You are on page 1of 90

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

500 ANOS DE ANATOMIA NO BRASIL

Em 1613 ficou pronto para divulgao e elaborao de cpias o manuscrito de Pero de Castilho intitulado: ''Nomes das partes do corpo humano, pela lngua do Brasil ''. O citado manuscrito, provavelmente a primeira Nmina Anatmica brasileira, totaliza 16 pginas. Os nomes das partes do corpo humano, acham-se escritos em tupi estando ao lado de cada termo indgena seu correspondente em portugus. interessante saber que esta preciosidade histrica foi composta visando precipuamente facilitar os trabalhos de catequese dos tupi-guaranis, ou seja, auxiliar no ministrio de ouvir confisses e ajudar os ndios. Pero de Castilho escreveu sua Nmina Anatmica, provavelmente, na Bahia ou Pernambuco quando exercia suas funes religiosas. Por ser de grande utilidade foi desdobrada rapidamente em vrias cpias, sendo que a uma delas em Piratininga (So Paulo), foi acrescida, em 1622, de um vocabulrio de termos anatmicos em portugus-tupi. Pero de Castilho nasceu na Vila do Esprito Santo em 1572. Aos 15 anos, entrou para Companhia de Jesus, na Bahia. Em 1606 j havia sido ordenado sacerdote e em 1608 tornou-se Coadjutor Espiritual. Em 1616 foi designado Superior da aldeia indgena de So Joo Baptista, anexa ao Colgio da Bahia. A ltima que se teve de Pero de Castilho data de 1631 quando, aos 59 anos, encontrava-se atuando como jesuta no Colgio de Pernambuco. Pero de Castilho, cujo maior ttulo na hierarquia da Igreja foi de Provincial da Companhia de Jesus, deve ter sido, com grande probabilidade, o primeiro brasileiro nato que se deu ao trabalho cientfico-religioso de escrever uma Nmina Anatmica. A ubiquidade da Anatomia humana e da terminologia anatmica, que comearam com o primeiro homem e a primeira mulher e com as primeiras palavras que aprenderam a pronunciar, tem a mesma histria da humanidade. Os egpcios, por motivos religiosos, embalsamavam os mortos, designavam e descreviam as partes que manipulavam. Os gregos, com sua mitologia, com seu interesse mdico, artstico, esttico e filosfico legaram-nos numerosas denominaes de estruturas anatmicas.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

INTRODUO

1. CONCEITOS GERAIS A anatomia humana compreende o estudo do organismo humano, realizado atravs do estudo de diversos rgos, estruturas, partes, regies, anexos e sistemas. O termo anatomia originrio do grego e est intimamente ligado disseco. Esta modalidade de estudo consiste em cortar um cadver humano para que possam ser analisados seus rgos, tecidos e a relao existente entre eles. O estudo da anatomia pela disseco complementado pela observao do vivente. A fisiologia humana a cincia que estuda o funcionamento dos rgos, hormnios, enzimas, substncias e tecidos do corpo humano, suas interrelaes e as reaes qumicas, bioqumicas e fsicas envolvidas com seu funcionamento. H uma srie de fatores que influenciam a anatomia de um ser humano. As caractersticas de alguns rgos e tecidos modificam-se conforme: Bitipo: o empirismo de um indivduo para o outro indivduo Grupos tnicos: raa negra, branca, amarela e mestios; Idade: os tecidos de ligao tornam-se mais frouxos, a tonalidade dos cabelos enfraquece, a pele torna-se mais elstica, ocorre uma diminuio nos reflexos, os ossos ficam mais frgeis por perda de massa ssea, etc. Sexo: masculino ou feminino determina caractersticas diferentes nos rgos humanos, isto, inclusive, possibilita o profissional mdico legista saber se um esqueleto de um indivduo falecido h anos de um cadver do sexo masculino ou feminino. Outro conceito muito difundido o fato de as mulheres possurem a bacia mais larga o que
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

possibilita a passagem do feto pelo canal de parto no momento do nascimento; Em ambos os sexos a uretra presente, no entanto ela maior na mulher, a massa muscular do homem na maioria das vezes maior do nas mulheres. 2. DIVISO DO CORPO HUMANO De modo simplificado, o corpo humano pode ser dividido em quatro pores:
Crnio Cabea
Cabea e Pescoo

Face Pescoo

Tronco

Trax Abdome Pelve Superiores (MMSS) Inferiores (MMII)

Membros

3-POSIO ANATOMICA No estudo de anatomia, para que no existam confuses, as estruturas estudadas sempre so descritas considerando-se o corpo ereto, em posio bpede com os membros superiores pendentes ao longo do tronco com as palmas das mos voltadas para diante e os membros inferiores em paralelo unidos. A partir disto, o corpo humano, dividido nos seguintes planos imaginrios: Plano sagital: plano mediano, que secciona o corpo no sentido nteroposterior e divide-o nas metades direita e esquerda. Planos sagitais: so planos verticais, paralelos ao plano mediano.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

Planos coronais e ou frontal: que seccionam o corpo em duas pores: uma anterior (frente); outra posterior (atrs), e so perpendiculares ao plano sagital. Planos transversais: so planos horizontais que seccionam o corpo em duas pores uma superior e outra inferior.

A partir dos planos podem ser descritos os termos de posio do estudo da anatomia: Considerando-se o corpo humano disposto na posio anatmica correta, consideramos os termos: anterior - adiante, Posterior - atrs,

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

Superior - acima Inferior abaixo

Ainda denominamos os termos:

Proximal pontos mais perto da Origem ou centro de um rgo ou segmento. (cicatriz umbilical) Distal mais longe da origem ou centro de um rgo ou segmento Internorelativo a cavidades e curvas; algo mais prximo do centro de um rgo. Externo - algo mais distante do centro Ventral face anterior do corpo Dorsalface posterior do corpo Plantarrefere-se planta (sola) do p Palmarrefere-se palma da mo

CITOLOGIA HUMANA
1. CONCEITOS GERAIS: A clula a unidade morfo-funcional dos seres vivos, ou seja, a unidade responsvel pela formao dos rgos que compem o corpo humano e pela execuo de suas funes. Cada tipo de clula especialmente adaptado para o desempenho de determinada funo. O corpo humano formado por cerca de 100 trilhes de clulas. O estudo das clulas possvel graas utilizao dos microscpios ptico e eletrnico, que constituem instrumentos mecnicos e pticos com a capacidade de ampliar em muitas vezes determinada imagem.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

Algumas clulas podem ser observadas sem auxlio do microscpio, como por exemplo: o ovo. O ser humano, por ser formado de vrias clulas, classificado como pluricelular ou metazorio. Em cada uma das clulas se realizam as funes vitais dos seres vivos: digesto, respirao, circulao e excreo. Alm dessas funes, algumas clulas possuem a capacidade de multiplicao, denominadas mitose celular. Outras clulas tm a capacidade de originar os gametas atravs da meiose celular. As clulas realizam estas funes para permanecerem vivas e, com isso, poderem desempenhar sua funo no rgo a que pertence. Os componentes organizacionais do organismo podem ser descritos em:
CLULA TECIDO RGO SISTEMA ORGANISMO

2. ESTRUTURA FSICA DA CLULA As clulas do organismo humano apresentam dimenses variadas, dependendo de sua localizao. Nos organismos pluricelulares, as clulas se apresentam com forma e estruturas extremamente variadas. Pela forma da clula, podemos identificar sua localizao. Segue abaixo, alguns tipos:

FIG

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

A clula constitui-se, entre outros elementos, de: membrana celular, organelas citoplasmticas e ncleo celular.

MEMBRANA CELULAR: a camada mais externa, envolvendo a clula. delgada e elstica sendo formada quase que exclusivamente por lipdeos e protenas. Tem, entre outras funes, as de sustentao e proteo da clula. Regula a entrada e sada de substncias da clula. ORGANELAS CITOPLASMTICAS: o contedo celular compreendido entre o ncleo e a membrana celular. uma substncia viscosa onde existem vrias organelas (rgos celulares) responsveis por diversas funes da clula. Entre elas encontramos: a-) Mitocndrias: apresentam-se como partculas arredondadas ou alongadas. So responsveis pela respirao celular; por isso seu nmero elevado nas clulas com maior capacidade energtica, como as clulas musculares e nervosas. b-) Retculo endoplasmtico: constitudo por uma invaginao da Membrana citoplasmtica, formando um conjunto de canais ao longo do citoplasma. Possui a funo de transporte de materiais dentro da clula e pode armazenar algumas substncias em vesculas. c-) Ribossomos: esto presentes em todos os tipos celulares e so extremamente pequenos, sendo visveis apenas pelo microscpio eletrnico. Na clula, participam do processo de produo de protenas. d-) Complexo de Golgi: apresenta-se sob a forma de vesculas achatadas e Superpostas. Sua funo no de produzir substncias, mas sim de:
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

Concentr-las e armazen-las para que possam ser liberadas em pequenas Vesculas que brotam de sua superfcie. e-) Lisossomos: so vesculas originadas do complexo de Golgi que contm enzimas digestivas e, portanto, possuem a funo de digesto celular (degradam molculas de protenas e gorduras).

NCLEO CELULAR: um corpsculo que se encontra imerso no citoplasma, geralmente no centro da clula. Poderia ser considerado o crebro da clula, pois no seu interior que est armazenado o material gentico, que quem determina a funo executada por cada clula (este material constitui o DNA da clula). As principais funes do ncleo so o crescimento e a reproduo celular.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

HISTOLOGIA HUMANA
1. CONCEITOS GERAIS: A histologia representa o estudo dos tecidos do corpo humano. os tecidos so formados por um conjunto de clulas de forma e funo semelhante. Por exemplo, o sistema nervoso um tecido porque todas as clulas apresentam formas semelhantes (estreladas) e tem a funo de transmitir impulsos nervosos. O instrumento de trabalho na histologia o microscpio. Para que os tecidos possam ser analisados ao microscpio ptico preciso que seja feita uma srie de preparaes. Isso porque s possvel analisar um tecido ao microscpio ptico por transparncia e, para isso, o tecido tem que ser fino o suficiente para permitir a passagem da luz. Para conseguir fatias to fina dos rgos a serem analisados utiliza-se um aparelho denominado micrtomo, capaz de cortar fatias de espessura de milsima parte de um milmetro. 2. TIPOS DE TECIDOS Existem vrios tipos de tecidos no organismo humano, que em conjunto originam os diferentes rgos. So estudados, a seguir, os tipos mais importantes. TECIDO EPITELIAL: um dos tipos bsicos de tecidos que esto presentes na constituio dos rgos. constitudo por clulas de forma regular, intimamente unida, de modo que entre elas, quase no sobram espaos para material extracelular. Geralmente so cilndricas, cbicas ou achatadas.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

