You are on page 1of 23

Incluso para a Vida

Fsica C

UNIDADE 1
ELETRIZAO E LEI DE COULOMB
CARGA ELTRICA ELEMENTAR
e = 1,6 . 10-19 C

K 0 . Q1 . Q2 d2

Onde: |Q1| e |Q2| so valores absolutos de cargas Q1 e Q2. d distncia entre as cargas K constante eletrosttica
K0 9.109 N .m 2 C2

I. Entre dois eltrons existe um par de foras de repulso. II. Entre dois prtons existe um par de foras de repulso. III. Entre um prton e um eltron existe um par de foras de atrao. Isolantes e Condutores Os corpos chamados condutores so aqueles em que os portadores de cargas eltricas tm facilidade de movimentao. Os corpos chamados isolantes so aqueles em que os portadores de cargas tm dificuldade de movimentao. Eletrizao por Atrito Atritando-se corpos de materiais diferentes, h passagem de eltrons de um corpo para o outro, de modo que um dos corpos fica eletrizado positivamente (perdeu eltrons) e o outro fica eletrizado negativamente (ganhou eltrons).

Exerccios de Sala 1. (UFRS) Um basto eletricamente carregado atrai uma


bolinha condutora X, mas repele uma bolinha condutora Y. As bolinhas X e Y se atraem na ausncia do basto. Sendo essas foras de atrao e repulso de origem eltrica, conclui-se que: a) Y est eletricamente carregada, X est eletricamente descarregada ou eletricamente carregada com cargas de sinal contrrio ao das cargas de Y. b) ambas as bolinhas esto eletricamente descarregadas. c) X e Y esto eletricamente carregadas com cargas de mesmo sinal. d) X est eletricamente carregada com cargas de mesmo sinal das do basto. e) Y est eletricamente descarregada e X carregada.

2. Duas cargas eltricas, Q1 = 2C e Q2 = -1,5C, esto


localizadas no vcuo distantes 30cm uma da outra. Determine a fora de interao entre as cargas. Considere

ko
Eletrizao por Contato Quando um corpo eletrizado colocado em contato com um corpo inicialmente neutro, ocorre uma passagem de eltrons de um corpo para o outro e assim, os dois corpos ficam com cargas de mesmo sinal.

9.10 9 N .m 2 / C 2 .

Tarefa Mnima 3. (SUPRA) Durante as corridas de Frmula 1, em que os


carros desenvolvem altas velocidades, estes sofrem eletrizao por atrito com o ar, o que acarreta grande risco de exploso principalmente durante o abastecimento. Essa eletrizao se d por a) perda de eltrons da superfcie, carregando-se positivamente. b) perda de prtons da superfcie, carregando-se negativamente. c) ganho de eltrons do ar, carregando-se positivamente. d) ganho de prtons do ar, carregando-se negativamente. e) perda de eltrons da superfcie, carregando-se alternadamente de forma positiva e negativa.

Eletrizao por Induo Quando um corpo eletrizado colocado prximo a um corpo neutro ocorre a induo eletrosttica, ou seja, as cargas do condutor neutro so separadas. Para que a eletrizao acontea necessrio fazer a ligao do condutor neutro com a terra.

4. (PUC-SP) Duas esferas A e B, metlicas e idnticas, esto


Lei de Coulomb As foras eltricas obedecem ao princpio da ao e reao (3 Lei de Newton), isto , tm a mesma intensidade, mesma direo e sentidos opostos, agindo em corpos diferentes. "A intensidade da fora entre duas cargas puntiformes ou pontuais varia com o inverso do quadrado da distncia entre elas e diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das cargas.Assim: carregadas com cargas respectivamente iguais a 16 C e 4 C. Uma terceira esfera C, metlica e idntica a anteriores, est inicialmente descarregada. Coloca-se C em contato com A. Em seguida, esse contato desfeito e a esfera C colocada em contato com B. Supondo-se que no haja troca de cargas eltricas com o meio exterior, a carga final de C de: a) 8 C. b) 6 C. c) 4 C. d) 3 C. e) nula.

5. (UFSC) As esferas, na figura abaixo, esto suspensas por


fios de seda. A carga eltrica da esfera A positiva. As cargas eltricas do basto isolante B e da esfera C so, respectivamente: (D o valor da soma da(s) alternativa(s) correta(s) como resposta.)

Pr Universidade

Fsica C

Incluso para a Vida


02. A. Lei de Coulomb afirma que a fora de atrao eletrosttica entre duas cargas de mesmo sinal diretamente proporcional ao inverso da distncia de separao entre cargas. 04. Um corpo inicialmente neutro fica eletrizado com carga positiva quando, por algum processo, so removidos eltrons do mesmo. 08. Um corpo, inicialmente neutro, fica eletrizado com carga negativa quando, por algum processo, so adicionados eltrons ao mesmo. 16. Um corpo est eletrizado positivamente quando tem falta de eltrons. 32. O eletroscpio de folhas de ouro um dispositivo destinado a indicar a presena de cargas eltricas em corpos eletrizados; 64. Qualquer eletroscpio, inclusive o de folhas de ouro, um dispositivo destinado a armazenar cargas eltricas e neutraliz-las, por atrito, nas experincias de eletrosttica.

01. Positiva e positiva. 02. Positiva e negativa. 04. Positiva e neutra. 08. Neutra e positiva. 16. Negativa e positiva. 32. Negativa e negativa. 64. Neutra e negativa.

6. (UFPA) Um corpo A, eletricamente positivo, eletriza um


corpo B que inicialmente estava eletricamente neutro, por induo eletrosttica. Nessas condies, pode-se afirmar que o corpo B ficou eletricamente a) positivo, pois prtons da Terra so absorvidos pelo corpo. b) positivo, pois eltrons do corpo foram para a Terra. c) negativo, pois prtons do corpo foram para a Terra. d) negativo, pois eltrons da Terra so absorvidos pelo corpo. e) negativo, pois prtons da Terra so absorvidos pelo corpo.

7. (UFCE) A figura ao lado mostra as esferas metlicas, A e


B, montadas em suportes isolantes. Elas esto em contato, de modo a formarem um nico condutor descarregado. Um basto isolante, carregado com carga negativa, -q, trazido para perto da esfera A, sem toc-la. Em seguida, com o basto na mesma posio, as duas esferas so separadas. Sobre a carga final em cada uma das esferas podemos afirmar que:

10. (FESP) Trs esferas condutoras A, B e C tm mesmo


dimetro. A esfera A est inicialmente neutra, e as outras duas carregadas com qB = 6 mC qC = 7 mC. Com a esfera A, toca-se primeiramente B e depois C. As cargas eltricas de A, B e C, depois dos contatos, so respectivamente a) zero, zero, e 13mC. d) 6 mC, 7mC e zero. b) 7 mC, 3 mC e 5mC. e) todas iguais a 4,3Mc c) 5mC, 3mC e 5mC.

------

UNIDADE 2
CAMPO ELTRICO E POTENCIAL ELTRICO

a) A carga final em cada uma das esferas nula. b) A carga final em cada uma das esferas negativa. c) A carga final em cada uma das esferas positiva. d) A carga final positiva na esfera A e negativa na esfera B. e) A carga final negativa na esfera A e positiva na esfera B.

O CONCEITO DE CAMPO ELTRICO Suponhamos que, ao ser colocado em um ponto P, uma carga puntiforme q sofra a ao de uma fora eltrica . Dizemos ento que no ponto P existe um campo eltrico , definido por: E
F q

8. (ACAFE) Com relao fora de natureza eletrosttica,


existente entre duas cargas eltricas puntiformes, podemos afirmar que a) o mdulo da fora inversamente proporcional distncia entre as cargas. b) o mdulo da fora independente do meio em que as cargas se encontram. c) a fora aumenta, em mdulo, quanto aumenta a distncia entre as cargas. d) a fora, em mdulo, mantm-se invarivel se as duas cargas aumentarem de valor na mesma proporo. e) o mdulo da fora quadruplicada se ambas as cargas forem duplicadas, mantendo-se invarivel a distncia entre as cargas.

Observando essa equao vemos que: 1) se q > 0, e tero o mesmo sentido. 2) se q < 0, e tero sentidos opostos. Campo de uma carga puntiforme

9. (UFSC) Obtenha a soma dos valores numricos,


associados s opes corretas: 01. Dois corpos eletrizados com cargas de mesmo mdulo mesmo sinal se atraem.

Pr Universidade

Incluso para a Vida


Se a carga Q for positiva o campo ser representado por linhas afastando-se da carga; se Q for negativa a linhas estaro aproximando-se da carga. Mdulo de Campo Eltrico E

Fsica C
Isso nos demonstra que o potencial de um ponto em um campo eltrico pode ser definido como sendo:

Q1 d2

VP

K o .Q d

Vimos como calcular o campo eltrico produzido por uma carga puntiforme. Se tivermos mais de uma carga, o campo eltrico em um ponto P calculado fazendo a soma vetorial dos campos produzidos por cada carga. Linhas de fora Essas linhas so desenhadas de tal modo que, em cada ponto, o campo eltrico tangente linha.

OBS: O potencial de uma carga positiva tem o sinal positivo e o potencial de uma carga negativa tem o sinal negativo. Algumas propriedades do potencial eltrico: 1. 2. O potencial diminui ao longo de uma linha de fora. Uma carga positiva, abandonada numa regio onde h campo eltrico, desloca-se espontaneamente para pontos de potenciais decrescentes; e uma carga negativa, abandonada numa regio onde h campo eltrico, desloca-se espontaneamente para pontos de potenciais crescentes.

