You are on page 1of 8

Departamento de Histria PET-Histria Fichamento Tutora: Prof. Dr. Euncia Fernandes 2010.

MUMFORD, Lewis. Paraso Paleotcnico: Coketown In: A cidade na histria. So Paulo: Martins Fontes, 1998. [1961] Bianca Miki1 Sobre o autor: Lewis Mumford (1895-1990) foi um escritor norte-americano que escreveu a respeito do impacto da urbanizao sobre os homens ao longo da histria. Apesar de no ter concludo nenhuma faculdade teve que sair da City College of New York devido a tuberculose trabalhou em diversos peridicos de respeitado valor na rea de arquitetura e urbanismo. Preferia o ttulo de escritor e no de historiador. A obra publicada em 1961, A cidade na histria, ganhou o US National Book Award, um respeitado prmio literrio norte-americano.

Tese central do autor: Autor procura explicitar o caos que se instaurou no meio urbano aps a Revoluo Industrial.

Legenda: Entre aspas: frases retiradas do texto. Na cor vermelha: frases minhas.

1 Como nasceu Coketown Pg 483: a tendncia concentrao nas atividades econmicas [...] vinha crescendo continuadamente desde o sculo XVI. A rotina escrava das minas, cujo trabalho constitua um castigo intencional para os criminosos, tornou-se o ambiente normal do novo trabalhador industrial. Homens industriais eram mutilados e mortos como num campo de batalha. Os agentes geradores da nova cidade eram a mina, a fbrica e a ferrovia.

Aluna do 5 perodo da graduao em Histria da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. Voluntria PET desde 2010.1.

Pg 484: Em todos os bairros, os antigos princpios de educao aristocrtica e cultura rural eram substitudos por uma devoo unilateral ao poder industrial e ao sucesso pecuniria [relativo ao dinheiro], algumas vezes disfarada de democracia. A nova concepo do destino humano [...] apoiava-se numa doutrina de exero produtiva, avareza consumidora e negao fisiolgica; e tomava a forma de um generalizado abandono das alegrias da vida, semelhante quele exigido pela guerra, durante um stio. Entre 1820 e 1900, a destruio e desordem, dentro das grandes cidades, semelhante quela de um campo de batalha. Em sua anlise, o autor mistura a Primeira Revoluo Industrial e a Segunda Revoluo Industrial, pois ambas fazem parte do mesmo processo de Revoluo que a que ele denomina como Paleotcnica. Afirma que o nome Coketown vem de uma obra de Charles Dickens obra publicada em 1853. O industrialismo, a principal fora criadora do sculo XIX, produziu o mais degradado ambiente urbano que o mundo jamais vira; na verdade, at mesmo os bairros das classes dominantes eram imundos e congestionados. a palavra fora criadora j aponta para o significado de paleotcnico, que quer dizer os primrdios da tcnica; ou seja, no sculo XIX nasceu um novo mundo que agora dominado pela tcnica industrial. Paleoltico o perodo da Pedra Lascada, em que os homens comearam a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada perodo de 2.5 milhes a.C. at 10 mil a.C. Base poltica: abolio das guildas que protegiam os trabalhadores, a implantao de um mercado de trabalho competitivo, e a dependncia estrangeira como fonte de matria-prima. Base econmica: mina de carvo, ferro e mquina a vapor. Pg 485: O surgimento do indivduo atmico foi uma democratizao da concepo barroca do prncipe desptico. Entretanto, ele estava longo de ser um dspota esclarecido, pois se preocupava apenas com seu desejo de aumentar as suas riquezas. Talvez o fato mais importante de toda a transio urbana fosse o deslocamento de populao que ocorreu em todo o planeta. Urbanizao aumentou quase em proporo direta industrializao. Pioneirismo da terra e pioneirismo da indstria: o primeiro foi aquele que povoou as Amricas, a frica e a Austrlia. O segundo foi o que levou os excedentes de produo para as novas aldeias e cidades industriais os dois tipos chegaram em ondas sucessivas. Pg 486: A imigrao para outros pases aumentou os suprimentos alimentares e levou ao aumento de mo-de-obra. Os centros urbanos foram aumentando e foi-se construindo sem nenhum planejamento vasta improvisao urbana. 2

