You are on page 1of 28

Introduo 2 Ponto 1. DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: NOES E FUNDAMENTOS 2 I. Os Ordenamentos Jurdicos Nacionais e seus Respectivos Fundamentos 2 II.

Relaes ou Situaes Fticas em Contato: 3 III. As Relaes Jurdicas e seus Desenvolvimentos: 3 IV. O Fenmeno Chamado Conflito de Leis no Espao: Uma Anlise Crtica 4 Ponto 2. CONCEITO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO 5 Diviso Direito Pblico x Direito Privado 7 Cdigo Bustamante 8 Ponto 3. Objeto do Direito Internacional Privado 10 I. Matrias que interessam ao direito internacional privado, consideradas como de conhecimento complementar 10 II. Objeto do Direito Internacional Privado: Uma viso comparada 10 III. A questo da nacionalidade: perspectiva de direito constitucional 11 IV. A condio jurdica do estrangeiro: Lei No. 6.815/80, regulamentada pelo Decreto 86.715/81. 11 V. Os direitos adquiridos em outra ordem jurdica: art.17 da LICC. 12 VI. Os conflitos de jurisdio internacionais: artigos 88 e 89 do CPC 12

Introduo
Iremos examinar relaes jurdicas sobre as quais incidem no apenas normas do direito brasileiro, mas tambm normas do direito de outros pases em que essa relao produz efeitos. O encaminhamento da soluo desses problemas dado pelo Direito Internacional Privado (DIPrivado) e, para isso, obrigatoriamente alguns dogmas devero ser revistos:

Territorialidade do Direito. O direito eminentemente territorial. preciso estudar para no se perder, pois o DIPrivado se fundamenta na possibilidade do juiz brasileiro poder examinar uma relao jurdica levada sua apreciao no Brasil com base no direito estrangeiro.

Extenso dos efeitos. No a simples aplicao tcnica do direito estrangeiro, mas sim a aplicao, por parte do juiz, como se juiz brasileiro fosse. No verdade que o juiz brasileiro s aplica a lei brasileira por questes de soberania.

Normalmente estudamos o direito dentro da ordem jurdica brasileira, a soluo para os problemas internos. Qual a norma aplicvel?

Ponto 1. DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: NOES E FUNDAMENTOS


I. Os Ordenamentos Jurdicos Nacionais e seus Respectivos Fundamentos
Caractersticas da ordem jurdica estudadas em Direito Constitucional e Teoria Geral, pra recuperar algumas informaes, com vistas a revisar alguns outros dogmas.

TGE. O Estado toda unidade jurdico-poltico-administrativa, que tem um territrio determinado, um povo e um governo. Isso a viso clssica do Estado moderno, apesar de encontrarmos uma situao distinta na Unio Europia.

Algumas caractersticas de toda ordem jurdica:

Originalidade: ningum impe uma ordem jurdica a um Estado. Ela fruto das motivaes e necessidades de cada Estado; as regras so ditadas pelo prprio pas, no exerccio de sua soberania. Entretanto, essa caracterstica de originalidade no ferida pelo reconhecimento, dentro da nossa ordem jurdica, do Direito estrangeiro. Se eu examinar um contrato entre um brasileiro e um uruguaio luz do Direito Privado uruguaio, no estarei com isso deixando o Brasil menos soberano, ou ferindo o princpio da autonomia dos Estados. Assim, a gente tem que relaxar esse conceito de originalidade quando entramos no campo do DIPr. No podemos considerar que as nicas fontes do nosso direito so as que provm do nosso Congresso. Isso quem diz o intrprete. No uma verdade absoluta, no est escrito em nenhum lugar. Relatividade: essa caracterstica significa que o que Direito em um pas no necessariamente o no outro. Cada Estado tem seu ordenamento particular. Exclusividade: significa a idia de que o Direito, pra mim, o que est posto no meu ordenamento; isso se reflete na histria de que "o que no est nos autos no est no mundo". Essa idia bem complicada quando transportada pro campo do DIPr. Por ex: se eu sou uma brasileira que mora nos EUA e fao um trust num banco de l, e depois venho pra c de novo, como fica? O trust no existe no ordenamento brasileiro; mas s por isso o juiz daqui vai deixar de reconhec-lo? Um "instituto desconhecido" por um ordenamento pode e deve ser reconhecido por ele, desde, claro, que no viole a ordem pblica desse ordenamento. Seria o caso se um rabe com trs esposas viesse morar aqui, por ex. Esse negcio da exclusividade, portanto, tem que examinar caso a caso, no tem jeito. Mas a verdade que temos que analisar esta caracterstica no DIPr de forma menos rgida do que estamos acostumados a fazer no Direito Constitucional, e o mesmo vale para as outras duas caractersticas das ordens jurdicas que j mencionamos. Se entrarmos no mundo do DIPr com essas noes muito rgidas, no vamos ser capazes de compreender a estrutura desse ramo do Direito.

