You are on page 1of 27

Introduo

Essa apostila aborda as funes e funcionalidades do LayOut. Para Microsoft Windows esse software uma coleo de ferramentas que facilitam a criao de apresentaes que incluem modelos do Google SketchUp. O LayOut combina a funcionalidade de softwares de layout de pgina, CAD e apresentao. A explicao se baseia na verso 3 em lngua portuguesa do programa, cuja verso gratuita pode ser adquirida no site http://sketchup.google.com/download.

Abrindo o LayOut
Ao abrir o LayOut pela primeira vez apresentada uma janela onde possvel visualizar dicas de seus recursos e novidades de verso. Ao fim dessas dicas apresenta um tela onde podem ser feitos os primeiros ajustes do programa. necessrio nessa tela a escolha do modelo de prancha a ser utilizado. Como se trata do primeiro acesso o modelo padro ser apresentado e o usurio poder escolher entre uma cama restrita de estilos. Ainda nesta tela possvel abrir arquivos j existentes, visualizar e escolher arquivos recentes. Estas configuraes podem ser editadas posteriormente e a ainda um combobox que ao ser marcado torna a configurao escolhido como padro.

SKETCHUP LAYOUT

Adaptao feita por Diogo Guadalupe do tutorial disponvel na pagina do Google SketchUp |1|

|2|

Introduo interface do LayOut


A interface do usurio do LayOut foi projetada para ser simples e fcil de usar. A seguir, uma imagem da interface do LayOut.

Barra de ferramentas
A barra de ferramentas (3) contm um conjunto padro de ferramentas e controles. Voc pode acrescentar controles s barras de ferramentas abaixo dos menus atravs do item de menu Visualizar > Personalizar barra de ferramentas. Como desacoplar uma barra de ferramentas As barras de ferramentas podem ser desacopladas. Clique e mantenha o boto do mouse pressionado sobre o puxador da barra de ferramentas (no lado esquerdo da barra) para desacoplar e reposicionar a barra de ferramentas.

rea de apresentao
A rea de apresentao (4) a rea retangular abaixo da barra de ferramentas onde voc cria a sua apresentao.
Observao: possvel ter diversas apresentaes abertas ao mesmo tempo. Cada uma aparece sob a sua prpria guia abaixo da barra de ferramentas.

Barra de status
A barra de status (5) a rea prolongada e cinza que se v na parte inferior da rea de desenho.

Barra de ttulo
A barra de ttulo (1) contm os controles padro do Microsoft Windows (fechar, minimizar e maximizar) no lado direito e o nome do arquivo atualmente aberto. Uma rea de desenho em branco exibida quando voc inicia o LayOut e o nome do arquivo atualmente aberto aparece como "Sem nome" na guia apresentao indicando que voc ainda no salvou o seu trabalho.

O lado esquerdo da barra de status exibe dicas para a ferramenta que est sendo atualmente utilizada, inclusive funes especiais s quais voc pode ter acesso por meio de atalhos de teclado. Observe a barra de status para descobrir os recursos avanados de cada uma das ferramentas do LayOut.
Observao: Utilize a ala de redimensionamento para aumentar a rea de desenho a fim de poder ver a totalidade da mensagem que aparece na barra de status.

Menus
Quase todas as ferramentas, comandos e configuraes do LayOut esto disponveis dentro desses menus (2). Os menus que aparecem por padro so: Arquivo, Editar, Visualizar, Texto, Organizar, Ferramentas, Pginas, Janela, Ajuda.

Caixa de controle de valores (CCV) A caixa de controle de valores ou CCV (5a) est localizada no lado direito da barra de status e contm coordenadas para os elementos de uma pgina. As coordenadas 0;0 representam o canto superior esquerdo de cada pgina. Voc tambm pode digitar valores dentro da CCV para manipular as entidades conforme elas so desenhadas, como o nmero de lados de um polgono. Lista Zoom Uma lista de valores de zoom predefinidos aparece direita da CCV (5b). Clique em um desses valores de zoom predefinidos para aplicar zoom na apresentao de acordo com um valor predefinido.

|3|

|4|

Bandeja de caixas de dilogo As bandejas de caixas de dilogo (6) so usadas para manter configuraes e gerenciar caixas de dilogo. O LayOut vem com uma bandeja padro que contm todas as configuraes e gerenciadores do LayOut (no menu Janela). Bandejas de caixas de dilogo As bandejas de caixas de dilogo so usadas para manter configuraes e gerenciar caixas de dilogo. O LayOut vem com uma bandeja padro que contm todas as configuraes e gerenciadores do LayOut (no menu Janela). Como manipular as caixas de dilogo em uma bandeja de caixas de dilogo Uma bandeja de caixas de dilogo consiste em uma srie de caixas de dilogo unidas por suas extremidades superiores e inferiores na forma de uma pilha. A imagem seguinte contm uma pilha de caixas de dilogo, com a caixa de dilogo Camadas aberta no meio da pilha.

Clique no cone Fechar para remover a caixa de dilogo da bandeja de caixas de dilogo. Ou desmarque a caixa de seleo prxima caixa de dilogo correspondente no menu Janela para remover a caixa de dilogo da bandeja. Como redimensionar a bandeja de caixas de dilogo O cursor muda para um cursor com puxador de redimensionamento quando voc mantm o cursor sobre um canto ou lado da bandeja de caixas de dilogo. Clique, mantenha clicada e mova para redimensionar a bandeja de caixas de dilogo. Como criar uma nova bandeja de caixas de dilogo Voc pode criar bandejas adicionais contendo apenas as configuraes e gerenciadores que voc usa com mais freqncia. Para criar uma bandeja de caixas de dilogo personalizada: 1. 2. Digite o nome da nova bandeja no campo Nome. Selecione Janela > Nova bandeja

3. Marque as caixas de seleo prximas s caixas de dilogo que voc deseja que apaream na bandeja. 4. Clique no boto Adicionar. A nova bandeja de caixas de dilogo adicionada ao menu Janela.

O menu Janela no exibe mais as caixas de dilogo da bandeja de caixas de dilogo padro. Em vez disso, o menu Janela ter um submenu para a bandeja de caixas de dilogo padro e para cada bandeja de caixas de dilogo que voc criar. Esse submenu contm itens que representam cada caixa de dilogo da bandeja. Como excluir uma bandeja de caixas de dilogo Voc pode excluir qualquer bandeja de caixas de dilogo que voc criar. Selecione Janela > nome da bandeja > Excluir bandeja para excluir a bandeja de caixas de dilogo. Como renomear uma bandeja de caixas de dilogo: Voc pode renomear qualquer bandeja de caixas de dilogo, inclusive a bandeja padro. Para renomear uma bandeja de caixas de dilogo: 1. Selecione Janela > nome da bandeja > Renomear bandeja. A caixa de dilogo Renomear bandeja exibida. 2. Voc pode manipular a bandeja e as caixas de dilogo que estejam dentro de uma bandeja das seguintes formas: Mova toda a bandeja de caixas de dilogo clicando, mantendo clicada e movendo a barra de ttulo da bandeja de caixas de dilogo. Clique duas vezes na barra de ttulo de qualquer uma das caixas de dilogo para minimizar ou maximizar uma caixa de dilogo dentro da pilha. Mova uma caixa de dilogo para cima ou para baixo clicando, mantendo clicada e movendo a caixa de dilogo para cima ou para baixo na bandeja. |5|
3.

Digite um novo nome no campo Nome.

Clique no boto Renomear. A bandeja de caixas de dilogo renomeada.

1- Menu Arquivo
O menu Arquivo contm itens relacionados com arquivos de apresentao do LayOut, inclusive comandos para criar, abrir, salvar, imprimir, importar e exportar arquivos de apresentao. |6|

Novo (Ctrl+N) Utilize o item de menu Novo para criar uma rea de apresentao em branco e iniciar uma nova apresentao do LayOut. O LayOut usar as configuraes do arquivo de modelo para definir o estado inicial da apresentao. Abrir (Ctrl+O) Utilize o item de menu Abrir para ter acesso caixa de dilogo Abrir, a qual permite que voc abra um arquivo do LayOut que tenha sido salvo anteriormente. Fechar A funo do item de menu Fechar a de fechar a janela de apresentao ativa. Essa ao equivale a clicar no boto de fechamento da barra de ttulo de seu desenho. Aparecer uma mensagem solicitando que voc salve as alteraes, caso a apresentao da janela de desenho ativa no tenha sido salva recentemente. Salvar (Ctrl+S) Utilize o item de menu Salvar para salvar a apresentao atualmente ativa do LayOut em seu sistema de arquivos. Quando voc fecha um documento que no foi salvo ou quando tenta fechar o LayOut enquanto documentos que no foram salvos esto abertos, o LayOut solicitar que voc salve o seu trabalho antes de prosseguir. Salvar como (Ctrl+Shift+S) Utilize o menu Salvar como para abrir a caixa de dilogo Salvar como, a qual, por padro, salva o arquivo na pasta do documento atual. Voc pode usar essa caixa de dilogo para salvar o desenho atual como um novo documento. Voc pode dar um novo nome e uma nova localizao a esse arquivo, assim como salv-lo em uma verso anterior do LayOut. O novo arquivo torna-se o arquivo atual na janela de desenho. Salvar como modelo Utilize o item de menu Salvar como modelo para salvar a apresentao que est ativa como um modelo no seu diretrio de modelos. O modelo incluir tudo o que aparece atualmente na sua apresentao: todas as entidades, pginas e assim por diante. Para salvar um modelo: Selecione Arquivo > Salvar como modelo. A caixa de dilogo Salvar como modelo exibida. Navegue at o diretrio onde deseja salvar o modelo. Voc pode salvar o modelo na pasta Meus modelos ou em uma pasta subordinada. Digite o nome do modelo no campo Nome do modelo. Clique no boto OK. O modelo salvo. Voc pode localizar o modelo clicando na guia Modelos ao criar uma nova apresentao. Salvar como lbum Utilize o item de menu Salvar como lbum para salvar a apresentao que est ativa como um lbum no seu diretrio de lbuns. O lbum incluir tudo o que aparece atualmente na sua apresentao: todas as entidades, pginas e assim por diante. Para salvar um lbum: |7|

Selecione Arquivo > Salvar como lbum. A caixa de dilogo Salvar como lbum exibida. Navegue at o diretrio onde deseja salvar o modelo. Voc pode salvar o modelo na pasta Meus lbuns ou em uma pasta subordinada. Digite o nome do modelo no campo Nome do lbum. Clique no boto OK. O lbum salvo. Voc pode localizar o modelo navegando at ele no gerenciador de modelos. Voltar verso salva Utilize o item de menu Voltar verso salva para que o documento atual seja revertido sua ltima verso salva. Inserir Utilize o item de menu Inserir para ter acesso caixa de dilogo Abrir, a qual permite que voc insira um modelo, imagem ou arquivo de texto na sua apresentao. Exportar Utilize o item de menu, Exportar para gerar arquivos em PNG,JPEG(Imagem), PDF ou ainda no LayOut 3 nos formatos DWG/DXF para colaborao em um fluxo de trabalho CAD. Configurar documento Use a caixa de dilogo Configurar documento para configurar uma srie de ajustes especficos apresentao atual do LayOut.

