You are on page 1of 12

Morte Espiritual de Jesus

Escrito por natan Sb, 25 de Setembro de 2010 13:05 Confira o resumo da ministrao de Natan na Conferncia de Ministros - Sudeste, dia 25 de Setembro de 2010. O melhor livro que trata do tema morte espiritual o livro de Hebreus, no entanto, vamos resumir o ensino. As questes doutrinrias nem sempre so entendidas rapidamente. O melhor exemplo para que entendamos isto um quebra-cabea. Quando voc comea a montar um, agrupa pequenas partes de poucas peas, entretanto, no desiste de terminar de montar o resto s porque tem poucas partes reunidas. Da mesma forma com as questes doutrinrias. Nem sempre temos todas as peas montadas, mas no desprezaremos aquilo que temos s porque no montamos todo ainda. No temos todas as respostas sobre todas as questes, mas andaremos na luz que temos enquanto montamos o restante do quebra-cabeas. Atos 26.16 23. Paulo diz que todos os profetas diziam que o Cristo tinha que morrer antes de entrar na sua glria, e ser o PRIMEIRO a ressuscitar dos mortos. Apocalipse 1.5 e Colossenses 1.18 usam os termos primognito dos mortos, o que nos obriga a pensar na ressurreio espiritual, pois no seu ministrio, Jesus ressuscitou pelo menos trs pessoas, alm de todas as que foram ressuscitadas no Antigo Testamento. Porm, da ressurreio espiritual, Jesus deveria ser o primeiro. Logo, se deveria ressuscitar espiritualmente, deveria morrer espiritualmente. Paulo disse neste texto que TODOS os profetas falaram que seria necessrio que o Cristo padecesse e fosse o PRIMEIRO a ressuscitar. Vamos falar um pouco sobre a natureza de Jesus. Joo 6.38 Jesus disse eu desci do cu. Ele no caiu, mas desceu por sua prpria vontade, o que mostra propsito, planejamento, desgnio. Depois que saiu do cu, Jesus adquiriu uma nova realidade de vida, porque passou a ter uma vontade diferente da de Deus. Ele passou a ter vontades que deviam ser refreadas, pois eram contrrias vontade de Deus, pois se fossem iguais, ele no precisaria se prevenir de faz-la, pois estaria fazendo a vontade do Pai. Jesus foi tentado! Cada um de ns tentado quando atrado e engodado pela prpria cobia ou concupiscncia e Jesus foi tentado, logo, ele tinha uma natureza terrena. Se Jesus no experimentasse a mesma natureza que ns, ele no seria um sacrifcio perfeito. Ele morreu, ressuscitou e subiu aos cus, passando por todas as camadas do cu at chegar no cu dos cus, dobrou os joelhos e sentou-se direita de Deus. Existem trs estados distintos relacionados existncia eterna de Jesus:

1. Em esprito (Jo 1.1) na eternidade passada, ele era esprito, o prprio verbo de Deus. Aqui ele sabia o que era o ser humano, mas ele no sabia ainda o que era ser humano. Ele nunca tinha tido fome, sono, etc. E at morrer, ele morreu. 2. Como homem Depois que ele desceu do cu, ele passou a ter um corpo que tinha uma vontade terrena, e este o segundo estado. 3. Depois da ressurreio ele ainda tinha corpo, mas alguns poderiam dizer que ele passou a ter um corpo transubstanciado em energia, pois vemos que ele no tinha mais limitaes como antes de ressuscitar, pois a Bblia testemunha que ele atravessava portas e fez coisas incomuns. Vemos, portanto, que outro estado. Filipenses 2.6 a melhor traduo seria pois ele, sendo Deus, no considerou isso como algo a que deveria apegar-se. Paulo estava incentivando os irmos a terem uma atitude nobre uns para com os outros, a buscarem o bem dos outros, assim como Jesus fez, pois ele estava na glria como o Pai, e no se apegou condio divina que tinha, mas se esvaziou uma nica vez, para deixar a forma de Deus, e passou a ser servo. Como servo, ele a si mesmo se humilhou e obedeceu at morrer. Jesus s se esvaziou UMA VEZ, mas se humilhou e obedeceu O TEMPO TODO como servo at a morte, e morte de cruz. Acredito que no sabemos muito bem o que a morte de cruz significa. A cruz o altar no qual o sacrifcio perfeito foi realizado. Foi l que o sangue foi derramado, e devemos compreender o que Deus atribui morte de cruz. A Bblia diz que a alma que pecar, essa morrer. Como Jesus conseguiu ento morrer? Atos 2.23, 5.30, 10.39 Jesus morreu por ter sido CRUCIFICADO, pois a cruz era um lugar de maldio. Deus disse: Maldito seja todo aquele que for pendurado no madeiro. Jesus se fez maldio, porque se deixou crucificar. A Bblia diz que Deus o fez pecado, mas que foi ele quem se fez maldio em nosso lugar, pois se quisesse, teria escapado. Isaas 53 As suas feridas foram a nossa vitria. Sabemos que Deus no o desamparou, pois ele o ressuscitou ao terceiro dia. Salmo 22, Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? Todos sabiam que esta expresso estava citada no salmo 22, e reconheceriam a profecia se cumprindo. Jesus foi crucificado, morreu espiritualmente e ento, por isso, morreu fisicamente. Ele foi ao inferno morto espiritualmente pelas nossas transgresses. Ento ressuscitou e passou 40 dias com os discpulos, at ascender aos cus, de onde vir para buscar a igreja. Lucas 23.43 Em verdade te digo hoje: estars comigo no paraso.