II. Relaes ou Situaes Fticas em Contato:


Podemos destacar dois tipos de relaes jurdicas:

a) Com uma ordem jurdica. So as relaes jurdicas em contato com uma ordem jurdica. Por exemplo, um brasileiro e uma brasileira, casados no Brasil, com filhos e patrimnio no Brasil. Trata-se de um fato jurdico comum, tradicional.

b) Com mais de uma ordem jurdica. Aquela que gera efeitos em duas ou mais ordens jurdicas, mas uma delas sempre a ordem jurdica brasileira. Por exemplo, um brasileiro e uma argentina, casados na Argentina, com filhos no Brasil e patrimnio na Argentina. Trata-se de um fato misto, multinacional antigamente chamado de aliengena ou anormal.

com base nesses fatos mistos, multinacionais, que nascem os conflitos de leis no espao.

Obs. Existem ainda os fatos estrangeiros, que so aqueles que geram efeitos sobre uma ou mais ordens jurdicas, mas nenhuma delas a brasileira.

III. As Relaes Jurdicas e seus Desenvolvimentos:

a) Os Conflitos de leis no espao1. H uma relao jurdica no Brasil em que se percebe que sobre ela incidem tanto a lei brasileira como a lei estrangeira. H um conflito entre leis no espao.

Quando chegamos aqui no quarto ano, muitas vezes ns no temos na cabea uma distino clara entre o direito material e o direito processual, e isso traz problemas.

O que temos que saber que todo o processo, o rito, sempre o do juiz que julga ou seja, lex fori. Agora, o que est na cabea do juiz a substncia, o direito material. Dessa maneira, quando a Maristela perguntar: "qual a lei aplicvel neste caso?", ela NUNCA estar se referindo a processo, e sim ao direito material. O direito material o que o juiz pode buscar onde quer que esteja. Quando a LICC fala: em relao aos bens, aplicar-se- a lei do pas em que estiverem situados, a palavra lei a se refere ao direito material, porque este o que interfere na vida das pessoas; ao direito material que todo mundo est sujeito. J o processual dirigido ao Estado; ele no substncia, e sim tcnica.

O artigo 7, caput, da LICC2, ao dizer que a lei do pas em que a pessoa for domiciliada determina as regras sobre sua personalidade, nome, capacidade e direitos de famlia, NO uma norma de

direito material. Ele no traz matria alguma, no muda a vida de ningum; o direito que se aplica pessoa est l, paradinho, onde quer que esteja. O que esse artigo faz dizer pro juiz que, quando ele for julgar essas questes, ele deve aplicar a lei do lugar onde a pessoa mora. O juiz, ao estender a mo para julgar, "pega" a matria e a traz para perto de si, para analis-la.

b) Os Conflitos de leis no tempo. Por exemplo, na ordem jurdica brasileira se vive um conflito entre o CC de 16 e o NCC de 2002. Um casamento celebrado em 1998, entre dois brasileiros, no Brasil, e feito sob a gide do CC antigo. Em 2008 o casal resolve se separar, qual ser a lei aplicvel? Esse um conflito de leis no tempo.

No tem nada a ver com o conflito de leis no espao de que trata o DIPrivado. A Lei de Introduo ao Cdigo Civil (LICC) trata, nos artigos de 1 a 6, dos conflitos de lei no tempo, e nos artigos de 7 em diante, dos conflitos de leis no espao.

IV. O Fenmeno Chamado Conflito de Leis no Espao: Uma Anlise Crtica


Embora a denominao conflito de leis no espao seja utilizada, ela muito criticada. Isso porque no h propriamente um conflito de uma lei com a outra, esse conflito meramente aparente. O conflito interno, do juiz, que no sabe qual lei aplicar, pois, ao fim, apenas um leu ser aplicvel.

A nica hiptese em que esse conflito pode ser considerado real quando observado de uma viso superior, abrangendo todos os ordenamentos ao mesmo tempo.

Ponto 2. CONCEITO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO


Adotaremos o conceito do professor Werner Goldschmidt:

O direito internacional privado o conjunto dos casos jusprivatistas com elementos

estrangeirose de suas solues, descritos os casos e suas solues por normas inspiradas nos mtodosindireto, analtico e sinttico-judicial, baseadas as solues dos casos no respeito ao elemento estrangeiro

O conceito ser analisado em 3 etapas:

1. Parte do conceito.

Estudo de casos jusprivatistas com elementos estrangeiros e de suas solues

Fato comum de direito Privado + Elemento Estrangeiro = Fato Especial (do interesse do DIPrivado).

Em nenhum momento ser ir falar em fatos novos; todos os fatos especiais ou fatos mistos, ou multinacionais todos eles, em sua origem, so fatos comuns do direito privado, como a compra e venda o casamento, enfim, as mesmas relaes jurdicas que foram estudadas sob a perspectiva do direito privado comum. H aqui apenas a incidncia do elemento estrangeiro, gerando o fato especial, e fazendo com que essa relao passe a interessar ao DIPrivado.

Jusprivatistas. Aqui ser importante fazer uma limitao ao que trataremos por jusprivatistas. No estudo do direito privado, o DIPrivado respondia, originalmente, pelo Direito Civil, Direito Comercial e pelo Direito do Trabalho, sempre que houvesse a incidncia do elemento estrangeiro.

Em 1919 o direito do trabalho comeou a passar por uma evoluo muito significativa, com o surgimento da Liga das Naes e da OIT. A OIT passa a fazer uma srie de tratados e convenes em matria de direito do trabalho, de modo que as fontes do direito especial do trabalho comearam a crescer tanto que acabaram saindo do mbito do DIPrivado, passando a ser abrangido pelo Direito Internacional do Trabalho, uma rea prpria.

