You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN

PR-REITORIA DE GESTO DE PESSOAS


Edital 316/2012 PROGEPE

Prova Objetiva 24/03/2013

601 Assistente de Administrao


INSTRUES
1. 2. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. Esta prova constituda de 40 questes objetivas. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 8. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. O tempo de resoluo das questes, incluindo o tempo para preenchimento do cartoresposta, de 4 horas. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova, o carto-resposta e a ficha de identificao. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Portugus

Legislao

Matemtica

Informtica

DURAO DESTA PROVA: 4 horas

INSCRIO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

..................................................................................................................................................................................................................................

01 02 03 04 05 -

06 07 08 09 10 -

11 12 13 14 15 -

16 17 18 19 20 -

RESPOSTAS 21 22 23 24 25 -

26 27 28 29 30 -

31 32 33 34 35 -

36 37 38 39 40 -

PORTUGUS
01 - Na visita ao mdico ou ao advogado preciso entender ao menos um pouco do que eles esto falando na hora de conversar com um corretor no diferente o uso de termos tcnicos pode confundir o interessado em comprar vender ou alugar muitas vezes leigo em transaes imobilirias
(Tatiana Bubniak para o Caderno Imveis do Jornal Gazeta do Povo, 13 de janeiro de 2013. p. 01.)

Foram retirados os sinais de pontuao do fragmento acima. A seguir, so apresentadas quatro propostas de reescrita do mesmo trecho: 1. Na visita ao mdico ou ao advogado, preciso entender (ao menos um pouco) do que eles esto falando. Na hora de conversar com um corretor, no diferente: o uso de termos tcnicos pode confundir o interessado em comprar, vender ou alugar, muitas vezes leigo em transaes imobilirias. Na visita ao mdico ou ao advogado preciso entender, ao menos um pouco do que eles esto falando. Na hora de conversar com um corretor, no diferente. O uso de termos tcnicos pode confundir o interessado em comprar, vender ou alugar, muitas vezes leigo em transaes imobilirias. Na visita ao mdico ou ao advogado, preciso entender ao menos um pouco do que eles esto falando. Na hora de conversar com um corretor, no diferente. O uso de termos tcnicos pode confundir o interessado em comprar, vender ou alugar, muitas vezes leigo em transaes imobilirias. Na visita ao mdico ou ao advogado preciso entender ao menos um pouco, do que eles esto falando. Na hora de conversar com um corretor, no diferente; o uso de termos tcnicos pode confundir o interessado em: comprar, vender ou alugar, muitas vezes leigo em transaes imobilirias.

2.

3.

4.

Est(o) corretamente pontuado(s) o(s) item(ns): a) b) c) d) e) 1 apenas. 2 apenas. 4 apenas. 1 e 3 apenas. 2 e 4 apenas.

02 - Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. a ( ) Nas frias, viajamos ___ Cidade do Cabo. ( ) Entregue o folheto somente ____ mulheres. ( ) Pediram ____ nova vizinha que participasse da reunio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 1 1 1. 2 1 2. 2 1 1. 1 2 1. 2 2 2.

O texto a seguir serve de base para as questes 03, 04, 05 e 06.


1 2 3 4 5

(...) O simples futebol um pretexto temporal e factual para um encontro, breve, mas profundo, com os outros e at conosco. De repente nos descobrimos autnticos, sofrendo ou gozando por nada mesmo, por um sentimento geral que desperta em cada um de ns um estgio de pureza infantil, egosta e coletiva ao mesmo tempo. Evidente que a esperana (ou a confiana) no resultado final o reagente qumico para um tipo de festa que nem sempre acontece. No importa. Cada Copa funciona como um tranco dentro de ns mesmos e, por mais paradoxal que seja, uma pausa na verdadeira Copa da vida onde sempre perdemos. (...)
(CONY, Carlos H. A Copa e o tempo. In. Folha de So Paulo. Caderno Ilustrada. Publicado em 18 jun. 2010. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1806201023.htm. ltimo acesso em 11 mar. 2013.)