Superfcies Equipotenciais Todos os pontos dessa superfcie tm o mesmo potencial e por isso ela chamada de superfcie equipotencial. OBS: Onde as linhas esto mais prximas o campo mais intenso e onde elas esto mais afastadas o campo mais "fraco". Campo eltrico uniforme

O potencial em um campo uniforme dado:

VAB = E.d

Exerccios de Sala 1. (UFSCar-SP) Para que o campo eltrico resultante em P


seja o indicado na figura, necessrio que as cargas eltricas estejam distribudas da seguinte maneira: a) q1. e q2 positivas e q3 negativa. b) q1 positiva, q2 e q3 negativas. c) q1 e q2 negativas e q3 positiva. d) q1. e q3 positivas e q2 negativa. e) q2 e q3 positivas e q1 negativa

Trabalho sobre uma carga (W)

W AB

E pA

E pB

possvel demonstrar que o trabalho da fora eltrica atuante em uma carga q dado por:

W AB

Ko .Q . q dA

Ko .Q . q dB

onde k a constante da lei de

2. (UFSC) Obtenha a soma dos valores numricos


associados s opes corretas: 01. A lei que rege os fenmenos de atrao e repulso de cargas eltricas denominada Lei de Coulomb. 02. Na natureza, normalmente os corpos se encontram em equilbrio eletrosttico, pois os tomos se compem de nmeros idnticos de cargas positivas e negativas. 04. O trabalho realizado sobre uma carga eltrica, para moviment-la em equilbrio, sobre uma superfcie equipotencial, diferente de zero. 08. A diferena de potencial entre dois pontos de uma mesma superfcie equipotencial nula. 16. Nos materiais condutores de eletricidade, os portadores de carga apresentam grande facilidade de movimento no interior do material. Nos isolantes, difcil a movimentao dos portadores de carga.

Coulomb e dA e dB so as distncias dos pontos A e B carga Q. Potencial eltrico(V) O potencial eltrico a razo entre a energia potencial eltrica e a carga eltrica no determinado ponto do campo eltrico. Logo:

VA

E pA q

. A diferena de potencial

V AB

V A V B , ento : V AB

W AB q

Pr Universidade

Fsica C Tarefa Mnima 3. (UFPI) Uma carga de prova q, colocada num ponto de um
campo eltrico E = 2 103 N/C, sofre a ao de uma fora F = 18 10-5 N. O valor dessa carga, em coulombs, de: a) 9 10-8 b) 20 10-8 c) 36 10-8 d) 9 10-2 e) 36 10-2

Incluso para a Vida 8. (UFSC) Para entender como funciona a eletroforese do


DNA, um estudante de Biologia colocou ons de diferentes massas e cargas em um gel que est dentro de uma cuba na qual h eletrodos em duas das extremidades opostas. Os eletrodos podem ser considerados como grandes placas paralelas separadas por 0,2 m. Aps posicionar os ons, o estudante aplicou entre as placas uma diferena de potencial de 50J/C que foi posteriormente desligada. O meio onde os ons se encontram viscoso e a fora resistiva precisa ser considerada. Os ons se deslocam no sentido da placa negativamente carregada para a placa positivamente carregada e ons maiores tendem a se deslocar menos. (Desconsidere o efeito do gel no campo eltrico). As figuras mostram esquemas do experimento e do resultado. Observeas e assinale a(s) proposio(es) correta(s):

4. (UFPA) Com relao s linhas de fora de um campo


eltrico, pode-se afirmar que so linhas imaginrias: a) Tais que a tangente a elas em qualquer ponto tem a mesma direo do campo eltrico. b) Tais que a perpendicular a elas em qualquer ponto tem a mesma direo do campo eltrico. c) Que circulam na direo do campo eltrico. d) Que nunca coincidem com a direo do campo eltrico. e) Que sempre coincidem com a direo do campo eltrico.

V
gel gel

5. (VUNESP) Na figura, o ponto P est equidistante das


cargas fixas + Q e - Q. Qual dos vetores indica a direo e o sentido do campo eltrico em P, devido a essas cargas? a) d) b) c) e)

+
ons ons FINAL

INCIO

6. Um campo eltrico uniforme de mdulo E 20 x103 N / C


mostrado abaixo. Sabendo que o potencial em A e B so respectivamente, 50V e 30V, podemos afirmar que:

a) b) c)

O trabalho da fora eltrica para levar uma carga q de A - trajetria 1; para B maior na trajetria 2 do que na A distncia entre A e B vale 20x10-3 m; A fora eltrica ao transportar uma carga q =6 c de A

01. Enquanto a diferena de potencial estiver aplicada, a fora eltrica que atua em um on ser constante, independentemente de sua posio entre as placas. 02. Pelo sentido do movimento dos ons, podemos afirmar que eles tm carga negativa. 04. Quanto maior for a carga do on, mais intensa vai ser a fora eltrica que atua sobre ele. 08. Os ons maiores tm mais dificuldade de se locomover pelo gel. Por este motivo podemos separar os ons maiores dos menores. 16. Um on, com carga de mdulo 8,0 x 10-19 C, que se deslocou 0,1 m do incio ao fim do experimento, dissipou 2 x 10-17J no meio viscoso.

para B realiza um trabalho de 1,2x10-4J; d) O trabalho da fora eltrica para uma carga q de A para B maior pela trajetria 1, pois ela menor; e) No possvel calcular a distancia entre A e B.

9. (UFSC) Em relao a fenmenos eletrostticos, assinale


a(s) proposio(es) correta(s). 01. Se uma barra de vidro positivamente carregada atrair um objeto suspenso, este objeto estar carregado negativamente e se a mesma barra repelir um objeto suspenso, este segundo objeto estar positivamente carregado. 02. A carga eltrica conservada, mas no quantizada. 04. A fora eltrica que um pequeno corpo eletricamente carregado exerce sobre outro se altera ao aproximarmos dele outros corpos tambm carregados. 08. O potencial eltrico no centro de uma pequena esfera carregada tem o mesmo valor do potencial eltrico na sua superfcie. 16. Se uma barra de vidro for eletricamente carregada por atrito, fica com excesso de carga no local onde foi atritada.

7. (UNICAP) Assinale as proposies verdadeiras e faa o


somatrio. 01. Um corpo neutro no pode ser carregado por contato ou induo. 02. A fora de atrao ou de repulso entre duas cargas eltricas varia diretamente com a quantidade de carga, e inversamente com o quadrado da distncia que as separa. 04. Potencial e tenso so termos equivalentes. O potencial tem a dimenso de trabalho por unidade de carga e medido em watt. 08. O potencial, em qualquer ponto de um campo eltrico definido como o trabalho efetuado para deslocar uma unidade de carga positiva de um ponto fixo de referncia at esse ponto. 16. Em torno de qualquer sistema de cargas eltricas, h um campo eltrico.

Pr Universidade

Incluso para a Vida

Fsica C

UNIDADE 3
ELETRODINMICA
Corrente Eltrica Quando temos um movimento ordenado de partculas com carga eltrica, dizemos que temos uma corrente eltrica. Sentido da corrente Nos condutores slidos, o sentido da corrente eltrica corresponde ao sentido do movimento de eltrons, pois so eles que se deslocam, ou seja, a corrente do potencial menor (plo negativo) para o potencial maior (polo positivo). Este o sentido real da corrente. No estudo da corrente eltrica, entretanto, adota-se um sentido convencional, que do deslocamento das cargas positivas, ou seja, do potencial maior para o menor. Intensidade de Corrente A intensidade mdia da corrente (i m) nesse intervalo de tempo definida por: Q

Em um condutor que no hmico o grfico de U em funo de i no retilneo. Resistividade- 2 Lei de Ohm A resistncia de um condutor depende de sua forma, de seu tamanho e de que material feito. Consideremos o caso de um fio cilndrico, de comprimento L e cuja seo reta tem rea A. A experincia mostra que a resistncia R desse fio dada por: R

L onde uma A

constante denominada resistividade do material.

Exerccios de Sala 1. (UFPA) Para conhecer o valor da resistncia eltrica de um


ferro eltrico existente em sua casa, Joozinho usou um ampermetro, um voltmetro e uma fonte de tenso conforme o esquema abaixo. Ele aplicou tenses e obteve correntes, conforme o grfico abaixo. Assinale a alternativa que contm o valor da resistncia, em ohms, encontrada por Joozinho:
i (A) 2

1 V (Volt)

No Sistema Internacional a unidade de intensidade de corrente o ampre cujo smbolo A. Grfico i x t Na Fig. temos o grfico de i em funo do tempo t para o caso em que i constante. Nesse caso, a rea da regio sombreada nos d o mdulo da carga que passa pela seo reta do fio no intervalo de tempo t. Resistncia-1 Lei de Ohm a oposio feita por um condutor passagem da corrente eltrica. Sendo i a intensidade da corrente que percorre o fio, definimos a resistncia R do fio pela equao:

0 , 1

10 b) 40 c) 30

20 d) 20

a) 50

e) 10

2. (PUC-RJ) Considere duas lmpadas, A e B, idnticas a


no ser pelo fato de que o filamento de B mais grosso que o filamento de A. Se cada uma estiver sujeita a uma ddp de 110 volts:

No Sistema Internacional, a unidade de resistncia o ohm, cujo smbolo . H condutores que obedecem a lei de Ohm, tais condutores so chamados hmicos.

V i

a) A ser a mais brilhante, pois tem a maior resistncia. b) B ser a mais brilhante, pois tem a maior resistncia. c) A ser a mais brilhante, pois tem a menor resistncia. d) B ser a mais brilhante, pois tem a menor resistncia. e)ambas tero o mesmo brilho.

Tarefa Mnima 3. (PUC-MG) O grfico representa a curva caracterstica


tenso corrente para um determinado resistor.

Pr Universidade

Fsica C
Em relao ao resistor, correto afirmar: a) hmico e sua resistncia vale 4,5 x 10 b) hmico e sua resistncia vale 1,8 x 102 c) hmico e sua resistncia vale 2,5 x 102 d) No hmico e sua resistncia vale 0,40 e) No hmico e sua resistncia vale 0,25
2

Incluso para a Vida 9. O filamento de tungstnio de uma lmpada tem


. . . . . resistncia de 20 a 20oC. Sabendo-se que sua seco transversal mede 1,102x10-4 mm2e que a resistividade do tungstnio a 20oC 5,51 x 10-2 mm2/m determine o comprimento do filamento.

4. (UFSC) Assinale as afirmativas corretas e some os


valores respectivos: 01. Define-se resistncia de um condutor como a razo entre a diferena de potencial aplicada a seus extremos e a corrente que passa atravs dele. 02. A resistncia de um ferro eltrico deve ser grande de forma a produzir um maior efeito joule. 04. A lei de ohm um caso particular da definio de resistncia. 08. A resistncia de um fio condutor inversamente proporcional ao comprimento do fio. 16. A resistncia de um fio condutor diretamente proporcional ao dimetro do fio. 32. A resistividade independe da forma do material.

