You are on page 1of 6

MODELO DE PEDIDO DE DEPOIMENTO ANTECIPADO

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ____Vara Criminal da Comarca de ________________ Ref. : Inqurito Policial N :___________

O MINISTRIO PBLICO ESTADUAL, por seu(sua) representante com atribuio legal perante esta vara judiciria, com arrimo no art. 3 do Cdigo de Processo Penal1 , e ainda, nas disposies dos arts. 846 2 usque 851 do Cdigo de Processo Civil, vem presena de Vossa Excelncia propor a competente ao de

PRODUO ANTECIPADA DE PROVAS


consistindo, especialmente, na oitiva do(a) (Ru / Vtima / Testemunha) FULANO DE TAL, podendo ser encontrado na atualidade (descrever o endereo) pelas razes de fato e de direito que adiante passa a expor.

DO FATO:
(Sntese do fato criminoso) ...No dia ___/___/___, s ___horas, na localidade de _____________, o acusado FULANO DE TAL, com a pretenso de cobrar uma dvida decorrente de uma transao comercial realizada no passado, no valor de R$_________, dirigiu-se at a residncia de BELTRANO DE TAL, e l estando, aps breve conversa,
1

Art. 3 - A lei processual penal admitir interpretao extensiva e aplicao analgica, bem como o suplemento dos princpios gerais de direito.
2

Art. 846 - A produo antecipada da prova pode consistir em interrogatrio da parte, inquirio de testemunhas e exame pericial.

surpreendeu a vtima sacando a arma de fogo que portava em sua cintura, um revlver marca Taurus, calibre 38, 05 tiros, e passou a desferir vrios tiros em face da vtima, vindo a atingi-la nas regies do trax e da cabea, ceifando-lhe a vida, conforme faz prova o Laudo de Exame Cadavrico juntado s fls. (Preponderncia do depoimento do(s) beneficirio(s) fumus boni iuris) O ato de execuo do fato criminoso fora presenciado pelo(a) (Co-Ru / Vtima /Testemunha) CICRANO DE TAL, atualmente inserida no Programa de Proteo s Vitimas e Testemunhas de Violncia do Estado do Esprito Santo PROVITA/ES, por haver sofrido irresistvel coao fsica e psicolgica dos (familiares do acusado / acusado / de terceira pessoa desconhecida), conforme documento comprobatrio em anexo. ( demonstrao do periculum in mora) Apesar do(s) beneficirio(s) do programa continuar(em) sofrendo privaes e constrangimentos de ordem pessoal e familiar, haja vista a necessidade de obedecer(em) normas rgidas de segurana impostas pelo PROVITA/ES, at a presente data encontra(m)-se disposto(s) a colaborar(em) com a busca da verdade real dos fatos, objetivo maior do processo penal. Contudo, em face da demora na concluso da investigao policial que j perdura ____ dias, o Ministrio Pblico Estadual teme pela impossibilidade do depoimento quando do procedimento ordinrio na fase processual, uma vez que o prazo previsto em lei 3 para a permanncia do(a)(s) beneficirio(a)(s) no programa de proteo expirar em ________ , o que por certo, findo, impossibilitar a localizao do(a)(s) (CoRu/Vtima/Testemunha) CICRANO DE TAL, o(s) qual(is) se evadir(o) para local incerto e desconhecido visando a preservao da(s) incolumidade(s) fsica(s), bem como, de seus familiares. Por certo, conforme depoimento prestado na esfera policial, referido(a) (CoRu/Vtima/Testemunha) (so) pessoa(s) imprescindvel(is) na elucidao e compreenso do fato criminoso e dos atos de sua execuo, motivo pelo qual se justifica a antecipao da produo de prova.