Geral Use o painel Geral da caixa de dilogo Configurar documento para identificar o autor e escrever uma descrio para a apresentao. Digite o nome do autor no campo Autor. Digite a descrio no campo Descrio.

Grade Use o painel Grade da caixa de dilogo Configurar documento para exibir e manipular a grade na rea de apresentao. Nesse campo voc encontra um combobox que permite mostrar ou no a grade na pagina de exibio a tambem a escolha do tipo de grade: Ponto ou Linha. O combobox Grade principal permite exibir linhas mais espessas (principais) em um intervalo

|8|

especfico na grade. Digite o intervalo das linhas espessas na caixa de texto. Finalmente, clique na amostra de cor para mudar a cor usando a caixa de dilogo Cores. J Grade auxiliar marcada para a exibir linhas mais finas (secundrias) em um intervalo especfico na grade. Digite o intervalo das linhas finas na caixa de texto. Finalmente, clique na amostra de cor para mudar a cor usando a caixa de dilogo Cores. Para finalizar ha na parte inferior um sub-campo chamado opes onde a trs combobox, Ajustar a grade s margens da pgina para cortar a grade nas margens (as margens aparecem sem grade). Grade de desenho por cima que faz com que a grade se sobreponha ao desenho e por ultimo Imprimir grade. Papel Use o painel Papel da caixa de dilogo Configurar documento para configurar a rea de apresentao (tamanho e margens). O tamanho da rea de apresentao corresponde diretamente ao tamanho do papel da impresso.Marque os botes Retrato ou Paisagem para mudar a orientao da rea de apresentao. Defina pelos campos a Altura e Largura. Clique na amostra de cor para ativar a caixa de dilogo Cores. Clique em uma nova cor na caixa de dilogo Cores para mudar a cor do fundo da rea de apresentao. Marque a caixa de seleo Imprimir cor do papel para imprimir a cor da rea de apresentao ao imprimir a sua apresentao.Utilize a seo Margens do painel Papel para configurar as margens da rea de apresentao. Marque a caixa de seleo Mostrar margens para exibir linhas de margens na rea de apresentao e Marque a caixa de seleo Imprimir margens para imprimir linhas de margens sendo possvel tambm mudar a cor das margens. Use a seo Resoluo de renderizao do painel Papel para configurar os pontos por polegada (PPP) dos modelos na rea de apresentao e na pgina impressa.
PPP: Selecione o PPP (pontos por polegada) para mudar a resoluo na tela e impressa dos modelos do SketchUp. Valores mais altos, como 300 PPP, melhoram a resoluo dos modelos mas reduzem o desempenho do LayOut. Dica: Configure o PPP para 200 e a espessura da linha para 0,25 (na guia Estilos na caixa de dilogo modelo do SketchUp) para obter o equilbrio entre desempenho e qualidade da sada impressa (enquanto voc ainda estiver trabalhando bastante na apresentao). Use a configurao de 300 PPP e espessura da linha de 0,25 ou menor quando desejar a sada de melhor qualidade.

referenciado do arquivo no sistema de arquivos. Esta operao desvincula a cpia do arquivo de referncia (armazenado no seu arquivo do LayOut) do arquivo original no sistema de arquivos. Selecione um arquivo referenciado e clique no boto Editar para editar o arquivo referenciado em seu aplicativo nativo. Por exemplo, se voc selecionar um arquivo referenciado do SketchUp e clicar em Editar, o arquivo referenciado aparecer no SketchUp para ser editado. Clique em Eliminar os no usados para remover as entidades da Tabela de referncia que no aparecem mais na rea de apresentao (porque voc apagou manualmente a imagem, o arquivo do SketchUp, etc. da rea de apresentao). Unidades Use o painel Unidades da caixa de dilogo Configurar documento para configurar as unidades usadas para comprimento no LayOut. Selecione Fracionrio ou Decimal na primeira lista suspensa Formato. Selecione um tipo de unidade na segunda lista suspensa Formato. Clique no menu suspenso Preciso para definir a preciso da exibio de unidades. A preciso de unidades da opo Fracionrio pode ser ajustada entre 1" e 1/64". A preciso de unidades da opo Decimal pode ser ajustada vrias casas decimais alm do zero para qualquer uma dessas unidades. Os usurios do SketchUp que trabalham com o sistema mtrico devem usar a configurao de unidades decimal

Configurar pgina (Ctrl+Shift+P) Utilize o item de menu Configurar pgina para ter acesso caixa de dilogo de configurao da pgina. Essa caixa de dilogo usada para selecionar e configurar as propriedades da impressora e da pgina a fim de us-las na impresso.

Referncias Use o painel Referncias da caixa de dilogo Configurar documento para visualizar e configurar todos os arquivos referenciados no documento do LayOut. A tabela de referncia contm o caminho e nome do arquivo, status e data de insero de cada arquivo referenciado. O status mostra se o arquivo est atualizado ou desatualizado, o que indica que o arquivo foi editado em outro aplicativo e precisa ser atualizado no LayOut. Use os botes de referncia para manipular conexes entre arquivos incorporados no seu arquivo do LayOut (imagens, arquivos do SketchUp, etc.) e seus arquivos correspondentes no sistema de arquivos. Selecione um arquivo referenciado e clique no boto Atualizar para atualizar um arquivo cujo status seja "Desatualizado". Clique no boto Vincular para estabelecer um novo vnculo a um arquivo no seu sistema de arquivos. Selecione um arquivo referenciado e clique no boto Vincular para estabelecer um novo vnculo a um arquivo no seu sistema de arquivos ou selecione um arquivo referenciado e clique no boto Desvincular para desvincular um arquivo Visualizar impresso Utilize o item de menu Visualizar impresso para visualizar a sua apresentao com o aspecto que ter quando for impressa no papel (usando as configuraes de impresso). |9| |10|

Imprimir (Ctrl+P) O item de menu Imprimir abre a caixa de dilogo Imprimir padro. Essa caixa de dilogo permite que voc imprima a apresentao atual da rea de apresentao do LayOut na impressora atualmente selecionada. Sair O item de menu Sair fecha o arquivo atual e a janela do aplicativo LayOut. O LayOut exibir uma mensagem solicitando que voc salve o seu arquivo, caso esse arquivo no tenha sido salvo depois da ltima alterao.

Colar (Ctrl+V) Utilize o item de menu Colar para colar o contedo da rea de transferncia dentro do documento atual do LayOut. A geometria colada ser fixada e posicionada de acordo com a ponta do cursor, permitindo que voc posicione a nova geometria ao col-la. Clique para posicionar os itens colados. Voc pode usar os comandos recortar, copiar e colar para mover itens entre as janelas abertas do LayOut. O contedo da rea de transferncia permanecer ali at que seja substitudo por outro contedo resultante da execuo de outro comando Recortar ou Copiar. Copiar estilo Utilize o item de menu Copiar estilo para copiar na memria o estilo da entidade atualmente selecionada. Voc deve selecionar uma entidade para poder copiar um estilo. Colar estilo Utilize o item de menu Colar estilo para aplicar um estilo da memria entidade atualmente selecionada. Voc deve copiar um estilo para poder colar um estilo Duplicar (Ctrl+D) Utilize o item de menu Duplicar para duplicar as entidades atualmente selecionadas. Excluir Utilize o item de menu Excluir para eliminar as entidades atualmente selecionadas da sua apresentao. Selecionar tudo (Ctrl+A) Utilize o item de menu Selecionar tudo para selecionar todas as entidades selecionveis da apresentao. As entidades ocultas, quaisquer itens que estiverem em uma camada oculta ou a geometria que tenha sido recortada no podem ser selecionadas com o item de menu Selecionar tudo. No selecionar nada (Ctrl+Shift+A)

2- Menu Editar
O menu Editar contm itens que permitem a voc realizar funes de edio em apresentaes do LayOut. Esses itens de menu incluem os que permitem a criao e a edio de grupos, operaes de camadas, alm de comandos padro como recortar, copiar e colar. Desfazer (Ctrl+Z) Utilize o item de menu Desfazer para desfazer o ltimo comando de desenho ou de edio que tenha realizado. O LayOut permite que voc desfaa todas as operaes que realizou, uma por vez, at chegar ao ponto em que o seu arquivo foi salvo pela ltima vez. A quantidade de comandos Desfazer que podem ser realizados tem como limite mximo uma seqncia de 100 passos.

Observao: O comando Desfazer vai desfazer qualquer operao que crie ou modifique geometria, mas no desfaz alteraes feitas em seu ponto de vista. Utilize o item de menu Anterior, que est no menu Cmera, para desfazer uma alterao de ponto de vista.

Refazer (Ctrl+Y) Utilize o item de menu Refazer para retornar a ltima operao Desfazer ao seu estado anterior. Recortar (Ctrl+X) O item de menu Recortar remove os itens selecionados da sua apresentao e os coloca na rea de transferncia. O contedo da rea de transferncia pode ento voltar a ser inserido em qualquer documento aberto do LayOut, usando o item de menu Colar. Voc pode usar os comandos recortar, copiar e colar para mover entidades entre as janelas abertas do LayOut. O contedo da rea de transferncia permanecer ali at que seja substitudo por outro contedo resultante da execuo de outro comando Recortar ou Copiar. Copiar (Ctrl+C) O item de menu Copiar copia os itens selecionados para a rea de transferncia sem excluir esses itens da sua apresentao. O contedo da rea de transferncia pode ento voltar a ser inserido em qualquer documento aberto do LayOut, usando o item de menu Colar. Voc pode usar os comandos recortar, copiar e colar para mover entidades entre as janelas abertas do LayOut. O contedo da rea de transferncia permanecer ali at que seja substitudo por outro contedo resultante da execuo de outro comando Recortar ou Copiar. |11|

O item de menu No selecionar nada limpa as selees ativas, anulando a seleo de quaisquer itens atualmente selecionados na apresentao. Mover para a camada atual Use o item de menu Mover para a camada atual para mover as entidades selecionadas para a camada atual. Criar mscara de recorte O item de menu Criar mscara de recorte cria uma mscara de recorte a partir de duas entidades selecionadas. As entidades, como elipses ou retngulos, podem ser usadas como mscaras de recorte. As mscaras de recorte so usadas para "mascarar" partes do modelo, imagem ou outras entidades, sob a mscara. Por exemplo, se voc colocar uma elipse sobre uma imagem inserida e usar a elipse como mscara de recorte, somente a parte da imagem que estiver dentro da elipse |12|

ser exibida. As mscaras de recorte so um timo mecanismo para se apresentar somente as informaes mais importantes de uma pgina.

Aplicativos possvel escolher atravs dessa opo escolher o editor de imagem padro e o editor de texto padro.