Atos 2.23 Foi Deus quem ressuscitou Jesus, no foi ele quem ressuscitou a si mesmo. Jesus morreu pela f na palavra de Deus maldito o que for pendurado no madeiro, e ressuscitou pela f tambm. Davi morreu e viu corrupo, mas profetizou a ressurreio de Cristo quando disse que o seu santo no veria corrupo, nem a sua alma seria deixada na morte. Aquelas palavras eram de Jesus, pois ele confiava que Deus no o desampararia.A morte de Jesus teve dois aspectos: um fsico e um espiritual. Ele (o seu esprito) no foi deixado no Hades, nem o corpo dele se deteriorou! Logo, assim com todos os homens. Ele vive sentado direita de Deus, intercedendo por ns. Ele no vive fazendo orao de intercesso no cu, ELE A PRPRIA INTERCESSO, o nosso representante, nosso fiel sumo-sacerdote, nosso precursor na presena de Deus.s sacerdotes do Antigo Testamento eram numerosos porque faziam os sacrifcios, morriam e precisavam ser substitudos. Jesus Cristo, no entanto, entrou na presena de Deus e nunca mais saiu de l!

A Origem do Esprito Humano e Sua Natureza


Escrito por natan Seg, 30 de Agosto de 2010 00:00 O contedo deste texto o resumo de uma mensagem que foi ministrada nas duas edies da Conferncia de Ministros Verbo da Vida 2009: Nordeste e Sudeste. O assunto, algumas vezes chamado "pneumatologia" ou at mesmo "origem da alma", tem sido tema de interesse de muitos pregadores e estudiosos renomados ao longo dos anos. Os assim chamados pais da igreja, pais apostlicos, e outros cristos antigos j mencionavam suas convices ou indagaes a este respeito. Foi exatamente a respeito deste tema que fui encubido da responsabilidade de ministrar para os que estiveram presentes no ano de 2009 nas conferncias do nordeste e sudeste. Obviamente que aqui no colocarei todos os pontos ou argumentos necessrios para a devida compreenso daquilo que foi ministrado na ocasio, mas deixarei o esboo da mensagem para apreciao dos meus irmos que amam a palavra de Deus. Em Gnesis 2.7 est escrito que Deus formou o homem do p da terra, soprou em suas narinas o flego da vida e este passou a ser. Trs pontos sutis, mas interessantes de se notar: "formou", "soprou", "passou a ser". Gnesis 2.21-24 mostra com certa explicitao de detalhes a criao da mulher: a costela do homem foi transformada numa mulher (verso 22), e Ado acrescentou: "osso dos ossos, carne da carne" (verso23) e no versculo 24 o texto nos mostra que os dois tornaram-se uma s carne, o que passou a ser o modelo para todos os prximos relacionamentos humanos de sexos opostos por meio da unio do casamento. Certa vez, um dos meus amigos pregadores usou este texto para dizer que a passagem no

