You are on page 1of 28

DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

Os crimes contra a dignidade sexual foram alterados pela Lei 12.015/2009. At 2009 existiam dois crimes sexuais violentos, quais sejam o estupro e o atentado violento ao pudor. Estupro era o art. 213 e atentado ao pudor 214. Eram dois crimes previstos em tipos autnomos. Ambos eram estritamente dolosos; ambos materiais; ambos unissubjetivos; plurissubsistentes; e instantneos. Ambos eram de conduta vinculada, pois s podiam ser praticados de trs formas: ou com violncia ou com ameaa ou com presuno de violncia (que era a hiptese do art. 224). O que o CP chamava de violncia presumida, Gamil denomina de consentimento invlido. Os dois crimes j eram hediondos em todas as suas modalidades. Estupro exigia que o sujeito ativo fosse um homem e o sujeito passivo, do estupro, s podia ser mulher (nascida mulher). A doutrina discutia se o marido cometia estupro em relao a mulher: primeira corrente dizia que no havia estupro, em virtude do dbito conjugal; a segunda corrente defendia que a mulher poderia rejeitar a cpula desde que por motivo relevante (ex.: marido com aids); a terceira corrente diz que a esposa pode ser vtima de estupro, sem ressalvas. O estupro s se consumava se houvesse cpula vagina. No atentado violento ao pudor, o sujeito ativo podia ser homem ou mulher; e o sujeito passivo tambm podia ser homem ou mulher; tanto em relaes heterossexuais, quanto nas relaes homossexuais. Obs.: a expresso ato libidinoso precisava ser interpretada luz da ofensividade. A doutrina e jurisprudncia entediam que ato libidinoso diverso da conjuno carnal seria somente aquele que tivesse ofensividade. Sem ofensividade o crime poderia ser desclassificado para ato obsceno ou para constrangimento ilegal. Obs.: existia uma discusso forte se podia haver concurso entre estupro e atentado violento ao pudor. A jurisprudncia e a doutrina se posicionavam no sentido de que o estupro absorvia os atos libidinosos necessrios prtica da conjuno carnal. Leses autnomas no necessrias prtica da cpula vagina davam lugar ao concurso material de infraes, ou seja, a pena do estupro era somada com a pena do atentado. Coito anal e cpula vagina eram dois crimes, outras condutas eram absorvidas. Isto j era criticado exemplo dos professores PAULO QUEIROZ e ANA LCIA SABADELA, que sustentavam ser impossvel a existncia do concurso de crimes. Era impossvel pelo fato de um BJ poder ser representado por inmeros objetos; e se a leso um BJ de um nico titular, haver um nico crime, ainda que ocorra pluralidade de atos. O que no quer dizer que as penas fossem as mesmas. A jurisprudncia no aceitava estes argumentos, pela especialidade do estupro e pela autonomia das leses. No STF, o Ministro Marco Aurlio suscitou a possibilidade de aplicar ao caso o critrio do crime continuado, mas no houve adeso. Podia haver tentativa de estupro ou seria atentado violento ao pudor
1

consumado? Passou a haver consenso de que estupro por ser plurissubsistente ( possvel o fracionamento) admitia tentativa. A tentativa de estupro absorve os atos que lhes so inerentes. Na dvida presumia-se que se tratava de tentativa de estupro (in dubio pro reu). Estupro admitia tentativa, mas ele no se aplicava a regra da desistncia voluntria, pois seno seria atentado violento ao pudor consumado (mais grave). Obs.: se o ru tivesse uma molstia venrea haveria concurso de infraes com o crime que envolve a periclitao da vida ou da sade. Se o autor utilizasse preservativo, o crime de periclitao seria afastado por falta de dolo. Tanto o Estupro, quanto o atentado violento ao pudor deveriam ser provados com laudo pericial e existia (e existe at hoje) um problema grave relacionado prova destes crimes. A jurisprudncia diz que este tipo de crime praticado na clandestinidade, e por conta disto, a palavra da vtima assume relevante valor probatrio, o que no quer dizer que se possa condenar algum com base exclusivamente na palavra da vtima. dizer, a palavra da vtima precisa ser corroborada por outros indcios ou provas. O art. 223 previa um aumento de pena se houvesse leso corporal grave ou se houvesse morte. Era uma regra geral para os crimes contra a dignidade sexual. Essa regra foi revogada, pois, hoje, a leso corporal grave e a morte foram colocadas como qualificadoras autnomas dos tipos. O art. 224 cuidava das hipteses de consentimento invlido e 3 eram essas hipteses: se a vtima fosse alienada ou dbil mental e o agente conhecia essa circunstncia; a outra hiptese era se a vtima no pudesse oferecer resistncia por qualquer motivo (essa capacidade de resistncia diminuda no precisa ter sido causada pelo sujeito ativo); a terceira hiptese de consentimento invlido se a vtima fosse menor de 14 anos. Discutia-se se a presuno pela idade era absoluta (inadmite prova em sentido contrrio) ou relativa (admite prova em sentido contrrio). LUIZ FLVIO GOMES passou a sustentar desde 1990 (depois do ECA) que a presuno s era absoluta at os 12 anos. Acima dos 12 anos, existiria presuno, mas ela seria relativa. Se a presuno fosse absoluta at os 14 anos; um casal de 13 anos seria condenado reciprocamente a uma penalidade do ECA. No entanto, com 11 anos, seria caso de medida protetiva apenas. Ademais, o menino de 13 anos de hoje no o menino de 13 anos de 40 anos atrs. Os Tribunais no aceitavam esta tese. Os crimes sexuais com violncia presumida tambm eram hediondos. Se a violncia fosse presumida, contudo, no incidia uma causa de aumento de pena prevista na Lei dos Crimes Hediondos, pois se entendia que havia bis in idem. dizer, o aumento de pena da Lei dos Crimes hediondos ficava reservado s hipteses de violncia real.

