You are on page 1of 10

Drenagem

A drenagem consiste na remoo do excesso de gua e sais do solo, com a finalidade de criar condies de boa aerao e de controle da salinidade que favoream o crescimento e o desenvolvimento das culturas e que preservem as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do solo. Em regies midas, as reas baixas com topografia plana, como as vrzeas, podem apresentar excesso de gua na superfcie e no perfil do solo, sendo a drenagem artificial indicada para viabilizar a explorao agrcola, com melhoria da disponibilidade de oxignio na zona das raizes. Em regies ridas e semi-ridas, os problemas de drenagem so geralmente ocasionados por manejo inadequado das irrigaes, com aplicao de lminas excessivas de gua que provocam a elevao do nvel do lenol fretico e o acmulo de sais na camada de solo explorada pelo sistema radicular da cultura. Neste caso, a drenagem artificial indicada para controlar o nvel do lenol fretico, bem como possibilitar a lixiviao dos sais trazidos nas guas de irrigao, a fim de evitar a salinizao do solo.

Consideraes Gerais

Taboa, predominante nos campos de Vrzeas.

Os principais benefcios da drenagem so:

a) Incorporao de novas reas produo agrcola: em geral, os solos de vrzeas so planos e ricos em nutrientes, podendo seu potencial produtivo ser ativado pela drenagem. Em regies ridas e semi-ridas, sistemas de drenagem e de irrigao podem ser usados conjuntamente para recuperar reas salinizadas atravs de prticas adequadas, efetuando a sua reincorporao ao processo produtivo. b) Aumento da produtividade agrcola: a drenagem de reas com excesso de gua na zona radicular melhora a aerao e favorece o aumento da atividade microbiana e da estruturao do solo, criando condies favorveis para desenvolvimento das razes e maior absoro de nutrientes pelas plantas, com aumento da produtividade das culturas. c) Controle da salinidade: em reas irrigadas, alm do controle da profundidade do lenol fretico, a drenagem tambm atua no controle da quantidade de sais presentes no perfil do solo. As guas de irrigao, mesmo as de melhor qualidade, como as classificadas como C1 e S1, possuem certa quantidade de sais. Se toda a gua aplicada nas irrigaes for evapotranspirada, o acmulo sucessivo de sais no solo provocar a sua salinizao, tomandose clara a necessidade da drenagem para diminuio da concentrao de sais para nveis tolerveis pelas plantas. Em regies ridas e semi-ridas preciso, portanto, aplicar gua em quantidade maior do que aquela necessria cultura, a fim de lixiviar o excesso de sais provenientes da gua de irrigao. Nas regies midas; a gua da chuva remove o excesso de sais do solo quando h drenagem natural suficiente. Caso contrrio, necessria a instalao de sistema de drenagem artificial. d) Recuperao de solos salinos e alcalinos: a recuperao de solos salinos feita aplicandose gua em excesso no solo, visando promover a lixiviao de sais e a sua remoo para fora da rea cultivada, atravs de sistema de drenagem. No caso de solos alcalinos ou sdicos, h necessidade de aplicar corretivo visando deslocar o sdio do complexo de troca para a soluo, antes da aplicao de lminas de lixiviao e posterior remoo pelo sistema de drenagem. e) Melhoria da sade pblica e animal: a drenagem de reas cobertas com gua parada evita a proliferao de mosquitos e outros agentes causadores de doenas na espcie humana e em animais, sendo uma prtica que contribui para melhorar as condies sanitrias e aumentar a qualidade de vida da populao.