Anatomia e Fisiologia

O tecido epitelial tem duas funes importantes: Revestir o corpo, formando a epiderme: revestem internamente rgos ocos (mucosa), como o estmago e o intestino. E envolve certos rgos (serosa) como, por exemplo: a pleura, envolvendo os pulmes. Formar glndulas que so encarregadas de produzir secrees. Algumas lanam seus produtos para fora do corpo, por meio de condutos, so as chamadas glndulas de secreo externa ou excrina (como por exemplo: glndulas lacrimais, mamrias, salivares, etc.). Outras lanam seus produtos para o interior de rgos, por meio de finos dutos, ou seja, liberam suas secrees (hormnios) diretamente no sangue ou linfa; so as chamadas glndulas de secreo interna ou endcrina (exemplo hipfise, tireide, testculos, ovrios, etc.). O pncreas, por ter funo endcrina e excrina ao mesmo tempo, considerado uma glndula mista. Como glndula endcrina, ele produz a insulina e o glucagon, hormnios que regulam a taxa de glicose no sangue, e como glndula excrina produz o suco pancretico, que lanado no intestino delgado (duodeno) para auxiliar a digesto. TECIDO CONJUNTIVO: outro tipo bsico de tecido presente na constituio dos rgos. No tecido conjuntivo, as clulas esto muito distantes uma das outras e h grande quantidade de matriz extracelular. Tem como funo preencher espaos entre os diversos rgos, bem como formar a estrutura geral de sustentao do organismo (esqueleto). O tecido conjuntivo classifica-se da forma que se segue: Tecido conjuntivo difuso: o mais encontrado em todo organismo, preenchendo espaos entre os diversos rgos. Pode ser comparado palha colocada entre as louas de uma caixa. Tecido conjuntivo elstico: encontrado, por exemplo, nas paredes das artrias, permitindo que ocorra expanso pela passagem do sangue, originando a pulsao. Tecido conjuntivo fibroso: forma, por exemplo, os tendes, que so fibras que ligam um msculo a um osso. Tecido conjuntivo adiposo: formado por clulas gordurosas que se alojam ao redor de certos rgos (corao, rins, intestino, etc.) e sob a pele (chamados de toucinho em alguns animais).
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

10

Anatomia e Fisiologia

Tecido conjuntivo cartilaginoso: formado por clulas arredondadas, chamadas de condroblastos. Estrutura malevel moldando certas partes do corpo como, por exemplo, orelhas, nariz, traquia, etc. TECIDO MUSCULAR: constitudo por clulas que possuem a capacidade de se contrarem. As clulas so alongadas, tambm chamadas de fibras musculares. Pode ser: Tecido muscular estriado esqueltico: o tecido que forma os msculos ligados ao esqueleto; constituem os msculos da cabea e pescoo, trax, bacia, membros, etc. Este tecido chamado de estriado devido ao aspecto que adquire quando analisado no microscpio ptico. Uma importante caracterstica deste tipo de tecido a de ser voluntrio e, portanto, s funciona sobre o controle de nossa vontade. Tecido muscular estriado cardaco: o que forma a camada muscular do corao. Suas clulas quando vistas ao microscpio, tambm apresentam estrias, porm so diferentes das clulas do msculo estriado esqueltico. Este tipo de msculo no funciona de acordo com a nossa vontade e, por isso, caracterizado como involuntrio. Tecido muscular liso: constitui o tipo de tecido muscular que est presente nas vsceras. Suas clulas quando analisadas no microscpio no apresentam estrias e, por isso, recebe o nome de liso. Este tipo de tecido muscular tambm involuntrio. TECIDO NERVOSO: formado por clulas estreladas chamadas neurnios. Sua funo de coordenar a recepo, interpretar e responder aos estmulos que o organismo recebe do meio ambiente ou do seu prprio interior. Essas clulas possuem numerosos prolongamentos: dendritos (vrios e curtos) e axnio (nico e longo) que sero aprofundados no estudo sobre o sistema nervoso. 3. RGOS, APARELHOS E SISTEMAS. Os rgos so formados por tecidos ou grupos de tecidos que desempenham funes especficas. Exemplos: intestino, crebro. Os aparelhos so formados por rgos de vrios tecidos. Exemplos: aparelho digestivo, aparelho respiratrio. Os sistemas so formados por rgos de um mesmo tecido. Exemplos: sistema sseo, sistema urinrio.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

11

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA ESQUELTICO
1. CONCEITOS GERAIS O sistema esqueltico composto por 206 ossos de vrios tamanhos e formas, que junto com o sistema muscular estriado esqueltico, compe o aparelho locomotor. So eles: Coluna vertebral Cabea Osso hiide Costelas e esterno Membros superiores Membros inferiores Ossculos do ouvido = = = = = = = 26 22 01 25 64 62 06 206

2. FUNES Os ossos desempenham funes importantes no organismo: Servem de alavanca aos msculos e potencializam sua contrao; Conferem proteo a rgos vitais como o encfalo (contido na caixa craniana), os pulmes e o corao (contidos na caixa torcica); Contm a sede da produo das clulas do sangue (medula ssea); Armazenar sais minerais, especialmente fsforo e clcio; Locomoo do esqueleto; Articulao durante a esttica e a dinmica do movimento 3. CLASSIFICAO SSEA Do ponto de vista da forma, os ossos dividem-se em trs grupos: longos, chatos e curtos.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

12

Anatomia e Fisiologia

Longos: o comprimento predomina sobre a largura e a altura. Possuem duas extremidades dilatadas chamadas de epfises e um corpo cilndrico chamado difise. Exemplos: fmur, tbia e mero. Chatos: so os que tm comprimento e largura semelhantes; porem espessura reduzida. Exemplos: escpula, parietal e occipital. Curtos: possuem as trs dimenses (comprimento, largura e altura) aproximadamente equivalentes. Exemplos: calcneo, patela e ossos do punho. Pneumticos: contm ar dentro do seu interior. Exemplos: seios da face 4. COMPOSIO DO OSSO O osso composto de tecido conjuntivo, com uma substncia fundamental calcificada rgida e formado por clulas denominadas: Osteoblasto formam o osso; Osteoclasto importante no crescimento e manuteno; Ostecito mantm tecido sseo. 5. DIVISO DO ESQUELETO O esqueleto divide-se em cabea, pescoo, tronco e membros (superiores e inferiores). 5.1. CABEA: formada por uma parte superior (crnio) e uma parte inferior (face). a-) Os ossos do crnio tem a funo de proteger as estruturas cerebrais e rgos dos sentidos. So eles: - 1 frontal - 2 parietais - 2 temporais - 3 auditivos (martelo, bigorna e estribo) - 1 occipital - 1 esfenide (encravado no meio dos ossos da base do crnio) - 1 etmide (concorrendo para a formao da base do crnio, da rbita e das fossas nasais).

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

13

Anatomia e Fisiologia

b-) Os ossos formadores da face determinam o perfil do rosto, formam as cavidades orbitais, bucal e nasal, juntamente com os ossos do crnio. Seus principais ossos so: 1 vmer (lmina ssea que divide o nariz em fossas nasais) 1 mandbula 1 maxilar 2 palatinos (que formam o cu da boca) dois zigomticos dois lacrimais dois nasais trs pares de conchas nasais (localizadas no interior das fossas nasais)

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

14

Anatomia e Fisiologia

5.2.

TRONCO: o esqueleto do tronco constitudo pela coluna vertebral, esterno e costelas.

a-) Coluna vertebral: considerada como eixo do nosso esqueleto, protege a medula espinhal, d sustentao ao corpo e composta pela superposio das vrtebras. estende-se pela nuca, trax, abdmen e pelve e dividida em cinco regies: Regio cervical Regio torcica Regio lombar Regio sacral Regio coccgea = = = = = 7 vrtebras 12 vrtebras 5 vrtebras 5 vrtebras 4 vrtebras

b-) Esterno: um osso alongado e achatado, situado na parte anterior do trax. Na extremidade superior (manbrio) apoiam-se as clavculas e nas
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

15

Anatomia e Fisiologia

bordas do manbrio e corpo do esterno se prende as cartilagens dos sete principais pares de costelas. O esterno dividido em trs partes: - Manbrio - Corpo do esterno - Processo xifide

c-) Costelas: so ossos em forma de arco que formam grande parte do esqueleto torcico. So formados por 12 pares, divididos em trs grupos: - Verdadeiras - Falsas - Flutuantes = = = 7 primeiros pares 3 pares seguintes 2 ltimos pares

As costelas se fixam na parte da frente (anterior) do tronco, no esterno e na parte de trs (posterior) da coluna vertebral, formando uma verdadeira gaiola para proteo de estruturas vitais como corao, pulmo e f.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

16

Anatomia e Fisiologia

5.3.

MEMBROS

Membros superiores Cada membro formado pela cintura escapular, brao, antebrao e mo. a-) Cintura escapular: composta pela clavcula e escpula, sendo que a extremidade lateral da clavcula articula-se com a escpula, formando o pice do ombro. b-) Brao: formado pelo mero. c-) Antebrao: formado pelo rdio e ulna. d-) Mo: composta por 3 subdivises (carpo, metacarpo e falanges):

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

17

Anatomia e Fisiologia

Membros inferiores Cada membro formado pela cintura plvica, coxa, joelho, perna e p. a-) Cintura plvica: formado por dois ossos ilacos que so divididos em leo, squio e pbis.

b-) Coxa: formada pelo fmur (maior osso do corpo humano) c-) Joelho: formado pela patela (osso mvel que se articula com o fmur e serve para aumentar a ao de alavanca dos msculos que retificam o joelho. d-) Perna: formada pela tbia e fbula,

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

18

Anatomia e Fisiologia

e-) P: mantm-se unidos atravs de fortes ligamentos que lhe permitem sustentar o peso corporal e funcionam como alavanca durante o ato de andar. Dividem-se em tarso, metatarso e falanges (pododctilos).

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

19

Anatomia e Fisiologia

ARTICULAES
1. DEFINIO Articulao definida como uma conexo antomo-funcional entre dois ou mais ossos. Em todo sistema esqueltico h cerca de 150 articulaes. 2. CLASSIFICAO A classificao das articulaes feita de acordo com o tecido que se interpe a elas, ou seja, depende do tipo de tecido existente entre as duas superfcies articulares. Deste modo, as articulaes podem ser classificadas em trs tipos: fibrosas, cartilaginosas ou sinoviais. ARTICULAES FIBROSAS: so consideradas imveis. Exemplos so as suturas dos ossos do crnio, dos dentes e da poro distal da tbia e fbula. ARTICULAES CARTILAGINOSAS: permitem pouco movimento; so exemplos: articulao costo-esternal e snfise pbica. ARTICULAES SINOVIAIS: correspondem ao nico tipo de articulaes que executam amplos movimentos. So as mais freqentes (95%) e as mais importantes. Sua mobilidade varia com o tipo da articulao sinovial. Exemplo: articulao do joelho, punho, ombro, cabea, etc.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

20

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA MUSCULAR

1. CONCEITOS GERAIS Os msculos do forma maior parte do corpo, constitui cerca de 40 a 50% do peso corporal total. So conjuntos de estrias com caractersticas elstica e contrtil, que se prendem aos ossos atravs dos tendes, permitindo movimentos do corpo humano. FUNES Revestem rgos ocos e vasos sangneos; Realizam movimentos assegurando a dinmica e esttica do corpo humano; Participam da manuteno da temperatura normal do corpo produzindo calor; Regulam atividades fisiolgicas como batimentos cardacos e o peristaltismo intestinal. 2. TIPOS DE MSCULOS H trs tipos de msculos: Msculo estriado esqueltico: o tecido que forma os msculos ligados ao esqueleto; constituem os msculos da cabea e pescoo, trax, bacia, membros, etc. Este tecido chamado de estriado devido ao aspecto que adquire quando analisado no microscpio ptico. Uma importante caracterstica deste tipo de tecido a de ser voluntrio e, portanto, s funciona sobre o controle de nossa vontade. Msculo liso: constitui o tipo de tecido muscular que est presente nas vsceras. Suas clulas quando analisadas no microscpio no apresentam estrias e, por isso, recebe o nome de liso. Este tipo de tecido muscular tambm involuntrio.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

21

Anatomia e Fisiologia

Msculo estriado cardaco: o que forma a camada muscular do corao. Suas clulas quando vistas ao microscpio, tambm apresentam estrias, porm so diferentes das clulas do msculo estriado esqueltico. Este tipo de msculo no funciona de acordo com a nossa vontade e, por isso, caracterizado como involuntrio. 3. PROPRIEDADES DOS MSCULOS a-) Contratibilidade: a propriedade pela qual o msculo, uma vez excitado por um impulso nervoso, diminui em comprimento e aumenta em espessura. b-) Elasticidade: a propriedade que permite ao msculo alterar-se e retomar sua forma e dimenso primitiva. a capacidade de se distender e voltar ao estado anterior da contrao. Tonicidade: o estado de se mi contrao do msculo que nos permite realizar uma determinada funo mesmo quando nosso corpo esta em repouso.

c-)

4. PRINCIPAIS MSCULOS Existem mais de 600 msculos espalhados no corpo humano. Aqui, apresentados os principais, distribudos em grupos segundo as partes do corpo humano. a-) Msculos da cabea e pescoo: (a seguir).