O art. 224 foi revogado, pois foi criada uma figura autnoma chamada de estupro de vulnervel prevista no art. 217-A. A ao penal nesses crimes era, pela literalidade do CP, privada. Processavase mediante queixa. Se no fosse ajuizada at 6 meses depois de conhecida a autoria, haveria decadncia. O sujeito poderia preferir esquecer o crime do que ajuizar uma ao, devido a violao sua intimidade. O CP previa que a ao era pblica e condicionada representao se a vtima fosse pobre e no pudesse, assim, arcar com honorrios advocatcios e custas judiciais. A ao era pblica incondicionada se houvesse morte ou se o autor do fato fosse ascendente da vtima. Na dcada de 80, o STF editou a smula 608 que praticamente inverteu a regra do CP, pois o estupro geralmente praticado com violncia real. O STF considerou que o estupro uma espcie de crime complexo, e que se na constituio do estupro h violncia, e nos crimes de violncia a ao penal pblica incondicionada, o estupro tambm deveria s-la. Smula 608/STF: No crime de estupro, praticado mediante violncia real, a ao penal pblica incondicionada. Em 2009, a regra passou a ser condicionada a representao (art. 225). O legislador somente excepcionou o estupro de vulnervel, pois este de ao penal pblica incondicionada. Obs.: o PGR ajuizou uma ADIN em relao a este art. 225 sustentando que o dispositivo inconstitucional, pois contraria a Smula 608, viola o art. 129 da CF. Existe uma omisso constitucional insupervel, pois no poderia ser condicionada a representao em caso de morte da vtima. Obs.2: Normas processuais, em regra, no so extrativas. Normas que se refiram ao penal so hbridas porque h certas causas de extino de punibilidade que esto diretamente atreladas ao tipo de ao penal (h carga de direito penal material). Mais precisamente, decadncia, perdo do ofendido e renncia ao direito de queixa, somente existem se a ao penal for privada. Assim, estas questes devem ser apreciadas se ao penal foi manejada ao tempo que a ao penal era privada. Obs.3: o CP foi alterado em 2012 no art. 111, que ganhou o inciso V (Lei Joana Maranho), que o termo inicial da prescrio quando a violncia sexual for praticada contra criana ou adolescente. O crime comea a prescrever, via de regra, da data da consumao. Esta lei passou a dizer que se a vtima de violncia sexual tiver menos de 18 anos, a prescrio somente comea a correr da data que ela, vtima, completa 18 anos, salvo se a ao penal j tiver sido proposta.
3

Efeitos do casamento nos crimes contra o costume: o art. 107 do CP previa duas extines de punibilidade nos crimes contra os costumes, pelo casamento. Como uma norma benfica, deveria ser aplicada, tambm, unio estvel. A punibilidade era extinta se a vtima casasse com o autor do fato. A punibilidade tambm era extinta se a vtima casasse com terceira pessoa e no pedisse o procedimento da ao penal num prazo de 60 dias. Estas duas causas foram revogadas em 2005. Entretanto, at 2009 a regra do CP para estes crimes era a ao privada. Aes Penais Privadas comportam perdo do ofendido (que pode ser tcito ou expresso). Assim, at os fatos ocorridos em 2009, o casamento com o autor do fato representava a extino de punibilidade. No mais pelo casamento em si, mas pelo fato do casamento representar perdo, e a ao penal ser privada. A partir de 2009, como a ao se tornou pblica condicionada representao, descabe falar em perdo. A nica coisa que se pode fazer, proceder com a retratao expressa. CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL ESTUPRO Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1. Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. 2. Se da conduta resulta morte: Pena recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. A Lei 12.015 alterou o art. 213 do CP, nele fundindo as condutas que representavam estupro e atentado violento ao pudor. A revogao do art. 214, no gerou abolitio criminis daquela conduta. O fato continua sendo tpico s que com outro rtulo, outra etiqueta. O sujeito ativo: do estupro qualquer pessoa. O sujeito passivo tambm qualquer pessoa. Estupro crime doloso. Unissubjetivo; plurissubsistente; de conduta vinculada.

Com a atual redao, muito embora a doutrina admita a tentativa de estupro, pois o crime plurissubsistente; esta tentativa ser de difcil verificao. O problema que a tentativa de cpula vagnica j representa a consumao de um ato libidinoso. dizer, com a atual redao, a tentativa de cpula vagnica estupro consumado. Qualquer ato libidinoso que tenha sido praticado, estar consumado o estupro. Com a alterao de 2009, tambm se discute como fica a questo do concurso de infraes. A partir de 2009, ganhou corpo no Supremo, a tese do crime continuado. Aplica-se a pena aumentada de 1/6 a 1/3. No STJ, encontram-se acrdos em trs sentidos: seria apenas um s crime, pois o BJ o mesmo, com um nico titular. Seria um crime continuado. Haveria concurso material de estupro com estupro, pois quando houver autonomia de condutas, haver autonomia de crimes, diz-se que o fato das condutas estarem previstas no mesmo artigo no desautoriza que o somatrio seja feito. No STJ tem prevalecido a terceira corrente, em que as penas so somadas. O estupro continua sendo crime hediondo em todas as suas modalidades . E no pargrafo primeiro foi prevista uma qualificadora fundamentada pelo desvalor da conduta pela idade da vtima. A leso corporal leve desautoriza a qualificadora. Essa leso corporal grave que qualifica o crime uma leso preterdolosa. Pois se a leso corporal for dolosa, isto , for autnoma, h concurso de crimes entre estupro e leso corporal grave. Se menos de 14 anos a vtima tiver, o crime ser autnomo de estupro de vulnervel. No pargrafo segundo existe uma outra qualificadora se do estupro resultar morte. A morte deve ser culposa, do contrrio, haver concurso de infraes. *O crime precisa ser analisado luz da ofensividade, de sorte que se o ato libidinoso no for grave deve ser feita a desclassificao para outro crime. ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR Art. 214. Foi revogado. VIOLAO SEXUAL MEDIANTE FRAUDE Art. 215. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com algum, mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima: Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. Pargrafo nico. Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa.
5

