You are on page 1of 48

DICIONRIO DE PROVRBIOS PORTUGUESES

TEXTO Editora Digitalizao, correco e Adaptao - Carla Alexandra Badalo Moradas LISBOA Estrada de Pao de Arcos, no" 66 t 66-A 2735-336 CACIV (f) (01) 426 1001 PORTO Rua Damio de Gis, no" 45 4050-225 PORTO () (02) 996 60 70/1 INTERNET Home Page: www.textoeditora.pt Depsito Legal: 138068/99

NOTA INTRODUTRIA O Dicionrio Universal de Provrbios Portugueses contm 2868 provrbios, a maioria dos q uais de uso corrente e conhecidos de todos os que usam a Lngua Portuguesa. Muitos deles, menos comuns, tm origem em determinadas regies de Portugal sendo, po r isso, apenas conhecidos localmente. Um provrbio uma mxima expressa em poucas palavras, que tem origem na tradio oral da populao. Traduz, com frequncia, uma sentena que se torna parte do patrimnio comum do Pas. uma verdade universal, que por vezes alguns confundem com um lugar comum, o que no ser exactamente correcto pois um provrbio prevalece no tempo, mantendo a sua actualidade. a aprendizagem dos antigos provrbios pelos mais jovens que no deixa que esta parte da cultura popular desaparea, sendo esta transmisso do saber tradicional um contributo importante para o enriquecimento da nossa lngua.

A ambio filha do orgulho. A amizade no tem preo. A apressada pergunta, vagarosa resposta. A azeitona e a fortuna, s vezes muita, s vezes nenhuma. A beleza como uma flor, que nasce e depressa morre. A beleza potente, mas a riqueza omnipotente. A beleza est nos olhos de quem a v. Abre o poo antes que tenhas sede. Abre um olho para vender e dois para comprar. Abril, guas mil coadas por um funil. Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado. A brincar se dizem muitas verdades. A burro velho, capim novo. A cabra da minha vizinha d mais leite que a minha. A cada um aquilo que seu. A co mau, corda curta.

A co velho a raposa cospe-lhe na cara. A carapua para quem a enfia. casa de teu irmo, no vs sem ter razo. casa do teu amigo no vs sem ser convidado. A cavalo dado no se olha ao dente. Aceita o bem, conforme vem. Achar e guardar furtar. A comprar, s o que se pode pagar. A confraria rica, os padres que so pobres. conta dos ciganos, todos furtamos. A corda quebra sempre pelo lado mais fraco. Acreditar em tudo tolice; no acreditar em coisa alguma, tolice . A culpa morreu solteira. A desconfiana me da segurana. desgraa ningum foge. A destreza pode muito, mas mais a perseverana. Adiante, que atrs vem gente. Adivinhar bom, mas saber ainda melhor. A doena e a dor conhecem-se na cor. Adquire fama e deita-te na cama. Aduba as terras e vers como medras. A espada vence e a palavra convence. A esperana a ltima a morrer. A excepo faz a regra. A falar que a gente se entende. A falar no diabo e ele a aparecer. A f que nos salva. A ferro quente, malhar de repente. A fidelidade compra-se com a fidelidade. Afoga-se mais gente em vinho do que em gua. A fome boa cozinheira. A fome inimiga da virtude. A fome m conselheira. A fome e o frio metem a pessoa com seu inimigo. A fome o melhor tempero. A fome, grande mestra, at os animais adestra. A fome no espera pela fartura. A fortuna de vidro: resplandece mas frgil. A fruta proibida a mais apetecida. A galinha da minha vizinha mais gorda do que a minha. Agora que a porca torce o rabo. A gratido a memria do corao. gua corrente no mata a gente. gua d, gua leva. gua e conselhos s se do a quem os pede. gua fria lava e cria. gua mole em pedra dura, tanto bate at que a fura. gua quente, sade para o ventre. guas passadas no movem moinhos. A guerra e a ceia, comeando se ateia. A homem aventureiro, a filha lhe nasce primeiro. hora de comer, sempre o Diabo traz mais um. A ignorncia do bem a causa do mal. A ignorncia m conselheira. A ignorncia e o vento so do maior atrevimento Ainda a procisso vai no adro e o andor j vai desequilibrado. Ainda est para nascer quem de mulheres e ovelhas h-de entender. Ainda que o galo no cante, a manh rompe sempre. A isca que engana, e no o pescador que tem a cana. A vem o meu irmo Marco, que far o que eu no fao.

A ladro de casa no se fecham as portas. A laranja de manh ouro, ao meio-dia prata, noite mata. Albarda-se o burro vontade do dono. Alde a galinha e vai mesa da rainha. Alm ou aqum, sempre vejas com quem. Alfaiate mal vestido, sapateiro mal calado. A lngua das mulheres a sua espada. A lngua no mente o que o corao sente. Ama ao bom para que te ame, e ao mau para que no te difame. A m companhia torna o bom, mau, e o mau, pior. Amanh tambm dia. Amarelo, salgado, cru e mau, chama o povo ao bacalhau. A marido, serve-o como amigo e guarda-te dele como inimigo. A mau agricultor, cada enxada d dor. A meninos e a santos de altar no prometas para faltar. A mentira corre mais que a verdade. A mentira como uma bola de neve; quanto mais rola, mais engrossa. A mentira s dura enquanto a verdade no chega. A mentira tem pernas curtas. Amigo de bom tempo muda-se com o vento. Amigo de muitos, confidente de poucos. Amigo de todos, amigo de nenhum, tudo um. Amigo do meu amigo, meu amigo . Amigo fiel e prudente vale mais do que parente. Amigo na necessidade amigo de verdade. Amigo no empata amigo. Amigo que no presta e faca que no corta, que se percam, pouco importa. Amigo reconciliado, inimigo dobrado. Amigos, amigos, negcios, parte. Amigos que desaparecem, esquecem. Amizade de um dia, recordao de um minuto. Amizade reconciliada ferida mal sarada. Amizade renovada como sopa requentada. Amor antigo no enferruja. Amor, a quanto obrigas! Amor ausente, amor para sempre. Amor com amor se paga. Amor de mulher e amor de co, nada valem se nada lhes do. Amor de praia fica enterrado na areia. Amor de velho, cimes de novo. Amor do corao, que s de boca no. Amor e f, nas obras se v. Amor e morte, nada mais forte. Amor forasteiro, amor passageiro. Amor que pica sempre fica. Amor sem dinheiro no bom companheiro. Amor sem vintm no governa ningum. A morte no escolhe idades. A morte no poupa nem o fraco nem o forte. Amor verdadeiro no envelhece. A mulher e a sardinha querem-se da mais maneirinha. A mulher e o dinheiro, dos outros sempre melhor. A mulher e o peixe no mar so difceis de agarrar. A mulher e o rapaz so pouco amigos de paz. A mulher e o vinho fazem errar o caminho. A mulher e o vinho tiram o homem do seu juzo. A mulher ri quando pode e chora quando quer. A natureza d a vida, mas a vida ensina a viver. A natureza ensina a falar e a razo a calar. A navio em mau estado, todo o vento contrrio.

Anda de teu amo ao sabor, se queres ser bom servidor. Anda direito, se queres respeito. Anda em capa de letrado muito asno disfarado. Anda meio mundo a enganar outro meio. Anda-se toda a vida a aprender e morre-se sem saber. A necessidade agua o engenho. A necessidade inimiga da virtude. A nenhum coxo esquecem as muletas. Ano de nevo, ano de muito po. A noite boa conselheira. A noite me dos pensamentos; e a manh dos trabalhos. noite todos os gatos so pardos. Ano seco, ano bom. Antes a criana chore que a me suspire. Antes a pobreza honrada que a riqueza roubada. Antes burro que me leve que cavalo que me derrube. Antes burro vivo que sbio morto. Antes casada arrependida que freira aborrecida. Antes dar ao gato do que leve o rato. Antes de falares uma vez, pensa duas vezes. Antes desejado que aborrecido. Antes dinheiro de cobre do que luxo de pobre. Antes escorregar do p que da lngua. Antes filho de pobre que escravo de rico. Antes marido feio e laborioso que bonito e preguioso. Antes morrer da doena que da cura. Antes pobre honrado que rico injuriado. Antes pobre mas honrado do que rico mas ladro. Antes quebrar que torcer. Antes que cases, olha o que fazes. Antes trabalhar que chorar. Ao amigo e ao cavalo, no apert-lo. Ao amigo molestar, nem a rir nem a brincar. Ao amigo no encubras o teu segredo, que dars causa a perd-lo. Ao ano andar, aos dois falar. A obedincia por medo, pouco dura. Ao bem busca-o e ao mal espera-o. Ao boi que remi, nada lhe di. A ocasio faz o ladro. A ociosidade a me de todos os vcios. Ao Diabo e mulher nunca falta que fazer. Ao fim de um ano tem o criado as manhas do amo. Ao homem ousado a fortuna d a mo. Ao ignorante sempre aborrece o sabedor. Ao luar de Janeiro se conta o dinheiro. Ao menino e ao borracho pe Deus a mo por baixo. Ao mesmo tempo soprar e sorver, no pode ser. Aonde falta o poder, ningum pode responder. Ao pecado velho, penitncia nova. Ao p dos tomateiros no h maus cozinheiros. Ao pobre at os ces ladram. Ao que muitos burros toca, sempre algum lhe fica atrs. Ao que tem fome d o teu po, mas ao triste d-lhe o corao. Ao rico mil amigos se deparam; ao pobre seus irmos o desamparam. Ao ruim, no h mal que lhe chegue. Ao servo mau convm punio, ao bom galardo. Aos mortos e aos ausentes, no os insultes nem atormentes. Aos peixes no se ensina a nadar. A ovelha sempre ovelha, mesmo que vestida com pele de leo. Ao vilo, do-lhe o p e toma a mo.

A paixo torna o homem cego, surdo e burro! A palavra no uma seta, mas fere. A palavras loucas, orelhas moucas. Apanha com o cajado, quem se mete onde no chamado. Apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo. Aparelha-se o cavalo vontade do dono. A passo e passo, anda-se por dia um bom pedao. A pedra e a palavra, depois de lanada no volta atrs. A pensar morreu um burro. A perdiz perdida, se quente no comida. A pergunta insolente, resposta valente. A pergunta tola no ds resposta. A perseverana sempre alcana. A prtica faz o mestre. A precauo vale mais que a cura. A preguia a chave da pobreza. A preguia morreu de sede beira de um rio. Aprender at morrer. A primeira vez que me enganas, a culpa tua; a segunda vez a culpa minha. A qualidade pesa mais que a quantidade. Aquele que agradaria a todos morreu antes de nascer. Aquele que conta dez amigos, no tem um. A quem erra perdoa uma vez e no trs. A quem no quer acreditar, so inteis todos os sermes. A quem nasceu para ser pobre, o ouro se torna em cobre. A quem tarde se levanta cedo anoitece. A quem tem fome d o teu po; ao triste d-lhe o corao. A quem tudo quer nada se lhe d. A quem tudo quer saber nada se lhe h-de dizer. Aqui h gato!... Aquilo que Deus uniu, jamais o homem poder separar. Aquilo que o olho no v, o corao no cr. Aquilo que sabe bem ou pecado ou faz mal. A raposa tem manha por sete homens; a mulher tem manha de sete raposas. A razo a prova da verdade. A razo espanta o medo. A rico no devas e a pobre no prometas. A rir, a rir, muitas verdades se dizem. rola e ao pardal, no engana o temporal. A roupa suja lava-se em casa. Arranjai razes fortes, mas palavras doces. Arranjar sarna para se coar. Arre c, orelhudo, diz o asno ao burro. A santos que no conheo, no lhe rezo nem ofereo. As aparncias iludem. As armas, o homem as carrega e o diabo as descarrega. As belas e as modestas habitam em aldeias diversas. As contas adiantadas saem sempre furadas. As crianas e os loucos dizem a verdade. As desgraas so como as cerejas: uma chama a outra. As desgraas tm asas nos ps, e a fortuna tem ps de chumbo. As desventuras so a escola da sabedoria. A semana do trabalhador tem seis dias, a do preguioso tem seis manhs. A semente da mo pegar ou no, mas a da boca pega toda. As grandes dores so mudas. As lgrimas aliviam o corao. As lgrimas no choradas so as mais dolorosas. As lindas palavras agradam muito e custam pouco. As mais feias se querem mais louvadas. As moscas apanham-se com mel e no com fel.

As mulheres, onde esto, sobejam e, onde no esto, faltam. As notcias dianteiras so sempre as mais verdadeiras. As nuvens vo para onde as leva o vento. A sorte ajuda s vezes, o trabalho sempre. A sorte para quem a tem. As palavras boas so, se assim for o corao. As palavras so como as cerejas: atrs de umas vm as outras. As palavras voam, os escritos ficam. As paredes tm ouvidos. As pessoas admiram o carvalho, mas quem pensa na bolota que o fez nascer? s romarias e s bodas vo as loucas todas. As rosas desfolham-se, ficam os espinhos. s trs de vez. A terra o criou, a terra o h-de comer. terra onde fores ter, faz como vires fazer. A tua fama longe soa e mais depressa a m que a boa. A unio faz a fora. A verdade contenta-se com poucas palavras. A verdade amarga, a mentira doce. A verdade como o azeite, vem sempre tona da gua. A verdade manca, mas chega sempre a tempo. A verdade para ser dita. A verdadeira amizade dura uma eternidade. A verdade no tem ps e anda. A verdade tem asas. A vida bela, os homens que do cabo dela. A vida como uma vela acesa ao vento. A vida quanto mais se estica, mais curta fica. A viola e o tambor querem-se na mo do tocador. A vontade de comer faz a velha correr. Azar ao jogo, sorte nos amores. Barca, jogo e caminho, de estranho fazem amigo. Barriga cheia, companhia desfeita. Barriga grande no d entendimento e pode dar sofrimento. Barriga vazia no conhece alegria. Barriga vazia no escuta sermes. Barrigudo no dana, s sacode a pana. Basta uma ovelha ranhosa para perder um rebanho. Basta um frade ruim para dar que falar a um convento. Basta um espinho para esvaziar um balo. Batendo ferro que se fica ferreiro. Bate no bom e ele melhora; bate no mau e ele piora. Bebe do bom vinho, e deixa a gua ao moinho. Bebe vinho, mas no bebas o siso. Bebidas fortes, homens fracos. Bela me e bela filha, disputas na famlia. Beleza e folia andam muitas vezes em companhia. Beleza sem bondade casa sem porte, nave sem vento, fonte sem gua. Beleza sem bondade no vale metade. Beleza sem virtude rosa sem cheiro. Bem ama quem no esquece. Bem canta Marta depois de farta. Bem come o vilo, se lho do. Bem dissimular, para bem governar. Bem dizer e bem ouvir arte de conversar. Bem dizer faz rir, bem fazer faz calar. Bem est o que bem acaba. Bem estou com meu amigo que come o seu po comigo. Bem fazer nunca se perde. Bem jejua quem mal come.