Embora o sculo XIX fosse o primeiro a rivalizar com o princpio da Idade Mdia, em colonizao de terras em larga escala, as premissas sobre as quais aquelas empresas eram conduzidas eram muito mais primitivas do que aquelas do sculo XI. Colonizao por meio de comunidades deu lugar colonizao por indivduos. Pg 487: A condies de vida de uma cidade industrial eram piores do que uma pequena cidade do sculo XVII.

2 Mecanizao e Abbau Pg 487: Antes do sculo XIX, quantitativamente falando, a mina fora apenas uma parte subordinada da vida industrial do homem. Mas a sua propagao representou uma degradao da paisagem e uma desordem no menos brutal do ambiente comunal. Pg 488: A agricultura cria um equilbrio entre a natureza selvagem e as necessidades sociais do homem. O que o homem retira da natureza pode ser restaurado. Mas o mesmo no ocorre com a minerao, pois aquilo que retirado, s pode ser restaurado depois de um longo espao de tempo. A minerao representa, assim, a prpria imagem da descontinuidade humana, hoje presente, amanha desaparecida, hoje febril por causa do lucro, amanha esgotada e abandonada. A partir dos anos 1830 o ambiente da mina foi universalizado pela ferrovia. A ferrovia abriu feridas na terra e expandiu as minas generalizou-se o processo de abbau (minerao ou decomposio). Na decomposio, uma forma de vida mais avanada perde o seu carter complexo e vira um organismo mais simples e menos integrado. A organizao das comunidades urbanas mostrava-se como resultado de um processo de decomposio. Pg 489: Destrua-se alm do que a natureza tinha capacidade para repor. O equilbrio natural dos organismos dentro das suas regies ecolgicas foi desfeito e uma ordem biolgica inferior e mais simples tomou lugar.

3 Os postulados do Utilitarismo Pg 489: Se houve algum tipo de regulamentao poltica consciente do crescimento e desenvolvimento das sociedades, ela obedeceu aos postulados do utilitarismo. O utilitarismo pregava a existncia de uma providncia divina que regulava a atividade econmica algo emprestado da teologia, sem que ela soubesse. O nome no teolgico dessa harmonia pr-ordenadora era o laissez-faire. a busca individual pelo lucro seria benfica para a sociedade como um todo na lgica do laissez-faire.

Pg 490: Teoria de Darwin foi importante para a mentalidade do homem industrial, pois a nova cidade foi construda atravs da luta pela sobrevivncia. No havia lugar para o planejamento no traado daquelas cidades. O caos no precisa ser planejado. Laissez-faire: tentativa para romper a rede de antigos privilgios, de franquias e regulamentaes de comrcio, que o Estado absolutista tinha imposto ao desgastado tecido econmico e hesitante moralidade social da cidade medieval. Utilitaristas tentaram reduzir a funo do governo, pois se desejava mais liberdade para comprar terra, fazer investimentos, constituir indstrias e assalariar trabalhadores. Igualdade poltica e liberdade de iniciativa s eram obtidas atravs de limitaes econmicas e restries polticas. o caso do monoplio das patentes que visam proteger os direitos do criador, mas impede o livre crescimento do mercado competitivo. O laissez-faire colocou ao lado da antiga classe privilegiada uma nova. Pg 491: A liberdade solicitada era a de ganhos irrestritos e crescimento privado. E a razo dos homens trabalharem nas fbricas era a fome a pobreza e no a possibilidade que eles viam em obter algum tipo de lucro. A situao topogrfica das fbricas, a construo das habitaes para os trabalhadores, ate o suprimento de gua e a coleta de lixo, deviam ser feitos exclusivamente pela empresa privada, em busca do lucro privado. O laissez-faire destruiu a noo de uma poltica cooperativa e de um plano comum. Pg 492: At mesmo no sculo XVIII, antes ainda que a Revoluo Francesa ou a revoluo paleotcnica tivesse sido consumada, tinha-se feito moda desacreditar as autoridades municipais e encarar com desdm os interesses locais. Autor critica o Iluminismo e diz que foi um perodo em que as pessoas sofriam pela humanidade, mas no tinham corao para seu prprio povo; em que filosofavam a respeito do Estado e se esqueciam da comunidade. o mesmo pensamento iluminista que foi essencial para a Revoluo Francesa tambm esteve presente na Revoluo Industrial e foi importante para a mesma ocorreu a extino de um pensamento mais local e comunitrio. O crescimento urbano, em verdade, tivera por ponto de partida causas industriais e comerciais, antes mesmo que se firmasse a revoluo paleotcnica.