Teve a redao alterada para englobar em um s tipo, as antigas figuras do art. 215 e 216. Os arts. 215 e 216 tratavam da posse sexual mediante fraude e do atentado ao pudor mediante fraude. Eles eram chamados de estelionato sexual. A diferena entre o art. 215 para o 21 3, era o meio. O que diferenciava o 216 para o 214 era o meio. Nos arts. 215 e 216 o meio no violento, mas sim fraudulento. At 2005, vtima de posse sexual mediante fraude era somente a mulher honesta. A partir de 2005, a vtima do atentado mediante fraude passou a ser qualquer pessoa. A fuso dos arts. 215 e 216 no gerou abolitio criminis. O sujeito ativo qualquer pessoa. O sujeito passivo qualquer pessoa que no esteja em situao de vulnerabilidade. Este tipo residual, subsidirio. dizer, se a pessoa no tinha capacidade para consentir, tratar-se-ia de estupro de vulnervel. O crime instantneo; unissubjetivo; material; de conduta vinculada; plurissubsistente. Aqui, a fraude empregada de uma forma tal para minar a resistncia da vtima, de modo a manifestar anuncia em ter o contato. Se a vontade for nula, no entanto, trata-se de estupro de vulnervel. ATENTADO AO PUDOR MEDIANTE FRAUDE Art. 216. (Revogado pela Lei n. 12.015, de 7-8-2009.) ASSDIO SEXUAL Art. 216-A. Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Pena deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos. Pargrafo nico. (Vetado.) 2. A pena aumentada em at um tero se a vtima menor de 18 (dezoito) anos. Assdio Sexual no se confunde com assdio moral. Assdio moral no crime, pode constituir injria. um ilcito trabalhista. No Brasil, tentativas de namoro por si s so fatos atpicos. Crime se valer da condio de superior hierrquico para obter favores sexuais.
6

Assdio sexual crime prprio e s pode ser praticado pelo superior hierrquico. Na qualidade de crime prprio, o inferior hierrquico pode responder por assdio sexual em coautoria. Vtima de assdio sexual qualquer pessoa. Assdio sexual crime de ao livre, pode ser praticado por qualquer forma e meio. O maior problema deste crime em matria de prova. crime de menor potencial ofensivo. Obs.: havia um pargrafo nico no art 216-A que foi vetado pelo Presidente da Repblica (FHC). O pargrafo nico dizia nas mesmas penas incorre quem pratica o crime, prevalecendo-se das relaes domsticas de coabitao e hospitalidade. bvio, que pode haver crime de assdio sexual se a vtima for empregada domstica. O veto ao pargrafo excluiu outras relaes domsticas, de coabitao e hospitalidade, que no sejam relaes de ascendncia de emprego (ex.: Repblica de Estudantes). Obs.2: Nas relaes religiosas interna corporis a opinio amplamente dominante de que pode haver crime de assdio sexual. O fato de no ser oneroso no afasta o crime. Esto preenchidos os requisitos da relao de emprego, isto , h pessoalidade, h relao de subordinao e de carter permanente. Obs.3: Prevalece entendimento de que h crime de assdio sexual mesmo que o vnculo seja com a Administrao Pblica. O superior hierrquico mesmo que no possa demitir, pode causar outros constragimentos. Obs.4: Tem prevalecido na doutrina o entendimento de que no h crime de assdio sexual entre professor e aluno. Pois no h uma relao hierrquica entre professores e alunos. Pode configurar constragimento ilegal. Caso o aluno sera tirocinante, monitor, etc., pode haver assdio sexual. Obs.5: o teste do sof no configua assdio sexual. No h vnculo de subordinao ainda. Trata-se de constragimento ilegal. A pena ser aumentada de 1/3 se a vtima menor de 18 anos. CAPTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEL SEDUO Art. 217. (Revogado pela Lei n. 11.106, de 28-3-2005.) ESTUPRO DE VULNERVEL Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos:
7

Pena recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. 1. Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. 2. (Vetado.) 3. Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos. 4. Se da conduta resulta morte: Pena recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. O art. 217-A passou a contemplar a figura do estupro com violncia presumida, que eram tipificadas no art. 224. O legislador em 2009 criou o conceito de vulnerabilidade. Vulnervel quem tem menos de 14 anos ou quem por enfermidade ou doena mental no tem discernimento ou quem por qualquer motivo no pode oferecer resistncia. O STJ, em 2012, entendeu que a vulnerabilidade inclusive pela idade (faixa de 12 a 14 anos), relativa. Abaixo dos 12 anos a vulnerabilidade absoluta. O estupro de vulnervel passou a ser tipo autnomo; tipo qualificado, que representa novatio legis in pejus e que, portanto, no retroativa. O conceito de vulnerabilidade ainda comporta discusses se ela relativa ou absoluta. crime comum, doloso, hediondo. O crime foi colocado como crime de ao livre; unissubjetivo; instantneo. O crime doloso e exige a inteno de satisfao do prazer sexual, pois do contrrio, dar banho em uma criana, seria estupro de vulnervel. No pargrafo primeiro existe uma norma de extenso. O pargrafo segundo foi vetado. O pargrafo terceiro prev uma modalidade qualificada se houver leso corporal grave. O pargrafo quarto prev uma modalidade qualificada se houver morte. Obs.: desde 2009, todos os crimes contra a dignidade sexual correm, por fora de lei, em segredo de justia. Com o intuito de proteger a intimidade da vtima. *No projeto do CP, os processos, infelizmente, sero publicizados. Art. 218. Induzir algum menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascvia de outrem: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
8

Pargrafo nico. (Vetado.)

