You are on page 1of 20

1

4 ENCONTRO DE EVANGELIZAO DE ESPRITOS

A ao direcionadora da F na construo dos Valores do Esprito

Aqui mora a f, a sublime qualidade dos que jamais deixaro de acreditar na fora superior do bem. Eurpedes Barsanulfo

A f sem obras morta. Jesus

Procurai os verdadeiros cristos e os reconhecereis pelas suas obras. Simeo, Bordeaux (1863)1

A f a substncia das coisas pensadas. Francisco de Assis2

Allan Kardec , O Evangelho Segundo o Espiritismo. Captulo XX.


Miramez (esprito) por Joo Nunes Maia (mdium), Livro: Francisco de Assis, Ed. Fonte Viva.

APRESENTAO

Queridos Companheiros de Jornada, Estamos no inicio da 2 dcada do Terceiro Milnio edificando bases seguras do trabalho de transio Era Nova. Momento delicado para todos ns. Para todos que se comprometem com a causa do Bem. O momento no mais permite dvidas e vacilaes perante a necessidade do posicionamento ntimo de mudanas, momento de testemunho. Momento de deixar imantada a vibrao, o testemunho da f operosa, pela vivncia prtica dos ensinamentos que conhecemos ou falamos, momento de testemunhar o Amor diante do dio, a caridade diante da indiferena ao sofrimento alheio, a pacificao diante das discrdias e o trabalho responsvel com os princpios de fraternidade em detrimento da competitividade. Momento de transio era nova Era do Esprito. Viver como esprito, crer na vida futura para superar as ltimas provas e expiaes que antecedem o perodo de Luzes, no qual a tica no Amor nortear todas as naes, que sob embalo do toque de Jesus irradiaro os princpios de uma Educao pautada na moral do Esprito imortal. Ns todos seremos uma s nao amparada, em todo o planeta, pela confiana em nosso Pai o Criador! Para isso, como ocorrera aos primeiros cristos, o instante do testemunho chega para todos. No mais momento de abjurar o Cristo intimamente nas arenas do personalismo e da vaidade, da disputa de poder e da indiferena, feras silenciosas, porm dilaceram os prprios coraes compromissados com o Cristo. Os cristos do inicio apostlico fizeram da F uma armadura e junto Caridade uma couraa. Da esperana, o capacete que resguardava seus ambientes mentais. Assim, nas arenas a f viva ecoou pelo cntico de tantos irmos durante os primeiros sculos de uma era nova que iniciara com a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os tempos so chegados aos Cristos da atualidade, para o testemunho de instituir no sentimento as bases do Evangelho, vivenciado e sentido.

Eis por esse motivo os (as) convidamos ao 4 Encontro de Evangelizao de Espritos A ao direcionadora da F na construo dos Valores do Esprito o qual trs como objetivos: Estimular o Cristo f operante orientadora do pensamento no Bem, que se expressa na vibrao do Ser pelo perfume de caridade que exala ao seu redor, pela vibrao das palavras e atitudes; Apresentar a construo da f raciocinada fruto da responsabilidade consigo mesmo, quando o Ser se esfora no cumprimento de seu dever moral com exerccio da razo (inteligncia) e aciona a Vontade; Refletir sobre as Obras construo dos Valores direcionados pela f aliada reflexo. Paz e esperana no porvir! Equipe Eurpedes Barsanulfo

TEMAS A ao direcionadora da f na construo dos valores do Esprito Conscincia de responsabilidade e a F que move montanhas Cincia e Espiritualidade Unio essencial maturidade da F raciocinada A construo dos Valores do Esprito