mencionava Deus soprando nas narinas de Eva da mesma forma como fizera com Ado e que, por isso, poderamos entender que o esprito de Eva estava dentro do esprito de Ado e quando Deus tomou sua costela para formar a mulher, o esprito de Eva j teria vindo junto com a costela. Eu sei que pode parecer engraado quando apresentado desta forma, mas com uma abordagem mais sria e em tom um pouco mais eloquente, voc at se emocionaria em pensar que isso mostra a importncia de algum casar-se com sua "alma gmea evanglica", cujo esprito estaria originalmente dentro do "seu par" e que somente com a ajuda e direo de Deus os dois poderiam reunir-se novamente a exemplo do que Deus teria supostamente feito com Ado e Eva. Bom, o fato que o ltimo texto que vimos enfatiza unicamente o lado fsico da criao da mulher. Lembre-se das palavras: "costela, carne, osso, ossos, uma s carne, etc". No existe razo para acreditarmos que o esprito da mulher no tenha tido sua origem exatamente como o do homem.Para usar a mesma linguagem figurativa diramos: "Deus soprou em suas narinas". O fato do corpo de Eva no ter vindo diretamente da terra, mas de Ado, no impossibilita o milagre divino do seu esprito ter vindo de Deus, assim como tambm acontecera com o homem.O corpo vem da terra, terreno, em nosso caso poderamos dizer "vem dos pais", mas o esprito, vem de Deus.

Quando chegamos em 1 Tessalonicenses 5.23, lemos que o "Deus da paz nos santifique em tudo" e em seguida ele fala o que este tudo: "esprito, alma e corpo". Isto tudo que constitui o gnero humano. Nem mais, nem menos. Uma das declaraes mais acertadas que se pode fazer acerca das Escrituras que a Bblia uma revelao progressiva. Revelao progressiva e no "Criao progressiva!". Ado era um ser constitudo por esprito, alma e corpo. Eva era consituda por esprito, alma e corpo. S porque o livro de Gnesis no usa os mesmos termos que Paulo utilizou para se referir constituio da natureza humana, no significa que eles no tenham sido feitos assim desde o princpio! Deus no foi criando as partes do homem ao longo dos anos at chegar em sua totalidade a tempo de escrever sobre isso no Novo Testamento. O homem fora criado completo, desde o seu primeiro instante de existncia! A revelao do que Deus fez que chegou depois, por isso eu gosto de dizer que no h uma criao progressiva, e sim, uma revelao progressiva!

Acredito que quando a Bblia diz que Deus "formou", "soprou" e o homem "passou a ser", ela est fazendo uma referncia tpica, para a poca em que este texto fora escrito, ao que Paulo posteriormente chamaria de corpo, de esprito e de alma. Se unirmos as declaraes de Tessalonicenses e Gnesis para a compreenso da natureza humana, veremos uma nica verdade e chegaremos a uma concluso inevitvel: o homem foi feito por Deus esprito, alma e corpo! Ele no se tornou isso depois, ele no passou a ser assim depois. O ser humano foi criado assim! O corpo Deus o formou da terra. O esprito Deus o soprou de dentro de si, e a alma do homem passou a ser depois da unio destes dois outros elementos. Dito isto, podemos declarar que o homem fora feito por Deus para experimentar uma dualidade em sua existncia: possuidor de uma realidade espiritual e outra material, o ser humano, desde o princpio, fora designado para conviver com as realidades destes dois mundos. E muito importante que entendamos o que significa dizer que o homem tinha uma natureza terrena desde o princpio. Ado estava em comunho com Deus, mas o que muitas vezes no entendemos que por algum estar em comunho com Deus isso no o impede de ser tentado. Outro ponto importante a ser compreendido que o fato de algum ser tentado, no faz com que essa pessoa seja considerada pecadora. Afinal, no pecado ser tentado! Ado era tentado mesmo antes de cometer o seu primeiro pecado. Voc consegue entender isso? Pense um pouco: Jesus era tentado e nem por isso era pecador. Ser tentado, no pecado! aqui onde algumas pessoas se perdem ao tentar traar um histrico doutrinrio sobre a natureza espiritual cada do homem. O homem estava em comunho com Deus, vivo espiritualmente, ainda assim, era tentado normalmente mesmo sem ter cometido qualquer pecado. Quando Ado cedeu tentao, no resistindo aos apelos de sua natureza terrena, foi que a comunho com Deus fora quebrada, e perdendo a ligao com o Senhor, passou a estar espiritualmente morto. A humanidade fora condenada a estar longe do "caminho da rvore da vida" e desde ento cada nova pessoa humana ao nascer estava destinada a crescer em estatura sem crescer em graa, crescendo fisicamente, sem crescer espiritualmente. O esprito de cada nova pessoa continuaria vindo de Deus, mas sem a anterior comunho com a luz da vida, a pessoa no teria como crescer espiritualmente sendo sufocada em um mundo onde Satans se tornara deus. Paulo menciona algo em Romanos que se relaciona com o que estamos dizendo aqui: "assim como por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". Romanos 5.12