10. Aplica-se uma ddp de 60V a um resistor cuja resistncia


vale 20 atravessa. . Determine a intensidade da corrente que

11. (UFSC) Some os valores das afirmativas corretas:


01. Resistncia a propriedade que os materiais possuem de se opor passagem da corrente eltrica. 02. Os metais, em geral, so bons condutores porque possuem muitos eltrons livres. 04. A corrente eltrica aparece em um condutor quando se aplica uma d.d.p. s extremidades, pois a d.d.p. a fonte de energia para mover as cargas. 08. A Lei de Ohm garante que a corrente eltrica que atravessa qualquer condutor proporcional diferena de potencial aplicada s extremidades deste. 16. Define-se resistncia eltrica como o quociente entre a diferena de potencial aplicada s extremidades do condutor e corrente eltrica que o atravessa. 32. A corrente eltrica, ao passar atravs de um fio, gera calor (Efeito Joule) devido ao fato de que os choques entre as cargas so parcialmente elsticos.

5. A resistncia eltrica de um resistor em forma de fio vale


80 . Calcule o comprimento deste fio, sabendo que, ao se cortar 2m do mesmo, a resistncia passa a valer 60 .

6. Um fio metlico de resistncia eltrica R =10

tem comprimento l =200 cm e rea de seco transversal A = 4x10 -4cm2. Determine a resistividade do material que constitui esse fio.

UNIDADE 4
RESISTORES E POTNCIA ELTRICA
Introduo Chamamos de resistor todo condutor cuja nica funo transformar a energia eltrica em energia trmica.

7. (UFSC) O grfico a seguir se refere a dois condutores, A


e B, de metais idnticos e mesmo comprimento.

Na situao mostrada correto afirmar que: 01. Nenhum dos dois condutores obedece Lei de Ohm. 02. Ambos os condutores obedecem Lei de Ohm. 04. O condutor que possui maior rea da sua seo reta transversal o A. 08. O condutor que possui maior rea da sua seo reta transversal o B. 16. O condutor que possui maior resistividade o A. 32. O condutor que possui maior resistividade o B. 64. A resistividade de ambos os condutores a mesma, mas a resistncia do condutor B maior que a resistncia do condutor A.

Associao em srie Neste caso os trs resistores so percorridos pela mesma corrente, de intensidade i.

8. Aplica-se uma ddp de 200V nas extremidades de um fio


condutor de 10m de comprimento e seco transversal de rea 2,5mm2. Sabe-se que a corrente eltrica que circula no fio tem intensidade 10A. Calcule a resistividade do material que constitui o fio.

A tenso U entre os extremos A e B da associao igual soma das tenses entre os extremos de cada resistor: V = V1 + V 2 + V3 Vemos ento que, se substituirmos RE = R 1 + R 2 + R 3 a associao de resistores por um nico resistor de resistncia RE (Fig.), este ser percorrido pela mesma corrente. A resistncia RE chamada de resistncia equivalente associao.

Pr Universidade

Incluso para a Vida


Associao em paralelo Calculo do resistor equivalente

Fsica C 2. (UNICAP) No circuito abaixo, sendo de 1,0 A a


intensidade da corrente, designada i3, podemos concluir que: Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

1 RE

1 R1

1 R2

1 R3

Caso de apenas 2 resistores:

RE

R1 .R2 R1 R2
R n
( ( ( ( ( ) o circuito abaixo um circuito em srie; ) o circuito abaixo um circuito em paralelo; ) o valor de V 100 volts; ) a corrente i2 vale 2,0 A; ) a corrente i1 vale 3,0 A.

Caso os resistores sejam iguais R E

Curto-circuito Quando dois pontos de um circuito so ligados por um fio de resistncia desprezvel, dizemos que os dois pontos esto em curto-circuito.

Tarefa Mnima 3. (UFSC) Assinale a(s) proposio(es) correta(s).


01. Para a maioria dos metais a resistividade diminui quando h um aumento na temperatura. 02. A dissipao de energia por efeito Joule num resistor depende do sentido da corrente e independe da tenso aplicada sobre ele. 04. Para dois condutores de mesmo material e mesmo comprimento, sendo que um tem o dobro da rea de seo do outro, teremos uma mesma intensidade de corrente se aplicarmos a mesma tenso sobre ambos. 08. Para um condutor hmico um aumento de tenso corresponde a um aumento proporcional de corrente eltrica. 16. Ao se estabelecer uma corrente eltrica num fio metlico submetido a uma certa tenso contnua, teremos prtons se movendo do plo positivo ao negativo. 32. Os metais geralmente so bons condutores de eletricidade e de calor.

Potncia Quando um sistema absorve (ou fornece) uma energia, num intervalo de tempo t, a potncia mdia absorvida (ou recebida) nesse intervalo de tempo definida por:

Pot

E t

No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de energia o joule (J), a unidade de tempo o segundo (s) e a unidade de potncia o watt (W): Potncia em resistores P=V.i (I)

4. (PUC-RS) A figura
representa um gerador ideal de tenso, trs resistores e dois interruptores (chaves). Com os interruptores CH1 fechado e CH2 aberto, a diferena de potencial entre os pontos B e C vale: a) 10 V d) 17 V c) 15 V b) 12 V e)20V 5. (UFMG) A figura ilustra a forma como trs lmpadas esto ligadas a uma tomada. A corrente eltrica no ponto P do fio iP e no ponto Q iQ .

Porm, essa potncia pode ser expressa de outros modos, usando a equao:

R.i 2

V2 R

Exerccios de Sala 1. (VUNESP) Num circuito eltrico, dois resistores, cujas


resistncias so R1 e R2, com R1 > R2, esto ligados em srie. Chamando de i1 e i2, as correntes que os atravessam e de V1 e V2 as tenses a que esto submetidos, respectivamente podemos afirmar que: a) i1 = i2 e V1 = V2 d) i1 > i2 e V1 < V2 b) i1 = i2 e V1 > V2 e) i1 < i2 e V1 > V2 c) i1 > i2 e V1 = V2

Pr Universidade

Fsica C
Em um determinado instante, a lmpada L2 se queima. Pode-se afirmar que a) a corrente iP se altera e iQ no se altera. b) a corrente iP no se altera e iQ se altera. c) as duas correntes se alteram. d) as duas correntes no se alteram.

Incluso para a Vida


01. A resistncia equivalente da associao 2 . 02. A ddp entre os pontos C e D 6 volts. 04. A potncia dissipada na associao 6 watts. 08. A resistncia de um condutor independe do seu comprimento, dependendo apenas do material que o constitui. 16. Nos condutores hmicos, a relao entre a ddp aplicada e a corrente corresponde constante.

6. (PUC-PR) O circuito representado formado pelo


gerador de F.E.M. 60 V, resistncia interna 1 e por resistores. A corrente no resistor de 9 e a diferena de potencial entre os pontos A e B so respectivamente:

10. (UFSC) O circuito eltrico representado na figura


possui cinco resistores: R1 = 4 , R2 = 2 , R3 = 4 , R4 = 4 e R5 = 4 e duas fontes de tenso: V1 = 15V e V2 = 10V. Uma chave (ch) est inicialmente na posio N, com o circuito aberto.

a) 4A, 4V. b) 2A, 6V. c) 4A, 8V. d) 2A, 2V. e)3,3A,6,6V.

7. (UNICAP) No circuito abaixo, Va - Vb = 22,4V.

Assinale as afirmativas verdadeiras. 01. A resistncia equivalente 25 . 02. O valor da resistncia R 4,0 . 04. A potncia dissipada em R 1,0 W. 08. A corrente l1 0,6 A. 16. A corrente l2 0,4 A.

8. (UNICAP) No circuito abaixo, tem-se um gerador, de resistncia interna nula, de 20 V e resistores r1 r5 5


e r2

r3

r4

10 . Assinale as afirmativas verdadeiras.

Assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. O circuito eltrico, estando a chave ch posicionada em A, possui resistncia equivalente igual a 3,0 . 02. Com a chave ch posicionada em B, a potncia eltrica dissipada no resistor R4 igual a 400W. 04. Quando a chave ch for movida da posio N para a posio B, circular pelo circuito uma corrente eltrica igual a 5,0 A. 08. Quando a chave ch for movida da posio N para a posio A, circular pelo circuito uma corrente eltrica igual a 5,0 A. 16. A diferena de potencial no resistor R4 igual diferena de potencial no resistor R5, no importando a posio da chave ch no circuito, porque eles esto associados em paralelo.

UNIDADE 5
01. A potncia entregue ao circuito pelo gerador de 30 W. 02. A potncia dissipada pelo resistor r2 de 2,5 W. 04. A diferena de potencial entre os pontos A e C vale 10V. 08. A corrente no resistor r1 de 0,5 A. 16. A corrente no resistor r5 de 2 A.

GERADOR ELTRICO
GERADOR REAL Os geradores fornecem energia s cargas eltricas que passam por ele. Nos geradores reais uma parte da energia recebida pelas cargas perdida dentro do prprio gerador. Dizemos que o gerador real tem uma resistncia interna (r). Assim, a tenso V (diferena de potencial) entre os plos do gerador em geral menor do que a fora eletromotriz: U = V = E ri onde i a intensidade da corrente que atravessa o gerador. Na figura damos o smbolo usado para o gerador real.

9. (UNICAP) Na figura 7, os pontos A e B esto submetidos


a uma ddp de 4 volts. (Utilize esta informao para responder s trs primeiras proposies desta questo.) Assinale as afirmativas verdadeiras.

Pr Universidade

Incluso para a Vida

Fsica C

2) Curva caracterstica

Paralelo Na Fig. temos um caso de trs pilhas associadas em paralelo. No caso de associao em paralelo, somente usamos geradores idnticos. Nesse caso, a associao pode ser substituda por um nico gerador (gerador equivalente) com a mesma fora eletromotriz E, mas com resistncia interna, dada por:

Quando i = 0 temos V = E. Esse caso chamado gerador em aberto. O caso V = 0 ocorre quando ligamos os plos A e B do gerador por um fio de resistncia nula, isto , colocamos os terminais do gerador em curto-circuito.

Exerccios de Sala 1. (VUNESP) Um ampermetro ideal A, um resistor de


resistncia R e uma bateria de f.e.m. e resistncia interna desprezvel esto ligados em srie. Se uma segunda bateria, idntica primeira, for ligada ao circuito como mostra a linha tracejada da figura:

Potncia do gerador O gerador ter as potncias mencionadas abaixo: U . i = potncia til fornecida pelo gerador = Pu E . i = potncia total produzida pelo gerador = Pt R i2 = potncia dissipada = Pd Assim: Pt = Pu + Pd

a) A diferena de potencial no ampermetro aumentar. b) A diferena de potencial no ampermetro diminuir. c) A corrente pelo resistor aumentar. d) A corrente pelo resistor no se alterar. e) A corrente pelo resistor diminuir.

