You are on page 1of 10

Transtorno somatoformes Caracterstica comum: presena de um sintoma fsico que sugerem uma condio mdica, mas no h.

Neurose Conflitos intrapsquicos que inibem e perturbam as condutas sociais; produzem mais uma perturbao do equilbrio interior do indivduo do que uma mudana em sua realidade. No centro da neurose est a angstia, vive conflitos humanos de forma dolorosa e recorrente, apresenta angstia permanente e mecanismos de defesa que fracassam na resoluo de conflitos. So as dificuldades e conflitos intrapsquicos e interpessoais que mantm o sofrimento, a frustrao, a angstia, o empobrecimento e inadequao tanto do eu quantos das relaes interpessoais. Principais Sndromes Neurticas Sndromes fbicas, obsessivo-compulsivas, histricas, hipocondracas, neurastnicas (sndrome da fadiga crnica).

01. Quadros fbicos: medos intensos e irracionais de situaes, objetos ou animais que objetivamente no oferecem ao indivduo perigo real e proporcional intensidade de tal medo. a. Agorafobia: medo e angstia relacionam-se: a espaos amplos ou com muitas pessoas; possibilidade de estar em locais de onde possa ser difcil escapar; ou onde o auxlio ou a presena de pessoas prximas no seja rapidamente acessvel. O indivduo apresenta frequentemente: i. Crises de medo ou angstia quando esto fora de casa; ii. Em um congestionamento; iii. Em uma ponte ou tnel; iv. Em meio a multido; v. Em um estdio de futebol; vi. Em um grande supermercado; vii. No cinema ou no teatro; viii. Medo de viajar de nibus, automvel ou avio. Tendncia a evitar tais situaes: estreitamento das possibilidades vivencias do indivduos, restringindo-o a sua casa e a ambientes muito familiares e seguros segundo as condies dele. Critrios Diagnsticos: no um transtorno codificvel. Codificar o transtorno especfico no qual ocorre a agorafobia. Considerar o diagnstico de Fobia ESPECFICA, se a esquiva se limita apenas a uma ou algumas situaes especficas, ou de fobia social, se a esquiva se limita a situaes sociais. DSM.IV Uma vez que a Agorafobia ocorre no contexto de Transtorno de Pnico Com Agorafobia e Agorafobia Sem Histria de Transtorno de Pnico, o

texto e o conjunto de critrios para Agorafobia so oferecidos em separado, nesta seo. A caracterstica essencial da Agorafobia uma ansiedade acerca de estar em locais ou situaes das quais escapar poderia ser difcil (ou embaraoso) ou nas quais o auxlio pode no estar disponvel na eventualidade de ter um Ataque de Pnico ou sintomas tipo pnico (por ex., medo de ter um ataque sbito de tontura ou um ataque sbito de diarria) (Critrio A). A ansiedade tipicamente leva esquiva global de uma variedade de situaes, que podem incluir: estar sozinho fora de casa ou estar sozinho em casa; estar em meio a uma multido; viajar de automvel, nibus ou avio, ou estar em uma ponte ou elevador. Alguns indivduos so capazes de se expor s situaes temidas, mas enfrentam essas experincias com considervel temor. Freqentemente, um indivduo mais capaz de enfrentar uma situao temida quando acompanhado por algum de confiana (Critrio B). A esquiva de situaes pode prejudicar a capacidade do indivduo de ir ao trabalho ou realizar atividades cotidianas (por ex., fazer compras do dia-adia, levar os filhos ao mdico). A ansiedade ou esquiva fbica no melhor explicada por um outro transtorno mental (Critrio C). O diagnstico diferencial para distinguir entre Agorafobia e Fobia Social, Fobia Especfica e Transtorno de Ansiedade de Separao severo pode ser difcil, uma vez que todas essas condies caracterizam-se pela esquiva de situaes especficas. As questes diagnsticas para casos limtrofes so discutidas nas sees "Diagnstico Diferencial" dos textos para os transtornos dos quais o comportamento de esquiva uma caracterstica essencial ou associada. Critrios para Agorafobia Obs.: A Agorafobia no um transtorno codificvel. Codificar o transtorno especfico no qual ocorre a Agorafobia (por ex., F40.01 - 300.21 Transtorno de Pnico Com Agorafobia ou F40.0 - 300.22 Agorafobia Sem Histria de Transtorno de Pnico ). A. Ansiedade acerca de estar em locais ou situaes de onde possa ser difcil (ou embaraoso) escapar ou onde o auxlio pode no estar disponvel, na eventualidade de ter um Ataque de Pnico inesperado ou predisposto pela situao, ou sintomas tipo pnico. Os temores agorafbicos tipicamente envolvem agrupamentos caractersticos de situaes, que incluem: estar fora de casa desacompanhado; estar em meio a uma multido ou permanecer em uma fila; estar em uma ponte; viajar de nibus, trem ou automvel.

