You are on page 1of 36

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

CURSO: Tcnico em COMPONENTE CURRICULAR: Comunicao Oral e Escrita PROFESSOR(A): Lais Lobo

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Introduo comunicao

1. Ato de comunicar; informao, aviso. 2. Passagem, caminho, ligao. (Minidicionrio, Ruth Rocha) 2. Ato ou efeito de comunicar(-se). 2. Processo de emisso, transmisso e recepo de mensagens por meio de mtodos e/ou sistemas convencionados. 3. A mensagem recebida por esses meios. 4. A capacidade de trocar ou discutir idias, de dialogar, com vista ao bom entendimento entre pessoas. (Mini Aurlio, Aurlio Buarque de Holanda Ferreira).

A comunicao tem por objetivo a transmisso de mensagens. No nos comunicamos unicamente atravs da fala: o silncio, olhares, gestos, expresses faciais, vestimentas, nossa postura, etc. so comportamentos que comunicam.

Um policial no precisa dizer que policial se estiver fardado.

A comunicao ocorre nas situaes em que h inteno de comunicar e produzir uma reao ou efeito sobre o outro.

Elementos da comunicao

Um texto uma forma de comunicao que coloca em relao um emissor (que fala ou escreve) e um receptor (ouvinte ou leitor). Observe os elementos do processo de co0municao e em que consistem:

coletivo.

Emissor: Toma a iniciativa de enviar a mensagem. Pode ser individual ou

Receptor: Recebe a mensagem e pode tornar-se em seguida tambm um emissor:

(resposta). Pode ser individual ou coletivo. Ouvinte ou leitor.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Mensagem: o contedo das informaes transmitidas. Mais especificamente, o

conjunto de signos bem organizados ou no, mais claros ou menos claros, que o emissor envia ao receptor. Canal: o meio que possibilita a transmisso da mensagem. Canal visual:(escrita/leitura) desenhos, imagens fixas ou animadas, escrita etc. Canal sonoro:(fala/audio) fala, msica, rudos etc. Cdigo: a linguagem verbal ou no verbal utilizada. Mais especificamente um

conjunto de signos, que o emissor e o receptor devem conhecer muito bem para se comunicarem com eficincia. Referente:So o contexto, a situao e os objetos aos quais a mensagem remete.

Para que haja comunicao preciso que o emissor e o receptor utilizem um cdigo conhecido por ambos. Uma conversao entre deficientes auditivos s compreensvel por aqueles que conhecem o cdigo gestual particular que eles utilizam para se comunicar. A escrita japonesa s compreensvel para os que conhecem a lngua japonesa.

O Feedback

O feedback a reao do receptor ao comportamento do emissor. Fornece informao ao emissor sobre o impacto da sua ao sobre o receptor, sobre o sucesso na realizao do seu objetivo comunicativo. Ao responder, o receptor exerce controle sobre as futuras mensagens que o emissor venha a codificar, promovendo a continuidade da comunicao. O feedback , assim, um poderoso instrumento de influncia ao nvel de quem envia informao. Se o feedback for compensador, o emissor mantm o seu comportamento; se no for, este modifica-o, a fim de aumentar as suas probabilidades de xito. Se na comunicao frente-a-frente o feedback mximo, no caso de canais como a televiso, o rdio, os jornais e revistas essa possibilidade mnima. Neste caso, o comportamento de compra dos consumidores que tem valor como feedback. O conhecimento e o uso do feedback aumentam a eficcia da comunicao interpessoal. As pessoas que so consideradas "boas comunicadoras" normalmente esto atentas aos sinais comunicativos do interlocutor, so boas observadoras de reaes.

Em uma situao de leitura temos:

Emissor o autor do livro.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Receptor o leitor. Mensagem o texto que est sendo lido. O referente a histria de amor contada no texto. O cdigo a lngua escrita (portugus, ingls, francs). O canal o livro.

Os elementos da comunicao devem sempre ser muito bem analisados pelo comunicador para que sejam adequados e favorveis ao seu objetivo.

Rudos
Quando um dos elementos da comunicao falha, temos uma situao de rudo. Em um processo comunicativo, um rudo no necessariamente est associado a interferncias sonoras, mas a qualquer fenmeno que de alguma forma possa perturbar a transmisso da mensagem e sua perfeita recepo e/ou decodificao por parte do receptor. claro que uma escola precisa estar situada em regio silenciosa para que a aprendizagem seja mais produtiva por parte dos alunos, mas, mesmo estando em silncio, os alunos podem ter outras dificuldades na situao de comunicao com seus professores, como, por exemplo, iluminao inadequada que atrapalhe a visibilidade na sala. Quando falamos em pblico, quando nos apresentamos para uma entrevista de trabalho, ou quando atendemos um cliente, a maneira como nos vestimos pode constituir um rudo: uma roupa muito extravagante, adereos exagerados e penteados incomuns podem roubar a ateno da nossa fala por algum tempo, ou, em piores situaes, dar leituras errneas a nosso respeito. O bom comunicador deve estar atento situao em que se encontra, percebendo possibilidades de rudos e sanando problemas comunicativos antes que eles se tornem prejuzos insolveis.

Lngua Oral e Lngua Escrita

Portugus fcil de aprender porque uma lngua que se escreve exatamente como se fala."

Pois . U purtuguis muinto fciu di aprender, purqui uma lngua qui a genti iscrevi ixatamenti cumu si fala. Num cumu inglis qui d at vontadi di ri quandu a genti discobri cumu qui si iscrevi algumas
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

palavras. Im purtuguis no. s prestteno. U alemo pur exemplu. Qu coisa mais doida? Num bate nada cum nada. At nu espanhol qui parecidu, si iscrevi muinto diferenti. Qui bom qui a minha lngua u purtuguis. Quem soub fal sabi iscrev.

O comentrio do humorista J Soares, para a revista Veja. Ele brinca com a diferena entre o portugus falado e escrito. Na verdade, em todas as lnguas, as pessoas falam de um jeito e escrevem de outro. A fala e a escrita so duas modalidades diferentes da lngua e com esse fato que o J brincou. Na lngua escrita h mais exigncias, em relao s regras da gramtica normativa. Isso acontece porque, ao falar, as pessoas podem ainda recorrer a outros recursos para que a comunicao ocorra - pode-se pedir que se repita o que foi dito, h os gestos, etc. J na linguagem escrita, a interao mais complicada, o que torna necessrio assegurar que o texto escrito d conta da comunicao. A escrita no reflete a fala individual de ningum e de nenhum grupo social. Por essa razo, a fala e a escrita exigem conhecimentos diferentes. A maioria de ns, brasileiros, falamos, por exemplo, "Eli me ensin". O portugus na variante padro exige, no entanto, que se escreva assim: "Ele me ensinou". Essas diferenas geram muitos conflitos. A leitura de um trecho do poema de Antonino Sales, "Malinculia", mostra as interferncias da fala na escrita e como elas no anulam a expressividade potica de suas imagens.

Malinculia, Patro, um suspiro maguado Qui nace no corao! o grito safucado Duma sodade iscundida Qui nos fala do passado Sem se torn cunhicida! aquilo qui se sente Sem se pud ispric! Qui fala dentro da gente Mas qui no diz onde ist! (...) (BAGNO, Marcos. "A Lngua de Eullia: Uma Novela Sociolingustica)

A lngua muda, ainda, conforme o grupo social, a regio, e o contexto histrico. So as chamadas variaes lingusticas. A gria e o jargo so algumas dessas variaes.

IN: http://educacao.uol.com.br/portugues/lingua-escrita-e-oral-nao-se-fala-como-se-escreve.jhtm

Variaes lingusticas

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

O modo de falar do brasileiro

Toda lngua possui variaes lingusticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua histria no tempo (variao histrica) e no espao (variao regional). As variaes lingusticas podem ser compreendidas a partir de trs diferentes fenmenos.

1)

Em sociedades complexas convivem variedades lingusticas diferentes, usadas por

diferentes grupos sociais, com diferentes acessos educao formal; note que as diferenas tendem a ser maiores na lngua falada que na lngua escrita; 2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as

diferentes situaes de uso, sejam situaes formais, informais ou de outro tipo; 3) H falares especficos para grupos especficos, como profissionais de uma mesma rea

(mdicos, policiais, profissionais de informtica, metalrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. So as grias e jarges.

Assim, alm do portugus padro, h outras variedades de usos da lngua cujos traos mais comuns podem ser evidenciados abaixo.

Uso de r pelo l em final de slaba e nos grupos consonantais: pranta/planta; broco/bloco. Alternncia de lh e i: mui/mulher; vio/velho. Tendncia a tornar paroxtonas as palavras proparoxtonas: arve/rvore; figo/fgado.

Assimilao do ndo em no( falano/falando) ou do mb em m (tamm/tambm). Desnasalizao das vogais postnicas: home/homem.

Reduo do e ou o tonos: ovu/ovo; bebi/bebe. Reduo do r do infinitivo ou de substantivos em or:

Reduo dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe.

am/amar; am/amor. Simplificao da conjugao verbal: eu amo, voc ama, ns ama, eles ama.

Simplificao da concordncia: as menina/as meninas. Ausncia de concordncia verbal quando o sujeito vem depois do verbo: Chegou duas moas. Uso do pronome pessoal tnico em funo de objeto (e no s de sujeito): Ns pegamos ele na hora.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Variaes regionais: os sotaques Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, que elabora seu texto a partir de uma variao lingustica relacionada ao vocabulrio usado em uma determinada poca no Brasil.