Para ns, o DIPrivado abriu mo do Direito Internacional do Trabalho ao reconhecer que o Direito Internacional do Trabalho uma disciplina autnoma.

Mais adiante, a partir de 1970, professores especialistas em DIPrivado comearam a perceber que os problemas de direito comercial, que recebem elementos de direito estrangeiro, na prtica, comearam a ser resolvidos por fontes novas, advindas da prtica comercial, para resolver os problemas dos empresrios. Com isso, comea-se a falar do Direito do Comrcio Internacional, que ganha fora com a OMC. Da em diante as solues jurdicas para os problemas dos comerciantes no Direito Internacional j no mais cabiam no DIPrivado.

Assim sendo, o DIPrivado passou a abranger apenas os problemas de Direito Civil que recebem elementos estrangeiros. Mas, ainda assim, toda a estrutura de pensamento e problemas do Direito Internacional do Trabalho e do Direito do Comrcio Internacional continuam a mesma do DIPrivado.

2 Parte do conceito.

Descritos os casos e suas solues por normas inspiradas nos mtodos indireto, analtico e

sinttico-judicial

As normas do DIPrivado so normas indiretas (analtico e sinttico-judicial esto contidos no indireto). A norma jurdica que ir resolver o problema diferente daquelas j estudadas. At aqui foram vistos dois tipos de normas:

i.

Diretas. As normas de direito material, substancial, no caso, de direito civil. Esse tipo de norma tem como funo dizer o direito. De um lado h um juzo lgico hipottico, uma hiptese, que pode ocorrer, e de outro lado uma conseqncia. Essas normas so autosuficientes, elas definem a matria, a substncia.

ii.

Instrumentais. De direito processual, so complementares s normas diretas. A norma instrumental no se dirige ao individuo, e sim ao Estado, que, chamado a resolver o problema entre as partes, dever faz-lo na forma determinada.

Agora vemos um novo tipo de norma:

iii.

Indiretas. So as normas que resolvem o conflito de leis no espao. Esta sua funo, pois uma norma (direta) antes dela j disse qual o direito, e outra (instrumental) guia, enderea o juiz na soluo de um problema. Ou seja, as normas indiretas no resolvem o problema propriamente dito, ela se destina a resolver o conflito entre leis no espao.

A relao entre essas normas de complementaridade.

3 Parte do Conceito.

Baseadas as solues dos casos no respeito ao elemento estrangeiro

No importa quantos elementos estrangeiros estejam presentes no caso concreto, o conflito de leis no espao ser resolvido tomando por base apenas um deles, que sero elemento relevante. Por exemplo, nos termos da LICC3, para os casos de direito de famlia o elemento relevante o domiclio (art.7); para as obrigaes, aplicam-se as leis de onde esta foi constituda (art.9).

Esse elemento estrangeiro relevante chamado de elemento de conexo.

Todo elemento de conexo um elemento estrangeiro, na origem, um dado do mundo ftico. Assim, por exemplo, o domiclio, que um elemento do mundo ftico, vira um elemento de conexo, justamente porque far a ligao entre o problema subjacente e o direito aplicado. O que est entre a dissoluo de um casamento e o direito aplicvel? O domiclio. O que est entre o descumprimento de um contrato e a lei a ser aplicada? O local onde o negcio foi celebrado.

Nestes casos, o legislador, na LICC, nos diz qual o instrumento relevante, mas h uma tcnica por trs dessa deciso do legislador. Essas normas da LICC que definem o elemento relevante esto, na verdade, apoiadas em uma tcnica, uma sistemtica, uma estratgia prpria de soluo de conflitos de lei.

Por exemplo, Joo, argentino, e Maria, brasileira, casaram-se no Brasil, tem domiclio na Argentina e pretendem se separar. H o elemento da nacionalidade, que no importante, e h o elemento do domiclio, que, conforme a LICC, ser o elemento relevante.

Teoria da Sede do Fato4. Todo fato que gera efeitos em duas ou mais ordens jurdicas ao mesmo tempo, ele pode ser examinado em qualquer um destes pontos em que ele gera efeitos, no podendo ser examinado onde no produza efeitos5. Entretanto, ainda que ele possa ser examinando em qualquer um desses pontos, o juiz do local em que estiver sendo examinado dever aplicar o direito da sede do fato. Ou seja, mesmo que um ato produza efeitos em dois ou mais lugares ao mesmo tempo, preciso saber que o fato tem uma sede.

A sede do fato ser o local onde houver a maior irradiao de efeitos provenientes do fato. A lei a ser aplicada deve ser a da sede do fato, por conta disso prefervel que o fato seja examinado nesse local, pois de l a lei que dever ser aplicada. Porm possvel que a ao seja proposta em qualquer dois pases em que h irradiao dos efeitos do fato.

Por isso importante estudar e analisar o fato, perceber para onde ele gravita com mais fora, onde est a maior irradnormal; line-heighiao de feitos econmicos e jurdicos da que a teoria tambm possa ser chamada de teoria do centro de gravidade, denominao dada por Otto Gerke. O fato gravita para um centro nico, ou seja, apesar de produzir efeitos em vrios pontos, necessariamente h um ponto sobre o qual ele gera mais efeitos.

Essa teoria vai dizer que a sede do fato, ou o centro de gravidade, que ser o elemento de conexo.