Observe bem: "Assim como pelo pecado entrou a morte, assim tambm, a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. A semelhana do que aconteceu com Ado, aconteceu com todos. Assim como foi com Ado, assim tambm foi com todos. Ado pecou, Ado morreu. Todos pecaram, todos morreram. Dizer que todos pecaram diferente de dizer que todos NASCEM pecadores. O homem peca, por isso morre. O homem no nasce espiritualmente morto, ainda que nasa para morrer, desde o dia em que a humanidade fora condenada. H muitos textos que de uma forma ou de outra se relacionam com estas verdades que citamos aqui, quero mencionar alguns deles para que tenhamos fundamentao bblica sobre o assunto: Efsios 4.17-19- Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que no mais andeis como tambm andam os gentios, na vaidade dos seus prprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios vida de Deus por causa da ignorncia em que vivem, pela dureza do seu corao, os quais, tendo-se tornado insensveis, se entregaram dissoluo para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Observe os pontos importantes para o nosso contexto: No mais andeis como os gentios uma declarao que nos mostra trs situaes diferentes: primeiro, que esses crentes j andaram da forma que Paulo os adverte a no repetir. Segundo, que no momento em que Paulo escreve para eles, eles no esto se comportando mais daquela forma antiga. Terceiro, que existe uma possibilidade destes crentes voltarem a andar como andavam antes. Paulo est comparando os crentes com os do mundo e diz que os irmos no devem voltar ao mesmo estado de antes, e ao falar sobre a situao deles, Paulo desenvolve o raciocnio de forma bastante interessante: eles esto alheios vida de Deus, pela dureza do corao, os quais, tendo-se tornado insensveis.... Paulo diz que a vida que os gentios tm uma conseqncia da dureza de seus coraes e do fato de terem se tornado insensveis. S fica insensvel quem tem sensibilidade. Estes gentios a respeito dos quais Paulo fala, eram crianas, cidads do reino de Deus, como todos os outros. Nasceram numa situao igual a dos demais: o corpo veio dos pais, o esprito veio de Deus. Estavam espiritualmente vivos e em comunho com Deus. No possuam uma natureza pecaminosa em seus coraes, por mais que sua natureza terrena os tentasse a pecar. Mas, a medida que foram crescendo neste mundo e aguando suas faculdades mentais para a sobrevivncia neste ambiente, tornaram-se insensveis e seus coraes endureceram. Cresceram por fora e atrofiaram por dentro. Cresceram em estatura mas se afastaram da graa. O texto a seguir a continuao do resumo desta mensagem feito pelos colaboradores do

Portal Verbo da Vida, que est sendo explanada um pouco mais detalhadamente nesta pgina. Voltarei em breve e continuarei a edio deste artigo at a concluso final deste estudo to importante --> A criana quando nasce tem a natureza de Deus, a vida de Deus. Paulo fala que, quando ele foi crescendo e quando foi apresentado lei para ele, ele morreu por causa do pecado. Todos os homens pecaram. E quando cresce e comete o primeiro pecado, se torna morto espiritualmente, precisa ento nascer de novo. Eu vim de Deus eu vou voltar pra Deus. Deus a todos d vida, respirao e tudo mais. Ns nascemos de Deus, viemos de Deus, nos movemos em Deus. No fomos recauchutados em Cristo Jesus. Ns fomos regenerados. Assim percebemos que no somos filhos adotivos. Jesus Cristo nasceu espiritualmente e morreu espiritualmente, Jesus Cristo nasceu fisicamente e morreu fisicamente, e ressuscitou, ns tambm morremos espiritualmente e nascemos espiritualmente, e chegar o dia em que nasceremos em nosso corpo glorificado. Ns sabemos que seremos no futuro que seres semelhantes a Ele, porque sabemos que O veremos como Ele . Em outras palavras, ns somos o que Ele foi, mas seremos aquilo que Ele j . Quando Cristo que a nossa vida se manifestar, ns seremos manifestados com Ele em glria. A parbola que fala sobre o filho prdigo, tambm serve para cada pessoa humana que nasce neste mundo que se desvia de Deus e volta pra Ele.