4 As tcnicas de aglomerao Pg 492: As combinaes de vrias prticas levaram ao centro industrial especializado. No houve um momento de ruptura, pois foi um processo. Eis o processo: 4

Sculo XVI: a indstria manual foi para o campo para se aproveitar da mo-de-obra barata e que no era protegida pelas guildas. Sculo XVII: indstrias txteis inglesas se espalharam pelas cidades e aldeias, escapando de regulamentaes urbanas como as taxas de iniciao que eram pagas s guildas. O trabalhador v como nica soluo a venda da sua prpria mo-de-obra igual ao que Karl Marx afirmava, pois o cercamento dos campos no sculo XVII havia gerado um excedente de fora de trabalho; e essa fora se tornou o nico produto que o homem podia vender. O aumento do uso da energia hidrulica fez as indstrias se mudarem para regies mais altas, onde as terras eram mais baratas. Pg 493: Uma combinao de terras rurais baratas, uma populao dcil, disciplinada pela fome, e uma fonte suficiente de continuada energia, preenchia as necessidades das novas indstrias. por isso a Inglaterra foi o bero da Revoluo Industrial, no foi porqu j tinha passado pela Revoluo Gloriosa e estava em momento de paz. Mas at o sculo XIX, a indstria permaneceu descentralizada em pequenas oficinas, dimensionada pela agricultura. mas j nesse momento as longas jornadas de trabalho, os salrios baixos e o trabalho infantil eram presentes. Era a mudana de escala, o aglomeramento irrestrito de populaes e indstrias, que produziram alguns dos mais horrendo efeitos urbanos. Mquina a vapor: mudou as dimenses e tornou possvel uma concentrao muito maior tanto de indstrias quanto de trabalhadores, ao passo que removia o prprio trabalhador para mais longe da base rural que dava ao aldeo com seu jardim um suprimento auxiliar de alimentos e certo toque de independncia. a mquina a vapor teria representado uma possibilidade maior de aglomerao. O problema no a indstria ou as minas em si, mas a sua aglomerao que causa o caos urbano. Pg: 494: Para produzir por preos baixos, diminui-se o salrio dos trabalhadores. O trabalho infantil era utilizado livremente, e quando ele foi regulamentado, optou-se por instalar indstrias onde j havia uma concentrao grande de populao. Pois era graas a um excesso de mo-de-obra, regular, sagazmente empregada, insuficientemente remunerada, que os novos capitalistas conseguiam reduzir os salrios e enfrentar qualquer demanda de produo. A fbrica movida energia a vapor aumentou o congestionamento urbano; e o sistema de transporte ferrovirio, a partir de 1830, s a estimulou. Pg: 495: A energia produzida pelo carvo era muito importante para as fbricas. Se elas no estivessem instaladas em reas prximas a regies de explorao de carvo, ento ele precisava ser levado at elas. E ele era conduzido pelas estradas de ferro. Populao se aglomera nas zonas carbonferas ou ao longo das linhas ferrovirias. 5