A perspectiva a ser adotada para definir a sede do fato depender do caso concreto, e pode mudar de pessoa para pessoa, de modo que, para dois observadores distintos, a sede do fato poder no ser a mesma. Por conta disso comum que haja discusses sobre onde a sede do fato.

Origem das solues. No momento da passagem da personalidade para a territorialidade no direito, na idade mdia, quando se percebe um conflito de estatutos entre os feudos, o juiz acabava examinado um caso de uma pessoa residente em seu feudo, que comprava um imvel em um feudo vizinho, de uma pessoa que morava em outro feudo. Percebia-se a um conflito entre estatutos, do local onde ele estava e do local em que est o bem.

Com base nesses conflitos de estatutos passaram a elaborar instrumentos para resolv-los. Essas regras aparecem sempre como frmula em latim, pois o juiz afastava o estatuto e criava uma regra, de acordo com a matria em questo.

Ou seja, as solues que hoje aplicamos aos nossos conflitos de leis no espao remontam s solues jurisprudenciais reiteradas que resolviam os conflitos de estatutos na idade mdia, e essas solues so usadas, com poucas alteraes, at hoje.

Essas solues nos foram trazidas pelos juristas das escolas estatutrias. Os estudos comparados apontam muito mais semelhanas do que diferenas, ou seja, os juzes italianos aplicavam preceitos muito semelhantes aos aplicados pelos franceses, e assim por diante.

Quando da criao do Cdigo Civil Napolenico, para no denegar as regras j cristalizadas, esses preceitos foram consolidados numa Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Em um estudo de direito comparado, pode-se perceber que as Leis de Introduo ao Cdigo Civil de diversos pases so extremamente semelhantes, por remontar ainda a essas regras desenvolvidas na Idade Mdia.

Diviso Direito Pblico x Direito Privado


O Direito , no dizer de Hely Lopes Meirelles, uma rvore com dois grandes galhos: o Direito Pblico e o Direito Privado. Essa idia do Ulpiano, tirada do Digesto, que j separava apenas por razes metodolgicas esses dois ramos do Direito. Trata-se to somente de uma metodologia; temos que ter conscincia de que essa diviso na prtica muitas vezes intil.

E qual a diferena entre esses dois "galhos" da rvore? No galho do Pblico, temos o Direito Administrativo, o Pt-style: normal; line-height: 100%"> A sede do fato ser o local onde houver a maior irradiao de efeitos provenientes do fato. A lei a ser aplicada deve ser a da sede do fato, por conta disso prefervel que o fato seja examinado nesse local, pois de l a lei que dever ser aplicada. Porm possvel que a ao seja proposta em qualquer dois pases em que h irradiao dos efeitos do fato.

Por isso importante estudar e analisar o fato, perceber para onde ele gravita com mais fora, onde est a maior irradnormal; line-heighenal, o Processual Civil e Penal, etc... No galho do Privado, temos o Direito Civil, o Comercial e o Direito do Trabalho. E o que diferencia uma coisa da outra? Bom, pro Ulpiano, as normas de Direito Pblico so as que dizem respeito res publica romana, ou seja, coisa pblica romana; quilo que interessa a todos os que estiverem no territrio de Roma. Ora, se o objeto em questo pblico, posso deduzir que num dos plos da relao esteja o Estado, porque ele que cuida do que pblico. Mas a j estou indo alm do Ulpiano, porque ele no analisou os plos, ficou apenas no objeto. E melhor mesmo, para sabermos o que Direito Pblico e o que Privado, ficarmos no objeto, pois os plos podem ser e o so muitas vezes enganadores.

E as normas de Direito Privado? Ainda para Ulpiano, elas so as que interessam a algum em particular. E o DIN? Em que galho ele se insere? Na verdade, ele no se insere em nenhum dos dois. Ele constitui outra rvore, diversa da primeira. E essa rvore tambm ter dois galhos: o do DIPblico e o do DIPrivado. O DIPblico como se fosse o galho do Direito Pblico ampliado, porque no tem interesse apenas no mbito interno; algo maior, mais amplo. Os sujeitos de DIPblico so os Estados, as organizaes internacionais e a Santa S; ento os plos da relao sempre sero esses. O objeto das relaes de DIPblico sempre algo de interesse pblico.

Porm, comeamos a ver problemas quando, por exemplo, temos um Estado contratando com uma empresa privada de outro pas. H uma relao entre um ente regido pelo DIPblico, e um regido pelo DIPrivado.

Por haver um Estado, h um elemento poltico, de imunidade do Estado, fundado na soberania. O Estado sempre submetido s suas prprias cortes e ao seu prprio direito. Assim, quando se move uma ao contra um Estado soberano, dever faz-lo em sua corte e com base em seu direito.

Cdigo Bustamante
Inserido na legislao ptria pelo D.18.871/29, o Cdigo Bustamante seria um Cdigo do Direito Internacional Privado Interamericano, a ser aplicado subsidiariamente Lei de Introduo ao Cdigo Civil e ao Cdigo de Processo Civil.

Questo. Arts. 408 e seguintes do CB. Como a parte faz a prova exigida pelo juiz, com base no art.14 da LICC e art.337 do CPC?

Art.408. Os juzes e tribunais de cada Estado contratante aplicaro de ofcio, quando for o caso, as leis dos demais, sem prejuzo dos meios probatrios a que este captulo se refere.