3) Rendimento do Gerador Dividindo a potncia til pela potncia total, obtemos o rendimento (n) do gerador.

2. (UEL) A diferena de potencial obtida nos terminais de


um gerador 12volts. Quando esses terminais so colocados em curto-circuito, a corrente eltrica fornecida pelo gerador 5,0 ampres. Nessas condies, a resistncia interna do gerador , em ohms, igual a: a) 2,4 c) 9,6 e) 60 b) 7,0 d) 17

Associao de geradores Os dois principais modos so: srie e paralelo. Srie Na Fig. exemplificamos um caso de associao em srie usando trs pilhas de lanterna.

Tarefa Mnima 3. Uma bateria tem fora eletromotriz de 12 V. A energia


que ela fornece a cada eltron que a atravessa e a energia que ela fornece a uma carga de 1C, valem, respectivamente: a) 1,92x10-18 J e 12 J d) 3,92x10-18 J e 15 J -18 b) 3,6x10 J e 12 J e) 9,22x10-17 J e 2 J -16 c) 1,92x10 J e 5 J

Essa associao pode ser substituda por um nico gerador (gerador equivalente) cuja fora eletromotriz (E) e resistncia interna so dadas por:

4. Uma bateria apresenta ddp de 7,0V quando atravessada


por uma corrente de 10A ddp de 6,0V quando atravessada por corrente de 20A. A sua fora eletromotriz e resistncia interna, valem respectivamente:

Pr Universidade

Fsica C
a) 10 V e 0,5 b) 5 V e 0,2 c) 8 V e 0,5 d) 10 V e 0,1 e) 8 V e 0,1

Incluso para a Vida

5. Quando uma bateria est em circuito aberto um


voltmetro ideal ligado aos seus terminais marca 12V. Quando a bateria est fornecendo energia a um resistor R, estabelece no circuito uma corrente de 1A, e o voltmetro registra 10V nos terminais da bateria. Determine a f.e.m e a resistncia interna. a) 10 V e 4 c) 12 V e 2 e) 15 V e 2 b) 5 V e 4 d) 8 V e 4

1) Uma parcela E, denominada fora contraeletromotriz (fcem), correspondente energia eltrica que ser transformada em outra forma de energia (que no seja energia trmica). 2) Uma parcela r.i , correspondente dissipao de energia, isto , correspondente transformao de energia eltrica em energia trmica. Assim, para o receptor temos: U = V = E + r.i Como essa equao de primeiro grau e o coeficiente de i positivo (+ r), o grfico de U em funo de i tem o aspecto da figura, onde a tangente do ngulo numericamente igual ao valor de r. Potncia do receptor O receptor tem trs potencias distintas: U . i = potncia total consumida pelo receptor = P t E . i = potncia til do receptor = P u r.i2 = potncia dissipada no interior do receptor = P d

6. Uma bateria de automvel tem f.e.m. 12V e resistncia


interna 0,5 . Determine a mxima intensidade de corrente que se pode obter desta bateria. a) 10A c) 24A e) 6A b) 15A d) 12A

7. Tem-se um gerador de fora eletromotriz 6V e resistncia


interna 1,5 . A leitura de um ampermetro ideal e um voltmetro ideal ligado aos seus plos, so respectivamente: a) 3A e 10 V c) 2A e 10 V e) 1A e 5 V b) 4A e 6 V d) 5A e 15 V

8. Um gerador tem fora eletromotriz 36V e resistncia


interna 4,5 . a) Represente, num grfico, a tenso v no gerador em funo da intensidade da corrente i que o atravessa. b) Qual a potncia que o gerador lana no circuito externo sob tenso de 27V?

PT

PU

Pd

Rendimento do receptor O rendimento do receptor obtido efetuando a diviso entre a potncia til e a potncia total:

9. Um gerador de f.e.m. 24V e resistncia interna de 1


est ligado a um circuito externo. A tenso entre os terminais do gerador de 20V. A intensidade da corrente eltrica que o atravessa e as potncias gerada, til e a dissipada que produz so respectivamente: a) 3A, 100 W, 70W e 30W b) 5A, 120 W, 95W e 25W c) 2A, 87 W, 58W e 29W d) 1A, 60 W, 48W e 12W e) 4A, 96 W, 80W e 16W

Circuito gerador-receptor Na figura representamos uma situao em que uma bateria (gerador) faz funcionar um motor (receptor) que usado para levantar um bloco. Essa situao pode ser representada pelo seguinte esquema:

10. Um gerador apresenta tenso de 20V quando


atravessado por uma corrente de 20A e, tenso de 15V quando atravessado por corrente de 30A. Calcule sua fora eletromotriz e sua resistncia interna. a) 25 V e 0,4 c) 12 V e 2 e) 25 V e 2 b) 35 V e 0,8 d) 30 V e 0,5

UNIDADE 6
RECEPTORES ELTRICOS
Chamamos de receptor eltrico a um aparelho que transforme energia eltrica em outro tipo de energia que no seja apenas trmica. Equao do receptor Quando o receptor submetido a uma diferena de potencial (tenso) U, ela se divide em duas parcelas: onde: E' = fora eletromotriz do gerador r' = resistncia interna do gerador E" = fora contra-eletromotriz do receptor r" = resistncia interna do receptor Naturalmente devemos ter: E' > E" A corrente sai pelo positivo do gerador e entre no plo positivo do receptor.

Pr Universidade

10

Incluso para a Vida Exerccios de Sala 1. Para o circuito abaixo, determine o sentido e a
intensidade da corrente eltrica.

Fsica C 6. (UFSC) No circuito abaixo representado, temos duas


baterias de foras eletromotrizes 1 = 9,0 V e 2 = 3,0 V, cujas resistncias internas valem r1 = r2 = 1,0 . So conhecidos, tambm, os valores das resistncias R1 = R2 = 4,0 e R3 = 2,0 . V1, V2 e V3 so voltmetros e A um ampermetro, todos ideais.
V1 V 1 r1

2. Um receptor tem fora contra eletromotriz igual a 20V e


resistncia interna igual a 5,0 . Ao ser ligado num circuito, atravessado por uma corrente de intensidade 2,0A Determine: a) A ddp nos terminais do receptor; b) A potncia eltrica fornecida ao receptor; c) A potncia eltrica que o receptor transforma em outra forma de energia que no trmica; d) O rendimento eltrico do receptor.
V3 R1 R2

+
R3
2

r2 A V2

Assinale a(s) proposio(es) correta(s): 01. A bateria 1 est funcionando como um gerador de fora eletromotriz e a bateria 2 como um receptor, ou gerador de fora contra eletro-motriz. 02. A leitura no ampermetro igual a 1,0 A. 04. A leitura no voltmetro V2 igual a 2,0 V. 08. A leitura no voltmetro V1 igual a 8,0 V. 16. Em 1,0 h, a bateria de fora eletromotriz 2 consome 4,0 Wh de energia. 32. A leitura no voltmetro V3 igual a 4,0 V. 64. A potncia dissipada por efeito Joule, no gerador, igual 1,5 W.

Tarefa Mnima 3. Um motor eltrico, de resistncia interna 2 , ligado a


uma ddp de 100V. Constata-se que o motor percorrido por uma corrente de 5A. Determine a f.c.e.m do motor; a potncia dissipada internamente e o que acontece se impedirmos o eixo de girar. a) 90V, 50W e queima. b) 50V, 20W e queima. c) 70V, 50W e aquece. d) 90V, 30W e queima. e) 80V, 40W e aquece.

4. A curva caracterstica de um receptor dada no grfico


abaixo. Determine a f.c.e.m do receptor; a resistncia interna do receptor; e as potncias (til e dissipada) fornecidas pelo receptor quando ligado num circuito e atravessado por uma corrente eltrica de intensidade 5,0A.

7. A curva caracterstica de um motor representada


abaixo.Calcule a f.c.e.m , a resistncia interna e determine, em quilowatts-hora (kwh), a energia eltrica que o motor consome em 10 horas para o motor funcionando nas condies do ponto P

a) 15V, 3 b) 10V, 2 c) 10V, 2 d) 20V, 1 e) 20V, 2

, e 100W, 50W, 50W , e 50W, 30W, 20W , e 100W, 50W, 50W , e 150W, 90W, 60W , e 200W, 100W, 100W

a) 100V, 100 , e 1,0kWh b) 100V, 200 , e 1,0kWh c) 200V, 100 , e 1,5kWh

d) 200V, 200 , e 1,5kWh e) 400V, 300 , e 2,5kWh

8. Considere o circuito a seguir. Determine a leitura no


ampermetro, ideal, nos casos (1) a chave ch est na posio B e (2) a chave ch est na posio C; a) (1) 3A e (2) 6A b) (1) 2A e (2) 5A c) (1) 1A e (2) 4A d) (1) 3A e (2) 4A e) (1) 2A e (2) 6A

5. (ACAFE) Assinale a afirmativa correta:


a) A diferena de potencial entre os terminais de um gerador no ideal sempre igual sua fora eletromotriz. b) A fora eletromotriz a relao entre o trabalho do gerador e a durao do seu funcionamento. c) A fora contra-eletromotriz e a relao entre o trabalho til e a corrente eltrica que atravessa o receptor. d) A resistncia interna de um gerador eltrico ideal nula. e) Em um receptor eltrico ideal, a diferena de potencial sempre diferente da fora contra-eletromotriz.

Pr Universidade

11

Fsica C

Incluso para a Vida

UNIDADE 7
CAPACITORES
CAPACITNCIA Suponhamos que um capacitor esteja eletrizado com carga Q, isto + Q, em uma armadura e carga - Q na outra. Entre as armaduras existe uma diferena de potencial cujo mdulo U. Verifica-se que U e Q so diretamente proporcionais, isto , Q = C. U onde C uma constante de proporcionalidade denominada capacitncia do capacitor. No sistema internacional a unidade de capacitncia o faraday cujo smbolo F. Verifica-se que a capacitncia depende dos seguintes fatores: 1) Isolante colocado entre as armaduras. 2) Forma, tamanho e posio relativa entre as armaduras. Se tivermos apenas dois capacitores em srie, temos:

Se tivermos n capacitores iguais associados em srie, tendo cada um capacitncia C, a capacitncia equivalente ser calculada por:

A d

Associao de capacitores em paralelo Na figura representamos trs capacitores associados em paralelo. Isso significa que os trs esto submetidos mesma tenso U, fornecida pela bateria. No entanto, se os capacitores forem diferentes, as cargas em cada um deles sero diferentes.