Backup Nessa aba possvel escolher se o backup ser realizado sempre ao salvar e se haver salve automtico assim como o espao de tempo entre eles

Liberar mscara de recorte O item de menu Liberar mscara de recorte desfaz a criao de uma mscara de recorte (retornando as entidades forma original). Agrupar (Ctrl+G) O item de menu Grupo cria uma entidade de grupo a partir das entidades selecionadas. Desagrupar (Ctrl+Shift+G) Utilize o item de menu Desagrupar para dividir o grupo de volta s suas entidades originais. Preferncias O item de menu Preferncias abre as Preferncias do aplicativo LayOut para o ajuste de diversas configuraes globais do programa. Desassociar Ferramenta presente na verso 3 utilizada para desassociar o viewport do modelo 3d do sketchup. Preferncias O item de menu Preferncias abre as Preferncias do aplicativo LayOut para o ajuste de diversas configuraes globais do programa.

Pastas Aba destinada a criao e excluso de caminhos para armazenamento de dados de modelo e lbuns.

Geral possvel, nessa rea, ordenar a renderizao automtica dos modelos do Sketchup ao passar para o LayOut assim como a cor de ferramenta.

Apresentao Destinado as escolhas referentes a projeo quando houver mas de um monitor.

Escalas Nessa aba encontramos opes de modelo definidos de escala. Voc pode tambm adicionar escala personalizadas e definir a unidade(ps, cm, m, etc...)

Atalhos Aba destinada a edio, adio e subtrao de atalhos de teclado para as ferramentas do LayOut

Incio nesta seo voc poder modificar o tipo de inicializao do LayOut selecionar a verificao de atualizao do software. possvel tambm configurar o modelo padro aberto ao se inicializar.

3- Menu Visualizar
O menu Visualizar contm itens de menu que alteram a exibio de entidades dentro da sua apresentao. |13| |14|

Barras de ferramentas O sub-menu Barras de ferramentas contm itens para exibir e manipular barras de ferramentas. Barra de ferramentas principal Selecione o item de menu Barra de ferramentas principal para exibir ou ocultar a barra de ferramentas principal. Personalizar Selecione o item de menu Personalizar para personalizar ou criar uma nova barra de ferramentas. Voc pode adicionar ou remover ferramentas e comandos de qualquer barra de ferramentas. Para adicionar uma ferramenta ou comando a uma barra de ferramentas: Selecione o item de menu Visualizar > Barras de ferramentas > Personalizar. A caixa de dilogo Personalizar aparece.

Para mover uma ferramenta ou comando em uma barra de ferramentas:. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na barra de ferramentas. Arraste o nome da ferramenta ou comando at a posio desejada na barra de ferramentas. Um cursor de insero dever aparecer. Solte o boto do mouse para reposicionar a ferramenta ou comando na barra de ferramentas. Voc pode criar suas prprias barras de ferramentas personalizadas. Para criar Clique no boto Nova. A caixa de dilogo Nova barra de ferramentas aparece. Digite um nome para a barra de ferramentas no campo Nome da barra de ferramentas. Selecione um local para a barra de ferramentas na lista suspensa Localizao. Clique no boto OK. Uma barra de ferramentas vazia aparece na localizao escolhida. Clique na guia Comandos. O painel Comandos exibido. Esse painel contm uma lista de categorias de ferramentas e comandos, assim como todas as ferramentas e comandos de cada categoria. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na lista de ferramentas e comandos. Arraste o nome da ferramenta ou comando at a posio desejada na barra de ferramentas. Um cursor de insero dever aparecer. Solte o boto do mouse para colocar a ferramenta ou comando na barra de ferramentas. Observao: Voc tambm pode clicar na seta de opes na barra de ferramentas para adicionar ou remover botes de uma barra de ferramentas ou exibir a caixa de dilogo Personalizar. A caixa de dilogo Personalizar contm opes para criar e personalizar barras de ferramentas. A guia Barras de ferramentas contm opes para ativar, criar, renomear, excluir e restaurar barras de ferramentas. Barras de ferramentas: A lista Barras de ferramentas contm todas as barras de ferramentas do LayOut. Marque a caixa de seleo para exibir a barra de ferramentas correspondente. Desmarque a caixa de seleo para ocultar a barra de ferramentas correspondente.

Clique na guia Comandos. O painel Comandos exibido. Esse painel contm uma lista de categorias de ferramentas e comandos, assim como todas as ferramentas e comandos de cada categoria. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na lista de ferramentas e comandos. Arraste o nome da ferramenta ou comando at a posio desejada na barra de ferramentas. Um cursor de insero dever aparecer. Solte o boto do mouse para colocar a ferramenta ou comando na barra de ferramentas. Observao: Voc tambm pode clicar na seta de opes na barra de ferramentas para adicionar ou remover botes de uma barra de ferramentas ou exibir a caixa de dilogo Personalizar. Para remover uma ferramenta ou comando de uma barra de ferramentas: Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na barra de ferramentas. Arraste o nome da ferramenta ou comando para qualquer lugar fora da barra de ferramentas. Solte o boto do mouse para remover a ferramenta ou comando da barra de ferramentas. Observao: Voc tambm pode clicar na seta de opes na barra de ferramentas para adicionar ou remover botes de uma barra de ferramentas ou exibir a caixa de dilogo Personalizar. |15|

Renomear: Clique no boto Renomear para renomear a barra de ferramentas que estiver selecionada. Digite um novo nome no campo Nome da barra de ferramentas e clique no boto OK. Excluir: Clique no boto Excluir para excluir a barra de ferramentas que estiver selecionada. Redefinir: Clique no boto Redefinir para remover todas as personalizaes efetuadas na barra de ferramentas que estiver selecionada.

Guia Comandos A guia Comandos contm ferramentas e comandos que podem ser adicionados sua barra de ferramentas. Para adicionar uma ferramenta ou comando a uma barra de ferramentas: 1. Selecione o item de menu Visualizar > Barras de ferramentas > Personalizar. A caixa de dilogo Personalizar aparece. 2. Clique na guia Comandos. O painel Comandos exibido. Esse painel contm uma lista de categorias de ferramentas e comandos, assim como todas as ferramentas e comandos de cada categoria.

|16|

3. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na lista de ferramentas e comandos. 4. Arraste o nome da ferramenta ou comando at a posio desejada na barra de ferramentas. Um cursor de insero dever aparecer. 5. Solte o boto do mouse para colocar a ferramenta ou comando na barra de ferramentas.

3- Menu Texto
O menu Texto contm itens para alterar formatos no modelo. Negrito (Ctrl+B) Utilize o item de menu Negrito para aplicar um estilo de texto negrito s entidades de texto selecionadas. Itlico (Ctrl+I) Utilize o item de menu Itlico para aplicar um estilo de texto itlico s entidades de texto selecionadas. Sublinhado (Ctrl+U) Utilize o item de menu Sublinhado para aplicar um estilo de texto sublinhado s entidades de texto selecionadas. Riscado Utilize o item de menu Riscado para aplicar uma linha que passa pelo meio do texto. Alinhar Utilize esse comando para mover os textos das seguintes maneiras: Utilize o item de menu Alinhar esquerda para mover o texto para a posio mais esquerda dentro de sua caixa de texto. Utilize o item de menu Alinhar ao centro para centralizar o texto selecionado dentro de sua caixa de texto. Utilize o item de menu Alinhar direita para mover o texto para a posio mais direita dentro de sua caixa de texto. Maior Utilize o item de menu Maior para aumentar o tamanho do texto selecionado em um ponto. Menor Utilize o item de menu Menor para reduzir o tamanho do texto selecionado em um ponto. O submenu Ligatura contm itens de menu para exibir duas ou mais letras como uma unidade. Alinhar direita Alinhar ao centro Alinhar esquerda

Observao: Voc tambm pode clicar na seta de opes na barra de ferramentas para adicionar ou remover botes de uma barra de ferramentas ou exibir a caixa de dilogo Personalizar.

Guia Opes A guia Opes contm diversas opes para personalizar as barras de ferramentas. Mostrar sempre menus completos: Marque a caixa de seleo Mostrar sempre menus completos para exibir todos os itens de menu quando voc clicar em um ttulo de menu. Mostrar menus completos aps uma pequena demora: Marque a caixa de seleo Mostrar menus completos aps uma pequena demora para exibir todos os itens de menu aps uma pequena demora. cones grandes nos menus: Marque cones grandes nos menus para aumentar o tamanho dos cones no menu. cones grandes nas barras de ferramentas: Marque cones grandes nas barras de ferramentas para aumentar o tamanho dos cones nas barras de ferramentas. Listar o nome das fontes em sua prpria fonte: Marque a caixa de seleo Listar o nome das fontes em sua prpria fonte. Mostrar dicas de tela nas barras de ferramentas: Marque Mostrar dicas de tela nas barras de ferramentas para exibir uma dica de ferramenta quando o cursor estiver sobre um cone de barra de ferramentas. Mostrar teclas de atalho nas dicas de tela: Marque Mostrar teclas de atalho nas dicas de tela para exibir a tecla de atalho como parte de uma dica de ferramenta. Atenuao da barra flutuante: Clique nas setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir a demora da atenuao da barra de ferramentas flutuante conforme o desejado. A demora da atenuao aplica-se a uma barra de ferramentas que foi desacoplada ou afastada da sua localizao padro no LayOut. Menu animado: Selecione uma animao de menu para aplicar um efeito de animao quando voc selecionar um menu.

|17|

|18|

Linha de base O submenu Linha de base contm itens de menu para ajustar o posicionamento vertical do texto. Utilize o item de menu Usar padro para o texto voltar ao posicionamento padro (sem ajuste vertical). Utilize o item de menu Sobrescrito para colocar o texto selecionado acima da altura de outro texto na mesma linha. Subscrito Utilize o item de menu Subscrito para colocar o texto selecionado abaixo da altura de outro texto na mesma linha. Espaamento O submenu Espaamento contm itens de menu para ajustar o espaamento entre as linhas do texto. Utilize o item de menu Individual para aplicar espaamento individual entre linhas de texto. Utilize o item de menu Um e meio para aplicar espaamento de um espao e meio entre linhas de texto. Utilize o item de menu Duplo para aplicar espaamento duplo entre linhas de texto. Selecione o item de menu Personalizado para exibir a caixa de dilogo Espaamento do texto. Selecione o boto Fixo para digitar um nmero fixo de pontos para aplicar entre linhas de texto. Digite o nmero de pontos na caixa Antes para identificar o nmero de pontos a serem aplicados antes de cada pargrafo de texto. Digite o nmero de pontos na caixa Depois para identificar o nmero de pontos a serem aplicados depois de cada pargrafo de texto. Personalizado Duplo Um e meio Individual Sobrescrito Usar padro

Colocar em primeiro plano Use o item de menu Colocar em primeiro plano para mover as entidades selecionadas para a frente da pgina ( frente de todas as outras entidades). Trazer mais para frente Use o item de menu Trazer mais para frente para aproximar as entidades selecionadas da parte frontal de uma pgina. Retroceder um nvel Use o item de menu Retroceder um nvel para distanciar as entidades selecionadas da parte frontal de uma pgina. Enviar para o fundo Use o item de menu Enviar para o fundo para mover as entidades selecionadas para o fundo de uma pgina (atrs de todas as outras entidades). Alinhar O sub-menu Alinhar contm itens de menu para alinhar entidades. Selecione duas ou mais entidades para poder usar esses itens de menu. Esquerda Selecione o item de menu Esquerda para alinhar todas as entidades selecionadas com a entidade mais esquerda no conjunto selecionado. Direita Selecione o item de menu Direita para alinhar todas as entidades selecionadas com a entidade mais direita no conjunto selecionado. Acima Selecione o item de menu Alto para alinhar todas as entidades selecionadas com a entidade mais ao alto no conjunto selecionado. Abaixo Selecione o item de menu Inferior para alinhar todas as entidades selecionadas com a entidade localizada na parte mais inferior do conjunto selecionado. Verticalmente Utilize o item de menu Verticalmente para alinhar as entidades selecionadas em uma coluna vertical. Horizontalmente Utilize o item de menu Horizontalmente para alinhar as entidades selecionadas em uma coluna horizontal.