O uso adequado da drenagem geralmente resulta nos benefcios mencionados anteriormente. No entanto, projetos de drenagem implementados e manejados inadequadamente podem apresentar efeitos negativos como: drenagem excessiva em regies midas afetando a vazo de nascentes e provocando danos s culturas por dficit hdrico; remoo de nutrientes em excesso, causando a salinizao e a eutrofizao dos recursos hdricos a jusante da rea drenada; carreamento de produtos txicos (pesticidas, herbicidas etc.) para as guas superficiais, tomando-as imprprias para consumo humano e animal; e alterao da fauna e da flora da rea drenada. Do ponto de vista ambiental, o reconhecimento da agricultura como fonte no pontual de poluio de guas superficiais e subterrneas tem imposto limitaes ao projeto e manejo de sistemas de drenagem. Sendo assim, necessrio conceber projetos de drenagem atendendo legislao ambiental pertinente, num contexto amplo do manejo integrado dos recursos hdricos em nvel de bacia hidrogrfica, maximizando benefcios econmicos e sociais e minimizando o impacto sobre o ambiente.

Efeitos da Deficincia de Drenagem


As caractersticas fsicas do solo mais afetadas pela drenagem so: a) Aerao: o processo de troca entre os gases consumidos e produzidos no interior do solo durante a respirao radicular e aqueles presentes na atmosfera. O processo dominante nessa troca a difuso, que depende do gradiente de concentrao do gs e do seu coeficiente de difuso no meio. Este coeficiente menor na gua do que no ar. Dessa maneira, o excesso de gua reduz o coeficiente de difuso do gs no solo, diminuindo a aerao. Alm da reduo da aerao, a concentrao de gs na gua menor do que no ar. No processo de respirao das razes das plantas, ocorre consumo de oxignio e liberao de gs carbnico no solo, o que reduz a quantidade de oxignio na regio em torno das razes, originando um gradiente de concentrao entre esta regio e o ar atmosfrico. Ocorrendo ento a sada de gs carbnico e entrada de oxignio no solo. O excesso de gua no solo dificulta essas trocas gasosas, provocando reduo na concentrao de oxignio, podendo asfixiar as plantas no adaptadas condio de saturao, como o caso da maioria das culturas. b) Estrutura: em regies de clima mido, solos com excesso de gua esto sujeitos a maior compactao, em decorrncia do trfego de mquinas. Alm disso, a estruturao do solo fica prejudicada por causa da menor decomposio da matria orgnica resultante da reduo da atividade microbiana. Em regies de climas rido e semi-rido, a estrutura do solo pode ser alterada pela salinizao. Alteraes na estrutura modificam a sua permeabilidade. c) Temperatura: solos com drenagem natural insuficiente so geralmente mais frios. Isto causado principalmente pela maior evaporao na superfcie, consumindo boa parte da energia radiante, e pela maior necessidade de calor para seu aquecimento devido ao maior calor especfico da gua comparativamente ao calor especfico dos componentes da parte slida. A deficincia de drenagem afeta as culturas, prejudicando o desenvolvimento do sistema radicular, comprometendo a sustentao das plantas, a absoro de gua e nutrientes e a sntese de compostos orgnicos. Em locais onde o lenol fretico se encontra prximo superfcie, as plantas apresentam sistema radicular raso e pouco desenvolvido, ficando mais vulnerveis ao dficit hdrico durante perodos de estiagem e mais susceptveis a problemas de tombamento pela ao dos ventos. A absoro de gua e nutrientes pelas plantas fica comprometida quando a drenagem do solo deficiente. Os sintomas mais comuns so: definhamento das plantas, amarelecimento, queda das folhas mais velhas, decorrentes de alteraes metablicas no sistema radicular provocadas por aerao deficiente.

Sistemas de Drenagem
Os sistemas de drenagem podem ser classificados em superficiais e subterrneos. Os de drenagem superficial visam remover a gua acumulada sobre o solo, enquanto os de

drenagem subterrnea tm por objetivo remover o excesso de gua do interior do solo, exercendo certo controle sobre a posio do lenol fretico.

a) Drenagem Superficial

A drenagem superficial pode ser feita por meio de sistemas dos tipos natural, em camalho, interceptor, drenos rasos e paralelos ou por sistematizao do terreno. a) Sistema natural - Consiste em interconectar depresses do terreno por meio de drenos que conduzem a gua para pontos de descarga natural da rea. Sempre que possvel, os drenos devem ser rasos e com as faces laterais pouco inclinadas, para no interferirem nas prticas agrcolas. indicado para situaes onde existem depresses grandes e relativamente profundas, cujo nivelamento do terreno se toma dispendioso (Figura 11.14).

