You are on page 1of 7

Cultura Material, Museus e Histria: algumas consideraes sobre um debate que no to intenso quanto deveria ser...

Jos Bittencourt Pesquisador do Museu Histrico Nacional

Recentemente, folheando um catlogo de leiles publicado pela Casa Christie, de Londres, me deparei, por entre quadros e gravuras, ou seja, entre as obras que, geralmente, esperamos encontrar em um leilo, alguns objetos bastante curiosos. Eram velhas latas de conserva, ganchos de parede, luvas de couro e l, tirantes de couro e uma lanterna. Esta ltima surpreendia devido ao preo mnimo pedido pelo leiloeiro - algo em torno de trs mil libras. Os objetos tinham sido recolhidos, no final dos anos 50, por uma expedio que visitara a cabana na qual comandante Shackleton passou o inverno, no incio do sculo, na Antrtica. Pois bem - objetos que, normalmente seriam considerados como lixo, atingem alto status e altos preos. O assunto merece uma digresso, para que, pelo menos, passemos a observar os dejetos de nossa cultura industrial com outros olhos.

O primeiro ponto que gostaramos de tocar diz respeito a uma das disciplinas consideradas, atualmente, como por excelncia afeita aos museus a cultura material. Segundo os anglo-saxes, bastante adiantados nessa discusso, cultura material um termo [...] usado significando artefatos construdos por seres humanos atravs de uma combinao entre matrias brutas e tecnologia, e que, para fins prticos, podem ser distinguidos das estruturas fixas por sua mobilidade1. A noo de cultura material, que, em princpio, se aplicaria apenas a objetos soltos, pode ser extendida de maneira a abranger quase todas as produes humanas. Basta citar o texto de um grande especialista norte-americano, Schlereth, que escreveu, no prefcio de um de seus livros, considerar a histria da tecnologia, os estudos de folclore, a antropologia cultural,

arqueologia histrica, geografia cultural e histria da arte como sub-campos dos estudos de cultura material2. Embora seja dificil conceituar uma disciplina de tal maneira abrangente, sabido que os estudos das produes materiais avanou mais nos pases de lngua inglesa, tanto quanto nos antigos estados comunistas. No mundo latino, particularmente na Frana e na Itlia, essas disciplinas tendem a ser mais isoladas entre si. Ainda assim, pouco tempo atrs, disse um especialista na matria que , em anos recentes [...] a interpretao da cultura material tem se tornado uma preocupao acadmica. Uma razo para isto o fato de que as colees museolgicas representam a cultura material armazenada desde o passado, enquanto as exposies museolgicas so o principal meio atravs do qual o passado publicamente apresentado[...]3. Diante de tal afirmao, podemos entender que os museus so capazes de mostrar, por meio de suas colees, o homem, que o verdadeiro objeto de sua pesquisa, pois representam (as colees) a expresso material das relaes humanas.

De um ponto de vista estrutural, a disciplina cultura material plasma-se em trs dimenses: uma espacial (a topologia das transformaes naturais e seus resultados visveis), uma cronolgica (que se manifesta em termos de processos evolutivos) e uma terceira, social, que produz diferenas no interior de um mesmo conjunto humano, sendo possvel observar nveis de cultura material que separam os grupos sociais. Esses nveis manifestam-se tecnicamente, economicamente, mas tambm (pensamos ns) simbolicamente. As colees museolgicas parecem abarcar as trs dimenses propostas, e estas acabam por transferir-se para as exposies. Neste momento, objetos produzidos por um conjunto que abrange relaes de diversos nveis, transformam-se em um documento.

A questo extremamente controversa, visto que boa parte dos historiadores no aceita a separao entre cultura e cultura material. Alguns chegam a considerar a distino inteiramente artificial.

O conceito tem transito maior entre arquelogos e, de fato, desenvolveu-se a partir daquela disciplina, na segunda metade do sculo XIX. Nesta poca, o aprofundamento

de trabalhos que lidavam com a arqueologia do homem pr-histrico fizeram com que os arquelogos passassem a lidar com vestgios em torno dos quais no havia nenhuma informao que no fossem os prprios vestgios. Nesta poca um ingls chamado PittRivers elaborou um mtodo de classificao de culturas baseado na comparao de formas, materiais, funcionalidade e caractersticas estticas de objetos desprovidos de informao escrita. Embora as idias darwinianas de evoluo fossem dominantes na poca, j se percebe o germe das idias funcionalistas sobre adaptao s circunstncias que, anos mais tarde, viriam a dominar, particularmente, a antropologia britnica. Este mtodo foi amplamente difundido, e chegou a influenciar fortemente o mtodo desenvolvido pelo etngrafo austraco Franz Boas, que buscava, atravs da comparao estabelecer at que ponto as culturas se difundiam e se interpenetravam. A utilizao de tais tcnicas subsiste ainda hoje: J que o arquelogo estuda o passado a partir de objetos modificados pelo homem (artefatos), ele deve ser capaz de coloc-los dentro de categorias classificatrias que permitam a comparao dos artefatos e as 'indstrias' (conjuntos de artefatos) entre si. [...] Comparando-se conjuntos de artefatos de vrios stios ou nveis arqueolgicos, saberemos se procedem ou no de uma mesma 'tradio cultural' ou de um mesmo tipo de atividades.4 Temos no curto pargrafo acima um monte de temas controversos, entre os historiadores. A problemtica da cultura material interage fortemente com a problemtica da informao, e, de braos dados caminham em direo questo da memria. E da pergunta, que no tentarei responder - por falta de espao e excesso de bom senso: existe memria sem informao? Colocando de outra maneira: existe memria sem documento?