Bem mal ceia quem come por mo alheia. Bem parece o bem fazer. Bem prega Frei Toms, faamos o que ele diz, e no o que ele faz. Bem prega quem bem vive. Bem querer e bem fazer; muito importa para bem viver. Bem querer no ofender. Bem sabe a burra, diante de quem zurra. Bem sabe mandar quem bem sabe obedecer. Bem se lambe o gato, depois de farto. Bem torneada, no h mulher feia. Bem-vindo o hspede que no fica muito tempo. Bem-vindo seja quem d. Bendita a ferramenta que pesa mas alimenta. Benefcio oferecido vale mais que pedido. Bens mal adquiridos,... vo como vieram. Besteiro mau, aos seus atira. Boa rvore no d ruim fruto. Boa bigorna no teme martelo. Boa demanda, m demanda: escrivo pela minha banda. Boa fama granjeia quem no diz mal da vida alheia. Boa leitura, tristeza cura. Boa mulher nunca est ociosa. Boa palavra custa pouco e vale muito. Boa porta com boas maneiras abrem portas estrangeiras. Boa romaria ou festa faz, quem em casa fica em paz. Boas contas fazem boas amizades. Boca de mel, corao de fel. Boca de rico, bolsa de pobre. Bocado comido no ganha amigo. Bocado engolido, sabor perdido. Boca que se beijou nunca mal se desejou. Bocejo longo ou fome, ou sono, ou ruindade do dono. Boda molhada, boda abenoada. Bolsa despejada, cara amargurada. Bolos e abraos de raparigas no se podem desperdiar. Bolo torto no perde o gosto. Bolsa aberta ganha cidades. Bolsa cheia, corao alegre. Bolsa de jogador no tem fecho. Bolsa vazia afugenta amigos. Bom comer traz mau dormir. Bom comer, trs vezes beber. Bom conselho desprezado h-de ser muito lembrado. Bom o que Deus d. Bom saber que po te h-de manter. Bom ter amigos, nem que seja no inferno. Bom exemplo, meio sermo. Bom livro, bom amigo. Bom nome melhor que riqueza. Bom poltico, mau cristo. Bom rei, se quereis que vos sirva, dai-me de comer. Bom saber calar, at ser tempo de falar. Bom tempo e mau tempo, no duram todo o tempo. Bom vinho escusa prego; bom peso faz vender o po. Bom vinho, m cabea. Bonitas palavras no engordam gatos. Borreguinha mansa, mama a sua teta... e a alheia. Branco , galinha o pe. Branco em Janeiro, sinal de pouco dinheiro. Burra velha no toma carreira, anda sempre da mesma maneira.

Burro com fome, cardos come. Burro que geme, carga no teme. Burro velho no aprende lnguas. Burro velho no tem andadura, e se a toma, pouco dura. Cabea pelada depressa lavada. Cabea que no tem juzo, quem o paga o corpo. Caca, guerra e amores: por prazer mil dores. Cada cabea, sua sentena. Cada coisa a seu tempo. Cada doura custa uma amargura. Cada macaco no seu galho. Cada passarinho gosta do seu ninho. Cada qual aprende sua prpria custa. Cada qual faz a guerra conforme pode. Cada qual leva a gua ao seu moinho. Cada qual no seu ofcio. Cada qual puxa a brasa para a sua sardinha. Cada qual sabe onde lhe aperta o sapato. Cada qual sabe o que ferve na sua panela. Cada qual sente o seu mal. Cada sujeito com seu defeito. Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso. Cada tolo tem a sua mania. Cada um colhe conforme semeia. Cada um come do que gosta. Cada um como . Cada um em sua casa e Deus na de todos. Cada um para o que nasce. Cada um senhor na sua casa. Cada um fala como quem . Cada um por si e Deus por todos. Cada um procura o que lhe convm. Cada um quer levar gua ao seu moinho e deixar em seco o do vizinho. Cada um sabe as linhas com que se cose. Cada um sente o frio, conforme a roupa que tem. Cada um tem aquilo que merece. Cada um tem de viver com aquilo que tem. Cada um v mal ou bem, conforme os olhos que tem. Ces grandes nunca se mordem. Caindo o Natal Segunda-Feira tem o lavrador de alargar a eira. Calar a sabedoria dos tolos. Caldo que muito ferve sabor perde. Caldo sem po s no inferno o do. Caminho comeado meio caminho andado. Caminho plano no leva ao cu. Candeia que vai frente, alumia duas vezes. Canta Marta, depois de farta. Canta que logo choras. Cantar, andando, encurta caminho. Co que ladra no morde. Co que no ladra, guarda-te dele. Capoeira onde h galo no canta galinha. Caranguejo que dorme, mar que o leva. Carne que baste, vinho que farte e po que sobre. Carro alugado no anda sem ser untado. Casa-te e vers, perdes o sono e mal dormirs. Casa arruinada e bolsa vazia do esperteza, mas tardia. Casa de ferreiro, espeto de pau. Casa de pais, escola de filhos. Casa em que no h co nem gato, casa de velhaco.

Casamento, apartamento. Casamento, nem faz-lo nem desfaz-lo. Casa onde comem dois, comem trs. Casa onde entra o sol, no entra o mdico. Casa onde no h po, todos ralham e ningum tem razo. Casa que no ralhada, no bem governada. Casars, amansars. Casa roubada, trancas porta. Casa sem criancinhas, gaiola sem passarinhos. Casa sem mulher, lanterna sem chama. Casa teu filho com teu igual e de ti no diro mal. Casa varrida e mulher penteada, parece bem e no custa nada. C se fazem, c se pagam. Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ningum. Cavalo que voa no quer espora. Cedo ou tarde, tudo quanto se faz se sabe. Cego de amores no v seno paredes. Cego o que no quer ver. Cem amigos pouco, um inimigo muito. Cerra a porta e fars a tua vizinha boa. Cessa a prudncia quando falta a pacincia. Cesteiro que faz um cesto faz um cento, se lhe derem verga e tempo. Chaga de amor, quem a faz a sara. Chama por mim e defende-te por ti. Cho pisado no d erva. Chapa ganha, chapa gasta. Chega-se o bem para o bem e o mal para quem o tem. Choro de viva gua de chuva. Chuva de Ascenso no d palhas nem po. Chuva em Janeiro e no frio, vai dar riqueza ao estio. Chuva fina por S.to Agostinho como se chovesse vinho. Chuva no S. Joo, nem bom vinho nem bom po. Chuva que no acaba ao meio-dia, chuva para todo o dia. Coisa adiada no est acabada. Coisa bem comeada meio acabada. Coisa emprestada, coisa arriscada. Coitados dos cordeiros, quando os lobos querem ter razo. Colcha feita, noivo espreita. Com a barriga cheia raciocina-se melhor. Com a barriga vazia, ningum sente alegria. Com gua, ningum canta. Com a lngua posso-te ajudar, mas no com o meu dar. Com a mulher e o dinheiro, no zombes, companheiro. Coma o mau bocado quem comeu o bom. Com as lgrimas no se repararam os males. Com as mos nos bolsos no se vai muito longe. Com a verdade me enganas. Com bananas e bolos que se enganam os tolos. Com direito por teu lado, nunca receies dar brado. Come e folga, vivers boa vida. Come o que tens e no o que sonhas. Come para viver, no vivas para comer. Come pouco e bebe pouco e dormirs como louco. Comer at enfermar, jejuar at sarar. Comer e beber, s o que apetecer. Comer e dizer mal manha de Portugal. Comer e falar, o mal comear. Comer gato por lebre. Comer o po que o diabo amassou. Comer que nem um abade.

Comer quente, gosta toda a gente. Comer sem po, comer de lambo. Com gnio adquire-se dinheiro; mas com dinheiro no se adquire gnio. Com homem perdido, ningum se mete. Comida fina em corpos grossos faz mal aos ossos. Comidas apimentadas fazem borbulhas s carradas. Com jeito e com arte irs a toda a parte. Com malvas e gua fria, faz-se um boticrio num dia. Com mau tempo, no te mates; com bom tempo, no te poupes. Com melo vinho bom, e com melancia gua fria. Com melo vinho de tosto. Com o amigo fiel deve o amigo abrir o peito. Com o bom s se aprende o bem. Como canta o abade, assim responde o sacristo. Como falares, assim ouvirs. Como fizeres, assim achars. Com o fogo no se brinca. Com o mal que faz o lobo, folga o corvo. Com os amigos no se cortam as unhas rentes. Como semeares, assim colhers. Com papas e bolos se enganam meninos e tolos. Com peso e medida, governa-se a vida. Com tempo e perseverana, tudo se alcana. Com tempo, tudo se cura. Com um olho assa-se a sardinha e com o outro vigia-se o gato. Com vento se limpa o trigo, e os vcios com o castigo. Com vinho mau faz-se vinagre bom. Confia o teu segredo a um mudo e falar. Confisso obrigada no vale nada. Conforme o santo, assim a oferta. Conforme somos, assim julgamos. Conhece-se o marinheiro quando vem a tempestade. Conhece a ocasio e no fales de antemo. Conhece os teus vizinhos antes de construres a casa. Conscincia manchada faz o homem tmido. Conselho de amigo, aviso do cu. Conselho de mulher vale pouco e quem o toma louco. Conselho de quem te quer bem, ainda que te parea mal, escreve-o. Conselho de raposas, morte de galinhas. Conselho de vinho, falso caminho. Consultar quem sabe j saber metade. ~~ Contas adiadas saiem furadas. Contas so contas. Contra a fora, de nada serve a razo. Contra factos no h argumentos. Contra fora de vilo, ferro na mo. Contra maus humores, grandes suores. Contra o vcio de pedir, h a virtude de no dar. Contrato de casamento leva consigo o testamento. Corao apaixonado no ouve razes. Corao magoado fala demasiado. Corao que suspira no tem o que deseja. Corpo deitado aguenta muita fome. Coze-se o po enquanto o forno est quente. Cozinha gorda, testamento magro. Cresce e aparece. Cria corvos e eles te comero os olhos. Criado que faz o seu dever, orelhas moucas deve ter. Criados e bois um ano ou dois. Criana feia, mulher bonita.

Criana mimada, criana estragada. Cuida bem no que fazes e no te fies em rapazes. Cuida em ganhar, que tempo tens para o gastar. Cuidam os namorados que os outros tm os olhos fechados. Cumpre o teu dever, acontea o que acontecer. Cunhadas so unhadas. Curar todos com o mesmo unguento mau pensamento. Custa caro o que sabe bem. D-me dinheiro, no me ds conselho. Da abundncia vem o tdio. D ao teu filho bom nome e bom oficio. Da rvore cada todos fazem lenha. Da discusso nasce a luz. Ddiva mal dada, para Deus no vale nada. Dado dado, vendido vendido, esquecido nem pago nem agradecido. D duas vezes quem de pronto d. Da fadiga, a fortuna amiga. Da garganta para baixo, tanto sabe a galinha como a sardinha. Da guerra, o dano vem cedo e tarde o proveito. Dai a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus. Dai-me brancura, dar-vos-ei formosura. Dai-me me acautelada, dar-vos-ei filha guardada. Da m me nascem ms filhas. Da m mulher te guarda e da boa no fies nada. Da mesma flor a abelha tira o mel e a vespa o fel. D o pai ao filho que nada merece; nunca o filho d ao pai sem interesse. Da proibio nasce a tentao. Daqui at l, s Deus sabe o que ser. Dar a bofetada e esconder a mo, de vilo. Dar antes de morrer, dispor-se a sofrer. Dar honra, pedir desonra. Dar o dito por no dito. Dar tempo ao tempo. Dar uma bofetada de luva branca. Dar uma no cravo e outra na ferradura. Das guias no nascem pombos. Das grandes ceias esto as sepulturas cheias. De gua mansa me livre Deus, que da brava me livrarei eu. De algodo velho no se faz bom pano. De alto cai quem alto sobe. De amigo reconciliado, guarda-te dele como do diabo. De amor se vive, de amor se morre. De ave de bico encurvado, guarda-te como do diabo. Debaixo do cu e da lua no h firmeza alguma. Debaixo dos ps se levantam os trabalhos. De boa rvore, bom fruto. De boa cepa, a vinha; e de boa me, a filha. De boas intenes est o inferno cheio. De bom mestre, bom discpulo. De bom vinho, bom vinagre. De borla, ningum trabalha. De calar ningum se arrependa, quando na discusso ningum se entenda. De contente se ri o dente. De cunhado, nunca bom bocado. De Deus vm as graas e de ns as desgraas. De Espanha, nem bom vento nem bom casamento. De esperana vive o homem at morte. Defeitos do meu amigo, lamento mas no maldigo De filhas a casar e filhos a estudar, livrar. De fio a pavio.

De graa, nem os ces vo caa. De grande corao, sofrer; de grande senhor, ouvir. De grandes senhores, grandes favores. Deitar cedo e cedo erguer d sade e faz crescer. De livro fechado no sai letrado. De longe se faz perto. De mal agradecidos est o inferno cheio. De manh se comea o dia. Demasiada cera pe fogo igreja. Demasiada confidncia faz perder a reverncia. Demasiada curiosidade faz cair o pssaro na rede. De maus costumes nascem boas leis. De mdico, de sbio e de louco todos temos um pouco. De nada duvida quem de nada sabe. De noite, candeia, parece bonita a feia. De noite todos os gatos so pardos. De onde menos se espera que vem a ingratido. De pai mau e filho bom l vir neto que sai ao av. De pai vilo, filho fidalgo, neto ladro. De pequenino que se torce o pepino. De pequeno vers, que filho ters. Depois da batalha, aparecem os valentes. Depois da festa, coa na testa. Depois da filha casada, no lhe faltam pretendentes. Depois das sopas molham-se as bocas. Depois da tempestade vem a bonana. Depois de chuva, nevoeiro, tens bom tempo marinheiro. Depois de comer e beber, cada qual d o seu parecer. Depois de comer, nem uma carta ler. Depois de um bom poupador, um bom gastador. Depois de um belo gesto, no faas um manifesto. Depois do almoo deitar; depois da ceia, passear. Depois que o Menino nasceu, tudo cresceu. Depressa e bem, h pouco quem. Depressa e bem, no o faz ningum. Depressa feito, depressa desfeito. Depressa se gasta o que depressa se ganha. De prudncia no querer o que se no pode haver. De quem no prudente, afaste-se a gente De raminho em raminho, o passarinho faz o seu ninho. De ruim cabea no sai bom conselho. De ruim homem e disfarado, guarda-te dele como do diabo. De Santa Catarina ao Natal, bom chover e melhor nevar. Deseja o melhor e espera o pior. Desejo proibido o mais apetecido. Desmanchar e fazer, tudo aprender. Desmentir com razo bofetada sem mo. De tal gente, tal semente. De tarde madrugar e tarde casar te hs-de lamentar. De uma vaca no se podem tirar duas peles. De um sim e um no, nasce toda a questo. Deus ajuda a quem se ajuda. Deus ajuda quem trabalha, que o capital que menos falha. Deus consente, mas no sempre. Deus d as nozes a quem no tem dentes. Deus d as nozes, mas no as quebra. Deus d o frio conforme a roupa. Deus d o mal e a mezinha. Deus d o po, mas no amassa a farinha. Deus bom trabalhador, mas gosta que o ajudem.