Figura 11.14 - Problema de drenagem superficial onde recomendado o uso de sistema natural. b) Sistema em camalho - Consiste de camalhes largos e em seqncia, com depresses nas intersees entre eles, as quais funcionam como drenos (Figura 11.15). indicado para reas midas com pouca declividade e com solos argilosos pouco permeveis.

Figura 11.15 - Sistema de drenagem superficial em camalhes. c) Sistema interceptor - Consiste em interceptar, por meio de drenos construidos na base das encostas, os escoamentos superficial e subterrneo de guas provenientes das partes altas do terreno, conduzindo-os para fora das partes baixas do terreno que apresenta problemas de drenagem (Figura 11.16). Os drenos so valas escavadas no solo, de seo transversal trapezoidal, com profundidade geralmente variando entre 1,5 e 2,0 m. Este sistema bastante eficiente, uma vez que reduz a necessidade de drenagem das partes baixas do terreno. Ele tem sido muito utilizado em vrzeas ladeadas por encostas, sendo geralmente suficiente para resolver os problemas de drenagem quando a vrzea estreita.

Figura 11.16 - rea com dreno interceptor. d) Sistema com drenos rasos e paralelos - Consiste de valetas paralelas abertas na direo perpendicular declividade predominante da rea, as quais coletam o escoamento superficial que ocorre em sulcos de irrigao ou ao longo das linhas de plantio (Figura 11.17). Deve ser usado em reas planas que apresentam depresses rasas. As valetas so abertas com profundidades entre 15 e 50 cm, sendo construidas com taludes suaves, a fim de facilitar o trfego de mquinas na rea. O espaamento entre os drenos depende da posio e da quantidade de depresses no terreno.

Figura 11.17 - Sistema de drenagem superficial com drenos rasos e paralelos. e) Sistematizao do terreno - Consiste em se fazer a movimentao de terra por meio de corte das elevaes e aterro das depresses, visando uniformizar a superfcie do terreno (Figura 11.18). Este sistema adapta-se a reas planas com muitas depresses, porm pequenas e rasas.

Figura 11.18 - rea sistematizada evita o acmulo de gua na superficie. A drenagem subterrnea, tambm conhecida como drenagem do solo, consiste em remover o excesso de gua da camada superficial do solo, onde se desenvolvem as razes das plantas, por meio do rebaixamento do lenol fretico. No projeto de um sistema de drenagem necessrio, inicialmente, diagnosticar a causa do problema fazendo-se a inspeo da rea, verificando se o problema de drenagem devido existncia de camada impermevel pouco profunda; se a elevao do lenol fretico se deve

b) Drenagem Subterrnea

baixa eficincia da irrigao ou grande quantidade de gua percolada dos canais; se existem sees com estrangulamento nos drenos naturais; se o problema decorrente da pouca declividade na parte baixa da bacia etc. Alm disso, preciso identificar a origem da gua que abastece o lenol fretico, o tamanho da rea afetada, a freqncia e a durao do problema, os danos causados s culturas e s operaes agrcolas etc. A distribuio dos drenos na rea depende da posio e do nvel do lenol fretico, do tipo de solo e, principalmente, da topografia do terreno a ser drenado. Os drenos so preferencialmente construdos nas partes mais baixas da rea, para onde escoa naturalmente o excesso de gua no solo. A drenagem subterrnea pode ser feita por meio de sistemas dos tipos natural, interceptor, grade e espinha de peixe, os quais esto ilustrados na Figura 11.19