Os museus, tanto quanto as ruas de qualquer cidade, esto cheios de documentos . No h novidade em dizer que o trabalho do historiador faz-se com documentos. Desde Leopold von Ranke, no foram poucos os tericos que afirmaram e reafirmaram tal premissa. Nos documentos que estamos acostumados a consultar, o acesso s idias, aos fatos, s experincias, s possvel atravs de sua leitura. Como aponta a prpria etimologia da palavra, o documento ensina (como sabido, a palavra documento, em quase todas as lnguas ocidentais modernas, tem sua raiz no verbo latino docere ensinar), mas ensina a quem o ler, a quem estiver disposto a manusea-lo, explor-lo,

enfim, entend-lo. A experincia com o documento escrito passa pela interpretao, mas passa tambm pela leitura. Objetos materiais de todos os tipos, inclusive grandes estruturas fixas, tais como prdios, sempre foram tambm considerados documentos, recebendo, em certos casos, cuidadosa ateno.

O problema que, entre o circuito da vida, no qual so gerados, e as colees museolgicas nas quais nem todos os objetos so admitidos existe um trajeto que deve ser mediado. As tais dimenses das quais falvamos podem no ser evidentes, e tm, na maior parte das vezes, de ser procuradas. Elas se situam em sinais por vezes nfimos, que s se revelam se investigados. necessrio examinar os pormenores mais negligenciveis, pois existem elementos que s o olhar treinado capta (no era o que propunha Sherlock Holmes, com a frequente afirmao- Elementar, meu caro Watson?..)5.

Com uma armadilha adicional: ao contrrio dos documentos escritos, os objetos parecem imediatamente acessveis, j que podemos dizer que, ao contrrio, daqueles esses ensinam diretamente, bastando, para tanto, olh-los. E pode-se tambm pensar que os objetos tm seu contedo mais diretamente aprendido porque so materializao de processos sociais. Recentemente, uma autora inglesa, discutindo o assunto, afirmou que um modo de frisar sua [dos objetos] centralidade social dizer que eles so inscries intencionais no mundo fsico que corporificam significaes sociais: pode-se tambm dizer que se as idias sociais no existem sem um contedo fsico, os objetos carecem de significao sem um contedo social: idia e expresso no so duas partes separadas, mas a mesma construo social. Uma das implicaes desta formulao revelar o papel dos objetos na reproduo social, ou seja, no processo contnuo que capacita uma sociedade a seguir sendo o que .6

Reunidos nos museus, os objetos acabam se transformando numa espcie de resumo da sociedade onde se encontram instaladas essas instituies. Resumindo tambm as qualidades e defeitos dessa mesma sociedade, os museus acabam aparecendo como grandes documentos, cujo discurso escrito pelos objetos que

acumula. E, como todo museu um pouco um museu de histria, possvel acompanhar essa sociedade no tempo. E, finalmente, todo museu um pouco feito para induzir a lembrana. So lugares onde a memria defende-se da dissoluo. No existem, pois, museus formados sem esta funo, muito embora modernamente, lhes sejam juntadas muitas outras. Mas todo museu um legado do presente s futuras geraes, destinado a tornar-se, no futuro, um sinal do passado. Todo museu tambm um monumento. Teremos abundantes exemplos de como os museus, nascidos de colees de objetos materiais recolhidos na natureza, de fragmentos do passado, de obras de arte, tornam-se um instrumento do poder. Mas, de toda maneira, no iremos perder de vista a advertncia de Jacques Le Goff. S a anlise do documento enquanto documento permite memria coletiva recuper-lo e ao historiador us-lo cientificamente, isto , com pleno conhecimento de causa.

Objetos podem significar vrias coisas: so fetiches, sinais de status, itens de utilidade ou de estimao. Em muito casos, um objeto s faz sentido caso acompanhado por muitos outros, iguais ou completamente diferentes. Em alguns casos, neste momento eles se transformam em uma coleo. Uma coleo pode ser definida como um agrupamento de itens, que podem ser similares ou dessimilares, mas que so reunidos debaixo de alguma lgica. Uma coleo de armas , basicamente, uma reunio de instrumentos destinados a causar dano; em princpio, pode reunir desde discos de pedra usados em fundas at msseis antitanque.