Art.409. A parte que invoque a aplicao do direito de qualquer Estado contratante em um dos outros, ou dela divirja, poder justificar o texto legal, sua vigncia e sentido mediante certido, devidamente legalizada, de dois advogados em exerccio no pas de cuja legislao se trate.

Art.410. Na falta de prova ou se, por qualquer motivo, o juiz ou o tribunal a julgar insuficiente, um ou outro poder solicitar de ofcio pela via diplomtica, antes de decidir, que o Estado, de cuja legislao se trate, fornea um relatrio sobre o texto, vigncia e sentido do direito aplicvel.

Art.411. Cada Estado contratante se obriga a ministrar aos outros, no mais breve prazo possvel, a informao a que o artigo anterior se refere e que dever proceder de seu mais alto tribunal, ou de qualquer de suas cmara ou seces, ou da procuradoria geral ou da Secretaria ou Ministrio da Justia.

Art. 14. No conhecendo a lei estrangeira, poder o juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigncia.

Art. 337. A parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz.

Por qualquer meio de prova admitido no direito brasileiro. Neste sentido, ver o art.409 do CB. A parte que invoca a aplicao do direito estrangeiro, ou dela divirja, poder justificar o texto legal com base em certido legalizada de advogado, em exerccio, do pas cuja legislao se trata. Essa a melhor prova, apesar de no ser a nica. Seria algo como uma Legal Opinion de um advogado desse pas.

Conforme o art.410, na falta de provas, ou se por outro motivo, poder o juiz ou tribunal solicitar, de ofcio, via mala diplomtica, que o Estado de cuja legislao se trata fornea um relatrio da legislao em referncia.

Assim, quando o juiz vai buscar essa prova, ele o faz por meio de mala diplomtica. Nesse caso primeiro ele solicita ao ministrio das Relaes Exteriores, que envia ao departamento de direito estrangeiro do Itamaraty, para que seja produzida a prova.

Ponto 3. Objeto do Direito Internacional Privado


Obs. o ponto 5 do programa.

I. Matrias que interessam ao direito internacional privado, consideradas como de conhecimento complementar
O objeto do DIPrivado so apenas os conflitos de lei no espao em matria de direito privado (jus privatistas internacionais). Como j foi mencionado, conforme uma perspectiva mais moderna do DIPrivado, estudaremos os conflitos de leis no espao em matria privada, mas especialmente em matria cvel.

Contudo, preciso enfrentar esse ponto para entrar em reas cujos conhecimentos sero importantes para analisar os casos. Por isso se comea por definir as matrias complementares ao DIPrivado, mas que nem por isso so integrantes do objeto do DIPrivado.

O objeto do DIPrivado so os conflitos de leis no espao, no direito brasileiro. (No direito brasileiro o objeto do DIPrivado o conflito das leis no Estado).

Existem outras matrias que no fazem parte do objeto, mas que muitas vezes aparecem para ns como importantes, que muitas vezes j temos, mas que devem ser lembradas. So matrias relacionadas a esses conflitos de leis no espao em relaes internacionais privadas. So elas:

i.

Questo da nacionalidade. um assunto que j foi estudado: quem brasileiro, quem brasileiro nato, naturalizado, etc. Quais as restries ao brasileiro naturalizado. Ou seja, tudo o que diz respeito nacionalidade (direito constitucional).

Muitas vezes quando se estuda o DIPrivado a doutrina joga a questo da nacionalidade pra c, o que gera certa perplexidade, por se tratar de matria de direito constitucional. importante notar que no objeto do DIPrivado, e sim uma matria complementar, at porque, no se trata de matria de direito privado.

Entretanto, entra aqui como elemento estrangeiro, e muita gente acaba achando que ela seria estudada como objeto do DIPrivado. Trata-se de matria estritamente interna, e, no nosso caso, estritamente constitucional.

ii.

Questo do estrangeiro. Correlato ao tema da nacionalidade - ver L.6.815 (Estatuto do Estrangeiro). Tambm se trata de matria constitucional, o vnculo jurdico-poltico que liga uma pessoa a um territrio nacional.

iii.

Conflitos de jurisdio. Trata-se de matria de direito processual civil.

iv.

A eficcia dos direitos adquiridos em outra ordem jurdica.

Essas so matrias, so temas, que nos interessam no DIPrivado, porque ns temos que ter um conhecimento delas para trabalhar com o DIPrivado. E no porque elas so estudadas por um autor de DIPrivado que elas passam a integrar seu objeto.

No confundir assim, o objeto principal com matrias satlites.

II. Objeto do Direito Internacional Privado: Uma viso comparada


1.

A escola francesa

Na Frana, Blgica, Luxemburgo, e seguidoras da escola francesa o objeto do DIPrivado trplice.

Alem dos conflitos de lei no espao em matria privada, trata das questes da nacionalidade e da condio jurdica do estrangeiro.

i. os conflitos de leis no espao em matria privada; ii. a questo da nacionalidade; iii. a questo do estrangeiro (disciplina jurdica).

comum estar diante de um autor brasileiro que foi estudar na Frana e volta "contaminado" pela doutrina francesa, pois, no modelo Frances, essas duas questes fazem parte do DIPrivado e no do D. Constitucional.

2.