Energia de capacitor Como Q e U so proporcionais, o grfico da carga em funo da tenso retilneo e tem o aspecto da Fig.

C = C1+C2+C3 Podemos representar o capacitor equivalente associao, isto , o capacitor que ligado mesma bateria, ter carga total Q igual carga da associao: Q = Q1 + Q 2 + Q 3

Exerccios de Sala
Quando o capacitor est carregado. Pode-se demonstrar que essa energia dada pela rea da regio sombreada no grfico. Assim a energia pode tambm ser dada por:

1. (PUC-MG) Um condensador de 0,5 F conectado aos


terminais de uma bateria de 12 V. correto afirmar que a) aps totalmente carregado, sua capacidade passa a ser 1 F. b) a tenso em seus terminais aumenta at o mximo de 6 V. c) enquanto durar a ligao bateria, o condensador se carregar, razo de 5 10-7 C/V. d) quase instantaneamente, armazena-se nele a carga de 6 106C. e) 30 J de energia eltrica se convertem em calor no condensador.

ou Associao de capacitores em srie Na figura representamos uma situao em que h trs capacitores associados em srie.

2. (PUC-MG) Trs capacitores A,B e C iguais so ligados a


uma fonte de acordo com a figura abaixo.

Observe que todas as armaduras ficam com a mesma carga, em mdulo. Assinalamos as tenses em cada capacitor (U1, U2, U3) e a tenso U entre os extremos. Obviamente devemos ter: U = U1 + U2 + U3 Assim, por exemplo, se tivermos 4 capacitores em srie, a capacitncia equivalente (C) ser calculada por:

Assinale a opo que representa um conjunto coerente para o valor do mdulo das cargas acumuladas nos capacitores A, B e C, NESSA ORDEM: a) 100, 100, 100 b) 100, 50, 50 c) 50, 100, 100 d) 100, 100, 50 e) 50, 50, 100

Pr Universidade

12

Incluso para a Vida Tarefa Mnima 3. Um capacitor de capacidade 200 pF est ligado a uma
bateria de 100v. Determinar as cargas das placas e a energia potencial eltrica acumulada nas placas. a) 2x10-8C e 10-8j d) 2x10-8C e 10-5j -8 -5 b) 4x10 C e 10 j e) 3x10-8C e 10-4j -8 -7 c) 3x10 C e 10 j

Fsica C
d) a capacitncia do capacitor equivalente menor que a capacitncia de cada um dos capacitores. e) a energia armazenada no capacitor equivalente o dobro da energia armazenada em cada um dos capacitores.

8. (ACAFE) Complete corretamente a afirmativa:


Em um capacitor plana e paralelo ___________. a) as cargas eltricas armazenadas nas placas possuem o mesmo sinal. b) Uma placa possui quantidade de carga eltrica diferente da outra. c) a capacitncia inversamente proporcional rea das placas. d) a capacitncia diretamente proporcional distncia entre as placa. e) a capacitncia depende do campo eltrico que se encontra entre as placas.

4. Um capacitor plano tem placas de rea 20 cm2 cada,


separados entre si de 10 cm. O capacitor carregado atravs de uma fonte de tenso de l00V. Supondo que entre as placas reine o vcuo determine a capacidade eltrica do capacitor; a quantidade de carga do capacitor e a intensidade do campo eltrico entre as armaduras. Dados: = 8,8 x 10-12 F/m. a) 4,36x10-3F, 4,36x10-11 C, e 2000V/m b) 2,06x10-3F, 1,76x10-11 C, e 3000V/m c) 1,76x10-3F, 1,76x10-11 C, e 1000V/m d) 4,36x10-3F, 5,36x10-11 C, e 500V/m e) 1,76x10-3F, 4,76x10-11 C, e 1200V/m

9. (ACAFE) A figura a seguir representa um capacitor de


placas paralelas carregado. Pode-se afirmar que o campo eltrico entre as placas deste capacitor : a) maior em Q. b) menor em R. c) maior em S do que em R. d) menor em Q do que em S. e) igual em R e S.

5. Trs capacitores so associados, conforme figura:

Aplicando-se entre A e, B a ddp de 8V, determine a carga e a ddp em cada capacitor; a carga da associao; a capacitncia do capacitor equivalente; e a energia potencial eltrica da associao. a) 60 C, 40 C, 16 C, 136 C, 17 C, e 544 j b) 80 C, 40 C, 10 C, 136 C, 17 C, e 544 j c) 50 C, 40 C, 15 C, 136 C, 17 C, e 544 j d) 60 C, 40 C, 10 C, 136 C, 17 C, e 544 j e) 80 C, 40 C, 16 C, 136 C, 17 C, e 544 j 6. Determine a carga armazenada pelo capacitor nos circuitos:

10. (ACAFE) Dois capacitores iguais so associados em


srie e a combinao ento carregada. Sejam C a capacitncia, Q a carga e VD potencial de cada capacitor. Os valores correspondentes para a combinao sero: a) 2C; Q; 2V d) 2C; Q; V/2 b) C/2; Q; 2V e) 2C; 2Q; V c) C/ Q/2 V

11. (ACAFE) Um capacitor com ar entre as placas


carregado com uma determinada diferena de potencial. Ao introduzirmos um dieltrico entre as placas, podemos afirmar que: a) A carga nas placas do capacitor aumenta. b) A capacitncia do capacitor permanece constante. c) A voltagem entre as placas do capacitor diminui. d) O valor do campo eltrico entre as placas do capacitor no se altera. e) A energia armazenada no capacitor aumenta.

a) a)1,5 C, b)5 C b) a)2,5 C, b)5 C c) a)1,5 C, b)7 C

d) a)2,5 C, b)7 C e) a)0,5 C, b)4 C

UNIDADE 8
MAGNETISMO
MS Um fato importante observado que os ms tm, em geral, dois pontos a partir dos quais parecem se originar as foras. Quando pegamos, por exemplo, um m em forma de barra e o aproximamos de pequenos fragmentos de ferro, observamos que esses fragmentos so atrados por dois pontos que esto prximos das extremidades. Tais pontos foram mais tarde chamados de plos (mais adiante veremos porque).

7. (ACAFE) Dois capacitores de mesma capacitncia so


associados em paralelo. Pode-se ento afirmar que a) a carga do capacitor equivalente igual carga de cada um dos capacitores. b) a tenso entre as placas do capacitor equivalente o dobro da tenso entre as placas de cada capacitor. c) a capacitncia do capacitor equivalente igual capacitncia de cada capacitor.

Pr Universidade

13

Fsica C
Inseparabilidade dos plos Por mais que se quebre um m, cada pedao um novo m (Fig.). Portanto, no possvel separar o plo norte do plo sul.

Incluso para a Vida Exerccios de Sala 1. (PUC-RS) Cargas eltricas podem ter sua trajetria
alterada quando em movimento no interior de um campo magntico. Esse fenmeno fundamental permite explicar a) o funcionamento da bssola. b) o aprisionamento de partculas carregadas pelo campo magntico da Terra. c) a construo de um aparelho de raio X. d) o funcionamento do pra-raios. e) o funcionamento da clula fotoeltrica.

Magnetismo da Terra A partir dessas observaes, percebemos que a terra se comporta como se no seu interior houvesse um enorme m em forma de barra (Fig.).

2. (UFSC) Uma bssola aponta aproximadamente para o


Norte geogrfico porque I o Norte geogrfico aproximadamente o Norte magntico. II o Norte geogrfico aproximadamente o sul magntico. III o Sul geogrfico aproximadamente o norte magntico. IV o Sul geogrfico aproximadamente o sul magntico. Est(o) correta(s): a) I e IV. c) II e III. e) Nenhuma. b) Somente III. d) Somente IV.

Tarefa Mnima 3. (UFRGS) Um prego de ferro AB, inicialmente no


Porm, os plos desse grande m no coincidem com os plos geogrficos, embora estejam prximos deles. Portanto: - o plo norte da bssola atrado pelo sul magntico, que est prximo do norte geogrfico; - o plo sul da bssola atrado pelo norte magntico que est prximo do sul geogrfico. O campo magntico Para visualizar a ao do campo magntico, usado o que chamamos de linhas de campo. Essas linhas so desenhadas de modo que, em cada ponto (Fig.), o campo magntico tangente linha. imantado, aproximado do plo sul (S) de um m permanente, conforme mostra a figura.

Nessa situao, forma-se um plo ________ e o m e o prego se _______ . Assinale a alternativa que preenche de forma correta as duas lacunas, respectivamente. a) Sul em A atraem. d) Norte em A atraem. b) Sul em A repelem. e) Norte em B atraem. c) Sul em B repelem.

4. (UFOP-MG) A figura abaixo mostra os plos norte e sul


de um m e cinco pontos marcados por I, II, III, IV e V. Para que uma agulha da bssola fique na posio S N , ela dever ser colocada no ponto:

a) I Campo magntico uniforme Quando o m tem a forma de ferradura, as linhas de campo tm o aspecto mostrado na figura.

b) II

c) III

d) IV

e) V

5. (Mack-SP) As linhas de induo de um campo


magntico so a) o lugar geomtrico dos pontos, onde a intensidade do campo magntico constante. b) as trajetrias descritas por cargas eltricas num campo magntico. c) aquelas que em cada ponto tangenciam o vetor induo magntica, orientadas no seu sentido. d) aquelas que partem do plo norte de um m e vo at o infinito. e) nenhuma das anteriores.

Pr Universidade

14

Incluso para a Vida 6. (Osec-SP) Um estudante dispe de duas peas de material


ferromagntico. Uma delas um m permanente. Desejando saber qual das peas o m, imaginou trs experimentos, apresentados a seguir. I - Pendurar as peas, sucessivamente, nas proximidades de um m permanente e verificar qual pode ser repelida. II - Aproximar as duas peas e verificar qual atrai a outra. III - Aproximar as duas peas e verificar qual repele a outra. Dentre essas experincias, a que permitir ao estudante determinar qual pea o m : a) Somente a I e a II. d) Somente a I. b) Somente a II. e) Somente a I e a III. c) Somente a III.