Palavras de Francisco de Assis3 - Pai Francisco, o que a f? O filho de Assis ponderou nos grandes feitos dos mais abalizados Santos, buscou a Jesus na Sua mais alta expresso de Santidade e afirmou: - Frei Morico, a f a substncia das coisas pensadas, nos ensina o grande convertido de Damasco. Essa f avana em todos os sentidos e sustenta a vida em todas as demandas dos homens e dos Anjos. Onde no existe f, no pode existir vida; o produto da f o milagre da vida. A prpria felicidade depende da f, da sua presena marcante e sutil. No poderamos estar aqui reunidos, com os objetivos que nos animam a todos, se no fossem alguns traos da f. A f , pois, uma fora do corao que atrai aquilo que firmemente queremos, sendo infinito o seu campo de ao. Assim como cultivamos na lavoura tudo aquilo que deveremos colher, nobre e justo que devamos cultivar as virtudes no solo dos coraes, que, se bem cuidado, os frutos no se faro esperar. O ser humano o que a sua f determina. Devemos unir os nossos pensamentos, buscando a retido dos sentimentos, para que na flor das idias surja a f, na glria de Deus e no reino de Nosso Senhor Jesus Cristo. Se ests triste, busca de novo o teu ntimo e vers que escapuliu, sorrateiramente, a tua f. Se sentes, por momentos que seja, dio de algum, certamente a tua f faltou. Se falares mal de algum, certo que a f no se fez presente em teu corao. Se esqueces o amor ao prximo , pois, a f que te faltou nas entranhas do ser. Se fostes enredado pela ignorncia, desfazendo-se das qualidades alheias, podes verificar que a tua f est escondida nas dobras do cime. Se no respeitas os direitos alheios, certo que esqueceste a f. Se tu deixas passar despercebida a
3

Miramez (esprito) por Joo Nunes Maia (mdium), Francisco de Assis, Ed. Fonte Viva.

caridade, o que dizer da f? Se no te lembrastes do Amor, nessas feies mais simples da vida, porque te faltou a presena da f. por isso, meu filho, que a f verdadeiramente a substncia das coisas pensadas, e essas coisas pensadas, para representarem a f, havero de ser solucionadas pela presena do Evangelho, porque somente ele sabe dar rumos f pura, f crist, f de que tanto falava Jesus e que repetiam todos os Seus discpulos. O prprio Evangelho obra da f. Qualquer um de ns que a esquecemos, bem como as obras que a completam, ser um irmo que, mesmo andando, est morto, porque ensina a Boa Nova que a f, sem obras, morta. atravs dela que chegamos ao Reino da Esperana.

1. A ao direcionadora da F na construo dos Valores do Esprito Dentro do casulo, as borboletas desempenham uma preciosa Obra de F: a sua prpria transformao! Esta obra orientada para um alvo bem definido, constante e perseverante: renovar sua roupagem e construir asas. Com este objetivo orientado pelo instinto de conservao o princpio inteligente desencadeia um conjunto de reaes qumicas sntese de novas substncias, as quais formaro novas estruturas dando quele corpo denso, gelatinoso e pastoso firmeza e leveza a favorecer o vo com liberdade. Para se renovarem, as lagartas borboletas em potencial recebem da Providncia o ambiente adequado e os elementos de que necessitam: temperatura e umidade local, alimento, oportunidade de interagir com a biodiversidade ambiente, tudo para fazer sua obra individual e intransfervel: renovar sua roupagem e construir asas! Tudo isso a partir de um alvo, um objetivo definido plasmado em seu corpo espiritual sob ao da ferramenta do instinto pem em prtica o trabalho em si mesma. Para uma borboleta, desenvolver asas uma Obra de F. Enquanto lagarta, a f se manifesta no planejamento para o fim que se deseja atingir, plasmando por instinto o molde da nova forma, nova estrutura que possibilita realizar aes novas na natureza ambiente, passando a ter maior grau de liberdade de movimento pode exercer nova funo na Obra do Criador. O princpio inteligente lana mo do instinto e coloca em prtica o plano do Criador para seu prprio progresso; f e obra. Uma lagarta jamais poder pular todas as fases de desenvolvimento e tornar-se uma borboleta completa, sem passar pelas fases intermedirias. A f mantenedora da Vida, se manifesta em todos os reinos da natureza!