A escola anglo-saxnica

Para a escola anglo-saxnica o objeto do DIPrivado duplo: so os conflitos de leis no espao e os conflitos de jurisdio.

Os conflitos de jurisdio que pra ns se trata de matria processual so por eles tratados no DIPrivado junto com os conflicts of Law, uma vez que eles no tm essa parte de processo.

Conflitos de leis no espao. Eles tm dois tipos de conflitos de leis no espao: um conflito internacional e o conflito interestatal interno, de leis no espao. So os conflitos de carter internacional e os interestatais.

Conflict of law = conflito internacional e o interestatal. Isso significa dizer que os Estados da federao americana tm, para certas matrias, competncias para legislar de forma autnoma. E, por conta disso, podemos ter conflitos de leis interestatais.

Desta forma, os Conflicts of Law dizem respeito tanto aos conflitos de leis no espao que nos interessam, como a um outro tipo que nos estranho.

Conflito de jurisdio. tratado de forma semelhante quela adotada pelo nosso direito processual.

3.

A escola alem

O objeto nico para a escola germnica, os conflitos de leis no espao em matria privada. Essa a escola seguida pelo modelo brasileiro.

III. A questo da nacionalidade: perspectiva de direito constitucional


Os outros conhecimentos necessrios sero buscados em outras disciplinas, como, por exemplo, as questes de nacionalidade, que de direito constitucional.

Toda a temtica referente nacionalidade est no art.12 da CF, que vai tratar do tema de uma forma muito clara e muito atual (pois j sofreu diversas emendas).

IV. A condio jurdica do estrangeiro: Lei No. 6.815/80, regulamentada pelo Decreto 86.715/81.
Trata-se de matria constitucional, que tambm tratada no estatuto do estrangeiro, que no foi revogado pela CF de 88 (ao contrrio do que alguns dizem). O art.12 da CF deve ser somado L.6.815/80. E, nesse sentido, muitas disposies probem a participao do estrangeiro em certas atividades.

Em relaes comerciais envolvendo um estrangeiro, pessoa fsica ou jurdica, sempre bom checar o estatuto do estrangeiro para saber se no h previso de restries ao negcio.

V. Os direitos adquiridos em outra ordem jurdica: art.17 da LICC.


A eficcia Internacional dos Direitos Adquiridos. Nossa disciplina vai se desenvolver de uma perspectiva da aplicao extraterritorial do direito privado. Assim, eu posso aplicar no Brasil o direito privado estrangeiro, assim como em qualquer pas do mundo o juiz poder aplicar o direito privado brasileiro.

E tambm chamar a ateno para a concepo, a conscincia e convico da personalidade jurdica das pessoas. O art.17 da LICC o artigo da LICC que consagra na ordem jurdica brasileira um princpio de ordem pblica, que tambm um princpio de ordem pblica internacional, a garantia da continuidade da personalidade jurdica.

Assim, quando eu vou a outro territrio, eu mantenho meus direitos e obrigaes contrados no Brasil como brasileiro. Esse um princpio de ordem pblica internacional.

Conforme o art.17, interpretado a contrario sensu, as leis, atos e sentenas de outro pas, bem como quaisquer declaraes de vontade tero eficcia no Brasil a menos que ofendam a ordem pblica brasileira. Entretanto, difcil determinar quando o ato ofende a ordem pblica. Da mesma forma para os outros pases, as sentenas proferidas aqui sero vlidas l, salvo as que ofendam a ordem pblica local.

VI. Os conflitos de jurisdio internacionais: artigos 88 e 89 do CPC


Tendo em mente que o objeto da nossa matria diz respeito ao conflito de leis no espao, percebe-se facilmente que o tema do conflito de jurisdio nos antecede. Para que eu possa discutir perante um juiz qual lei dever ser aplicada ao caso concreto preciso, primeiro, que eu saiba perante a que juiz levarei a discusso esse o tema do conflito de jurisdio.

Assim, quando eu ingresso perante um juiz brasileiro com um problema subjacente, sob o qual concorrem leis de vrias ordens jurdicas (conflito de leis no espao), porque j foi superado o

problema do conflito de jurisdio se estou discutindo a demanda em um juzo brasileiro porque j foi definido que este competente para julg-la.

Trata-se de tema do direito processual civil que ser revisado aqui, sob uma perspectiva mais moderna, analisando os artigos 88 e 89. Segundo a professora os conflitos de jurisdio so facilmente resolvveis, diferente do que ocorre com os conflitos de leis no espao, sendo os arts. 88 e 89 bastante claros e bvios.

A professora aponta, contudo, que eles devem ser examinados com a mente aberta, pois devem ser entendidos nos dois sentidos, ou seja, devem ser vistos tanto de dentro como por fora. Essa questo ficar mais clara adiante.

Competncia Internacional. Temos duas hipteses:

Quando a competncia concorrente entre o juiz brasileiro e juzes de outros pases;

Art. 88. competente a autoridade judiciria brasileira quando:

A redao clara, ser competente o juiz brasileiro, assim como qualquer outro, nos casos previstos abaixo.

I - o ru, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil; II - no Brasil tiver de ser cumprida a obrigao; III - a ao se originar de fato ocorrido ou de ato praticado no Brasil. Pargrafo nico. Para o fim do disposto no n I, reputa-se domiciliada no Brasil a pessoa jurdica estrangeira que aqui tiver agncia, filial ou sucursal.
o

Quando a competncia exclusiva do juiz brasileiro ou de outro juiz.