Antigamente "Antigamente, as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. No faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapages, faziam-lhes p-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio." Como escreveramos o texto acima em um portugus de hoje, do sculo 21? Toda lngua muda com o tempo. Basta lembrarmos que do latim, j transformado, veio o portugus, que, por sua vez, hoje muito diferente daquele que era usado na poca medieval. Lngua e status Nem todas as variaes lingusticas tm o mesmo prestgio social no Brasil. Basta lembrar de algumas variaes usadas por pessoas de determinadas classes sociais ou regies, para percebers que h preconceito em relao a elas. Veja este texto de Patativa do Assar, um grande poeta popular nordestino, que fala do assunto: O Poeta da Roa Sou fio das mata, canto da mo grossa, Trabio na roa, de inverno e de estio. A minha chupana tapada de barro, S fumo cigarro de paia de mo. Sou poeta das brenha, no fao o pap De argun menestr, ou errante cant Que veve vagando, com sua viola, Cantando, pachola, percura de am. No tenho sabena, pois nunca estudei, Apenas eu sei o meu nome assin. Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre, E o fio do pobre no pode estud. Meu verso rastero, singelo e sem graa, No entra na praa, no rico salo, Meu verso s entra no campo e na roa Nas pobre paioa, da serra ao serto. (...)

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Voc acredita que a forma de falar e de escrever comprometeu a emoo transmitida por essa poesia? Patativa do Assar era analfabeto (sua filha quem escrevia o que ele ditava), mas sua obra atravessou o oceano e se tornou conhecida mesmo na Europa. Leia agora, um poema de um intelectual e poeta brasileiro, Oswald de Andrade, que, j em 1922, enfatizou a busca por uma "lngua brasileira".

Vcio na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mi Para pior pi Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vo fazendo telhados.

Uma certa tradio cultural nega a existncia de determinadas variedades lingusticas dentro do pas, o que acaba por rejeitar algumas manifestaes lingusticas por consider-las deficincias do usurio. Nesse sentido, vrios mitos so construdos, a partir do preconceito lingustico. IN: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u60.jhtm

Como evitar o preconceito lingustico?


O filsofo Spinoza escreveu: "Tenho-me esforado por no rir das aes humanas, por no deplor-las nem odi-las, mas por entend-las" (apud BAGNO, Marcos. Preconceito lingustico ). Diante desse convidativo pensamento do excomungado filsofo racionalista, cabe-nos uma profunda reflexo quando, ao nos referimos s variedades lingusticas de uma determinada lngua - neste caso, as variaes de uso da lngua portuguesa - as tratamos, muitas vezes, sob o signo do erro . Precisamente em funo disso, seria bom esclarecer que h certas afirmaes equivocadas, que ainda so bastante usuais para avaliar o desempenho lingustico em geral dos falantes das variantes nopadro da lngua. Afirmaes que, alm de equivocadas, no so politicamente corretas e, por isso, devem ser evitadas. Variaes - e no erros Sendo a lngua uma realidade essencialmente varivel, em princpio no h formas ou expresses intrinsecamente erradas. H, na verdade, variaes. Assim, caberia a todo falante dessa lngua adequar seu discurso a determinadas situaes lingusticas de uso, que fossem necessrias comunicao urgente e eficaz, seja ela culta ou no. Portanto, dentro dessas variaes (desde a norma padro at a forma mais coloquial possvel) h defeitos - e no erros - que deveriam ser observados e reparados. De modo que, quando falamos em
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

linguagem coloquial, soa-nos que esta atua como um termmetro social, que mede o quanto um falante est socialmente mais ou menos afastado de uma elite social, falante de um portugus padro culto. No h discursos puros Ora, isso no passa, no mnimo, do desconhecimento de qualquer anlise de carter sociolingustico. Em princpio, mesmo nos falantes que usualmente utilizam, na maior parte do tempo, a chamada variante padro, percebe-se tambm em suas falas a utilizao da variante coloquial como forma de expresso. Nossos discursos no so to puros assim, de tal forma que, ao falarmos, fazemos separaes rigorosas daquilo que formal do que no formal. Ademais, devemos atentar para as diferenas existentes entre as modalidades falada e escrita da lngua. Essas diferenas devem ser estabelecidas e mostradas a todos, de maneira clara e objetiva, quando se aborda o assunto lngua . A partir dessas observaes, usar conceitos como adequao e inadequao, dependendo, claro, da situao comunicativa em que o falante / escritor est inserido, seria mais proveitoso e menos preconceituoso.

Preconceito lingustico No podemos incidir no mesmo equvoco que algumas pessoas cometem - em manuais, gramticas ou livros didticos - quando comparam a variante padro, escrita, da lngua, com a variante no-padro, falada, se valendo dos mais arraigados e difundidos preconceitos lingusticos contra os falantes dessas variantes no-padro, dizendo que estes no conhecem a prpria lngua, pelo fato de "maltratarem-na", "errarem-na" etc. Tal comportamento explica-se pelo fato de essas pessoas (que atuam praticamente como verdadeiras donas da lngua) perceberem a lngua como um bloco monoltico, com uma nica possibilidade de realizao, e que est esttica, tal como uma lngua morta. E que qualquer manifestao lingustica que no siga os padres do passado (normalmente literrios, que so legitimados pelas gramticas normativas) traduzida em erro. Marcos Bagno mostra-nos exatamente isso, quando afirma: "O preconceito lingustico est ligado, em boa medida, confuso que foi criada, no curso da histria, entre lngua e gramtica normativa. Nossa tarefa mais urgente desfazer essa confuso. Uma receita de bolo no um bolo, o molde de um vestido no um vestido, um mapa-mndi no o mundo. [...] Tambm a gramtica no a lngua". Alm do mais, o preconceito lingustico est intimamente relacionado imagem que cada um dos falantes tem do outro, e no necessariamente sobre o grau de conhecimento efetivo que estes falantes tm do padro culto da lngua. Sobre isso, Marli Quadros Leite afirma o seguinte: "O preconceito decorre de incompatibilidades entre a pessoa e o ato que ela executa, ou, ao contrrio, entre o ato e a pessoa, includo a o discurso. Isso quer dizer, se se tiver uma ideia favorvel de uma pessoa, tudo o que ele fizer ou disser pode ser aceito, mesmo se o que disser ou fizer for errado, falso ou impreciso. Inversamente, se se tiver uma ideia

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

desfavorvel sobre algum, tudo o que ela disser ou fizer pode ser rejeitado, mesmo se disser verdades ou se comportar corretamente". Diante desses esclarecimentos, fundamental que todos os falantes, sabendo exatamente das diferenas acima citadas, ao falarem linguisticamente em errado / certo, atentem para a existncia das variaes aqui esclarecidas e comecem a tomar a devida cautela quanto ao uso desses referidos conceitos (certo/ errado ), que, quando mal empregados, acabam por gerar pr-conceitos no somente nas j referidas gramticas, manuais ou livros didticos, mas principalmente em nossos mais variados discursos.

Referncias bibliogrficas BAGNO, Marcos. Preconceito lingustico: o que , como se faz. So Paulo: Loyola, 1999. LEITE, Marli Quadros. Preconceito e intolerncia na linguagem. So Paulo: Contexto, 2008.

IN: http://educacao.uol.com.br/portugues/erros-e-adequacao-de-linguagem-como-evitar-o-preconceito linguistico.jhtm

Nveis de linguagem
Existem basicamente duas modalidades de lngua, ou seja, duas lnguas funcionais: 1) a lngua funcional de modalidade culta, lngua culta ou lngua-padro, que compreende a lngua literria, tem por base a norma culta, forma lingstica utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade. Constitui, em suma, a lngua utilizada pelos veculos de comunicao de massa (emissoras de rdio e televiso, jornais, revistas, painis, anncios, etc.), cuja funo a de serem aliados da escola, prestando servio sociedade, colaborando na educao, e no justamente o contrrio; 2) a lngua funcional de modalidade popular; lngua popular ou lngua cotidiana, que apresenta gradaes as mais diversas, tem o seu limite na gria e no calo. Norma culta : A norma culta, forma lingstica que todo povo civilizado possui, a que assegura a unidade da lngua nacional. E justamente em nome dessa unidade, to importante do ponto de vista poltico-cultural, que ensinada nas escolas e difundida nas gramticas. Sendo mais espontnea e criativa, a lngua popular se afigura mais expressiva e dinmica. Temos, assim, guisa de exemplificao: Estou preocupado. (norma culta) T preocupado. (lngua popular) T grilado. (gria, limite da lngua popular)
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

No basta conhecer apenas uma modalidade de lngua; urge conhecer a lngua popular, captando-lhe a espontaneidade, expressividade e enorme criatividade, para viver; urge conhecer a lngua culta para conviver. Podemos, agora, definir gramtica: o estudo das normas da lngua culta.