4- Menu Organizar
As entidades podem ficar lado a lado ou umas sobre as outras em uma pgina. O menu Organizar contm itens que possibilitam a organizao de entidades na rea de apresentao. |19|

Espaar O sub-menu Espaar contm itens de menu para espaar uniformemente as entidades. Selecione trs ou mais entidades para poder usar esses itens de menu. |20|

Horizontalmente Utilize o item de menu Horizontalmente para espaar horizontalmente todas as entidades selecionadas de maneira uniforme na caixa de seleo. Verticalmente Utilize o item de menu Verticalmente para espaar verticalmente todas as entidades selecionadas de maneira uniforme na caixa de seleo.

Selecionar
Utilize o item de menu Selecionar para acionar a ferramenta Selecionar, que permite selecionar entidades para modificao.

Borracha
Utilize o item de menu Borracha para acionar a ferramenta Borracha, que permite a voc apagar entidades.

Estilo
Utilize o item de menu Estilo para acionar a ferramenta Estilo, que permite a voc coletar amostras e aplicar estilos.

Centralizar O submenu Centralizar contm itens de menu para centralizar as entidades na pgina. Selecione trs ou mais entidades para poder usar esses itens de menu. Verticalmente na pgina Selecione o item de menu Verticalmente na pgina para centralizar todas as entidades selecionadas verticalmente na pgina.

Dividir Utilize o item de menu Dividir para acionar a ferramenta Dividir, que permite a voc dividir duas formas sobrepostas no ponto onde elas se sobrepem. Unir Utilize o item de menu Unir para acionar a ferramenta Unir, que permite a voc unir as linhas sobrepostas de duas formas para criar uma forma. Linhas O sub-menu Linhas contm ferramentas para desenhar linhas. Linha Utilize o item de menu Linha para acionar a ferramenta Linha, que permite a voc desenhar linhas retas. Desenho mo livre Utilize o item de menu Desenho mo livre para acionar a ferramenta Desenho mo livre, que permite a voc desenhar mo livre.

Horizontalmente na pgina Selecione o item de menu Horizontalmente na pgina para centralizar todas as entidades selecionadas horizontalmente na pgina.

Virar O submenu Virar contm itens de menu para virar as entidades na pgina. Da esquerda para a direita Selecione o item de menu Da esquerda para a direita para virar uma entidade, para que a parte da entidade voltada para a esquerda passe a estar voltada para a direita.

Arcos O sub-menu Arcos contm ferramentas para desenhar arcos. Arco Utilize o item de menu ngulo do raio para criar um arco em torno de um ponto central. Arco de 2 pontos Utilize o item de menu Arco de 2 pontos para criar um arco a partir de um ponto inicial e de um ponto final. Arco de 3 pontos Utilize o item de menu Arco de 3 pontos para criar um arco em torno de um ponto piv. Pizza Utilize o item de menu Pizza para criar um arco em torno de um ponto central. As linhas sero desenhadas a partir do ponto central at o incio e o final de um arco, para criar uma forma que se parece com um pedao de pizza.

De cima para baixo Selecione o item de menu De cima para baixo para virar uma entidade, para que a parte da entidade voltada para cima na tela passe a estar voltada para baixo.

Alinhar a objetos ativos Selecione o item de menu Alinhar a objetos para alinhar entidades a outras entidades na rea de desenho. Alinhar grade desativado Selecione o item de menu Alinhar grade para alinhar entidades a linhas de grade na rea de desenho.

5- Menu Ferramentas
O menu Ferramentas proporciona acesso a todas as ferramentas do LayOut. Esse menu representa um dos trs mecanismos usados para ter acesso a essas ferramentas (os outros mecanismos so as barras de ferramentas e os atalhos de teclado). |21|

Retngulos O submenu Retngulos contm ferramentas para desenhar retngulos.

|22|

Retngulo Utilize o item de menu Retngulo para acionar a ferramenta Retngulo, que permite criar retngulos padro com cantos quadrados. Cantos arredondados Utilize o item de menu Cantos arredondados para acionar a ferramenta Retngulo arredondado, que permite criar retngulos com cantos arredondados. Ovalado Utilize o item de menu Ovalado para acionar a ferramenta Ovalado, que permite criar retngulos com lados e cantos arredondados. Abaulado Utilize o item de menu Abaulado para acionar a ferramenta Abaulado, que permite criar retngulos com cantos quadrados e lados arredondados.

Angular Utilize essa ferramenta para dimensionar ngulos em elementos circulares

6- Menu Pginas
O menu Pginas contm itens para trabalhar com pginas individuais na sua apresentao. Adicionar Utilize o item de menu Adicionar para adicionar uma pgina apresentao. Duplicar Utilize o item de menu Duplicar para duplicar a pgina atual na apresentao. Excluir Utilize o item de menu Excluir para excluir a pgina atual da apresentao. Anterior Utilize o item de menu Anterior para navegar at a pgina anterior da apresentao. Prxima Utilize o item de menu Prxima para navegar at a prxima pgina da apresentao.

Crculos O sub-menu Crculos contm ferramentas para desenhar crculos e elipses. Crculo Utilize o item de menu Crculo para acionar a ferramenta Crculo, que permite a voc criar crculos. Elipse Utilize o item de menu Elipse para acionar a ferramenta Elipse, que permite a voc criar elipses (ovais). Polgono Utilize o item de menu Polgono para acionar a ferramenta Polgono, que permite a voc criar polgonos com mltiplos lados.

7- Menu Janela
O menu Janela contm configuraes de modelo e gerenciadores para suas apresentaes. As configuraes de modelo so caixas de dilogo com configuraes que afetam a apresentao, como cor e estilo. Gerenciadores so caixas de dilogo que gerenciam uma coleo de qualquer coisa pertencente sua apresentao, como pginas, camadas e formas. Bandeja padro Sub-menu para acesso as configuraes da Bandeija. Mostrar/Ocultar bandeja Selecione o item de menu Mostrar/Ocultar bandeja para exibir ou ocultar a bandeja. Cores Selecione o item de menu Cores para exibir a caixa de dilogo de configuraes Cores. Estilo da forma Selecione o item de menu Estilo da forma para exibir a caixa de dilogo de configuraes Estilo da forma. Modelo do SketchUp Selecione o item de menu Modelo do SketchUp para exibir a caixa de dilogo de configuraes Modelo do SketchUp. Estilo da Dimenso Selecione o item de menu Dimenso para exibir a caixa de dialogo de Estilo da Dimenso.

Texto Utilize o item de menu Texto para acionar a ferramenta Texto, que permite a voc escrever texto. Etiqueta Utilize o item de menu Etiqueta para acionar a ferramenta Etiqueta, que permite a voc criar etiquetas com texto. Dimenses O sub-menu Ferramenta presente no LayOut 3 contem ferramentas que permitem cotar as dimenses de seus projetos. |23| Linear Utilize essa ferramenta para cotar elementos retilneos.

|24|

Estilo do texto Selecione o item de menu Estilo do texto para exibir a caixa de dilogo de configuraes Estilo do texto. Pginas Selecione o item de menu Pginas para exibir a caixa de dilogo Gerenciador de pgina. Camadas Selecione o item de menu Camadas para exibir a caixa de dilogo Gerenciador de camadas. lbuns Selecione o item de menu lbuns para exibir a caixa de dilogo Gerenciador de lbuns. Instrutor Selecione o item de menu Instrutor para exibir a caixa de dilogo Instrutor. A caixa de dilogo Instrutor fornece ajuda para a ferramenta que estiver selecionada.

Dica do dia O item de menu Dica do dia abre a caixa de dilogo Dica do dia, que contm informaes teis para ajud-lo na aprendizagem do aplicativo. Verificar se h atualizao O item de menu Verificar se h atualizao verifica se a sua verso do SketchUp a mais atual. Se sua verso estiver desatualizada, aparecer uma mensagem solicitando que voc faa o download da verso mais recente. Para usar esse recurso, o seu computador necessita estar conectado internet. Enviar uma sugesto O item de menu Enviar uma sugesto abre a Central de Ajuda do SketchUp do Google em seu navegador da web padro. Esse site solicitar que voc preencha um formulrio de sugestes e o envie Google. Esse formulrio contm campos para que voc os preencha com o seu nome, email e um comentrio relacionado com uma das seguintes categorias: relatrio de erro, solicitao de recurso, comentrio, pergunta sobre treinamento. Sobre o LayOut O item de menu Sobre o LayOut abre a caixa de dilogo Sobre o LayOut. Essa caixa de dilogo oferece informaes sobre a verso e a licena de seu LayOut.

Observao: Desmarque a caixa de seleo prxima a qualquer um dos itens de menu mencionados anteriormente para remover a caixa de dilogo correspondente da bandeja padro de caixas de dilogo.

Nova bandeja Selecione o item de menu Nova bandeja para criar outra caixa de dilogo no lado direito da rea de apresentao. Use esta opo somente se desejar que diferentes bandejas contenham diversas combinaes de configuraes e caixas de dilogo de gerenciador.
Observao: O contedo do menu Janela muda quando voc adiciona uma nova bandeja de caixa de dilogo. Os itens de menu Cores, Estilo da forma, Modelo do SketchUp, Estilo do texto, Pginas, Camadas, lbuns e Instrutor tornam-se itens de submenu sob um novo submenu Bandeja padro. Tambm haver um novo submenu representando a nova bandeja que voc adicionou.

Barras de ferramentas
A barra de ferramentas do LayOut contm diversas ferramentas e operaes para ajud-lo a criar sua apresentao. A barra de ferramentas padro A barra de ferramentas padro contm todas as ferramentas e itens de menu necessrios para que um novo usurio se familiarize com o LayOut. So elas: ferramenta Selecionar, ferramenta Borracha, ferramenta Estilo, ferramenta Dividir, ferramenta Unir, ferramentas de linha, ferramentas de arco, ferramentas de retngulo, ferramentas de crculo, ferramenta Polgono, ferramenta Texto e ferramenta Etiqueta. A barra de ferramentas padro tambm inclui o comando Adicionar pgina, o comando Pgina anterior, o comando Pgina prxima e a seta de opes da barra de ferramentas.

Nova Janela para <Sem nome>(Ctrl + Shift + M) Utilize o item de menu Nova janela para <Sem nome> para criar uma nova apresentao usando o modelo atual.