SATISFAO DE LASCVIA MEDIANTE PRESENA DE CRIANA OU ADOLESCENTE Art. 218-A. Praticar, na presena de algum menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjuno carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascvia prpria ou de outrem: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL DE VULNERVEL Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandone: Pena recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos. 1. Se o crime praticado com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. 2. Incorre nas mesmas penas: I quem pratica conjuno carnal ou outro ato libidinoso com algum menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situao descrita no caput deste artigo; II o proprietrio, o gerente ou o responsvel pelo local em que se verifiquem as prticas referidas no caput deste artigo. 3. Na hiptese do inciso II do 2., constitui efeito obrigatrio da condenao a cassao da licena de localizao e de funcionamento do estabelecimento.

CAPTULO III DO RAPTO RAPTO VIOLENTO OU MEDIANTE FRAUDE Art. 219. (Revogado pela Lei n. 11.106, de 28-3-2005.) RAPTO CONSENSUAL Art. 220. (Revogado pela Lei n. 11.106, de 28-3-2005.) DIMINUIO DE PENA Art. 221. (Revogado pela Lei n. 11.106, de 28-3-2005.) CONCURSO DE RAPTO E OUTRO CRIME Art. 222. (Revogado pela Lei n. 11.106, de 28-3-2005.)

CAPTULO IV DISPOSIES GERAIS Formas qualificadas Art. 223. (Revogado pela Lei n. 12.015, de 7-8-2009.) Presuno de violncia Art. 224. (Revogado pela Lei n. 12.015, de 7-8-2009.) Ao penal Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao penal pblica condicionada representao. Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel.

Aumento de pena Art. 226. A pena aumentada:

10

I de quarta parte, se o crime cometido com o concurso de 2 (duas) ou mais pessoas; II de metade, se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela; III (Revogado pela Lei n. 11.106, de 28-3-2005.)

CAPTULO V DO LENOCNIO E DO TRFICO DE PESSOA PARA FIM DE PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL

MEDIAO PARA SERVIR A LASCVIA DE OUTREM Art. 227. Induzir algum a satisfazer a lascvia de outrem: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos. 1. Se a vtima maior de 14 (catorze) e menor de 18 (dezoito) anos, ou se o agente seu ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro, irmo, tutor ou curador ou pessoa a quem esteja confiada para fins de educao, de tratamento ou de guarda: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. 2. Se o crime cometido com emprego de violncia, grave ameaa ou fraude: Pena recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, alm da pena correspondente violncia. 3. Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa.

FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL Art. 228. Induzir ou atrair algum prostituio ou outra forma de explorao sexual, facilit-la, impedir ou dificultar que algum a abandone: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
11

1. Se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia: Pena recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos. 2. Se o crime cometido com emprego de violncia, grave ameaa ou fraude: Pena recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, alm da pena correspondente violncia. 3. Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa. Art. 229. Manter, por conta prpria ou de terceiro, estabelecimento em que ocorra explorao sexual, haja, ou no, intuito de lucro ou mediao direta do proprietrio ou gerente: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

RUFIANISMO Art. 230. Tirar proveito da prostituio alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exera: Pena recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. 1. Se a vtima menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos ou se o crime cometido por ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou por quem assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia: Pena recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. 2. Se o crime cometido mediante violncia, grave ameaa, fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao da vontade da vtima: Pena recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, sem prejuzo da pena correspondente violncia.

TRFICO INTERNACIONAL DE PESSOA PARA FIM DE EXPLORAO SEXUAL


12

Art. 231. Promover ou facilitar a entrada, no territrio nacional, de algum que nele venha a exercer a prostituio ou outra forma de explorao sexual, ou a sada de algum que v exerc-la no estrangeiro. Pena recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos. 1. Incorre na mesma pena aquele que agenciar, aliciar ou comprar a pessoa traficada, assim como, tendo conhecimento dessa condio, transport-la, transferi-la ou aloj-la. 2. A pena aumentada da metade se: I a vtima menor de 18 (dezoito) anos; II a vtima, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato; III se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; ou IV h emprego de violncia, grave ameaa ou fraude. 3. Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa.

TRFICO INTERNO DE PESSOA PARA FIM DE EXPLORAO SEXUAL Art. 231-A. Promover ou facilitar o deslocamento de algum dentro do territrio nacional para o exerccio da prostituio ou outra forma de explorao sexual: Pena recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. 1. Incorre na mesma pena aquele que agenciar, aliciar, vender ou comprar a pessoa traficada, assim como, tendo conhecimento dessa condio, transportla, transferi-la ou aloj-la. 2. A pena aumentada da metade se: I a vtima menor de 18 (dezoito) anos; II a vtima, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato;
13

III se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; ou IV h emprego de violncia, grave ameaa ou fraude. 3. Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa.

Art. 232. (Revogado pela Lei n. 12.015/2009). CAPTULO VI DO ULTRAJE PBLICO AO PUDOR ATO OBSCENO Art. 233. Praticar ato obsceno em lugar pblico, ou aberto ou exposto ao pblico: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa.

ESCRITO OU OBJETO OBSCENO Art. 234. Fazer, importar, exportar, adquirir ou ter sob sua guarda, para fim de comrcio, de distribuio ou de exposio pblica, escrito, desenho, pintura, estampa ou qualquer objeto obsceno: Pena deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem: I vende, distribui ou expe venda ou ao pblico qualquer dos objetos referidos neste artigo; II realiza, em lugar pblico ou acessvel ao pblico, representao teatral, ou exibio cinematogrfica de carter obsceno, ou qualquer outro espetculo, que tenha o mesmo carter; III realiza, em lugar pblico ou acessvel ao pblico, ou pelo rdio, audio ou recitao de carter obsceno.