DO DIREITO:
Conforme se nota pelo art. 8 da Lei 9.807/1999, Quando entender necessrio, poder o conselho deliberativo solicitar ao Ministrio Pblico que requeira ao juiz a

Art. 11 - A proteo oferecida pelo programa ter a durao mxima de dois anos. (Lei N 9.807/99)

concesso de medidas cautelares direta ou indiretamente relacionadas com a eficcia da proteo. Pois bem. Apesar da referida lei dispor que as citadas medidas sero provocadas pelo conselho deliberativo, evidente que elas tambm podero ser tomadas espontaneamente pelo Ministrio Pblico. Assim, torna-se possvel a adoo de algumas medidas cautelares no curso da investigao ou processo criminal objetivando maior eficcia das providncias tomadas em relao proteo s testemunhas. Dentre as medidas possveis destacamos a produo antecipada de provas, que visa antecipar cautelarmente o depoimento da testemunha em juzo, medida que no estranha ao CPP, pois encontra previso em seu art. 2254, que trata do denominado depoimento ad perpetuam rei memoriam, inclusive quando ainda se encontre na fase de investigaes, quando ento se tratar tambm de uma forma de jurisdicionalizar a atividade probatria.5 Malgrado o art. 225 do CPP no cuide especificamente de antecipao de depoimento de testemunha que se encontra ameaada, no vislumbramos qualquer problema de se aplicar ao dispositivo uma interpretao extensiva, eis que inegavelmente disse menos do que queria, sendo impossvel restringir a medida cautelar to-somente s hipteses mencionadas, mormente quando o citado artigo possibilita a antecipao do depoimento quando inspirar receio de que ao tempo da instruo criminal j no exista a testemunha.

Art. 225. Se qualquer testemunha houver de ausentar-se, ou, por enfermidade ou por velhice, inspirar receio de que ao tempo da instruo criminal j no exista, o juiz poder, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, tomar-lhe antecipadamente o depoimento. 5 Anota Aury Lopes Jr. Que O incidente de produo antecipada da prova forma de jurisdicionalizar a atividade probatria no curso de inqurito, atravs da prtica do ato ante uma autoridade jurisdicional e com plena observncia do contraditrio e do direito de defesa (...) Excepcionalmente, frente ao risco de perecimento e o grave prejuzo que significa a perda irreparvel de algum dos elementos recolhidos no inqurito policial, o processo penal instrumentaliza uma forma de colher antecipadamente esta prova, atravs de um incidente: produo antecipada de prova (Sistema de Investigao Preliminar no Processo Penal, Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002, p. 191-192).

Com efeito, em casos extremos em que a testemunha corre risco de morte, em virtude de ameaas contra sua integridade fsica, alm de envidar esforos para a proteo da testemunha, interessante se valer da medida cautelar de depoimento antecipado de provas. Antecipa-se, assim, a sua inquirio, intimando-se as partes e realizando a audincia a qualquer tempo, ainda que tal medida importe em inverso da ordem da instruo estabelecida, eis que se trata de exceo utilizada no interesse pblico. Alis, importante observar que a referida medida tambm poder ser tomada, por analogia, para antecipar o depoimento de vtimas e at mesmo de rus colaboradores que estejam em situao de risco. Ademais, nunca demais lembrar que o Cdigo de Processo Penal, em seu art. 3, permite a utilizao de analogia. Assim, caso se entenda no ser possvel a antecipao de depoimento de testemunhas ameaadas com base no art. 225 do CPP, foroso entender que a providncia ser possvel atravs de analogia das disposies do Cdigo de Processo Civil, e nesta esteira lgica, abre-se caminho para o cabimento da presente medida cautelar de produo antecipada de provas, por meio da aplicao das regras previstas nos arts. 846 usque 851 do CPC, que trata da justificao6, ante a falta de uma melhor regulamentao do procedimento no Cdigo de Processo Penal.7 Assim, valendo-se por analogia - das regras do Cdigo de Processo Civil, proposta e aceita como produo antecipada de prova perante o juiz da causa principal, a qual caber a anlise de sua pertinncia e validao como prova, devero ser perquiridas as existncias dos pressupostos especiais previstos no art. 847 do Cdigo de Processo Civil 8, bem como os inerentes a todas as demais
6