Deus mais largo em dar que ns em pedir. Deus pai, no padrasto. Deus escreve direito por linhas tortas. Deus faz o que quer e o homem o que pode. Deus fecha uma porta e abre um cento. Deus manda lutar, no manda vencer. Deus me defenda do amigo, que do inimigo me defendo eu. Deus me d pai e me na vida e, em casa, trigo e farinha. Deus no dorme. Deus no de vingana, mas castiga pela mansa. Deus nos livre de inimizades de amigos. Deus nos livre de quem mal nos quer e bem nos fala. Deus o d, Deus o leva. Deus os fez, Deus os juntou. Deus tarda, mas no falha. Deus te assinalou, algum defeito te achou. Deus tem mais para dar que o diabo para tirar. Deus v o que o diabo esconde. Devagar, que o Santo de barro. Devagar, que tenho pressa. Devagar se vai ao longe. Dezembro molhado, Janeiro geado. Dia de purga, dia de amargura. Dia de S. Barnab, seca-lhe a palha pelo p Dia de S. Brs a cegonha vers, e se no a vires o Inverno vem atrs. Dia de S. Loureno, vai vinha e enche o leno. Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho. Dinheiro adiantado, dinheiro mal parado. Dinheiro, assim como veio, assim vai. Dinheiro atrai dinheiro. Dinheiro compra po, no compra gratido. Dinheiro emprestado sai rindo e volta chorado. Dinheiro emprestaste, inimigo ganhaste. Dinheiro guardado dura muito tempo. Dinheiro mal ganho, gua o deu, gua o levou. Dinheiro no conhece dono. Dinheiro no fala. Dinheiro no tem cheiro. Dispensaste auxlio alheio, carregas o saco cheio. Ditados velhos so evangelhos. Dvidas e pecados, quem os faz que os paga. Dividir o mal pelas aldeias. Dizer fcil, o difcil fazer. Dizer e fazer no comem mesma mesa. Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem s. Diz-me o que comes, dir-te-ei quem s. Diz-me o que tens e onde o tens, dir-te-ei quanto vales. Diz-me quem so teus pais, dir-te-ei a quem sais. Diz o roto ao nu: "Porque no te vestes tu?" Diz o so ao doente: "Deus te d sade". Do adulador, quanto mais longe melhor. Do amigo no esperes aquilo que tu puderes. Dobrada a maldade, feita com cor de verdade. Dobrado tem o perigo, quem foge do inimigo. Doce, sers comido; amargo, sers cuspido. Do dizer ao fazer, vai uma grande distncia. Doena bem tratada poucas vezes demorada. Doena de lobos, sede de cordeiros. Do erro alheio tira o prudente conselho. Do espinho que pica nasce a rosa com que seremos coroados.

Do indigente ningum parente. Dois pobres mesma porta, um deles fica sem esmola. Do mal, o menos. Do Natal Santa Luzia cresce um palmo em cada dia. Do po do nosso compadre, grande fatia ao afilhado. Do peixe, a pescada; da carne, a perdiz. Do pouco saber vem o muito ousar. Do poupar vem o ter. Do prato boca se perde a sopa. Dor compartilhada dor aliviada. Dormem os gatos, descansam os ratos. Dormir com janela aberta, constipao quase certa. Do saber nascem cuidados. Dos erros comem os escrives. Dos males, o menor. Dos Santos ao Advento, nem muita chuva nem muito vento. Dos Santos ao Natal, Inverno natural. Dos Santos ao Natal, perde a padeira o cabedal. Dos Santos ao Natal, vai um salto de pardal. Do vinho e da mulher, livre-se o homem... se puder. Duro de cozer, duro de roer. areia de mais para a minha camioneta! bastante rico quem nada deve. bem-aventurado quem com o perigo alheio se faz precatado. bem casada a que no tem sogra nem cunhada. bom s vezes calar, para discrdias evitar. bom o po duro, quando no h nenhum. bom ser o que se quer parecer. co que no conhece dono. como cair em saco roto. como chover no molhado. como o ferreiro com maldio, quando tem ferro no tem carvo. como o vinho do Porto, quanto mais velho, melhor. como S. Benedito, no come nem bebe e anda gordito. da proibio que nasce a tentao. de louco falar muito e no falar pouco. dito e feito! dos carecas que elas gostam mais. duas vezes tolo o que faz o mal e o apregoa. fatal como o destino! fino como um rato! frequente o riso na boca de quem no tem siso. leve o fardo nos ombros dos outros. Elogio aberto censura secreta, sai caro aos amigos. Em Abril, guas mil, canta o carro e o carril. m como as cobras! Em Agosto secam os montes, em Setembro as fontes. Em Agosto, toda a fruta tem gosto. mais difcil guardar uma mulher que um saco de pulgas. mais fcil aconselhar que praticar. mais fcil ao burro perguntar que ao sbio responder. mais fcil bem-dizer que bem contradizer. mais fcil demolir que construir. mais fcil no semear a bolota, que arrancar um carvalho. mais fcil prometer que dar. mais fcil ser um heri que um cavalheiro. mais prudente louvar o morto que o vivente. malhar em ferro frio. Em ano chuvoso, o diligente preguioso. Em ano de fome, no h ruim po.

Em boca fechada no entra mosca. Em briga de irmos no metas as mos. Em casa cheia, depressa se faz a ceia. Em casa de ferreiro, espeto de pau. Em casa de letrado, nunca faltam razes. Em casa de mulher rica, ela manda e ela grita. Em casa do Gonalo mais manda a galinha que o galo. Em casa onde no h po, todos ralham e ningum tem razo. Em caso de necessidade, casa a freira com o frade. Em cima do leite, nada lhe deite. Em Dezembro treme o frio em cada membro. Em dia de festa, barriga atesta. Em dia de Santa Luzia, cresce a noite e minga o dia. Em dia de S. Tiago, vai vinha e achars bago. melhor no mexer o arroz, ainda que cheire a esturro. melhor pensar e falar do que falar e pensar. Emenda em ti o que te desagrada em mim. Em Fevereiro chuva, em Agosto uva. Em Fevereiro neve e frio, de esperar ardor no estio. Em Janeiro, sete casacos e um sombreiro. Em Janeiro, um porco ao sol, outro no fumeiro. Em longa gerao, h conde e h ladro. Em lugar para dois, no cabem trs. Em Maio, come-se a cereja ao borralho. Em Maro, o sol rega e a chuva queima. Em Maro, tanto durmo como fao. Em matria de ofender, antes ru que autor ser. Em mesa redonda no h cabeceira. Em muralha cadente no se apoia o prudente. Em Novembro, pe tudo a secar, que pode o sol no voltar. Em Outubro semeia e cria, ters alegria. Em Outubro s prudente, guarda o po, guarda a semente. Empreitada quer-se vigiada. Emprestar dinheiro a amigos perder dinheiro a fazer inimigos. Em Roma, s romano. Em Setembro, ardem montes e secam as fontes. Em sua casa cada um rei. Em tempo de guerra, mentiras por mar, mentiras por terra. Em tempo de guerra no se limpam armas. Em terra de cegos, quem tem um olho rei. Em terra de lobos, uiva-se com eles. Em tua casa no tens sardinha e na alheia pedes galinha. Em velha gamela tambm se faz boa sopa. na ausncia que se conhece a falta. na cara dos pobres que os barbeiros aprendem. na inteno que est o valor da aco. Encobrir o erro errar outra vez. Encomendas sem dinheiro, ficam no cais de Aveiro. Enfermo paciente faz o mdico cruel. Engana-me no preo e no no que compro. nos tempos maus que se conhecem os amigos bons. Enquanto disputam os ces, come o lobo a ovelha. Enquanto dura, vida doura. Enquanto fui nora, nunca tive boa sogra. Enquanto h dinheiro, h amigos. Enquanto h dvidas, no h herana. Enquanto h sade, quedos esto os santos. Enquanto h vida, h esperana. Enquanto no acabes, no te gabes. Enquanto no alcances, no descanses.

Enquanto o co se arranha, a lebre escapa-se. Enquanto o mdico estuda, o doente morre. Enquanto o ouro luz, os amigos so de truz. Enquanto o pau vai e vem, a gente folga as costas. Enquanto se descansa, vamos aqui rachar esta lenha! Ensinar o Pai Nosso ao vigrio. Ensinar aprender duas vezes. Ensinar o gato a apanhar ratos. Entrada de leo, sada de carneiro. Entra o beber, sai o saber. Entra por um ouvido e sai pelo outro. Entre amigos honrados, cumprimentos so escusados. Entre dois irmos, duas testemunhas e um notrio. Entre gato e fritura mete uma fechadura. Entre marido e mulher no metas a colher. Entre mortos e feridos, algum h-de escapar. Entre muitos, falar pouco. Entre o prometer e o dar, tua filha hs-de casar. Entre pais e irmos no metas as mos. Entre ricos e pobres, no h parentesco. Entre um e outro, o diabo que escolha. para o que der e vier. pelo estmago que se governam os homens. pelo saber que vem o ter. prefervel um no gracioso que um sim despeitoso. Era bom, mas acabou-se. rainha a galinha que pe os ovos na vindima. Errar humano, perdoar divino. Errar prprio do homem, perdoar prprio de Deus. Erros de filhos, culpas de mes. Erros de mdico, a terra os encobre. Erva daninha depressa cresce. Escreve, antes que ds, e recebe, antes que escrevas. Escreve as ofensas na areia, e os benefcios no mrmore. Escuta mil vezes e fala s uma. Escutando, falando e errando, que se aprende a falar. sempre mau o caldo que muita gente tempera. s esperto, mas no caas ratos. Espada por espada, lana por lana. Espera do filho o que fizeste ao pai. Espirro de bode sinal de chuva. Estar como um boi a olhar para um palcio. Este conselho s: causa inveja, no causes d. Estmago vazio no tem ouvidos. Estuda e sabers, guarda e ters. tarde para economia quando a bolsa est vazia. Eu c sou como o Jacinto, tanto bebo branco como tinto. Eu seja co! Excesso de justia faz injustia. Faca aguada no se afia. Faa-as quem as fizer, quem as paga a minha mulher. Fala com o corao, e at os surdos entendero. Falai no mau, aparelhai o pau. Falai no Mendes, aqui o tendes. Fala pouco, diz a verdade, gasta pouco e no devas. Fala pouco e bem, ter-te-o por algum. Falar bem, no custa a ningum. Falar no enche barriga. Falar para com os seus botes. Falar sem cuidar atirar sem apontar.

Falar sem pensar, vem muitas vezes a talhar. Falas-me a gaguejar, ests-me a enganar. Falso amor, umas vezes d alegria outras dor. Fama melhor que dourada cama. Fama sem proveito d dor de peito. Favas me fartam, favas me matam. Faz bem jejuar, depois de jantar. Faz bem, no olhes a quem. Faz da noite, noite, e do dia, dia, e vivers com alegria. Fazei bem ao demnio; tereis o inferno por recompensa. Fazenda herdada menos estimada. Fazer a festa e deitar os foguetes. Fazer bem a velhaco largar gua em saco. Fazer bem sem saber a quem seus perigos tem. Fazer das tripas corao. Fazer dele gato sapato. Fazer e desmanchar, tudo trabalhar. Fazer o dever e no temer. Fazer ouvidos de mercador. Fazer trinta por uma linha. Fazer uma tempestade num copo de gua. Faz mais quem quer do que quem pode. Faz o bem, sers compensado; faz o mal, sers castigado. Faz o mal, espera igual. Faz o mal, espera outro tal. Faz o que deves fazer, suceda que suceder. Faz o que tens a fazer, e Deus far o resto. Faz trabalhar a cabea e d feriados lngua. Febre outonal, ou longa ou mortal. Feita a lei, cuidada a malcia. Feliz quem por feliz se tem. Feliz quem s quer o que pode e s faz o que deve. Ferradela de licrano no tem cura nem descanso. Ferro que no se usa, gasta-o a ferrugem. Festa acabada, msicos em p. Fevereiro enxuto ri mais po do que quantos ratos h no mundo. Fevereiro quente traz o diabo no ventre. Fevereiro trocou dois dias por uma tigela de papas. Fia-te na Virgem e no corras, vers o trambolho quem levas. Fiambre e fiado sabem bem e fazem mal. Ficar a ver navios. Ficar tudo em guas de bacalhau. Filha m, dota-a e casa-a. Filho aborrecido, no teve bom castigo. Filho alheio come muito e chora feio. Filho bastardo, muito bom ou muito velhaco. Filho de burro um dia d coice. Filho de gato mata rato. Filho de minha filha, toma po e senta aqui; filho de minha nora, toma po e vai-te embora. Filho de peixe sabe nadar. Filho de viva, mal criado ou mal acostumado. Filho s, pai sers, assim como fizeres, assim achars. Filhos criados, trabalhos dobrados. Filhos e dinheiro nunca sobejam. Filho sem dor, me sem amor. Filhos pequenos, dores de cabea; filhos grandes, dores de corao. Filho tardio fica rfo cedo. Fizeste o mal, pensa; fizeste o bem, esquece. Flor no peito, um burro perfeito. Foge da gua choca e do co mudo.

Foge de contas com parentes e de dvidas com ausentes. Foge do gago quando est zangado, porque facilmente fica endiabrado. Foge do maldizente, como da serpente. Fora de horas urinar sinal de enfermar. Formosa de rosto a que boa de seu corpo. Formosura de mulher no enriquece o homem. Fraco o padeiro que diz mal do seu po. Frade e mulher, duas garras do diabo. Frade, freira e mulher rezadeira, trs pessoas distintas e nenhuma verdadeira. Frade que pede para Deus pede para dois. Fraqueza no vcio, mas conduz ao precipcio. Frei modesto nunca faz prior. Freio de ouro no melhora o cavalo. Frio a valer, trabalho para aquecer. Fruto proibido, o mais apetecido. Frutos e amores, os primeiros so os melhores. Fugir a boca para a verdade. Fui a casa da vizinha, envergonhei-me; fui para a minha e remediei-me. Fumo, goteira e mulher faladora pem os homens pela porta fora. Gaba-te cesto, que logo vais vindima. Gado de bico, nunca fez ningum rico. Gado fraco, tudo so moscas. Gaiola bonita no faz cantar o canrio. Gaivotas em terra, tempestade no mar. Galinha de campo no quer capoeira. Galinha gorda por pouco dinheiro, no h no poleiro. Galinha que canta quer galo. Galinhas de S. Joo, pelo Natal poedeiras so. Galinha velha faz bom caldo. Galo pedrs no o vendas nem o ds. Galo que fora de horas canta, faca na garganta. Ganh-lo como um preto, gast-lo como um fidalgo. Ganha boa fama e deita-te na cama. Ganha o que souberes e poupa o que puderes. Garganta de aduladores, sepulcro aberto. Gato com luvas nunca caou ratos. Gato escaldado, de gua fria tem medo. Gato escondido com o rabo de fora. Gato miador, ruim caador Gato prisioneiro torna-se leo. Generosidade dar antes de ser solicitado. Generoso como ningum aquele que menos tem. Gente baixa s tem olho no interesse. Gordura formosura. Gostos no se discutem. Gota a gota, o tonel se esgota. Governa-te bem e governars os outros. Governa a tua boca conforme a tua bolsa. Gozar grande e francesa. Graas a Deus muitas; graas com Deus nenhumas. Grande aparato, pequeno recato. Grande cozinha, pequeno testamento. Grande nau, grande tormenta. Grande palrador, grande mentiroso. Grandes caminhadas, grandes mentiras. Grandes desgostos e tormentos acompanham os maus casamentos. Grandes peixes se pescam em grandes rios. Gro a gro, enche a galinha o papo. Grilhes, nem de ouro. Guarda a ovelha, mesmo quando no vs o lobo.