14

DOS CRIMES CONTRA A PAZ PBLICA


Tambm envolvem um BJ supra individual, razo porque os crimes so vagos. Como a Paz pblica envolve a tranquilidade a social, estes trs crimes so de consumao antecipada. dizer, se consumam mesmo sem leso concreta. INCITAO AO CRIME Art. 286. Incitar, publicamente, a prtica de crime: Pena deteno, de 3 (trs) a 6 (seis) meses, ou multa. O BJ resguardado a tranquilidade social. O Sujeito Ativo qualquer pessoa, o crime comum. A incitao precisa ser pblica, do contrrio, no ser crime contra a paz pblica. A incitao deve ser de crime. No necessrio, porm, que haja um apego ao rigor tcnico nas declaraes. Ex.: subtraiam coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa.... Haver este crime mesmo que os fatos incitados no ocorram. O art. 286 envolve BJ autnomo, da porque nada impede o seu concurso com outras infraes. Obs.: a Participao pode ocorrer por Induzimento, Instigao ou Auxlio Material. O crime de menor potencial ofensivo, logo, cabem as medidas dos Juizados Especiais. APOLOGIA DE CRIME OU CRIMINOSO Art. 287. Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime: Pena deteno, de 3 (trs) a 6 (seis) meses, ou multa. O art. 287 cuida de apologia de crime ou de criminoso. A incitao se refere a fatos futuros, que no ocorrero necessariamente. O 287 se refere a fatos pretritos. O sujeito enaltece, engrandece fatos pretritos, que no necessariamente aconteceram. O Sujeito Ativo, aqui, qualquer pessoa, o crime comum. crime instantneo. A apologia deve ser pblica e deve ser de autor de crime ou de fato criminoso. Defender um autor de crime no apologia de crime. Na apologia o sujeito enaltece algum pelo fato deste ser criminoso.
15

Obs.: no se exige para a configurao do art. 287, que tenha havido sentena penal condenatria transitada em julgado para o crime ou fato sobre o qual recai a apologia. Ex.: o sujeito que estampa a foto de algum que acusado de matar policiais de forma sistemtica, em uma srie de camisas, enaltecendo o fato de matar policiais. Obs.2: h uma diferena entre fazer apologia de crime e defender a desnecessidade da interveno penal. Ex.: aborto no era para ser crime. Em relao Marcha da Maconha, a defesa pela descriminalizao no punida, mas a utilizao, a venda, etc., dentro da manifestao so tipificadas. O mesmo raciocnio vale para manifestaes artsticas como, por exemplo, as musicais (ex.: Lana Perfume Jammil). QUADRILHA OU BANDO Art. 288. Associarem-se mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos. Pargrafo nico. A pena aplica-se em dobro, se a quadrilha ou bando armado. O art. 288 cuida da formao de bando ou de quadrilha. No confundir formao de bando ou quadrilha com concurso eventual de pessoas. Formao de bando ou quadrilha exige estabilidade e permanncia. Por isso, que formao de bando ou de quadrilha um tipo penal autnomo. dizer, algum pode ser responsabilizado s por formao de bando ou quadrilha. O BJ tutelado a Paz Pblica. O crime plurissubjetivo (no mnimo 4 pessoas). Nestas quatro pessoas, segundo entendimento dominante, entram os inimputveis. O tipo doloso e de dolo especfico. dizer, a associao deve ser voltada para a prtica de um nmero indefinido de infraes. Ex.: se 10 pessoas se juntarem e passarem 5 anos planejando 1 crime, no constitui o art. 288 Obs.: no julgamento da Ao 470 (Mensalo), o STF entendeu que h crime de formao de bando ou de quadrilha ainda que os crimes fim, no sejam violentos. Pois, um argumento levantado pela defesa era de que o crime praticado no era violento e no afetava a paz pblica. Obs.2: no existe formao de bando ou de quadrilha para a prtica de contraveno. dizer, no h formao de bando ou de quadrilha para a explorao de jogo de azar, por exemplo.
16

Obs.3: Os Tribunais Superiores no enxergam bis in idem entre a punio por bando ou quadrilha em concurso com outros crimes agravados pelo concurso de pessoas como, por exemplo, o roubo majorado pelo concurso de pessoas, pois os BJs so diferentes. *Gamil discorda. Na Lei dos Crimes Hediondos existe uma figura qualificada de bando ou quadrilha. Art. 8 da Lei 8072/90. Quando criou esse artigo o legislador olvidou que a Lei de Drogas (Lei 6968/76), previa no art. 14 o crime de associao para o trfico que tinha pena mais grave.
Art. 288 4 pessoas 1 a 3 anos Lei de Drogas 2 ou mais 3 a 10 anos Lei de Crimes Hediondos 4 pessoas 3 a 6 anos

*O STJ passou a aplicar da forma que est destacada em negrito. O problema saber se houve, ou no, revogao desse art. 14 da Lei de Drogas, que geraria abolitio criminis. O STJ entendeu que a Lei 8072 representou novatio legis in mellius, ou seja, houve um abrandamento da pena sem alterao do preceito incriminador. O STJ fez conjugao de normas penais, combinando um pedao do tipo A, com o tipo B, criando um tipo C (o que no permitido). A Lei 11.343/2006 no art. 35 volta a fixar a figura da associao contra o trfico com duas ou mais pessoas, com pena de 3 a 10 anos. De agosto de 2006 para frente, resolveu-se o problema, pois h uma norma penal nova e mais grave, prevendo pena de 3 a 10 anos. O pargrafo nico prev um aumento de pena se o bando ou quadrilha armado. Arma em direito penal tanto a arma prpria, como a imprpria (no foi construda para agredir, mas pode ser utilizada, tambm, para agredir). Nesta causa de aumento, o fundamento do aumento o maior desvalor da conduta. Formao de bando ou de quadrilha um crime de ao livre. Pode ser praticado por qualquer forma ou meio. Numa anlise puramente objetiva da tipicidade, qualquer arma (prpria, imprpria, municiada, quebrada, etc.) entraria no conceito do pargrafo nico. No se pode tratar da matria da forma que se trata do roubo qualificado pelo emprego de arma (maior potencialidade lesiva). Entretanto, por um apego ao princpio da ofensividade, ao princpio da isonomia (no se pode equiparar quem usa arma de brinquedo com quem usa arma de verdade) e a legalidade estrita (arma de brinquedo no arma) pode se afastar a causa de aumento se a arma for de brinquedo.