03 - A frase No importa destacada no trecho acima se refere a uma ideia mencionada anteriormente no mesmo fragmento. Assinale a alternativa em que essa ideia est indicada. a) b) c) d) e) Somos puros, e ao mesmo tempo egostas. A autenticidade uma expresso de infantilidade. O futebol gera um sentimento particular. O resultado do jogo pode no beneficiar o nosso time. Todos tm esperana, ou confiana, no resultado final do jogo.

04 - Assinale a alternativa que apresenta as palavras que justificam o sentido de paradoxal, presente na ltima frase do texto. a) b) c) d) e) A Copa funciona como um tranco e como uma pausa. Existe a Copa e a Copa da vida. A pureza infantil egosta e coletiva. Sofremos e gozamos por nada. O futebol um pretexto temporal e factual.

05 - Assinale a alternativa que analisa corretamente o emprego da palavra "mesmo", nos trechos "por nada mesmo" (linha 2) e "ao mesmo tempo" (linha 3). a) b) c) d) e) Na primeira expresso, "mesmo" indica autorreflexo; na segunda expresso, um recurso de nfase. Na primeira expresso, o vocbulo tem sentido pejorativo; na segunda, promove a comparao de dois elementos. Na primeira expresso, a palavra guarda um sentido de negao; na segunda, o sentido de reciprocidade. Na primeira expresso, trata-se de um recurso de nfase; na segunda, h o sentido de simultaneidade. Na primeira expresso, tem-se o sentido de negao; na segunda, o sentido de autorreflexo.

06 - Este artigo foi feito especialmente para que voc possa estar recortando e possa estar deixando discretamente sobre a mesa de algum que no consiga estar falando sem estar espalhando essa praga terrvel da comunicao moderna, o gerundismo. (FREIRE, Ricardo. The best of Xongas. So Paulo: Mandarim, 2001. p. 154. Fragmento.) No fragmento acima, o autor apresenta o gerundismo de maneira irnica e exagerada, criticando o uso desmedido de tal recurso em nossa lngua. Como existem recursos verbais em nosso idioma que cumprem a inteno expressa com maior adequao, considere as possibilidades de reescrita do fragmento do texto de Ricardo Freire. 1. 2. 3. Esse artigo foi feito especialmente para que voc possa recort-lo e deix-lo discretamente sobre a mesa de algum que no consiga falar sem espalhar essa praga terrvel da comunicao moderna, o gerundismo. Esse artigo foi feito especialmente para que voc recorte e deixe discretamente sobre a mesa de algum que no consiga falar sem espalhar essa praga terrvel da comunicao moderna, o gerundismo. Esse artigo foi feito especialmente para que voc recortasse e deixe-o discretamente sobre a mesa de algum que no conseguisse falar sem que espalhasse essa praga terrvel da comunicao moderna, o gerundismo.

Est/Esto reescrita(s) de maneira correta a(s) afirmativa(s): a) b) c) d) e) 1 apenas. 1 e 2 apenas. 1 e 3 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 2 e 3.

07 - Assinale a alternativa em que a concordncia entre a palavra sublinhada e seu termo determinado esteja correta. a) b) c) d) e) Havia muito interessados na vaga de gerente. Ela estava meia chateada com os colegas que a provocavam. Todos ficaram com menos dvidas nesta aula. A cpia segue anexo ao projeto. A foto est incluso ao arquivo de texto.

08 - Assinale a alternativa em que a concordncia com os verbos haver ou fazer esteja corretamente empregada. a) b) c) d) e) Fazem dez dias que o provedor est com problemas e os e-mails esto voltando. Ficou registrado nas imagens que haviam trs pessoas na sala quando o incndio comeou. Ningum imaginaria que haviam 20 anos que as famlias se reuniam no Natal. Se consegussemos conscientizar a populao, no haveria casos de dengue no pas. No fazem nem cinco anos que moro nesta regio da cidade.