Guardado est o bocado para quem o h-de comer. Guarda em moo, achars em velho. Guardando a lngua se guarda a concrdia. Guarda o que no presta e ters o que precisas. Guarda o teu dinheiro para o mau tempo. Guarda po para Maio e lenha para Abril. Guarda para Maio o po trems, no o percas nem o ds. Guarda que comer, no guardes que fazer. Guarda-te de traseiro de mula e de lngua de mulher. Guarda-te do boi pela frente, do burro por detrs e da mulher por todos os lados. Guarda-te do homem que no fala e do co que no ladra. Guarda-te do moo grunhidor e do gato miador. Guarda-te do tolo, se tens miolo. Guerra avisada no mata soldados. Guerra comeada, s Deus sabe quando acabada. Guerra de S. Joo, paz todo o ano. Guerra, peste e carestia andam sempre em companhia. Hbito de frade e saia de mulher chega onde quer. H casos que podem mais que as leis. H gostos para tudo. Haja fartura, que a fome ningum a atura. H limites para tudo. H mais ingratos que sapatos. H mais mars que marinheiros. H mais quem nos queira mal que bem. H mais quem suje a casa do que quem a varra. H males que vm por bem e bens que por mal vm. H mar e mar, h ir e voltar. H muitas maneiras de matar pulgas. H muitas Marias na terra. H sempre um ajudante missa. H sempre uma primeira vez para tudo. H sempre um chinelo velho para um p doente. H sempre um mau da fita. Havendo fome, no h comida ensonsa. Hoje a cantar, amanh a chorar. Hoje chuva e amanh vento, tudo muda num momento. Hoje louvado, amanh desprezado. Hoje por mim, amanh por ti. Homem ajuizado por todos respeitado. Homem ambicioso no preguioso. Homem apaixonado no admite conselho. Homem casado, nem bom marido nem bom soldado. Homem de sete ofcios, em todos remendo. Homem embrutecido tem pouca educao e menos juzo. Homem em jejum, no ouve nenhum. Homem mentiroso larga a honra a pouco preo. Homem muito palavroso, muito mentiroso. Homem palreiro faz o seu amigo mudo. Homem pequenino, embusteiro ou bailarino. Homem pequeno, saco de veneno. Homem prevenido vale por dois. Homem prudente vale mais que o valente. Homem que bate no peito, velhaco perfeito. Homem que da sua honra no sonha, vem-lhe de ter pouca vergonha. Homem reina, mulher governa. Homem velho e mulher nova do filhos at cova. Honra ao bom, para que te honre, e ao mau, para que te no desonre. Honra e proveito no cabem em saco estreito. Hora a hora, Deus melhora.

Horta sem gua, casa sem telhado, mulher sem amor e marido sem cuidado, de graa car o. Hspede e pescada, aos trs dias enfada. Imita a formiga e vivers sem fadiga. Indo por caminho recto, de longe se faz perto. Infeliz daquele rato que tem apenas um buraco. Inimigo batido ainda no vencido. Inimigo dividido meio vencido. Inimigo amigo tardio. Inverno de Maro e seca de Abril deixam o lavrador a pedir. Inverno laborioso, Vero venturoso. Ira de irmos, ira do diabo. Ir guerra ou casar, no se deve aconselhar. Ir l e ser tosquiado. Ir desta para melhor. Ir de vento em popa. Ir tudo por gua abaixo. Isso outra loia! J aqui no est quem falou. Janeiro fora, mais uma hora. Janeiro frio ou temperado, passa-o enroupado. Janeiro geoso, Fevereiro nervoso, Maro calmoso, Abril chuvoso e Maio ventoso faze m a ano formoso. Janeiro molhado, se no cria po, cria gado. Jogars, perders, furtars. Jogo e bebida, casa perdida. Judeus em Pscoas, mouros em bodas, cristos em pleitos gastam os seus dinheiros. Juiz piedoso faz o povo cruel. Julga o ladro que todos o so. Julga-se sempre o lobo maior do que ele . Junho abafadio, sai a abelha do cortio. Junho calmoso, ano famoso. Junho floreiro, paraso verdadeiro. Juntar-se a fome vontade de comer. Juntar-se se o til ao agradvel. Junta-te aos bons e sers como eles, junta-te aos maus e sers pior que eles. Juventude desordenada faz velhice atribulada. Juventude leviana faz a velhice desolada. Juventude sem fazer nada, velhice necessitada. Ladro endinheirado nunca morre enforcado. Ladro no rouba ladro. Ladro que no apanhado passa por honrado. Ladro que rouba a ladro tem cem anos de perdo. Lgrimas de mulher valem muito e custam-lhe pouco. Lgrimas de sermo e chuva de trovoada caem na terra e no valem nada. L me leve Deus, onde esto os meus. Laranjas em Janeiro, do que fazer ao coveiro. L vo os ps, onde quer o corao. Lavrador, antes sem orelhas que sem ovelhas. Leis sem penas, sinos sem badalos. Lembra-se mais o credor que o devedor. Lembra-te do futuro e o futuro se lembrar de ti. Lembra-te sogra, que foste nora. Lembra aos rapazes o que ao diabo esquece. Lenha verde mal se acende, quem muito dorme pouco aprende. Levanta-te s seis, almoa s dez, janta s sete, deita-te s dez, vivers dez vezes dez. Levar as mos s fogueiras a me das frieiras. Levar a sua cruz ao calvrio. Linda cara, meio dote. Lngua ajuizada sempre moderada.

Lngua comprida, mo curta. Lngua de mel, corao de fel. Lngua do maldizente e ouvido do que o ouve so irmos. Livra-te da fruta mal sazonada, que peste disfarada. Livra-te do homem que no fala e do co que no ladra. Livra-te dos ares, que eu te livrarei dos males. Lobo no come lobo. Lobo velho no cai em armadilha. Logo que Outubro venha, procura a lenha. Longas viagens, maiores mentiras. Longe da vista, longe do corao. Louca a ovelha que confia no lobo. Louco quem quer o que no pode haver. Louvor em boca prpria vituprio. Louvor humano puro engano. Lua tardinha, com seu anel, d chuva noite a granel. Lua deitada, marinheiro em p; lua em p, marinheiro deitado. Lua Nova setembrina, sete luas domina. Lua Nova trovejada, trinta dias molhada. Luar de Janeiro e amor o primeiro. Lua setembrina, para sete luados se inclina. Lugar de dia perdido, nunca preeenchido. Lugar ventoso, lugar sem repouso. Luta a onda com o rochedo, quem o paga o mexilho. Macaco velho no mete a mo em cumbuca. Macaco velho no pe p em galho seco. Madrasta, o nome lhe basta. Madruga e vers, trabalha e ters. Me, que casar? Filha, fiar, parir e chorar. Me uma vez, me para sempre. M galinha, mau ovo. Maio frio, Junho quente, bom po, vinho valente. Maio hortelo, muita parra e pouco gro. Maio me molhou, Maio me enxugou. Maio pardo, centeio grado. Maio pardo e ventoso faz o ano formoso. Maior fosse o dia, maior a romaria. Mais amor, menos confiana. Mais apaga a boa palavra que caldeira de gua. Mais caro o dado que o comprado. Mais chora quem faz mal do quem faz bem. Mais comem os olhos que a boca. Mais come um boi de uma lambida, que cem andorinhas. Mais dana a lngua do adulador que mo e espada do perseguidor. Mais dano fazem amigos nscios que inimigos descobertos. Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Mais depressa se bebe um trago do que se conta uma histria. Mais faz quem quer do que quem pode. Mais fere a m palavra que a espada afiada. Mais homens se afogam no copo que no mar. Mais lucra quem bem sabe calar do que quem bem sabe falar. Mais mata a gula que a espada. Mais perde em amizades quem mais teima nas verdades. Mais que as virtudes dos antepassados, vm frequentemente os vcios herdados. Mais quero asno que me leve, a cavalo que me derrube. Mais quer o menino me que o amima do que ao pai que o doutrina. Mais quero para os meus dentes que para os meus parentes. Mais ricos so os que no desejam que os que muito possuem. Mais se sabe por experincia que por aprender. Mais tem Deus para dar que o diabo para levar.

Mais tem o rico quando empobrece que o pobre quando enriquece. Mais vale a boa fama do que se deitar numa boa cama. Mais vale a sade que o dinheiro. Mais vale boa fama que dourada cama. Mais vale bom conselho que fortuna. Mais vale bom estmago que bom cozinheiro. Mais vale bom folgar que mau trabalhar. Mais vale cair em graa que ser engraado. Mais vale calar que mal falar. Mais vale deixar a ricos que pedir a pobres. Mais vale engenho que fora. Mais vale estragar sapatos que lenis. Mais vale experincia que cincia. Mais vale ficar solteiro que casar sem ter dinheiro. Mais vale filha mal casada que bem amancebada. Mais vale fome que fastio. Mais vale guardar que pedir. Mais vale inimigo sabedor do que amigo ignorante. Mais vale ir que mandar. Mais vale m avena que boa sentena. Mais vale magro no mato que gordo no papo do gato. Mais vale nada dizer, que dizer "nada". Mais vale o calar do mudo que o falar do mentiroso. Mais vale o pouco honrado que o muito roubado. Mais vale po hoje que galinha amanh. Mais vale pedir que roubar. Mais vale perder um gracejo que um amigo. Mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto. Mais vale pouco e acertado que muito e errado. Mais vale pouco e bom que muito e mau. Mais vale pouco mas certo que muito e incerto. Mais vale pouco que nada. Mais vale prevenir que remediar. Mais vale pronto recusar que falso prometer. Mais vale quem Deus ajuda do que quem muito madruga. Mais vale ruim pai que bom padrasto. Mais vale s-lo que parec-lo. Mais vale ser mulher de ningum que amante de algum. Mais vale solteiro andar que mal casar. Mais vale s que mal acompanhado. Mais vale suar que enfermar. Mais vale tarde que nunca. Mais vale toda a vida solteira que uma hora mal casada. Mais vale uma mo inchada que uma enxada na mo. Mais vale uma palavra antes que duas depois. Mais vale um bom amigo que parente ou primo. Mais vale um bom trabalhador que um mau mandador. Mais vale um cobarde vivo que um heri morto. Mais vale um corao sem palavras, que palavras sem corao. Mais vale um dia de amores que dez anos de Latim. Mais vale um gosto na vida que seis vintns na algibeira. Mais vale um pssaro na mo que dois a voar. Mais vale um pedao de po com amor que galinha com dor. Mais vale um que bem mande do que dois que bem faam. Mais vale um vizinho mo do que longe o nosso irmo. Mais vale vergonha na cara que mgoa no corao. Mal alheio no cura minha dor. Mal de amor no tem cura. Mal de muitos consolo . Mal fechado, mal guardado.

Mal finge quem quer bem. Mal haja quem de mim mal diz, mais quem mo traz ao nariz. Mal me querem as comadres por lhes dizer as verdades. Mal no fazer, e medo no ter. Mal no julga quem mal no cuida. Mal pensa quem no repensa. Mal por mal, antes cadeia que hospital. Mal por mal, antes justia que misericrdia. Mal que no tem cura: a velhice e a loucura. Mal que se ignora, corao que no chora. Mal te aconselha quem do trabalho te afasta. Mal vai a Beira se antes dos Santos no mi a ribeira. Manda a santa religio, coar onde h comicho. Manda e faz, servido sers. Manda quem pode, obedece quem deve. Manhs de Abril, boas de andar e doces de dormir. Mo de mestre no suja ferramenta. Mos frias, corao quente, amor para sempre. Mos generosas, mos poderosas. Mos que no dais, porque esperais? Mos quentes, corao frio, amor vadio. Mar calmo no faz bom marinheiro. Maro chuvoso, S. Joo farinhoso. Maro marcago, manh de Inverno e tarde de Vero. Ms suspeitas destroem as verdades. Mata a sede terra e ela te matar fome. Mau desejar sem trabalho. Mau o rico avarento, mas pior o pobre soberbo. Mau quem de todos descr. Mau ter os olhos maiores que a barriga. Mau pai, mau marido. Mau po, no o comas nem o ds a teu irmo. M vizinha porta pior que lagarta na horta. Meias, s para os ps. Meia vida a candeia; e po e vinho a outra meia. Melhoram-se as plantas pela cultura e o homem pela educao. Melhor alguma coisa que nada. Melhor chorar com os sbios que rir com os nscios. Melhor po duro, que figo maduro. Melhor pobre e alegre que rico e melanclico. Melhor sabe descansar depois de muito trabalhar. Mel novo, vinho velho. Mel, se o achaste, come o que baste. Menino amimalhado, mal dobrado. Mente bem quem de longe vem. Ms de Maio, ms das flores, ms de Maria, ms dos amores. Mesmo a casa de teu irmo no vs cada sero. Mestre manda, aprendiz faz. Metade do pagamento o agradecimento. Meter o nariz onde no chamado. Migalhas tambm so po. Mil amigos, pouco; um inimigo, de mais. Missa e pimento so fraco alimento. Misturar alhos com bogalhos. Moa com velho casada como velha se trata. Moa gabada, moca estragada. Moa que entristece, de amor adoece. Moas, chitas e fitas, no h feias nem bonitas. Mocidade desprevenida, velhice arrependida. Mocidade ociosa, velhice vergonhosa.

Morra Marta, morra farta. Morrer por morrer, morra o meu pai que mais velho. Morte desejada, vida dobrada. Morte desejada, vida prolongada. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Muita confiana, pouco respeito. Muita parra, pouca uva. Muitas vezes a boca ri, enquanto o corao chora. Muitas vezes paga o justo pelo pecador. Muitas vezes sob um fato vil se encontra um corao gentil. Muito ameaa quem de medroso no passa. Muito amor, muito perdo. Muito atura quem precisa. Muito come o tolo, mas mais tolo quem lho d. Muito d quem d o que pode. Muito dar tambm di. Muito falar, muito errar. Muito filho, me gulosa. Muito ganha quem no joga. Muito longe vai quem no sabe para onde vai. Muito padece quem ama. Muito pior que um inimigo um falso amigo. Muito pouco sabe quem muito se gaba de saber. Muito prometer, sinal de pouco dar. Muito riso, pouco siso. Muito sabe a raposa, mas quem a apanha sabe mais. Muitos amigos, em geral, e um, em especial. Muitos conhecidos, poucos amigos. Muito se engana quem julga. Muito se gasta, que a metade basta. Muitos so os chamados e poucos os aproveitados. Muitos tm pouco, poucos tm muito. Muito tendes, muito vales; nada tendes, nada vales. Mula que faz him e mulher que sabe Latim raramente tm bom fim. Mulher beata, mulher velhaca. Mulher beata, pobre que muito reza e homem muito corts, fugir de todos trs. Mulher boa, ave rara. Mulher, cavalo e co no se emprestam nem se do. Mulher de bom recado, enche a casa at ao telhado. Mulher de buo, nem qualquer um lhe apalpa o pulso. Mulher de janela, diz de todos e todos dela. Mulher de nariz arrebitado, levada do diabo. Mulher de plo na venta, nem o diabo a aguenta. Mulher doente, mulher para sempre. Mulher e co de caca procurai-os pela raa. Mulheres e ferramentas de corte, acertar com elas uma sorte. Mulheres e gatos no tm pressa, enquanto fazem a toilette. Mulheres e sardinhas, querem-se pequeninas. Mulher formosa, doida ou presunosa. Mulher honrada deve ser calada. Mulher honrada no tem ouvidos nem olhos. Mulher que a dois ama, aos dois engana. Mulher que assobia, seu homem comia. Mulher que bem se arreia nunca feia. Mulher que muito bebe, tarde paga o que deve. Mulher que sabe obedecer em casa reina a valer. Mulher sabida mulher perdida. Mulher sardenta, mulher rabugenta. Mulher sem vergonha, pior que peonha. Mulher sria no tem ouvidos.