Fsica C
16. As gotas de chuva eletrizadas pelos relmpagos podiam danificar a bssola. 32. A forte luz produzida nos relmpagos desmagnetizava as bssolas, que ficavam geralmente no convs.

UNIDADE 9
ELETROMAGNETISMO
At agora temos considerado situaes em que o campo magntico produzido por um m. No entanto, em 1820, o fsico dinamarqus Hans Christian Oersted (1777-1851) observou que as correntes eltricas tambm produzem campo magntico.

7. (ACAFE) Complete corretamente a afirmativa:


Quando se magnetiza uma barra de ferro, ____________. a) Retiram-se ms elementares da barra. b) Acrescentam-se ms elementares barra. c) Ordenam-se os ms elementares da barra. d) Retiram-se eltrons da barra. e) Retiram-se prtons da barra.

8. (Cescem-SP) A prego de ferro AB, inicialmente no


imantado, aproximado do plo norte N de um m, como mostra a figura abaixo. A respeito dessa situao, so feitas trs afirmaes: I - O campo magntico do m magnetiza o prego parcialmente. II - Em A forma-se um plo norte e em B, um plo sul. III - O m atrai o prego. Dessas afirmaes, est(o) correta(s): a) Apenas I. c) Apenas I e II. b) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

Campo Magntico de um Condutor Reto Para obtermos o sentido do campo, usamos a regra da mo direita.

O mdulo de

em um ponto P dado por: B

.i 2 d
o

9. (PUC-RS) Dois campos magnticos uniformes, B1 e B2 ,


cruzam-se perpendicularmente. A direo do campo resultante dada por uma bssola, conforme a figura. Podese concluir que o mdulo B do campo resultante : a) B = B1 . sem 30. b) B = B1 . cos 30. c) B = B2 . tg 30. d) B =

No qual d a distncia do ponto P ao fio e o uma constante, denominada permeabilidade do vcuo, cujo valor no Sistema Internacional : o = 4 . 10-7 (T.m)/A Campo Magntico de Espira Circular

B2
S
30o

2 1

2 2

e) B = B1 + B2.

B1

10. (UFSC) No incio do perodo das grandes navegaes


europeias, as tempestades eram muito temidas. Alm da fragilidade dos navios, corria-se o risco de ter a bssola danificada no meio do oceano. Sobre esse fato, correto afirmar que: 01. A agitao do mar podia danificar permanentemente a bssola. 02. A bssola, assim como os metais (facas e tesouras), atraa raios que a danificavam. 04. O aquecimento do ar produzido pelos raios podia desmagnetizar a bssola. 08. O campo magntico produzido pelo raio podia desmagnetizar a bssola.

Verifica-se que no centro da espira, a intensidade do campo magntico dada por: B o .i


2d

Bobina Chata Nesse caso, a intensidade do campo magntico no centro da bobina ser dada por: B N
o .i 2d

No qual N o nmero de espiras.

Pr Universidade

15

Fsica C
Campo Magntico de um Solenide c)

Incluso para a Vida

A intensidade do campo magntico no interior do solenide dada por: B


o

N .i Onde N o nmero de espiras. l

Exerccios de Sala 1. Um fio condutor, vertical e longo, percorrido por uma


corrente de intensidade i = 2A, conforme a figura abaixo. Determine a intensidade, a direo e o sentido do vetor induo magntica num ponto a 10 cm do fio. Dado: =4 .10-7 T . m/A.

5. Dois condutores retos paralelos e extensos so percorridos


por corrente de mesma intensidade i =10A Determine a intensidade do vetor induo magntica no ponto P, nos casos indicados abaixo. dado =4 .10-7 T . m/A. A ) i 0,10 m P 0,10 m i

2. (UFSC) A figura representa um fio infinito, o percorrido


por uma corrente de 15A. Sabendo-se que ambos os segmentos AB e DE tem comprimento de 0,1m, o raio R do semicrculo DB de 0,05 m, determine o valor do campo -5 magntico, em (10 N/Am), no ponto C. B) i 0,10m P 0,10m i

6. Dois condutores retos, paralelos e extensos, conduzem Tarefa Mnima 3. Dois fios longos, retos e paralelos, situados no vcuo, So
percorridos por correntes contrrias, com intensidades 2A e 4A, e separadas entre si de 0,20 m. Calcule a intensidade do vetor induo magntica resultante no ponto P, indicado na figura. Dado: =4 .10-7 T . m/A a) 12x10-7T b) 20x10-7T c) 220x10-7T d) 120x10-7T e) 50x10-7T correntes de sentidos opostos e intensidade i1= i2 = 100A. Determine a intensidade do vetor induo magntica no ponto P. Dado: =4 .10-7 T . m/A a) 2,8x10-7T d) 1,0x10-7T -7 b) 3,8x10 T e) 2,2x10-7T -7 c) 1,8x10 T

7. Uma espira condutora circular, de raio R, percorrida por


uma corrente de intensidade i, no sentido horrio. Uma outra espira circular de raio R/2 concntrica com a precedente e situada no mesmo plano. Qual deve ser o sentido e qual o valor da intensidade de uma corrente que (percorrendo essa segunda espira) anula o campo magntico resultante no centro O? Justifique.

8. Duas espiras circulares concntricas, de 1 m de raio cada 4. Determine a intensidade do vetor induo magntica
originado pela corrente eltrica, no ponto O, nos seguintes casos ( =4 .10-7 T . m/A.): a) uma, esto localizadas em anos perpendiculares. Calcule a intensidade do campo magntico no centro das espiras, sabendo que cada espira conduz 0,5 A.

9. (UFU-MG) Em um tomo de hidrognio, considerando o


eltron como sendo uma massa puntiforme que gira no plano da folha em um rgo circular, como mostra a figura, o vetor campo magntico criado no centro do crculo por esse eltron representado por:

b)

Pr Universidade

16

Incluso para a Vida 10. (ACAFE) Complete corretamente a afirmativa.


- Uma carga eltrica puntiforme em movimento ___________. a) retilneo produz somente campo magntico. b) retilneo produz somente campo eltrico. c) retilneo produz campo eltrico e magntico. d) curvilneo produz somente campo magntico. e) curvilneo no produz campo eltrico, nem magntico.

Fsica C
Neste caso teremos um movimento circular e uniforme. Na figura, o campo perpendicular ao plano do papel e "entrando" nele (Smbolo ).

UNIDADE 10
FORA MAGNTICA SOBRE CARGAS ELTRICAS
DEFINIO DO MDULO DA FORA MAGNTICA O raio da trajetria ser: . Sendo um movimento circular e uniforme, o perodo desse movimento dado por: .

III- Caso em que e formam ngulo qualquer Neste caso podemos decompor a velocidade em . Usando esse fato, a intensidade de foi definida de modo que a intensidade da fora magntica dada por: duas componentes, uma componente uma componente paralela a . perpendicular a e

O sentido de depende do sinal da carga. Na figura indicamos o sentido de para o caso em que q > 0 e tambm para uma q 0. Esse sentido pode ser obtido por uma regra chamada regra da mo direita, tambm conhecida como regra do tapa.

A trajetria uma hlice cilndrica cujo raio R.

Exerccios de Sala 1. Uma partcula eletrizada com carga eltrica q = 2,0c


move-se com velocidade v = 3,0 .103 m/s em uma regio do espao onde existe um campo magntico de induo cuja intensidade de 5,0T, conforme a figura abaixo. Determine as caractersticas da fora magntica que age na partcula. O plano de B e V o plano do papel.

Unidade da intensidade de No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de intensidade de se chama tesla e seu smbolo T.

2. Em cada um dos casos dados a seguir determine a direo


OBS: Pelo fato de a fora magntica ser perpendicular velocidade, ela nunca realiza trabalho. Movimento quando o campo uniforme I- Caso em que e tm a mesma direo J vimos anteriormente que neste caso a fora magntica nula e, assim, o movimento ser retilneo e uniforme. II- Caso em que perpendicular a a) e o sentido da fora magntica sobre a carga q assinalada. O sinal da carga est discriminado em cada caso.

B
q 0

Pr Universidade

17

Fsica C

Incluso para a Vida 5. Uma partcula a, cuja carga


eltrica q = 3,2 x 10-19 C, movese com velocidade de v = 3,0 x 105 m/s em uma regio de campo magntico , de intensidade 2,5 x 105 T, conforme a figura. Determine o mdulo da fora magntica sobre a partcula. a) 3,2.10-8N d) 4,1.10-8N -8 b) 2,4.10 N e) 5,0.10-8N -8 c) 1,6.10 N

V
b)

B
q 0

q
c)

B
B
d)

6. (UFSC) As afirmativas abaixo referem-se a fenmenos


magnticos. Assinale a(s) proposio(es) verdadeira(s): 01.Um estudante quebra um m ao meio, obtendo dois pedaos, ambos com plo sul e plo norte. 02.Um astronauta, ao descer na Lua, constata que no h campo magntico na mesma, portanto ele poder usar uma bssola para se orientar. 04. Uma barra imantada se orientar ao ser suspensa horizontalmente por um fio preso pelo seu centro de gravidade ao teto de um laboratrio da UFSC. 08. Uma barra no imantada no permanecer fixa na porta de uma geladeira desmagnetizada, quando nela colocada. 16. Uma das formas de desmagnetizar uma bssola colocla num forno quente. 32. Uma das formas de magnetizar uma bssola coloc-la numa geladeira desmagnetizada.

Tarefa Mnima 3. A figura abaixo representa a combinao de um campo


eltrico uniforme, de intensidade 4,0 .104 N/C, com um campo magntico uniforme de induo , de intensidade 2,0.10-2 T. Determine a velocidade v que uma carga q = 5.10-6 C deve ter para atravessar a regio sem sofrer desvios.

