You are on page 1of 6

FISPQ Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos em acordo com a NBR-14725

Data da reviso: 14/01/08 Data da impresso: 6/9/2013 Produto: ACTARA PLUS Design Code: A12572A Pgina 1 de 6

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA


Nome do produto: Empresa: ACTARA PLUS SYNGENTA Proteo de Cultivos Ltda Rodovia SP 332, Km 130. 13140-000 - Paulnia So Paulo (19) 3874.5800 0800 704 4304

Telefone para emergncia:

2. COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES


Preparado: Nome qumico: Tiametoxam (Thiamethoxam) 750 g/kg. Cipermetrina (Cypermethrin) 30 g/kg. 3-(2-chloro-1,3-thiazol-5-ylmethyl)-5-methyl-1,3,5-oxadiazinan-4ylidene(nitro)amine (TIAMETOXAM) (RS)--cyano-3-phenoxybenzyl (1RS,3RS;1RS,3SR)-3-(2,2-dichlorovinyl)-2,2dimethylcyclopropane carboxylate (CIPERMETRINA) ---------------( Tiametoxam) WL 85871 (Cipermetrina) 153719-23-4 (Tiametoxam) 52315-07-8 (Cipermetrina) Inseticida sistmico, contato e ingesto. Neonicotinide (Tiametoxam). Piretride (Cipermetrina). Tiametoxam 750 g/kg. Cipermetrina 30 g/kg.

Sinnimo: n CAS: Classe: Grupo qumico: Ingredientes ou impurezas que contribuem para o perigo:

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS
Efeitos do produto Efeitos adversos sade humana: Efeitos ambientais: Perigos especficos: No irritante para olhos e pele. Classificao Toxicolgica III Medianamente Txico. Altamente txico para microcrustceos e peixes. Classificao do Potencial de Periculosidade II Muito Perigoso ao Meio Ambiente. Pode formar mistura ar-p, inflamvel.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS


Produto: Actara Plus Pgina 1

FISPQ Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos em acordo com a NBR-14725


Data da reviso: 14/01/08 Data da impresso: 6/9/2013 Produto: ACTARA PLUS Design Code: A12572A Pgina 2 de 6

Medidas de primeiros socorros Inalao: Remova a vtima para local ventilado e fornea ar fresco. Se a respirao estiver difcil aplique respirao artificial e procure um mdico. Contato com a pele: Remova a roupa contaminada e lave completamente as partes atingidas do corpo com gua e sabo. No caso de irritao procure um mdico. Contato com os olhos: Lave os olhos com gua limpa por vrios minutos. No caso de irritao procure um mdico. Ingesto: NO INDUZA VMITO. Administrar carvo medicinal repetidamente em grande quantidade de gua e procure auxlio mdico. Observao: Nunca d nada pela boca a uma pessoa inconsciente. Notas para o mdico: No h antdoto especfico. O tratamento sintomtico.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO


Meios de extino apropriados: Perigos especficos: Proteo dos bombeiros: Use extintores (DE GUA EM FORMA DE NEBLINA, de CO 2 ou P QUMICO), ficando a favor do vento para evitar intoxicao. A combusto ou decomposio trmica pode liberar vapores txicos e irritantes. Utilizar equipamentos de respirao autnoma e roupa protetora adequada de combate ao fogo.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO


Precaues pessoais Remoo de fonte de ignio: Controle de poeira: Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Precaues ao meio ambiente:

Afastar de quaisquer fontes de ignio. No formar nuvem de p usando ar comprimido ou escovas na varreo.

Utilizar os equipamentos de proteo individual (EPI): Mscara facial que oferea proteo contra poeiras, culos protetores, luvas resistentes a produtos qumicos, botas e macaco. Em caso de derrame, siga as instrues: Corpos d gua: Interrompa imediatamente a captao para o consumo humano e animal e contate o rgo ambiental mais prximo e o centro de emergncia da empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem da proporo do acidente, das caractersticas do recurso hdrico em questo e da quantidade do produto envolvido. Proteger-se contra a poeira. Piso pavimentado: Recolha o material com auxlio de uma p e coloque em recipiente lacrado e identificado devidamente. O produto derramado no dever ser mais utilizado. Contate SYNGENTA, para que seja feito o recolhimento pela mesma. Solo: Retire as camadas de terra contaminada at atingir o solo no contaminado, recolha esse material e
Produto: Actara Plus Pgina 2

Mtodos para limpeza:

FISPQ Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos em acordo com a NBR-14725


Data da reviso: 14/01/08 Data da impresso: 6/9/2013 Produto: ACTARA PLUS Design Code: A12572A Pgina 3 de 6

coloque em um recipiente lacrado e devidamente identificado. Contate a SYNGENTA.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO
Manuseio Medidas tcnicas: Precaues para manuseio seguro: Orientaes para manuseio seguro: Armazenamento Medidas tcnicas apropriadas: Condies de armazenamento adequadas: Em caso de armazns, devero ser seguidas as instrues constantes na NBR 9843 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Mantenha o produto em sua embalagem original, sempre fechada. A construo deve ser de alvenaria ou material no comburente. O local deve ser ventilado, coberto e ter piso impermevel. Coloque a placa de advertncia com os dizeres: CUIDADO VENENO. Tranque o local, evitando o acesso de pessoas no autorizadas, principalmente crianas. Deve haver sempre embalagens adequadas disponveis, para envolver embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados. Observe as disposies constantes da Legislao estadual e Municipal. O local deve ser exclusivo para produtos txicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas, raes ou outros materiais. Embalagem original ou saco plstico resistente. No transporte o produto com alimentos, medicamentos, raes, animais e pessoas. No guardar ou consumir alimentos no local de trabalho. Lavar as mos antes de comer ou fumar. Evite o contato com a pele, os olhos e as roupas. Evite respirar a poeira proveniente do produto durante o manuseio. Mantenha for a do alcance de crianas e animais.

