You are on page 1of 19

GRUPO: DE MOS DADAS COM O PLANETA

HORTA E MINI HORTA - CUIDADOS COM AS PLANTAS GERMINO

Terra Viva: Dinmicas que transformam o Mundo


PROJETO: HORTA ESCOLAR - Um Laboratrio Vivo "Uma jornada de mil milhas comea com um simples passo."

com essa famosa frase do filsofo chins Lao-Ts que o grupo De Mos dadas com o Planeta comea esta Feira de Cincias: Horta Escolar - Um Laboratrio Vivo onde reutilizaremos garrafas PET para instalar uma mini horta na sala de aula. Com certeza esse pequeno processo vai evoluir para uma grande horta envolvendo a comunidadeescola, a famlia e a sociedade porque temos em mente que quase tudo comea com um simples passo.

Pblico Alvo: Destinado a alunos do 4 Ano do Ensino Fundamental. Durao: 3 meses. Objetivo Geral: Sensibilizar e conscientizar as crianas de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidado deste planeta.

Objetivos Especficos:
Despertar

o interesse das crianas para o cultivo de mini horta e conhecimento do processo de germinao; Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; Conscientizar da importncia de estar saboreando um alimento saudvel e nutritivo; Obter informaes sobre alimentos orgnicos (sem agrotxicos); Degustao do alimento semeado, cultivado e colhido; Estimular os alunos a construrem seu prprio conhecimento no contexto interdisciplinar; Contextualizar os contedos aos problemas da vida urbana; Construir a noo de que o equilbrio do ambiente fundamental para a sustentao da vida em nosso planeta.

Estratgias de Ensino:

- Participao de profissionais de diferentes reas na confeco da horta (diretores, professores, alunos, merendeiras, auxiliares de servios gerais etc.) ajudando a ampliar e consolidar o Envolvimento de toda a comunidade escolar. - Exposio e troca de experincias entre os participantes da confeco da horta. - Busca de parcerias com o objetivo de realizar palestras, visitas a parques ecolgicos, contribuindo na formao dos educadores e educandos, propiciando um suporte crtico, sensibilizando-os e despertando neles mudanas de percepo, valores e atitudes.
Avaliao:

A avaliao do projeto ser realizada de forma contnua feita por meio de observao do educador e pelos alunos analisando se os objetivos propostos esto sendo alcanados.

Justificativa: O cultivo de hortas e mini hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra, o preparo dos canteiros o encanto com as sementes que brotam como mgica, a prtica diria do cuidado - regar, transplantar, tirar plantio, o exerccio da pacincia e perseverana at que a natureza nos brinde com a transformao de pequenas sementes em verduras e legumes viosos e coloridos. Essas vivncias podem transformar pequenos espaos da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades. Hortas ou mini hortas escolares so instrumentos que podem abordar diferentes contedos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivncias que resgatam valores. Valores esses to bem traduzidos no livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti: Um pequeno jardim, uma horta, um pedao de terra, um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currculo escolar. Ao constru-lo e cultiv-lo podemos aprender muitas coisas. As crianas o encaram como fonte de tantos mistrios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivncia, os valores da pacincia, da perseverana, da criatividade, da adaptao, da transformao, da renovao.

Introduo: Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Alm de implantar hbitos alimentares saudveis. Essas atividades so recursos pedaggicos que facilitam o processo ensino-aprendizagem nas diferentes reas. O Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratrio ao ar livre para as aulas onde os alunos aprendem na prtica temas como nutrientes do solo, agrotxicos, alimentos orgnicos, preservao do meio ambiente, fotossntese, desenvolvimento de plantas etc..

Desenvolvimento: O desenvolvimento deste projeto visa a necessidade de trabalhar com a formao de valores nas novas geraes, quanto implantao, ao uso e a manuteno da horta e tambm a necessidade de dar caminhos aos alunos para despertarem para a importncia do papel estratgico que devem desempenhar para a construo de um mundo sustentvel. Material Utilizado: Garrafas PET, terra, gua e adubo orgnico.