Nota: Considerar o diagnstico de Fobia Especfica, se a esquiva se limita apenas a uma ou algumas situaes especficas, ou de Fobia Social, se a esquiva se limita a situaes sociais. B. As situaes so evitadas (por ex., viagens so restringidas) ou suportadas com acentuado sofrimento ou com ansiedade acerca de ter um Ataque de Pnico ou sintomas tipo pnico, ou exigem companhia. C. A ansiedade ou esquiva agorafbica no melhor explicada por um outro transtorno mental, como Fobia Social (por ex., a esquiva se limita a situaes sociais pelo medo do embarao), Fobia Especfica (por ex., a esquiva se limita a uma nica situao, como elevadores), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (por ex., esquiva sujeira, em algum com uma obsesso de contaminao), Transtorno de Estresse Ps-Traumtico (por ex., esquiva de estmulos associados com um estressor severo) ou Transtorno de Ansiedade de Separao (por ex., esquiva a afastar-se do lar ou de parentes). AGORAFOBIA SEM TRANSTORNO DE PNICO Critrios Diagnsticos para F40.00 - 300.22 Agorafobia Sem Histria de Transtorno de Pnico A. Presena de Agorafobia relacionada ao medo de desenvolver sintomas tipo pnico (por ex., tontura ou diarreia). B. Jamais foram satisfeitos os critrios para Transtorno de Pnico C. A perturbao no se deve aos efeitos fisiolgicos diretos de uma substncia (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condio mdica geral. D. Na presena de uma condio mdica geral associada, o medo descrito no Critrio A excede claramente aquele em geral associado com a condio. Agorafobia diagnstico diferencial: para distinguir entre Agorafobia e Fobia Social, Fobia Especfica e Transtorno de Ansiedade de Separao severo pode ser difcil, uma vez que todas essas condies caracterizam-se pela esquiva de situaes especficas. As questes diagnsticas para casos limtrofes so discutidas nas sees "Diagnstico Diferencial" dos textos para os transtornos dos quais o comportamento de esquiva uma caracterstica essencial ou associada. Caracterstica: medo acentuado, persistente e excessivo ou irracional na presena ou previso do confronto com determinado objeto ou situao. O foco do medo pode envolver a previso de um dano causado por algum aspecto do objeto ou situao (temer viagens areas por medo de queda) As fobias tambm podem envolver preocupaes acerca de perder o controle, entrar em pnico, manifestaes somticas de ansiedade e medo (taquicardia, falta de ar) e desmaiar diante da exposio do objeto temido. Fobia Especfica: O nvel de ansiedade ou medo geralmente varia em funo do grau de proximidade com o estmulo fbico (por ex., o medo intensifica-se enquanto o gato aproximase e diminui quando o animal se afasta) e da possibilidade de fugir ao estmulo fbico (por ex.,

o medo intensifica-se enquanto o elevador chega ao ponto intermedirio entre os andares e diminui quando as portas so abertas no piso seguinte). Entretanto, a intensidade do temor nem sempre tem uma relao previsvel com o estmulo fbico (por ex., uma pessoa que tem medo de alturas pode experimentar um temor de intensidade varivel ao cruzar a mesma ponte em diferentes ocasies). Os adultos com este transtorno reconhecem o carter excessivo ou irracional da fobia. evita um elevador em vista de sua convico de que este foi sabotado e que no reconhece o carter excessivo ou irracional de seu medo, a Transtorno Delirante. Critrios Diagnsticos para F40.2 - 300.29 Fobia Especfica A. Medo acentuado e persistente, excessivo ou irracional, revelado pela presena ou antecipao de um objeto ou situao fbica (por ex., voar, alturas, animais, tomar uma injeo, ver sangue). B. A exposio ao estmulo fbico provoca, quase que invariavelmente, uma resposta imediata de ansiedade, que pode assumir a forma de um Ataque de Pnico ligado situao ou predisposto pela situao. Nota: Em crianas, a ansiedade pode ser expressada por choro, ataques de raiva, imobilidade ou comportamento aderente. C. O indivduo reconhece que o medo excessivo ou irracional. Nota: Em crianas, esta caracterstica pode estar ausente. D. A situao fbica (ou situaes) evitada ou suportada com intensa ansiedade ou sofrimento. E. A esquiva, antecipao ansiosa ou sofrimento na situao temida (ou situaes) interfere significativamente na rotina normal do indivduo, em seu funcionamento ocupacional (ou acadmico) ou em atividades ou relacionamentos sociais, ou existe acentuado sofrimento acerca de ter a fobia. F. Em indivduos com menos de 18 anos, a durao mnima de 6 meses. G. A ansiedade, os Ataques de Pnico ou a esquiva fbica associados com o objeto ou situao especfica no so melhor explicados por outro transtorno mental, como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (por ex., medo de sujeira em algum com uma obsesso de contaminao), Transtorno de Estresse Ps-Traumtico (por ex., esquiva de estmulos associados a um estressor severo), Transtorno de Ansiedade de Separao (por ex., esquiva da escola), Fobia Social (por ex., esquiva de situaes sociais em vista do medo do embarao), Transtorno de Pnico Com Agorafobia ou Agorafobia Sem Histria de Transtorno de Pnico. Especificar tipo: Tipo Animal. Tipo Ambiente Natural (por ex., alturas, tempestades, gua). Tipo Sangue-Injeo-Ferimentos. Tipo Situacional (por ex., avies, elevadores, locais fechados). Outro Tipo (por ex., esquiva fbica de situaes que podem levar a asfixia, vmitos ou a contrair uma doena; em crianas, esquiva de sons altos ou personagens vestidos com trajes de fantasia).