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

22

Anatomia e Fisiologia

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

23

Anatomia e Fisiologia

b-) Msculos do trax e tronco: o msculo do trax tem importante atuao em alguns movimentos da articulao do ombro e auxiliam nos movimentos respiratrios enquanto que os msculos do tronco tm atuao importante na manuteno da postura ereta.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

24

Anatomia e Fisiologia

c-) Msculos do abdmen: a tenso normal desses msculos promove a prensa abdominal e mantm as vsceras em posio. Contraes fortes desses msculos so importantes nas seguintes situaes: tosse, espirro, vmito, parto, evacuao e mico.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

25

Anatomia e Fisiologia

c-) Msculos dos membros superiores: so descritos abaixo os msculos que atuam principalmente na articulao do ombro, cotovelo e punho.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

26

Anatomia e Fisiologia

d-) Msculos dos membros inferiores: so descritos os msculos presentes na coxa e perna. Os msculos dos membros inferiores so muito volumosos, o que confere uma fora quatro vezes maior nos movimentos se comparado aos membros superiores.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

27

Anatomia e Fisiologia

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

28

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA CARDIOVASCULAR

1. CONCEITOS GERAIS O sistema cardiovascular formado pelo corao e por uma rede de vasos sangneos, ou seja, possui o conjunto de estruturas necessrias para que ocorra a circulao do sangue por todas as partes do organismo, fazendo com que o oxignio (O2) e glicose sejam levadas a todas as clulas fornecendo aos tecidos orgnicos substncias nutritivas e hormnios e o gs carbnico (CO2) e produtos de excreo sejam removidos destas. 2. CORAO O corao um rgo muscular oco, formado por tecido muscular cardaco estriado (ao involuntria); tem o tamanho de uma mo fechada e pesa aproximadamente 300g; localizado entre os dois pulmes no espao denominado mediastino, com a base levemente voltada para o lado esquerdo. Internamente envolvido por uma membrana chamada endocrdio. Externamente, por outra membrana denominada pericrdio. A musculatura cardaca localizada entre as duas membranas chama-se miocrdio. O corao est dividido em duas partes: corao direito e corao esquerdo; cada parte divide-se em trios superiormente (trio direito AD e trio esquerdo AE) e ventrculos inferiormente (ventrculo direito VD e ventrculo esquerdo VE). Os trios comunicam-se com os ventrculos correspondentes por orifcios que possuem vlvulas, permitindo a passagem do sangue dos trios para os ventrculos e impedindo seu retorno. No lado direito temos a vlvula tricspide (que separa o AD do VD) e no lado esquerdo a vlvula mitral ou bicspide (que separa o AE do VE). Os trios so as camadas receptoras do corao, enquanto que os ventrculos so as cmaras ejetoras do corao. Com isso, pode-se afirmar que todo vaso que chega aos trios uma veia e todo vaso que parte dos ventrculos uma artria.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

29

Anatomia e Fisiologia

3. VASOS SANGUNEOS Os vasos sangneos so uns conjuntos de canais por onde o sangue circula pelo organismo a fim de alimentar e estimular os tecidos. Os vasos sangneos so divididos em artrias, veias e capilares sangneos. a-) Artrias: so vasos que saem do corao, ou seja, so vasos que conduzem o sangue (sobre alta presso, exercida pela ao bombeante do corao) do corao para os diversos rgos. Apresentam duas propriedades principais: a elasticidade e contratibilidade; so tubos elsticos fortes que asseguram um fluxo sangneo rpido e eficiente. b-) Veias: so vasos que chegam ao corao, ou seja, conduzem o sangue de diversos rgos para o corao. Possuem estruturas semelhantes das artrias, porm se dobram para formar as vlvulas necessrias para que o sangue continue sendo levado ao corao. c-) Capilares sangneos: so as ltimas e pequenas ramificaes das artrias (capilares arteriais) e das veias (capilares venosos). o ponto principal de

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

30

Anatomia e Fisiologia

todo sistema cardiovascular; cerca de 10 bilhes de capilares permitem a troca de nutrientes por resduos entre o sangue e os espaos intersticiais. Diversos vasos abrem-se nas diferentes partes do corao: No trio direito abrem-se trs veias: - A veia cava superior que traz o sangue venoso proveniente dos membros superiores e da cabea; - A veia cava inferior que traz o sangue venoso proveniente dos membros inferiores e do tronco; - A veia coronria traz ao trio direito o sangue venoso do prprio corao nutrindo-o. No ventrculo direito parte uma artria grossa que conduz sangue venoso para os pulmes: a artria pulmonar. No trio esquerdo abrem-se quatro veias, que conduzem sangue arterial proveniente dos pulmes: as veias pulmonares. Do ventrculo esquerdo partem uma artria de grosso calibre, que conduz o sangue para rodas as partes do organismo atravs de ramificaes: a aorta.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

31

Anatomia e Fisiologia

4. PRINCIPAIS ARTRIAS

Coronrias: originam-se na poro inicial da aorta, irrigando o msculo cardaco; Cartidas: surgem do arco da aorta, irrigam a cabea e o pescoo (local onde podemos verificar os batimentos cardacos); Subclvia: irrigam os membros superiores e se ramificam em: braquial (dobra do cotovelo), radial e ulnar (punho local de verificao de pulso); Gstrica, heptica, esplnica, renais e mesentricas: ramificaes da aorta abdominal; Femural: originam-se das artrias ilacas e localizam-se na regio inguinal e na altura do joelho denomina-se popltea (locais de verificao de pulso); Dorsal do p: dorso do p (pulso pedioso).

5. PRINCIPAIS VEIAS

Baslica: mediana-ceflica: situadas nos membros superiores, chamadas de veias superficiais, que podem ser utilizadas para puno venosa, se unem formando a veia braquial; Subclvia: direita e esquerda, veia profunda, utilizada para introduo de cateteres de acesso central (procedimento mdico); Jugular: trazem o sangue da cabea e pescoo; Veia cava superior: unio da subclvia com a jugular, recebe o sangue das veias dos MMSS, trazendo o sangue ao trio direito; Safena: veia magna drena o sangue para veia femoral, que continua como ilaca; Veia porta: recebem sangue dos intestinos, estmago, bao e pncreas, que levado ao fgado, veia porta se capilariza, originando as veias hepticas; Veia cava inferior: originada das veias ilacas, recebem o sangue das veias renais e supra-hepticas, e vai desembocar no trio direto.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

32

Anatomia e Fisiologia

6. FUNES E MECANISMOS DO APARELHO CIRCULATRIO O aparelho circulatrio tem como primeira funo conduzir elementos nutritivos e estimulantes aos tecidos atravs do sangue. Em complemento a esta funo nutritiva, desempenha uma funo excretora, recolhendo resduos resultantes das clulas e conduzindo-os at os pulmes, pele e aos rins para eliminao atravs da respirao, suor e urina. Uma terceira funo regular a temperatura do corpo.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

33

Anatomia e Fisiologia

Quanto aos mecanismos, a circulao subdivide-se em grande circulao e pequena circulao. a-) Pequena circulao: o percurso do sangue venoso (rico em CO2) do ventrculo direito (VD) at o pulmo pela artria pulmonar. Nos pulmes o sangue venoso recebe oxignio e cede gs carbnico, transformando-se em sangue arterial (troca gasosa CO2 por O2), que retorna ao corao pelo trio esquerdo (AE) pelas quatro veias pulmonares. b-) Grande circulao: o percurso do sangue arterial do ventrculo esquerdo (VE) a todo organismo (troca gasosa O2 - CO2), levando pela artria aorta e seus ramos, elementos nutritivos aos tecidos e trazendo deles os produtos metablicos inteis (sangue desoxigenado venoso), atravs da veia cava superior e inferior, para o trio direito (AD).

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

34

Anatomia e Fisiologia

c-) Circulao atravs do fgado: o fgado irrigado pela artria heptica e veia porta, o sangue deixa o fgado atravs das veias hepticas e, desemboca na veia cava inferior. Atravs da veia porta, chegam ao fgado o sangue dos intestinos, estmago, bao e pncreas. As substncias que se encontram no sistema portal (circulao na qual o sangue de um ou mais rgos circula atravs de outro antes de retornar ao corao) so processadas no fgado. 7. CICLO CARDACO A distribuio do sangue pelo organismo, bem como a volta do sangue ao corao ocorre graas a movimentos rtmicos da musculatura cardaca. Estes movimentos compreendem contrao (sstole) e dilatao (distole) das fibras cardacas. Quem determina a freqncia com que o corao bate nos indivduos normais um componente do sistema de conduo cardaca chamada nodo sinusal (localizado no AD) que possui em seu interior clulas capazes de lanar estmulos espontnea e ritmicamente que determina os batimentos cardacos. No adulto, o nmero normal de batimentos por minuto de 60 a 80 vezes.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

35

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA HEMATOPOITICO
1. CONCEITOS GERAIS O sangue um lquido vermelho que circula no sistema fechado do corao e vasos sangneos. Estima-se que ele corresponda a 7% do peso corpreo. Um indivduo adulto possui cerca de 5 a 6 litros de sangue no organismo. Quando acondicionamos em um recipiente certo volume de sangue, notamos algum tempo depois, a delimitao de duas partes distintas: uma parte lquida ligeiramente amarelada, e uma parte compacta, bem vermelha.