Como personalizar uma barra de ferramentas Voc pode adicionar ou remover ferramentas e comandos de qualquer barra de ferramentas. Como adicionar uma ferramenta ou comando a uma barra de ferramentas Para adicionar uma ferramenta ou comando a uma barra de ferramentas: 6. Selecione o item de menu Visualizar > Barras de ferramentas > Personalizar. A caixa de dilogo Personalizar aparece. 7. Clique na guia Comandos. O painel Comandos exibido. Esse painel contm uma lista de categorias de ferramentas e comandos, assim como todas as ferramentas e comandos de cada categoria. 8. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na lista de ferramentas e comandos. 9. Arraste o nome da ferramenta ou comando at a posio desejada na barra de ferramentas. Um cursor de insero dever aparecer.

8- Menu Ajuda
O menu Ajuda contm itens relacionados com a obteno de ajuda para usar o produto. Esses itens incluem o guia do usurio on-line do LayOut, uma ficha de referncia rpida e tutoriais em vdeo. Central de Ajuda on-line O item de menu Central de Ajuda on-line abre o seu navegador da web padro e conecta com a Central de Ajuda on-line. O website contm fruns de suporte do LayOut, informaes adicionais sobre treinamento e acesso a novas verses de software.

|25|

|26|

10. Solte o boto do mouse para colocar a ferramenta ou comando na barra ferramentas.

de

6. Clique na guia Comandos. O painel Comandos exibido. Esse painel contm uma lista de categorias de ferramentas e comandos, assim como todas as ferramentas e comandos de cada categoria. 7. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na lista de ferramentas e comandos. 8. Arraste o nome da ferramenta ou comando at a posio desejada na barra de ferramentas. Um cursor de insero dever aparecer. 9. Solte o boto do mouse para colocar a ferramenta ou comando na barra de ferramentas.

Observao: Voc tambm pode clicar na seta de opes na barra de ferramentas para adicionar ou remover botes de uma barra de ferramentas ou exibir a caixa de dilogo Personalizar.

Como remover uma ferramenta ou comando de uma barra de ferramentas Para remover uma ferramenta ou comando de uma barra de ferramentas: 1. Selecione o item de menu Visualizar > Barras de ferramentas > Personalizar. A caixa de dilogo Personalizar aparece. 2. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de ferramenta ou comando na barra de ferramentas. 3. Arraste o nome da ferramenta ou comando para qualquer lugar fora da barra de ferramentas. 4. Solte o boto do mouse para remover a ferramenta ou comando da barra de ferramentas.

Observao: Voc tambm pode clicar na seta de opes na barra de ferramentas para adicionar ou remover botes de uma barra de ferramentas ou exibir a caixa de dilogo Personalizar.

A caixa de dilogo Personalizar A caixa de dilogo Personalizar contm opes para criar e personalizar barras de ferramentas.

Observao: Voc tambm pode clicar na seta de opes na barra de ferramentas para adicionar ou remover botes de uma barra de ferramentas ou exibir a caixa de dilogo Personalizar.

Como mover uma ferramenta ou comando em uma barra de ferramentas Para mover uma ferramenta ou comando em uma barra de ferramentas: 1. Selecione o item de menu Visualizar > Barras de ferramentas > Personalizar. A caixa de dilogo Personalizar aparece. 2. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse sobre um nome de comando na barra de ferramentas. 3. Arraste o nome da ferramenta ou comando at a posio desejada na ferramentas. Um cursor de insero dever aparecer. ferramenta ou barra de

Guia Barras de ferramentas A guia Barras de ferramentas contm opes para ativar, criar, renomear, excluir e restaurar barras de ferramentas. Barras de ferramentas: A lista Barras de ferramentas contm todas as barras de ferramentas do LayOut. Marque a caixa de seleo para exibir a barra de ferramentas correspondente. Desmarque a caixa de seleo para ocultar a barra de ferramentas correspondente. Nova: Clique no boto Nova para adicionar uma nova barra de ferramentas. Renomear: Clique no boto Renomear para renomear a barra de ferramentas que estiver selecionada. Digite um novo nome no campo Nome da barra de ferramentas e clique no boto OK. Excluir: Clique no boto Excluir para excluir a barra de ferramentas que estiver selecionada.

4. Solte o boto do mouse para reposicionar a ferramenta ou comando na barra de ferramentas. Como criar novas barras de ferramentas Voc pode criar suas prprias barras de ferramentas personalizadas. Para criar uma barra de ferramentas personalizada: 1. Selecione o item de menu Visualizar > Barras de ferramentas > Personalizar. A caixa de dilogo Personalizar aparece. Veja A caixa de dilogo Personalizar para mais informaes. 2. 3. 4. 5. Clique no boto Nova. A caixa de dilogo Nova barra de ferramentas aparece. Digite um nome para a barra de ferramentas no campo Nome da barra de ferramentas. Selecione um local para a barra de ferramentas na lista suspensa localizao. Clique no boto OK. Uma barra de ferramentas vazia aparece na localizao escolhida.

Redefinir: Clique no boto Redefinir para remover todas as personalizaes efetuadas na barra de ferramentas que estiver selecionada.

Guia Comandos A guia Comandos contm ferramentas e comandos que podem ser adicionados sua barra de ferramentas. Guia Opes A guia Opes contm diversas opes para personalizar as barras de ferramentas.

|27|

|28|

Mostrar sempre menus completos: Marque a caixa de seleo Mostrar sempre menus completos para exibir todos os itens de menu quando voc clicar em um ttulo de menu. Mostrar menus completos aps uma pequena demora: Marque a caixa de seleo Mostrar menus completos aps uma pequena demora para exibir todos os itens de menu aps uma pequena demora. cones grandes nos menus: Marque cones grandes nos menus para aumentar o tamanho dos cones no menu. cones grandes nas barras de ferramentas: Marque cones grandes nas barras de ferramentas para aumentar o tamanho dos cones nas barras de ferramentas. Listar o nome das fontes em sua prpria fonte: Marque a caixa de seleo Listar o nome das fontes em sua prpria fonte. Mostrar dicas de tela nas barras de ferramentas: Marque Mostrar dicas de tela nas barras de ferramentas para exibir uma dica de ferramenta quando o cursor estiver sobre um cone de barra de ferramentas. Mostrar teclas de atalho nas dicas de tela: Marque Mostrar teclas de atalho nas dicas de tela para exibir a tecla de atalho como parte de uma dica de ferramenta. Atenuao da barra flutuante: Clique nas setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir a demora da atenuao da barra de ferramentas flutuante conforme o desejado. A demora da atenuao aplica-se a uma barra de ferramentas que foi desacoplada ou afastada da sua localizao padro no LayOut. Menu animado: Selecione uma animao de menu para aplicar um efeito de animao quando voc selecionar um menu.

Clique contextual Os menus contextuais so acionados por meio da seleo de uma ou mais entidades e clicando com o boto direito do mouse. Essa operao denominada clique contextual.

Inferncia
O LayOut contm um mecanismo sofisticado de anlise geomtrica chamado mecanismo de inferncia, possibilitando que voc alinhe entidades facilmente na rea de apresentao. Esse mecanismo tambm ajuda voc a desenhar com muita preciso, inferindo pontos a partir de outros pontos enquanto voc desenha e, ao mesmo tempo, proporcionando indicaes visuais. Indicaes de inferncia O mecanismo de inferncia utiliza indicaes na forma de dicas de ferramenta, que aparecem automaticamente enquanto voc trabalha no modelo, com o propsito de identificar pontos significativos na apresentao. Essas indicaes simplificam as combinaes de inferncia complexas para voc enquanto desenha. Alm disso, o mecanismo de inferncia usa cores especficas para indicar o seu tipo de inferncia. Tipos de inferncia H dois tipos principais de inferncias: de ponto e linear. O LayOut freqentemente combina as inferncias para formar uma inferncia complexa. Inferncia de ponto Uma inferncia de ponto baseada em um ponto exato do seu cursor dentro do modelo. No ponto: O ponto de inferncia verde No ponto identifica a extremidade de uma entidade.

Menus contextuais

Ponto mediano: A inferncia de cor ciano Ponto mediano indica o ponto mediano de uma linha. Interseo: A inferncia de cor preta Interseo indica o ponto exato em que uma linha, arco ou curva intersecciona outra linha, arco ou curva. Na forma: Uma inferncia de cor azul Na face identifica um ponto que se encontra sobre uma face. Na linha: A inferncia de cor vermelha Na aresta identifica um ponto que est localizado ao longo de uma linha. Na curva: A inferncia de cor vermelha Na curva identifica um ponto que est localizado ao longo de um arco ou curva de Bezier. Inferncia linear Uma inferncia linear se encaixa ao longo de uma linha ou de uma direo no espao. Alm de uma dica de ferramenta, uma inferncia linear s vezes tambm exibe uma linha pontilhada temporria enquanto voc desenha. No eixo: A inferncia No eixo indica um alinhamento linear com um dos eixos de desenho. A linha slida desenhada na cor associada com o eixo correspondente (vermelho ou verde). Do ponto: A inferncia Do ponto indica um alinhamento linear de um ponto ao longo das direes dos eixos de desenho. A linha pontilhada desenhada na cor associada com o eixo correspondente (vermelho ou verde).

Os itens de menu tambm aparecem em menus contextuais especiais, os quais so menus cujo contedo varia dependendo do contexto em que so acionados (geralmente em uma ou mais entidades da rea de desenho). A imagem a seguir mostra um menu contextual para uma entidade de face.

|29|

|30|

Perpendicular: A linha magenta Perpendicular indica o alinhamento perpendicular a uma linha. Paralelo: A linha magenta Paralelo indica o alinhamento paralelo a uma linha. Como forar o aparecimento de uma inferncia s vezes, ou a inferncia que voc precisa no aparece imediatamente ou o LayOut escolhe alinhamentos com a geometria errada. Nesses casos, voc pode aumentar a possibilidade de que um alinhamento em particular aparea mantendo parado o cursor do seu mouse sobre a localizao especfica a partir da qual voc deseja que o LayOut faa uma inferncia. Quando as dicas de ferramenta aparecerem, o LayOut priorizar por uns breves instantes esse alinhamento enquanto voc continua a desenhar. Por exemplo, para incentivar o LayOut a criar uma linha que seja paralela a outra linha (como no caso em que necessrio traar a terceira linha de um retngulo): 1. Crie as duas primeiras linhas de um retngulo com a primeira linha paralela aos eixos vermelhos. 2. Clique no ponto inicial de uma terceira linha e mova a ferramenta linha como se voc estivesse criando a terceira linha paralela primeira linha. Assim que voc comea a mover a ferramenta Linha, a linha deve aparecer em vermelho. 3. Mova a ferramenta Linha para a localizao aproximada em que a extremidade da terceira linha deve aparecer. Uma linha pontilhada, da cor do eixo correspondente (verde) acompanhar a ferramenta Linha para indicar que voc est diretamente alinhado com o ponto inicial da primeira linha. 4. Clique quando a linha que est desenhando for indicada pela cor de um eixo (vermelha) e estiver diretamente perpendicular linha pontilhada de cor verde.