Na boa cabea nunca faltam chapus. Na boca do mentiroso, o certo faz-se duvidoso. Na cadeia e no hospital, todos temos um lugar. Na casa manda ela, mas nela mando eu. Nada cura como o tempo. Nada duvida quem nada sabe. Nada enfurece tanto o homem como a verdade. Nada h de mais eloquente que uma bolsa bem quente. Nada h mais certo na vida que a prpria morte. Nada se faz sem tempo. No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho. No acendas um fogo que no podes apagar. No achars um avarento que no viva num tormento. No adianta chorar depois do leite derramado. No batas mais no ceguinho. No bate a bota com a perdigota. No bebas coisa que no vejas, no assines papel que no leias. No cantar vitria antes do tempo. No cavalgues em potro nem gabes tua mulher a outro. No compres o que no precisas, por mais barato que seja. No contes com o ovo no cu da galinha. No cries galinha onde a raposa mora, nem creias em mulher que chora. No d quem tem, seno quem quer bem. No dar o brao a torcer. No dar ponto sem n. No deitar foguetes antes da festa. No deixes para amanh o que podes fazer hoje. No desejes mal a ningum, que o teu pelo caminho vem. No ds o dedo ao vilo, que te tomar a mo. No ds prolas a porcos. No digas ao velho que se deite nem ao menino que se levante. No digas tudo o que sabes, no acredites em tudo o que ouves. No diz coisa com loisa. No dizer uma para a caixa. No com vinagre que se apanham moscas. No o hbito que faz o monge. No pobre o que tem pouco, mas o que muito cobia. No por a que o gato vai s filhos. No sisudo o juiz que tem jeito no que diz e no acerta no que faz. No esperes dos outros o que podes fazer sozinho. No est mais aqui quem falou. No faas aos outros o que no queres que te faam a ti. No faas nada hoje que te envergonhe amanh. No h amigo nem irmo, no havendo dinheiro na mo. No h amor como o primeiro. No h atalho para o xito. No h ausentes sem culpas, nem presentes sem desculpas. No h bem que sempre dure nem mal que se no acabe. No h bom que no possa ser melhor, nem mau que no possa ser pior. No h carne sem osso, nem fruta sem caroo. No h casamento sem choro, nem funeral sem riso. No h como a mulher para fazer do homem quanto quer. No h domingo sem sol, nem noiva sem lenol. No h fome que no traga fartura. No h fumo sem fogo. No h galinha gorda por pouco dinheiro. No h gosto sem desgosto. No h lenha como o azinho, nem carne como o toucinho. No h louco sem acerto nem sbio sem loucura. No h madeira sem ns.

No h maior prova de delito que o papel escrito. No h melhor espelho que amigo velho. No h melhor juiz que o tempo. No h melhor parente que amigo fiel e prudente. No h moo doente nem velho so. No h mortrio sem pranto nem casrio sem canto. No h onde o filho fique bem como no colo da me. No h pecado sem perdo. No h pior cego que aquele que no quer ver. No h prazer sem amargura. No h proveito sem custo. No h que fiar em Deus, no tempo de Inverno. No h quinze anos feios. No h regra sem excepo. No h rico que no possa receber nem pobre que no possa dar. No h rosa sem espinhos nem amor sem cimes. No h sbado sem sol, nem domingo sem missa, nem segunda sem preguia. No h sbio nem doutor que de louco no tenha um pouco. No meas todos pela mesma bitola. No me ds que fazer, d-me que comer. No metas a foice em seara alheia. No metas dinheiro em saco sem veres se tem buraco. No ofende quem quer, mas quem pode. No pede louvor quem o merece. No perguntes ao taberneiro se o seu vinho bom. No ponhas todos os ovos dentro do mesmo cesto. No receia dar brado quem tem a lei pelo seu lado. No sabe governar quem a todos quer contentar. No sabe mandar quem no sabe obedecer. No saber da missa a metade. No saber mau, no querer saber pior. No se afoga no mar quem por l no andar. No se caam lebres tocando tambor. No se canta bem se do corao no vem. No se deve bater na mulher nem com uma flor. No se deve despir um santo para vestir outro. No se fazem omeletas sem ovos. No se pescam trutas com bragas enxutas. No se pode agradar a gregos e a troianos. No se pode beber e assobiar. No se pode tocar o sino e ir na procisso. No se pode viver sem amigos. No sers bem amado, se s contigo tens cuidado. No se ria o roto do esfarrapado. No sujes a gua que hs-de beber. No te abaixes por pobreza, nem te levantes por riqueza. No te fies em cantigas nem fales de raparigas. No te fies em cu estrelado, nem em amigo reconciliado. No te fies em mulher que no fala e co que no ladra. No te metas a comprar o que no possas pagar. No ter eira nem beira, nem raminho na figueira. No ter papas na lngua. No ter ponta por onde se lhe pegue. No tira bom resultado, quem vai aonde no chamado. No trocar o certo pelo duvidoso. No v o Diabo tec-las. Na primeira todos caem; na segunda, cai quem quer; na terceira, s cai quem tolo. Nariz de co e eu de gente, nunca est quente. Nasce erva em Maro, ainda que lhe dem com o mao. Nas costas dos outros v as tuas.

Na Semana de Ramos lava os teus panos, que na da Paixo lavars ou no. Nas mulheres, acaba a amizade onde comea a rivalidade. Nas mulheres, pelejam mais as lnguas que os braos. Nas ocasies que se conhecem os amigos. Natal em casa, Pscoa na praa. Na terra onde fores viver, faz como vires fazer. Na vida nem tudo so rosas. Nem a camisa seja ciente do que a tua alma sente. Nem amigo reconciliado, nem duas vezes guisado. Nem aquece, nem arrefece! Nem come nem deixa comer! Nem contes com parentes, nem dividas com ausentes. Nem mula manca h-de sarar nem mulher m se h-de emendar. Nem na mesa sem comer, nem na igreja sem rezar, nem na cama sem dormir, nem na f esta sem danar. Nem oito nem oitenta! Nem o pai morre, nem a gente almoa! Nem sempre o que parece . Nem sempre os fins justificam os meios. Nem s de po vive o homem. Nem tanto ao mar nem tanto terra. Nem to formosa que mate, nem to feia que espante. Nem todas as lgrimas vm do corao. Nem todas as verdades se dizem. Nem todos os que usam o cavalo so cavaleiros. Nem todos os que vo guerra so soldados. Nem tudo o que luz oiro, nem tudo o que alveja prata. Nem tudo o que luz oiro, nem tudo o que brilha prata. Nem tudo o que vem rede peixe. Nem tugiu, nem mugiu. Nem um dedo faz a mo, nem uma andorinha faz o Vero. Nesta vida caduca, quem no trabalha no manduca. Neste mundo cansado, no h bem completo nem mal acabado. Neste mundo mesquinho, quando h para o po no h para o vinho. Ningum aponte faltas com o dedo sujo. Ningum cria fama, deitado na cama. Ningum deve mandar, se no aprendeu a obedecer. Ningum diga: "desta gua no beberei...". Ningum bom juiz em causa prpria. Ningum obrigado a fazer o que no pode. Ningum profeta em sua terra. Ningum est contente com a sua sorte. Ningum est to mal que no possa estar pior. Ningum fica para semente. Ningum foge ao seu destino. Ningum gosta de estar preso. Ningum larga sem dor o que possui com amor. Ningum nasce ensinado. Ningum perde o que no tem. Ningum pode ser julgado duas vezes pelo mesmo erro. Ningum quer do indigente ser primo nem parente. Ningum quer ser velho nem morrer novo. Ningum sabe ser filho, seno quando chega a pai. Ningum se embebeda com vinho da sua adega. Ningum se envergonhe de perguntar o que no sabe. Ningum se meta no que no sabe. Ningum se meta onde no chamado. Ningum ser bom senhor se no for bom servidor. No Carnaval ningum leva a mal. No dar e no tomar, cuidado no enganar.

No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho. No dia de S. Martinho, vai adega e prova o vinho. No dia em que te casas, ou te matas ou te curas. No Entrudo, vale tudo. Noivado prolongado acaba desmanchado. No jogo se perde o amigo e se ganha o inimigo. No lar onde no h crena, aparece a desavena. No meio que est a virtude. No melhor pano cai a ndoa. No poupar que est o ganho. No quente que se cura a gente. No que tiveres de pagar, no te faas demorar. No riso o doido conhecido. No S. Joo a sardinha pinga no po. Nossa Senhora de Maro, traz o cestinho no brao. No tempo do cuco, tanto est molhado como enxuto. Notcia ruim corre depressa. No vinho, na ira e na criana encontra-se sempre a verdade. Novo rei, nova lei. Novos tempos, novos costumes. Nunca Deus fecha uma porta que no abra outra. Nunca demasiado tarde para um bom arrependimento. Nunca esperes que teu amigo faa o que tu puderes. Nunca tarde para amar. Nunca tarde para aprender. Nunca tarde para o bem. Nunca falta rei que nos governe nem papa que nos excomungue. Nunca falta testo para uma panela. Nunca falta um chinelo velho para um p manco. Nunca fiar de quem uma vez te enganar. Nunca o invejoso medrou, nem quem beira dele morou. O amigo conhece-se na hora da angstia. O amor de Carnaval morre na Quaresma. O amor de me cego. O amor e a f, nas obras se v. O amor cego, mas v. O amor como a Lua; quando no cresce mingua. O amor como as crianas; comea a brincar e acaba a chorar. O amor no escolhe idades. O amor, no velho, traz culpa, e no mancebo, fruto. O arrependimento lava a culpa. O asno aguenta a carga, mas no a sobrecarga. O avarento jamais ser rico. O avarento onde tem o tesouro tem o entendimento. O avarento rico no tem parente nem amigo. O bacalhau quer alho. O barato sai caro. Obedece, sabers mandar. O bem que se faz nunca foi perdido. O bem que se faz por temor no tem durao nem valor. O bem s conhecido depois de perdido. O bom filho casa torna. O bom fruto vem de boa semente. O bom ganhar faz o bom gastar. O bom gosto no se ensina. O bom mestre faz o bom discpulo. O bom modo e o bom falar, a todos agrada, sem nada custar. O bom no quer mal ao mau. O bom pai ame-se, e o mau sofra-se. O bom por si se gaba.

O bom senso o travo dos sonhos. O bom vinho alegra o corao. O bom vinho arruina a bolsa, e o mau o estmago. O bom vinho faz bom sangue. O bom vinho por si fala. Obra apressada, obra estragada. O brao quer peito e a perna quer leito. O burro carrega o vinho e bebe gua. O burro sempre burro, mesmo com uma albarda de seda. O caminho mais curto nem sempre o mais a direito. O campo da preguia est cheio de urtigas. O cntaro tantas vezes vai fonte que um dia l deixa a asa. O co e o menino vo para onde lhe fazem o miminho. O carcter verdadeiro no se avilta por dinheiro. O caro barato e o barato sai caro. O casamento pesa muito e descansa pouco. O castigo tarda, mas no falta. O cime irmo do amor, como o demnio irmo dos anjos. O cime infindo s vezes acorda quem est dormindo. O comer e o coar vo do comear. O conselho dos sbios a providncia dos povos. O corao uma criana, deseja tudo o que v. O corao tem razes que a prpria razo desconhece. O crime no compensa. O criminoso volta sempre ao local do crime. O demnio ensina a roubar, mas no a esconder. O demnio, onde no puder meter a cabea, pe a cauda. O demnio, quando for velho, faz-se eremita. O descuido a morte do artista. O destino a Deus pertence. O dever acima de tudo. O Diabo faz com uma mo e desfaz com a outra. O Diabo no tem sono. O Diabo nem sempre est atrs da porta. O Diabo sabe muito, porque velho. O Diabo tece-as. O diligente ganha a sua vida, o preguioso rouba-a. O dinheiro abre todas as portas O dinheiro cala a verdade. O dinheiro chega devagar e parte a galope. O dinheiro compra po, mas no compra gratido. O dinheiro a medida de todas as coisas. O dinheiro a mola real. O dinheiro bom companheiro, mas mau conselheiro. O dinheiro bom de gastar e mau de ganhar. O dinheiro fez-se para gastar. O dinheiro no compra a felicidade. O dinheiro no consente faltas. O dinheiro no mata a fome. O elogio mais bem merecido o do nosso inimigo. O faminto no morre de fastio. Ofende os bons quem poupa os maus. Oferecer e no dar dever e no pagar. Oficial do teu ofcio teu inimigo . O fim justifica os meios. O fogo e a gua so maus amos e bons criados. O fogo no corao atira o fumo para a cabea. O fruto proibido o mais apetecido. O futuro a Deus pertence. O hbito faz lei.

O hbito no faz o monge. O homem de sete ofcios nem por isso chega a rico. O homem pe e Deus dispe. O homem prudente vale mais que o valente. O ignorante a todos repreende e mais fala do que menos entende. O inferno est cheio de boas intenes. O inferno est cheio de talentos, o paraso est cheio de virtudes. O invejoso morreu de indigesto, quando os outros comiam muito. Olha o que te do, para saberes o que hs-de dar. Olha para o que eu digo e no olhes para o que eu fao. Olhar para a noiva no mata a sede. Olho por olho, dente por dente. Olho que v, mo que pilha. Olhos que no vm, corao que no sente. Olho vivo e p ligeiro! O mal feito noite, de dia aparece. O mal que no tem cura a loucura. O marido sem afecto como uma casa sem tecto. O mau cr nas maldades e o bom, nas virtudes. O medroso at da sombra tem medo. O mel doce, mas a abelha pica. O melhor bocado o do fim. O melhor bocado o furtado. O melhor mdico o que se procura e se no encontra. O melhor meio de ganhar poupar. O melhor travesseiro uma conscincia tranquila. O menino engorda para crescer e o velho para morrer. O menino e o escaravelho sua me parecem de oiro. O mentir exige memria. O meu criado criado tem; quando eu o mando, manda ele tambm. O milagre acreditar nele. O mundo uma bola e quem anda nele que se amola. O mundo um palco e ns somos os actores. Onde a razo se no ouve, tolo quem se no cala. Onde comem dois, comem trs. Onde entra o vinho, sai a razo. Onde h erro, h emenda. Onde h fumo, h fogo. Onde h galo, no canta galinha. Onde manda o amor, no h outro senhor. Onde o patro dorme, ressonam os criados. Onde sobeja a gua, falta a sade. O ptimo inimigo do bom. O ouro abre as portas da terra e a virtude as do cu. O pagar e o morrer, o mais tarde que puder ser. O po pela cor e o vinho pelo sabor. O parvo, se calado, por sbio reputado. O passado d saudades, o presente dissabores e o futuro receios. O patro indulgente torna o servo negligente. O pensar livre, mas o falar exige prudncia. O pobre pode ir sem esmola, mas no vai sem resposta. O pote tanto vai bica, que um dia l fica. O pouco basta e o muito se gasta. O precisar ensina a rezar. O prometido devido. O prudente tudo h-de provar, antes de armas tomar. O que abusa do poder tarde ou cedo o perde. O que a mulher quer, Deus o quer. O que noite se faz, de manh aparece. O que arde cura e o que aperta segura.