2. FUNES Transporte: o sangue transporta oxignio, gs carbnico, nutrientes, hormnios, calor e resduos; Regulao: o sangue ajuda na regulao do pH (potencial de hidrognio), da temperatura corporal e do contedo de gua nas clulas; Proteo: os componentes do sangue protegem da perda de sangue por meio de coagulao, e dos microorganismos e toxinas por meio de atividades fagocitrias realizadas pelos glbulos brancos.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

36

Anatomia e Fisiologia

3. PARTE LQUIDA Plasma: lquido cor de palha composto de gua (91%) e compostos qumicos (9% - que se encontram suspensos na gua), entre os quais se encontram protenas, sais minerais, glicose, uria, colesterol, gordura, anticorpos, albumina, globulina, etc. Resumindo, o plasma formado por gua + partculas em suspenso. 4. PARTE SLIDA Hemcias (eritrcitos ou glbulos vermelhos): formam-se e amadurecem na medula ssea transportam o oxignio e tem papel importante no transporte de gs carbnico; possuem vida mdia de 120 dias, aps so destrudas no bao. Valores normais: 4.500.000/ml de sangue na mulher e 5.000.000/ml de sangue no homem. O quadro de anemia ocasionado pela baixa do nmero de hemcias no sangue. Leuccitos ou glbulos brancos: no indivduo sadio, o sangue contm um total de 7.000 leuccitos por mm3 aproximadamente. Sua principal funo combater os microorganismos que invadem nosso corpo. Estes defensores podem atravessar a parede dos vasos sangneos pelos poros e englobar os microorganismos, destruindo-os. Aps isso morrem e transforma-se em picitos (clulas de pus). Plaquetas: so as menores clulas do sangue. Normalmente, h cerca de 250.000 por mm3 de sangue. sua funo est relacionada com o processo de coagulao sangnea. 5. FATORES INIBIDORES DA COAGULAO SANGUNEA Heparina: formada no fgado, retarda a ao da trombina, encontrada na maioria dos rgos do corpo, empregada para prevenir o aumento de trombos. Fibrinosina: provoca a destruio da fibrina. Inibe a formao dos fatores de coagulao pela ao inibidora da vitamina K.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

37

Anatomia e Fisiologia

6. GRUPOS SANGUNEOS Sistema ABO: Em 1900, Landsteiner estabeleceu a tabela de doao e recepo de sangue que no conduz a erros fatais. Para tanto, juntou hemcias de um indivduo com soro sangneo de outros e observou que, s vezes, ocorria uma reao do tipo aglutinao, ou seja, as hemcias se aglomeravam, formando grumos visveis a olho nu. Diante desse fato, Landsteiner concluiu que no plasma (ou soro) sangneo existem anticorpos naturais responsveis pela aglutinao das hemcias. Conforme a reao determinada pelos anticorpos, Landsteiner classificou os indivduos em quatro tipos, reconhecidos como grupos sangneos do sistema ABO: GRUPOS SANGUNEOS A B AB O AGLUTINOGNIOS A B AeB Nenhum AGLUTININAS Anti-B Anti-A Nenhuma Anti-A e Anti-B

Em vrias ocasies, a medicina se serve das transfuses de sangue como medida teraputica para salvar vidas (caso de cirurgia, acidente com hemorragia grave, hemofilia, etc.). Para no ocorrer formao de grumos (aglutinao) obstruindo vasos sangneos importantes, a transfuso dever seguir rigorosamente o esquema abaixo:

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

38

Anatomia e Fisiologia

Fator Rh: por volta de 1940 foi descoberto por Landsteiner e Wiener outro elemento hereditrio do sangue, denominado fator Rh, que vem do macaco Rhesus em que inicialmente foi feita a experincia. Assim, denominamos: Rh + com presena de aglutinognio. Rh - possuem anticorpos

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

39

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA RESPIRATRIO
1. CONCEITOS GERAIS O aparelho respiratrio formado pelos pulmes e um sistema de tubos que comunicam o parnquima dos pulmes com o meio exterior. Sua funo primordial a captao do oxignio (O2) e a eliminao de gs carbnico (CO2). Pode-se dividir o aparelho respiratrio em duas pores bsicas:
NARIZ FARINGE

VIAS AREAS

LARINGE TRAQUIA BRNQUIOS

PULMES

Podemos, ainda, dividir o sistema respiratrio em duas partes: Vias areas superiores (VAS): cavidades nasais, faringe, laringe, traquia e brnquios; Via areas inferiores (VAI): rvore brnquica, brnquios menores, bronquolos e ductos alvelares.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

40

Anatomia e Fisiologia

O ar, rico em oxignio, entra pelas vias respiratrias atravs da inspirao e sai rico em gs carbnico, atravs da expirao. O ar ambiente que penetra no aparelho respiratrio, antes de entrar em contato com as pores terminais dos pulmes (onde ocorre a troca gasosa), passa por um processo de aquecimento e filtrao das partculas de poeira. O ar inspirado pode entrar no aparelho respiratrio de dois modos: atravs do nariz;
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

41

Anatomia e Fisiologia

atravs da boca. Em ambos os casos o ar alcana a faringe, a laringe e segue o caminho at os pulmes. Porm, o ar que adentra o aparelho respiratrio pela boca no sofre a devida filtrao das partculas e nem aquecido o suficiente. 2. VIAS RESPIRATRIAS Nariz: basicamente, o nariz consiste de um arcabouo piramidal sseo e cartilaginoso, coberto por pele e forrado internamente por pele (vestbulo) e mucosa, e dividido ao meio pelo septo nasal em duas narinas. Na pele da parte anterior interna h plos (vibrissas), que retm partculas do ar inspirado e mesmo insetos. O nariz protege a abertura externa das vias respiratrias e aumenta a rea de condicionamento do ar, em temperatura e umidade. Fossas nasais: comunica-se com o exterior pelas narinas externas e desembocam na faringe pelas narinas internas ou coanas. Existem clulas glandulares que produzem muco, formando uma pelcula e assegurando a umidade para o ar inspirado. Tm como funo aquecer e umidificar o ar inspirado e remover impurezas.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

42

Anatomia e Fisiologia

Faringe: esta uma parte comum aos aparelhos digestivo e respiratrio. O caminho da comida ou do ar depende de uma srie de movimentos voluntrios e involuntrios. um tubo msculo membranoso que se estende da base do crnio at o esfago. Assume importante funo na formao do som, particularmente dos sons orais. Laringe: liga a faringe com a traquia, uma cmara cartilaginosa de forma triangular situada na entrada da traquia e, que: transfere o ar da faringe para a traquia e vice-versa; evitam entrada de slidos e lquidos para as vias areas inferiores; responsvel pela produo dos sons atravs das cordas vocais. Este som, modificado pela lngua, palato, cavidade bucal e dentes, fossas nasais e seios paranasais, se transformam nos sons da fala, canto, choro, riso, etc. A laringe se apresenta protegida por nove cartilagens, que por sua rigidez evitam seu fechamento, de maneira que no h perigo de interferncia com a passagem do ar. A tiride, que a maior das cartilagens, protege a glndula tiride. O formato desta cartilagem, que lembra um livro semi-aberto, provoca certa proeminncia externa no pescoo conhecida como pomo-de-ado.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

43

Anatomia e Fisiologia

Traquia: tubo praticamente reto, com um comprimento no adulto de 10 a 12 cm, reforado por 15 a 20 anis cartilaginosos que impedem seu fechamento quando a presso do ar no seu interior diminui. Tem como funo permitir a passagem de ar, possui mobilidade elstica, fator importante na eliminao do muco por acessos de tosse. A traquia bifurca-se nos dois brnquios principais direito e esquerdo; esta regio de bifurcao chama-se carina. Brnquios, bronquolos e alvolos: a parte inferior da traquia divide-se em dois ramos denominados brnquios, que penetram nos pulmes e se ramificam formando os bronquolos. Cada bronquolo termina em um minsculo saco chamado alvolo pulmonar; cada alvolo envolvido por uma rede capilar (vasos finssimos) e a ocorre a hematose (troca de oxignio por gs carbnico). A parede dos brnquios e bronquolos possui uma importante camada de msculo liso capaz de regular o fluxo de ar direcionado aos pulmes. Internamente, o epitlio possui clulas produtoras de muco e dotadas de clios que batem continuamente para levar o muco em direo epiglote para ser deglutido.

Pulmes: so dois rgos com forma de pirmide formados pela reunio de cerca de 300 milhes de alvolos, o que lhes d uma consistncia esponjosa, estendendo-se do diafragma at acima da clavcula. Os pulmes representam um sistema para trocas gasosas, sendo, portanto a parte funcional do sistema respiratrio. As vias respiratrias so basicamente condutoras do ar ambiente at os pulmes; secundariamente, os pulmes aquecem, umedecem e retiram-lhes partculas estranhas. O pulmo direito um pouco maior que o esquerdo; o pulmo direito possui trs lobos e o esquerdo dois lobos. Existe, recobrindo os pulmes, uma dupla membrana chamada pleura. A membrana mais interna chama-se visceral e a mais externa parietal.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

44

Anatomia e Fisiologia

3. FISIOLOGIA DA RESPIRAO Fenmenos mecnicos: Inspirao: ocorrem devido movimentao de msculos atuantes neste processo, principalmente os que prendem s costelas (intercostais) e ao diafragma. Quando estes msculos se contraem, as costelas se levantam, o diafragma se abaixa e o volume da caixa torcica aumenta. Expirao: ocorre quando os msculos intercostais e diafragmticos se relaxam: as costelas abaixam, o diafragma sobe e o volume da caixa torcica diminui, comprimindo os pulmes, que expelem o ar.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

45

Anatomia e Fisiologia

Fenmenos qumicos: O oxignio do ar que chega aos alvolos pulmonares passa para o sangue dos capilares que envolvem esses alvolos. No sangue, parte desse oxignio vai se dissolvendo no plasma e a maior parte do oxignio liga-se hemoglobina (concentrao mdia de glbulos vermelhos; protena que contm ferro e o veculo de oxignio no sangue) contida nas hemcias, formando um composto chamado oxi-hemoglobina. Todo este oxignio encaminhado para as clulas, que liberam no sangue o gs carbnico. Este gs se dissolve no plasma e uma pequena parte se liga hemoglobina, formando um composto chamado carboxihemoglobina. Todo este gs carbnico encaminhado aos alvolos pulmonares para eliminao.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

46

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA DIGESTRIO

1. CONCEITOS GERAIS O aparelho digestrio consiste em uma srie contnua de cavidades e tubos interligados que recebem alimento do exterior, absorvem seus componentes nutritivos e eliminam os resduos. Compreendem formaes especiais para a mastigao, deglutio e produo de secrees digestivas. Estas formaes especiais tem o papel de separar do bolo alimentar (pela digesto mecnica e qumica) os elementos nutritivos como glicose e aminocidos que sero absorvidos no intestino e levados pelo sangue s clulas. O aparelho digestrio formado pelos seguintes rgos: BOCA FARINGE ESFAGO ESTMAGO INTESTINO

DELGADO GROSSO

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

47

Anatomia e Fisiologia

RGOS ANEXOS

Dentes Lngua Glndulas salivares Pncreas Fgado

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

48

Anatomia e Fisiologia

CAVIDADE BUCAL: uma cmara de tamanho varivel situada entre o palato (acima) e o soalho da boca (embaixo), onde se situa a lngua, o limite anterior dado pelos lbios e o limite lateral pelas bochechas. Na cavidade oral encontram-se dentes e gengivas, lngua, palato e abertura das glndulas salivares. Esta cavidade prolonga-se posteriormente na faringe, atravs da garganta. na boca que ocorre a verificao de sensaes como temperatura, gosto, odor, textura. Ocorre ainda a mastigao do alimento para reduzi-lo a partculas mais fceis de engolir e para facilitar a ao das enzimas.