Ferramentas
Esta seo do guia do usurio aborda as ferramentas disponveis no LayOut. As ferramentas desta seo so abordadas na mesma ordem em que aparecem dentro do menu Ferramentas.

Ferramenta Selecionar
Use a ferramenta Selecionar para selecionar e modificar entidades. As entidades que esto includas em uma seleo so conhecidas como o conjunto de seleo. Aps a seleo as entidades podem ser movidas, redimensionadas ou giradas atravs da ferramenta Selecionar. Voc pode ativar a ferramenta Selecionar tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como selecionar uma nica entidade O LayOut permite que voc faa tanto selees de uma nica entidade como de mltiplas entidades. Para selecionar uma nica entidade: 1. Selecione a ferramenta Selecionar. O cursor se transforma em uma seta.

2. Clique em uma entidade. A entidade selecionada ficar destacada em azul e delimitada por uma caixa delimitadora retangular vermelha e um crculo de rotao.

Como selecionar mltiplas entidades

As selees de mltiplas entidades so teis quando voc deseja realizar uma nica operao em diversas entidades (o conjunto de seleo). As selees de mltiplas entidades utilizam uma caixa de seleo expansvel para permitir que voc circunde as entidades que deseja incluir no conjunto de seleo. Para selecionar mltiplas entidades:
|31| |32|

1.

Selecione a ferramenta Selecionar. O cursor se transforma em uma seta.

1.

Selecione a ferramenta Selecionar. O cursor se transforma em uma seta.

2. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse um pouco afastado das entidades que voc pretende selecionar para estabelecer o ponto inicial da seleo. A ao de clicar no lado direito e arrastar para a esquerda, chamada seleo de cruzamento, seleciona quaisquer elementos que estejam dentro do retngulo de seleo, inclusive os que estiverem somente parcialmente contidos dentro do retngulo. As imagens a seguir mostram uma seleo da direita para a esquerda que est selecionando as quatro entidades, embora somente duas estejam completamente dentro dos limites da caixa de seleo.

2. Clique em uma entidade. A entidade selecionada ficar destacada em azul e delimitada por uma caixa delimitadora retangular vermelha e um crculo de rotao. 3. Mova o cursor sobre a entidade at o cone de mover aparecer.

4. Clique e mantenha o boto do mouse pressionado para iniciar a operao de deslocamento. 5. Mova o cursor para mover a entidade. A entidade selecionada seguir o cursor.

6. Solte o boto do mouse no ponto de destino para finalizar a operao de deslocamento. Como rotar entidades Use a ferramenta Selecionar para rotar entidades em uma pgina. Para rotar uma entidade: 1. Selecione a ferramenta Selecionar. O cursor se transforma em uma seta.

2. Clique em uma entidade. A entidade selecionada ficar destacada em azul e delimitada por uma caixa delimitadora retangular vermelha e um crculo de rotao. 3. A ao de clicar esquerda das entidades e arrastar para a direita, chamada seleo de janela, seleciona somente os elementos que estejam completamente dentro do retngulo de seleo. A imagem a seguir mostra uma seleo da esquerda para a direita que est selecionando duas entidades, porque somente duas entidades (os carros esquerda e na parte superior) esto completamente dentro dos limites da caixa de seleo.

Mova o cursor sobre o crculo vermelho de rotao at o cone de rotar aparecer.

4. Clique e mantenha o boto do mouse pressionado para iniciar a operao de rotao. 5. Mova o cursor em volta do crculo de rotao vermelho. O ngulo de rotao aparece na CCV. 6. Solte o boto do mouse para concluir a operao de rotao.

Como mover o centro de rotao As formas giram em torno de um centro. Esse centro, chamado de centro de rotao, por padro fica no centro da forma e pode ser identificado por um pequeno crculo vermelho. Mova o centro de rotao para girar a forma em torno de outro ponto especfico na pgina (um ponto que no seja o prprio centro da forma). Para mover o centro de rotao: 1. Selecione a ferramenta Selecionar. O cursor se transforma em uma seta.

2. Clique em uma entidade. A entidade selecionada ficar destacada em azul e delimitada por uma caixa delimitadora retangular vermelha e um crculo de rotao. 1. Arraste o mouse para o canto oposto do ponto inicial da seleo. 3. Mova o cursor sobre o pequeno crculo no meio da caixa delimitadora (o centro de rotao). O cone de mover o centro de rotao aparece. 4. Clique e mantenha o boto do mouse pressionado para iniciar a operao de deslocamento. 5. Mova o cursor para mover o centro de rotao. Os crculos vermelhos, pequeno e grande, acompanham. 6. Solte o boto do mouse no ponto de destino para colocar o centro de rotao em um novo ponto da pgina.
|33| |34|

2. Solte o boto do mouse quando todos os elementos estiverem parcialmente includos (seleo da esquerda para a direita), ou totalmente includos (seleo da direita para a esquerda) na caixa de seleo. Como mover entidades Use a ferramenta Selecionar para mover entidades em uma pgina. Para mover uma entidade:

2.

Clique em uma entidade para exclu-la.

Observao: Para retornar o centro de rotao para o centro de uma forma, mova-o para o centro da forma. O crculo pequeno ficar ajustado ao centro da forma para ajud-lo a identificar o centro de rotao padro. Como ajustar a escala de entidades

3. (alternativamente) Clique e mantenha o boto do mouse pressionado e arraste o cursor sobre vrias entidades. 4. (alternativamente) Solte o boto do mouse para excluir as entidades. Se voc selecionar uma geometria que no deseja excluir por engano, pressione a tecla Esc para cancelar a operao de excluso antes que ela exclua a sua seleo. Dica: Experimente excluir as entidades mais lentamente, se freqentemente voc no conseguir excluir entidades que pretendia excluir.

A escala das formas pode ser ajustada atravs dos puxadores de redimensionamento da caixa delimitadora. Para ajustar a escala de uma entidade: 1. Selecione a ferramenta Selecionar. O cursor se transforma em uma seta.

2. Clique em uma entidade. A entidade selecionada ficar destacada em azul e delimitada por uma caixa delimitadora retangular vermelha e um crculo de rotao. 3. Mova o cursor sobre uma aresta ou canto da caixa delimitadora retangular vermelha. A aresta ou canto ficar na cor vermelha forte. 4. Clique e mantenha o boto do mouse pressionado para iniciar a operao de escala. 5. 6.
Dica: Quase sempre mais rpido excluir um grande nmero de entidades selecionando-as com a ferramenta Selecionar e pressionando a tecla Delete do seu teclado. Voc tambm pode excluir os itens selecionados selecionando Excluir no menu Editar. Dica: Selecione o item de menu Editar > Desfazer para desfazer quaisquer entidades apagadas.

Mova o cursor para ajustar a escala da entidade. Solte o boto do mouse para concluir a operao de escala.

Como preservar a proporo durante o ajuste de escala Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift ao ajustar a escala de uma entidade para manter a proporo da entidade. Como criar uma cpia com ajuste de escala

Ferramenta Estilo
Use a ferramenta Estilo para coletar amostras e aplicar estilos s entidades. Voc pode ativar a ferramenta Estilo tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como coletar amostras e aplicar estilos Para coletar uma amostra e aplicar um estilo: 1. Selecione a ferramenta Estilo. O cursor se transforma em um conta-gotas.

Pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto ajusta a escala para criar uma cpia da entidade original com ajuste de escala. Como ajustar a escala a partir do centro

Pressione e mantenha pressionada a tecla Alt para ajustar a escala da entidade a partir do centro.

2. Clique em qualquer entidade na rea de apresentao ou lbum para coletar uma amostra de estilo. O cursor se transforma em uma lata de tinta. Estilos especficos podem ser amostrados a partir de entidades especficas. Entidades especficas s podem receber estilos especficos. Consulte Compatibilidade de estilos de entidade para obter mais informaes. 3. 4. Mova o mouse sobre a entidade em que deseja aplicar o estilo. Clique novamente para aplicar o estilo entidade.

Ferramenta Borracha
Utilize a ferramenta Borracha para apagar entidades. Voc pode ativar a ferramenta Borracha tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como excluir entidades Como mencionado anteriormente, a ferramenta Borracha usada para apagar entidades da rea de apresentao. Para excluir entidades: 1. Selecione a ferramenta Borracha. O cursor se transforma em uma borracha com um pequeno quadrado. |35|

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. Compatibilidade de estilos de entidade Combinaes de preenchimento e trao de qualquer forma, imagem, caixa de texto ou modelo podem ser aplicadas a outra forma, imagem, caixa de texto ou modelo. O preenchimento de um modelo aplicado sobre o fundo do modelo. O trao aplicado aresta ou imagem de uma forma, caixa de texto ou caixa delimitadora do modelo. No possvel coletar uma amostra e aplicar preenchimento e trao de maneira independente. |36|

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente.

Ferramenta Dividir

Use a ferramenta Dividir para criar uma diviso entre duas formas sobrepostas no ponto em que elas se sobrepem (ou para dividir linhas individuais). Use a ferramenta Dividir e Unir para criar formas complexas nicas. Voc pode ativar a ferramenta Dividir tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Observao: Veja Como criar formas complexas para obter mais informaes sobre o uso das ferramentas Dividir e Unir.

Como dividir uma linha ou aresta


Voc pode usar a ferramenta Dividir para dividir qualquer linha ou aresta na sua apresentao. Para dividir uma linha ou aresta: 1. 2. Selecione a ferramenta Dividir. Mova o cursor sobre qualquer linha ou aresta. Um tringulo vermelho aparece.

Como dividir duas formas


Para criar uma diviso na interseo de duas formas sobrepostas: 1. Selecione a ferramenta Dividir. 3. Clique para dividir a linha.

2. Clique em uma das intersees entre a primeira e a segunda forma (onde as suas arestas se sobrepem). As intersees so identificadas por um quadrado preto e a dica de ferramenta "Interseo". A forma ficar brevemente destacada em azul.

Ferramenta Unir
Use a ferramenta Unir para unir formas onde as linhas compartilham um vrtice. Use a ferramenta Dividir e Unir para criar formas complexas nicas. Voc pode ativar a ferramenta Unir tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas.

Observao: Veja Como criar formas complexas para obter mais informaes sobre o uso das ferramentas Dividir e Unir.

3. Clique em outra interseo entre a primeira e a segunda forma. A forma ficar brevemente destacada em azul. Se houver apenas duas linhas de interseo entre as formas, as formas sero divididas e uma nova forma composta pelas arestas interseccionadas das duas formas interseccionadas ser criada. Voc pode separar as formas para ver essa nova forma.

Como unir duas formas Para unir duas formas: 1. Selecione a ferramenta Unir. O cursor se transforma em um frasco de cola.

2. Clique na primeira forma. A forma ficar destacada em azul. Observe que as formas de arco e retngulo no possuem arestas onde devem ser unidas. Observao: As duas formas s podem se unir quando no houver lados onde elas devem se unir. Por exemplo, voc no pode sobrepor dois retngulos e uni-los. Em vez disso, voc deve primeiro dividi-los nos pontos onde eles se sobrepem e depois executar a operao de unio.