Fobia Social

Eles podem esquivar-se de comer, beber ou escrever em pblico, pelo medo de sentirem embarao se os outros perceberem suas mos trmulas. Os indivduos com Fobia Social quase sempre experimentam sintomas de ansiedade (por ex., palpitaes, tremores, sudorese, desconforto gastrintestinal, diarreia, tenso muscular, rubor facial, confuso) nas situaes sociais temidas e, em casos severos, esses sintomas podem satisfazer os critrios para um Ataque de Pnico. O rubor facial pode ser mais tpico de Fobia Social. Os adultos com Fobia Social reconhecem que o medo excessivo ou irracional, embora isto nem sempre ocorra com crianas. Por exemplo, o diagnstico seria de Transtorno Delirante ao invs de Fobia Social para um indivduo que evita comer em pblico por causa de uma convico de que ser observado pela polcia e no reconhece que seu medo excessivo ou irracional. O indivduo com Fobia Social tipicamente evita as situaes temidas. quase nunca se fora a suportar a situao, mas se o faz, com intensa ansiedade. Pode haver um crculo vicioso de ansiedade antecipatria levando cognio temerosa e sintomas de ansiedade nas situaes temidas, que levam a um fraco desempenho, real ou percebido, nessas situaes, levando, por sua vez, ao embarao e maior ansiedade antecipatria acerca das situaes temidas, e assim por diante... Medo Social Critrio Diagnstico Critrios Diagnsticos para F40.1 - 300.23 Fobia Social A. Medo acentuado e persistente de uma ou mais situaes sociais ou de desempenho, onde o indivduo exposto a pessoas estranhas ou ao possvel escrutnio por outras pessoas. O indivduo teme agir de um modo (ou mostrar sintomas de ansiedade) que lhe seja humilhante e embaraoso. Nota: Em crianas, deve haver evidncias de capacidade para relacionamentos sociais adequados idade com pessoas que lhes so familiares e a ansiedade deve ocorrer em contextos que envolvem seus pares, no apenas em interaes com adultos. B. A exposio situao social temida quase que invariavelmente provoca ansiedade, que pode assumir a forma de um Ataque de Pnico ligado a situao ou predisposto por situao. Nota: Em crianas, a ansiedade pode ser expressada por choro, ataques de raiva, imobilidade ou afastamento de situaes sociais com pessoas estranhas. C. A pessoa reconhece que o medo excessivo ou irracional. Nota: Em crianas, esta caracterstica pode estar ausente. D. As situaes sociais e de desempenho temidas so evitadas ou suportadas