Ainda encontram-se nesta cavidade os rgos anexos: a-) Lngua: estrutura com grande mobilidade que funciona misturando a saliva com o alimento e mantendo o bolo alimentar pressionando entre os dentes, para a mastigao e depois na deglutio, impelindo o bolo alimentar de caminhar para a faringe. Atravs de receptores especiais chamados de corpsculos gustativos ou papilas, distinguem-se as sensaes gustativas como doces (ponta), cidas (bordas), amargas (base) ou salgado (central).

b-) dentes: estruturas de consistncia dura, implantadas em cavidades dos maxilares; estas cavidades so denominadas alvolos. Os ossos alveolares so cobertos pelas gengivas.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

49

Anatomia e Fisiologia

A criana possui 20 dentes enquanto o homem adulto possui 32 dentes, sendo 16 no maxilar inferior e 16 no superior, adaptados para cumprirem a funo da mastigao, so assim divididos: incisivos cortarem dois caninos dilacerarem quatro pr-molares seis molares - triturarem Do ponto de vista da digesto, o papel dos dentes muito importante: trituram os alimentos possibilitando uma ao mais eficiente das enzimas digestivas. Se um pedao de qualquer alimento engolido inteiro, as enzimas entram primeiramente em contato com a parte exterior e s depois que vo atuar nas pores mais internas. Se este mesmo pedao for partido em pequenos fragmentos, as enzimas agem simultaneamente em vrias frentes de trabalho e, portanto, a digesto facilitada e concluda mais rapidamente.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

50

Anatomia e Fisiologia

Os dentes so divididos em trs pares: Raiz - parte implantada dentro dos alvolos dos maxilares; Colo-ligeiro depresso do dente; Coroa-parte visvel do dente. c-) glndulas salivares-considerada anexos do aparelho digestrio, so em nmero de trs pares: glndulas partidas; glndulas submandibulares ou submaxilares; glndulas sublinguais. So responsveis pela elaborao da saliva, lanando-a na cavidade bucal atravs de canais. Esta elaborao no ocorre de forma contnua, mas apenas quando as terminaes nervosas sensitivas da boca so ativadas por estmulos trmicos, qumicos ou mecnicos, ou como resultado de estimulao olfativa e psquica. O alimento mastigado na boca deve ser umedecido para deslizar melhor quando for deglutido. A saliva contm gua, substncia lubrificante e uma enzima digestiva chamada ptialina, que atua na decomposio dos polissacardeos como, por exemplo: o amido.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

51

Anatomia e Fisiologia

FARINGE: estrutura que pertence ao aparelho digestrio e respiratrio por se comunicar com as cavidades nasais (nasofaringe), a boca (orofaringe), e com a laringe (laringofaringe). um tubo situado aps a cavidade bucal, comunica-se superiormente com as fossas nasais (internamente) e com a cavidade bucal. Inferiormente comunica-se com o esfago e a traquia. Tem como funo participar na defesa do organismo e na deglutio. O bolo alimentar, ao passar pela faringe, encaminhado ao esfago. Isto ocorre independentemente de nossa vontade, sendo realizado por msculos involuntrios. O palato mole (prolongamento da parte superior da boca) se eleva, bloqueando as fossas nasais. A seguir ocorre a elevao da laringe, que pode ser percebida externamente no pescoo pela subida do pomo-de-ado, forando a epiglote a fechar a rvore respiratria, protegendo-a contra a entrada de slidos e lquidos.

Qualquer perturbao desses movimentos coordenados nos faz engasgar e s vezes, por acidente, alguma coisa pode entrar na rvore respiratria, provocando sufocao.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

52

Anatomia e Fisiologia

Como vimos, a faringe uma estrutura muito importante, pois a via de passagem da comida e do ar. Portanto, a epiglote, que uma cartilagem mvel, encaminha o ar para a laringe ou a comida para o esfago. ESFAGO: um tubo reto elstico com aproximadamente 25 cm de comprimento no adulto e que liga a faringe ao estmago. O bolo alimentar levado ao estmago por movimentos ondulatrios chamados movimentos peristlticos. Duas importantes estruturas presentes no esfago so: esfncter esofagiano superior (EES) que diminui a aerofagia (quantidade de ar deglutido); esfncter esofagiano inferior (EEI) que impede o refluxo gastro-esofgico.

ESTMAGO: poro mais dilatada do tubo digestivo, em forma de bolsa. Funciona como um reservatrio para os alimentos e inicia a parte qumica da digesto. Localiza-se abaixo do diafragma e esquerda do fgado. Comunica-se superiormente com o esfago por meio de um orifcio chamado crdia, e inferiormente com o intestino por meio de um orifcio chamado piloro (onde h a vlvula esfncter-pilrica). A forma e o volume do estmago esto sujeitos a grandes variaes; num mesmo indivduo variam segundo seu grau de enchimento e posio do corpo. Quando o alimento chega ao estmago, diversas substncias e enzimas com funes importantes iniciam o processo de quimificao, que a transformao do bolo alimentar em quimo, massa pastosa, acidificada e remoda que vai para o intestino. Composio do suco gstrico: - cido clordrico: que corri o alimento e d as condies ideais para a ao de enzimas produzidas pelo estmago; - Muco gstrico (mucina): formado principalmente na regio pilrica, protegendo a mucosa gstrica contra agresso do cido clordrico que
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

53

Anatomia e Fisiologia

muito corrosivo. Quando por algum motivo ocorre constantemente um aumento na produo do cido clordrico, a parede do estmago poder sofrer irritaes (gastrite) ou at feridas (lcera gstrica); - Enzimas: - Pepsina: enzima que age parcialmente sobre as protenas; - Renina ou quimosina: age sobre a protena do leite; - Lpase age sobre os lipdeos. A ao destas substncias sobre o alimento acompanhada de movimentos peristlticos da musculatura da parede do estmago, para que este se transforme numa verdadeira pasta, amassada e remexida (quimo).

INTESTINO: longo tubo com cerca 7 m de comprimento, dobrado vrias vezes sobre si mesmo, formando vrias curvas denominadas alas intestinais. no intestino que ocorre a maior parte da digesto e tambm a absoro dos materiais resultantes da digesto. O intestino divide-se em:
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

54

Anatomia e Fisiologia

a-) intestino delgado: tem cerca de 5,5 m de comprimento; superiormente comunica-se com o estmago atravs do esfncter pilrico. Inferiormente cmunica-se com o ceco (primeira parte do intestino grosso) atravs da vlvula ileocecal. Compe-se de trs partes: duodeno liga-se ao estmago; jejuno parte mdia; leo parte final. no intestino delgado que ocorre a quilificao que a ao do suco intestinal ou entrico, suco pancretico e blis sobre o quimo, transformando-o em quilo. Quando o alimento passa do estmago para o duodeno, ocorre a estimulao de certas clulas da parede do intestino, que eliminam enzimas. A mistura dessas enzimas com a gua forma o suco intestinal. Aps todas estas etapas por qual o alimento passaram (boca, faringe, esfago, estmago e intestino), sofrendo ao mecnica (mastigao e movimentos peristlticos) e ao qumica (enzimas), as grandes molculas existentes nos alimentos so desdobradas em molculas menores. A parede do intestino delgado agora funciona como um filtro, sendo atravessada por essas pequenas molculas. O material absorvido (glicose, aminocidos, cidos graxos, etc.) transportado pelo sangue at as clulas. b-) intestino grosso: tem cerca de 1,5 m de comprimento e estende-se do ceco ao orifcio anal. Divide-se em: ceco (nesta parte localiza-se o apndice vermiforme ou cecal), clon (ascendente, transverso e descendente), ala sigmide, reto e orifcio anal.

Todas as substncias formadas por molculas grandes e que no foram digeridas no so absorvidas pela parede do intestino delgado e seguem para o intestino grosso, onde permanecem sofrendo ao de bactrias de putrefao, constituindo as fezes, que so eliminadas de tempo em tempo atravs do nus. A gua que o organismo utiliza na digesto dos alimentos como solvente, auxlio no trnsito do alimento e facilitao da ao enzimtica reabsorvida e devolvida ao sangue nas partes finais do intestino grosso.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

55

Anatomia e Fisiologia

Em certas ocasies esta gua reabsorvida em quantidade acima ou abaixo do normal e o resultado pode ser priso de ventre ou diarria.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

56

Anatomia e Fisiologia

rgos anexos que atuam na qualificao


PNCREAS: rgo delgado longo, achatado, acoplado parede abdominal posterior. A cabea do pncreas, mais volumo0as, preenche a concavidade formada pelo duodeno. O corpo alonga-se para a esquerda, cruza a coluna vertebral e, ao aproximar-se do bao, afila-se em cauda. O pncreas segrega o suco pancretico, que age na digesto. Este suco lanado ao duodeno pelos dutos pancreticos principal e acessrio. As enzimas que formam o suco pancretico so: -Tripsina -Amilase pancretica: transforma o amido em acares; -Lipase pancretica: digere algumas gorduras.

O pncreas, alm das clulas que segregam o suco pancretico, possui outros tipos de clulas que se dispem em grupos denominados ilhotas de Langerhans, que segregam insulina, lanando-a no sangue, onde agiro sobre a glicose. FGADO: a maior glndula, e um dos maiores rgos do corpo. Ocupa a parte superior direita de cavidade abdominal, abaixo do diafragma, escondido dentro do gradil formado pelas costelas inferiores.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

57

Anatomia e Fisiologia

O fgado contribui para o processo digestivo com a produo dqa blis. A blis no uma enzima mas atua sobre as gorduras de modo semelhante ao detergente, dissolvendo as gorduras em pequenas gotas, o que facilita sua absoro pela parede intestinal. Outras funes metablicas importantes que recebem a participao do fgado so: - metabolismo Do produto da digesto dos alimentos; - produo de componentes da cascata de coagulao sangunea; - produo de albumina e vitamina D;

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

58

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA REPRODUTOR
1. CONCEITOS GERAIS O sistema reprodutor, destinado reproduo da espcie, agrupa os rgos responsveis pela produo de gametas masculinos (espermatozides) e femininos (vulos) que so os testculos e ovrios, alm dos rgos diretamente relacionados com a formao de um novo ser. 2. APARELHO REPRODUTOS MASCULINO O aparelho reprodutor masculino formado pelos testculos, canais ducto deferentes, vesculas seminais, ducto ejaculatrio, pnis e prstata (glndula anexa). TESTCULOS: so duas glndulas ovaladas, situadas fora da cavidade abdominal e envolvidos pela bolsa escrotal. So responsveis pela formao dos espermatozides, que ocorre nos tubos seminferos. Da armazenado no epiddimo (tubo que fica enovelado sobre si com aproximadamente 6 metros de comprimento). Todos os eventos s ocorrem de forma perfeita se a temperatura dos testculos for mantida 2 C abaixo da temperatura corporal (por esse motivo que os testculos localizam-se fora do organismo dentro do saco escrotal).

