You are on page 1of 5

RESENHA: LINGUSTICA HISTRICA: UMA INTRODUO AO ESTUDO DA HISTRIA DAS LNGUAS

Kleber Eckert1

FARACO, Carlos Alberto. Lingstica Histrica: uma introduo ao estudo da histria das lnguas. So Paulo: Parbola Editorial, 2005.

Publicada em 2005 pela Parbola Editorial de So Paulo, num total de 214 pginas, a obra Lingustica Histrica: uma introduo ao estudo da histria das lnguas, de Carlos Alberto Faraco, composta por seis captulos de discusso terica e apresentao de resultados de pesquisa, e um anexo, que traz as lnguas que compem a famlia indo-europeia. No primeiro captulo - Primeiras Palavras motiva-se o leitor para que se desperte nele o interesse pela histria das lnguas e apresenta-se o objetivo do livro, que o de fornecer aos estudiosos da rea uma panormica da disciplina. Tambm nessa parte, o autor apresenta a estrutura da obra e a sntese de cada um dos captulos, e deixa claro que a lingustica histrica no a histria da lingustica. O Captulo Dois, intitulado A percepo da mudana, inicia com a ideia de que, apesar de uma lngua parecer esttica para muitos falantes, preciso se dar conta de que qualquer lngua se altera continuamente no tempo. Para tanto, so apresentados textos escritos em portugus dos sculos XIII e XIV, para que se perceba o quanto a lngua portuguesa atual mudou em comparao com o portugus de sculos anteriores. Um segundo aspecto abordado, do ponto de vista da mudana, a diferena entre lngua escrita e falada: enquanto aquela possui um maior conservadorismo, esta normalmente aceita estruturas que ainda no entraram na escrita. O autor discute os fatores que contribuem para o conservadorismo da lngua escrita e para as inovaes da lngua falada, no entanto, ele deixa claro que nem todas as mudanas ocorridas na fala entram, necessariamente, para a escrita.

1 Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.

78

Signos, ano 32, n. 2, p. 77-81, 2011

Em relao aos grupos de falantes, o pesquisador discute o fato de que geralmente os grupos que implementam mudanas tm um baixo prestgio social e que a fala deles vista de forma negativa pelos que so mais privilegiados econmica, social e culturalmente. Faraco deixa claro que qualquer lngua humana sempre um conjunto de variedades. Para isso apresenta exemplos de falantes do portugus de Salvador e de Porto Alegre, falantes de classe socioeconmica alta e baixa, falantes em situaes formais e informais, falantes urbanos e rurais. O linguista afirma que qualquer parte da lngua pode mudar e, para justificar essa assertiva, cita exemplos de mudanas fontico-fonolgicas (que foi o nvel mais estudado na lingustica histrica), morfolgicas, sintticas, semnticas, pragmticas e lexicais. Sobre a classificao anterior, diz que ela no deve sugerir que as mudanas ocorram de forma estanque em cada nvel, pois Os nveis so divises feitas pelos lingistas com objetivos analticos, enquanto a realidade lingustica uma totalidade (p. 43). Ao encerrar o segundo captulo, o professor explica que os termos inovador e conservador, citados muitas vezes nos estudos de lingustica histrica, no possuem qualquer dimenso valorativa; eles apenas indicam, respectivamente, o elemento novo na lngua e a variante que representa um configurao mais antiga. No Captulo Trs, que trata das Caractersticas da Mudana, inicia-se afirmando que a lngua, como qualquer outra realidade humana ou da natureza em geral, est em contnua mudana. Qualquer lngua , ento, um resultado de um longo e contnuo processo histrico. E exemplifica-se: [...] se o portugus do sculo XII era diferente do portugus de hoje, o portugus do futuro ser diferente do de hoje: entre eles h um ininterrupto processo de mudana (p. 45). Ao mesmo tempo em que a mudana contnua, ela tambm lenta e gradual, pois h perodos de coexistncia das duas formas (a inovadora e a conservadora) e concorrncia at ocorrer a vitria de uma sobre a outra. A mudana tambm relativamente regular, isto , quando a mudana desencadeada, ocorrem regularidade e generalidade no processo, de tal forma que um elemento alcanado em todas as suas ocorrncias. O linguista deixa claro que, embora haja regularidade, ela nunca deve ser entendia como absoluta. Na sequncia, o pesquisador aconselha que no se deve estudar os fenmenos de mudana separados do conjunto de outros elementos da estrutura da lngua e tampouco separados da estrutura sociolingustica da comunidade de falantes: o que se nomeia de encaixamento estrutural e social, respectivamente. Da mesma forma, falar em histria interna e histria externa da lngua tem a ver com a questo do encaixamento: enquanto a primeira preocupa-se com mudanas ocorridas na organizao estrutural da lngua, a segunda leva em conta, na histria da lngua, o contexto histrico-social, poltico, econmico e cultural da sociedade com a qual a lngua est relacionada.