7. Um feixe de eltrons lanado no interior de um campo


magntico com velocidade , paralelamente ao campo magntico uniforme de induo, conforme ilustra a figura. Podemos afirmar que o feixe:

a) 2x106m/s b) 3x106m/s

c) 4x106m/s d) 5x106m/s

e) 6x106m/s

4. (UFSC) Assinale as afirmativas corretas e some os


valores respectivos. 01. O fato de um prton, ao atravessar uma certa regio do espao, ter sua velocidade diminuda poderia ser explicado pela presena de um campo eltrico nesta regio. 02. O fato de um eltron, ao atravessar uma certa regio do espao, no sofrer desvio em sua trajetria nos permite afirmar que no existe campo magntico nesta regio. 04. A trajetria de uma partcula eletricamente neutra no alterada pela presena de um campo magntico. 08. A fora magntica que atua numa partcula eletricamente carregada sempre perpendicular ao campo magntico. 16. A fora magntica que atua numa partcula eletricamente carregada sempre perpendicular velocidade desta. 32. A velocidade de uma partcula eletricamente carregada sempre perpendicular ao campo magntico na regio.

a) sofrer uma deflexo para cima, mantendo-se no plano da pgina. b) sofrer uma deflexo para baixo, mantendo-se no plano da pgina. c) sofrer uma deflexo para dentro da pgina. d) manter sua direo original. e) sofrer uma deflexo para fora da pgina.

8. Uma carga eltrica q, de massa m move-se inicialmente


com velocidade constante V0 no vcuo. A partir do instante t= 0, aplica-se um campo magntico uniforme de induo B, perpendicular a V0. Afirma-se que: a) A partcula continua em movimento retilneo e uniforme. b) A partcula passa a descrever uma circunferncia de raio

mv . Bq

c) A partcula passa a descrever uma hlice cilndrica. d) A partcula passa a descrever um movimento retilneo uniformemente variado. e) Nenhuma das afirmaes anteriores correta.

Pr Universidade

18

Incluso para a Vida 9. Um eltron penetra em um campo magntico segundo um


ngulo (ngulo que o vetor velocidade v faz com as linhas de B). Nestas condies a trajetria do eltron uma: a) circunferncia c) hiprbole e) parbola b) linha reta d) hlice

Fsica C

10. (PUC-SP) Um corpsculo carregado com carga de 100


C passa com velocidade de 25 m/s na direo perpendicular a um campo de induo magntica e fica sujeito a uma fora de 5 . 10-4 N. A intensidade desse campo vale: a) 0,1 T b) 0,2 T c) 0,3 T d) 1,0 T e) 2,0 T

OBS: Aplicando a regra da mo direita, percebemos que, neste caso, as foras entre os fios so de atrao. Quando os fios so percorridos por correntes de sentidos opostos, as foras so de repulso.

Exerccios de Sala 1. Um condutor retilneo, de comprimento 1 = 0,2m,


percorrido por uma corrente eltrica de intensidade i = 2A. Sabe-se que o condutor est totalmente imerso em um campo magntico uniforme, cujo vetor induo magntica tem intensidade B = 0,5T. Sendo 30 o ngulo formado entre a direo dele e a da corrente eltrica, caracteriza a fora magntica que atua sobre o condutor.

UNIDADE 11
FORA MAGNTICA SOBRE CONDUTORES
CONDUTOR RETILNEO Nessa figura representamos uma fila de eltrons movendo-se com velocidade ; o sentido da corrente convencional (i) oposto ao movimento dos eltrons. O fio forma ngulo com o campo magntico.

2. Em um motor eltrico, fios que conduzem uma corrente


de 5A so perpendiculares a um campo de induo magntica de intensidade 1T. Qual a fora exercida sobre cada centmetro do fio?

Tarefa Mnima 3. Uma das maneiras de


se obter o valor de um campo magntico uniforme colocar um fio condutor perpendicularmente s linhas de induo e medir a fora que atua sobre o fio para cada valor da corrente que o percorre. Em uma destas experincias, utilizando-se um fio de 0,1m, obtiveram-se dados que permitiram a construo do grfico abaixo, onde F a intensidade da fora magntica e i a corrente eltrica. Determine a intensidade do vetor campo magntico. a) 10-4T c) 10-1T e) 10-2T -3 -5 b) 10 T d) 10 T

Para obtermos o mdulo da fora magntica sobre o condutor, basta aplicarmos a equao:

Fm = B . i . L . sen

Fora Magntica entre Condutores Retos e Paralelos Na Figura a seguir representamos dois fios X e Y, retos, longos e paralelos, percorridos por correntes de intensidades i1 e i2, de mesmo sentido.

4. (PUC-SP) A espira
condutora ABCD rgida da figura pode girar livremente em torno do eixo L. Sendo percorrida pela corrente de valor i, a espira, na posio em que se encontra, tender a a) ser elevada verticalmente. b) girar no sentido horrio. c) girar no sentido anti-horrio. d) permanecer em repouso, sem movimento giratrio. e) girar de 90 para se alinha com o campo de induo magntica do m.

Nessa figura representamos o campo magntico produzido pela corrente i1. A intensidade do campo sobre o condutor Y : B1

.i 2 d

o 1

Portanto a fora magntica ( intensidade F dada por:

) sobre o fio Y tem

Pr Universidade

19

Fsica C 5. (UFSC) Obtenha a soma dos valores numricos


associados s opes corretas. Um condutor retilneo, percorrido por uma corrente eltrica I, colocado entre os plos de um im como indica a figura abaixo.

Incluso para a Vida


c) 1,0 newton, no sentido do campo. d) 1,5 newton, no sentido oposto ao do campo. e) 1,0 newton, para fora do papel.

8. (PUC-SP) Um condutor retilneo de comprimento 0,5 m


percorrido por uma corrente de intensidade 4,0 A. O condutor est totalmente imerso num campo magntico de intensidade 10-3 T, formando com a direo do campo um ngulo de 30. A intensidade da fora magntica que atua sobre o condutor : a) 103N c) 10-4N e) nula b) 2.10-2N d) 10-3N.

Podemos afirmar que: 01. A fora magntica que age no condutor tem a direo norte-sul do m e aponta no sentido do plo sul. 02. A fora magntica que age no condutor tem a direo norte-sul do m e aponta no sentido do plo norte. 04. A fora magntica sobre o condutor aponta para dentro do plano do papel. 08. A fora magntica sobre o condutor aponta para fora do plano do papel. 16. A fora magntica que age no condutor tem o mesmo sentido que a corrente eltrica I. 32. No existe fora magntica atuando no condutor. 64. A fora magntica depende da intensidade da corrente eltrica I que percorre o condutor.

9. Dois condutores retos e extensos, paralelos, so separados


por r = 1m e percorridos por correntes iguais de 1A e de mesmo sentido. Se ambos esto no vcuo (0 = 4 .10-7 T.m/A), caracterize a fora magntica entre eles por centmetro de comprimento. a) 3,0x10-9N c) 2,0x10-9N e) 1,5x10-9N -9 -9 b) 2,5x10 N d) 1,0x10 N

10. Dois fios longos, retos e paralelos, situados no vcuo,


so percorridos por correntes contrrias, de intensidades i1 = 2A e i2 = 4A. A distncia entre os fios de 0,1 m. a) Os fios se atraem ou se repelem? b) Com que fora, para cada metro de comprimento do fio? c) O que ocorrer se inverter o sentido da corrente i2? Dado: permeabilidade magntica do vcuo: -7 m 0 = 4 .10 T . /A.

6. (UFSC) Considere um fio retilneo infinito, no qual passa


uma corrente i. Marque no carto-resposta a soma dos valores associados s das proposies verdadeiras: 01. Se dobrarmos a corrente i, o campo magntico gerado pelo fio dobra. 02. Se invertermos o sentido da corrente, inverte-se o sentido do campo magntico gerado pelo fio. 04. O campo magntico gerado pelo fio cai 1/r2, onde r a distncia ao fio. 08. Se colocarmos um segundo fio, tambm infinito, paralelo ao primeiro e pelo qual passa uma corrente no mesmo sentido de i, no haver fora resultante entre fios. 16. Se colocarmos um segundo fio, tambm infinito, paralelo ao primeiro e pelo qual passa corrente no sentido inverso a i, haver uma fora repulsiva entre os fios. 32. Caso exista uma partcula carregada, prxima ao fio, ser sempre diferente de zero a fora que o campo magntico gerado pelo fio far sobre a partcula.

UNIDADE 12
INDUO ELETROMAGNTICA
FLUXO MAGNTICO

7. (Santa Ceclia-SP) Um trecho MN de um fio retilneo


com comprimento de 10 cm, conduzindo uma corrente eltrica de 10 ampres, est imerso em uma regio, no vcuo, onde existe um campo de induo magntica de 1,0 tesla, conforme a figura. A fora que age no trecho do fio :

Sendo o ngulo entre e , definimos o fluxo ( ) de atravs da superfcie, pela equao: = B . A . cos No Sistema Internacional de Unidades, a unidade de fluxo magntico o weber (Wb). Fora eletromotriz induzida Suponhamos que a corrente induzida tenha intensidade i e o circuito tenha resistncia R. Tudo se passa como se houvesse no circuito um gerador de fora eletromotriz E, dada pela equao vista na aula de corrente eltrica: E=R.i

a) 1,0 newton, para dentro do papel. b) 0,5 newton, para fora do papel.

Pr Universidade

20

Incluso para a Vida


Essa fora eletromotriz chamada de fora eletromotriz induzida. Variaes de Fluxo Como o fluxo dado por: = B . A . cos , percebemos que o fluxo pode variar de trs maneiras: 1) Variando o campo magntico 2) Variando a rea A 3) Variando o ngulo (girando o circuito) Lei de Lenz Heinrich Lenz (1804-1865), nascido na Estnia, estabeleceu um modo de obter o sentido da corrente induzida: A corrente induzida tem um sentido tal que se ope variao de fluxo. Lei de Faraday Suponhamos que o fluxo magntico que atravessa um circuito sofra uma variao num intervalo de tempo t. O valor mdio da fora eletromotriz induzida nesse intervalo de tempo dado, em mdulo, por:

Fsica C

V1 V2

N1 N2

Onde V1 e V2 so tenses no primrio e secundrio respectivamente.

Exerccios de Sala 1. O campo Magntico uniforme de induo, em uma


regio, tem intensidade 0,5 T. Calcule a fem induzida em um condutor retilneo de 10 cm de comprimento, que se desloca com velocidade de 1 m/s.

2. Um transformador est ligado a uma tomada de 120V. Seu


primrio tem 800 espiras. Calcule o nmero de espiras do secundrio, sabendo que a ele ligada uma campainha de 6V.

