You are on page 1of 3

PEDOFILIA E PEDERASTIA NO BRASIL ANTIGO Luiz Mott MOTT, Luiz. Pedofilia e Pederastia no Brasil Antigo.

In: DEL PRIORE, Mary et al. (Org.). Histria da criana no Brasil . Coleo Caminhos da Histria. So Paulo: Contexto, 1991, p. 44-60. PEDOFILIA E PEDERASTIA NO BRASIL "E o Mestre disse: Deixai vir a mim os pequeninos. . . " (Lucas, 18:16) Dentre os tabus sexuais mais repelidos pela ideologia ocidental contempornea esto a pedofilia - relao sexual de adulto com criana pr-pbere - e a pederastia - relao sexual de adulto com adolescente - tambm chamada efebofilia (Dynes, 1985: 109-110).[...] Mais grave ainda, para a opinio pblica, so as relaes sexuais envolvendo homem adulto com menino ou adolescente, na medida em que dois tabus cruciais so desrespeitados: o erotismo intergeracional e a homossexualidade. Sobretudo nos Estados Unidos, um dos maiores preconceitos contra os gays a acusao de que representam uma ameaa integridade fsica das crianas (children molesters), embora pesquisas repetidamente comprovem que so, sobretudo, os heterossexuais os responsveis pelo maior ndice de violncia sexual contra os menores de idade (Hoffman, 1970). [...] Alguns historiadores tm mostrado que a dessexualizao da criana fenmeno recente na histria ocidental, e que at meados do sculo XVII, meninos e meninas - inclusive nos palcios reais viam, falavam, ouviam e agiam com mais soltura em matria de sexo do que seus sucessores do perodo vitoriano (Aris, 1981; Foucault, 1980; Schrer, 1974). Em outras sociedades, como na Grcia antiga, a relao sexual entre adultos e jovens fazia parte do prprio processo pedaggico (Dover, 1978), e contemporaneamente, em dezenas de sociedades tribais da Melansia, ainda se pratica a pederastia ritual compulsria para todos os adolescentes, atravs da qual os homens adultos transmitem seu smen, quer por via anal, quer oral, acreditando que s assim as novas geraes crescero fortes e possuiro a semente da vida (Herdt, 1984). O que para muitos chocante, cruel e considerado como grave desrespeito inocncia infanto-juvenil, noutras sociedades conduta normal, mtodo pedaggico ou ritual de iniciao no mundo adulto. Um bom exemplo de como em nossa prpria tradio ocidental as intimidades fsicas entre adulto e criana no causavam espanto, o celebrrimo milagre de Santo Antonio de Pdua,