Figura 11.19 - Delineamentos de sistemas de drenagem subterrnea. Um sistema de drenagem subterrnea pode conter drenos de diferentes categorias, os quais so classificados em lateral, coletor, principal e emissrio. Os drenos laterais tm a funo de reduzir o potencial da gua no solo e extrair a gua armazenada nos poros drenveis, controlando a profundidade do lenol fretico. Os drenos coletores coletam a gua proveniente dos drenas laterais e a conduzem at os drenos principais, que, por sua vez, a transportam para o dreno emissrio. Este dreno conduz a gua drenada para fora da rea do projeto. Os drenos podem ser dos tipos aberto ou coberto. Os abertos so valas que efetuam tanto a drenagem superficial quanto a subterrnea, sendo capazes de conduzir vazes relativamente grandes. Eles se adaptam melhor a reas grandes com pequena declividade natural. Os drenos cobertos, tambm denominados subterrneos, so condutos com perfuraes ou espaos livres formando pequenas galerias, instalados sob a superficie do solo, que coletam e conduzem a gua de drenagem subterrnea. Estes drenos podem ser construidos com brita, bambu, manilha, tubo plstico corrugado e perfurado etc.

Tipos de Dreno

Figura 11.20 - Materiais usados em sistema de drenagem coberto, incluindo tubos plsticos.

Comparativamente aos drenos cobertos, os drenos abertos tm as seguintes vantagens: sua construo menos onerosa, permitem visualizar as condies de seu funcionamento e realizam, tambm, a drenagem de superficie; e as seguintes desvantagens: reduzem a rea disponvel para o cultivo, dificultam a movimentao de mquinas e animais e possuem manuteno mais freqente e de maior custo. Um sistema de drenagem pode ser constitudo apenas por drenos abertos ou fechados, ou por uma combinao desses dois tipos de dreno, dependendo da topografia da rea, do tipo de solo e do valor econmico da rea e da cultura. O sistema de drenagem subterrnea mais comumente utilizado possui drenos laterais cobertos e drenos coletores principais e emissrios abertos.

Dimensionamento do Sistema de Drenagem


O espaamento e a profundidade dos drenos so os dois principais parmetros considerados no dimensionamento de um sistema de drenagem, sendo a relao entre eles dependente de caractersticas do solo, da planta, do regime de escoamento e de critrios de drenagem a ser estabelecidos pelo projetista. Numa rea a ser drenada, a profundidade ao longo do dreno varivel na maioria dos casos. Isto ocorre devido irregularidade da superfcie do solo e porque a declividade do dreno geralmente diferente da declividade mdia da rea. Para fins prticos, o valor da profundidade do dreno usado no dimensionamento de um sistema de drenagem preestabelecido pelo projetista, correspondendo profundidade mnima de instalao do dreno no campo, admitindo-se que a rea tem uma superficie uniforme com certa declividade mdia. Na maioria dos casos, a declividade dos drenos varia entre 0,1 e 0,5%. No estabelecimento da profundidade do dreno deve-se considerar a profundidade da camada impermevel, a profundidade efetiva do sistema radicular da cultura, a cota do ponto de descarga da rea a ser drenada e a profundidade mxima que a mquina consegue operar durante a instalao dos drenos. Na maioria dos casos, a profundidade dos drenos varia entre 1,0 e 3,0 m. O regime de escoamento de gua para os drenos pode ser permanente ou varivel. No regime permanente, admite-se que o lenol fretico se mantm estvel no tempo numa profundidade. Isso ocorre quando a quantidade de gua que chega ao lenol fretico igual quela descarregada pelos drenos, situao caracterizada pela ocorrncia de chuvas com baixa intensidade e longa durao. No regime varivel, a posio do lenol fretico se eleva em decorrncia de chuva ou irrigao, ou desce quando cessam esses eventos.

Figura 11.21 - Seo transversal entre dois drenos paralelos, mostrando os parmetros usados no dimensionamento.