No entanto o sinal "menos" serve apenas para lembrar a lei de Lenz, isto , que a fora eletromotriz induzida se ope variao de fluxo. Condutor Retilneo movendo-se sob a Ao de Campo Magntico Uniforme Na figura representamos um condutor em forma de U sobre o qual se move com velocidade , um condutor reto WZ. O conjunto est numa regio em que h um campo magntico uniforme , perpendicular ao plano do circuito. Na posio da figura, a rea do circuito : Assim, temos:

3. (UFLA-MG) A figura a
seguir representa um transformador que serve para elevar ou reduzir nveis de tenso (voltagem). Com relao indicao do ponteiro do galvanmetro (G) e a posio da chave ( C ), pode-se afirmar que: a) O ponteiro do galvanmetro ir defletir no sentido horrio enquanto a chave ( C ) permanecer fechada. b) O ponteiro do galvanmetro ir defletir no sentido antihorrio, enquanto a chave ( C ) permanecer fechada. c) O ponteiro do galvanmetro sofrer deflexes somente nos instantes em que se fechar ou abrir a chave. d) Considerando a chave ( C ) fechada no haver deflexo instantnea do ponteiro no instante de sua abertura. e) O ponteiro do galvanmetro ficar oscilando enquanto a chave ( C ) permanecer fechada.

E=L.B.V

Tarefa Mnima 4. (PUC-RS) Responder questo com base nas informaes e


Transformadores Transformador de tenso um dispositivo capaz de elevar ou rebaixar uma ddp. figura abaixo. Uma bobina est prxima de um m em forma de barra como indica a figura. Trs situaes podem ocorrer, alternativamente I - Somente o m se move. II - Somente a bobina se move. III - Os dois se movem, ambos com mesma velocidade em sentidos contrrios. De acordo com os dados acima, correto dizer que ser induzida uma fora eletromotriz nos extremos da bobina: a) somente na situao I. d) em nenhuma das situaes. b) somente na situao II. e) em todas as situaes. c) somente nas situaes I e II.

Sejam N1 e N2 os nmeros de espiras no primrio e secundrio, respectivamente. Pode-se, ento, demonstrar que:

Pr Universidade

21

Fsica C 5. (UFSC) Em um laboratrio de Fsica experimental, um m


deixado cair verticalmente, atravs de um solenide longo, feito de fio de cobre esmaltado, tendo pequena resistncia hmica, em cujas extremidades temos conectado um galvanmetro (G). A situao est ilustrada na figura ao lado. Em relao situao descrita, assinale a(s) proposio (es) correta(s). 01. A presena do solenide no afeta o movimento de queda do m. 02. Com o movimento do m, surge uma fora eletromotriz induzida nas espiras do solenide e o galvanmetro indica a passagem de corrente. 04. Ao atravessar o solenide, o m fica sob a ao de uma fora magntica que se ope ao seu movimento, o que aumenta o tempo que esse m leva para atravessar o solenide. 08. Ao atravessar o solenide, o m fica sujeito a uma fora magntica que se adiciona fora peso, diminuindo o tempo que o m leva para atravessar o solenide. 16. O sentido da corrente induzida no solenide, enquanto o m est caindo na metade superior do solenide, tem sentido oposto ao da corrente induzida enquanto o m est caindo na metade inferior do solenide. 32. O galvanmetro no indica passagem de corrente no solenide durante o movimento do m em seu interior. 64. Parte da energia mecnica do m convertida em calor, nas espiras do solenide, por efeito Joule.

Incluso para a Vida 8. (UFSC) Duas espiras, uma retangular e outra circular, so
colocadas prximas a um fio retilneo percorrido por uma corrente constante I, como se mostra na figura abaixo. As espiras so submetidas s foras deslocarem com uma mesma velocidade v, constante, que as afasta do fio. A rea da espira retangular o dobro da rea da espira circular. Assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. Como a corrente no fio permanece constante, no ocorre variao do N fluxo magntico atravs das espiras e, portanto, S nenhuma corrente induzida nas mesmas. 02. Como o fluxo magntico varia atravs da rea das espiras, uma corrente induzida se estabelece em ambas as espiras. 04. O sentido da corrente induzida na espira circular horrio e na espira retangular anti-horrio. 08. Quanto maior a velocidade com que as espiras se afastam do fio, maiores so as correntes induzidas nas espiras. 16. Parte do trabalho realizado pelas foras F1 e F2 transformado em calor por efeito Joule nas espiras. 32. As espiras tm reas diferentes, porm tm a mesma velocidade; assim, o valor da corrente induzida o mesmo nas duas espiras e, como ambas se afastam do fio, o sentido das correntes induzidas o mesmo, ou seja, tem sentido horrio. 64. Como a rea da espira retangular o dobro da rea da espira circular, a corrente induzida na espira retangular maior do que a corrente induzida na espira circular.

F1 e F2 de maneira a se

6. (PUC-RS) O fenmeno da induo eletromagntica


usado para gerar praticamente toda a energia eltrica que consumimos. Esse fenmeno consiste no aparecimento de uma fora eletromotriz entre os extremos de um fio condutor submetido a um a) campo eltrico. b) campo magntico invarivel. c) campo eletromagntico invarivel. d) fluxo magntico varivel. e) fluxo magntico invarivel.

7. (UFSC) Na figura
abaixo, o condutor CD tem resistncia desprezvel e mede 60,0 centmetros de comprimento, movimentando-se sobre dois trilhos condutores, com velocidade constante e igual a 80,0 metros por segundo para a direita. O campo magntico aplicado uniforme, perpendicular ao plano da pgina e o seu sentido saindo da figura. Sabendo-se que a intensidade (mdulo) de 10,0 teslas, que a resistncia R vale 20,0 ohms e existe o aparecimento de uma fora eletromotriz induzida, determine o valor da corrente eltrica medida pelo ampermetro (suposto ideal), em ampres.

9. (UFSC) Uma espira


retangular de fio condutor posta a oscilar, no ar, atravessando em seu movimento um campo magntico uniforme, perpendicular ao seu plano de oscilao, conforme est representado na figura abaixo. Ao oscilar, a espira no sofre rotao (o plano da espira sempre perpendicular ao campo magntico) e atravessa a regio do campo magntico nos dois sentidos do seu movimento. Assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. Como a espira recebe energia do campo magntico, ela levar mais tempo para atingir o repouso do que se oscilasse na ausncia dos ms.

Pr Universidade

22

Incluso para a Vida


02. O campo magntico no influencia o movimento da espira. 04. Parte da energia mecnica ser convertida em calor por efeito Joule. 08. A espira levar menos tempo para atingir o repouso, pois ser freada pelo campo magntico. 16. O sentido da corrente induzida enquanto a espira est entrando na regio do campo magntico, oposto ao sentido da corrente induzida enquanto a espira est saindo da regio do campo magntico. 32. Os valores das correntes induzidas no se alteram se substitumos a espira retangular por uma espira circular, cujo raio seja a metade do lado maior da espira retangular. 64. As correntes induzidas que aparecem na espira tm sempre o mesmo sentido.

Fsica C

Primrio Voltagem (Vp ) de voltas(Np N )

Secundrio Voltagem (Vs N ) de v oltas(Ns )

Em relao ao exposto, assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. O princpio bsico de funcionamento de um transformador o fenmeno conhecido como induo eletromagntica: quando um circuito fechado submetido a um campo magntico varivel, aparece no circuito uma corrente eltrica cuja intensidade proporcional s variaes do fluxo magntico. 02. No transformador, pequenas intensidades de corrente no primrio podem criar grandes intensidades de fluxo magntico, o que ocasionar uma induo eletromagntica e o aparecimento de uma voltagem no secundrio. 04. O transformador acima pode ser um transformador de elevao de tenso. Se ligarmos uma bateria de automvel de 12 V em seu primrio (com 48 voltas), iremos obter uma tenso de 220 V em seu secundrio (com 880 voltas). 08. Podemos usar o transformador invertido, ou seja, se o ligarmos a uma tomada em nossa residncia (de corrente alternada) e aplicarmos uma tenso de 220 V em seu secundrio (com 1000 voltas), obteremos uma tenso de 110 V no seu primrio (com 500 voltas). 16. Ao acoplarmos um transformador a uma tomada e a um aparelho eltrico, como no h contato eltrico entre os fios dos enrolamentos primrio e secundrio, o que impossibilita a passagem da corrente eltrica entre eles, no haver transformao dos valores da corrente eltrica, somente da tenso. 32. O fluxo magntico criado pelo campo magntico que aparece quando o transformador ligado depende da rea da seco reta do ncleo metlico.

10. (UFSC) Pedrinho, aps uma aula de Fsica, resolveu


verificar experimentalmente o que tinha estudado at o momento. Para tal experimento, ele usou uma bobina com 50 espiras, um m preso a um suporte no condutor e uma lmpada incandescente de 5 W de potncia. O experimento consistia em mover o m para dentro e para fora da bobina, repetidamente. Ao terminar o experimento, Pedrinho fez algumas observaes, que esto listadas na forma de proposies. Assinale a(s) proposio(es) correta(s). 01. O mdulo da fora eletromotriz induzida na bobina diretamente proporcional variao do fluxo magntico em funo da distncia. 02. difcil mover o m dentro da bobina, pois o campo magntico de cada espira oferece uma resistncia ao movimento do m. Isso explicado pela Lei de Lenz. 04. Se a corrente na lmpada for de 2 A, a fora eletromotriz induzida em cada espira da bobina 0,05 V. 08. A frequncia do movimento do m no interior da bobina no interfere na luminosidade da lmpada. 16. Para haver uma corrente induzida na bobina necessrio que o circuito esteja fechado. 32. O trabalho realizado para mover o m para dentro e para fora da bobina transformado integralmente em energia luminosa na lmpada.

11. (UFSC)
Na transmisso de energia eltrica das usinas at os pontos de utilizao, no bastam fios e postes. Toda a rede de distribuio depende fundamentalmente dos transformadores, que ora elevam a tenso, ora a rebaixam. Nesse sobe-e-desce, os transformadores no s resolvem um problema econmico, como melhoram a eficincia do processo. A figura abaixo representa esquematicamente um transformador ideal, composto por dois enrolamentos (primrio e secundrio) de fios envoltos nos braos de um quadro metlico (ncleo), e a relao entre as voltagens no primrio e no secundrio dada por

Vp Vs

Np Ns

Pr Universidade

23

You might also like