You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS JURDICAS

Programa de Ps-Graduao em Cincias Jurdicas EDITAL O Coordenador do Programa de Ps-Graduao em CINCIAS JURDICAS PPGCJ, no uso de suas atribuies, torna pblico o presente edital que regula as condies de ingresso, por via de EXAME DE SELEO, no Programa de Ps-Graduao, em nvel de MESTRADO, reas de concentrao em Direito Econmico e Direitos Humanos, para o ano letivo de 2010, na conformidade dos termos abaixo:
1. Da inscrio 1.1 Perodo de Inscrio: 7 a 18 de dezembro de 2009. 1.2 No ato da inscrio o candidato dever optar por uma das reas de Concentrao. 1.3 As inscries podero ser efetuadas pessoalmente ou por procurao na Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Cincias Jurdicas (PPGCJ), de segunda a sexta-feira, no horrio das 8 s 12 horas, respeitando o cumprimento do calendrio de inscrio. 1.3.1 O pagamento da taxa de inscrio, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), a ser feito atravs do Banco do Brasil usando a GRU (Guia de Recolhimento da Unio). Informaes sobre a GRU na homepage da PRPG-UFPB: http://www.prpg.ufpb.br/ 1.3.2 Os candidatos que realizarem suas inscries a partir de outra cidade devero utilizar a guia de recolhimento da taxa de inscrio (GRU), obtida no endereo www.prpg.ufpb.br, efetuar o pagamento no Banco do Brasil e postar todos os documentos at o ltimo dia previsto para as inscries. 2. Da documentao exigida 2.1 Ficha de inscrio (disponvel no site da Ps-Graduao: www.ccj.ufpb.br/pos); 2.2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrio, na forma descrita nos item 1.3.1 e 1.3.2 2.2.1. Os candidatos comprovadamente carentes sero dispensados da taxa de inscrio. Esses candidatos devem apresentar, no ato de inscrio, diagnstico social emitido pela COAPE - Coordenao de Assistncia e Promoo Estudantil, Pr-Reitoria de Assuntos Comunitrios, UFPB (Prdio da Reitoria). 2.3 Duas cartas de recomendao fornecidas por professores ou por pesquisadores com os quais o candidato tenha estudado ou trabalhado; 2.4 Duas fotografias recentes, 3x4; 2.5 Cpias autenticadas da Carteira de Identidade, do CPF, do ttulo de eleitor e certificado de reservista (candidatos do sexo masculino); 2.6 Cpia autenticada do diploma ou do certificado de concluso de curso de graduao: 2.6.1 Para a rea de concentrao em Direito Econmico: graduados em Direito ou em qualquer curso das reas de Cincias Sociais Aplicadas ou das Cincias Humanas; 2.6.2 Para a rea de concentrao em Direitos Humanos: graduados em qualquer rea do conhecimento; 2.6.3 Fica assegurada a inscrio de candidatos que, apesar de no apresentarem a titulao exigida, estejam aptos a obt-la e possam comprov-la at o ato de matrcula no PPGCJ; 2.7 Curriculum vitae atualizado, registrado na plataforma lattes do CNPq, e documentado;

2.8

Plano preliminar de dissertao, obrigatoriamente vinculado a uma das linhas de pesquisa constantes dos Anexos I (Direito Econmico) e II (Direitos Humanos).
O exame ser procedido pela Comisso de Seleo, dele constando: Fase eliminatria

3. Do exame de seleo

3.1

3.1.1 Prova escrita de conhecimento na rea de Concentrao escolhida pelo candidato, com durao mxima de 4h (quatro horas), exigindo-se nota mnima 7,0 (sete) para habilitao nesta etapa (Peso 4). 3.1.2 Anlise do plano preliminar de dissertao e defesa do mesmo pelo candidato aprovado na prova escrita, exigindo-se nota mnima 7,0 (sete) para habilitao nesta etapa (Peso 4). 3.2 Fase classificatria 3.2.1 Traduo escrita de um texto, em ingls, francs ou italiano, relacionado com a rea de concentrao (Peso 2). 3.2.2 O candidato que no obtiver nota mnima 7,0 (sete) nesta fase, caso seja classificado, dever se submeter, no prazo mximo de 12 meses, a exame de proficincia no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas DELEM, CCHLA, UFPB. Do sucesso no referido exame depender sua permanncia no Programa. 3.3 Disposies gerais 3.3.1 3.3.2 3.3.3 Nas provas escritas no ser admitida qualquer consulta; A admisso ao PPGCJ depender, alm da aprovao, da classificao do candidato, em funo do nmero de vagas; O plano preliminar de dissertao dever ser elaborado em , no mximo 12 (doze) pginas (da introduo ao cronograma), em fonte 12 (doze) e espaamento 1,5 (um e meio), observada a seguinte forma: 1. Introduo; 2 Problema; 3. Hiptese; 4. Objetivos; 5. Justificativa; 6. Fundamentao Terica; 7. Metodologia; 8.Cronograma; 9. Referncias;

3.3.4. O plano preliminar de dissertao um instrumento de anlise para a avaliao global do candidato, no sendo vinculativo linha de pesquisa, dissertao de final de curso ou orientao pretendida pelo candidato; 3.3.5. A distribuio do projeto por linha de pesquisa e por orientador ser feita, depois da matrcula dos selecionados, pelo Colegiado do Programa de Ps-Graduao em Cincias Jurdicas, ouvidos os professores. 4. Do nmero legal de vagas

So 12 (doze) para cada rea de concentrao (Cf. Anexos I e II deste Edital).