O conceito de erro em lngua: Em rigor, ningum comete erro em lngua, exceto nos casos de ortografia. O que normalmente se comete so transgresses da norma culta. De fato, aquele que, num momento ntimo do discurso, diz: "Ningum deixou ele falar", no comete propriamente erro; na verdade, transgride a norma culta. Um reprter, ao cometer uma transgresso em sua fala, transgride tanto quanto um indivduo que comparece a um banquete trajando xortes ou quanto um banhista, numa praia, vestido de fraque e cartola. Releva considerar, assim, o momento do discurso, que pode ser ntimo, neutro ou solene. O momento ntimo o das liberdades da fala. No recesso do lar, na fala entre amigos, parentes, namorados, etc., portanto, so consideradas perfeitamente normais construes do tipo: Eu no vi ela hoje. Ningum deixou ele falar. Deixe eu ver isso! Eu te amo, sim, mas no abuse! No assisti o filme nem vou assisti-lo. Sou teu pai, por isso vou perdo-lo. Nesse momento, a informalidade prevalece sobre a norma culta, deixando mais livres os interlocutores. O momento neutro o do uso da lngua-padro, que a lngua da Nao. Como forma de respeito, tomam-se por base aqui as normas estabelecidas na gramtica, ou seja, a norma culta. Assim, aquelas mesmas construes se alteram: Eu no a vi hoje. Ningum o deixou falar. Deixe-me ver isso! Eu te amo, sim, mas no abuses! No assisti ao filme nem vou assistir a ele. Sou seu pai, por isso vou perdoar-lhe.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Considera-se momento neutro o utilizado nos veculos de comunicao de massa (rdio, televiso, jornal, revista, etc.). Da o fato de no se admitirem deslizes ou transgresses da norma culta na pena ou na boca de jornalistas, quando no exerccio do trabalho, que deve refletir servio causa do ensino, e no o contrrio. O momento solene, acessvel a poucos, o da arte potica, caracterizado por construes de rara beleza. Vale lembrar, finalmente, que a lngua um costume. Como tal, qualquer transgresso, ou chamado erro, deixa de s-lo no exato instante em que a maioria absoluta o comete, passando, assim, a constituir fato lingstico registro de linguagem definitivamente consagrado pelo uso, ainda que no tenha amparo gramatical. Exemplos: Olha eu aqui! (Substituiu: Olha-me aqui!) Vamos nos reunir. (Substituiu: Vamo-nos reunir.) No vamos nos dispersar. (Substituiu: No nos vamos dispersar e No vamos dispersar-nos.) Tenho que sair daqui depressinha. (Substituiu: Tenho de sair daqui bem depressa.) O soldado est a postos. (Substituiu: O soldado est no seu posto.) Txtil, que significa rigorosamente que se pode tecer, em virtude do seu significado, no poderia ser adjetivo associado a indstria, j que no existe indstria que se pode tecer. Hoje, porm, temos no s como tambm o operrio txtil, em vez da indstria de fibra txtil e do operrio da indstria de fibra txtil. As formas impeo, despeo e desimpeo, dos verbos impedir, despedir e desimpedir, respectivamente, so exemplos tambm de transgresses ou "erros" que se tornaram fatos lingsticos, j que s correm hoje porque a maioria viu tais verbos como derivados de pedir, que tem, incio, na sua conjugao, com peo. Tanto bastou para se arcaizarem as formas ento legtimas impido, despido e desimpido, que hoje nenhuma pessoa bem-escolarizada tem coragem de usar. Em vista do exposto, ser til eliminar do vocabulrio escolar palavras como corrigir e correto, quando nos referimos a frases. "Corrija estas frases" uma expresso que deve dar lugar a esta, por exemplo: "Converta estas frases da lngua popular para a lngua culta". Uma frase correta no aquela que se contrape a uma frase "errada"; , na verdade, uma frase elaborada conforme as normas gramaticais; em suma, conforme a norma culta.

Lngua escrita e lngua falada. Nvel de linguagem: A lngua escrita, esttica, mais elaborada e menos econmica, no dispe dos recursos prprios da lngua falada.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

A acentuao (relevo de slaba ou slabas), a entoao (melodia da frase), as pausas (intervalos significativos no decorrer do discurso), alm da possibilidade de gestos, olhares, piscadas, etc., fazem da lngua falada a modalidade mais expressiva, mais criativa, mais espontnea e natural, estando, por isso mesmo, mais sujeita a transformaes e a evolues. Nenhuma, porm, se sobrepe a outra em importncia. Nas escolas principalmente, costuma se ensinar a lngua falada com base na lngua escrita, considerada superior. Decorrem da as correes, as retificaes, as emendas, a que os professores sempre esto atentos. Ao professor cabe ensinar as duas modalidades, mostrando as caractersticas e as vantagens de uma e outra, sem deixar transparecer nenhum carter de superioridade ou inferioridade, que em verdade inexiste. Isso no implica dizer que se deve admitir tudo na lngua falada. A nenhum povo interessa a multiplicao de lnguas. A nenhuma nao convm o surgimento de dialetos, conseqncia natural do enorme distanciamento entre uma modalidade e outra. A lngua escrita , foi e sempre ser mais bem-elaborada que a lngua falada, porque a modalidade que mantm a unidade lingstica de um povo, alm de ser a que faz o pensamento atravessar o espao e o tempo. Nenhuma reflexo, nenhuma anlise mais detida ser possvel sem a lngua escrita, cujas transformaes, por isso mesmo, se processam lentamente e em nmero consideravelmente menor, quando cotejada com a modalidade falada. Importante fazer o educando perceber que o nvel da linguagem, a norma lingstica, deve variar de acordo com a situao em que se desenvolve o discurso. O ambiente sociocultural determina. O nvel da linguagem a ser empregado. O vocabulrio, a sintaxe, a pronncia e at a entoao variam segundo esse nvel. Um padre no fala com uma criana como se estivesse dizendo missa, assim como uma criana no fala como um adulto. Um engenheiro no usar um mesmo discurso, ou um mesmo nvel de fala, para colegas e para pedreiros, assim como nenhum professor utiliza o mesmo nvel de fala no recesso do lar e na sala de aula. Existem, portanto, vrios nveis de linguagem e, entre esses nveis, se destacam em importncia o culto e o cotidiano, a que j fizemos referncia.

A gria: Ao contrrio do que muitos pensam, a gria no constitui um flagelo da linguagem. Quem, um dia, j no usou bacana, dica, cara, chato, cuca, esculacho, estrilar? O mal maior da gria reside na sua adoo como forma permanente de comunicao, desencadeando um processo no s de esquecimento, como de desprezo do vocabulrio oficial. Usada no momento certo, porm, a gria um elemento de linguagem que denota expressividade e revela grande criatividade, desde que, naturalmente, adequada mensagem, ao meio e ao receptor. Note, porm, que estamos falando em gria, e no em calo.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Ainda que criativa e expressiva, a gria s admitida na lngua falada. A lngua escrita no a tolera, a no ser na reproduo da fala de determinado meio ou poca, com a visvel inteno de documentar o fato, ou em casos especiais de comunicao entre amigos, familiares, namorados, etc., caracterizada pela linguagem informal. IN: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/niveis-de-linguagem

Funes da Linguagem
Os textos, orais ou escritos, buscam sempre um efeito sobre o receptor: Inform-lo. Dar-lhe conselhos ou ordens. Convenc-lo. Provocar-lhes emoes. Proporcionar-lhes prazer.

Isso nos permite classificar os textos com base em certas caractersticas que eles possuem e que destacam um elemento dominante na comunicao: O referente: textos que buscam essencialmente transmitir informaes. O cdigo: textos que visam informar sobre o cdigo utilizado. O emissor: textos que destacam a presena do emissor e exprimem sua

personalidade, seus julgamentos, suas opinies e suas emoes. O receptor: textos que procuramobter certoefeitosobreoreceptor. A mensagem:textos queprivilegiam a forma da mensagem e jogam com as

possibilidadescriativas dosignificante e do significado.

Conforme o efeito pretendido, um dos elementos da comunicao (emissor, receptor, mensagem, referente, canal ou cdigo) ser sempre mais enfatizado do que os outros. Depreende-se da uma funo da linguagem predominante:
1. Funo referencial: referente o objeto ou situao de que a mensagem trata. A funo referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informaes objetivas sobre ele. Essa funo predomina nos textos de carter cientfico e privilegiado nos textos jornalsticos. 2. Funo emotiva: atravs dessa funo, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoes, avaliaes, opinies. O leitor sente no texto a presena do emissor.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

3. Funo conativa: essa funo procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa funo, busca-se envolver o leitor com o contedo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. 4.Funo ftica: a palavra ftico significa rudo, rumor. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a ateno (rudos como psiu, ahn, ei). Essa funo ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicao ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficincia. 5. Funo metalingustica: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu prprio referente, ocorre a funo metalingustica. 6. Funo potica: quando a mensagem elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinaes sonoras ou rtmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestao da funo potica da linguagem. Essa funo capaz de despertar no leitor prazer esttico e surpresa. explorado na poesia e em textos publicitrios.

Figuras de Linguagem
Figuras de linguagem (Brasil) ou figuras de estilo / figuras de Retrica (Portugal) so estratgias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretao do leitor. So formas de expresso mais localizadas em comparao s funes da linguagem, que so caractersticas globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semnticos, fonolgicos ou sintticos das palavras afetadas. muito usada no dia-a-dia das pessoas.

Figuras de linguagem mais usadas

Anttese e Paradoxo Paradoxo a aproximao de idias contrrias.

Ex.: J estou cheio de me sentir vazio.

Anttese consiste na exposio de palavras contrrias.

Ex.: Ele no odeia, ama .

Na explicao do professor Paulo Hernandes fica evidente a diferena entre estas duas figuras de linguagem frequentemente confundidas: "Como podemos ver, na anttese, apresentam-se idias contrrias em oposio. No paradoxo, as idias aparentam ser contraditrias, mas podem ter explicao que transcende os limites da expresso verbal." Catacrese a figura de linguagem que consiste na utilizao de uma palavra ou expresso que no descreve com exatido o que se quer expressar, mas adotada por no haver outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada no ser de uso comum.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Ex.: No deixe de colocar dois dentes de alho na comida.

Sinestesia Consiste na fuso de impresses sensoriais diferentes.

Ex.: Aquela criana tem um olhar to doce.

Comparao Como o prprio nome diz, essa figura de linguagem uma comparao feita entre dois termos com o uso de um conectivo.

Ex.: O Amor queima como o fogo .

Metfora uma comparao feita entre dois termos sem o uso de um conectivo.

Ex.: Eu sou um poo de dor e estupidez.

Disfemismo ou Cacofemismo uma figura de estilo (figura de linguagem) que consiste em empregar deliberadamente termos ou expresses depreciativas, sarcsticas ou chulas para fazer referncia a um determinado tema, coisa ou pessoa, opondo-se assim, ao eufemismo. Expresses disfmicas so freqentemente usadas para criar situaes de humor.