17

*A arma de brinquedo no qualifica o roubo, pois seria bis in idem. O caput do tipo de roubo fala em grave ameaa, que j o fundamento para a punio do uso da arma de brinquedo. A Lei 12.720/2012 (setembro de 2012) introduziu 3 alteraes no CP para dar um tratamento mais gravoso para as milcias. Essa lei colocou causas de aumento de pena no homicdio; na leso corporal; e uma qualificadora para a quadrilha. Antes dessa lei no era possvel prender preventivamente uma milcia. Como se trata de um tipo derivado e o tipo no especfico em relao quantidade de pessoas, considera-se 4 pessoas no mnimo. Obs.: Brevssimas notas sobre crime organizado: a Lei 9.034/95 trata no Brasil do crime organizado. No existe um tipo penal incriminador chamado de crime organizado. Ou seja, a Lei de Crime Organizado Processual. Esta Lei 9.034 prev que o crime organizado pode ser praticado em bando ou quadrilha (art. 288) ou em associao criminosa ou em organizao criminosa. No h conceito jurdico de organizao criminosa. A Conveno de Palermo usada por alguns autores como conceito de organizao criminosa. O problema que a Conveno de palermo fala em grupo criminoso organizado e no de organizao criminosa. A sano da Lei 12.694/2012 permitiu o julgamento feito por um rgo colegiado no primeiro grau, para diminuir a responsabilidade no combate contra a organizao criminosa, devido as ameaas que os magistrados estavam sofrendo. Essa lei diz no art. 2 que para os efeitos desta Lei, considera-se organizao criminosa a associao, de 3 (trs) ou mais pessoas, estruturalmente ordenada e caracterizada pela diviso de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prtica de crimes cuja pena mxima seja igual ou superior a 4 (quatro) anos ou que sejam de carter transnacional. O problema que a lei fala expressamente em PARA OS EFEITOS DESTA LEI, ou seja, para os efeitos de julgamento em rgo colegiado. O STF ao julgar o HC 96007 determinou o trancamento de uma ao penal por lavagem de dinheiro tendo como antecedente fato praticado por organizao criminosa. Se no h conceito de organizao criminosa, a lavagem de dinheiro estaria derivando de fato atpico.

CAPTULO VII DISPOSIES GERAIS Aumento de pena Art. 234-A. Nos crimes previstos neste Ttulo a pena aumentada: I (Vetado.);
18

II (Vetado.); III de metade, se do crime resultar gravidez; e IV de um sexto at a metade, se o agente transmite vitima doena sexualmente transmissvel de que sabe ou deveria saber ser portador. Art. 234-B. Os processos em que se apuram crimes definidos neste Ttulo correro em segredo de justia. Art. 234-C. (Vetado.)

DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO E CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS


Essa uma tutela de um BJ imaterial e como bem registra NELSON HUNGRIA, o DP s se preocupa com a religio para assegurar a liberdade de crena. A liberdade de crena envolve no s a possibilidade de as pessoas exercerem as crenas que elas tiverem como tambm o direito de no ver a sua religio atacada pelos outros. A liberdade de Expresso tem limites. Alm de se proteger o sentimento religioso, tambm se protege a memria das pessoas mortas. CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA OSENTIMENTO RELIGIOSO ULTRAJE A CULTO E IMPEDIMENTO OU PERTURBAO DE ATO A ELE RELATIVO Art. 208. Escarnecer de algum publicamente, por motivo de crena ou funo religiosa; impedir ou perturbar cerimnia ou prtica de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, ou multa. Pargrafo nico. Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia. O crime comum; crime vago; estritamente doloso; misto cumulativo. O BJ resguardado o sentimento religioso, da proque pode haver concurso de infraes com os crimes contra a honra, por exemplo. Escanecer ridicularizar; ofender; menoscabar; ultrajar.
19

Cabe invocao de animus jocandi, desde que com um certo comedimento. Na primeira modalidade o escrnio precisa ser endereado algum e precisa ser feito publicamente. Pois, se no for feito em pblico no h violao ao sentimento religioso, mas to somente, talvez, honra. Impedir ou perturbar cerimnia ou prtica de culto religioso. No esto abrangidos, aqui, os atos administrativos (ex.: SUCOM). Vilipendiar atacar, distratar. Precisa se referir a ato ou objeto de culto religioso. H um aumento de pena se o crime for praticado com violncia, sem prejuzo da configurao de crimes autnomos. CAPTULO II DOS CRIMES CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS IMPEDIMENTO OU PERTURBAO DE CERIMNIA FUNERRIA Art. 209. Impedir ou perturbar enterro ou cerimnia funerria: Pena deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, ou multa. Pargrafo nico. Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia. um crime comum; doloso; misto alternativo; de menor potencial ofensivo; instantneo; de resultado na primeira conduta, e de consumao antecipada na segunda. Mais uma vez, h um aumento de pena se o crime for praticado com violncia. VIOLAO DE SEPULTURA Art. 210. Violar ou profanar sepultura ou urna funerria: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. O BJ resguardado o respeito aos mortos e indiretamente a sade pblica. O crime comum; estritamente doloso. O tipo plurissubsistente. Discute-se se o art. 210 concorre ou no com o crime de furto. Entende-se que h crime de furto e, por bvio, o sujeito passivo no o morto. O sujeito passivo o titular do bem que deixou a coisa naquele lugar. O rompimento da urna serviria at para a qualificadora do furto. No entanto, essa qualificadora fica afastada em razo do crime autnomo (violao de sepultura). H uma
20