09 - Assinale a alternativa que est de acordo com a norma padro da lngua portuguesa. a) b) c) d) e) O programa que prefiro deve ser instalado na minha mquina hoje. O chefe com quem j trabalhei assume a direo deste setor. A meta onde queremos chegar est prxima. Ele reconsiderou a deciso a partir do encaminhamento de cujos fragmentos foram destacados. Recolheu tudo que necessitava encaminhar por malote.

10 - O objetivo central desta reunio discutir a circulao de informaes neste setor, tomando como base os ltimos incidentes de conflito entre as chefias. __________ a comunicao no seja nosso foco, percebe-se, claramente, _______ a falta de eficincia e eficcia comunicacionais o motivo dos desentendimentos. uma situao que nos afeta como empresa, e, ________, preciso pensar coletivamente num plano que todos se sintam motivados a concretizar . Assinale a alternativa em que os conectivos completam corretamente as lacunas do trecho, acima garantindo coeso e coerncia mensagem. a) b) c) d) e) Apesar de porque no entanto Conquanto por que por isso Tampouco quanta por conseguinte Embora que portanto Ainda que onde ainda assim

LEGISLAO
11 - So todas penalidades disciplinares, aplicveis aos servidores pblicos regidos pela Lei 8.112/90: a) advertncia, suspenso, demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, destituio de cargo em comisso e destituio de funo comissionada. b) advertncia, suspenso, demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e priso administrativa. c) advertncia, censura, reviso de aposentadoria, destituio de cargo em comisso e destituio de funo comissionada. d) censura, demisso, priso administrativa, destituio de cargo em comisso e destituio de funo comissionada. e) advertncia, suspenso, priso administrativa, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, destituio de cargo em comisso e destituio de funo comissionada. 12 - O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA. a) A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. b) A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade. c) A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho de cargo ou funo. d) A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. e) As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, salvo se o servidor estiver em estgio probatrio, caso em que responder apenas administrativamente. 13 - Os cargos em comisso destinam-se apenas s atribuies de direo: a) b) c) d) e) assessoramento e chefia. controle e fiscalizao. assessoramento e controle. assessoramento e fiscalizao. chefia e controle.

14 - Sobre os instrumentos de tutela de liberdades, assinale a alternativa correta. a) Conceder-se- habeas corpus para proteger direito lquido e certo, no amparado por mandado de segurana, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. b) O habeas corpus confunde-se com o habeas data, podendo o indivduo utilizar-se de qualquer um dos dois. c) Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio de direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. d) Conceder-se- habeas data para assegurar o livre trnsito de dados e pessoas no territrio nacional, sempre que o Poder Pblico atuar com ilegalidade ou excesso de poder, mesmo que esteja exercendo sua funo prevista em lei. e) A ao popular pode ser proposta por qualquer pessoa residente no pas, tendo como funo garantir o direito de ir e vir e a liberdade do cidado. 15 - Sobre a remunerao dos servidores pblicos, assinale a alternativa correta. a) b) c) O servidor pblico da Unio tem como teto remuneratrio o valor do subsdio do Presidente da Cmara dos Deputados. O valor do subsdio do Governador de Estado deve ser o mesmo valor do subsdio dos Ministros de Estado. O valor do subsdio dos Desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados tem como limite o valor do subsdio do Presidente do Supremo Tribunal Federal. d) O limite constitucional da remunerao dos servidores somente se aplica queles efetivos, no aos ocupantes de cargos em comisso. e) O limite da remunerao dos servidores pblicos municipais o subsdio do Prefeito Municipal. 16 - Nos termos da Constituio da Repblica, a acumulao remunerada de cargos pblicos : a) vedada, sem exceo. b) vedada, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, a de dois cargos de professor; a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico; a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas. c) vedada, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, a de trs cargos de professor; a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico; a de trs cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas. d) vedada, exceto, quando houver compatibilidade de horrios e local, a de dois cargos de professor; a de um cargo de professor com outro, exceto tcnico ou cientfico; a de dois cargos ou empregos privativos de mdicos. e) vedada, exceto quando houver compatibilidade de horrios, sendo lcita, neste caso, a acumulao de dois ou trs cargos ou funes.