nosso santinho casamenteiro natural de Lisboa, sempre representado com o Menino Jesus no brao. Eis um relato: "segundo a prodigiosa e admirvel viso de um seu devoto, [...] espreitando acaso o que o santo fazia, chegando-se porta do quarto com silncio e cautela, altas horas da noite, reparou pelos resqucios das desunidas taboas da porta e viu um belo e formosssimo infante, todo rei na majestade da presena, toda aurora nos risos da boca, todo Cupido nas nudezas do corpo, e todo amor na ternura dos afetos, que se entretinha nos braos de Antonio que venturosamente serviam de setas quele amor. Viu que Antonio se regalava com aquele menino entre doces e amorosas cancias com ele nos braos..." (Abreu, 1725: 138). Mesmo para um santo, convenhamos, era demasiada a intimidade, embora na poca fosse naturalmente aceita. temporal mores! (Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Caderno do Nefando n- 20, fl. 192 e ss, de 24 de abril de 1752; Museu Regional de S. Joo del Rei, Inventrio de Francisco Moreira de Carvalho, 1814). (MOTT, Luiz. Pedofilia e Pederastia no Brasil Antigo. In: DEL PRIORE, Mary et al. (Org.). Histria da criana no Brasil . Coleo Caminhos da Histria. So Paulo: Contexto, 1991, p. 44-60). Em nossa tradio luso-brasileira, parece que as relaes sexuais entre adultos e adolescentes, alm de frequentes, no eram conduta das mais condenadas pela Teologia Moral, pois mesmo quando realizada com violncia, a pedofilia em si nunca chegou a ser considerada um crime especfico por parte da Inquisio. Os dois episdios que se seguem exemplificam nossa assero: Em 1746, chega ao Tribunal do Santo Ofcio de Lisboa a seguinte denncia: Maria Teresa de Jesus, mulher casada, moradora na Vila de Santarm, "saindo de sua casa um seu filho, Manoel, de 5 anos, foi levado por um moo, Pedro, criado, para um poro e usou do menino por trs, vindo o menino para casa todo ensanguentado (Confisses da Bahia, 1591-1592, Primeira Visitao do Santo Ofcio s partes do Brasil, Rio de Janeiro, F. Briguiet, 1935: 46-47). A naturalidade com que esse outro pedfilo confessa seus "desvios" estarrecedora: trata-se de um sacerdote brasileiro, residente em Salvador, o cnego Jcome de Queiroz, 46 anos. Confessou perante o visitador do Santo Ofcio, em 1591, que "uma noite, levou sua casa uma moa mameluca de 6 ou 7 anos, escrava, que andava vendendo peixe pela rua, e depois de cear e se encher de vinho, cuidando que corrompia a dita moa pelo vaso natural, a penetrou pelo vaso traseiro e nele teve penetrao sem poluo. E outra vez, querendo corromper outra moa, Esperanza, sua escrava de idade de 7 anos, pouco mais ou menos, a penetrou tambm pelo traseiro".

O remorso do cnego - e seu crime - teria sido a cpula anal na poca referida como "abominvel pecado de sodomia". A infantilidade e pureza dessas duas meninas, ambas com sete anos, no provocou qualquer preocupao ou prurido ao pedfilo: seu medo era unicamente ter cometido "o mais torpe e imundo pecado, a cpula anal. A corrupo de menores no constitua motivo sequer de advertncia (Arquivo Pblico do Estado de Sergipe, Pacotilha 69, ofcio do chefe de Polcia Henrique Jorge Rebello ao presidente da Provncia, de 3 de maro de 1846). A divulgao, em 1985, do caso do padre Lawrence Murphy, que segundo acusao teria abusado sexualmente de cerca 200 crianas de instituto para deficientes auditivos nos Estados Unidos, provocou duras criticas e questionamentos sobre a conduta da Igreja Catlica. E se como no bastasse s os casos de pedofilia envolvendo a Igreja, se adiciona a lista a recente e muito polemica declarao do cardeal Tarcisio Bertone, que a poucos dias disse que a causa por trs dos casos de pedofilia na Igreja seria o homossexualismo, e no o celibato (FIORE, Murillo. Escndalo pedofilia na Igreja Catlica - Esclarecendo os fatos, 2013). O relatrio da Universidade John Jay indica que de 80% a 90% dos padres que abusaram sexualmente de menores nos ltimos 52 anos envolveram-se na verdade com garotos adolescentes, enquanto o percentual restante se refere ao abuso sexual de crianas pr-pberes. Em resposta ao relatrio, o mdico Dr. Rick Fitzgibbons, principal elaborador da declarao Homossexualidade e Esperana (Homosexuality and Hope), da Associao Mdica Catlica dos EUA, defende uma reforma completa nos seminrios catlicos para incluir no programa ensinamentos sobre a moralidade sexual (Seminar Reform Needed in Wake of Sex Abuse Study 01 Maio 2004, Zenit. org.). MOTT, Luiz. Pedofilia e Pederastia no Brasil Antigo. In: DEL PRIORE, Mary et al. (Org.). Histria da criana no Brasil . Coleo Caminhos da Histria. So Paulo: Contexto, 1991, p. 44-60.

You might also like