Nesse sentido, conforme observa Ovdio Batista da Silva, na assegurao cautelar de provas, o que se pretende to-somente documentar algum fato cujo desaparecimento seja provvel, a fim de poder-se depois utiliz-lo como prova (Do Processo Cautelar, Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1996, p.362). 7 No mesmo sentido: LIMA, Marcellus Polastri. A Tutela Cautelar no Processo Penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005, p. 148. 8 Art. 847 - Far-se- o interrogatrio da parte ou a inquirio das testemunhas antes da propositura da ao, ou na pendncia desta, mas antes da audincia de instruo: I - se tiver de ausentar-se; II - se, por motivo de idade ou de molstia grave, houver justo receio de que ao tempo da prova j no exista, ou esteja impossibilitada de depor.

medidas cautelares, ou sejam, o fumus boni iuris e o periculum in mora, que podero ser comprovados pela causa de pedir exposta na narrativa dos fatos, como se fez no presente caso. Logo, em primeiro lugar o fumus boni iuris importar na demonstrao da existncia de indcios da autoria e prova da materialidade do crime, o que equivale a uma fumaa do cometimento do crime. Trata-se de requisito imprescindvel a indicar que a medida pressupe a prtica de uma infrao penal, sendo, portanto, ps-delitual e no pr-delitual.

Interessante lembrar que basta a existncia de indcios da autoria e da materialidade, no se requerendo prova plena, j que a cognio no plena e exauriente na anlise das medidas cautelares. Assim, qualquer elemento indicador da autoria e da materialdiade do crime suficiente para a satisfao do presente requisito, o que est plenamente demonstrado no caso em questo.

Em segundo lugar, o periculum in mora ser comprovado por meio de demonstrao no caso concreto de existncia de risco de perda ou grave dificuldade na futura produo da prova, se ela no for desde logo colhida, o que se materializa por meio de ameaas sofridas, comprveis por qualquer meio idneo (v.g., testemunho, documento, interceptao telefnica etc.), o que tamnbm est comprovado nos autos, conforme demonstrado anteriormente.

Finalmente, de se salientar, que a melhor doutrina tambm admite a instruo cautelar, de carter preventivo, em face de demandado desconhecido in incertam personam - , desde que ao desconhecido seja dado curador especial, como alis, dada a semelhana das hipteses, aplicar-se-ia o art. 862, pargrafo nico do Cdigo de Processo Civil, uma vez que j como afirmado anteriormente, tal procedimento cautelar contm o objetivo de documentar algum fato quando

presumvel o seu desaparecimento ou presente a impossibilidade de prov-lo no futuro diante do decurso do tempo.9

DO PEDIDO:
Ante ao exposto, requer a Vossa Excelncia: 1) Na forma do art. 802 do CPC se digne citar o Sr. FULANO DE TAL (descrever o nome e local onde pode ser encontrado) , para no prazo de 05 dias, contestar, querendo, o presente pedido; OU Na forma do art. 802 do CPC, se digne citar por edital o acusado FULANO DE TAL (caso seja desconhecido o paradeiro do demandado) , nomeando-lhe curador especial na forma do art. 9, II do CPC, caso no se manifeste aps o prazo de lei OU Se digne nomear curador especial ao ru desconhecido, para querendo, contestar no prazo de 05 dias o presente pedido; 2) Se digne intimar o Sr. FULANO DE TAL para a audincia de antecipao da prova testemunhal, objetivando a oitiva do Sr. CICRANO DE TAL, que comparecer ao referido ato processual independentemente de intimao, atravs do Programa de Proteo de Testemunhas PROVITA/ES; 3) Por fim, requer a homologao por sentena da prova produzida sob o crivo do contraditrio, para que produza seus jurdicos efeitos legais. Nestes termos, Pede deferimento. Local e data.

Promotor(a) de Justia

...Cremos perfeitamente admissvel, no Direito Brasileiro, no s a inquirio de testemunhas ad perpetuam memoriam, como a realizao de exames periciais contra incertam personam, caso em que o juiz dar curador especial ao ru ignorado. Alis, seria de aplicar o art. 862, pargrafo nico, dada a semelhana de hipteses. (SILVA, Ovdio A Batista da Silva, ob. cit., p. 376).

You might also like