Produtos e materiais incompatveis: Materiais seguros para embalagens Recomendadas:

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL


Medidas de controle de engenharia: Equipamentos de proteo individual apropriado Proteo respiratria: Trabalhar em local com ventilao e exausto adequadas. thiamethoxam 3 mg/m3 8h TWA SYNGENTA cypermethrin 0.5 mg/m3 8h TWA SYNGENTA , luvas impermeveis, botas de borracha, protetor ocular e mscara com filtro de carvo ativado. Mscara com filtro de carvo ativado.
Produto: Actara Plus Pgina 3

FISPQ Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos em acordo com a NBR-14725


Data da reviso: 14/01/08 Data da impresso: 6/9/2013 Produto: ACTARA PLUS Design Code: A12572A Pgina 4 de 6

Proteo das mos: Proteo dos olhos: Proteo da pele e do corpo: Medidas de higiene:

Luvas impermeveis. Protetor ocular. Macaco com mangas compridas de algodo hidrorepelente, touca rabe e botas. Remover a roupa contaminada que deve ser lavada antes da reutilizao.

9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS
Estado fsico: Forma: Cor: Odor: pH: Ponto de ebulio: Ponto de fulgor: Temperatura de autoignio: Densidade aparente: Solubilidade: Slido. P molhvel. Bege a marrom claro. Sem odor 7,0 10,0 (1% em gua deionizada). NA ND ND 0,3 0,6 g/ml. Miscvel em gua

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE


Condies especficas Instabilidade: Reaes perigosas: Condies a evitar: Produtos perigosos da decomposio: Estvel nas condies normais de armazenamento. No ocorre polimerizao. Gerao de poeiras, que podem formar nuvens inflamveis que sob ignio e condies especficas, se tornam explosivas. Pode decompor e formar gases txicos devidos a elevadas temperaturas.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS


Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio Toxicidade aguda: Efeitos locais:

DL50 oral (ratos) 1858 mg/kg. DL50 drmica (coelhos) > 4000 mg/Kg. CL50 inalar (ratos) > 5,08 mg/l. Irritao ocular: No irritante. Irritao drmica: No irritante.

12. INFORMAES ECOLGICAS


Produto: Actara Plus Pgina 4

FISPQ Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos em acordo com a NBR-14725


Data da reviso: 14/01/08 Data da impresso: 6/9/2013 Produto: ACTARA PLUS Design Code: A12572A Pgina 5 de 6

Efeitos ambientais comportamentos e impactos do produto Bioacumulao: Ecotoxicidade:

Este produto ALTAMENTE BIOCONCENTRVEL em peixes. Este produto ALTAMENTE TXICO para microcrustceos e peixes. Este produto ALTAMENTE TXICO para abelhas, podendo atingir outros insetos benficos. No aplique o produto no perodo de maior visitao das abelhas.

13. CONTROLE SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO


Mtodos de tratamento e disposio Produto: Caso este produto venha a se tornar imprprio para utilizao ou em desuso, consulte a SYNGENTA para a devoluo e destinao final. A desativao do produto feita atravs de incinerao em fornos destinados para este tipo de operao, equipados com cmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por rgo ambiental competente. A destinao inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminao do solo, da gua e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a sade das pessoas. No prazo de at um ano da data da compra obrigatria devoluo da embalagem vazia, pelo usurio, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto no tenha sido utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro de seu prazo de validade, ser facultada a devoluo da embalagem em at 06 meses aps o trmino do prazo de validade. O usurio deve guardar o comprovante de devoluo para efeito de fiscalizao, pelo prazo mnimo de um ano aps a devoluo da embalagem vazia. A destinao final das embalagens vazias, aps a devoluo pelos usurios somente poder ser realizada pela SYNGENTA Proteo de Cultivos Ltda., ou por empresas legalmente autorizadas pelos rgos competentes. proibida ao usurio a reutilizao e a reciclagem desta embalagem vazia ou o fracionamento e reembalagem deste produto

Restos de produtos: Embalagem usada:

14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE


Regulamentaes nacionais e internacionais: Produto no restrito para o transporte

15. REGULAMENTAES

Produto: Actara Plus Pgina 5

FISPQ Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos em acordo com a NBR-14725


Data da reviso: 14/01/08 Data da impresso: 6/9/2013 Produto: ACTARA PLUS Design Code: A12572A Pgina 6 de 6

Regulamentos nacionais:

Produto registrado no Ministrio da Agricultura conforme a Lei 7802 de 11/06/1989 e Decreto lei 98.816 de 11/01/1990.

16. OUTRAS INFORMAES


Referencias Bibliogrficas: Outras informaes: MSDS Syngenta Proteo de Cultivos Ltda. Este produto destinado para aplicao agrcola. Utilizar todas as instrues disponveis no rtulo e bula, bem como todas as recomendaes para armazenamento, transporte e descarte. Nota: A informao contida neste documento est baseada em nosso conhecimento de como pretendido que se descrevam nossos produtos do ponto de vista das exigncias de segurana. No deve ser interpretada ento, como garantia de propriedades especficas. Para maiores esclarecimentos ou informaes adicionais sobre o uso deste produto consulte a Syngenta Proteo de Cultivos Ltda.

Produto: Actara Plus Pgina 6

You might also like