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

59

Anatomia e Fisiologia

Alm de formar os espermatozides nos tubos seminferos, os testculos produzem um hormnio chamado de testosterona, responsvel pelo desenvolvimento dos caracteres masculinos (plos no rosto, voz grossa, etc.). EPIDDIMOS: encontram-se justapostos a cada um dos testculos, sendo formados por um tubo de aproximadamente 10 cm de comprimento, enrodilhado, do tamanho de uma azeitona. Os espermatozides permanecem armazenados na sua parte terminal at o momento da ejaculao (fenmeno da eliminao do smen). CANAL DEFERENTE: so os maiores canais espermticos. De cada epiddimo sai um canal deferente, que penetra na cavidade abdominal, fazendo conexo com os rgos externos. os canais deferentes terminam na prstata e ao penetr-la, passa a ser chamado de ducto ejaculatrio (canal ejaculatrio). O ducto deferente o local onde a maior parte dos espermatozides fica armazenada depois de produzidos (podem ficar armazenados por at um ms). A funo dos canais deferentes transportar os espermatozides at a uretra. VESCULAS SEMINAIS: so dois sacos musculares de aproximadamente sete cm, encontrados direita e esquerda da bexiga. Secretam um lquido viscoso, que constitui a maior parte do smen, que alm de estimular a movimentao, protege e nutre os espermatozides. Essa secreo s liberada na ejaculao e contm protenas, frutose e vitamina C. DUCTOS EJACULATRIOS: se formam aps os canais deferentes juntarem-se s vesculas seminais. Estes canais transportam o smen (espermatozide + lquido seminal) at a uretra. Os canais ejaculadores juntam-se uretra passando pelo interior da prstata. URETRA: uma via comum tanto para a mico (conduz a urina da bexiga) como para a ejaculao (conduz o lquido seminal dos ductos ejaculatrios). PRSTATA: uma glndula anexa, situada na base da bexiga, envolvendo um pedao da poro superior da uretra. Segrega o lquido
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

60

Anatomia e Fisiologia

prosttico que ir facilitar a locomoo dos espermatozides. Com a adio dos produtos dessas glndulas (30 a 50 glndulas), o esperma convertido a smen (possibilita que o espermatozide permanea vivo por at dois dias no tero da mulher). PNIS: um rgo que desempenha funo urinria e sexual. formado por corpos cavernosos e corpo esponjoso. Os corpos cavernosos enchemse de sangue durante a excitao sexual, enrijecendo o pnis para a introduo na vagina. A outra parte do pnis, o corpo esponjoso, envolve a uretra, que conduz a urina e o smen.

O pnis dividido em trs partes: raiz, corpo e glande. A glande recoberta por uma prega mvel de pele chamada prepcio. Esta pele, quando no descobre a glande, origina um quadro de fimose. A circunciso a retirada cirrgica do prepcio.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

61

Anatomia e Fisiologia

3. CAMINHO DOS ESPERMATOZIDES Os espermatozides so produzidos nos tbulos seminferos e da por diante seguem o seguinte caminho: epiddimo, ducto deferente, ducto ejaculatrio, uretra e meio externo. Mas, os espermatozides no seguem esse caminho todo no momento da ejaculao. O estmulo a sua produo constante, e depois de produzidos eles ficam armazenados no ducto deferente, aguardando que ocorra a ejaculao para cumprirem o resto do caminho. A produo dos espermatozides nos ductos seminferos demora cerca de dois meses (60 a 64 dias). Sendo essa produo constante, h sempre uma quantidade de espermatozide disponvel para ser liberada em eventuais ejaculaes consecutivas, porque o espermatozide demora em caminhar dos tbulos ao epiddimo. Com isso, sempre haver espermatozides rumando em direo ao ducto deferente, onde ficaro armazenados.

4. APARELHO REPRODUTOS FEMININO

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

62

Anatomia e Fisiologia

O aparelho reprodutor feminino formado por: Grandes lbios Pequenos lbios Clitris Orifcio urinrio Orifcio vaginal

GENITAIS EXTERNOS

GENITAIS INTERNOS

Vagina tero Trompas ou tubas uterinas Ovrios

GENITAIS EXTERNOS: so os rgos genitais visveis, tambm chamados de vulva. Os grandes e pequenos lbios so pregas que protegem os orifcios da uretra e da vagina. O clitris homlogo do pnis, no tendo, porm a uretra nem corpo esponjoso. Compe-se de dois pequenos corpos cavernosos que o fazem entrarem em ereo na excitao sexual. O corpo do clitris termina em pequenina glande. uma estrutura altamente excitvel nas relaes sexuais.

GENITAIS INTERNOS:

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

63

Anatomia e Fisiologia

VAGINA: tubo fibro muscular de 7 a 10 cm de comprimento; uma cmara que comunica o tero com o exterior. receptora do pnis no coito; d a sada ao fluxo menstrual e, juntamente com a cavidade uterina, forma o canal do parto. TERO: constitudo por uma parede muscular espessa, tem formato de pra e em tamanho em mdia de 7 a 8 cm em seu maior dimetro. Localizado na bacia. O tero possui duas partes: colo (parte estreita) e corpo (parte larga) e trs camadas: endomtrio (camada mais interna onde ocorre a implantao do embrio aps a fecundao), miomtrio (espessa camada fundamental para expulso do feto no trabalho de parto) e perimtrio (camada mais externa aderida ao miomtrio). TUBAS UTERINAS: situam-se uma de cada lado da parte superior do tero, mede aproximadamente 10 cm e apresentam as seguintes divises: istmo (curto e fino), ampola (mais dilatada e longa) e infundbulo (aberto em funil de borda franjada pelas fmbrias). OVRIOS: so rgos com o formato de uma amndoa, medindo at cinco cm em seu maior dimetro e 1,5 de espessura mxima. So fixos na pelve por trs estruturas: mesovrio, ligamento prprio do ovrio e ligamento suspensrio do ovrio (onde esto presentes os vasos para nutrio destes rgos). So duas pequenas glndulas situadas na cavidade plvica, de cada lado do tero. Tem como funo a produo e desenvolvimento dos vulos (clulas sexuais femininas). Os ovrios tambm produzem hormnios femininos (estrognio e progesterona).

1. OVULAO

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

64

Anatomia e Fisiologia

Antes do nascimento, o ser humano do sexo feminino j tem formado nos ovrios todas as clulas que sero os futuros vulos. Na puberdade inicia-se nos ovrios, por ao hormonal, a maturao de uma destas clulas. Paralelamente, a parede interna do tero comea a se preparar para receber e nutrir o embrio. Esta preparao consiste em sensvel aumento de capilares nas paredes do tero para intensificar a circulao de materiais nutritivos nesta regio. O revestimento interno do tero se torna esponjoso e chamado de endomtrio. Quando a clula j est maturada dentro do ovrio e transformada em vulo, expulsa e captada pela tuba uterina. Esta etapa chama-se ovulao. A clula caminha pela trompa, impulsionada pelos movimentos de clios que vibram no seu interior em direo ao tero. No havendo neste perodo relao sexual, com a entrada de espermatozide no tero, o vulo morre em aproximadamente 24 horas e absorvido pela trompa. Alguns dias depois ( 14 dias) o endomtrio comea a descamar. A perda deste tecido pela vagina, acompanhada de sangramento, constitui a menstruao. Se, no entanto houver a entrada de espermatozide no tero durante a ovulao pode ocorrer fecundao, que normalmente se d na tuba uterina. O vulo fecundado passa a se chamar ovo ou zigoto; inicia ento uma srie de divises celulares, enquanto empurrado em direo ao tero. Depois de se implantar na parede do tero (nidao), onde nutrido, o embrio se desenvolve.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

65

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA NERVOSO
1. CONCEITOS GERAIS O sistema nervoso uma complexa trama de clulas e fibras nervosas cuja finalidade tornar o organismo integrado e capaz de funcionar como um todo. O sistema nervoso ramifica-se por todo o organismo e relaciona os rgos entre si, coordenando funes.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

66

Anatomia e Fisiologia

2. CLULA NERVOSA Uma clula nervosa tpica, denominada neurnio, tem trs partes principais: dendritos, axnio e corpo celular. Os dendritos e o axnio so prolongamentos do neurnio. Os dendritos conduzem os impulsos nervosos em direo ao corpo celular (recebem as informaes); o corpo celular a poro que interpreta as informaes e o axnio em direo contrria, mandam as respostas (impulsos que se afastam do corpo celular). Envolvendo o axnio, pode-se notar a presena de duas bainhas (envoltrios): uma interna de mielina (substncias gordurosas) e outra externa, muito fina, denominada neurilema ou bainha de Schwann. A mielina funciona como isolante na transmisso de impulsos nervosos, podendo ser comparada ao envoltrio plstico que reveste os fios que conduzem eletricidade. A mielina faz com que o impulso seja conduzido pelas fibras nervosas com uma velocidade maior do que nos nervos sem mielina.

Os inmeros neurnios do SN esto interligados entre si formando verdadeiras redes de comunicao. A informao passa de um neurnio a outro atravs das sinapses ( a forma de comunicao entre os neurnios um neurnio sempre vai comunicar-se com outro atravs de uma sinapse).
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

67

Anatomia e Fisiologia

3. TRANSMISSO DOS IMPULSOS NERVOSOS Quando voc espeta o dedo com uma agulha, imediatamente voc o puxa. Por qu? A agulha, ao perfurar o dedo, estimulou uma clula nervosa receptora que transmitiu este estmulo clula a clula at o crebro ou a medula. Uma resposta mandada de volta tambm clula a clula, determinando a contrao muscular do seu dedo. Isto tudo em frao de milsimos de segundo.

Os impulsos nervosos sempre so conduzidos em sentido nico: passam do axnio de uma clula nervosa para os dendritos de outra. O que garante esse fluxo a sinapse, ponto de transmisso entre dois neurnios. 4. AO DO SISTEMA NERVOSO O SN juntamente com o sistema endcrino o responsvel pelo comando de todas as atividades do organismo. Estas atividades podem ser dividia em dois grupos:
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

68

Anatomia e Fisiologia

Atividades de vida de relao: na qual o SN utilizado para receber estmulos do meio externo e enviar respostas, proporcionando assim, nossa relao com o meio ambiente e outras pessoas. Atividade de vida vegetativa: na qual o SN participa do controle do funcionamento de nossas vsceras. As atividades do SN envolvidas com a vida de relao so conscientes e as atividades da vida vegetativa so inconscientes. 5. DIVISO DO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso pode ser dividido em duas partes: Sistema Nervoso Central (SNC); Sistema Nervoso Perifrico (SNP). Existe um componente do SNC chamado sistema nervoso autnomo, que funciona no nvel do inconsciente, controlando numerosas funes de rgos internos (batimentos do corao, contraes peristlticas do intestino, atividade secretora do pncreas, etc.).

Sistema Nervoso Central (SNC): um conjunto de rgos nervosos contidos no caixa craniana, que continua com a medula espinhal ou nervosa, contida na coluna vertebral. O SNC formado por dois constituintes bsicos: medula espinhal e encfalo. O conjunto de rgos contidos na caixa craniana forma o chamado encfalo (crebro, cerebelo e bulbo).
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

69

Anatomia e Fisiologia

Circundando todo o SNC e presente tambm em seu interior h um lquido chamado lquor ou lquido cefalorraquidiano (LCR) que est envolvido com a circulao de nutrientes e com a proteo contra choques mecnicos.

A medula espinhal e o encfalo apresentam trs membranas que os protegem e esto situadas logo abaixo dos ossos da coluna vertebral e da caixa craniana. Essas membranas so denominadas meninges: Dura-mter (externamente); Aracnide (mdia); Pia-mter (internamente). a-) ENCFALO: constitui-se de crebro, cerebelo e tronco enceflico (bulbo, ponte e mesencfalo). Crebro: o rgo nervoso mais volumoso do encfalo, ocupando quase toda a caixa craniana. Apresentam na superfcie externas salincias denominadas circunvolues cerebrais e sulcos chamados de cissuras. Apresenta tambm um grande sulco chamado de cissura inter-hemisfrica, o qual divide o crebro em dois hemisfrios. Por sua vez, cada um desses hemisfrios divide-se externamente por sulcos ou cissuras menores em quatro lobos.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

70

Anatomia e Fisiologia

Cada lobo recebe o nome de acordo com a regio em que est localizado: lobo frontal, parietal, occipital e temporal. Os lobos apresentam trs funes principais: - desenvolvimento da inteligncia; - sensibilidade; - motricidade. Essas trs funes principais esto distribudas no crebro da maneira seguinte: lobo frontal: o centro das funes mentais superiores; lobos parietais: o centro das impresses tteis e trmicas; lobo occipital: o centro das impresses visuais; lobos temporais: o centro das impresses auditivas.