com intensa ansiedade ou sofrimento. E. A esquiva, antecipao ansiosa ou sofrimento na situao social ou de desempenho temida interferem significativamente na rotina, funcionamento ocupacional (acadmico), atividades sociais ou relacionamentos do indivduo, ou existe sofrimento acentuado por ter a fobia. F. Em indivduos com menos de 18 anos, a durao de no mnimo 6 meses. G. O temor ou esquiva no se deve aos efeitos fisiolgicos diretos de uma substncia (por ex., droga de abuso, medicamento) ou de uma condio mdica geral nem melhor explicado por outro transtorno mental (por ex., Transtorno de Pnico Com ou Sem Agorafobia, Transtorno de Ansiedade de Separao, Transtorno Dismrfico Corporal, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou Transtorno da Personalidade Esquizide). H. Em presena de uma condio mdica geral ou outro transtorno mental, o medo no Critrio A no tem relao com estes; por ex., o medo no diz respeito a Tartamudez, tremor na doena de Parkinson ou apresentao de um comportamento alimentar anormal na Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa. Especificar se: Generalizada: se os temores incluem a maioria das situaes sociais (considerar tambm o diagnstico adicional de Transtorno da Personalidade Esquiva). Caractersticas e transtornos associados Hipersensibilidade a crticas, avaliaes negativas ou rejeio; dificuldade em ser afirmativo e baixa autoestima ou sentimento de inferioridade. Os indivduos com Fobia Social em geral tambm tm medo de serem indiretamente avaliados por outras pessoas, como, por exemplo, ao submeterem-se a exames. Eles podem manifestar fracas habilidades sociais (por ex., fraco contato visual direto) ou sinais observveis de ansiedade (por ex., mos frias e midas, tremores, voz vacilante). Os indivduos com Fobia Social com frequncia tm ms notas na escola devido ansiedade frente a testes ou esquiva da participao em sala de aula. Eles podem ter fraco desempenho no trabalho, por causa da ansiedade durante o trabalho em grupo, em pblico ou com figuras de autoridade e colegas, ou esquiva destas situaes. As pessoas com Fobia Social muitas vezes dispem de redes diminudas de apoio social e tm menor probabilidade de casar. Em casos mais severos, os indivduos podem abandonar os estudos, perder o emprego e no procurar outro em virtude da dificuldade em entrevistas, no ter amigos ou apegar-se a relacionamentos insatisfatrios, evitar encontros romnticos por completo ou permanecer com sua famlia de origem. A Fobia Social pode estar associada com Transtorno de Pnico com Agorafobia, Agorafobia Sem Histria de Transtorno de Pnico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtornos do Humor, Transtornos Relacionados a Substncias e Transtorno de Somatizao, geralmente

precedendo esses transtornos. Em amostras clnicas, o Transtorno da Personalidade Esquiva com frequncia est presente em indivduos com Fobia Social, Generalizada.

Curso Tipicamente inicia em uma fase intermediria da adolescncia, s vezes emergindo a partir de uma histria de inibio social ou timidez na infncia. Alguns indivduos relatam um incio em uma fase precoce da infncia. O incio pode seguir-se abruptamente a uma experincia estressante ou humilhante, ou pode ser insidioso. O curso da Fobia Social frequentemente contnuo. A durao comumente vitalcia, embora o transtorno possa ter sua gravidade atenuada ou remitir durante a idade adulta. A gravidade do prejuzo pode flutuar de acordo com os estressores e exigncias da vida. A Fobia Social pode diminuir, por exemplo, depois que uma pessoa com medo de ter encontros com o sexo oposto se casa, e ressurgir aps a morte do cnjuge. Uma promoo no emprego para um posto que exige que o indivduo fale em pblico pode acarretar o surgimento da Fobia Social em algum que antes jamais precisou estar em tal situao. Padro Familial A Fobia Social parece ocorrer com maior frequncia entre os parentes biolgicos em primeiro grau dos indivduos com o transtorno, em comparao com a populao geral. Transtorno Obsessivo-Compulsivo Caracterizam-se por ideias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos. So vividos como uma presso sobre o indivduo, como algo que o obriga e submete. Diagnstico diferencial: Obsesso (limpeza) e fobia (de sujeita e contaminao); ato compulsivo (vivenciado como obrigatrio e desprazeiroso) e ato impulsivo (impulso). Obsesses e Compulses Obsesses, definidas por (1), (2), (3) e (4): (1) pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbao, so experimentados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento (2) os pensamentos, impulsos ou imagens no so meras preocupaes excessivas com problemas da vida real (3) a pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutraliz-los com algum outro pensamento ou ao (4) a pessoa reconhece que os pensamentos, impulsos ou imagens obsessivas

so produto de sua prpria mente (no impostos a partir de fora, como na insero de pensamentos) Compulses, definidas por (1) e (2) (1) comportamentos repetitivos (por ex., lavar as mos, organizar, verificar) ou atos mentais (por ex., orar, contar ou repetir palavras em silncio) que a pessoa se sente compelida a executar em resposta a uma obsesso ou de acordo com regras que devem ser rigidamente aplicadas. (2) os comportamentos ou atos mentais visam a prevenir ou reduzir o sofrimento ou evitar algum evento ou situao temida; entretanto, esses comportamentos ou atos mentais no tm uma conexo realista com o que visam a neutralizar ou evitar ou so claramente excessivos. Slide 46.

You might also like