corrente forte que diz que se o objetivo do sujeito apenas furtar, aplicar-se-ia o critrio da cosuno, o crime fim absorve o crime meio necessrio. O sujeito somente responderia por furto. DESTRUIO, SUBTRAO OU OCULTAO DE CADVER Art. 211. Destruir, subtrair ou ocultar cadver ou parte dele: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. O tipo misto alternativo; comum; o crime vago; e sobre este crime se discute se ele seria considerado exaurimento ou no do homicdio. No se pode considerar isto como exaurimento pois o BJ resguardado no vida. Se a finalidade no for ultrajar a memria e sim aproveitar parte do cadver para estudo, o BJ outro, e o crime protegido na Lei 9434/97 ou na Lei 10.211/2001. Veja que nesta Lei 9434, no art. 19, existe um crime, inclusive, que pune quem faz uma pesquisa e no devolve ao cadver um aspecto condigno. O tipo penal comporta suspenso do processo e no do Juizado. VILIPNDIO A CADVER Art. 212. Vilipendiar cadver ou suas cinzas: Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. O sujeito quer ultrajar a imagem de algum morto. crime de ao livre; doloso; instantneo; unissubjetivo. Veja que o CP equipara as cinzas ao cadver.

DOS CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO


Antigamente, quando era possvel a priso civil do depositrio infiel, o juiz do trabalho poderia decretar priso, inclusive passvel de interposio de HC. Depois do pacto de So Jos da Costa Rica, o STF editou a smula vinculante n 25, que assevera ser proibido esse tipo de priso, pelo que cabe, hoje, at mesmo reclamao constitucional ao STF se descumprida a smula. Justia do Trabalho pode julgar crime contra a organizao do trabalho? No, porque no h jurisdio, malgrado a Justia Eleitoral julgue crimes eleitorais e a Justia Militar, os crimes militares. A Justia do trabalho no tem competncia para julgar matria criminal. O art. 109, VI da CF define a competncia dos juzes federais para processar e julgar os crimes contra a organizao do trabalho e, nos casos determinados por lei, contra o sistema financeiro e a ordem econmico-financeira. O STF
21

apaziguou que s ser de competncia da JF esses crimes se a leso for de repercusso nacional. Caso a leso seja especfica (a um s trabalhador) a competncia da justia comum. At o advento da EC/45 existia uma polmica muito grande para julgar HC contra atos da Justia do Trabalho. O TRT no tinha competncia para julgar matria criminal. A EC/45 deu competncia criminal para a JT para julgar HC. uma competncia residual. No competncia para julgar crime. Com a edio da SV 25 essa competncia praticamente se esvaziou. 25. ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. Nesses crimes contra a organizao do trabalho no est em jogo a liberdade ambulatorial (seria outro crime), no se est a tutelar a liberdade de locomoo do trabalhador, porque isso tutelado pelo tipo de reduo condio anloga de escravo. Os crimes contra a organziao do trabalho dizem respeito a liberdade de contratar, condies de trabalho, a liberdade de associao profissional e sindical, etc. O anteprojeto revoga os tipos contra a organizao do trabalho, mas nem todas as condutas so consideradas atpicas. Isso porque, em verdade, so todos tipos especiais de constrangimento ilegal; so tipos que no necessariamente precisam existir. Do art. 197 ao art 201, todos so crimes de menor potencial ofensivo; cabe suspenso condicional do processo; so de ao penal pblica incodicionada. ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE TRABALHO Art. 197. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa: I a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias: Pena deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, e multa, alm da pena correspondente violncia; II a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Tutela-se a liberdade de trabalho.

22

Esse crime consubstancia o contragimento ilegal. O que difere a inteno do sujeito ativo. Assim, conforme se verifica nos incisos I e II do art. 197, o constrangimento, exercido mediante violncia ou grande ameaa, dever ser utilizado para que a vtima leve a efeito qualquer das condutas por eles previstas. No inciso I, o sujeito constrangido a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias. O inciso II descreve dois resultados distintos. O primeiro a violao da liberdade de funcionamento de estabelecimento onde se exerce qualquer trabalho. O segundo a participao da vtima em paralisao de sua atividade econmica, o chamado lockout, ou a participao de parede. O crime comum. Com relao ao sujeito passivo do inciso segundo, segunda parte (lockout), o dono do estabelecimento. um crime de conduta vinculada; misto cumulativo (praticar a conduta do inciso I e do inciso II, equivale a dois crimes). O Decreto 19.770/31, a CLT e a CF vedam a distino entre arte, ofcio, indstria, etc. A lei 4.330/64 revogou a ltima figura do inciso II. Essa Lei, por seu turno, foi revogada pela lei 7.783/89, que disps sobre o exerccio do direito de greve, definiu as atividades essenciais e regulou o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade, regulamentando, assim, o art. 9 da CF. O crime doloso; o crime se consuma com o alcance do resultado quando o indivduo faz ou deixa de fazer aquilo a que foi constrangido. um crime plurissubsistente, da porque cabe tentativa em todas as modalidades. ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE CONTRATO DE TRABALHO E BOICOTAGEM VIOLENTA Art. 198. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho, ou a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matria-prima ou produto industrial ou agrcola: Pena deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Protege-se tanto a liberdade de trabalho quanto a normalidade das relaes trabalho. Por isso, um delito pluriofensivo.
23