Por que Sois Assim Tmidos?


Escrito por natan Sb, 28 de Agosto de 2010 00:00 O texto desta mensagem encontra-se em Lucas 8.22-25, e fala sobre a ocasio quando Jesus decidiu ir para o outro lado do de Genesar juntamente com seus discpulos. Enquanto atravessavam foram surpreendidos por uma tempestade de vento que fazia com que eles corressem perigo de morrer afogados. Gostaria de destacar algumas verdades interessantes sobre o texto em questo: 1. A presena de Deus com (ou em) Jesus, no impediu a tempestade de chegar at ele. Diferentemente do que muitos pensam, quando Deus est no negcio no impede que

coisas ruins aconteam. 2. O texto no diz porqu isso aconteceu, mas mostra clara e simplesmente que ACONTECEU. Ou seja, coisas assim acontecem! 3. Um ponto importante a se observar neste texto a diferena que h entre a reao de Jesus e a dos discpulos: os discpulos apavorados diziam que estavam perecendo, enquanto Jesus por sua vez disse aquilo que era preciso para que no perecesse! Ele ordenou ao vento e mandou cessar a fora do mar. 4. A tempestade no era de Deus. Se fosse, Jesus NO a teria repreendido! Isto porque o prprio Jesus afirmou que "toda cidade ou casa dividida contra si mesma no subsistiria, e todo reino dividido contra si mesmo ficaria deserto". E, alm disso, ele declarou que nem mesmo satans expulsa satans, muito menos Jesus repreenderia as coisas de Deus! 5. Se Jesus repreendeu os discpulos no versculo 25, porque ele queria que eles entendessem que deveriam agir de forma diferente numa prxima situao semelhante. Assim como quando um pai repreende um filho esperando mudana em seu comportamento futuro. 6. Finalmente, o ltimo versculo mostra a razo de tudo. Jesus pergunta: "onde est a vossa f?". No texto de Marcos, que registra o mesmo acontecimento, diz que Jesus perguntoulhes : "por que sois assim tmidos? como que no tendes f?". Ento, eles expressaram sua ignorncia: "quem ele que at aos ventos e a ondas repreende e lhe obedecem?". Agora veja que Jesus no estava falando sobre a f dele, mas sobre a f DELES. Jesus no estava falando sobre ele, mas estava falando sobre ELES. Se eles tivessem prestado ateno na repreenso de Jesus, eles no teriam indagado isto enquanto estavam admirados com ELE. Em vez disso, deveriam ter se perguntado: "quem somos NS para que at as ondas e os ventos repreendamos e NOS obedeam?" 7. Vemos uma ignorncia dupla por parte dos discpulos: 7.1. No sabiam quem Jesus era, por isso no entenderam como at as ondas e os ventos lhe obedeceram; 7.2. No sabiam quem eles mesmos eram, por isso no agiram como Jesus esperava; 8. Vemos um conhecimento duplo por parte de Jesus: 8.1. Ele fez alguma coisa sobre o vento e as ondas porque sabia quem era e o que poderia fazer naquela situao; 8.2. Ele repreendeu os discpulos por saber quem eles eram e o que poderiam ter feito naquela hora.

A resposta pergunta de Jesus por que sois assim tmidos? est no prprio texto: eram tmidos, porque eram ignorantes a respeito de si mesmos e por isso no sabiam o que poderiam fazer em situaes semelhantes. Saiba quem voc e haja altura deste conhecimento!