H regies situadas na parte inferior do crebro denominadas tlamo e hipotlamo, relacionadas regulao da presso sangunea, temperatura corporal, ao equilbrio hdrico e metabolismo de carboidratos e gorduras, ao sono, etc. Cerebelo: situa-se na regio posterior e inferior do crebro. esse rgo que coordena a harmonia dos movimentos. Outras funes importantes so: a manuteno do equilbrio e postura do corpo e o controle do tnus muscular.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

71

Anatomia e Fisiologia

Tronco enceflico: composto de - Bulbo: rgo intermedirio entre o crebro e a medula, mede trs cm. de altura e pesa aproximadamente 8 g. Localizam-se no bulbo dois dos mais importantes centros nervosos, ou seja, o centro respiratrio e o centro cardiovascular. Esses centros localizam-se na regio do bulbo denominada n vital. Uma agulha ou estilete, atingindo o n vital, acarreta morte instantnea. - Ponte: localizada entre o bulbo e o mesencfalo; possui importncia na comunicao entre o cerebelo e outras estruturas do SN. - Mesencfalo: localiza-se entre a ponte e o crebro e possui importantes comunicaes. b-) MEDULA ESPINHAL: a medula a continuao do bulbo. um cordo nervoso de aproximadamente 45 cm de comprimento por um cm de dimetro que desce pelo interior da coluna vertebral. A principal funo da medula transmitir os estmulos nervosos da periferia do corpo at o crebro, bem como as respostas produzidas pelo crebro. Constituem o centro nervoso responsvel por uma srie de atos reflexos, principalmente os relacionados com o instinto de conservao e defesa. O caminho do impulso nervoso se chama arco reflexo.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

72

Anatomia e Fisiologia

O estmulo recebido por um corpo estranho na pele da planta do p e recebido por terminaes nervosas e conduzido por um neurnio sensorial at a medula. Esta envia uma ordem, atravs de um neurnio sensorial at a medula. Esta envia uma ordem, atravs de um neurnio motor, aos msculos da perna, determinando que entrem em ao, fazendo com que a perna se contraia em uma frao de segundos. Esse tipo de movimento involuntrio recebe o nome de ato reflexo. O ato reflexo involuntrio porque a resposta motora no depende do crebro. Estrutura do sistema nervoso central (SNC): os rgos do sistema nervoso so formados por duas substncias: a cinza entoa e a branca. - substncia cinzenta: formada pela reunio de vrios corpos celulares das clulas nervosas (neurnios). - Substncia branca: formada pela reunio de vrios axnios dessas clulas nervosas (neurnios).

A substncia branca e a cinzenta distribuem-se de modos diferentes nos quatro principais rgos nervosos do SNC. O crebro e o cerebelo so formados de substncia cinzenta por fora e substncia branca por dentro.
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

73

Anatomia e Fisiologia

Sistema Nervoso Perifrico (SNP): a parte do sistema nervoso formada pelo conjunto de nervos que partem do encfalo (crebro, cerebelo e bulbo) denominados nervos cranianos e dos nervos que partem da medula denominados: nervos raquianos ou espinhais. Portanto, os componentes do SNP so: nervos cranianos, nervos espinhais e gnglios espinhais. a-) Nervos Cranianos: so os que partem do encfalo e esto distribudos no organismo em 12 pares:

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

74

Anatomia e Fisiologia

b-) Nervos espinhais: as pores da medula de onde saem o maior nmero de nervos espinhais so as pores prxima ao pescoo, MMSS e MMII; isto ocorre porque os nervos espinhais tem como objetivo inervar os msculos e com isso, locais em que h um maior nmero de msculos, haver maior nmero de nervos. Este grande nmero de nervos que se dirige para estes trs locais citados forma os plexos nervosos. Os nomes destes plexos so: - plexo cervical: nervos que se dirigem para o pescoo; - plexo braquial: nervos que se dirigem para os MMSS; - plexo lombo-sacral: nervos que se dirigem para os MMII. Sistema Nervoso Autnomo (SNA): embora a palavra autnoma d uma idia de independncia, o sistema nervoso autnomo est ligado ao sistema nervoso central. O nome autnomo aqui empregado refere-se ao fato de que os processos normalmente regidos por este sistema nervoso so involuntrios e independentes do SNC. Os processos regidos pelo SNA so inconscientes. Apesar de sua relativa independncia, a SNA pode em certas circunstncias sofrer influncia do SNC. Para melhor esclarecimento, podemos dizer que, enquanto o SNC se incube da recepo e das respostas aos estmulos que vem do exterior, o SNA recebe e responde aos estmulos provenientes do prprio corpo. O sistema nervoso autnomo coordena as atividades do organismo atravs de seus dois componentes: o sistema nervoso simptico e o sistema nervoso parassimptico. De um modo geral, estes dois componentes tm papis opostos, isto , quando um estimula uma atividade o outro a inibe. Exemplo: o sistema nervoso parassimptico contrai a pupila, enquanto o sistema nervoso simptico dilata a pupila. Esta ao antagnica fundamental para garantir um equilbrio na atividade interna do organismo.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

75

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA URINRIO
1. conceitos gerais. O sistema urinrio constituido pelos elementos: -rins -vias urinrias: clices; bacinetes; ureteres; bexiga; uretra

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

76

Anatomia e Fisiologia

A funo bsica deste sistema a filtrao do sangue, contribuindo para a eliminao de resduos do metabolismo celular e substncias no aproveitveis. O sistema urinrio participa tambm da eliminao de grande parte dos medicamentos junto com a urina formada;.Est envolvido com o controle de gua e eletrolticos do organismo (equilbrio hidroeletroltico) e excreta substncias em excesso no sangue. De modo genrico, pode-se dizer que o sistema urinrio participa do controle da homeostase que deve ser entendida como constncia do meio externo. RINS: so rgos em forma de feijo, de cor vermelho-tijolo, e esto situados na altura da cintura, ficando um de cada lado da coluna vertebral. Destinam-se a retirar as substncias txicas do sangue, formando a urina. A borda medial de cada rim est recortada ao meio por uma concavidade chamada de hilo do rim. A artria renal e a veia renal penetram nesse rgo pelo mesmo caminho sai a poro superior dilatada do ureter.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

77

Anatomia e Fisiologia

2. A FILTRAO DO SANGUE E O TRAJETO DA URINA

Ao penetrar nos rins pelas artrias renais, o sangue distribuido pelas vrias unidades renais (mais de um milho) responsveis pela retirada dos resduos txicos a serem eliminados. Aps a filtrao do sangue sai dos rins pelas veias renais. As unidades renais so chamadas de nfrons e apresenta as seguintes partes: uma cpsula de Bowman, que um corpsculo esfrico no interior do qual os capilares formam um emaranhado lembrando um novelo de l, chamado de glomrulo renal. Na cpsula de Bowman o sangue filtrado e forma-se uma urina. Muito aquosa que segue por um tubo em forma de U, a ala de henle. No tbulo contornado e na ala de henle ocorre reabsoro de elementos teis que foram filtrados na cpsula de Bowman, como vitaminas, aminocidos, glicose, gua, etc. A urina agora mais concentrada segue pelo tubo coletor dos diversos nfrns e goteja nos clices renais. Em seguida, a urina passa pelos bacinetes e conduzida pelos ureteres para acumular-se na bexiga.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

78

Anatomia e Fisiologia

VIAS URINRIAS; so os rgos que conduzem urina formada pelos rins (para fora do corpo humano). As vias urinrias so formadas pelas partes que se seguem: a) Clices: pequenos tubos que ligam uma parte do rim ao bacinete; b) Bacinetes: reservatrios situados, em parte, dentro do hilo: c) Ureteres: tubos com cerca de vinte e cinco de comprimento que ligam os bacinetes bexiga. A principal funo a conduo da urina formada nos rins para a bexiga; d) Bexiga: bolsa msculo-membranoso com a funo de armazenar a urina at a expulso. A bexiga se dilata medida que a urina vai se acumulando. Quando o volume atinge cerca de 250 a 300 cm 3, sentimos vontade de urinar. O anel muscular que fecha a bexiga (esfncter urinrio) se relaxa e a urina eliminada pela uretra; e) Uretra: canal que se inicia na bexiga, abrindo-se no exterior; a uretra masculina um tubo em forma de S de aproximadamente 20 cm de comprimento, a ltima poro esponjosa, localiza no interior do corpo esponjoso do pnis e constitui a poro que estabelece a comunicao com o meio exterior. A uretra feminina um tubo muscular de tamanho menor (4 e 5 cm de comprimento) e tambm est sujeita a ao do esfncter interno (involuntrio na bexiga) e3 externo (voluntrio no diafragma urogenital).

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

79

Anatomia e Fisiologia

RGOS DOS SENTIDOS

Os rgos dos sentidos so aqueles que recolhem informaes do meio ambiente e encaminham estes estmulos ao crebro pelos seus nervos correspondentes. atravs dos rgos dos sentidos que o homem explora melhor o meio ambiente e as relaes com seus semelhantes. Os sentidos so: viso, paladar ou gustao, tato, olfato e audio. Para a captao de cada sentido existe um rgo correspondente: Viso olhos; Paladar lngua; Tato pele; Olfato nariz; Audio ouvidos. Em cada um desses rgos existem partes que tem as denominaes seguintes: Receptor externo: colhe as impresses sensitivas na periferia do organismo; Transmissor: so fibras nervosas cuja finalidade conduzir as impresses perifricas colhidas; Receptor interno: regio do crebro que transforma as impresses colhidas pelo receptor externo em sensaes. SENTIDO DA VISO: o sentido da viso nos permite perceber as impresses luminosas decorrentes dos feixes luminosos que se refletiu em um objeto ou foram emitidos por este. - Parte do olho: o olho formado por trs membranas envolventes (esclertica, coride e retina) e por alguns meios transparentes (crnea, humor aquoso, cristalino e humor vtreo). Esclertica: a membrana mais externa do olho. Por ser resistente protege e d forma ao olho. Na parte anterior, a esclerticas abaulada e transparente, permitindo a entrada dos raios luminosos. Esta parte anterior chama-se crnea (branco do olho).
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

80

Anatomia e Fisiologia

Coride: membrana logo abaixo da esclertica, rica em vasos sanguneos que nutrem as clulas do olho. No centro de sua parte anterior a coride tem um orifcio denominado pupila ou menina dos olhos. Envolvendo este orifcio encontramos um disco colorido chamado ris. Retina: membrana interna do olho onde encontramos clulas especializadas em captar estmulos luminosos. Na retina temos uma mancha amarela ou macula ltea, que o local onde incide a imagem em um olho com viso normal. Crnea: como j vimos, a parte transparente da esclertica (branco do olho). Humor aquoso: lquido localizado entre a crnea e o cristalino. Cristalino: uma lente natural que modifica sua curvatura em funo da distncia do objeto para ajustar os feixes luminosos na mcula ltea. Humor vtreo: mais consistente que o humor aquoso e localiza-se na cmara posterior do olho. Contribui para manter a forma esfrica do globo ocular.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

81

Anatomia e Fisiologia

- Estruturas anexas ao globo ocular: compreendem as plpebras, superclios (sobrancelhas), clios (pestanas), glndulas lacrimais e msculos motores. As plpebras, com movimentos rpidos de fechamento, protegem o olho contra agresses diversas, inclusive a entrada do excesso de luz. Os superclios e os clios tambm protegem o globo ocular contra a penetrao de suor, poeira e mesmo contra o excesso de luz. As glndulas lacrimais, situadas sob as plpebras superiores, umidificam a crnea, facilitando o deslizamento das plpebras nos movimentos de piscar. O globo ocular pode se movimentar para todos os lados graas a um complicado conjunto de msculos. Fisiologia da viso: os raios luminosos que partem de um objeto ou se refletem nele atravessam todas as estruturas transparente do olho (crnea, humor aquoso, pupila, cristalino e humor vtreo), para formar na retina (macula ltea) uma imagem menor do que o objeto e invertida. Estes feixes luminosos estimulam determinadas clulas especializadas da retina, que enviam atravs do nervo ptico a mensagem ao crebro, que as interpreta.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

82

Anatomia e Fisiologia

Alguma alterao da viso: para que se tenha uma sensao visual adequada, necessrio que o cristalino focalize a imagem sobre a retina. Quando isso no ocorre, temos a sensao de viso sem nitidez. Vejamos o que acontece em alguns casos de alteraes visuais. Miopia: o cristalino forma a imagem antes da retina, obrigando os portadores dessa alterao visual a aproximar o objeto dos olhos alm do normal para melhorar a sensao da viso. A correo feita pela utilizao de lentes que afastam os raios luminosos, levando a imagem retina.