5 A fbrica e o cortio Pg 496: Os novos elementos do complexo urbano foram a fbrica, a estrada de ferro e o cortio. A fbrica passou a ser o ncleo do novo organismo urbano. Todos os detalhes da vida ficaram subordinados ela. Fbricas eram bem localizadas e muitas vezes ficavam pertos de rios para ter acesso gua para refrescar as mquinas. Os rios acabavam poludos, pois se jogavam os detritos dentro deles. Pg 497: Uma nica chamin de fbrica, uma nica fornalha, uma nica tinturaria, pode facilmente ter os seus eflvios absorvidos pela paisagem que a rodeia: vinte delas, numa rea reduzida, poluem efetivamente o ar ou a gua, de maneira a no ter remdio. Pg 498: Ao invs de trabalharem ao ar livre, o homem passou a trabalhar dentro de um prdio sujo, escuro e abafado. Em lugar de qualquer sorte de regulamentao ou de planejamento municipal generalizado, era a prpria ferrovia chamada a definir o carter e projetar os limites da cidade. Pg 499: Todos os erros que se pudessem cometer em planejamento urbano eram cometidos pelos novos engenheiros ferrovirios, para quem os movimentos de trens eram mais importantes que os objetos humanos alcanados por aqueles movimentos. To difundida se achava essa deteriorao do ambiente, to insensveis a elas tinham-se tomado as pessoas que moravam nas grandes cidades, no correr de um sculo, que at mesmo as classes mais ricas, que podiam presumivelmente dar-se ao luxo de possuir o melhor, at hoje ainda adotam, indiferentemente, o pior. Velhas casas familiares viraram alojamentos de aluguel e vrias pessoas dormiam nos mesmos cmodos apertados. Casas pequenas viraram um tipo padro de moradia. Mas aqueles que elogiam os melhoramentos urbanos ocorridos durante aquele perodo, ou a suposta elevao nos padres de vida, lutam, com desvantagem, contra os fatos. Somente trs geraes depois que ocorreu algum tipo de melhoria. Pg 502: A evoluo das cidades foi de cortio, semicortio e supercortio. palavras de Patrick Geddes, que foi uma forte influncia para o autor.

6 Casas de m fama Pg 504: Os melhoramentos relativos poca da inveno e da produo (encanamento de ferro, privada aperfeioada, iluminao e o fogo gs e a distribuio de gua de forma coletiva) chegaram classe mdia e superior a partir de 1830. Mas no chegaram aos trabalhadores mais pobres. Pg 505: A pobreza e o ambiente de pobreza produziram modificaes orgnicas; raquitismo nas crianas, por causa da ausncia de sol, deformaes da estrutura ssea e dos rgos, funcionamento 6

defeituoso das glndulas endcrinas, por causa de uma dieta mesquinha; doenas epidrmicas por falta da higiene elementar da gua; varola, febre tifide, escarlatina, septicemia da garganta, por causa da sujeira e dos excrementos; tuberculose, estimulada por uma combinao de dieta pobre, falta de sol e congestionamento habitacional, para no falar das doenas ocupacionais, tambm parcialmente ambientais. Pg 506: As taxas de mortalidade infantil nas cidades era maior do que nas zonas rurais. O que permitiu a sobrevivncia da cidade industrial foi o fluxo de pessoas vindo do campo e no o nascimento de pessoas novas ou mesmo o fato de que as pessoas que permaneciam nas cidades conseguiam se manter vivas. Tem havido muitas ufanias injustificadas pelos melhoramentos da sade urbana no industrialismo, porque aqueles que acreditaram que o progresso ocorria automaticamente em todos os departamentos da vida durante o sculo XIX recusaram-se a enfrentar a dura realidade. Pg 507: O que possibilitou a sobrevivncia dos mais pobres foi o aumento dos suprimentos alimentares que proporcionou resistncia algumas enfermidades algo que foi introduzido antes da Revoluo Industrial. O sabo tambm foi importante.