17 - So princpios da administrao pblica, previstos na Constituio da Repblica: a) b) c) d) e) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. moralidade, publicidade, economicidade e retido. legalidade, moralidade, pessoalidade, justia e eficincia. justia, legalidade, retido e publicidade. justia, legalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

18 - Conforme a Lei 8.666/93, as obras e servios podero ser executados indiretamente nos seguintes regimes: a) b) c) d) e) empreitada por preo ou tarifa, servio, trabalho, empreitada integral e empreitada parcial. empreitada por tarifa, trabalho ou empreitada parcial. empreitada por preo global, empreitada por preo unitrio, tarefa e empreitada integral. empreitada integral, empreitada parcial e tarefa. empreitada indireta, empreitada parcial e tarefa.

19 - A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia. No entanto: a) dispensvel se invivel a competio. b) dispensvel quando houver possibilidade de comprometimento da segurana nacional, nos casos estabelecidos em decreto do Presidente da Repblica, ouvido o Conselho de Defesa Nacional. c) dispensvel para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. d) a licitao no pode ser dispensada para qualquer caso sob pena de responsabilizao administrativa. e) a licitao dispensvel se for inexigvel, nos termos da lei. 20 - A administrao pblica pratica ato administrativo. Dias aps, constata que o ato ilegal. Nesse caso, a administrao pblica: a) b) c) d) e) pode revogar o ato, por manifesta ilegalidade. pode anular o ato, exceto se a anulao resultar em prejuzo para terceiros. deve revogar o ato, exceto se a anulao resultar em prejuzo para terceiros. deve propor ao prpria perante o Poder Judicirio, com o objetivo de anular o ato ilegal. deve anular o ato, pois eivado de vcio de legalidade.

MATEMTICA
21 - Os nmeros na sequncia 4, 11, 18, 25, 32, ... aumentam segundo uma certa regra. De acordo com essa regra, o prximo termo da sequncia ser: a) b) c) d) e) 35. 36. 37. 38. 39.

22 - Uma determinada substncia possui 15% de lcool em sua composio. Um tonel com 80 litros dessa substncia conter quantos litros de lcool? a) b) c) d) e) 8 litros. 10 litros. 12 litros. 15 litros. 18 litros.

23 - O preo de um determinado par de sapatos era R$ 110,00. Aps uma promoo, esses sapatos passaram a custar 20% a menos. O preo desse par de sapatos, aps a promoo, ser ento de: a) b) c) d) e) R$ 80,00. R$ 88,00. R$ 99,00. R$ 100,00. R$ 105,00.

24 - Um terreno retangular possui 15 m de comprimento por 5 m de largura. Em quantos metros a largura desse terreno deve ser aumentada, para que sua rea seja de 120 m ? a) b) c) d) e) 3 m. 4 m. 5 m. 6 m. 7 m.
2

25 - Numa competio, houve um total de 108 participantes. Destes, havia 32 mulheres a mais que homens. O nmero de mulheres nessa competio era de: a) b) c) d) e) 50. 58. 60. 68. 70.

26 - A 80 km/h, um carro gasta 3 horas para percorrer uma determinada distncia. Um caminho, trafegando a 60 km/h, gastar quanto tempo para percorrer a mesma distncia? a) b) c) d) e) 1 h. 2 h. 3 h. 4 h. 5 h.

27 - Um jardim em formato retangular possui largura 7 m maior que seu comprimento. Sabendo que a rea do jardim de

18 m , seu comprimento deve ser de:


a) b) c) d) e) 2 m. 3 m. 4 m. 5 m. 6 m.