Signos, ano 32, n. 2, p. 77-81, 2011

79

O professor conclui que, apesar de muitos linguistas s se preocuparem com questes estruturais da lngua, preciso que se busque trabalhar de forma integrada entre histria interna e histria externa, ou seja, entre encaixamento estrutural e encaixamento social. H ainda, segundo Faraco, conflitos na concepo da mudana lingustica, de acordo com a orientao terica dos linguistas. O problema para os que tratam a lngua como objeto autnomo que, muitos deles, esquecem que a lngua possui falantes, e que so eles os que a usam efetivamente. Em relao percepo da mudana pelo senso comum, h, de um lado, pessoas que a percebem como uma espcie de decadncia. Por outro lado, h pessoas que desenvolvem uma atitude positiva, pois acreditam que a mudana significa simplificao da lngua. Essas duas representaes do senso comum foram, segundo o autor, abandonadas pelos linguistas, embora j tivessem ocorrido como formulaes cientficas na histria da lingustica. No Captulo Quatro, intitulado A lingstica histrica uma disciplina cientfica, sintetizam-se as ocupaes de um estudioso de lingustica histrica. E, a partir das funes desse estudioso, apresentam-se os diferentes sistemas tericos dos quais ele lana mo para fazer as suas anlises. A partir de Saussure, Faraco discute os conceitos de sincronia e diacronia, e conforme este estudioso, os manuais de lingustica usam, a partir desses dois conceitos, os ttulos lingustica terica - para a descrio sincrnica - e lingustica histrica - para a descrio diacrnica. Embora esta ltima no seja menos terica que a primeira. O pesquisador critica alguns linguistas de fim do sculo XX por manterem separados os dois tipos de estudos e por darem preferncia aos estudos sincrnicos, o que revela uma espcie de retorno s concepes universalizantes e logicizantes dos sculos XVII e XVIII (p. 100). O autor tambm chama a ateno sobre a concepo de linguagem, pois ela que direcionar a orientao terica da mudana lingustica. Para tanto, apresenta duas concepes principais: a) a que considera a linguagem como um objeto autnomo - ligado homogeneidade; b) a que considera a linguagem como um objeto ligado realidade social, histrica e cultural de seus falantes - ligado heterogeneidade. Na sequncia, o linguista exemplifica duas orientaes tericas que esto estudando as histrias das lnguas: a Teoria Variacionista e a Teoria Gerativista. Ele apresenta as caractersticas de cada uma delas e tambm relata uma tentativa de aproximao entre ambas, a chamada Sociolingustica Paramtrica, implementada por Fernando Tarallo. Antes de encerrar o captulo, o professor ainda apresenta as trs diferentes vias que os linguistas usam para o estudo histrico das lnguas: voltar ao passado