7 Coketown vista de perto Pg 508: A prpria essncia de tal integrao dependia do firme controle das autoridades pblicas, que muitas vezes no existiam, ou que, quando existiam, no exerciam poder algum. Conurbacao: aglomerao provocada pelo carvo tambm uma palavra de Geddes. Pg 510: As pessoas perdem o paladar, pois comem alimentos enlatados com poucos nutrientes. Pg 511: Observando girinos, mdicos perceberam que o sol era essencial para o crescimento deles. Deduziram que seres humanos tambm precisariam de sol, mas a resposta dos industriais foi a de que a iluminao gs das fbricas seria substituto suficiente para a luz solar. Pg 512: Barulho pode produzir danos fisiolgicos, mas o ambiente paleotcnico parecia especialmente destinado a concentrar uma quantidade mxima de rudo. Nunca ocorreu na histria uma situao em que as pessoas viviam em ambientes to degradados.

8 O contra-ataque Pg 513: Talvez a maior contribuio dada pela cidade industrial tenha sido a reao que produziu contra os seus prprios maiores descaminhos; e, para comear, a arte do saneamento ou da higiene pblica. Pg 514: Mas o culto limpeza j estava presente na Holanda do sculo XVII. Pg 515: Embora a presso do conhecimento cientifico operasse lentamente no sentido de melhorar as condies na cidade como um todo, teve um efeito mais rpido sobre as classes abastadas e 7

educadas, que no demoraram a apanhar a deixa e fugir da cidade, para um ambiente que no fosse to inimigo da sade. Mas apesar dos postulados do laissez-faire, coube ao Estado e no iniciativa privada essas melhorias urbanas. O sculo XIX tornou-se o sculo do socialismo municipal e at mesmo o ndice geral de mortalidade infantil tendeu a cair depois de 1870. Pg 516: Aperfeioamentos sanitrios, limpeza das ruas, introduo de gua corrente e banhos nas moradias...

9 A cidade subterrnea Pg 518: A cidade industrial arquetpica deixou profundas feridas no ambiente, e alguns dos seus piores caracteres continuam existindo, apenas superficialmente melhorados por meios neotcnicos. O automvel polui o meio ambiente e as estradas de ferro foram substitudas pelas rodovias que levam garagens enormes para guardar carros. H, porm, um aspecto da cidade moderna em que a garra de Coketown pega com fora ainda maior, e em que os aspectos finais so ainda mais perniciosos vida. Refiro-me ao ajuntamento de servios pblicos subterrneos necessrios para produzir um resultado inteiramente gratuito: a cidade subterrnea, concebida como um ideal. Conduto de gua, energia, gs e esgoto foram benficos para a superfcie, mas tais utilidades esto sendo aumentadas por lojas e armazns subterrneos. Pg 519: A cidade subterrnea um novo tipo de ambiente: um prolongamento e uma normalizao daquele que o mineiro era obrigado a aceitar. No se aprecia mais a beleza arquitetnica. Pg 520: Autor alerta para a radioatividade que permanecer em todos os produtos por toda a vida. Autoridades pblicas diligentemente condicionaram seus cidados a marchar mansamente para pores e vias subterrneas, em busca de proteo. A nica alternativa do homem moderno , mais uma vez, emergir para a luz e ter a coragem no de fugir para a Lua, mas de voltar ao seu prprio centro humano e de dominar as belicosas compulses e irracionalidades que divide com seus governantes e mentores. preciso no s que desaprenda a arte da guerra, mas que adquira e domine, como nunca antes lhe ocorreu, as artes da vida. lembrar que o homem foi para o espao em 1961 e foi para a Lua em 1969.

You might also like