Ex.: Comer capim pela raiz.

Hiprbole ou Auxese[1] a figura de linguagem que consiste no exagero.

Ex.: "Rios te correro dos olhos, se chorares!"

Metonmia ou Transnominao a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relao de semelhana ou a possibilidade de associao entre eles. Definio bsica: Figura retrica que consiste no emprego de uma palavra por outra que a recorda.

Ex.: Lemos Machado de Assis por interesse. (Ningum, na verdade, l o autor,

mas as obras dele em geral.) Personificao ou Prosopopeia [2] uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou aes prprias dos seres humanos.

Ex.: O Sol amanheceu triste e escondido .

Perfrase[3] Consiste no emprego de palavras para indicar o ser atravs de algumas de suas caractersticas ou qualidades.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Ex.: Ele o rei dos animais. (Leo) Ex.: Visitamos a cidade-luz. (Paris)

Ironia

[4]

Consiste em apresentar um termo em sentido oposto.

Ex.: Meu irmo um santinho (malcriado).

Eufemismo

[5]

Consiste em suavizar um contexto.

Ex.: Voc faltou com a verdade (Em lugar de mentiu).

Ironia Sugesto pela entonao e pelo contexto de algo contrario que pensamos, geralmente com inteno sarcstica.

Exemplo. : A excelente Dr. Incia mestra na arte de judiar de crianas.

IN: http://pt.wikipedia.org/wiki/Figura_de_linguagem

Tipologia textual
1. Texto Literrio: expressa a opinio pessoal do autor que tambm transmitida atravs de figuras, impregnado de subjetivismo. Ex: um romance, um conto, uma poesia... 2. Texto no-literrio: preocupa-se em transmitir uma mensagem da forma mais clara e objetiva possvel. Ex: uma notcia de jornal, uma bula de medicamento.

TEXTO LITERRIO Conotao Figurado, subjetivo Pessoal

TEXTO NO-LITERRIO Denotao Claro, objetivo Informativo

TIPOS DE COMPOSIO 1. Descrio: descrever representar verbalmente um objeto, uma pessoal, um lugar, mediante a indicao de aspectos caractersticos, de pormenores individualizantes. Requer observao cuidadosa, para tornar aquilo que vai ser descrito um modelo inconfundvel. No se trata de enumerar uma srie de elementos, mas de captar os traos capazes de transmitir uma impresso autntica. Descrever mais que apontar, muito mais que fotografar. pintar, criar. Por isso, impe-se o uso de palavras especficas, exatas.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

2. Narrao: um relato organizado de acontecimentos reais ou imaginrios. So seus elementos constitutivos: personagens, circunstncias, ao; o seu ncleo o incidente, o episdio, e o que a distingue da descrio a presena de personagens atuantes, que esto quase sempre em conflito. A Narrao envolve: I. Quem? Personagem; II. Qu? Fatos, enredo; III. Quando? A poca em que ocorreram os acontecimentos; IV. Onde? O lugar da ocorrncia; V. Como? O modo como se desenvolveram os acontecimentos; VI. Por qu? A causa dos acontecimentos; 3. Dissertao: dissertar apresentar idias, analis-las, estabelecer um ponto de vista baseado em argumentos lgicos; estabelecer relaes de causa e efeito. Aqui no basta expor, narrar ou descrever, necessrio explanar e explicar. O raciocnio que deve imperar neste tipo de composio, e quanto maior a fundamentao argumentativa, mais brilhante ser o desempenho.

Novo Acordo Ortogrfico.


IN: http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL854538-9654,00.html Alfabeto Nova Regra O alfabeto ser formado por 26 letras Como As letras k, w e y no so consideradas integrantes do alfabeto Como ser Essas letras sero usadas em unidades de medida, nomes prprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.

Trema Nova regra No existir mais o trema na lngua portuguesa. Ser mantido apenas em casos de nomes estrangeiros.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Exemplo: Mller, mlleriano. Como Agentar, conseqncia, cinqenta, freqncia, tranqilo, lingia, bilnge. Como ser Aguentar, consequncia, cinquenta, frequncia, tranquilo, linguia, bilngue.

Acentuao ditongos ei e oi Nova regra Os ditongos abertos ei e oi no sero mais acentuados em palavras paroxtonas Como Assemblia, platia, idia, colmia, bolia, Coria, bia, parania, jibia, apio, herico, paranico Como ser Assembleia, plateia, ideia, colmeia, boleia, Coreia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoico. Obs: Nos ditongos abertos de palavras oxtonas terminadas em i, u e i e monosslabas o acento continua: heri, constri, di, anis, papis, trofu, cu, chapu.

Acentuao i e u formando hiato Nova regra No se acentuaro mais "i" e "u" tnicos formando hiato quando vierem depois de ditongo Como baica, boina, feira, feime, bocaiva Como ser baiuca, boiuna, feiura, feiume, bocaiuva Obs 1: Se a palavra for oxtona e o i ou u estiverem em posio final o acento permanece: tuiui, Piau.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Obs 2: Nos demais i e u tnicos, formando hiato, o acento continua. Exemplo: sade, sada, gacho.

Hiato Nova regra Os hiatos "oo" e "ee" no sero mais acentuados Como enjo, vo, perdo, abeno, povo, crem, dem, lem, vem, relem Como ser enjoo, voo, perdoo, abenoo, povoo, creem, deem, leem, veem, releem

Palavras homnimas Nova regra No existir mais o acento diferencial em palavras homnimas (grafia igual, som e sentido diferentes) Como Pra/para, pla/pela, plo/pelo, pra/pera, plo/polo Como ser para, pela, pelo, pera, polo Obs 1: O acento diferencial ainda permanece no verbo poder (pde, quando usado no passado) e no verbo pr (para diferenciar da preposio por). Obs 2: facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/frma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Exemplo: Qual a forma da frma do bolo?

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Hfen r e s Nova regra O hfen no ser mais utilizado em prefixos terminados em vogal seguida de palavras iniciadas com "r" ou "s". Nesse caso, essas letras devero ser duplicadas. Como ante-sala, auto-retrato, anti-social, anti-rugas, arqui-rival, auto-regulamentao, auto-sugesto, contrasenso, contra-regra, contra-senha, extra-regimento, infra-som, ultra-sonografia, semi-real, supra-renal. Como ser antessala, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirrival, autorregulamentao, autossugesto, contrassenso, contrarregra, contrassenha, extrarregimento, infrassom, ultrassonografia, semirreal, suprarrenal.

Hfen mesma vogal Nova Regra O hfen ser utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra comear com a mesma vogal. Como antiibrico, antiinflamatrio, antiinflacionrio, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, micronibus. Como ser anti-ibrico, anti-inflamatrio, anti-inflacionrio, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-nibus.

Hfen vogais diferentes Nova regra O hfen no ser utilizado quando o prefixo terminar em vogal diferente da que inicia a segunda palavra.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Como auto-afirmao, auto-ajuda, auto-aprendizagem, auto-escola, auto-estrada, auto-instruo, co-autor, contra-exemplo, contra-indicao, contra-ordem, extra-escolar, extra-oficial, infra-estrutura, intraocular, intra-uterino, neo-expressionista, neo-imperialista, semi-aberto, semi-rido, semi-automtico Como ser autoafirmao, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstruo, coautor, contraexemplo, contraindicao, contraordem, extraescolar, extraoficial, infraestrutura, intraocular, intrauterino, neoexpressionista, neoimperialista, semiaberto, semirido, semiautomtico. Obs: A regra no se encaixa quando a palavra seguinte iniciar por h: anti-heri, anti-higinico, extrahumano, semi-herbceo.

Superdicas para falar bem


Por: Reinaldo Polito*

H poucos dias, minha filha Rebeca, ao observar que o livro Superdicas para falar bem (Editora Saraiva) ultrapassara seis meses nas listas dos mais vendidos, me perguntou como eu tivera a idia de escrever essa obra que em poucos meses vendeu mais de 100 mil exemplares. A explicao que dei a ela, e que revelo tambm a voc, interessante. Fiquei mais de dois anos escrevendo o livro Seja um timo orador; reescrevendo Assim que se fala, Vena o medo de falar em pblico, Como falar de improviso e Como falar corretamente e sem inibies.

Quando terminei estava exausto, pois foi preciso fazer esse trabalho todo nos finais de semana e em algumas madrugadas. Fiquei satisfeito com o resultado, porque era exatamente o que sempre sonhara realizar, escrever livros com a mesma linguagem solta, leve e bem-humorada que tenho usado nos meus textos em revistas, sites e jornais. Foi nesse instante que veio uma preocupao tive tanto trabalho, mas no fiz ainda uma obra que pudesse ajudar as pessoas a consultar de maneira rpida o que existe de mais importante na arte de falar. Peguei l no fundo da memria uma antiga sugesto do Nilson Lepera, diretor comercial da Saraiva, para escrever um livro de dicas.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Consultei o editor Rogrio Gastaldo e ele topou. Imediatamente levantei o que havia de mais relevante em cada um dos meus livros e em pouco tempo estava pronto o Superdicas. Eu me propus a escrever cada uma das dicas no mximo em uma pgina e meia. Confesso que esse foi um enorme desafio. No fcil escrever tudo o que seja preciso em pouco espao.