4. (opcional) Repita o passo 3 para as intersees adicionais entre a primeira e a segunda forma (se houver mais de dois pontos nas duas formas nos quais as formas interseccionem).

|37|

|38|

3. Clique na segunda forma. A forma ficar brevemente destacada em azul. As duas formas agora sero unidas. A segunda forma herdar a cor de preenchimento da primeira forma.

Clique duas vezes aps criar uma linha para criar uma linha adicional com o comprimento exato da primeira linha. Se voc clicar duas vezes logo aps criar uma linha, a segunda linha ser adicionada primeira linha (criando uma linha longa com dois segmentos iguais). Porm, se voc criar uma linha e depois pressionar a tecla Esc e clicar duas vezes para criar outra linha independente, ela ter o mesmo comprimento da primeira linha. Como bloquear uma linha horizontalmente ou verticalmente Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift ao desenhar uma linha para bloquear a linha ao eixo vermelho ou verde. Como desenhar uma forma fechada A ferramenta Linha permanecer no ponto final de cada linha que voc criar. Este ponto final automaticamente considerado pelo aplicativo como o ponto inicial de uma outra linha. Voc pode criar outra linha movendo o cursor e clicando novamente a partir desse ponto inicial. Para desenhar uma forma fechada: 1. 2. Selecione a ferramenta Linha. O cursor se transforma em um lpis. Clique para definir o ponto inicial da sua linha.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente.

Ferramentas de linha
Voc pode ativar as ferramentas de linha para desenhar linhas retas (ferramenta Linha) ou linhas mo livre (ferramenta Desenho mo livre) tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Este tpico aborda o uso da ferramenta Linha. Consulte os tpicos ferramenta Curva e ferramenta Desenho mo livre para obter informaes adicionais sobre essas ferramentas. Como desenhar uma linha reta Para desenhar uma linha: 1. 2. Selecione a ferramenta Linha. O cursor se transforma em um lpis. Clique para definir o ponto inicial da sua linha.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. 3. Mova o mouse na direo em que deseja fazer uma linha. 4. Clique novamente no ponto final da sua linha. Este ponto final o ponto inicial de outra linha. 5. Mova o mouse em outra direo. A cor de preenchimento atual preencher a forma conforme voc desenha.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. 3. Mova o mouse na direo em que deseja fazer uma linha. 6. 7. Clique uma terceira vez para definir a distncia da segunda linha. Mova o mouse para o ponto inicial da primeira linha. 4. Clique novamente no ponto final da sua linha. Este ponto final tambm pode ser o ponto inicial de outra linha.

8. Clique uma quarta vez para definir a distncia da terceira linha e criar uma forma triangular fechada.

Dica: Outra opo clicar e manter o boto do mouse pressionado para definir o ponto inicial da linha e arrastar para fora sem soltar o boto para definir o comprimento. Para completar a linha, solte o boto do mouse. Como criar uma duplicata exata de uma linha |39| |40|

Como modificar uma forma Voc pode modificar uma forma criada com a ferramenta Linha movendo linhas ou vrtices onde as linhas se encontram. Para modificar uma forma criada com a ferramenta Linha: 1. Selecione a ferramenta Selecionar. O cursor se transforma em uma seta. 2. Clique e mantenha o boto do mouse pressionado enquanto o cursor est em uma aresta ou vrtice da forma. As arestas modificveis destacam-se em vermelho. Os puxadores de vrtices aparecem como um crculo verde. 3. 4. Como especificar valores de linha exatos A CCV exibe o comprimento de sua linha enquanto voc est desenhando linhas. Voc tambm pode especificar um valor de comprimento de linha usando a CCV. Mova o cursor do mouse para modificar a forma. Solte o boto do mouse para concluir a modificao da forma.

Ferramenta Desenho mo livre


Utilize a ferramenta Desenho mo livre para desenhar formas irregulares. Voc pode ativar a ferramenta Desenho mo livre tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como desenhar formas irregulares Para desenhar uma forma irregular: 1. Selecione a ferramenta Desenho mo livre. O cursor se transforma em um lpis com uma curva mo livre. 2. Clique e mantenha pressionado o boto do mouse para posicionar o ponto inicial da sua forma irregular. 3. Arraste o cursor para desenhar. A cor de preenchimento atual preencher a forma conforme voc desenha. 4. Para parar de desenhar, solte o boto do mouse.

Como criar uma linha com um comprimento especfico Especifique um comprimento de linha na CCV digitando o comprimento desejado aps colocar o ponto inicial da linha e pressionar a tecla Enter ou Return. O LayOut usar a configurao de unidades de medida do documento atual se voc somente digitar um valor numrico. Voc tambm pode especificar unidades do sistema imperial (1") ou do sistema mtrico (1cm) em qualquer momento, independentemente da configurao de unidades do modelo. Como criar uma linha usando coordenadas absolutas Voc pode usar coordenadas absolutas para inserir uma dimenso precisa. Coloque parnteses entre os nmeros na CCV para indicar coordenadas absolutas. Por exemplo, digite (0;0), pressione a tecla Enter, depois digite (2;2), e pressione a tecla Enter para criar uma linha que inicia na origem e se estende at 2;2. Este recurso til para criar entidades em locais exatos na apresentao. Observao: Digitar valores separados por ponto-e-vrgula sem parnteses resulta em distncias relativas a um ponto inicial. Por exemplo, digite (3;3), pressione a tecla Enter, depois digite 5;5 e pressione a tecla Enter para criar um retngulo que inicia em 3;3 e se estende at 8;8. Como desenhar linhas por inferncia A ferramenta Linha usa o sofisticado mecanismo de inferncia geomtrica do LayOut para ajudar voc a desenhar e posicionar linhas com preciso. As decises de inferncia, realizadas pelo mecanismo de inferncia, so exibidas na rea de desenho como linhas de inferncia e pontos de inferncia. Essas linhas e pontos mostram o alinhamento preciso entre a linha que voc est digitando e a geometria do seu modelo. Consulte o tpico mecanismo de inferncia para obter informaes adicionais.

5. Termine a linha no ponto onde voc comeou a desenhar para criar uma forma fechada com a ferramenta Desenho mo livre.

Ferramentas de arco
H quatro ferramentas de arco no LayOut. Cada ferramenta de arco usada para criar entidades de arco atravs de uma srie diferente de movimentos de mouse. Voc pode ativar as ferramentas de arco tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como criar um arco em torno de um ponto central Utilize o item de menu Arco para criar um arco em torno de um ponto central. Para criar um arco em torno de um ponto central: 1. 2. 3. 4. Selecione a ferramenta Arco. O cursor se transforma em um lpis com um arco. Clique para estabelecer um ponto central. Um pequeno crculo aparece. Distancie o cursor do ponto central. Clique novamente para estabelecer o ponto inicial do arco.

|41|

|42|

5. 6.

Mova o cursor no sentido horrio ou anti-horrio para desenhar o arco. Clique novamente para finalizar a operao de desenho.

2. 3. 4.

Clique para estabelecer um ponto central. Um pequeno crculo aparece. Distancie o cursor do ponto central. Clique novamente para estabelecer o ponto inicial do arco. Mova o cursor no sentido horrio ou anti-horrio para desenhar o arco. Clique novamente para finalizar a operao de desenho.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. Como criar um arco usando um ponto piv Utilize o item de menu Arco de 3 pontos para criar um arco em torno de um ponto piv. Para criar um arco em torno de um ponto piv: 1. Selecione a ferramenta Arco de 3 pontos. O cursor se transforma em um lpis com um arco. 2. 3. 4. 5. 6. Clique para estabelecer o ponto inicial do arco. Distancie o cursor do ponto inicial. Clique novamente para estabelecer um ponto piv. Um pequeno X aparece. Distancie o cursor do X. Um arco desenhado. Clique novamente quando o arco estiver do tamanho desejado. O arco desenhado.

5. 6.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente.

Ferramentas de retngulo
H quatro ferramentas de retngulo no LayOut. Cada ferramenta de retngulo usada para criar um tipo diferente de retngulo. Cada ferramenta funciona exatamente da mesma maneira. Voc pode ativar as ferramentas de retngulo tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como desenhar um retngulo, retngulo arredondado, ovalado ou retngulo abaulado Para desenhar um retngulo:

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. Como criar um arco a partir de um ponto inicial e final Utilize o item de menu Arco de 2 pontos para criar um arco estabelecendo um ponto inicial, um ponto final e depois uma curvatura. Para criar um arco a partir de um ponto inicial, final e curvatura: 1. Selecione a ferramenta Arco de 2 pontos. O cursor se transforma em um lpis com um arco. 2. 3. 4. Clique para posicionar o ponto inicial do seu arco. Mova o cursor para o ponto final da sua corda. Clique para posicionar o ponto final do seu arco. Uma linha reta criada.

1. Selecione qualquer ferramenta de retngulo. O cursor se transforma em um lpis com um retngulo. 2. 3. Clique para definir o ponto inicial do retngulo. Mova o cursor diagonalmente a partir do ponto central para expandir o retngulo.

4.

Clique novamente para definir o segundo ponto do canto do retngulo.

5. Mova o cursor perpendicularmente linha reta para ajustar a distncia da curvatura. Uma linha reta se estender perpendicularmente a partir da linha reta. 6. Clique para definir a distncia da curvatura.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. Dica: Pressione as setas para cima ou para baixo ao criar o retngulo para arredondar ou deixar retos os cantos do retngulo. Esta funo no funciona com a ferramenta Ovalado.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. Como criar um pedao de pizza Utilize o item de menu Pizza para criar uma forma de pedao de pizza. Para criar um pedao de pizza: 1. |43| Selecione a ferramenta Pizza. O cursor se transforma em um lpis com um arco.

Como criar uma duplicata exata de um retngulo Clique duas vezes aps criar um retngulo para criar uma duplicata exata desse retngulo O retngulo criado no local do cursor. |44|

Como restringir o retngulo forma quadrada Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift usando a ferramenta Retngulo para restringir o retngulo forma quadrada. Como dimensionar o retngulo a partir do centro Pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl para dimensionar um retngulo a partir do centro. Como especificar valores retangulares exatos Voc pode especificar as dimenses exatas do seu retngulo digitando-as na CCV aps estabelecer o ponto inicial. Digite a largura e depois a altura, separados por ponto-e-vrgula, para especificar a dimenso exata do retngulo (usando as unidades vigentes). Por exemplo, digite '2;1' e pressione Enter para criar um retngulo de 2 polegadas de altura por 1 polegada de largura (se as unidades estiverem definidas como polegadas). Dica: Continue a digitar as mesmas dimenses para os retngulos subseqentes, para alinhar os retngulos diagonalmente na pgina. Observao: Use nmeros negativos para criar o retngulo na direo oposta. Como criar um retngulo usando coordenadas absolutas Voc pode usar coordenadas absolutas para inserir uma dimenso precisa. Coloque parnteses entre os nmeros na CCV para indicar coordenadas absolutas. Por exemplo, digite (0;0), pressione a tecla Enter, depois digite (2;2), e pressione a tecla Enter para criar um retngulo que inicia na origem e se estende at 2;2. Este recurso til para criar entidades em locais exatos na apresentao.