O que arma a esparrela muitas vezes cai nela. O que a uns cura, a outros mata. O que bom depressa acaba. O que bom para se ver. O que de mais aborrece. O que doce nunca amargou. O que duro de passar bom de lembrar. O que meu meu e o que teu nosso. O que nosso nossa mo vem ter. O que est escrito faz lei. O que existe sempre aparece. O que faz falta animar a malta. O que l vai, l vai. O que mais custa, melhor sabe. O que muito vale muito custa. O que no custa no lustra. O que no duvida nada sabe. O que no agradecido, no bem nascido. O que no mata, engorda. O que no se faz de uma vez, faz-se em duas ou trs. O que no tem remdio, remediado est. O que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. O que o bero d, a tumba o leva. O que o Diabo d, o Diabo o leva. O que o jogo d, o jogo leva. O que o marido probe, a mulher o quer. O que os olhos no vem, o corao no sente. O que ouvires dos outros, escuta de ti. O que passou, passou. O que reparte toma a melhor parte; e se o no faz tolo ou no tem arte. O que sabe recear, sabe ponderar. O que se d ao rato, d-se ao gato. O que se ouve no lar, diz-se ao luar. O que tem a ver o cu com as calas? O que tem de ser tem muita fora. O rabo o mais difcil de esfolar. O rei nasce e o homem faz-se. O saber no ocupa lugar. Os amigos dos meus amigos, meus amigos so. Os amigos so para as ocasies. O so ao doente, em regra mente. Os bons conselhos so sempre amargos. Os ces ladram, a caravana passa. O segredo a alma do negcio. O segredo bom conselheiro, o melhor estar calado e aguardar primeiro. O segredo melhor guardado o que a ningum revelado. O seguro morreu de velho. O seu a seu dono. Os extremos tocam-se. Os factos so frutos, as palavras so flores. Os filhos da minha filha meus netos so, os da minha nora sero ou no. Os gostos no se discutem. Os homens conhecem-se pelas palavras e os bois pelos cornos. Os homens inteligentes mudam de opinio, os burros no. Os homens mostram a sua superioridade por dentro; os animais, por fora. Os homens no se medem aos palmos. Os homens sobem por ambio e por ela vm ao cho. O silncio de ouro. O sofrimento um bom mestre. Os olhos fizeram-se para ver e no para dormir.

Os olhos so o espelho da alma. O Sol quando nasce para todos. Os pecados da juventude pagam-se na velhice. Os soldados combatem, mas os heris sero os reis. Os sonhos dos gatos passam-se sempre na cozinha. Os ltimos sero os primeiros. O tempo a tudo d remdio. O tempo e a honra, uma vez perdidos, nunca mais se recuperam. O tempo dinheiro, o resto conversa. O tempo tudo cura, menos velhice e loucura. O trabalho do menino pouco, mas quem o no aproveita louco. O trabalho a fonte de todas as riquezas. O trabalho enriquece, a preguia empobrece. O trabalho no mata ningum. Ou entra mosca ou sai asneira. O ltimo a rir o que ri melhor. O ltimo que vier come do que trouxer. Ou sim ou sopas! O til junta-se ao agradvel. Outros tempos, outros ventos. Ou vai ou racha! Ouvir prata, calar ouro. O velho que de si cura, cem anos dura. O ventre sacia-se; os olhos, no. O vinagre e o limo so meio cirurgio. O zombar no tem resposta. Paga o justo pelo pecador. Paga o que deves e poupa o que fica. Paga o que deves, sabers com quanto ficas. Pai avarento, filho prdigo. Pai ganhador, filho gastador. Pai impertinente faz o filho desobediente. Pai no tiveste, me no temeste, diabo te fizeste. Pai rico, filho nobre, neto pobre. Palavra puxa palavra. Palavras no custam dinheiro. Palavras no enchem barriga. Palavras sem obras so tiros sem balas. Palhas ao palheiro, meninas ao candeeiro. Pancadinhas de amor no doem. Panela mexida por muitos no presta. Po po, queijo queijo. Po proibido abre o apetite. Po quente: nem a so nem a doente. Po que sobre, carne que baste, vinho que farte. Papagaio velho no aprende a falar. Para a donzela honesta, o trabalhar festa. Para a fome no h po duro. Para a frente que o caminho. Para a missa e para o moinho, no esperes pelo teu vizinho. Para amor de madrasta, o nome lhe basta. Para baixo, todos os santos ajudam. Para boa vida levar, ver, ouvir e calar. Para bom entendedor, meia palavra basta. Para bom mestre, no h m ferramenta. Para colher, preciso semear. Para curar um amor, s outro grande amor. Para grandes males, grandes remdios. Para l do Maro, mandam os que l esto. Para morrer, basta estar vivo.

Para o filho, um bom conselho, o pai servir-lhe de espelho. Para o homem prudente, os conselhos so inteis. Para o mau oficial nenhuma ferramenta presta. Para onde o corao se inclina, o p caminha. Para o prudente, uma palavra suficiente. Para os entendidos, acenos lhes bastam. Para p de pobre, qualquer calado serve. Para quem compra, amanhece; para quem vende, anoitece. Para quem , bacalhau basta. Para quem est perdido, todo o mato caminho. Para quem trabalha, fez Deus o descanso. Parar morrer. Para saber mal, antes no saber. Para saber no basta ler; preciso viver e ver. Para seres pobre sem Deus querer, mete trabalhadores e no os vs ver. Para trs mija a burra! Para tudo h remdio, menos para a morte. Para tudo h uma soluo. Parecer sem ser, fiar sem tecer. Parir dor, criar amor. Pscoa alta, chumbo na malta. Passada a chuva, esquece-se o guarda-chuva. Passada a festa, esquece-se o santo. Passa o tempo e a morte vem; afortunado a quem fez bem. Passar a mo pelo plo. Passar as passas do Algarve. Passarinhos e pardais, todos querem ser iguais. Pssaro que no canta tem n na garganta. Pssaros de arribao, to depressa esto como vo. Pssaro velho no entra na gaiola. Patro fora, dia santo na loja. Ptria, lngua e religio, o nascimento que as d. Pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. Pecado confessado meio perdoado. Pedido recusado, nunca mais perdoado. Pedir a avarento cavar no mar. Pedra que rola no cria limo. Peixe no puxa carroa. Pela Assuno, cada pinga vale um tosto. Pela boca morre o peixe. Pela obra se conhece o obreiro. Pelejas de namorados so amores renovados. Pelo amor se ganha o cu. Pelo co, se respeita o patro. Pelo dedo se conhece o gigante. Pelo falar que a gente se entende. Pelos amores novos se esquecem os velhos. Pelos efeitos se conhecem os afectos. Pelos frutos se conhece a rvore. Pelo S. Joo deve o milho cobrir o rabo do co. Pelo S. Martinho, lume, castanhas e vinho. Pelo S. Martinho vai adega e prova o teu vinho. Pelo S. Mateus no a peas a Deus (chuva). Pelos maus se perdem os bons. Pelos Santos, neve nos campos. Pelo tempo do cuco, de manh molhado e tarde enxuto. Pelo teu corao julga o teu irmo. Pensando no melhor, tornamo-nos melhores. Pequeno machado derruba grande rvore. Perca-se tudo menos a fama.

Perdendo tempo, no se ganha dinheiro. Perde o soberbo a vista e o ingrato a memria. Perder uma batalha no perder a guerra. Perde-se o velho por no poder e o novo por no saber. Perdida a vergonha, no valem castigos. Perdido por cem, perdido por mil. Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe. Perdoar uma vez, mas no trs. Pergunta e sabers. Perguntando se chega a Roma. Perguntar lcito, responder cortesia. Perguntar no ofende. Peso e medida governam a vida. Picam os indiscretos mais do que os insectos. Pior a emenda que o soneto. Pior cego o que no quer ver; pior surdo o que no quer ouvir. Pior fingido amigo que declarado inimigo. Pobre e namoradeira, toda a vida solteira. Pobre quem no sabe fazer nada. Pobre no quem pouco tem, mas quem cobia o muito a algum. Pobrete mas alegrete. Pobreza e alegria nunca dormem numa cama. Pobreza inimiga da virtude. Pobreza no vergonha. Pobreza no vileza. Poda curta, vindima longa. Podar em Marco ser madrao. Pode dormir quem tem uma dor; mas no dormir um devedor. Pode levar-se um cavalo gua, mas no se consegue obrig-lo a beber. Pode viver-se sem irmos, mas no sem amigos. Por afeio te casaste, a trabalho te entregaste. Por amor dos santos se adoram os altares. Por amor, tudo se acaba. Por bem fazer, mal haver. Por casa nem por vinha, no cases com mulher parida. Por falta de um alho, no se h-de perder o molho. Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura. Por mais que o amor se encubra, mal se dissimula. Por mal, no se leva um portugus; por bem, levam-se dois ou trs. Por mau vizinho, no desfaas teu ninho. Por morrer uma andorinha, no acaba a Primavera. Por muito madrugar, no amanhece mais cedo. Por muito que queira Julho ser, pouco h-de chover. Pr o carro frente dos bois. Pr os pontos nos is. Por riqueza, no te exaltes; por pobreza, no te rebaixes. Por Santo Andr, todo o dia noite . Por Santo Urbo, gavio na mo. Por So Clemente ala a mo da semente. Por So Gil aduba teu candil. Por So Martinho, nem favas nem vinho. Por So Vicente toda a gua quente. Por sete que sabem cantar, h um que sabe falar. Por trs dias de ralhar, ningum deixe de casar. Por um cravo se perde um cavalo. Por uns pagam os outros. Pouco aprende quem muito dorme. Pouco di o mal alheio. Pouco manda quem quer que muito lhe obedeam. Pouco veneno no mata.

Poupa-se no farelo e gasta-se na farinha. Poupai o vosso, no mendigareis o alheio. Poupa na cozinha e aumentars a tua casinha. Poupa o teu vintm, sers um dia algum. P'ra vilo, vilo e meio. Preso por ter co, preso por no ter. Presuno e gua benta, cada qual toma a que quer. Primeiro a obrigao, depois a devoo. Primeiro os dentes, depois os parentes. Procura a honra, no as honras. Promessas no pagam dvidas. Prometer mundos e fundos. Prometido devido. Prudente saber calar, at ser tempo de falar. Quando a cabea no tem juzo, o corpo que paga. Quando a esmola grande, o santo desconfia. Quando a fonte seca que a gua tem valor. Quando a misria entra pela porta, a virtude sai pela janela. Quando bebes a gua, pensa na nascente. Quando chove na Ascenso, at as pedrinhas do po. Quando Deus d, para todos. Quando Deus fecha uma janela, abre uma porta. Quando Deus no quer, os santos no ajudam. Quando dois burros zurram, um baixa as orelhas. Quando velho o co, se ladra porque tem razo. Quando fala a inocncia, fala a verdade. Quando falta o dinheiro, falta tudo. Quando h obrigaes, no h devoes. Quando h santos novos, desprezam-se os velhos. Quando h vento, no h bom tempo. Quando manda o apetite, paga a bolsa. Quando no chove em Fevereiro, nem bom prado nem bom centeio. Quando no chove por S. Mateus, por milagre de Deus. Quando o amo gluto, passam fome o criado e o co. Quando o dinheiro bate, todas as portas se abrem. Quando o elefante est em dificuldade, at as rs lhe do coices. Quando o ganho fcil, a despesa louca. Quando o mal de nao, nem a poder de sabo. Quando o mar bate na rocha, quem se lixa o mexilho. Quando o mar est calmo, qualquer um pode ir ao leme. Quando o mdico piedoso, est o doente perigoso. Quando o mestre canta, boa vai a obra. Quando o orgulho grita, o amor cala-se. Quando o sbio aponta para a Lua, o tonto olha para o dedo. Quando os cus choram, a terra ri-se. Quando os doentes bradam, os mdicos ganham. Quando os elefantes lutam, quem sofre o capim. Quando os favores acabam, comea a ingratido. Quando o vinho desce, as palavras sobem. Quando tosse o prior, bom o sermo. Quando um cego leva a bandeira, ai de quem vai atrs. Quando um pai demasiado bom, os filhos no o so. Quando um perde, outro ganha. Quando vem a glria, vai-se a memria. Quando vivem muito tempo juntos, os animais acabam por se amar e os homens por s e odiar. Quanto maior a nau, maior a tormenta. Quanto maior a riqueza, maior a ambio. Quanto maior a ventura, menos segura. Quanto mais alta a paixo, mais baixa a razo.

Quanto mais alto se sobe, maior queda se d. Quanto mais aprendo, menos sei. Quanto mais barato est o po, melhor canta o corao. Quanto mais canhoto, mais maroto. Quanto mais cedncia, mais exigncia. Quanto mais conheo os homens, mais gosto dos animais. Quanto mais depressa, mais devagar. Quanto mais h, mais se gasta. Quanto mais me bates, mais gosto de ti. Quanto mais mdicos, mais molstias. Quanto mais olho menos vejo. Quanto mais pequenas so as mentes, maiores os preconceitos. Quanto mais se tem, mais se quer. Quanto mais uma coisa vedada, tanto mais desejada. Quanto mais vivemos, mais aprendemos. Quanto menos se pensa mais se fala. Quanto sabes, tanto vales. Quase todos os nossos pesares vm dos nossos pensares. Quatro olhos vem mais do que dois. Quem acerta no casar nada lhe falta acertar. Quem a dois senhores quer servir, a um h-de mentir. Quem adormece a dizer mal acorda caluniado. Quem alegre se levanta, todo o dia canta. Quem ama a mulher casada traz a vida emprestada. Quem ama o feio, bonito lhe parece. Quem ama, o longe faz perto. Quem ameaa de longe, cala-se depois quando est perto. Quem ameaa sua ira gasta. Quem mesa alheia come, janta e ceia com fome. Quem anda chuva, molha-se. Quem anda com lobos, aprende a uivar. Quem anda de capote no Vero, ou pobre ou ladro. Quem ao longe vai casar ou se engana ou vai enganar. Quem ao moinho vai, enfarinhado sai. Quem ao perigo corre nele morre. Quem a si teme, nada mais tem a temer. Quem a tolo pede conselho ainda mais tolo do que ele. Quem bebe e canta seu mal espanta. Quem bem ama bem castiga. Quem bem manda, ser bem obedecido. Quem bem nada no se afoga. Quem bem ouve bem responde. Quem bem quer, de longe v. Quem bem trabalhou, melhor descansou. Quem boa cama fizer nela se deitar. Quem boceja no pode mentir: ou tem fome ou quer dormir. Quem brinca com o fogo, queima-se. Quem brinca com o gato, no se queixe se arranhado. Quem burro nasce, burro morre. Quem c fica come e bebe, e a paixo logo se vai. Quem cala consente, mas nem sempre. Quem caminha por atalhos, nunca se livra de trabalhos. Quem canta antes do almoo, chora antes do sol posto. Quem canta no assobia. Quem canta seu mal espanta. Quem casa a correr, toda a vida tem para se arrepender. Quem casa filha depenado fica. Quem casa no pensa, quem pensa no casa. Quem casa por amores sempre vive com dores. Quem casa quer casa.

Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem

ceia e logo se vai deitar, m noite h-de passar. ceia vinho almoa gua. com guas se cura pouco dura. come a carne que roa os ossos. comea mal, acaba pior. come tudo num dia, no outro assobia. com o Diabo se deita com o Diabo amanhece. com porcos se mistura, farelo come. compra e vende, l se entende. compra o que no pode vende o que no deve. compra sem poder, vende sem querer. conta com a panela alheia, arrisca-se a ficar sem ceia. conta um conto sempre acrescenta um ponto. corre por gosto no cansa. d antes da morte ter m sorte. d aos pobres empresta a Deus. d e torna a tirar ao inferno vai parar. d o po, d a educao. d o po sem castigo no vai ao paraso. d o que pode, a mais no obrigado. d para receber no d. deixa de ser amigo porque nunca o foi. deixa o certo pelo incerto, nas coisas do mundo pouco esperto. demanda tiver no come quando quer. de novo bonitinho, de velho tem um jeitinho. de novo no morrer, de velho no escapa. desdenha quer comprar. deu dar, quem pediu pedir. deve no tem razo. diz a verdade no merece castigo. diz o que quer, ouve o que no quer. dorme com criana, acorda molhado. dos outros fala e murmura, pouco pensa e muito se aventura. doutro se compadece, de si se lembra. do vinho amigo, de si prprio inimigo. duvida no se engana. economiza os minutos, ganha as horas. difamado meio enforcado. infeliz cai de costas e quebra o nariz. em Maio no merenda, aos finados se encomenda. em novo no trabalha, em velho dorme numa palha. empresta a um amigo, cobra a um inimigo. encomendou o sermo que o pague. envelhece, arrefece. pobre no tem vcios. erra e se emenda, a Deus se encomenda. escorrega tambm cai. espera da mo alheia, mal janta e pior ceia. espera, desespera. espera por sapatos de defunto, toda a vida anda descalo. espera sempre alcana. est a bem com Deus, est a bem com todos. est dentro que sabe o que vai pelo convento. estraga velho, paga novo. vivo sempre aparece. fala assim no gago. fala com os olhos fechados quer ver os outros enganados. fala o que quer, ouve do que no quer. faz a vontade a sua mulher tome o que vier. faz bem ao ingrato, compra caro e vende barato.

Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem

faz mal, espere outro tal. faz o que pode, a mais no obrigado. faz o que pode, faz o que deve. fia e tece, bem lhe parece. filhos tem ao lado, no morre enfastiado. fizer a cama bem feita, melhor nela se deita. foi ao ar perdeu o lugar, e quem foi ao vento perdeu o assento. foi ao mar, perdeu o lugar. foi infiel uma vez s-lo- duas ou trs. folga de ouvir mentiras estuda-as para diz-las. fora de horas vier, comer do que trouxer. gasta mais do que tem, mostra que siso no tem. gosta, come; e quem no gosta, come menos. graa faz graa merece. guarda, tem. junta para si, poupa para os outros. leva e traz no deixa paz. leva flores, leva amor. lida com mel sempre lambe os dedos. litiga com uma parede perde a cabea. mais alto sobe, de mais alto cai. mais ama mais madruga. mais dorme, menos vive. mais jura, mais mente. mais me d, mais meu amigo . mais promete, menos cumpre. mais sabe mais aprende. mais tem, mais quer. mais vive mais sabe. mal comea, mal acaba. mal faz, por mal espere. maltrata um animal, no de bom natural. me ama, ama o meu co. me avisa, meu amigo . me empresta ajuda-me a viver. me faz bem ensina-me a ser bom. menos merece, mais reclama. mente, cai-lhe um dente. mente, no diz o que sente. mente no filho de boa gente. me repreende, do mal me defende. meus filhos beija, minha boca adoa. mostra ao co que tem medo, convida-o a morder. muito abarca, pouco abraa. muito ama muito sofre. muito canta, seu mal espanta. muito chora, pouco mija. muito come, mal mastiga. muito corre, depressa se cansa. muito dorme, pouco aprende. muito escolhe pouco acerta. muito fala e pouco sabe, por asno se gabe. muito fala, pouco acerta. nada deseja, nada lhe falta. nada promete, nada deve. nada tem nada . nada tem, nada perde. nada tem, no tem medo dos ladres. na despesa frugal, logo aumenta o capital. no acaba de pensar, no d incio ao actuar.

Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem

no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no no

aceita conselhos no merece ajudas. anda com os cestos na vindima tem pouco amor vinha. aparece, esquece. aprendeu a obedecer, jamais saber mandar. arrisca, no petisca. arriscou, no perdeu nem ganhou. avana, recua. ceia, toda a noite rabeia. chora, no mama. confia, no de confiar. conta, no erra. d do que gosta no recebe do que deseja. deve, no teme. entende, no aprende. entrar na gua no se afogar. para comer, no para trabalhar. senhor de si prprio, acaba por ser escravo dos outros. est bem que se mude. experimenta no sabe. faz mal no merece pena. for ao mar, no se h-de afogar. gosta, no come. guarda segredo no ganha para medo. herda, no medra. ouve no conta. podar at Maro, vindima no regao. pode aluga um burro. pode, arreia. pode dormir, acha a cama mal feita. pode fazer como quer, far como pode. pode, no promete. poupa no tem. quer casar no enxovalha a filha de ningum. quer perder no joga. quer quando pode, no pode quando quer. quer ser lobo, no lhe vista a pele. sabe calar, no sabe falar. sabe disfarar, no sabe reinar. sabe do mal no sabe do bem. sabe, como quem no v. sabe executar, no sabe mandar. sabe inventa. sabe nadar, no se atire ao mar. sabe onde vai, no chegar muito longe. sabe sorrir, no abra uma loja. se aventurou, no perdeu nem ganhou. se enfeita, por si se enjeita. se louva, seja louvado. semeia, no recolhe. se sente, no filho de boa gente. te conhecer, que te compre. tem cabea, tem pernas. tem dinheiro, no tem vcios. tem e muito dispende, na praa se vende. teme o sermo, no teme o basto. tem farinha, no precisa de peneira. tem mozinhas, no come bolachinhas. tem marido, no tem amigo. tem ofcio, no tem benefcio. tem padrinhos, morre mouro.

Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem Quem

no tem vergonha, todo o mundo seu. no trabuca, no manduca. no vai guerra no morre nela. nasce infeliz, mesmo que caia de costas parte o nariz. nasce mula, nunca ser cavalo. nasce pataca, no chega a vintm. nasce redondo, no morre quadrado. nasce torto, tarde ou nunca se endireita. nasceu para ser pobre, mais vale a morte que a m sorte. nega e depois faz, quer paz. nunca meteu a mo no lume, no sabe o que o fogo. nunca provou o amargo, no sabe o que o doce. nunca subiu uma montanha, no conhece a plancie. o alheio no sente, no tem quem o lamente. o alheio veste, na praa o despe. o feio ama bonito lhe parece. oferece no quer dar. olha para as nuvens, nunca sai de viagem. o pssaro quer tomar, no h-de o enxotar. o seu descuida, o diabo lho leva. o tempo sabe poupar, muito vem a ganhar. ovelhas cria, tolo se as no tosquia. padece compadece. paga adiantado no tem bom resultado. paga o que deve, sabe o que lhe fica. paga tarde paga duas vezes. parte e reparte e no fica com a melhor parte, ou tolo ou no tem arte. parte velho paga novo. pede, vende-se; quem d, compra. pedir fiado, paga mais que dobrado. pensa demais, nada faz. perde a vergonha, nada mais tem a perder. perdoa ao lobo, prejudica a ovelha. perdoa no esquece. planta a nogueira no colhe as nozes. planta rvores e cria, tem alegria. planta no Outono leva um ano de abono. pode manda, quem deve obedece. pode no quer; quem quer no pode. pouco sabe pouco tem. pouco tem, menos gasta. primeiro chega, primeiro servido. procura demais, encontra o que no quer. procura sempre acha, se no um prego uma tacha. procura sempre encontra. promete deve. prova de mais no prova nada. quer a moa anda ao p e puxa da bolsa. quer aprender a rezar, meta-se no mar. quer a sardinha assada chega-lhe a brasa. quer bolota, trepa. quer coisas de graa, vai ao diabo que lhas faa. quer festa, sua-lhe a testa. quer ir longe, prepare bem a sua montada. quer mais do que lhe convm, perde o que quer e o que tem. quer o filho ladro, tira-lhe o po. quer prosperar na vida, tem de gastar por medida. quer, vai; quem no quer, manda. quiser andar pouco e mal, meta-se no areal. quiser a vinha velha renovada, pode-a enfolhada.

Quem quiser barato a caa, compre-a na praa. Quem quiser comer arroz sem sal, v para o hospital. Quem quiser comigo estar, traga em que se assentar. Quem quiser que o amigo se afaste, empreste-lhe dinheiro ou traste. Quem regateia quer comprar. Quem reza a cantar reza duas vezes. Quem reza a Deus no pede ao Diabo. Quem ri sexta-feira, chora ao domingo. Quem sabe calar, evita guerrear. Quem sabe lamber, sabe morder. Quem sabe o truque, no o ensina. Quem sai aos seus no degenera. Quem se acolhe debaixo de folha, duas vezes se molha. Quem se arrepende salva-se. Quem se cala e pedras apanha, tempo vem em que as derrama. Quem se deita sem ceia, toda a noite esperneia. Quem se engana, aprende. Quem se engana no caminho, bem enganado vai. Quem se faz ovelha, comido pelo lobo. Quem se faz temer, no se faz amar. Quem se fia em viva rica solteiro fica. Quem segura a enguia pelo rabo e a mulher pela palavra, pode dizer que nada segu ra. Quem se lava e no se enxuga toda a pele se lhe enruga. Quem se levanta a cantar, deita-se a chorar. Quem sem dificuldades vence, sem prazer triunfa. Quem semeia a chorar, recolhe a cantar. Quem semeia e no segura, pode colher amargura. Quem semeia ventos, colhe tempestades. Quem semeia virtudes, recolhe fama. Quem sempre mente, vergonha no sente. Quem sempre tira e nada d, at o amigo o abandonar. Quem sempre traz m cor, no mdico nem doutor. Quem se ofusca, alguma coisa busca. Quem se pica que se di. Quem se sujeita a amar, sujeita-se a padecer. Quem seu amigo quer conservar, com ele no h-de negociar. Quem seu inimigo ocupa, s mos lhe morre. Quem se veste de ruim pano, veste-se duas vezes ao ano. Quem sobre salada no bebe no sabe o bem que perde. Quem sofre por amor no sente a dor. Quem s quer cavalo com defeito, tem de andar a p. 106 Quem tarde casa, mal casa. Quem tarde se levanta, todo o dia corre e pouco adianta. Quem te avisa, teu amigo . Quem te conta os defeitos dos outros, aos outros contar os teus. Quem tem a conscincia limpa dorme tranquilo. Quem tem amigos, rico. Quem tem amig os no morre na cadeia. Quem tem amores no dorme. Quem tem boca no manda soprar. Quem tem boca vai a Roma. Quem tem bom vinho, tem bom amigo. Quem tem bom vizinh o, no tema rudo. Quem tem burro e anda a p, ainda mais burro . Quem tem cabea de cera, no ande ao sol. Quem tem calos, no se meta em apertos. Quem tem capa, sem pre escapa; quem tem gabo, escapar ou no. Quem tem cem e deve cem, nada tem. Quem tem coragem, tem vantagem. Quem tem eu t em medo. Quem tem dentes no tem po, quem tem po no tem dentes. Quem tem dinheiro, no lhe falta companheiro. Quem tem dinheiro tem parentes. Quem tem filhos tem cadilhos; quem os no tem, cadilhos tem.

107 Quem tem filho varo, no chame a outro ladro. Quem tem fome, tudo come. Quem tem frio, embrulha-se na capa do seu tio. Quem tem mazela, tudo lhe d nela. Quem tem medo, compra um co. Quem tem medo de se picar no colha rosas. Quem tem peneiras, no se livra de asneiras. Quem tem pressa, vai andando. Quem tem pronta a lngua no tem prontas as mos. Quem tem que perder, perde sempre. Quem tem rabo de palha, no se aproxime do fogo. Quem tem trs e gasta quatro, depressa esvazia o saco Quem tem unhas, toca guitarra. Quem tem vergonha, passa mal. Quem te viu e quem te v. Quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita. Quem trabalha de graa relgio. Quem trabalha tem po. Quem tudo quer, tudo perde. Quem tudo receia, nada teme. Quem usa de loucuras cedo cai nas sepulturas. Quem vai fonte e no bebe no sabe o que perde. Quem vai guerra d e leva. Quem vai ao ar, perde o lugar. Quem vai ao vento, perde o assento. 108 Quem vai para o mar, avia-se em terra. Quem vai por atalhos, no se livra de trabalhos. Quem vai seguro, vai longe. Quem vai, vai, quem fica, fica. Quem vareja antes do Natal, fica-lhe a azeitona no olival. Quem v caras no v coraes. Quem v os trs reis Magos no anda longe do Salvador. Quem vier atrs que feche a porta. Quem vive de esperanas morre de desenganos. Quem vive em paz dorme em descanso. Quem vive na taberna, morre no hospital. Que o diabo seja cego, surdo e mudo! Quer dado e arregaado! Querer desculpar uma asneira cometer outra. Querer ensinar o Padre-Nosso ao vigrio. Querer poder. Queres ver teu marido morto? D-lhe couves em Agosto. 109 Raposa que dorme no apanha galinhas. Raposa velha no cai na ratoeira. Recordar viver. Regra do bom viver: faz como vires fazer. Rei morto, rei posto. Remenda o teu pano, que te durar um ano. Repreender velho e espulgar co, duas tolices so. Repreenso bem dada palavra abenoada. Resolve devagar, executa depressa. Responde-se ao tolo consoante a sua tolice. Reunio de raposas, tragdia no galinheiro. Rico quem de nada precisa. Rico ser quem bons amigos puder contar. Ri melhor quem ri por ltimo. Rio onde h piranha, jacar nada de costas.

Rio pacfico tem margens floridas. Rio que se divide, torna-se ribeiro. Riqueza abandonada ensina a ser ladres. Riqueza a valer sade e saber. Riqueza e fortuna, mudam com a Lua. Riquezas fazem riquezas, e piolhos fazem piolhos. Rir o melhor remdio. Ri-se o roto do esfarrapado e o sujo do mal lavado. 110 Riso pronto, miolo tonto. Rodas e advogados, no andam sem ser untados. Roma e Pavia no se fizeram num dia. Rompe-se o saco fora de querer ench-lo. Rosto de mel, corao de fel. Roupa suja lava-se em casa. Ruim o ofcio que no d de comer a seu dono. 111 s___________ Sbados a chover e bbados a beber, ningum os pode vencer. Sabendo de quem vens, dir-te-ei o bem ou mal que tens. Saber fcil. O difcil fazer. Saber esperar uma virtude. Saber os dentes ranger no saber morder. Saco vazio no fica de p. Sacudir a gua do capote. Sai mais cara a mecha que o sebo. Sair melhor do que a encomenda. Sair o tiro pela culatra. Salada bem salgada, pouco vinagre e bem azeitada. Santos de casa no fazem milagres. So desculpas de mau pagador. So dez ces a um osso. So favas contadas! So mais as vozes que as nozes. So mais os casos que as leis. So mais os enganos que as pessoas a enganar. So mais que as mes. Sarampo e sarampelo sete vezes vem ao plo. Sardas no rosto trazem desgosto. Sardinha sem po comer de ladro. Sveis por S. Marcos enchem os barcos. 112 Se a comida vires fazer, fartas-te antes de comer. Se a galinha no canta, ningum sabe quem fez o ovo. Se ainda no encontraste o mal, olha-te a ti prprio. Se a inveja fosse febre, toda a gente arderia. Seara po, fogo destruio. Se as mentiras se dissessem em latim, o mundo estaria cheio de latinistas. Se bbado te vires sentir, foge companhia e vai dormir. Se bebe para esquecer, pag ue antes de beber. Se bem me quer Joo, suas obras o diro. Se crs tudo o que ouves, come tudo o que vs. Se ds, esquece; se receberes, recorda. Sede no tem quem g ua no bebe. Se Deus no perdoasse a ladro, ficava sozinho no Cu. Se Deus quisesse que o homem voasse, tinha-lhe feito asas. Se s velho ou comilo, encomenda o teu caixo. Segredo de dois, segredo de Deus; segredo de trs, o diabo o fez. Segredo muito encoberto sempre descoberto. Segredos, nem mulher se devem contar, para no complicar. Segue a formiga, se queres viver sem fadiga.