Na mosca. Parece que os leitores estavam aguardando o livro. Assim que foi lanado entrou para as listas dos mais vendidos e tem perambulado entre o primeiro e terceiro lugar na rede Saraiva. Na 19 Bienal Internacional do Livro de So Paulo, em maro ltimo, foi o mais vendido na Saraiva e ficou entre os primeiros de toda a feira. 1. Como se relacionar com as pessoas Saiba conversar - Para que voc tenha um papo agradvel, alm de saber contar histrias interessantes, outro recurso fundamental fazer perguntas de forma apropriada. Se o seu objetivo for iniciar uma conversa ou criar um ambiente favorvel para obter informaes em pouco tempo, lance mo de perguntas fechadas, que produzam respostas rpidas e curtas. Por exemplo: Quem? H quanto tempo? Onde? Quando? Se, entretanto, seu objetivo for motivar as pessoas a participar mais ativamente da conversa, ou descobrir suas intenes, desejos ou necessidades, faa uso de perguntas abertas, que provocam respostas mais longas, que exigem maior elaborao do raciocnio. Por exemplo: O qu? Por qu? Como? De que maneira? Tenha bom-humor - Lembre-se sempre de que bom relacionamento e bom-humor andam de mos dadas. Se voc evitar os trocadilhos grosseiros e aprender a aproveitar bem as informaes da prpria circunstncia para torn-las engraadas, sempre ter algum querendo ficar a seu lado para conversar. A ironia fina, com informaes subentendidas, alm de demonstrar sua inteligncia, brilho e preparo intelectual, ser tambm uma homenagem sensibilidade e percepo de quem conversa com voc. Entretanto, cuidado com os exageros. Demonstre que brincadeira Deixe claro que est brincando. Se, depois de usar uma ironia, por exemplo, tiver de explicar que o que acabou de fazer foi s uma brincadeira, significa que sua atitude ao brincar no foi apropriada. No se leve a srio - Se voc deseja ser bem-aceito pelas pessoas, uma boa regra no se levar muito a srio. Por isso, aprenda a rir dos seus prprios tombos, a zombar dos seus deslizes e a se divertir com as suas gafes e caractersticas fsicas, porque esse um bom caminho para que voc seja um comunicador mais leve e cativante. Dispense o n? - Pessoas que tm o vcio de dizer n? o tempo todo se tornam irritantes. Para acabar com o excesso de n?, o primeiro passo tomar conscincia da existncia dele. Saiba tambm que a falta de segurana pode fazer com que voc esteja quase sempre pedindo algum tipo de retorno ou de aprovao dos ouvintes, como se dissesse no final das frases: Estou me comunicando bem, n?. Assim, sempre que perceber a entonao caracterstica de pergunta na sua comunicao, quando deveria estar afirmando, procure mudar a maneira de falar e se expresse com afirmaes.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Nada de - Quer um outro vcio chato? o uso freqente dos , e huumm, no incio das frases ou durante as pausas. Para super-lo aprenda a ter pacincia e aguardar que a palavra chegue para identificar seu pensamento. Voc dever se esforar para aprender a pensar em silncio e assim afastar esses rudos desagradveis. Enfrente o branco - Se der branco quando estiver falando, no se desespere e diga: na verdade o que eu quero dizer ... Com essa expresso voc se obrigar a explicar a informao por um outro ngulo e o pensamento se reorganizar para seguir a seqncia planejada. Nada de barraco - Se voc gosta de uma briguinha, mude seu jeito, amigo, porque gente boa no arma barraco. Se, no meio de uma discusso, que iniciara como uma conversa natural para troca de opinies, perceber que, tanto de um lado como de outro, a voz passou a se alterar e cada um se fechou nas suas prprias idias e que em pouco tempo algum poder comear a rodar a baiana, no hesite: deixe a vaidade de lado, concorde de maneira genrica com a opinio contrria e tire o time de campo. Seja gentil - Voc ter muito a ganhar se for gentil com as pessoas. A gentileza pode estar no tom amvel da voz, na generosidade das palavras, na honestidade dos princpios e da tica. Quando o ns bom - Seja cuidadoso com o uso do ns. Pessoalmente no gosto muito do ns quando utilizado como plural de modstia (tambm conhecido como majesttico). Soa falso e parece artificial. Entretanto, quando ensinamos, aconselhamos ou fazemos sugestes aos ouvintes, o ns tem o poder de afastar resistncias desnecessrias. como se o orador estivesse se incluindo no grupo para receber a mensagem. 2. Atributos para voc se tornar um timo comunicador Seja natural - Se voc me pedisse um bom conselho sobre como fazer sucesso na comunicao, eu diria sem nenhum receio de errar: seja natural. Aprenda e aplique todas as regras da comunicao, mas jamais perca sua naturalidade. Fale nas reunies da empresa, nos contatos sociais e de negcios preservando seu estilo e respeitando suas caractersticas. Fale com emoo - Todavia, no fale s por falar. Por mais extraordinria que seja sua mensagem, se voc falar como se estivesse apenas cumprindo uma tarefa, desobrigando-se de uma incumbncia, no conseguir envolver e tocar as pessoas. Demonstre autoridade - Alm da naturalidade e do envolvimento, para que voc tenha credibilidade e seja seguido em seus propsitos, tenha conhecimento e demonstre preparo na hora de falar. Seja coerente - Todos esses requisitos s o ajudaro na conquista da credibilidade se voc for coerente. Vigie o seu comportamento, observe se no est apenas falando por falar, fazendo uso de palavras ocas, que no identificam exatamente o que pensa, acredita, sente ou faz. 3. Conhea os ouvintes e se adapte a eles Qual o nvel intelectual - Saber qual o preparo intelectual predominante dos ouvintes de fundamental importncia para o sucesso da comunicao. Quando perceber que os ouvintes possuem nvel intelectual mdio para baixo, transmita as informaes de maneira clara, acompanhadas de ilustraes ou metforas, e empenhe-se em repetir os conceitos
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