Por exemplo, se voc mover o cursor do seu mouse para cima do ponto final de uma aresta existente e depois o mover na direo de um eixo, uma linha de inferncia pontilhada com uma Do ponto aparecer.

Ferramentas de crculo
H duas ferramentas de crculo no LayOut: uma para criar elipses e outra para criar crculos. Voc pode ativar as ferramentas de crculo tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas.

Como desenhar um crculo Utilize a ferramenta Crculo para desenhar crculos. Para desenhar um crculo: 1. 2. 3. Selecione a ferramenta Crculo. O cursor se transforma em um lpis com um crculo. Clique para posicionar o ponto inicial do crculo. Mova o cursor para fora do ponto inicial para definir o raio do seu crculo.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. 4. Clique novamente para finalizar o crculo.

Como criar um retngulo usando coordenadas relativas Digitar valores separados por ponto-e-vrgula sem parnteses resulta em distncias relativas a um ponto inicial. Por exemplo, digite (3;3), pressione a tecla Enter, depois digite 5;5 e pressione a tecla Enter para criar um retngulo que inicia em 3;3 e se estende at 8;8. Como desenhar retngulos por inferncia A ferramenta Retngulo usa o sofisticado mecanismo de inferncia geomtrica do LayOut para ajudar voc a desenhar e posicionar retngulos com preciso. As decises de inferncia, realizadas pelo mecanismo de inferncia, so exibidas na rea de apresentao como linhas de inferncia e pontos de inferncia. Essas linhas e pontos mostram o alinhamento preciso entre o retngulo que voc est digitando e a geometria do seu modelo. |45| Dica: Voc tambm pode clicar e manter pressionado o boto do mouse para definir o ponto inicial do crculo e arrastar para fora, sem deixar de pressionar o boto, para definir o raio. Para completar o crculo, solte o boto do mouse. Como criar uma duplicata exata de um crculo Clique duas vezes aps criar um crculo para criar uma duplicata exata desse crculo. O crculo criado no local do cursor. Como desenhar uma elipse Utilize a ferramenta Elipse para desenhar elipses. Para desenhar uma elipse: |46|

1. 2. 3.

Selecione a ferramenta Elipse. O cursor se transforma em um lpis com uma elipse. Clique para definir o ponto inicial da elipse. Distancie o cursor do ponto inicial para definir a forma da elipse.

Como criar um crculo usando coordenadas relativas Digitar valores separados por ponto-e-vrgula sem parnteses resulta em distncias relativas a um ponto inicial. Por exemplo, digite (3;3), pressione a tecla Enter, depois digite 2;2 e pressione a tecla Enter para criar um crculo ou elipse que inicia em 3;3 e se estende at o raio tocar o ponto no local 5;5.

Ferramenta Polgono
Utilize a ferramenta Polgono para desenhar entidades de polgono regulares. Voc pode ativar as ferramentas de polgono tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. Como desenhar um polgono Para criar um polgono: 1. 2. Dica: Voc tambm pode clicar e manter pressionado o boto do mouse para definir o ponto inicial da elipse e arrastar para fora, sem deixar de pressionar o boto, para definir o raio. Para completar a elipse, solte o boto do mouse. Selecione a ferramenta Polgono. O cursor se transforma em um lpis com um polgono. Clique para posicionar o ponto central do polgono.

4.

Clique novamente para finalizar a elipse.

Observao: A ferramenta Polgono tem o padro de polgono de cinco lados. Consulte o tpico Como especificar o nmero de lados de um polgono para obter informaes sobre como alterar o nmero de lados do polgono. 3. Mova o cursor para fora do ponto central para definir o raio do seu polgono.

Como restringir uma elipse a um crculo Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift para restringir a elipse a um crculo. Como criar uma duplicata exata de uma elipse Clique duas vezes aps criar uma elipse para criar uma duplicata exata dessa elipse. A elipse criada no local do cursor. Como especificar valores de polgono exatos A CCV exibe coordenadas enquanto voc est desenhando crculos ou elipses. Voc tambm pode especificar valores de crculo ou elipse manualmente usando a CCV. Como criar um crculo usando coordenadas absolutas Voc pode usar coordenadas absolutas para inserir uma dimenso precisa. Coloque parnteses entre os nmeros na CCV para indicar coordenadas absolutas. Por exemplo, digite (3;3), pressione a tecla Enter, depois digite (1;1), e pressione a tecla Enter para criar um crculo ou elipse que inicia em 3;3 e estende o raio at tocar o ponto no local 1;1. Este recurso til para criar entidades em locais exatos na apresentao.

4. Clique novamente para concluir o polgono. Outra opo clicar uma vez para definir o centro do polgono e depois arrastar para fora, sem deixar de pressionar o boto, para definir o raio. Para completar o polgono, solte o boto do mouse. Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. Dica: Pressione as setas para cima ou para baixo ao criar o polgono para aumentar ou diminuir o nmero de lados.

|47|

|48|

Como criar uma duplicata exata de um polgono Clique duas vezes aps criar um polgono para criar uma duplicata exata desse polgono. Como bloquear um polgono horizontalmente ou verticalmente Pressione e mantenha pressionada a tecla Shift ao desenhar um polgono para bloquear uma aresta do polgono ao eixo horizontal ou vertical. Como especificar valores de polgono exatos A CCV exibe coordenadas enquanto voc est desenhando polgonos. Voc tambm pode especificar valores de polgono manualmente usando a CCV. Como criar um retngulo usando coordenadas absolutas Voc pode usar coordenadas absolutas para inserir uma dimenso precisa. Coloque parnteses entre os nmeros na CCV para indicar coordenadas absolutas. Por exemplo, digite (3;3), pressione a tecla Enter, depois digite (1;1), e pressione a tecla Enter para criar um crculo ou elipse que inicia em 3;3 e estende o raio at tocar o ponto no local 1;1. Este recurso til para criar entidades em locais exatos na apresentao. Como criar um polgono usando coordenadas relativas Digitar valores separados por ponto-e-vrgula sem parnteses resulta em distncias relativas a um ponto inicial. Por exemplo, digite (3;3), pressione a tecla Enter, depois digite 2;2, e pressione a tecla Enter para criar um polgono que inicia em 3;3 e se estende at o raio tocar o ponto no local 5;5. Como especificar o nmero de lados do polgono Especifique o nmero de lados do seu polgono antes de estabelecer o ponto inicial, digitando o valor do lado seguido de s na CCV e pressionando Enter. Por exemplo, 8s resulta em um polgono de 8 lados ou octgono.

2.

Clique para posicionar o ponto inicial da caixa de texto.

3. Mova o mouse para a esquerda ou para a direita a partir do ponto inicial para definir a largura da caixa de texto. Arrastar para a direita ir criar texto justificado esquerda, arrastar para a esquerda ir criar texto justificado direita. Uma caixa de texto de linha nica ser criada com um ponto de insero. Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente. 4. Digite o texto. O texto ir preencher a largura da caixa de texto. O comprimento da caixa de texto aumentar se o texto tiver mais que uma linha. 5. Clique fora da caixa de texto para concluir a criao do texto.

Como editar texto Faa um duplo-clique no texto, com a ferramenta Texto ativa, para editar o texto.

Configuraes de texto As entidades de texto so criadas usando as configuraes que se encontram na caixa de dilogo Estilo de texto.

Marcador
A ferramenta Marcador usada para inserir uma guia, uma seta que aponta para um local especfico da apresentao, com texto. Voc pode ativar a ferramenta Marcador tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como criar Marcadores

Ferramenta Texto
Use a ferramenta Texto para inserir texto na sua apresentao. Voc pode ativar a ferramenta Texto tanto na barra de ferramentas como no menu Ferramentas. Como criar texto Para criar texto: 1. |49| Selecione a ferramenta Texto. O cursor se transforma em um indicador de texto.

Para criar uma etiqueta: 1. Selecione a ferramenta Marcador. O cursor se transforma em uma seta com as letras "A1". 2. 3. Clique para posicionar o ponto inicial da guia. Mova o mouse a partir do ponto inicial para definir o comprimento da guia.

Observao: Pressione a tecla ESC em qualquer momento da operao para comear novamente.

|50|

4.

Clique novamente para criar uma caixa de texto.

5. Digite o texto. O texto ir preencher a largura da caixa de texto. O comprimento da caixa de texto aumentar conforme necessrio. 6. Clique fora da caixa de texto para concluir a criao da etiqueta.

Ferramentas de visualizao
Esta seo do guia do usurio aborda as ferramentas de visualizao disponveis no LayOut. As ferramentas de visualizao so aquelas utilizadas na rea de apresentao. As ferramentas desta seo so abordadas na mesma ordem em que aparecem dentro do menu Visualizar.

Como editar texto de marcadores Para editar o texto de um marcador, faa um duplo-clique na caixa de texto, com a ferramenta Selecionar ativa. Como editar a guia da marcador A guia da Marcador uma linha com uma ponta de seta. Portanto a guia da marcador pode ser editada como qualquer outra entidade grfica. Para editar o texto da etiqueta, clique na guia da etiqueta com a ferramenta Selecionar ativa. Configuraes de texto O texto do marcador criado a partir das configuraes encontradas na caixa de dilogo Estilo de texto.

Ferramenta Panormica
Utilize a ferramenta Panormica para mover seu campo de viso verticalmente e horizontalmente. Voc pode ativar a ferramenta Panormica tanto na barra de ferramentas como no menu Visualizar.

Como colocar a exibio em modo panormico

A ferramenta Panormica realiza uma operao panormica. Para fazer uma panormica: 1. 2. 3. Selecione a ferramenta Panormica. O cursor se transforma em uma mo. Clique em qualquer ponto da rea de desenho. Mova o cursor em qualquer direo para fazer uma panormica.

Como fazer uma panormica durante o uso de outra ferramenta (mouse de 3 botes) Pressione e mantenha pressionado o boto central do mouse (roda de rolagem) para ativar a ferramenta Panormica. |51| |52|

Ferramenta Zoom
Utilize a ferramenta Zoom para mover a cmera (seu campo de viso) para dentro ou para fora. Voc pode ativar a ferramenta Zoom tanto na barra de ferramentas como no menu Visualizar. Como ampliar e reduzir a visualizao da apresentao Para ampliar (zoom para dentro) e reduzir (zoom para fora) a visualizao do seu modelo usando a ferramenta Zoom: 1. Selecione a ferramenta Zoom. O cursor se transforma em uma lupa com um sinal de adio e um sinal de subtrao. 2. Clique e mantenha o mouse clicado em qualquer ponto da rea de apresentao.

3. Arraste o cursor para cima para fazer zoom para dentro (mais prximo apresentao) e para baixo para fazer zoom para fora (mais distante da apresentao). Como aplicar zoom com a roda de rolagem do mouse A ao de girar para frente a roda de rolagem do mouse aplica zoom para dentro (amplia a visualizao) do seu modelo. A ao de girar para trs a roda de rolagem do mouse aplica zoom para fora (reduz a visualizao) da sua apresentao. Observao: A posio do cursor determina o centro do zoom ao usar a roda de rolagem, enquanto o centro da tela determina o centro do zoom ao aplicar zoom usando o boto esquerdo do mouse.

|53|

You might also like