No estgio hominal, vemos o Esprito desenvolvendo em si a Cincia e a Moral, asas que lhe d firmeza e leveza na trajetria de progresso. Formando-as a partir do conhecimento e das virtudes adquiridas ao longo das experincias da Vida, seja encarnado ou desencarnado. O ser transita do instinto s sensaes e emoes, e medida que vai apreendendo aplicar a Inteligncia na instruo e purificao de si mesmo desenvolve os sentimentos, dos quais o Amor o requinte promotor da plena integrao do Ser com o Criador. A Inteligncia, ferramentaatributo do Esprito, orienta a formao das virtudes, pois d a compreenso diante do conhecimento estudado ou adquirido na vivncia de suas experincias. Nela mora a razo que se manifesta pelo discernimento do Bem e do mal, do que lhe causa bem-estar ou desconforto, harmonia ou desarmonia, o que lhe convm ou no convm. O discernimento aumenta com uso da razo, no ato de refletir no conhecimento e nas experincias que o Esprito vivencia. Este proceder d maior lucidez e enriquece a responsabilidade dos atos que a Vontade delibera em pensamentos, palavras e aes.

O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque o sentimento por excelncia, e os sentimentos so os instintos elevados altura do progresso realizado. Lzaro (Paris, 1862)4 Momento de reflexo: Como edificar virtudes ensinadas pelo Cristo sem saber manejar a inteligncia para este objetivo, sem direcionar esta ferramenta para meu progresso moral? Como chegar a Deus sem aprender a Amar?

Allan Kardec , O Evangelho Segundo o Espiritismo. Captulo XI.

Esclarecimentos trazidos pela Equipe Esprito da Verdade em O Livro dos Espritos sobre o progresso moral e a inteligncia do Esprito, foram selecionados:

780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual? Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente. a) - Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral? Fazendo compreensveis o bem e o mal. O homem, desde ento, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbtrio acompanha o da inteligncia e aumenta a responsabilidade dos atos. b) - Como , nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais instrudos os mais pervertidos tambm? O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porm, como os indivduos, s passo a passo o atingem. Enquanto no se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligncia para a prtica do mal. A moral e a inteligncia so duas foras que s com o tempo chegam a equilibrarse.

192. Pode algum, por um proceder impecvel na vida atual, transpor todos os graus da escala do aperfeioamento e tornar-se Esprito puro, sem passar por outros graus intermdios? No, pois o que o homem julga perfeito longe est da perfeio. H qualidades que lhe so desconhecidas e incompreensveis. Poder ser to perfeito quanto o comporte a sua natureza terrena, mas isso no a perfeio absoluta. D-se com o Esprito o que se verifica com a criana que, por mais precoce que seja, tem de passar pela juventude, antes de chegar idade da madureza; e tambm com o enfermo que, para recobrar a sade, tem que passar pela convalescena. Demais, ao Esprito cumpre progredir em cincia e em moral. Se somente se adiantou num

10

sentido, importa se adiante no outro, para atingir o extremo superior da escala. Contudo, quanto mais o homem se adiantar na sua vida atual, tanto menos longas e penosas lhe sero as provas que se seguirem. O processo de evoluo acontece no Esprito o qual expande a capacidade de seus atributos5 pensamento, vontade, inteligncia e conscincia manifestandose no perisprito conjunto infinito de energias (sensaes, emoes, sentimentos, idias, formas e cores) que caracterizam o progresso realizado. A mente constituda por partculas mentais6 que obedecem as mesmas leis fsicas das partculas no plano fsico, estudadas pela Cincia. Modificar sentimentos elaborar novas molculas que formam o campo mental, novas estruturas de pensar e de sentir que promovam a Liberdade do Esprito norteada pelo conhecimento da Verdade, compreendida e sentida nos atos. Conhecereis a Verdade e ela vos libertar. Jesus. O conhecimento do Evangelho de Jesus, com a reflexo, tem a funo de orientar a elaborao mental (idias e sentimentos) do Esprito. A regenerao dos sentimentos se d pela ao operosa e permanente da Vontade. Esta o motor do Esprito que o impulsiona para o Progresso. Para que nossa vontade seja acionada o conhecimento, a compreenso das Leis Divinas deve ser norteada s nossas mais profundas intenes no Bem. Neste trabalho ntimo da inteligncia adquirimos maior clareza diante de ns mesmos passando a nos posicionarmos com viso mais clara de nosso papel na existncia. Esse esclarecimento inteligente, reflexivo favorece a elaborao de novas crenas do Esprito o qual passa a crer por compreender e ter maior conscincia de si mesmo e de sua destinao: assim a F, me de todas as virtudes que conduzem o Homem a Deus, fruto da inteno do Esprito.

