You are on page 1of 2

ORIENTAES DIDTICAS E PEDAGGICAS

1 - A DOCNCIA Antiga viso da docncia - o mestre era visto como sendo o grande detentor do saber. O aluno era obrigado a ser um recipiente das idias do professor. O professor se posicionava em nveis mais alto que o do aluno, todavia acabou a era dos dominadores. Atual viso da docncia - o papel fundamental do educador o de facilitador do processo ensino-aprendizagem. 2 - PROCESSO DO ENSINO Fundamento um - contedo - h um contedo que queremos ensinar, algo que precisa ser transmitido. Por isso preste ateno nas recomendaes que seguem abaixo: 1. 2. 3. E preciso saber o que educando conhece sobre o contedo que ser ensinado, atravs de perguntas, pr-teste, discusso oral, etc. Se o contedo for do conhecimento da maior parte dos alunos, mude a forma de exposio do contedo, visando no tornar a aula insuportvel. Se o contedo no for do conhecimento da maioria, facilite para que o educando assimile o mximo possvel.

Fundamento dois - objetivo - existe sempre um alvo que estamos buscando quando estamos transmitindo um contedo aos nossos alunos. Nossos principais objetivos podem assim ser classificados 1. 2. Objetivo cognitivo - trata-se do alvo de que os alunos aprendam o contedo que esta sendo transmitido a eles. Objetivo emocional - trata-se da meta relacional existente entre o contedo das aulas aos sentimentos causados por ela sobre as atitudes do aluno.

Fundamento trs - plano - de posse do contedo a ser ensinado dos objetivos que tem como ensino de tal contedo, o professor deve ento sistematizar o ensino, estabelecendo o tempo, os recursos, fontes de consultas, etc. Esses planos dividem-se basicamente em: 1. 2. Planejamento de curso - o contedo do curso (matria ou disciplina), esboado constitutivamente em objetivos, temas ou subttulos estratgias e avaliao. (Modelo em anexo) Plano de aula- extrai-se do plano de curso o titulo ou subttulo e reprograma dentro da previso de tempo o contedo, dividindo-o em aulas. (Modelo em anexo)

Fundamento quatro - avaliao - a avaliao mais comum a elaborao de prova aonde o educador busca quantificar o saber, ou seja, dar nota. Mas na verdade a avaliao visa detectar o grau de assimilao, do contedo ensinado, que houve por parte do aluno, e tambm servir como um instrumento de interatividade progressiva

existente entre disciplina, discente e docente. A seguir apresentamos alguns mtodos de avaliao: 1Alguns mtodos e suas falcias: Perguntas com respostas de mltiplas escolhas. (Tendncia ao chute) Perguntas com respostas descritivas. (Longas respostas, perda de objetividade). Perguntas com respostas complementar. (Acentua o decorar e o esquecer) 2Alguns bons mtodos: Seminrios. Provas com consulta. Pesquisas de campo e bibliogrfica. Auto sugesto do teste.
Discultir calendrio

You might also like