O Corao do Homem
Escrito por natan Sb, 28 de Agosto de 2010 00:00 Existe certa confuso no meio evanglico quanto ao conceito do que a Bblia chama de corao. Quero chamar a ateno para dois textos em particular, Jeremias 17.9 e I Joo 3.21. Jeremias diz que o corao enganoso, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto ao passo que Joo fala Amados, se o corao no nos acusar, temos confiana diante de Deus. Joo est dizendo que SE o corao no nos acusar TEMOS CONFIANA DIANTE DE DEUS! Ora, para que eu possa ter confiana diante de Deus, baseado no que me diz meu corao, porque certamente ele uma fonte de informao segura e no mais enganoso como havia dito Jeremias muitos sculos antes. por isso que muita gente boa tem ficado confusa a respeito do que a Bblia ensina a esse respeito: eles misturam os textos da Antiga Aliana com os textos da Nova Aliana sem ao menos perceberem que a Bblia uma revelao progressiva, e que muitas coisas que eram verdadeiras no passado j no so mais do mesmo modo. Hoje, ns vivemos numa poca cujas revelaes concedidas por Deus no foram ouvidas ou vistas pelos profetas e sbios do passado. Na poca de Jeremias, como em toda antiga aliana, o corao do homem era de fato considerado enganoso. Por isso, Deus falou repetidamente aos homens que tiraria esse corao de pedra e lhes daria um corao de carne. Querendo dar a entender com isto que no estava satisfeito com a insensibilidade dos homens, por isso o termo corao de pedra em oposio a corao de carne. O que Deus havia prometida muitas vezes e de muitas maneiras por meio dos profetas ele

finalmente fez por meio da obra redentora de Jesus Cristo. Por isso, em II Corntios 4.6 est escrito que Deus, que disse: Das trevas resplandecer a luz, ELE MESMO resplandeceu em nosso corao, para iluminao do conhecimento da glria de Deus, na face de Cristo. Deus resplandeceu em nosso corao! Aquele que est em Cristo no tem mais um corao enganoso ou desesperadamente corrupto, pois Deus est brilhando l dentro! Aleluia! Assim, fcil de entender porque Joo disse que podemos ter confiana diante de Deus dependendo do que nos diz o nosso corao. Agora, a paz de Cristo o rbitro em nosso corao! Muitas vezes quando a Bblia usa o termo corao, ela o est usando de forma figurativa. Assim como em nosso dia-a-dia usamos figuras para transmitir mensagens, como por exemplo, um cigarro cortado com uma faixa vermelha significa proibido fumar, assim tambm existem figuras que usamos em nossa linguagem falada. So as conhecidas figuras de linguagem. O termo corao usado nos versculos de Jeremias e Joo esto sendo usados de forma figurativa. Eles se referem parte mais importante ou primordial do ser humano, que seu esprito. Sabemos que o homem constitudo por esprito, alma e corpo como precisamente mencionado em I tessalonicenses 5.23. Quando a maioria dos escritores bblicos falava sobre o corao, eles se referiam parte central do homem, a parte mais importante, que tem primazia sobre todas as outras. Paulo, muito esclarecido sobre o assunto e muito preciso em suas colocaes, chegou mesmo a dizer: no judeu quem o apenas exteriormente, nem circunciso a que somente na carne. Porm judeu aquele que o interiormente, e circunciso, a que do corao, no esprito, no segundo a letra, e cujo louvor no procede dos homens, mas de Deus (Rm 2.28,29). Veja que Paulo disse que a verdadeira circunciso feita no corao, ou seja, no esprito! (Confira com Fp 3.3 e Rm 1.9). O termo corao muito propcio para ser usado como figura para a parte do homem que tem a primazia sobre todas as outras, pois no corpo humano, o corao o rgo fsico que tem a primazia sobre os outros. O corao o primeiro rgo a funcionar e o ltimo a parar, tambm o rgo responsvel pelo bombeamento da vida em todo corpo humano. Sendo assim, usado como figura, o corao se refere ao esprito humano que veio de Deus e se encontra na mesma categoria de Deus, e exatamente por isso que Jesus disse que Deus esprito e importa que seus verdadeiros adoradores o adorem assim, em esprito!