Equipe Eurpedes Barsanulfo (espritos) por Alzira B. F. Amui (mdium), Pelos Caminhos do Entendimento do Esprito. Ed. Esperana e Caridade. 6 Andr Luiz (esprito) por Francisco C. Xavier, Mecanismos da Mediunidade. FEB.

11

A f o sentimento inato, no homem, da sua destinao. a conscincia das prodigiosas faculdades que traz em germe no ntimo, a princpio em estado latente, mas que ele deve fazer germinar e crescer, atravs da sua vontade ativa. (...) quanto pode o Homem que tem f, ou seja, que tem a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode realizar-se a si mesma. Um Esprito Protetor (Paris, 1863)7.

Momento de reflexo: O que sinto sobre minha destinao futura, como Esprito que sou? Quais so as prodigiosas faculdades que trago em meu ntimo? Duvido de minhas capacidades? Confio no que posso realizar? Neste momento de minha Vida, qual virtude identifico ser uma necessidade fazer germinar e desenvolver em mim? O que eu quero? Como desenvolver amor, sem a f? Como regenerar as feridas que carrego ligadas s experincias que me causaram dor, sem acionar a vontade ativa de melhora e ter certeza de que eu posso conseguir?

Como acionar a ao catalisadora das molculas do perdo sem compreender a finalidade da f neste processo?

A F d a orientao ao pensamento ao fim que desejamos atingir, e ao mesmo tempo, nos impulsiona para frente criando na mente ondas mentoeletromagnticas de maior intensidade, que atrai o prprio Esprito ao fim colimado.

Allan Kardec , O Evangelho Segundo o Espiritismo. Captulo XIX.

12

Em um dia ensolarado ao posicionar uma lente de aumento (ou lupa) na direo do Sol, podemos convergir a luz em um nico ponto de uma folha, por exemplo, adquirindo assim grande potencial no manuseio da luz. O Amor luz abundante que quando convergimos em ns com as lentes da F, da segurana ntima, adquirimos grande potencial de realizao do Bem. Vs sois deuses (...) brilhe vossa Luz nos recomendou o Mestre Jesus. Viver um ato de f. A f sustenta o esprito para vencer os prprios vcios e paixes desenfreadas, libertando-o de padres emocionais densos e dos condicionamentos mentais que sustentam estes padres.

13

2. Conscincia de responsabilidade e a F que move montanhas

621. Onde est escrita as Leis de Deus?8 - Na conscincia.

A Reflexo o recurso libertador que o Pai oferece a seus filhos, ao da Inteligncia, destinada ao Esprito elaborar suas construes mentais com participao das leis divinas codificadas na conscincia, onipresena do Criador na intimidade do Esprito. Como desenvolver a f raciocinada sem cultivar o hbito da reflexo? Jesus Cristo, educador por excelncia, aplicou esta poderosa ferramenta em todos os processos de educao, utilizando de inmeros recursos para atender a necessidade dos espritos que estavam prximos (encarnados e desencarnados) e tornar clara a compreenso da Verdade por meio da palavra carregada de bons sentimentos, histrias, a arte, natureza e o belo amparou e esclareceu para estimular momentos de reflexo nas criaturas sobre esta mesma Verdade, deixounos o legado do Amor para libertar o Esprito, libertao da humanidade. Quando o Ser estabelece uma postura reflexiva na vida, sobre os recursos e circunstncias que o envolve desenvolve maior lucidez de si mesmo. Nesta situao passamos a conhecer melhor os sentimentos no corao e os padres de pensamentos que habitam nossa mente. Como consequncia, orientamos a vontade na direo do Criador para cumprir o dever moral no contexto reencarnatrio o qual estamos inseridos na grande Obra do Pai.