Art. 89. Compete autoridade judiciria brasileira, com excluso de qualquer outra:

Tambm fica bvio que nessas hipteses apenas e to somente o juiz brasileiro quem ser competente para processar e julgar a demanda.

I - conhecer de aes relativas a imveis situados no Brasil; II - proceder a inventrio e partilha de bens, situados no Brasil, ainda que o autor da herana seja estrangeiro e tenha residido fora do territrio nacional.

Aqui entra a questo de observar o dispositivo pelos dois sentidos, pois, da mesma formo como nesses casos, se o bem est no Brasil, apenas o juiz brasileiro ser competente, se o bem estiver em outro pas o juzo competente no ser brasileiro, apenas ser competente o juiz do local onde o bem se encontrar. preciso entender o dispositivo tambm a contrario sensu.

Definio da competncia. Como j foi dito, apenas poder ser competente o juzo dos locais em que h irradiao de efeitos do ato praticado. Assim, sob uma perspectiva processual inicial, qualquer dos juzes dos lugares sobre os quais irradiam efeitos poder ser competente para julgar a causa. Disso, temos, de sada, que no so competentes os juzos dos locais em que no houve irradiao de efeitos no se ocupa o judicirio de um Estado com uma questo que no tem qualquer repercusso para esse Estado.

Com base nisso, temos as regras dos arts. 88 e 89. Como se nota da anlise dos artigos, temos que haver competncia concorrente entre os juzes dos locais em que h irradiao de efeitos, desde que no se trata de uma das hipteses de competncia exclusiva.

Assim, nota-se que as hipteses do art.88 contemplam praticamente todas as possibilidades em que o ato produziria efeitos no Brasil (com o sujeito domiciliado no Brasil, com o ato praticado no Brasil, se tiver de ser executado no Brasil), permitindo que seja julgado no Brasil, assim como em qualquer outro lugar no qual produza efeitos. E que, em se tratando das matrias do art.89 a competncia ser exclusiva, ou do juzo brasileiro ou do juzo estrangeiro.

Bens imveis. Por que o tratamento especial a essas matrias? Quando se trata de ao versando bem imvel a situao especial. O imvel est encravado na ordem jurdica local (onde se encontra), submetido aos registros pblicos do local. importante lembrar que se trata de um registro constitutivo e declaratrio de direitos. Por conta dessa submisso ao registro local, e das caractersticas do registro, que o imvel se encontra sempre submetido jurisdio local.

Por conta disso que ao versando imvel encravado na ordem jurdica brasileira ser de competncia exclusiva do juiz brasileiro.

Retornamos, assim, ao exemplo dado no primeiro dia de aula, e m que se examinava um contrato entre um brasileiro e um argentino, versando um imvel no Uruguai. Em que se pergunta ao cliente se ele pretende voltar posse ou discutir o contrato, o cumprimento das prestaes devidas e o sujeito ainda no imvel. Se o cliente opta pela reintegrao de posse, a ao no poderia ser proposta no Brasil, pois o imvel est no Uruguai. Porm, se decidir por discutir o contrato, ento a ao poder ser proposta no Brasil, pois a ao em si versar o contrato, e no o imvel a ao tem por base o direito dos contratos e no o direito das coisas6.

preciso ter em mente que o CPC foi feito nos anos 70, sendo preciso certo cuidado na sua interpretao para que se possa aplic-lo corretamente. Assim, no inciso I, deve-se entender, tambm, e qualquer outro bem objeto de registro constitutivo e declaratrio de direitos, pois no so apenas os imveis, dentre os bens, que so objetos de registro. Podemos citar, como exemplo, as patentes.

Partilha e inventrio. Foi dito que a nica limitao acerca da competncia (com relao aos Estados em que h irradiao de efeitos) se d com relao a imveis, e o inciso II do art.89 versa sobre hiptese de partilha ou inventrio.

Aqui preciso perceber que podemos perceber esse bem de duas formas: individualmente considerado, dentro de uma perspectiva prpria do direito das coisas, ou universalmente considerado, que seria a perspectiva prpria para o direito de famlia e das sucesses.

Tomemos por exemplo, no direito de famlia, um casal que adotou o regime de comunho universal de bens e agora est se divorciando, e que possu bens dentro e fora do Brasil. Dever ser feita a partilha, no caso, tanto no Brasil como nos demais pases em que o casal tiver bens imveis7.

Para a partilha, o juiz ir arrolar o patrimnio do casal, definir qual o universo patrimonial do casal. Se h carros, obras de arte, objetos da casa, e os imveis, no Brasil e no exterior, o juiz conhecer o universo patrimonial do casal8, e partilhar aquilo que estiver no Brasil, deixando o restante para os demais juzes competentes. Por conta disso teremos tantos procedimentos de partilha quantos forem os Estados em que o casal tenha imveis.

O juiz brasileiro no ir mexer nos bens fora do Brasil, estes sero objeto de outra partilha, sucessiva ou concomitante com a realizada no Brasil9.

Assim, no h contradio no que foi exposto, uma vez que s h competncia exclusiva nos casos versando bens imveis individualmente considerados ou universalmente considerados, como o caso da partilha e do inventrio, casos em que haver tantos procedimentos quantos forem os locais em que os bens se encontram.

