens, proventos, penso ou qualquer outro rendimento do idoso. Negar acolhimento ou permanncia do idoso em abrigo. Reter o carto magntico de conta bancria relativa a benefcios, proventos ou penso do idoso. Exibir ou veicular informaes ou imagens depreciativas ou injuriosas pessoa idosa. Coagir o idoso a doar, realizar testamento, contratar ou ainda emitir procurao.

PUNIO Recluso de 1 a 4 anos e multa.

Deteno de 6 meses a 1 ano e multa. Deteno de 6 meses a 2 anos.

Deteno de 1 a 3 anos e multa.

Recluso de 2 a 5 anos.

>> ONDE BUSCAR SEUS DIREITOS: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido - Tel.: 3250-7927 Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso Av. Marechal Floriano Peixoto, 1.251 Rebouas - Tel.: 3883-2651 SAV - Servio de Atendimento ao Vitimizado em Domcilio - 156

CRAS - CENTRO DE REFERNCIA DA ASSISTNCIA SOCIAL E UNIDADES DE ATENDIMENTO


REGIONAL BAIRRO NOVO >> CRAS Cidadania Bairro Novo Rua Tijucas do Sul, 1.700 Stio Cercado Fone: (41) 3289-4141 Unidade de Atendimento Central Rua das Tecnologias, Casa 10 Vila Tecnolgica Sitio Cercado Fone: (41) 3564-0127 Unidade de Atendimento Marupiara Rua Deputado Pinheiro Jr., 1.650 - Umbar Fone: (41) 3348-0395 >> CRAS Xapinhal Rua Francisco Jos Lobo, 416 Xapinhal Stio Cercado Fone: (41) 3227-6933 >> CRAS Madre Tereza Rua Guau, 6.010 Osternack - Ganchinho Fone: (41) 3289-2464 Unidade de Atendimento Sambaqui Rua Hussein Ibrahim Omayri, 490 Stio Cercado Fone: (41) 3289-0247 REGIONAL BOA VISTA >> CRAS Rua da Cidadania Boa Vista Av. Paran, 3.600 - Boa Vista Fone: (41) 3251-1028 Unidade de Atendimento Vila Esperana Rua Joo Batista Scucato, 120 - Atuba Fone: (41) 3256-3984 REGIONAL BOQUEIRO >> CRAS Rua da Cidadania Boqueiro Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430 - Boqueiro - Praa N. Sa. do Carmo Fone: (41) 3276-6016 >> CRAS Iguape Cidadania Rua Carlos Essenfelder, 3.541 - Boqueiro Fone: (41) 3287-8908 >> CRAS Vila So Pedro Rua Primeiro de Maio, 1.214 - Xaxim Fone: (41) 3346-0682 >> CRAS Alto Boqueiro Rua Arthur Manoel Iwerson, s/n Alto Boqueiro Fone: (41) 3286-1665 REGIONAL CAJURU >> CRAS Regional Cajuru Rua Roraima, 545 Cajuru Fone: (41) 3266-8031 >> CRAS Iguau Rua Dr. Joo Lus Bettega, 503, esquina com Rua Leonardo Novick Fone: (41) 3361-2506 Unidade de Atendimento Acrpole Rua Antnio Moreira Lopes, s/n Cajuru Fone: (41) 3226-1389 Unidade de Atendimento Autdromo Rua Leonardo Gelinski, 735 - Cajuru Fone: (41) 3366-5942 >> CRAS Ouro Verde Rua Osas Saraiva de Arajo, s/n Uberaba Fone: (41) 3364-2944 Unidade de Atendimento Yasmin Rua Benjamin Gelinski esq. com Cid Jos Santos, 215 - Uberaba Fone: (41) 3364-1122 Unidade de Atendimento Unio-Ferroviria Rua Antnio Tortato, s/n Uberaba Fone: (41) 3575-1291

REGIONAL CIC >> CRAS Nossa Senhora da Luz Rua Davi Xavier da Silva, 550 CIC Fone: (41) 3248-2246 Unidade de Atendimento Regional CIC Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 - CIC Fone: (41) 3212-1525 >> CRAS Itatiaia Rua Cidade de Laguna, 25 Itatiaia Fone: (41) 3314-5056 >> CRAS Vila Verde Rua Emlio Romani, 213 - Vila Verde Fone: (41) 3268-6436 Unidade de Atendimento Vila Verde Rua Nei Pacheco, 643 - CIC Fone: (41) 3347-3633 REGIONAL MATRIZ >> CRAS Rua da Cidadania Matriz Praa Rui Barbosa, 101 - Centro Fone: (41) 3323-4474 >> CRAS Vila das Torres Rua Aquelino Orestes Bagioli, s/n - Vila Torres Prado Velho Fones: (41) 3218-2405

>> CRAS Monteiro Lobato Rua Emlio Zolla Florenzano, 300, quadra 11 Fone: (41) 3265-0633 >> CRAS Rio Bonito Rua Ewerton Leining Saporski, 139 - Campo de Santana Fone: (41) 3225-8787 Unidade de Atendimento Caximba Estrada Delegado Bruno de Almeida, 300 Fone: (41) 3265-6977 Unidade de Atendimento Dom Bosco Rua Jlio Pereira Sobrinho, 349 Jardim Dom Bosco - Campo de Santana Fone: (41) 3265-5235 REGIONAL PORTO >> CRAS Regional Porto Rua Carlos Klemtz, 1.700 Terminal Fazendinha Fone: (41) 3245-1100 >> CRAS Parolin Rua Plcido e Silva, 860 - Parolin Fone: (41) 3333-9439 Unidade de Atendimento Guara Rua Eugnio Jos Souza, 2.034 - Guara Fone: (41) 3229-4241 >> CRAS Aurora Formosa Rua Visconde do Serro Frio, 758 Novo Mundo Fone: (41) 3327-4204 REGIONAL SANTA FELICIDADE >> CRAS Rua da Cidadania Santa Felicidade Rua Santa Bertila Boscardim, 213 Terminal Santa Felicidade Fones: (41) 3297-3259 >> CRAS Jardim Gabineto BR 277, 4.200 Orleans Fone: (41) 3372-6190

REGIONAL PINHEIRINHO >> CRAS Rua da Cidadania Pinheirinho Av. Winston Churchill, 2.033 Pinheirinho Fone: (41) 3346-1419 >> CRAS Pompia Rua Heitor Ferreira, 125 - Tatuquara Fone: (41) 3396-5476 Unidade de Atendimento Terra Santa Rua Francisco Jos Bozza, s/n, Pompia Fone: (41) 3265-6014

re Exija semp s. o t i e r i d s u e s

Fundao de Ao Social
Rua Eduardo Sprada, 4520 | Campo Comprido CEP 81270-010 | Curitiba | Paran (41) 3350.3500 | fas@fas.curitiba.pr.gov.br www.fas.curitiba.pr.gov.br

You might also like