Allan Kardec, O Livro dos Espritos.

14

O dever a obrigao moral, primeiro para consigo mesmo, e depois para com os outros. O dever a lei da vida: encontramo-lo nos mnimos detalhes, como nos atos mais elevados. (...) Na ordem dos sentimentos, o dever muito difcil de ser cumprido, porque se encontra em antagonismo com as sedues do interesse e do corao. Suas vitrias no tm testemunhas, e suas derrotas no sofrem represso. O dever ntimo do homem est entregue ao seu livre arbtrio: o aguilho da conscincia, esse guardio da probidade interior, o adverte e sustenta, mas ele se mostra freqentemente impotente diante dos sofismas da paixo. O dever do corao, fielmente observado, eleva o homem. Mas como precisar esse dever? Onde ele comea? Onde acaba? O dever comea precisamente no ponto em que ameaais a felicidade ou a tranqilidade do vosso prximo, e termina no limite que no desejareis ver transposto em relao a vs mesmos. Lzaro (Paris, 1863)9

Momento de reflexo: Minhas palavras (ou atos) tm colocado em risco a felicidade ou a tranqilidade do meu prximo? Alimentar em mim idias de ____________ ou sentimentos de

______________ pe em risco minha felicidade, harmonia ou tranqilidade?

Aps uma palavra mal colocada ou um ato menos feliz o campo mental advertido pelo aguilho da conscincia, energeticamente, de acordo com o grau de evoluo do Ser e do conhecimento sobre o bem e o mal. De acordo com referncias internas na memria que o Esprito trs de vivncias passadas o estado

Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XVII.

15

de arrependimento pode emergir, quando enfatizado conduz rapidamente culpa e esta quando alimentada autopunio, figura 1.

Figura 1: mecanismo mental do arrependimento autopunio, e ao da reflexo na quebra deste fluxo energtico na conquista da lucidez.

A culpa uma vez estabelecida no campo mental pode dar origem ao estado de insegurana, caracterizado pelo medo de errar, medo de julgamento ou punio alheia ou medo da rejeio, mesmo diante de novas oportunidades de progresso e da providncia que o ampara e sustenta. Nesta situao, quando no h reflexo ou estmulo externo da Verdade que promovem lucidez, a vida mental pode abrir novos campos de atuao de compensao destes estados de dor ao criar padres de comportamento ou dogmas, os quais so originados por automatismos mentais, criam vinculaes com outros Espritos pela lei de sintonia e assim, aceitao ou punio.

16

O agravamento deste quadro por repeties ao longo das experincias do Esprito refora o sentimento de indignidade ou desvalor pessoal. Este distanciamento mental de sua essncia Divina foi evidenciado por Jesus na Parbola do Filho Prdigo quando o filho escolhe sair da casa do pai, a viver iluses e paixes desenfreadas culminando na dor, a exausto de conviver em p de igualdade com os porcos. A partir desta situao ntima a autopunio ou castigo passa a ser a atitude ilusria de reparao de uma dor muitas vezes silenciosa, porm profunda e contida na intimidade do Ser. Estes estados da vida mental so energticos e sustentados pela energia da memria, a qual registra os fatos passados com as emoes associadas e mantm o ciclo em uma realimentao automtica. Vinde a mim, todos vs que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de corao e achareis repouso para vossas almas, pois o meu jugo suave e o meu fardo leve. Jesus (Matheus, 11:28 a 30) O conhecimento e as novas oportunidades reencarnatrias abrem campo para a regenerao do Esprito. Diante da mulher adltera e dos homens que a julgaram e desejavam a condenar, Jesus apresenta a todos ns a ao da f raciocinada e reorganizadora do campo mental colocando novas luzes ao entendimento do Dever. Conhecendo o circuito mental que sustentava a atitude dos fariseus, o Mestre aps leve silncio disse-lhes: - Aquele quem estiver sem pecado que lhe atire a primeira pedra. - Os homens aps reflexo saram sem condenar a mulher. Maria de Madalena transita da sensao para os sentimentos. Mulher de extrema coragem e disciplina recebera de Jesus um novo convite, re-direciona sua