Pessoa Jurdica Estrangeira. importante examinar tambm o disposto no nico do art.88:

Pargrafo nico. Para o fim do disposto no n I, reputa-se domiciliada no Brasil a pessoa jurdica estrangeira que aqui tiver agncia, filial ou sucursal.

Novamente, preciso lembrar que o CPC da dcada de 70, e precisa ser interpretado com cautela para sua aplicao adequada. Nesse sentido, vemos que, com o passar do tempo, as empresas, visando fugir da competncia do juiz brasileiro, ou seja, visando descaracterizar o domicilio no Brasil, na definio do nico do art.88, passaram a atuar no Brasil sem ter filial, agencia ou sucursal.

Esse pargrafo j vem recebendo uma interpretao compatvel com essa nova prxis mercantil, de modo que qualquer empresa estrangeira, com um escritrio comercial no Brasil (e o conceito de escritrio comercial extremamente amplo) ainda que no tenha adotado uma dessas 3 formas, ser considerada como domiciliada no Brasil.

O importante que o nico do art.88 seja entendido com base em uma representao comercial expandida.

A professora cita como exemplo o caso da Google, em que se alegava que o juiz brasileiro no seria competente uma vez que a Google no tinha agencia, filial ou sucursal no Brasil.

Qual a conseqncia importante dessa questo? Quando eu proponho uma ao contra ru no domiciliado no Brasil, a citao dever ocorrer via carta rogatria, e, com isso, deve-se ter em

mente os prazos extensos que o procedimento ir demandar. A professora aponta ainda que em caso de ao com rus domiciliados no Brasil e ru sem domicilio aqui, deve-se, de preferncia (e quando possvel), desmembrar a ao, para que os prazos alongados no prejudiquem a ao contra os rus domiciliados aqui.

Representao, Distribuio e Responsabilidade.

Representao. Uma empresa que atua no Brasil, representando uma empresa estrangeira, para a venda de seus produtos, no responsvel pelos produtos. Ou seja, se a minha empresa apenas representa uma empresa Italiana, eu no sou responsvel pelos produtos dela que estou trazendo para o mercado nacional. Caso seja acionado pelo consumidor, eu posso chamar a empresa estrangeira ao processo, ou me defender alegando que sou apenas representante, e a responsvel a empresa estrangeira (ca-se no processo com prazo alongado).

Distribuio. A empresa que aqui distribui produtos de uma empresa estrangeira responsvel pelos produtos que est distribuindo, podendo, posteriormente, acionar a empresa estrangeira.

Por exemplo, eu abro uma empresa para distribuir os produtos da GE no Brasil. Eu vendo os produtos da GE no Brasil, mas, em caso de problemas com esses produtos, serei eu o responsvel, que poder ser acionado pelo consumidor. E, posteriormente, poderei acionar a GE para que seja ressarcido o que paguei neste caso sou eu quem enfrenta os problemas com os prazos longos.

Isso se d porque o distribuidor tem um dever de assistncia para aqueles a quem vende os produtos.

Importaes paralelas. Trata-se do sujeito que vai viajar para outro pas, compra equipamentos nesse pas, e vem vend-los aqui. Neste caso comeam a surgir dvidas, pois esse que comprou no exterior e veio vender no Brasil pode vender a outro comerciante, que s ento vender a um consumidor. Nesses casos, quem se responsabiliza pelo produto? O consumidor teria que acionar a empresa estrangeira no pas em que tem sede.
1 Nos EUA, quando se fala em conflito de Conflicts of Laws, diz-se respeito a um conflito interno, entre leis conflitantes dos prprios estados. Usualmente, porm, o termo conflito de leis no espao diz respeito ao conflito de leis entre pases distintos. 2 Art. 7o A lei do pas em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o
nome, a capacidade e os direitos de famlia.

3 Na Lei de Introduo ao Cdigo Civil o legislador j definiu, para determinados casos, qual ser o elemento
estrangeiro relevante. Deve-se notar, entretanto, que nem sempre o elemento previsto no na LICC como o relevante seria o adequado para encaminhar a uma justa soluo do caso que se apresenta. Nestes casos, assim como quando a LICC no oferece qual dever ser o elemento relevante, importante saber a tcnica para determin-lo.

4 Desenvolvida por Savigny. 5 Isso ser revisto, mais adiante, em conflitos de jurisdio. Por hora basta saber que o fato poder ser examinado pelo
juiz de qualquer um dos locais atingidos pelos efeitos desse fato.

6 Note-se que a definio acerca do que uma ao sobre imvel depender de conceito fornecido pelo direito das
coisas.

7 Entenda-se, aqui, bens imveis propriamente ditos e os demais que tambm sejam objeto de registro. 8 Alguns advogados entendem que no seria preciso levar ao conhecimento do juiz brasileiro os bens que no esto no
Brasil, mas isso no verdade. Todos os bens que compe a universalidade patrimonial do casal devero ser levados ao conhecimento do juiz.

9 A professora cita um caso em que a juza entendeu que a partilha no exterior deveria ser feita previamente, para que
s ento fosse feita a partilha no Brasil pode acontecer, dependendo das circunstancias do caso, que a partilha s seja justa se realizada aps se saber como foram divididos os bens no exterior.

You might also like