A profundidade e o espaamento dos drenos so obtidos a partir da determinao da posio do lenol fretico diretamente no campo. Na rea a ser drenada construda uma vala e, transversalmente a ela, so abertos vrios poos de observao. A gua da vala removida por gravidade, ou bombeada, at que as profundidades dos nveis de gua dentro dos poos se tomem praticamente constantes. Em seguida, medem-se estas profundidades a fim de traar uma linha representando o lenol fretico no perfil do solo, conforme ilustrado na Figura 11.23. Com uso desta linha pode-se obter o espaamento e a profundidade dos drenos para determinada profundidade mnima do lenol fretico, a qual ocorre na metade da distncia entre dois drenos paralelos. Por exemplo: de acordo com a Figura 11.23, considerando-se Pr a profundidade mnima do lenol fretico, o espaamento entre drenos dever ser igual ao dobro da distncia entre o poo 3 e a vala, se o dreno for instalado com a profundidade P1. Caso o dreno seja instalado com a profundidade P2, o espaamento dever ser igual ao dobro da distncia entre os poos 3 e 1. Depois de instalado o sistema de drenagem, a profundidade mnima do lenol fretico ser um pouco maior do que a profundidade mnima preestabelecida (Pr), por causa da ao conjunta de dois drenos adjacentes paralelos. Poo de observao

Mtodo de Campo para Espaamento dos Drenos

Determinar

Profundidade

Figura 11.23 - Posio do lenol fretico determinada no campo.

Dimensionamento de Drenos Laterais

O dreno, do ponto de vista hidrulico, funciona como conduto livre, ou seja, h uma superficie de gua no seu interior em contato com a atmosfera. Assim, os tubos usados em drenos cobertos devem trabalhar parcialmente cheios. Os tubos plsticos corrugados, com perfuraes, so os mais usados em sistemas de drenagem subterrnea, sendo o dimetro calculado pela equao: Dd = 0,2557 x Qd 0,3749 x Id -0,1875 em que: Dd = dimetro interno do tubo de drenagem, m; Qd = vazo do dreno, m3/s ; e Id = declividade do dreno, m/m. Quanto maior a declividade do dreno, menor ser o dimetro do tubo de drenagem para conduzir determinada vazo. Dessa forma, a declividade do dreno deve ser a mxima possvel, a fim de reduzir o custo do sistema de drenagem. Se o terreno possui declividade uniforme, como o caso de reas sistematizadas, os drenos podem ser instalados paralelamente superfcie, ficando com a mesma profundidade. Em terrenos planos, a declividade mxima do dreno lateral depende da profundidade na sua cabeceira e da sua profundidade de descarga no coletor. Os valores de declividade dos drenos variam de 0,1 a 0,5%.

Envelopes para drenos


Dependendo das condies de estabilidade do solo, h necessidade de colocar materiais bastante porosos envolvendo o tubo de drenagem, denominados envelopes, com a finalidade principal de evitar o arraste de partculas de solo para o interior do dreno. Os materiais comumente usados como envelope so areia, brita, cascalho, fibras vegetais e materiais sintticos (Figura 11.25). A escolha do material est relacionada a sua disponibilidade, custo e vida til. Em solos orgnicos deve-se evitar o uso de fibras vegetais por causa da existncia de condio que favorece sua decomposio.

Figura 11.25 - Tubo plstico corrugado com envelope de material sinttico (manta de polister) e de fibra vegetal (casca de coco). Na construo de drenos abertos so mais usadas a retroescavadeira (Figura 11.26). Para trabalhar em condio de solo com umidade elevada, como o caso das vrzeas, a retroescavadeira mais indicada. Nesta situao, ela equipada com sapatas,. que possuem maior rea de apoio que as convencionais, a fim de reduzir a presso sobre o solo e evitar problemas de atolamento, e com caamba de seo trapezoidal (Figura 11.24), que possibilita variar o talude, reduzindo o risco de desmoronamento e assoreamento dos drenos.

Mquinas usadas na construo de drenas

Figura 11.26 - Abertura de dreno com retroescavadeira.

Figura 11.24 - Retroescavadeira abrindo dreno com caamba de formato trapezoidal. No caso de drenos cobertos pode-se usar a retroescavadeira com caamba retangular para abertura da vala, na qual ser assentado o tubo plstico corrugado ou outro tipo de material de drenagem, efetuando-se, posteriormente, o fechamento da vala para cobertura do dreno.

You might also like