17

energia mental a ponto de abrir mo de tudo e utiliza suas potencialidades servindo aos irmos leprosos com coragem e disciplina vigorosa! A transformao moral de inmeros cristos que tiveram ou no contato com o Mestre Pedro, Tiago, Saulo de Tarso, Gamaliel, Agostinho, Joana de Cusa e tantos outros nos mostra que o ato de refletir modifica o fluxo do pensamento para conscincia de si mesmo, responsabilidade. Hoje, a Doutrina dos Espritos, com sua proposta educativa e transformadora trs a revivescncia do Cristianismo Redivivo como eixo fundamental. No entanto, o Esprito necessita aplicar a razo neste conhecimento para germinar e crescer o dever moral. O ser consciente de sua responsabilidade de mudana consegue despir-se das iluses que o impedem de conhecer a si mesmo e direciona sua F para a regenerao dos sentimentos em desalinho e expanso das virtudes e potencialidades que j adquiriu, figura 2. A responsabilidade se alicera no discernimento dos objetivos da existncia terrestre, propelindo o ser s aes enobrecedoras em clima de dignificao. A responsabilidade faculta o direcionamento dos deveres, elegendo aqueles que so essenciais, em detrimento dos que aparentam benefcios e no passam de suporte para mascarar a iluso e o gozo. A pessoa lcida, como conseqncia, age com prudncia, confiando nos resultados que adviro, sem preocupar-se com o imediatismo, sabendo que a semente de luz sempre se converte em claridade. A inconscincia em que estagiam muitas criaturas responde pela agressividade e ignorncia que nelas predominam. A responsabilidade degrau de evoluo da conscincia que plenifica o homem e a mulher em todas as situaes.10

10

Joana de Angelis (esprito) por Divaldo Pereira Franco (mdium), livro Momentos de Conscincia Ed. LEAL.

18

Figura 2: Mecanismo mental da conscincia de responsabilidade auto-educao consequncia da postura reflexiva para conquista da lucidez.

Esta lucidez o torna imune da culpa que paralisa seu caminhar, da insegurana e do medo que bloqueia os passos na existncia. Por consequncia ser ampliada sua conscincia de responsabilidade, cajado que o sustenta contra iluses e sofismas das paixes no caminho. A responsabilidade estimula a F tornando-a ativa a mover as montanhas do medo e da insegurana, da culpa e do julgamento, promotora da pacificao do Esprito, me da esperana e da caridade. A responsabilidade d ao Esprito lucidez

19

de si mesmo, de sua prpria condio ntima e conduz caridade e auto-educao. Esta sustentada pela Esperana de progresso.

A f d energia ntima que sustenta a regenerao dos sentimentos do Esprito. Ela direciona o contedo de energia elaborao dos sentimentos e valores do Esprito graas sua Natureza Divina, o Bem inato na intimidade do Ser. A f d a argamassa que far parte da construo de todo o edifcio de virtudes que impulsionam o Ser ao progresso e a felicidade, tornando este edifcio o Reino dos Cus, aludido por Jesus, uma realidade sentida e vivenciada. Inspirao divina, a f desperta todos os instintos nobres que encaminham o homem para o bem. a base da regenerao. Preciso , pois, que essa base seja forte e durvel, porquanto, se a mais ligeira dvida a abalar, que ser do edifcio que sobre ela construirdes? Levantai, conseguintemente, esse edifcio sobre alicerces inamovveis. Jos Esprito Protetor (Bordeaux, 1862).11

A proposta de Jesus para a humanidade est fundamentada na renovao de nossos sentimentos, pela educao moral. Para o Esprito responsvel por seu prprio crescimento a auto-educao torna-se o propsito de Vida. Fora irmos! Caminhemos avante, perseverantes porque a vitria certa. Regeneremos nossos pensamentos, tendo a prioridade de amar em nossas relaes de esprito para esprito. Elas frutificaro na obra exterior. Amem irmos uns aos outros e tenhamos F pois o Brasil a Ptria do Amor, corao do Mundo, Escola educativa de nossos espritos!
11

Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XIX.

20

You might also like