Segue tu sempre a razo, embora a uns agrade e a outros no. S indulgente e mostrars ser prudente. Se Maom no vai montanha, vai a montanha a Maom. Sem comer, no h prazer. 113 Sem dinheiro, nada feito. Semeia, planta e cria, ters alegria. Sem isca no se pesca. Sem ovos no se fazem omeletas. Sempre a verdade saiu vencedora. Sem sade no h felicidade. Sem tempo nada se faz. Sem trabalho nada se faz. Se muito come o tolo, mais tolo quem lho d. Se no arrancas a silveira, sofre a videira. Se no s de bronze, deita-te s onze. Se no h vento, rema. Se no podes com o teu inimigo, alia-te a ele. Se no tens dinheiro na bolsa, tem mel na boca. Se neste mundo queres gozar, ver, ouvir e calar. Se o homem fosse adivinho, nunca seria pobrezinho. Se o Inverno no erra caminho, t-lo-eis pelo S. Martinho. Se o olho no mira, o corao no suspira. Se o pai bom, adora-se; se no presta, respeita-se. S o primeiro a ouvir e o ltimo a falar. Se o trabalho d sade, ento trabalhem os doentes. Se o vento norte ventar, vai-te fogueira sentar. Separar o trigo do joio. Se perguntas muito, andas pouco. Se plantaste um cardo, no esperes que nasa um jasmim. 114 Se podes olhar, v; se podes ver, aprecia. Se queres aprender a orar, entra no mar. Se queres arranjar um inimigo, empresta-lhe dinheiro. Se queres bem casar, teu igual vai procurar. Se queres boa fama, no te demores na cama. Se queres cedo engordar, come com fome e bebe devagar. Se queres colher flores, no temas os espinhos. Se queres conhecer o teu corpo, mata o teu porco. Se queres conhecer o vilo, pe-lhe uma vara na mo. Se queres o menino correcto, vigia-o de perto. Se queres paz, evita a guerra. Se queres que digam bem de ti, no digas mal de ningum. Se queres que o teu olho sare, limpa-o com o cotovelo. Se queres ser bom juiz, ouve o que cada um diz. Se queres ser forte, vence-te a ti prprio. Se queres ter corpo so, no trames contra a razo. Se queres uma boa filha, escolhe uma boa me. Se queres um bom cabao, semeia-o em Maro. Ser melhor estar debaixo da chuva que debaixo da goteira. Ser melhor perder um dedo que uma mo. Ser melhor ser mendicante que ignorante. Ser melhor socorrer os vivos que incensar os mortos. Ser melhor uma abelha que um exrcito de vespas. Ser melhor uma ajuda que cem conselhos. Ser melhor uma crtica sensata que um elogio exagerado. 115 Ser melhor um amigo que cem parentes. Ser melhor um co amigo do que um amigo co. Sers o que quiseres, se ousares o que puderes.

Ser bom ou mau gosto de cada um. Seria melhor no falar que comear e no acabar. Ser mais papista que o Papa. Setembro molhado, figo estragado. Se tens pressa, vai andando. Se tens siso, casa com mulher de juzo. Se tens um co por amigo, tens de suportar as suas pulgas. Se vires as barbas do vizinho a arder, pe as tuas no molho. Silncio no significa esquecimento. Sinal na perna, mulher de taberna. Sinal no brao, mulher de desembarao. Sinal no peito, mulher de respeito. S. Miguel soalheiro enche o celeiro. Sobe devagar, chegars sem cansar. Sobram culpas onde falta amor. S Deus sabe o que est para vir. S Deus sabe o que vai na cabea de cada um. S fala quem tem que se lhe diga. Sofre de medo quem tem medo de sofrer. Sofre para saber e trabalha para ter. Sofrer que nem passarinho na mo do menino. S ganha quem joga. 116 Sol de Janeiro sai tarde e pe-se cedo. Sol de Maro queima a dama no Pao. S me saem duques! Somos irmos, mas as nossas bolsas no so irms. Somos senhores das palavras no ditas e escravos das que deixmos fugir. Sonhar fcil! Sonhava o cego que via, sonhava o que queria. S os cordiais merecem ser tratados com cordialidade. S perde quem tem. S quem a si se governa pode governar os outros. Sorri se abres uma porta; fica tr iste se levantas uma. S se morre uma vez. S sentimos o mal alheio quando o nosso bate porta. S te lembras de S.ta Brbara quan do troveja. S vo forca os ladres pequenos. Sozinho no se est bem nem sequer no paraso. 117 c D Tabaco e guas ardentes transformam os sos em doentes Tal pai, tal filho. Tanta culpa ser furioso como fraco. Tantas vezes se passa junto ao cemitrio, que alguma vez se fica l dentro. Tantas vezes vai o cntaro fonte, que l deixa a asa. Tanto barulho para nada! Tanto faz d-me como d-me. Tanto faz dar-lhe na cabea, como na cabea lhe dar. Tantos dias de geada ter Maio quantos de nevoeiro teve Fevereiro. To belo no h nada como aquilo que nos agrada. To certo como dois e dois serem quatro. To duro ao doido calar, como ao sisudo falar. To grande o Maro, no d seara nem po. To ladro o que vai horta como o que fica porta. Tarde d o que espera que lhe peam. Tarde o que nunca chega. Tardou, mas arrecadou. Tarefa apressada, tarefa estragada. Tarefa bem comeada meio acabada. Teima, mas no apostes. Tem cuidado de o ganhar, que tempo fica para o gastar. 118

Tem mais aquele que menos deseja. Tem muito tempo aquele que o no perde. Temor de Deus quem o tem no temer ningum. Temos muito, falta-nos muito. Tempo de guerra, mentira na terra. Tempo dinheiro. Tempo e mar, no esperam por ningum. Temporal e guerra no duram sempre. Tem tento, qu ando te der no rosto o vento. Tem tudo o que lhe apraz quem com pouco se satisfaz. Tenda preciso quem a entenda, seno que a venda. Tenhamos sade e paz, e t eremos assaz. Ter cara de quem comeu e no gostou. Ter comeado meio caminho andado. Ter dor de cotovelo. Ter fraca cara para ser santo. Ter mais olhos que b arriga. Terminado o jogo, vai tanto o rei como o peo. Ter uma voz robusta no signi fica ter razo. Testemunhas tem de arredar quem mente ou quer enganar. Tirar o cavalinh o da chuva. Toda a escurido do universo no pode apagar sequer uma vela. Toda a macaca acha bel os os seus macaquinhos. Toda a montanha tem o seu vale. Toda a mulher bela tem o seu defeito, e toda a feia o seu talento. 119 Toda a panela tem a sua tampa. Toda a pergunta tem resposta. Todas as coisas boas so em nmero de trs. Todas as coisas so difceis, antes de se tornarem fceis. Todas as flores de amanh esto nas sementes de hoje. Todo o bom educador tenha em vista o fruto e no a flor. Todo o burro come palha, a questo saber dar-lha. Todo o galo tem o seu poleiro. Todo o homem tem o seu preo. Todo o movimento no fim torna-se mais veloz. Todo o mundo quer justia, mas no em sua casa. Todos adoram o sol nascente e mais o seu poente. Todos ao morrer do bons conselhos. Todos desejam chegar velhice, e todos a maldizem quando a ela chegam. Todos falam e murmuram, e ningum olha para si. Todos nascem a chorar e ningum nasc e a rir. Todos os amns levam a alma ao cu. Todos os caminhos vo dar a Roma. Todos os conselhos tomars, s o teu no deixars. Todos os diabos so parecidos. Todos os dias galinha enfastia a cozinha. Todos os fidalgos so primos. Todos podem governar, mas nem todos podem trabalhar. Todos so anjos na hora de pedir e diabos na hora de pagar. 120 Todos somos de barro e Deus o oleiro. Todos tm a sua cruz. Todos tm a sua hora. To la a ovelha que se confessa ao lobo. Toma caldo, vive em alto, anda quente, vivers longamente. Toma em rapaz bom caminho, segui-lo-s em velhinho. Tonel mal la vado, vinho estragado. Torna-te erva e sers comido pelas cabras. Tosto a tosto, faz um milho. Trabalha com alegria e ters a alegria do trabalho. Trabalhador prude nte evita o acidente. Trabalhar e ganhar ensinam a gastar. Trabalhar ensina a gastar, porque sabe o que custa a ganhar. Trabalhar para aquecer, melhor morrer de frio. Trabalhar para aquecer, todos gostamos de no fazer. Trabalho apressado, no d bom resultado. Trabalho comum, trabalho de nenhum. Trabalho de menino pouco, mas quem o despreza louco. Trabalho precipitado no d bom resultado. Trastes velhos e parentes, poucos e ausentes. Trazer a coroa no tira a dor de cabea. Trazi a um figo para ti, mal que o vi e logo o comi. Trs burros e um ignorante so quatro animais. Trs coisas enganam os homens: as mulheres, os copos pequenos e a chuva mida. 121 Trs, foi a conta que Deus fez. Trs horas dormem os santos, cinco os mercadores, sete os homens comuns e nove os preguiosos. Trs manhas tem a mulher: chora quando quer, co me quando quer e quanto quer. Trs podem decidir bastante bem, se um est ausente e outro no vem. Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro, 28 ter um e os mais tm 31. Tristezas no pagam dvidas. Trovoadas em Agosto, abundncia de uva e

mosto. Tudo acaba por chegar a quem sabe esperar. Tudo ao monte e f em Deus. Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes. Tudo difcil, antes de ser fcil. Tud o falta a quem tudo quer. Tudo o que pequeno tem graa. Tudo o que violento no dura muito tempo. Tudo o que vier ganho. Tudo pode o dinheiro. Tudo quer o que seu. Tudo se lava, menos a m-lngua. Tu que sabes e eu que sei, cala-te tu que eu me calarei. 122 U Uma gua de Maio e trs de Abril valem por mil. Uma andorinha no faz a Primavera. Uma boa cabea vale mais do que cem braos. Uma boa faca no torna bom um mau cozinheiro. Uma boa fogueira faz uma boa cozinheira. Uma boca, uma sopa. Uma chave de ouro abre todas as portas. Uma coisa dizer, outra fazer. Uma coisa falar da morte, outra morrer. Uma coisa prometer, e outra manter. Uma coisa pensa o cavalo e outra quem o cavalga. Uma colher cheia de factos vale mais que uma tijela cheia de conselhos. Uma desgraa nunca vem s. Uma experincia a mais, uma iluso a menos. Uma flor no faz gr inalda. Uma gota de mel apanha mais moscas que um tonel de vinagre. Uma imagem vale mais que mil palavras. Uma linda barba no faz a sabedoria. Uma ma por dia mantm o mdico longe. Uma mo lava a outra e ambas o rosto. Uma mentira descobre outra. Uma mulher faz, duas cansam-se, trs necessitam de ajuda. 123 Uma ovelha m pe o rebanho a perder. Uma palavra boa custa pouco e vai longe. Uma palavra sensata deve ser ouvida, mesmo vinda da boca de um papagaio. Uma palavra vinda do corao aquece mais por trs Invernos. Um avarento por causa de u m, perde um cento. Uma vela acesa a Deus e outra ao diabo. Uma verdade amarga mais doce que uma mentira doce. Uma vez ladro, ladro para sempre. Um bom conselhei ro, alumia como um candeeiro. Um bom exemplo nunca se perde. Um bom gato, um bom rato. Um bom livro o melhor dos amigos. Um bom professor faz os alunos bons. Um burro carregado de livros um doutor. Um burro encontra sempre um outro mais burro que o admira. Um corao contente festim permanente. Um dia pai, e o outro pad rasto. Um dia frio, outro quente, logo um homem doente. Um dia segue outro, como um amor faz esquecer outro. Um dia vale por dois, para quem diz "J" e no "Depois". Um doente come pouco e gasta muito. Um gro no enche o celeiro, mas ajuda o seu companheiro. Um homem um homem e um gato um bicho. Um homem sem carcter um soldado sem armas. 124 Um homem sem dinheiro um lobo sem dentes. Um inimigo demasiado, cem amigos no chegam. Um lindo vesturio uma carta de recomendao. Um mau com outro se quer. Um nscio d, s vezes, um bom conselho. Um padre a pecar, conta a dobrar. Um pai mantm sete filhos, mas sete filhos no mantm um pai. Um pequeno buraco faz afundar um grande barco. Um pobre virtuoso vale mais que um rico vicioso. Um pouco de fel torna amargo muito mel. Um ruim com outro se quer. Um santo no pode estar em dois altares. Um nico dedo no consegue sequer matar uma pulga. Um velho amigo melhor que dois novos. Unge-te de mel e sers coberto de moscas.

Uns batem o mato, outros apanham as lebres. Uns comem os figos, outros rebentam-lhes na boca. Uns dando enriquecem, outros roubando mais empobrecem. Uns so filhos, outros so enteados. Usa cama de frade e mesa de pobre, ters sade que farte e alegria que sobre. Usa e sers mestre. Uvas, po e queijo sabem a beijo. 125 Vaca que no come com os bois, ou comeu antes ou comer depois. Vai-se o bem para o bem e o mal para quem o tem. Vai-se o perigo, volta a presuno. Vai-te lucro que me ds percas. Vale mais a boa aco, que a orao. Vale mais a nao, que a criao. Vale mais a prtica, que a gramtica. Vale mais crdito que dinheiro. Vale mais no vender que perder. Vale mais um a fazer, que cem a mandar. Vale mais uma hora de cincia do que cem de ignorncia. Vale mais uma rosa ao vivo, que cem coroas ao morto. Vale mais um testemunho de vista, que dez de ouvido. Vale quem tem. Vamos vida que a morte certa, embora em data incerta. Vo as leis onde querem os r eis. Vo-se os amores, ficam as dores. Vo-se os anis e ficam os dedos. Vs onde vs, com quais te achares tal te fars. Vem-se caras, no se vem coraes. Velho como S de Braga! Velho enamorado, velho enterrado. 126 Velho mudado, velho enterrado. Velho que de si cura, cem anos dura. Velho que no adivinha, no vale uma sardinha. Velhos so os farrapos. Vento de Maro, chuva de Abril, fazem o Maio florir. Vefito leste, no d nada que pre ste. Vergonha no sente, quem culpa no tem. Vermelho ao mar, calor de rachar. Ver para crer, como o S. Tom. V-se na adversidade o que vale a amizade. Vestido, a t um basto parece um baro. Vcio no castigado cresce ilimitado. Vida regrada, vida prolongada. Vindima em Outubro que S. Martinho to dir. Vindima molhada, pipa depressa despejada. Vinha entre vinhas, casa entre vizinhas. Vinha que rebenta em Abril, d pouco vinho para o barril. Vinho de boa cepa e filha de boa me. Vinho de Maro, colhe-se no regao. Vinho doce, bebe-o como se nada fosse. Vinho e amigo, o mais antigo. Vinho e medo descobrem o segredo. Vinho em excesso nem gua rda segredo nem cumpre promessas. Vinho, mulheres e tabaco pem o homem fraco. Vin ho, ouro e amigo, quanto mais velho, melhor. 127 " 11 Vinho, pela cor; po, pelo sabor. Vinho que baste, carne que farte e po que sobre e seja eu pobre. Vinho tirado vinho bebido. Vinho turvo e po quente, so inimigos da gente. Vinho ve rde em Janeiro mortalha no telheiro. Vinte galinhas e um galo comem tanto como um cavalo. Vira o disco e toca o mesmo. Virar o bico ao prego. Viva rica, ca sada fica. Viva rica, com um chora, com outro repenica. Viver de crdito pagar dobrado. Vizinh ana meia parentela. Vontade de rei no conhece lei. Voz do povo, voz de Deus. Vozes de burro no chegam ao cu. z~~ Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. Z Nabia, quanto v, quanto cobia. Zo rro deitado no apanha bocado. FIM

You might also like