1 ETAPA

Perguntar aos alunos se conhecem uma horta e para que serve. Explicar que os vegetais so seres vivos e a sua importncia para os seres que habitam o planeta, como os animais herbvoros e os seres humanos. Para crescerem precisam ser plantados, germinados e que precisam de cuidados, como sol e gua. Apresentar o vdeo.

http://www.youtube.com/watch?v=R0FLLRdnnPM&feature=related

2 ETAPA

Falar sobre a importncia dos vegetais na nossa alimentao. Perguntar aos alunos que ingredientes so usados em uma salada. Registrar as respostas deles e perguntar quem tem o hbito de com-los. Mostrar alguns vegetais. Alertar para a importncia dos alimentos saudveis e livres de agrotxicos. Falar sobre a importncia do cultivo de produtos orgnicos que so produzidos sempre com a preocupao de no prejudicar o meio ambiente sem destruir os recursos naturais.
Distribuir para os alunos a cartilha "O olho do Consumidor desenvolvida pelo Ministrio da Agricultura que fala sobre a importncia dos produtos orgnicos. Explicar para os alunos a importncia dos produtos orgnicos, produzidos com a preocupao de no agredir o Meio Ambiente onde as espcies de animais e plantas so valorizados.
http://www.planetaorganico.com.br/horticultura.htm

3 ETAPA
Propor inicialmente aos alunos a construo de uma horta PET reutilizando as garrafas PET para plantar as sementes. Separar as crianas em grupo de dois para que possam ficar responsveis pela sua mini horta PET. Distribuir as garrafas para cada grupo, ensinar a preparar a garrafa. Distribuir a terra e as sementes para cada grupo, propor que revolvam a terra com pazinhas e iniciar a semeao. Cada uma deve fazer um pequeno buraco e iniciar a semeao, apertar a terra em volta e molh-la. Cada mini horta PET ter uma placa com o nome do que foi plantada e o nome do grupo. Fotografar para que todos comparem essa etapa com as outras.

4 ETAPA
A horta precisa de cuidados dirios: gua (fora dos horrios de sol a pino) e observao para detectar pragas. O que acontece se as plantas no receberem gua ou luz suficiente?

5 ETAPA Separar as fotos com o passo a passo da horta e pedir que as crianas coloquem em ordem avaliando o crescimento das plantas.

6 ETAPA
As plantas ao atingirem determinado tamanho devero ser transplantadas para canteiros definitivos para que possam crescer adequadamente.

Culminncia:

Feira de Nutrio: Exposio dos trabalhos realizados durante o Projeto, tais como: livros de receitas,cartazes, pinturas e textos coletivos. Oficinas de culinria com degustao dos alimentos colhidos na horta.
Consideraes Finais: A horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratrio vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedaggicas em educao ambiental e alimentar unindo teoria e prtica de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relaes atravs da promoo do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos. A horta na escola deve ser explorada como um recurso motivador para que os estudantes se tornem no futuro cidados atuantes nas modificaes ambientais tanto na comunidade em que vivem como num todo.

HORTAS E MINI HORTAS EM OUTROS AMBIENTES EDUCACIONAIS:

http://www.youtube.com/watch?v=3zOO57DwiQw
http://www.escolasoka.org.br/projetos.html

Minhocrios Domsticos Transforme seu lixo em adubo orgnico! O minhocrio domstico Composteira para Todos um sistema de reciclagem dos resduos orgnicos onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. um sistema prtico, compacto, higinico e de fcil manuseio que no produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados.

http://www.youtube.com/watch#!v=TUIiQFOtg B4&feature=related

Componentes do Grupo: Ana Maria Simes Juraci Moura Marli Vieira Nelma Campos Renaldo Pereira Snia Berbereia

You might also like