importantes vrias vezes. Se o nvel intelectual predominante for mdio para cima, voc poder apresentar as informaes por meio de raciocnios mais abstratos e complexos, pois conseguiro acompanhar as idias com facilidade. Descubra quanto conhecem - No fale sobre um assunto tomando por base o seu prprio conhecimento, pois sua medida, provavelmente, no atender s exigncias do pblico. Analise com antecedncia que tipo de informao a platia tem sobre o tema e adapte a complexidade da matria capacidade de entendimento dos ouvintes. Fique de olho na faixa etria - Se perceber que a platia predominantemente jovem, voc dever desenvolver as informaes falando de planos, do que poderia ocorrer ou ser realizado no futuro. Se, por outro lado, o pblico for predominantemente idoso, voc dever recorrer aos fatos do passado e aproveitar a experincia dos ouvintes para despertar o interesse deles e motiv-los a chegar s concluses que deseja. Esteja pronto para mudar - Prepare-se da melhor maneira que puder, mas fique esperto e pronto para dar meia-volta e mudar a maneira de expor a mensagem, considerando o tipo de pblico que efetivamente tiver pela frente. 4. Segredinhos de ouro Com a caneta na mo - Para voc saber se ser conveniente ou no segurar uma caneta, ou qualquer outro objeto, enquanto estiver falando, analise o contexto da apresentao. Por exemplo, se voc falar usando um quadro branco como recurso visual e segurar o pincel de tinta enquanto d as explicaes para os ouvintes, no haver nenhum problema, pois ele naturalmente estar fazendo parte do contexto da apresentao. Coma pelas bordas - inicie a apresentao mencionando os pontos que sejam comuns a todos os ouvintes e, por serem comuns, as pessoas concordaro com ele. De tal maneira que, depois de algum tempo, comearo a imaginar que, pelo fato de possurem esses pontos em comum, a forma de pensar a mesma. Voc acha ou tem certeza? - Ao dizer eu acho, voc informar nas entrelinhas aos ouvintes que tem conscincia de que outras pessoas talvez pensem de maneira distinta e que, portanto, no existe apenas a sua opinio. Entretanto, o uso do acho j no seria recomendado se voc estivesse, por exemplo, sugerindo ou determinando solues para um problema que no pudesse dar margem a erros. Mantenha os ouvintes acordados - monte sua palestra com o equilbrio entre o show e o contedo, pois um recurso depende do outro para fazer de uma apresentao um sucesso. Perguntas dos ouvintes - Quando tiver domnio do assunto que vai expor, poder sugerir platia que faa perguntas desde o incio. Por outro lado, quando o seu conhecimento sobre a matria for apenas superficial, recomendvel que as perguntas sejam feitas apenas na concluso. Quando usar um visual - Use um visual quando ele atingir estes trs objetivos: -Destacar as informaes importantes, facilitar o acompanhamento do raciocnio e possibilitar a lembrana do assunto por tempo mais prolongado.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Dez regras para produzir um bom visual - Coloque um ttulo, faa legendas, escreva com letras legveis, limite a quantidade de tamanho das letras, componha frases curtas, use poucas linhas, use cores com moderao, use apenas uma idia em cada visual, utilize apenas uma ilustrao em cada visual, retire tudo o que prejudicar a compreenso da mensagem. Use a roupa certa - Para acertar na roupa observe como as pessoas que atuam na mesma atividade profissional que a sua se vestem, qual a moda da sua poca, qual a formalidade da circunstncia e com que estilo voc se sente bem. 5. Sua condio esttica para falar bem Fale com o volume de voz adequado - Ao chegar no local de sua apresentao, seja numa sala de reunio, num auditrio, seja numa sala de aula, faa uma avaliao do ambiente para saber qual o volume de voz mais apropriado a ser utilizado. Use a velocidade certa - Adote a velocidade da fala prpria para o seu estilo e de acordo com caractersticas da informao. Leve em conta sua emoo, sua capacidade de respirao, a maneira como pronuncia as palavras e o sentimento da mensagem. Ponha ritmo - Sempre que se apresentar, em qualquer circunstncia, procure impor ritmo sua exposio e tornar sua fala mais colorida e atraente. Em determinados instantes, fale mais rpido; em outros, mais devagar; transmita alguns trechos da mensagem falando mais alto e outros com volume mais baixo, at sussurrando, para envolver os ouvintes e deix-los mais motivados a acompanhar a exposio. Pronuncie bem as palavras - Procure pronunciar as palavras da forma mais correta que puder. Assim ser mais facilmente compreendido pelos ouvintes e projetar a imagem de uma pessoa com boa formao. Use bem o microfone - Se voc tiver de falar diante de um microfone colocado em pedestal de cho ou de mesa, posicione-o mais ou menos na altura do queixo, geralmente a uns dez centmetros de distncia da boca, considerando a sensibilidade do aparelho, e fale sempre olhando sobre ele. Se tiver de falar segurando o microfone, posicione-o na altura do queixo e faa do brao uma espcie de pedestal, mantendo-o sempre no mesmo lugar. Para saber qual a altura e a distncia do microfone, basta deixar o brao esticado naturalmente ao longo do corpo e dobr-lo, levando o aparelho em direo boca. Se usar um microfone de lapela, que um dos mais comuns, procure prend-lo na sua roupa em um local mais prximo da boca. Descubra como o seu vocabulrio - Se numa situao formal, diante de um grupo de pessoas, voc usar as palavras que utiliza no dia-a-dia, quando est conversando com amigos, parentes, ou colegas de trabalho, ter disposio um vocabulrio mais do que suficiente para corporificar e vestir todas as suas idias. D carto vermelho ao palavro e gria - Cuidado com a linguagem vulgar. Se utilizar esse tipo de vocabulrio de maneira indiscriminada correr o perigo constante de prejudicar sua imagem e at mesmo sua reputao.
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Evite o vocabulrio rebuscado - melhor evitar os termos menos comuns. Palavras mais raras, que normalmente no so utilizadas no dia-a-dia, podem atrapalhar a compreenso da platia e fazer com que as pessoas fiquem desatentas. Deixe o vocabulrio tcnico para os iguais - Os termos tcnicos, prprios de determinadas profisses, so muito teis e eficientes quando empregados entre os iguais, isto , entre aqueles que desenvolvem funes semelhantes. Essas expresses, todavia, quando utilizadas diante de pessoas que no dominam seu significado, podem dificultar o entendimento e criar rudos na comunicao. V de leve com o estrangeirismo - Se diante de um grupo que se comunica com freqncia em ingls, por exemplo, voc se apresentar usando alguns termos nessa lngua, ir se aproximar naturalmente dos ouvintes. Por outro lado, se voc se apresentar diante de ouvintes que nunca se comunicam em ingls usando muitas expresses nesse idioma, poder encontrar resistncia e at receber avaliao negativa. Cuide da expresso corporal - Para que possa usar bem a expresso corporal, evite falar o tempo todo com as mos nos bolsos, com os braos cruzados ou presos nas costas. Observe se, at sem perceber, durante a apresentao no tem o hbito de esfregar nervosamente as mos, coar a cabea ou se no apresenta outras atitudes que possam desviar a ateno dos ouvintes. Faa gestos moderados, que acompanhem de maneira harmoniosa o ritmo e a cadncia da fala. Olhe para os ouvintes - Quando voc olha para as pessoas no auditrio, percebe, pelas suas reaes, se elas esto entendendo, concordando com seu ponto de vista ou assimilando a mensagem. Se voc notar qualquer tipo de desinteresse do pblico, alguma discordncia ou dificuldade de entendimento nas informaes, ser possvel modificar sua atitude, adaptando a mensagem para reconquistar a platia. 6. Planeje suas apresentaes Uma apresentao pode ser planejada em quatro etapas essenciais: A introduo que o momento em que voc dever se dedicar a conquistar a simpatia, a ateno e a docilidade dos ouvintes. A preparao que a etapa em que voc ir revelar qual o assunto a ser desenvolvido, qual o problema a ser solucionado e quais as partes do assunto que ir expor. O assunto central que o momento em que voc ir aplicar as informaes que foram indicadas na preparao, desenvolvendo o assunto que foi proposto, solucionando o problema levantado e cumprindo as partes que foram prometidas. Ainda no assunto central, voc apresentar os argumentos e refutar as possveis objees do pblico. A concluso a parte da apresentao em que voc far uma recapitulao da essncia da mensagem e levar os ouvintes a refletir ou agir de acordo com a proposta do tema apresentado. 7. Como apresentar a mensagem e enfrentar o medo Faa um bom improviso - O segredo do improviso muito simples: antes de falar a respeito do tema que o objetivo da apresentao, comece a discorrer sobre um outro assunto que domine. Por exemplo, voc pode usar informaes ligadas sua atividade profissional, ao seu hobby, passagem de um livro
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

que tenha sido marcante, cena de um filme que o emocionou, a um desafio que superou, a uma viagem, a episdios de sua vida, ou da vida de pessoas que conhea. Assim, enquanto voc fala sobre o assunto que conhece muito bem, ter condies de planejar a seqncia da apresentao. Com certeza, em algum momento da exposio, ser possvel fazer a ligao dessas informaes que domina com a mensagem principal. Como o ouvinte recebe a mensagem como se fosse uma s o tempo todo, ser induzido a pensar que voc tem o domnio completo do assunto, quando, na verdade, o seu conhecimento apenas da preparao sobre o tema principal talvez tenha apenas algumas informaes. Leia corretamente - Para fazer uma leitura correta diante do pblico siga as seguintes orientaes: . Olhe para os ouvintes Durante as pausas prolongadas e nos finais de frases, olhe para os ouvintes e demonstre com essa atitude que as informaes esto sendo transmitidas para eles. Distribua a comunicao visual olhando ora para um lado, ora para o outro da platia. . Segure o papel na altura correta Deixe a folha na parte superior do peito, para ler com mais facilidade e no se esconder do pblico. . Faa poucos gestos A gesticulao na leitura dever ser moderada. . Marque o texto Use traos verticais antes das palavras para indicar o momento de fazer pausas mais expressivas. . Use recursos de apoio - Escreva numa folha de papel algumas frases que ajudem a ligar a seqncia da sua apresentao. Quando estiver diante da platia, voc dever ler a frase e em seguida fazer comentrios a respeito dela, criticando, elogiando, ampliando, associando com outras informaes, at que esta parte da mensagem esteja concluda. Logo aps voc dever ler a prxima frase e fazer outras observaes. E assim, lendo as frases e fazendo comentrios que as complementem, poder realizar uma boa apresentao. . Enfrente o medo de falar - Saiba exatamente o que vai dizer no incio. Leve um roteiro escrito para se sentir mais seguro. No tenha pressa para comear, respire o mais tranqilamente que puder, acerte devagar a altura do microfone, olhe para todos os lados da platia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Se houver uma mesa diretora, cumprimente com calma cada um dos componentes. Antes de falar, no fique pensando no que vai dizer: preste ateno no que as outras pessoas esto fazendo e tente se distrair um pouco. Se estiver muito nervoso, deixe as mos apoiadas sobre a mesa ou a tribuna at ficar mais calmo. Antes da apresentao, treine com os colegas de trabalho ou pessoas prximas. Todas essas recomendaes ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparao. Use sempre todo o tempo de que dispe. *Reinaldo Polito mestre em Cincias da Comunicao, palestrante, professor de Expresso Verbal e autor de 15 livros. www.polito.com.br

24 superdicas para escrever bem


Por: Edna Maria Barian Pe
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Superdicas para escrever bem diferentes tipos de texto o nome do terceiro livro da srie Superdicas, que a Editora Saraiva comeou a publicar no segundo semestre de 2005. Coordenada pelo Professor Reinaldo Polito, articulista da VENCER!, a srie tem como objetivo apresentar um conjunto de livros com dicas que cheguem ao leitor com linguagem leve, objetiva, facilmente compreendida por pessoas de diferentes idades e nveis de escolaridade, para serem colocadas em prtica logo aps sua leitura. Ocupando pouco mais de uma pgina e meia de um livro pequeno o que corresponde a aproximadamente 30 linhas digitadas numa folha de papel sulfite , cada uma das 60 dicas abrange sinteticamente todo o contedo necessrio para que possa atingir realmente o objetivo principal de cada livro: ajudar as pessoas a realizar bem suas atividades pessoais e profissionais. E qual a pessoa, hoje, que no deseja falar e escrever bem? Quem que no deseja ter boa sade? Quem que no quer ter sucesso profissional? Quem que no est sempre procurando um jeito para viver feliz nos dias atuais? Quem no deseja dispor de boas dicas, ou mesmo de superdicas, quando precisa? Voc tambm daquelas pessoas que passam o tempo preocupadas por ter que escrever um relatrio, um comunicado, uma carta, mas nunca se sentam para escrever, vivem arranjando uma ou outra desculpa para adiar a tarefa mais um dia, mais uma semana, como se tivesse que enfrentar um bichode-sete-cabeas? Ento vamos rever alguns conceitos!

A ESCRITA , ANTES DE TUDO, UMA FORMA DE EXPRESSO 1. Pense primeiramente no que significa escrever Qualquer que seja o texto que voc esteja escrevendo, ele precisa fazer sentido para voc e para o leitor. Ele vai comunicar o que voc est pensando, por isso deve ser escrito com objetividade e coerncia, de modo que o destinatrio receba a informao exatamente do jeito que pretendeu passar. Em funo do sentido que voc vai se preocupar com a forma. Porque sempre h um jeito preciso para transmitir uma determinada idia em um determinado momento, assim como h palavras apropriadas para estabelecer a ligao entre as idias, fazendo o texto fluir com clareza. Quanto mais ateno voc der a seu texto, quanto mais tempo tiver para trabalhar suas idias, melhor ser o resultado do seu processo de escrita. E quanto mais voc escrever, mais prazer vai ter em escrever.