O crime comum. importante ressaltar que as pessoas sujeitas a boicotagem so meros instrumentos ou vtimas deste crime. O sujeito passivo a pessoa que sofre a coao para celebrar o contrato de trabalho ou constrangida a no fornecer ou adquirir de outrem matria prima, ou produto industrial ou agrcola. REGIS PRADO entende que est includa a Pessoa Jurdica. BITTENCOURT entende que a pessoa jurdica no est includa. A figura de quem fora outrem a no celebrar contrato no foi tipificada neste artigo. No quer dizer que seja atpico. O contrato pode ser individual ou coletivo. A doutrina faz uma crtica a constranger uma coletividade de pessoas a celebrar contrato coletivo em razo da impossibilidade de se contranger um nmero elevado de pessoas. uma norma penal em branco. O conceito de contrato de trabalho pode ser encontrado nos arts. 442, 443, 611 da CLT. Art. 442. Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego. (...) Art. 443. O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. (...) Art. 611. Convenes coletivas de trabalho o acordo de carter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais do trabalho. (...) No est abrangido o constrangimento ao no fornecimento de crdito. Na segunda parte do artigo encontra-se o delito de boicotagem violenta, quando o agente pratica o constrangimento para que a vtima no fornea a outrem ou no adquira de outrem matria-prima ou produto industrial ou agrcola. Exige-se que a boicotagem seja violenta, ou seja, praticada mediante o emprego de violncia ou grave ameaa. crime doloso; a consumao ocorre com o alcance do resultado. Se a inteno for outra, como, por exemplo, no caso do concorrente que impede algum de contratar com seu adversrio, o crime contra a ordem econmica, e no contra a organizao do trabalho. ATENTADO CONTRA A LIBERDADE DE ASSOCIAO

24

Art. 199. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional: Pena deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Protege-se a associao sindical. O sujeito ativo qualquer pessoa, o crime comum. Ele pode ser ou no membro do sindicato. Se for Funcionrio Pblico, ele pode incorrer em abuso de autoridade. O sujeito passivo a pessoa constrangida a participar ou no da associao. A CF em seu art. 8 determina que ningum ser obrigado a filiar-se ou manterse filiado em sindicato. A conduta vinculada. Os conceitos de associao e sindicato esto previstos nos arts. 1 ao 6 do DL 1402/39. AMAURI MASCARO NASCIMENTO define o sindicato como uma forma de organizao de pessoas fsicas ou jurdicas que figuram como sujeitos nas relaes coletivas de trabalho. O crime doloso. Se consuma quando o sujeito passivo participa ou deixa de participar do sindicato ou da associao. PARALISAO DE TRABALHO, SEGUIDA DE VIOLNCIA OU PERTURBAO DA ORDEM Art. 200. Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa: Pena deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico. Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados. A greve um direito previsto pelo art. 9 da CF. A Lei 7.783/89 regulamentou o dispositivo constitucional dispondo sobre o direito de greve, bem como definiu as atividades consideradas essenciais, regulando, ainda, o atendimento das necessidades inadiveis da coletividade. O BJ protegido a regularidade e a moralidade das relaes trabalhistas. O sujeito ativo o participante da greve (empregado) e no caso de suspenso (lockout) so os empregadores.

25

No caso de greve necessrio no mnimo 3 pessoas (crime plurissubjetivo). E no caso de suspenso necessrio no mnimo 2 pessoas segundo REGIS PRADO. BITTENCOURT acha que basta 1 pessoa. crime doloso. Consuma-se com a prtica do ato violento pelo empregado ou empregador. Crime prprio em relao ao SA (s pode ser o empregado ou o empregador) e comum quanto ao SP. PARALISAO DE TRABALHO DE INTERESSE COLETIVO Art. 201. Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo: Pena deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa. A doutrina majoritria diz que esse crime foi revogado. O BJ o interesse da coletividade, j que o legislador tenta evitar a falta de servios essencais. O sujeito ativo o empregado que abandona ou o empregador que participa do lockout. O sujeito passivo a coletividade que ter os servios essenciais paralisados. crime doloso; consuma-se com a efetiva paralisao por suspenso ou abandono. possvel a tentativa. INVASO DE ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL, COMERCIAL OU AGRCOLA. SABOTAGEM Art. 202. Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor: Pena recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa.

FRUSTRAO DE DIREITO ASSEGURADO POR LEI TRABALHISTA Art. 203. Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho:

26

Pena deteno, de 1 (um) ano a 2 (dois) anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. 1. Na mesma pena incorre quem: I obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida; II impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. 2. A pena aumentada de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um tero) se a vtima menor de 18 (dezoito) anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

FRUSTRAO DE LEI SOBRE A NACIONALIZAO DO TRABALHO Art. 204. Frustrar, mediante fraude ou violncia, obrigao legal relativa nacionalizao do trabalho: Pena deteno, de 1 (um) ms a 1 (um) ano, e multa, alm da pena correspondente violncia.

EXERCCIO DE ATIVIDADE COM INFRAO DE DECISO ADMINISTRATIVA Art. 205. Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa: Pena deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

ALICIAMENTO PARA O FIM DE EMIGRAO Art. 206. Recrutar trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. Pena deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa.

27

ALICIAMENTO DE TRABALHADORES DE UM LOCAL PARA OUTRO DO TERRITRIO NACIONAL Art. 207. Aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional: Pena deteno de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. 1. Incorre na mesma pena quem recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador, ou, ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem. 2. A pena aumentada de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um tero) se a vtima menor de 18 (dezoito) anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

Nota Sobre Mudanas do CP em 2013: A Lei 12.850/2013 alterou a redao do art. 288 do CP. Fui suprimido o nomen juris bando ou quadrilha. O art. 288, agora, trata da associao criminosa. Substancialmente mudou o nmero de sujeitos ativos (associarem-se 3 ou mais pessoas com o fim especfico de cometer crimes). A associao continua exigindo estabilidade, permanncia e o dolo especfico de ser voltada a prtica especfica de crimes. dizer, a associao voltada para a prtica de um nico crime, atpica. A pena de 1 a 3 anos, com a previso do aumento da metade se a asscociao for armada ou se houver participao de criana ou adolescente. (vai surgir uma discusso se o crime de milcia foi revogado ou no). A outra alterao foi feita no art. 342 do CP. Houve uma alterao na pena, que passou a ser de 2 a 4 anos e multa. O art. 19 da nova lei, terminou por tipificar uma conduta assemelhada ao crime de denunciao caluniosa com pena mais branda. Este art diz imputar falsamente, a pretexto de colaborao com a justia, a pratica de infrao penal a algum, que saber ser inocente. A pena prevista de 1 a 4 anos.

28

You might also like