80

Signos, ano 32, n. 2, p. 77-81, 2011

e nele se concentrar, voltar ao passado para iluminar o presente, estudar o presente para iluminar o passado (p. 118). E como fechamento, ele explica e d exemplos do mtodo comparativo do estudo da histria das lnguas. No Captulo Cinco - Histria da nossa disciplina - h um resgate da histria da lingustica histrica, seus momentos, autores e obras mais importantes. A disciplina encontra-se dividida em duas fases: a primeira, que vai de 1768 a 1878 (ano da publicao do manifesto dos neogramticos), e a segunda, que vai de 1878 at a atualidade. Os primeiros momentos referem-se ao interesse de intelectuais europeus no estudo da lngua dos hindus; os estudos das semelhanas entre o snscrito, o latim e o grego; a fundao da Escola de Estudos Orientais em Paris (onde estudaram os intelectuais alemes Friedrich Schlegel e Franz Bopp, que desenvolveriam a chamada gramtica comparativa). Alm dos estudos comparatistas de Bopp, cita-se tambm o nome de Jacob Grimm, em cuja gramtica havia a interpretao de correspondncias sistemticas entre as lnguas como resultado de mutaes no tempo (p. 135). Faraco cita ainda os estudos comparativos do dinamarqus Rasmus Rask e o papel da Filologia Romnica no refinamento metodolgico dos estudos histricos. Retomando os estudos dos neogramticos alemes, o professor afirma que eles foram um divisor de guas na lingustica histrica, pois estabeleceram orientao metodolgica diferente e um conjunto de postulados tericos para interpretar as mudanas lingusticas. Apesar disso, h uma forte crtica s leis fonticas, que se aplicavam mudana lingustica e ao que os neogramticos chamavam de analogia. Finalmente, a partir do linguista francs Antoine Meillet (que foi aluno de Saussure), as condies sociais passaram a ser vistas com uma influncia decisiva sobre a lngua e, em consequncia, sobre a mudana. Aps, o pesquisador discute o impacto do estruturalismo no estudo da mudana da lngua e o critica pelo fato de os estruturalistas reduzirem toda a dinmica da mudana a uma questo exclusivamente imanente, como se a lngua fosse uma realidade totalmente autnoma (p. 163). Ao retomar a anlise diacrnica na perspectiva gerativista, o linguista a aproxima das anlises diacrnicas dos estudos tipolgicos, que realizavam classificaes das lnguas humanas. Ele o faz porque em ambas as perspectivas a mudana interpretada por critrios fundamentalmente imanentes, o que leva a excluir a histria das lnguas e os falantes e a sua realidade histrico-social. Vistas as concepes imanentistas, parte-se para retomar os estudos que buscam interpretar a histria das lnguas, de maneira integrada com a vida e a histria das sociedades que as utilizam. Entre esses estudos esto a Dialetologia, em que o estudo de uma lngua ocorre na perspectiva de sua variabilidade no espao

Signos, ano 32, n. 2, p. 77-81, 2011

81

geogrfico; e a Sociolingustica que, alm da dimenso geogrfica, leva em conta a dimenso social como fator de diferenciao lingustica. Dentro dos estudos da Sociolingustica, o autor cita os postulados de Weinreich, Labov e Herzog sobre a mudana lingstica, e discute os cinco pontos a serem tratados por qualquer teoria da mudana lingustica: fatores condicionantes, transio, encaixamento, avaliao e implementao. Como fechamento do captulo, o estudioso sintetiza algumas pesquisas de lingustica histrica j realizadas no Brasil, desde as ltimas dcadas do sculo XIX, sob o nome de Filologia. No ltimo captulo, nomeado sugestivamente de Concluindo, o professor Faraco deixa sugestes aos leitores que desejarem ampliar seus estudos em lingustica histrica. Para tanto, so apresentadas indicaes de leitura sobre a histria do portugus, de Filologia Romnica, de Dialetologia e de Sociolingustica, bem como manuais de apresentao da Lingustica Histrica.

You might also like