Desde sempre, o colecionismo esteve presente dentre as aes humanas. J foram encontradas, em jazimentos datados do perodo neoltico, ajuntamentos de seixos coloridos que parecem obedecer lgica de uma coleo; tambm j foram encontrados grupos de pontas de flecha que pareciam cumprir alguma finalidade pelo conjunto. Os homens nunca deixaram de colecionar: da Antiguidade at a Renascena, formavam-se e desfaziam-se grandes e pequenas colees, pertencentes a reis, nobres, a cidados privados e a templos. Suas finalidades eram mltiplas, mas geralmente podiam ser definidas como sinais de poder e riqueza e, por vezes, de devoo. A partir da Renascena, ao lado das colees principescas que se formaram nas cortes europias, notadamente nas da Itlia, comearam tambm a se formar colees de estudos,

compostas por itens que merecessem a ateno de sbios e eruditos. Formaram-se tantas colees desse tipo quanto eram as especialidades dos eruditos da poca: colees de itens de histria natural, de epgrafes, de antiguidades. Tais colees podem ser consideradas os antepassados mais distantes dos atuais museus. Essas colees eram constitudas para serem olhadas, mas no no sentido da apreciao, para deleite ou devoo. Os objetos eram olhados para serem entendidos, para possibilitar que a natureza fosse revelada. Francis Bacon props, em 1594, [...] um gabinete suficientemente vasto, no qual tudo quanto de estranho ou engenhoso a mo do homem tenha feito [...] tudo quanto de singularidade, de oportunidade, de estranheza tenha produzido; tudo quanto a natureza tenha forjado, em coisas viventes e que assim possam ser mantidas, devem ser selecionadas e includas.

J existe, pois, uma tradio antiga em recorrer objetos como documentos, suportes de informaes para estudos cientficos. No caso da histria, desde o sculo XIX, pelo menos, costuma-se a invoc-los como testemunhos. Outras disciplinas tambm fazem deles amplo uso: j citamos a arqueologia e a antropologia. No preciso dizer que algumas reas da histria dependem estreitamente das informaes levantadas pela arqueologia, como a histria antiga, por exemplo. A antropologia tambm vem aperfeioando mtodos que implicam na constituio de classificaes tipolgicas e comparativas. Lidar com objetos , pois, uma questo de mtodo, e trata-se de um mtodo que talvez no esteja muito bem aperfeioado, no que diz respeito aos historiadores profissionais. Os museus so um espao a conquistar. Particularmente no Brasil, no existe hbito formado de consultar colees, e so poucos os trabalhos que j recorreram aos acmulos de objetos em museus como fonte. No momento de formar seus corpos documentais, os pesquisadores de histria pensam sempre no documento escrito, arquivstico ou bibliogrfico (que, a bem dizer, tambm so objetos materiais...) Assim, os museus so, em geral, abordados como instituies, o que no deixa de ser uma abordagem necessria, mas que no toma os objetos como corpos documentais. Mais uma vez, os arquelogos tm estado na dianteira. Talvez por terem mais tempo e maior intimidade que a cultura material. Bem, o espao apenas o suficiente para levantar alguns pontos, de maneira talvez atabalhoada. De toda forma, os museus so um espao a ser ocupado pelos historiadores, e a simples presena

destes talvez venha a obrigar os profissionais de museus a se preocuparem em aprofundar determinadas discusses que esto precisando ser travadas.

Mas esta outra histria.

1. Susan Pearce. Museum studies in material culture. Leicester : Leicester University Press, 1992. Introduo. O tema no muito explorado, pelo menos em lngua portuguesa. Uma boa introduo encontra-se em Robert Buccaile e Jean-Marc Pessez. Cultura material. In: Enciclopdia Einaudi (vol. 17). Lisboa, Imp. Nacional/Casa da Moeda, 1989. 2. Thomas J. Schlereth. Material culture studies in America. Nashville (Tenn.) : American Association for State and Local Histoty, 1976. 3. Jean-Marc Pessez. Histria da cultura material. 4. Andre Prous. Arqueologia brasileira. Braslia, DF : Ed. Univ. Braslia, 1992, p.59. Trata-se de um manual, dos mais completos que conheo, e traa um panorama muito completo do estado atual da arqueologia no Brasil. 5. Nesta direo, um dos textos mais interessantes surgidos nos ltimos anos foi escrito por Carlo Ginzburg, com o ttulo Sinais- razes de um paradigma indicirio. (In: Mitos, emblemas e sinais. So Paulo, Cia das Letras, 1990, pp. 143-179.) Diria que a leitura deste curto artigo urgente para todos quanto pretendem se iniciar no assunto. 6. Susan Pearce. Museum, objects and collections. Washington : Smithsonian Institution Press, 1990. 7. Ocorre-me o trabalho de Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu, A fabricao do imortal (Rio de Janeiro : Rocco/Livros Lapa. 1996). A autora explorou, de maneira extremamente inteligente, as colees existentes no Museu Histrico Nacional. O interessado tambm deve passar os olhos no volume 29 dos Anais do Museu Histrico Nacional (Rio de Janeiro, 1997).

You might also like