28 - Um tanque abastecido por duas torneiras. Utilizada sozinha, a primeira torneira enche o tanque em 4 horas. J a segunda torneira enche o tanque em 2 horas, quando utilizada sozinha. Se utilizadas juntas, as duas torneiras enchero o tanque: a) b) c) d) e) em menos de 1/2 h. entre 1/2 h e 1 h. entre 1 h e 2 h. entre 2 h e 3 h. em mais de 3 h.

29 - Um medicamento foi testado em um grupo de 100 voluntrios. Desses, 25 sofreram efeitos colaterais ao medicamento. Dessa forma, se um voluntrio do grupo for escolhido ao acaso, a probabilidade de ele no ter sofrido efeitos colaterais ao medicamento ser de: a) b) c) d) e) 85%. 75%. 55%. 45%. 35%.

30 - Um poste de 12 m de altura est fixado verticalmente no cho. Deseja-se ligar um fio do topo desse poste at um ponto que se encontra no cho, a 5 m de sua base. Qual ser o comprimento do fio esticado, do ponto de fixao no cho ao topo do poste? a) b) c) d) e) 7 m. 9 m. 11 m. 13 m. 15 m.

12 m

INFORMTICA
31 - Sobre computadores e perifricos, em qual porta/entrada se conecta um pendrive? a) b) c) d) e) Paralela. PS2. Serial. VGA. USB.

5m

32 - Sobre o Sistema Operacional Windows 7, qual o recurso do Windows que pode ser usado para desenhar, colorir ou editar imagens? a) b) c) d) e) Bloco de notas. Editor. Excel. Paint. Wordpad.

33 - Sobre o Sistema Operacional Linux 7, qual o comando utilizado para listar o contedo de um diretrio? a) b) c) d) e) cd. cp. ls. mv. pwd.

34 - Sobre o Windows Explorer no Windows XP, qual ao ocorrer ao se arrastar um item para outro disco? a) b) c) d) e) Ser criado um atalho para o mesmo. O item ser copiado. O item ser movido. O item ser excludo. Uma nova pasta ser criada.

35 - Sobre o Windows Explorer no Windows XP, para atribuir uma letra da unidade a uma pasta ou computador da rede utiliza-se: a) b) c) d) e) Windows Explorer Ferramentas Mapear unidade de rede. Windows Explorer Opes de pasta Geral. Windows Explorer Arquivos Compartilhamento. Internet Explorer Ferramentas Configuraes Conectar unidade de rede. Internet Explorer Opes Logon.

36 - Sobre Internet Explorer 8, qual a funo da Filtragem Inprivate? a) b) c) d) e) Ajudar a evitar que provedores de contedo de sites da web coletem informaes sobre os sites visitados. Ajudar a proteg-lo da instalao de softwares mal intencionados ou malwares. Ajudar a alert-lo de atividades suspeitas se um vrus ou verme tentar conectar-se ao seu computador. Permitir que se limite o acesso a sites de contedos imprprios a menores. Permitir que se limite ou bloqueie a maioria dos pop-ups.

37 - Sobre teclas de atalho no Microsoft Word 2007, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. CTRL+B CTRL+ALT+V CTRL+SHIFT+V CTRL+Y CTRL+SHIFT+> ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Colar especial. Refaz a ltima ao. Aumenta o tamanho da fonte em um valor. Formata as letras com negrito. Colar somente formatao.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 5 4 1 2 3. 1 4 2 5 3. 1 5 4 3 2. 2 4 5 1 3. 2 3 4 1 5.

38 - No BrOffice/LibreOffice v3.4 Writer, ao se digitar *Andr* obtm-se: a) b) c) d) e) Andr Andr Andr Andr Andr
3

39 - No MS Excel 2007, qual frmula representa cinco ao cubo (5 )? a) b) c) d) e) =5#3 =5*3 =5$3 =5&3 =5^3

40 - No Broffice/LibreOffice v3.4 Calc., qual a extenso de arquivo salva no formato ODF? a) b) c) d) e) .odr .ods .odc .odw .odx

You might also like