2. Comunique-se por escrito com naturalidade Quando voc est ao lado de pessoas conhecidas, certamente se expressa com naturalidade, sem se preocupar em recorrer a um vocabulrio que no domina, ou em construir frases invertidas, cheias de figuras de linguagem ou construes que lembram autores do incio do sculo 18. Na comunicao oral,

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

voc se expressa com naturalidade, encadeando as frases umas s outras, procurando ser coerente ao expor suas idias. Assim tambm deve agir quando escreve. A nica diferena que voc no tem sua frente o destinatrio da sua mensagem, no pode perceber de imediato se ele est ou no compreendendo o que voc diz. Logo, o que voc precisa, na hora de escrever, construir seu texto de tal maneira que quem o leia possa compreender com facilidade o que voc quis transmitir. E claro que, se voc uma pessoa cuidadosa com a sua linguagem oral, ser ainda mais com a sua linguagem escrita.

3. Diminua a ansiedade Muitas pessoas fazem do ato de escrever um bicho-de-sete-cabeas porque querem ter um texto absolutamente perfeito: criativo, original, coerente, coeso, claro, objetivo, com todas absolutamente todas as regras gramaticais rigidamente obedecidas, para que, ao ser lido, ningum faa nenhum comentrio que possa compromet-lo. Se voc tambm pensa assim, claro que deve ficar ansioso toda vez que precisa escrever um texto. Porque um texto escrito , antes de tudo, algo que aperfeioamos com o tempo. Melhor ainda: o texto algo que no deveria nunca ser visto como algo pronto, definitivamente acabado. Um texto algo que est sempre em construo. Tanto que, ainda quando atende a todas as normas de formato e escrita, pode ser objeto de crticas e avaliaes, como ocorre, muitas vezes, com trabalhos de concluso de curso e at mesmo com livros de autores consagrados. Portanto, se tiver que escrever um texto, comece a agir com naturalidade. O primeiro passo sentar e comear a escrever. Melhor ainda se voc puder comear a escrev-lo com antecedncia. Assim vai poder aprimor-lo a cada dia, deixando-o, aos poucos, do jeito que voc quer.

4. Escreva logo o que precisa escrever Se voc tambm est sempre adiando o momento de escrever porque nunca sabe por onde comear, ou porque teme como os outros vo avaliar seu texto se no utilizar todas aquelas regras que aprendeu na escola durante as aulas de Portugus, uma boa dica comear a colocar no papel as idias que esto lhe surgindo sobre o assunto como se fosse envi-las para algum com quem voc costuma conversar, ou at mesmo escrever e-mails, manifestando seu ponto de vista a respeito de determinados assuntos. Se voc comear a escrever para uma pessoa amiga, simulando uma interlocuo, bem mais rpido do que imagina ter colocado no papel as idias com fluncia, interligadas umas s outras num texto coeso e coerente. A, ento, bastar fazer as adequaes necessrias para a finalidade a que de fato seu texto se destina.

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

5. Desenvolva o hbito de escrever Uma maneira de comear a desenvolver a capacidade de escrita relatar, diariamente, 10 ou 12 linhas sobre algo que tenha chamado sua ateno. Pode ser um fato muito importante ou simplesmente algo circunstancial que tenha chamado sua ateno. Deixe passar alguns dias e releia o que escreveu. bem provvel que sinta vontade de fazer algumas correes, algumas alteraes, ainda que no pense em mostr-lo para ningum, simplesmente porque, no ntimo, sente necessidade de escrever sempre da melhor forma possvel. Bem mais cedo do que imagina, voc ter muita coisa escrita e o que melhor ter desenvolvido o hbito de escrever com naturalidade. Voc vai gostar tanto da experincia que possvel at querer criar um blog (um dirio virtual) para registrar as impresses sobre os fatos que mais chamaram sua ateno, compartilhando-as com outras pessoas.

6. Desenvolva o prazer de escrever Voc j parou para pensar como seria o mundo sem a linguagem escrita? Se no houvesse tanta gente escrevendo livros, artigos, reportagens, matrias cientficas, relatrios, cartas, comunicados? Se no houvesse tantas pessoas dispostas a expressar sua opinio sem uma excessiva preocupao com o que poderiam dizer a respeito de seus textos? Felizmente h muita gente escrevendo, compartilhando idias e pontos de vista. Provavelmente essas pessoas que escrevem tambm passaram pelo mesmo processo de escrever que voc passou na escola ou que est passando agora. provvel tambm que muitas pessoas tenham vivido um processo to prazeroso de escrever que resolveram fazer deste prazer sua profisso. Esto a os escritores, os publicitrios, os jornalistas dando seu exemplo. E eles constituem uma boa fonte para que aprendamos a escrever bem. 7. Aproveite bem a leitura para a sua escrita Quando lemos com a preocupao de extrair do texto elementos que possam contribuir com nossa atividade do dia-a-dia, ou mesmo contribuir com o texto que precisamos escrever, terminamos a leitura levando conosco um ou mais pontos de reflexo, tentando no s reter as novas informaes com que entramos em contato, mas tambm procurando relacion-las com outras informaes que j tnhamos a respeito do mesmo assunto. Um bom jeito para aproveitar o mximo de uma leitura, alm de registrar as informaes, observar a forma como o autor escreveu, procurando detectar as partes que compem o texto e o modo como foram construdas as frases da introduo, do desenvolvimento e da concluso. 8. Desenvolva um bom vocabulrio Um bom vocabulrio se consegue com boa leitura, com o hbito de registrar as informaes e as palavras novas adquiridas com o contato com bons textos. Um outro processo de desenvolver o vocabulrio utilizar os bons dicionrios de sinnimos, que trazem, alm de palavras de iguais sentidos,
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

as explicaes gramaticais para plurais que no seguem o padro geral, para a conjugao dos verbos irregulares e outras afins. Mas, alm deles, h muitos outros a que voc pode recorrer: os de antonmia, para os antnimos; os analgicos, para termos ou idias afins; os de regncia, para saber quais so as preposies que acompanham os verbos e os nomes em funo de seus significados; os etimolgicos, para conhecer a origem das palavras, as transformaes sofridas por elas ao longo da histria; os gramaticais; os de pronncia correta; os tcnicos, especficos a cada profisso, entre muitos outros. E, claro, pode utilizar tambm o dicionrio eletrnico, se tiver o hbito de escrever diretamente no computador. Deixe-o sempre ativado: ele uma excelente ferramenta no s para sinnimos como tambm para a grafia correta, o uso de preposies adequadas e mesmo para informar a conjugao correta de alguns verbos que podem lhe causar dvidas.

CARACTERSTICAS GERAIS DO TEXTO 9. Familiarize-se com o texto Toda comunicao, oral ou escrita, se d em forma de texto. As conversas, os dilogos, as apresentaes em pblico, o relato da visita a um lugar interessante, o comentrio de um filme, o batepapo com os amigos so todos exemplos de textos, porque so unidades de comunicao coerentes, desenvolvidas em torno de um assunto, tm uma seqncia, uma organizao, uma intencionalidade, apresentam um significado para os interlocutores num determinado contexto ou numa determinada situao. Sempre que voc l um texto, mesmo que no se d conta, est em contato com algumas caractersticas bsicas muito importantes para a sua organizao, dentre elas, a situacionalidade ou contextualidade; a intencionalidade; a informao; a coerncia e a coeso. Verificar, principalmente, se um texto situa o leitor, se traz informaes pertinentes, se tem coerncia e coeso muito importante para que ele seja aceito por diferentes leitores. 10. Deixe o leitor a par do que voc est tratando Freqentemente dominamos to bem um determinado assunto que, quando vamos escrever sobre ele, pensamos que a pessoa que o vai ler tem o mesmo domnio que ns temos, e a, deixamos de situar o leitor em relao ao que estamos querendo transmitir. Ainda que voc acredite que quem vai ler o seu texto tenha um bom conhecimento sobre o assunto, no deixe de escrever algumas linhas iniciais para familiariz-lo. E mais: no pule etapas, pensando que vai dizer o bvio, que isso o leitor j sabe. Pense sempre que o leitor no pode nunca adivinhar o que voc est pensando. Ele s pode entender seu texto a partir do que foi escrito. 11. Manifeste (ou simule) sua inteno Quer seja o texto oral, quer seja o texto escrito, ele sempre desenvolvido em funo de uma intencionalidade do autor. Esta intencionalidade muitas vezes vem explcita, como o caso, por exemplo, dos comunicados, que costumam trazer bem claros os seus objetivos. Outras vezes esta
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

inteno vai sendo descoberta aos poucos, por uma leitura atenta, feita at mesmo nas entrelinhas, como o caso de muitas crnicas, de muitos contos. Quando estiver escrevendo, pense se vale a pena explicitar suas intenes logo no incio ou deixar que o leitor as descubra pouco a pouco, medida que for lendo o seu texto... Mas no se esquea de que a opo por manifestar ou simular sua inteno vai depender do objetivo do texto, da sua finalidade e do seu destinatrio. 12. Seja claro ao apresentar informaes Uma das principais funes dos textos, sem dvida alguma, informar. Ainda quando voc recebe informaes pelo rdio, ou pela televiso, elas chegam at voc em forma de textos. Por isso, se elas no forem atuais, precisas e verdadeiras, os veculos de comunicao podem perder credibilidade e audincia. Isso tambm vale para quem escreve. Ao transmitir informaes a respeito de um assunto que conhece bem, voc pode escrever o texto diretamente, sem fazer nenhum tipo de consulta. Contudo, quando se trata de algo de que no tem pleno conhecimento, voc deve recorrer pesquisa, consultar fontes que apresentem os diversos aspectos que o tema envolve e transmiti-los com clareza. 13. Faa bom uso de outros textos Sempre que conversamos ou escrevemos, mesmo sem perceber, estamos fazendo uso de outros textos que j lemos ou j ouvimos, porque construmos nossos pontos de vista a partir do contato que temos com outras formas de ver o mesmo tema. Quando bem usados, especialmente de forma explcita, trechos e citaes de autores conhecidos podem dar um maior peso a suas palavras, se precisar, por exemplo, defender um determinado ponto de vista em torno de um tema polmico. Por isso sempre bom anotar frases que voc leu e chamaram sua ateno, para poder recorrer a elas quando julgar conveniente. Mas lembre-se sempre de citar os nomes de seus autores. 14. Seja coerente Uma das qualidades imprescindveis para se ter um bom texto a coerncia. As idias precisam estar todas muito bem relacionadas, do incio ao fim. S assim voc pode garantir que ele ter um bom sentido e ser bem-aceito pelos leitores. Por isso esteja sempre atento a tudo o que voc escreve, releia vrias vezes o seu texto, at mesmo em voz alta, para checar se est sendo coerente ao expor suas idias, se no est caindo em contradio em nenhum momento. 15. Ligue bem as idias Alm de apresentar coerncia, um texto tem que apresentar coeso, ou seja, todas as partes precisam estar muito bem interligadas. Para estabelecer a relao entre as palavras, escolha preposies que transmitam exatamente o que voc quer dizer. Se voc escrever: Acabou de ler o relatrio, passar a