Hipermetropia: o cristalino no forma a imagem sobre retina. Imaginariamente, esta imagem formada depois da retina, obrigando os portadores desta alterao visual a afastar o objeto dos olhos para melhorar a sensao de viso. A correo feita pela utilizao de lentes que aproximam os raios luminosos, levando a imagem retina.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

83

Anatomia e Fisiologia

Astigmatismo: ocasionado por pequenas alteraes na curvatura da crnea, fazendo com que a sensao de viso no seja clara, ntida, e causando a impresso de superposio dos objetos. como os fantasmas que aparecem nos personagens de um televisor fora de foco. SENTIDO DO PALADAR OU GUSTAO: o sentido da gustao nos permite fazer a seleo dos diversos alimentos pelo reconhecimento do sabor. O rgo responsvel pelo paladar a lngua, que percebe quatro sabores bsicos: doce, salgado, cido (azedo) e amargo. Os demais sabores surgem pela combinao desses quatro. Ao colocar-se um alimento na boca, sensibilizam-se as clulas gustativas que se localizam dentro das papilas linguais (salincias localizadas sobre a mucosa da face superior da lngua). Atravs dos nervos da lngua (nervo glossofarngeo), estes estmulos captados so levados ao crebro e identificados. A distribuio das clulas gustativas no uniforme em toda a lngua. SENTIDO DO TATO: o sentido do tato nos permite apreciar a forma, superfcie, dimenso e temperatura dos objetos. O sentido do tato est situado principalmente na pele, aonde chegam fibras nervosas sensitivas que terminam livremente, ou ento dentro dos corpsculos tteis. A sensibilidade maior ou menor de uma regio do corpo est relacionada com o nmero de terminaes nela existentes. Os locais mais sensveis so as extremidades dos dedos, a lngua, os lbios e a ponta do nariz. As impresses de dor, calor, frio, tato e presso chegam aos corpsculos tteis, que se comunica com as terminaes nervosas, mediante as quais atingem o crebro. SENTIDO DO OLFATO: o sentido do olfato nos permite perceber os odores. Para sentirmos o odor de qualquer substncia necessrio que esta desprenda partculas gasosas, ou seja, deve ser voltil. Ao inspirarmos, o ar passa pelas fossas nasais e deixa na mucosa olfativa as molculas odorferas dissolvidas no ar. Assim as terminaes nervosas do nervo olfativo presentes nesta mucosa podem ser estimuladas e encaminhar as mensagens at o crebro, sendo ento transformadas em sensaes odorferas.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

84

Anatomia e Fisiologia

SETIDO DA AUDIO: quando um corpo qualquer est vibrando, o ar que est em volta tambm vibra. Estas vibraes so as ondas sonoras que, quando captadas pelos ouvidos, so encaminhadas ao nervo auditivo para chegar ao crebro. O ouvido dividido da forma seguinte: ouvido externo, ouvido mdio e ouvido interno. Ouvido externo: formado pelo pavilho auditivo (orelha) e pelo canal auditivo externo, que termina numa membrana chamada tmpano. O pavilho auditivo tem a funo de recolher as ondas sonoras e encaminh-las pelo canal auditivo, que apresenta no seu interior vrios plos e glndulas que produzem o cerume, para impedir a penetrao de corpos estranhos. Ouvido mdio: seria uma cmara fechada se no fosse comunicao com a faringe por um tubo chamado trompa de Eustquio. No ouvido mdio encontramos uma cadeia de pequenos ossos chamados de martelo, bigorna e estribo. O martelo encostado no tmpano passa as vibraes para a bigorna e esta ao estribo que est encontrado na janela oval. Ouvido interno: por sua complexidade, o ouvido interno tambm conhecido como labirinto; esta parte do ouvido formada pela cclea, que uma estrutura em forma de caracol, e pelos trs canais semicirculares. A cclea contm as terminaes do nervo auditivo. As ondas sonoras so recolhidas pela orelha encaminhadas pelo canal auditivo ao encontro do tmpano, que ento vibra como a membrana de um tambor. As vibraes provenientes da membrana do tmpano so transmitidas membrana da janela oval atravs da cadeia de ossos (martelo, bigorna e estribo). A membrana da janela redonda recebe pelo ar proveniente do ouvido mdio (a trompa de Eustquio permite que o ouvido mdio esteja sempre cheio de ar). Desta maneira a membrana timpnica suporta presses iguais em seus dois lados, externo e interno, permitindo que ela vibre com maior facilidade. As vibraes recebidas na membrana das janelas oval e redonda comprimem um lquido existente no interior da cclea, produzindo agitao. Estas agitaes do lquido excitam as clulas auditivas, que encaminham os impulsos nervosos ao crebro atravs do nervo auditivo.

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

85

Anatomia e Fisiologia

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

86

Anatomia e Fisiologia

SISTEMA ENDCRINO
Assim como os rgos dos sentidos e o sistema nervoso nos proporcionam toda uma serie de informaes a respeito das condies exteriores, permitindo-nos responder aos mais variados estmulos, existe tambm um complexo sistema interno capaz de induzir, ativar ou inibir o funcionamento dos rgos. Este sistema representado pelas glndulas endcrinas e pelos hormnios que elas fabricam. Hormnio toda substancia que, fabricada por uma clula, por um tecido ou por um rgo, age em outro local, sendo transportado pelo sangue. Os hormnios possuem funes no desenvolvimento harmnico do organismo, crescimento do esqueleto, distribuio dos pigmentos da pele, cabelos e dos olhos, desenvolvimento dos plos, caractersticas sexuais, etc. GLANDULAS ENDCRINAS Glndula tireide: localizada na parte inferior do pescoo e anterior da traquia, lana no sangue um hormnio denominado tiroxina, que rico em iodo. A tiroxina atua na formao dos ossos, no crescimento dos jovens e na queima de substancias que so absorvidas pela clula de diversos tecidos dos rgos. Quando a tireide no funciona adequadamente aparecem algumas conseqncia orgnicas, como o hiper e o hipotiroidismo. O hipetiroidismo (produo excessiva de tiroxina) causa emagrecimento, excitao nervosa, exoftalmia (olhos saltados das rbitas), fome intensa, etc. O hipotiroidismo (menor produo de tiroxina) provoca cansao, obesidade, algum retardo mental, desenvolvimento sexual deficiente, etc. Glndulas paratireides: so quatro pequenas glndulas com funcionamento independente da tireide, embora estejam includas na mesma massa de tecido. Lana no sangue um
Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

87

Anatomia e Fisiologia

hormnio denominado paratormnio cuja finalidade manter o equilbrio de clcio no organismo. Glndula hipfise: situada na parte inferior do crebro, encaixa-se numa depresso do osso esfenide, na base do crnio, e denominada sela turca. Trata-se de uma glndula de extraordinria importncia, no somente pelos efeitos diretos de seus hormnios como tambm pelo fato de alguns deles serem estimuladores de outras glndulas. Devido a esse fato considerada como a glndula me. Entre os numerosos hormnios sintetizados pela hipfise destacaremos quatro Hormnio tireotrpico: atua sobre a produo de hormnios da tireide; Hormnio gonadotrpico: atua sobre a produo de hormnios das glndulas sexuais do homem (testculos) e da mulher (ovrios); estimula a atividade das glndulas mamarias durante a gestao, pela prolactina; Hormnio somatotrpico: hormnio do crescimento; Hormnio adrenocorticotrpico (ACTH): atua sobre a produo de hormnios das supra-renais. Glndulas supra-renais: so duas glndulas localizadas sobre os rins, constitudas por uma parte externa chamada de crtex e outra interna chamada medula. O crtex segrega dois hormnios: corticosterona e desoxicorticosterona, que regulam o aproveitamento de gua, sais, acares e protenas nos tbulos renais, agem na produo de calor e no combate s infeces. A medula da supra-renal segrega um hormnio denominado adrenalina, que acelera o corao, produz vasoconstrico e torna as contraes musculares mais fceis e mais intensas. Timo: existe no mediastino anterior, na frente da traquia, uma glndula denominada timo que regride progressivamente com o incio da maturidade sexual. Hoje em dia esta glndula considerada um rgo de defesa do organismo

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

88

Anatomia e Fisiologia

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
ALMEIDA, R.M. Anatomia e fisiologia do corpo humano. Escola de Enfermagem da Santa Casa. CRUZ, F.L.F. Anatomia e fisiologia. 1 edio. So Paulo, 2005. Editora difuso. (Yendis). DANGELO e FATTINI. Anatomia Humana bsica So Paulo. Editora Atheneu, 2000. ERHART, E.A. Elementos de anatomia humana, 6 edio. So Paulo. Editora Atheneu. FRATESCHI E ROSSETO. Anatomia e fisiologia em enfermagem 1 edio. So Paulo, 2001. KAWAMOTO, EMILIA EMI. Anatomia e fisiologia humana- 2 edio- So Paulo. EPU, 2003. MEDEIROS, O.N.A. Anatomia e fisiologia. Volume 1. Projeto educao na sade. Ministrio do trabalho, 1999. NETER, FRANK H. Anatomia Humana 2 edio- Porto Alegre; Artes Mdicas Sul, 2000. ROMEL, M. E. Anatomia e fisiologia humana. Senac Departamento Nacional. Rio de Janeiro, 2000. SLEUTJES, L. Anatomia e fisiologia humana. 1 edio. So Paulo, 2002 Editora difuso. (Yendis).

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

CENTRO DE ESTUDOS PROFISSIONALIZANTES ALFA

89

Anatomia e Fisiologia

NDICE
Introduo Citologia Humana Histologia Humana Sistema Esqueltico Articulaes Sistema Muscular Sistema Cardiovascular Sistema Hematopoitico Sistema Respiratrio Sistema Digestrio Sistema Reprodutor Aparelho Reprodutor Masculino Aparelho Reprodutor Feminino Sistema Nervoso rgos do Sentido Sistema Endcrino Sistema Urinrio 01 05 09 12 20 21 29 36 40 47 59 60 63 66 76 83 85

Rua: Herval, 568 Belm SP - Fone: 2693 1734 / 2694 3950.

You might also like