You are on page 1of 8

Licenciatura em Matemtica 2.

Perodo Aula: 01 Filosofia da Cincia Transmisso: 29/11/11 (tera)

Vh Entrada 1.1

Abertura Alcimar/Pedro

Das Das

18h 18h05

s s

18h05 18h45

5 40

VT (narrao dos caracteres)


Unidade I: Cincia: natureza e cultura. Tema: O processo do conhecimento: natureza e cultura. Objetivo: Compreender o processo do conhecimento a partir do conceito de prxis: da natureza cultura. 1. Arte Processo do conhecimento Introduo Deslocar a compreenso do processo do conhecimento do campo da metafsica para o campo da prxis. 2. Arte Obstculo metafsico Definio atribuir a gnese do conhecimento uma razo abstrata e no prxis. 3. Arte Obstculo metafsico Definio atribuir a gnese do conhecimento uma razo abstrata e no prxis. 4. Arte

Aristteles
(...) todos os homens tm o desejo natural de conhecer. + Foto de Aristteles 5. Arte Marx (1818-1883) O homem interage com a natureza por meio do trabalho, de uma atividade vital consciente. + Foto de Marx 6. Arte O homem como prxis Conceito a prtica que se pensa. Cria mediaes. Toma distncia do mundo natural. Objetiva a natureza e dela se distingue pelo trabalho. O animal tambm atua sobre a natureza, mas dela no se diferencia.

Filosofia da Cincia

Aula 01

Prof. Alcimar/Pedro

7. Arte Produo do conhecimento + Sequencia de fotos intercalando: 1. Uma colmia 2. Uma pessoa trabalhando (produzindo algo) 3. O pssaro Joo de barro fazendo (se possvel) a casa dele 4. Outra pessoa trabalhando (produzindo algo) 8. Arte Da natureza cultura O trabalho O homem transpe o reino da necessidade (natureza)... Constri o reino da liberdade (cultura). Em sentido prprio, somente o homem produz cultura. O animal nasce, vive e morre sob a lei natural. 9. Arte Conhecimento humano Produto da prxis O conhecimento, a cincia (a matemtica) no so de ordem divina ou natural. ...resultam antes de um longo processo histrico-social, prtico-terico, mediante os quais o homem objetiva-se a si mesmo e a natureza. Edifica o reino da liberdade. 10. Vdeo Trecho do filme 2001, uma odissia no espao cena em que joga o osso e este se transforma em uma nave. Aula 1.1 Vdeo 10 Licenciatura de matemtica I Filosofia da Cincia 2 Perodo

Filosofia da Cincia

Aula 01

Prof. Alcimar/Pedro

Licenciatura em Matemtica 2. Perodo Aula: 01 Filosofia da Cincia Transmisso: 29/11/11 (tera)

Entrada 1.2

Alcimar/Pedro

Das

18h45

19h25

40

VT (narrao dos caracteres) Unidade I: Cincia, natureza e cultura. Tema: Filosofia: a doxa (opinio) e a episteme (cincia. Objetivo: Estabelecer a diferena entre o conhecimento produzido pela doxa e o conhecimento produzido pela episteme.

1. Arte Formas de conhecimento Doxa (opinio) e Episteme (cincia) Duas formas de objetivao da realidade. 2. Arte Formas de conhecimento Doxa (opinio) Definio Conhecimento produzido pelos sentidos. 3. Arte Formas de conhecimento Episteme (cincia) Definio Conhecimento produzido pela razo. 4. Arte Herclito de feso (c.567-c. 480a. C.) + Foto de Herclito 5. Arte Parmnides de Elia (sc. VI - V a. C.) + Foto de Parmnides 6. Arte Teoria do conhecimento Hercilto e Parmnides Elaboram o primeiro esboo da epistemologia (teoria geral do conhecimento). Estabelecem a primeira distino entre doxa e episteme. Afirmam a superioridade do conhecimento racional (episteme) sobre o conhecimento sensvel (doxa). 7. Arte Herclito Crtica Doxa Se todas as coisas se tornassem fumaa, conhecer-se-ia com as narinas. (FR. 7) + Foto de Herclito 8. Arte Parmnides Crtica aparncia Jamais se conseguir provar que o no-ser ; afasta, portanto, o teu pensamento desta via de investigao. (FR. 7) + Foto de Parmnides Filosofia da Cincia Aula 01 Prof. Alcimar/Pedro

9. Arte Bachelard (1884-1962) A opinio pensa mal; ela no pensa: traduz necessidades em conhecimentos. + Foto de Bachelard 10. Arte Doxa e Episteme Senso comum e cientfico Mesmo distintas, as falas da doxa e da episteme habitam a conscincia humana. A razo igualmente produz luz e sombra. O mistrio do ser sempre irredutvel e maior que o alcance das mais diversas formas de objetivao. 11. Arte Marx (1818 1883) Toda cincia seria suprflua se a aparncia e a essncia das coisas coincidissem diretamente. + Foto de Marx

Entrada 1.2

Dinmica Local

Das

19h25

19h45

20

12. Arte Dinmica Local 1. Estabelea a relao entre prxis e conhecimento. 2. Aponte as diferenas entre doxa e episteme.

Entrada 1.2

Momento de interao

Das

19h45

20h00

15

Entrada 1.2

Intervalo

Das

20h00

20h20

20

Filosofia da Cincia

Aula 01

Prof. Alcimar/Pedro

Licenciatura em Matemtica 2. Perodo Aula: 01 Filosofia da Cincia Transmisso: 29/11/11 (tera)

Entrada 1.3

Alcimar/Pedro

Das

20h20

21h05

45

VT (narrao dos caracteres) Unidade I: Cincia, natureza e cultura. Tema: Filosofia da cincia: definio e estatuto. Objetivo: Compreender a natureza e o estatuto da filosofia da cincia.