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

idia de trmino, concluso, mas se escrever: Acabou por ler o relatrio, passar a idia de ter sido levado a ler. Voc tambm pode recorrer aos pronomes, por exemplo, para relacionar duas frases: Henrique chegar mais tarde. Ele precisou ir ao mdico. Ou, ainda, lig-las com uma conjuno: Henrique chegar mais tarde porque precisou ir ao mdico. J para ligar um pargrafo ao outro, dependendo da idia que pretende transmitir, voc pode utilizar: por isso, em vista do exposto; porque, por causa disso, por esse motivo; contudo, porm, entretanto ; quando, logo que, assim que; conseqentemente, portanto , assim, logo etc. E tambm aqui a leitura em voz alta ajuda a perceber se as idias esto bem interligadas. 16. Faa com que seu texto seja sempre bem-aceito Voc no precisa ter o domnio de todas as tcnicas de escrever para que seu texto tenha boa aceitao de seus leitores, mas sem dvida precisar estar atento para que ele transmita de forma coerente, coesa e clara a sua mensagem, alm, claro, de estar atento a algumas regras gramaticais.

A CONSTRUO DO TEXTO 17. Comece por um bom planejamento Todo texto exige planejamento. Antes de comear a redigir, registre, por frases ou tpicos, as idias que tem a respeito do assunto. A seguir, delimite o tema. Pense no objetivo de seu texto: qual a finalidade? O que pretende informar? provvel que esteja escrevendo em funo de um determinado problema. Anuncie-o. Delimitado o assunto, traado o objetivo e enunciado o problema, planeje a contextualizao, para situar o leitor em relao ao que vai tratar. Tudo o que voc preparou at aqui pode ser colocado no item introduo. Prosseguindo, selecione, entre todas as idias que voc inicialmente registrou, as informaes que podem atender a seus objetivos e dar conta do problema formulado. Reveja-as: so suficientes? Algumas podem ser eliminadas? Haveria outras a acrescentar? Coloque-as em forma de tpicos no item desenvolvimento . Finalmente, em funo de tudo que planejou, pense nas frases que constituiro a concluso. 18. Recorra a bons argumentos Quando o objetivo convencer o leitor, preciso trabalhar bem os argumentos para que o texto no seja impregnado de achismos, que no levam a lugar algum. Recorrer a fatos um bom recurso para argumentar. Outros recursos que voc pode utilizar so os exemplos, os dados estatsticos, as ilustraes (fotos, quadros, figuras), os testemunhos (especialmente de quem tem autoridade sobre o assunto que voc est expondo) e os depoimentos que podem confirmar suas declaraes. 19. Observe bem as partes de seu texto Alm de todas as caractersticas j mencionadas, convm lembrar que o texto uma unidade temtica constituda de introduo, desenvolvimento e concluso, ainda quando estas partes no vm nomeadas. Para atingir plenamente seus objetivos e ser bem-aceito por quem o l, as trs partes devem estar
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

intimamente relacionadas e articuladas em funo do tema proposto. Na introduo voc deve expor sucintamente o tema, os objetivos, a idia geral do texto e, algumas vezes, o modo (a metodologia) de tratar o assunto. O desenvolvimento a parte em que as idias apresentadas genericamente na introduo so desenvolvidas, ou seja, onde voc, de fato, faz a explanao do tema, do motivo ou da idia sugerida inicialmente, s que agora com detalhes, fatos, exemplos, estatsticas, testemunhos e outros aspectos pertinentes. Para a concluso, voc construir frases que indicam o trmino, o desfecho do texto. 20. D especial ateno aos pargrafos de seu texto Se voc construir bons pargrafos, com certeza construir bons textos. Um bom jeito iniciar o pargrafo pela idia principal. Por exemplo: A populao ainda sente insegurana quando se lembra dos acontecimentos que pararam a cidade de So Paulo em maio. Depois desenvolver esta idia principal com outras relacionadas ao que voc est expondo, terminando-o com uma frase conclusiva formada por palavras que transmitem idia de encerramento: assim, portanto, por isso, desta forma ou outras semelhantes. Qualquer que seja o modo como voc inicia o pargrafo, preciso desenvolv-lo dando conta do que foi proposto na introduo, cuidando sempre para que uma frase d continuidade a outra, para que a idia principal seja bem explanada. Tambm bom evitar pargrafos muito longos, pois podem tornar a leitura cansativa. 21. Articule bem as partes e os pargrafos O texto todo uma unidade de sentido em que as partes devem estar bem articuladas. E isso voc pode conseguir utilizando algumas expresses que permitem a transio de uma idia principal a outra, quer seja para os pargrafos do desenvolvimento, quer seja para os pargrafos da concluso: dessa forma, em razo do exposto, em se tratando deste mesmo assunto, a seguir, a propsito, alm disso, alis, por outro lado, porm, mas, conseqentemente, por fim, portanto, em sntese, resumindo...

QUALIDADES GERAIS DO TEXTO 22. Utilize linguagem simples e corts Se voc estiver escrevendo um relatrio, certamente vai se utilizar de termos especficos da sua rea. Contudo, se estiver escrevendo um texto para um pblico que no domina a linguagem tcnica da sua rea, precisar tomar cuidado no s com as palavras que utiliza mas tambm com o jeito como escreve. Porque o estilo contribui muito para a aceitabilidade de um texto. Tambm no bom tentar convencer ningum a respeito de suas idias com uma linguagem arrogante, impositiva. Pode ter certeza de que voc atingir seus objetivos com um estilo mais neutro, menos pessoal, mais corts. Um bom jeito de verificar se seu texto ser bem-aceito deix-lo guardado uns dois dias e depois l-lo em voz alta. Voc mesmo avaliar se a linguagem adequada ou no. Considere ainda que todo texto polmico deveria permanecer descansando pelo menos uma noite antes de ser enviado a seu destinatrio. 23. Observe se a linguagem est adequada situao
Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

Centro Estadual de Educao Profissional ureo de Oliveira Filho Anexo Brumado

Assim como a linguagem oral, a linguagem escrita admite variaes em funo do destinatrio, do ambiente e da finalidade do texto. A redao do e-mail para os amigos no a mesma do trabalho acadmico; o texto jornalstico no tem o mesmo tom do informe publicitrio; o manual de instruo no segue o padro lingstico do artigo cientfico; o tom da carta do diretor de banco para a namorada no o mesmo da carta que envia para os clientes; o texto do aluno no traz as abreviaes que utiliza com os amigos internautas; o bilhete que a me deixa para a filha diferente do que escreve para os pais de alunos da escola onde coordenadora. Este um detalhe que voc deve observar quando escreve: utilizar uma linguagem mais descontrada nas situaes informais; perseguir um estilo mais formal quando a situao assim o exigir. 24. Por fim, preocupe-se com a correo gramatical Como o que escrevemos revela quem somos, uma forma de o leitor compor uma imagem a nosso respeito, torna-se muito importante observarmos algumas normas gramaticais para que a mensagem seja bem-aceita por todos. Isso no significa que elas ditaro o que devemos ou no devemos escrever, que limitaro nossa expressividade, mas sim que ajudaro a melhorar a qualidade de nossa redao. Por isso, antes de enviar seu texto ao destinatrio, leia-o atentamente. As palavras foram bem utilizadas? A pontuao est correta, no est dando margem a ambigidades? Foram respeitadas as regras de regncia, de concordncia, de colocao pronominal? No custa verificar em uma gramtica os aspectos que ainda lhe causam dvidas. A propsito, no confie cegamente no corretor ortogrfico e no corretor gramatical do seu computador. Ele vai apontar, por exemplo, que a grafia "insipiente" est correta. Mas se voc escrever a seu chefe que, "apesar de insipiente, ele pode confiar no seu projeto", vai correr um grande risco. Porque voc estar passando a ele a idia de algo insensato, feito sem cautela, de forma imprudente. Se realmente queria escrever que seu projeto est no comeo, deveria escrever "incipiente". Como voc v, a simples grafia, neste caso, faz uma grande diferena! Assim como escrever bem pode fazer uma grande diferena na sua vida pessoal e profissional.

*Edna Maria Barian Perrotti doutora em lingstica aplicada, professora de leitura e redao em cursos de graduao e ps-graduao, consultora em lngua portuguesa e autora do livro Superdicas para escrever bem diferentes tipos de texto, Editora Saraiva

Rua Bruxelas, S/N, St. Mnica F. de Santana-BA. CEP.: 44055-470 Tel.: (75) 2102-8500 www.cetebfsa.com.br

You might also like