Entendendo isto, fica fcil compreender o porqu de alguns versculos que temos na nova aliana que falam sobre o corao ou sobre o esprito humano. J vimos que Joo diz que se o corao no nos acusar temos confiana diante de Deus, e Paulo diz algo semelhante: Qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o seu prprio esprito, que nele est? (I Corntios 2.11). Sabedores que os termos corao e esprito se referem a mesma coisa, vemos que os dois escritores esto falando exatamente o mesmo: que nosso esprito, nosso corao, sabe das coisas pertinentes nossa prpria vida e agindo com base naquilo que sabemos por dentro, podemos ter confiana diante de Deus. De fato, o prprio Esprito Santo, testifica COM o nosso esprito que somos filhos de Deus! (Rm 8.16). Apenas perceba que ele no diz que o Esprito testifica para o nosso esprito ou no nosso esprito, mas COM o nosso esprito. Ou seja, o testemunho que o Esprito Santo d, o mesmo testemunho que o nosso esprito tem. Perceba tambm que o texto fala especificamente sobre o testemunho interior quanto a sermos filhos de Deus, e exatamente sobre a mesma coisa que Joo fala quando diz: Aquele que cr no Filho de Deus tem, EM SI, o testemunho (I Joo 5.10). Os dois textos citados falam sobre o testemunho que temos em ns mesmos quanto a sermos filhos de Deus. Entretanto compreenda que se assim que sabemos sobre a coisa mais importante de toda nossa vida, que somos filhos de Deus, assim tambm que iremos saber sobre as coisas mnimas da vida.A no ser que Deus as revele de uma outra forma mais espetacular que a regra geral. Umas das coisas mais importantes para todo filho de Deus aprender o que a Palavra do Senhor ensina sobre seguir o plano de Deus para sua vida atravs do seu prprio corao, seu prprio esprito.

Crescendo em amor
Escrito por natan Sex, 27 de Agosto de 2010 00:00 Ao observarmos a passagem da mulher adltera, descrita no evangelho de Joo 8, podemos ver um contraste entre Moiss e Jesus; a lei e a graa. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultrio; e, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no prprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moiss que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?(Joo 8.3-5)

Moiss mandou matar, enquanto Jesus a fez viver. De que lado ns estamos? Os escribas e fariseus eram homens conhecedores da lei. Eles levaram a mulher pega em adultrio at Jesus com o objetivo de achar uma forma de acus-lo e mat-lo. Pois, sabiam que de alguma maneira Cristo tentaria salv-la.Contrariar Moiss significava morte, por isso, os homens da lei, usaram a mulher. Por que? Porque desejavam encontrar um motivo para acusar o Mestre. Em nome da verdade aquela mulher foi desprezada, usada, exposta e humilhada pelos escribas e fariseus. Jesus jamais humilhou ningum em nome da verdade ns tambm no podemos agir assim. Use as coisas e ame as pessoas. As pessoas foram feitas para serem amadas e as coisas foram feitas para serem usadas.O nosso conhecimento precisa se transformar em benefcio para as pessoas e no em legalismo. O conhecimento incha, mas o amor transforma. A f opera por meio do amor. Somente o amor tem poder para mudar circunstncias, alcanar coraes e transformar vidas.O amor no legalista, o amor no expem ou usa pessoas em nome da verdade.

Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, ento, ambos morrero, o homem que deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminar o mal de Israel (Deuteronmio 22.22)Se realmente existia uma preocupao to grande em cumprir a
lei onde estaria o homem com cujo qual a mulher estava cometendo adultrio? O verdadeiro interesse dos escribas e dos fariseus no era cumprir a lei, mas levar Jesus a contrariar Moiss. Jesus mostra com a sua atitude que a vida da mulher era mais importante do que a lei. Pois, a lei foi feita para o homem e no o homem para a lei. Jesus veio cumprir a lei. A lei teve um

perodo de validade.
No penseis que vim destruir a lei ou os profetas: no vim para revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, at que o cu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitir da lei, at que tudo seja cumprido.(Mateus 5.17-18) Tudo se cumpriu na cruz foi por esse motivo que Jesus disse: Est consumado! E disse-lhes: [So] estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moiss, e [nos] profetas e [nos] Salmos (Lucas 24.44) O fim da lei Cristo. A lei j passou! Estamos em um novo tempo em um novo mandamento. (Pois a lei nenhuma coisa aperfeioou) e desta sorte introduzida uma melhor esperana, pela qual chegamos a Deus. (Hebreus 7.19) Um novo tempo foi estabelecido por Cristo e ns estamos nesse novo tempo. E temos um novo mandamento deixado por Ele.O meu mandamento este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (Joo 15.12)Para ver esta mensagem em vdeo, clique aqui!

You might also like