1. Arte
Razo discursiva Conceito o modo de operar da razo. constitutivo da razo filosfica e da razo cientfica.

2. Arte
Filosofia Conceito atividade da razo; produo de sentido. uma forma de conhecimento

3. Arte
Wittgenstein (1889 1951) A filosofia no teoria, mas atividade. + Foto de Wittgenstein

4. Arte
Karl Jaspers (1883-1969) a demanda da verdade e no a sua posse, que constitui a essncia da filosofia. + Foto de Karl Jaspers (pensador alemo)

5. Arte
Filosofia Preconceito Para o preconceito a filosofia um saber intil. O preconceito utilitarista: s vale o que produz resultado imediato.

6. Arte
Filosofia Dogmatismo a ignorncia potenciada de uma falsa certeza. (Giannetti) O saber filosfico no toma as definies como algo acabado.

7. Arte
Herclito (c.567-c. 480a. C.) O homem no toma banho duas vezes no mesmo rio. + Foto de Herclito

8. Arte
Filosofia da cincia Conceito Conhecimento que se ocupa da produo, da fundamentao, do valor, da natureza da cincia. A cincia , portanto, o objeto formal da filosofia da cincia. Filosofia da Cincia Aula 01 Prof. Alcimar/Pedro

9. Arte
Karl Marx (1818-1883) De novo tornou-se bem clara para mim a impossibilidade de penetrar (na cincia) sem a filosofia. + Foto de Karl Marx

10. Arte
Filosofia e cincia Distino A filosofia no se define por ter um objeto prprio. Tudo pode ser pensado como objeto filosfico. A cincia se ocupa de objetos devidamente delimitados e construdos.

11. Arte
Immanuel Kant (1724-1804) + Foto de Immanuel Kant

12. Arte
Kant Questes fundamentais Que posso conhecer? Teoria do conhecimento. Que devo fazer? tica. Que me permitido esperar? Filosofia da religio. Que o homem? Antropologia filosfica.

Filosofia da Cincia

Aula 01

Prof. Alcimar/Pedro

Licenciatura em Matemtica 2. Perodo Aula: 01 Filosofia da Cincia Transmisso: 29/11/11 (tera)

Entrada 1.4

Alcimar/Pedro

Das

21h05

22h

55

VT (narrao dos caracteres) Unidade I: Cincia, natureza e cultura Tema 04:Filosofia: suas condies e desafios. Objetivo: Definir as exigncias (condies) da reflexo filosfica.

1. Arte Filosofia O rigor O pensamento , pois, a negao do aspecto natural da vida. (Hegel 1770-1831) + Foto de Hegel 2. Arte Filosofia A condio da crtica No toma as coisas pela aparncia. Todo pensamento crtico pensamento radical. 3. Arte Marx (1818-1883) Ser radical tomar as coisas pela raiz. Ora, a raiz para o homem o prprio homem. + Foto de Marx 4. Arte Filosofia A condio da verdade Ao contrrio do que pensa a ideologia positivista, a verdade no prerrogativa da cincia. O conhecimento filosfico tambm expresso da verdade. Para a filosofia a verdade s pode ser pensada no horizonte da histria.

5. Arte Filosofia A condio do rigor Implica duas exigncias lgicas: 1. Formal: ordem interna do discurso. 2. Dialtica: a verdade do discurso. No h caminho fcil para a filosofia. Exige: pacincia do conceito (Hegel) e continuidade no esforo reflexivo. 6. Arte Filosofia A condio da totalidade A realidade sntese de mltiplas determinaes.

Filosofia da Cincia

Aula 01

Prof. Alcimar/Pedro

7. Arte Aristteles (384-322 a. C.) O ser pode ser dito de diversos modos. + Foto de Aristteles 8. Arte Filosofia A condio da totalidade O todo se cria a si mesmo na interao das partes.(Karel Kosik) Para a dialtica a totalidade sempre totalidade concreta. 9. Arte Filosofia Condio da historicidade Todo fato social fato histrico e inversamente. Ideologia neoliberal: discurso negador da histria. No h progresso histrico sem projeto, sem utopia. A histria o campo aberto da autonomia, da ousadia e da inventividade. 10. Arte Filosofia Condio do contraditrio Constitutivo fundamental do pensamento dialtico. 11. Arte Herclito (c.567-c. 480a. C.) O real a unidade do diverso e a guerra a me de todas as coisas. + Foto de Herclito 12. Arte Marx (1818-1883) A histria das sociedades a histria da luta de classes. + Foto de Marx 13. Arte Filosofia Condio do contraditrio Nada progride linearmente. As crises, as contradies, foras de vida e de morte, de gerao, degenerao e regenerao constituem o homem. 14. Arte Filosofia Condio da sabedoria Papel do filsofo: cuidar da sabedoria. O sbio um homem de sntese. 15. Arte Santo Agostinho (354 430) A sabedoria a medida da alma. + Foto de Santo Agostinho 16. Arte Filosofia Condio da sabedoria Filosofia e cincia devem encontrar sua medida na sabedoria.

Filosofia da Cincia

Aula 01

Prof. Alcimar/Pedro

You might also like