4.1 Na rea de concentrao em Direitos Humanos, cumpridas as exigncias da primeira fase eliminatria da seleo, 1/3 (um tero) das 12 (doze) vagas ofertadas para alunos regulares sero reservadas aos candidatos selecionados pela COAPE (entre os isentos da taxa de inscrio), em razo de sua condio socioeconmica; 4.1.1 As vagas no preenchidas retornaro ao processo ordinrio. 5. Dos programas das provas, das linhas de pesquisa e da bibliografia mnima sugerida. Ver Anexos I e II deste Edital. 6. Da realizao, horrio e locais das provas: 6.1 Prova escrita: 03/02/2010, das 8 s 12 horas, nas salas de aula e auditrio do CCJ no campus universitrio. 6.2 6.3 Divulgao do resultado: 12/02/2010. Defesa do plano preliminar de dissertao Ser realizada no perodo entre 22 e 26 de fevereiro de 2010, independentemente da rea de concentrao, com divulgao do resultado em 02/03/2010; 6.3.1 Para a defesa do plano preliminar de dissertao, a Comisso de Seleo determinar datas e horrios individuais, devendo cada candidato estar disponvel naqueles que lhe forem indicados. 6.3.2. Local e horrio: Programa de Ps-Graduao em Cincias Jurdicas (PPGCJ)/CCJ/UFPB, a partir das 8 horas. 6.4 Prova (escrita) de lngua estrangeira Ser realizada, para as duas reas de concentrao, no dia 03/03/2010, das 14 s 16 horas, no PPGCJ. Acesso ao local das provas Somente tero acesso ao local das provas os portadores do carto de inscrio e documento de identificao.

6.5

7. Dos recursos
Somente cabem recursos se formalizados e devidamente fundamentados, observado o prazo de 48 (quarenta e oito) horas aps a divulgao do resultado final. 7.1 No se admite reviso do parecer do plano preliminar de pesquisa.

8. Da publicao do resultado final


Proceder-se- divulgao do resultado final em documento oficial da Comisso de Seleo, na data de 12/03/2010, no Centro de Cincias Jurdicas, campus da UFPB. 9. Dos candidatos no aprovados ou no classificados Os documentos dos candidatos no aprovados ou no classificados podero ser retirados durante o ms de junho de 2010. Findo esse prazo, o material ser reciclado.

10. Da comisso e dos casos omissos


A Comisso de Seleo para ingresso no PPGCJ o rgo mximo para resoluo de todos os casos omissos e demais decises a respeito do concurso.

11. Inscries e informaes sobre as provas:


11.1 As inscries e informaes tero lugar na sede do PPGCJ: Centro de Cincias Jurdicas, Universidade Federal da Paraba, Campus I Jardim Cidade Universitria, Castelo Branco, CEP: 58051-900 - Joo Pessoa/PB, de segunda a sexta-feira, no horrio das 8:00h s 12:00h. No ltimo dia de inscrio, o PPGCJ estar aberto at 17:00. Tel. 7627 (www.ccj.ufpb.br/pos) (83) 3216

Estes so os termos em que se constitui o presente Edital para que atenda aos interessados e cumpra as suas finalidades.
PUBLIQUE-SE.

ANEXO II REA DE CONCENTRAO EM DIREITOS HUMANOS

Linha 1. Democracia, Cultura e Educao em Direitos Humanos Ementa:As teorias polticas e os direitos humanos; relaes entre poder, justia e direitos humanos; as diferentes concepes de democracia; direitos humanos e globalizao; os novos espaos pblicos da cidadania; tica e direitos humanos; princpios pedaggicos e metodolgicos que norteiam uma educao em direitos humanos; educao formal e popular e a difuso de uma cultura poltica baseada em princpios da justia, paz e tolerncia; Programa Nacional de Educao em Direitos Humanos.

Linha 2. Excluso Social, Proteo e Defesa Ementa: O estudo dos conflitos sociais e dos processos de excluso/incluso social; o papel dos sujeitos e instituies sociais nos processos de excluso/incluso social; o papel da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais na construo dos direitos humanos; gnero e direito; obrigaes dos Estados e dos partculares na realizao dos direitos humanos; medidas, planos e programas de realizao de direitos humanos; abordagens baseadas em direitos; aes afirmativas; sistemas internacionais de proteo dos direitos humanos.

PROGRAMA:

1. 2. 3. 4. 5.

Fundamentao dos direitos humanos. Modernidade, revolues dos sculos XVII e XVIII e direitos humanos. Construo dos direitos humanos nos sculos XIX e XX: direitos polticos; direitos sociais e econmicos e direitos dos povos. Cultura poltica, cidadania, educao e direitos humanos. Princpios norteadores de uma Educao em Direitos Humanos. O papel do Estado e da sociedade civil organizada na promoo e defesa dos direitos humanos. Democracia e direitos humanos. Gnero e Direito. Teoria feminista do direito e direitos humanos das mulheres. As prticas polticas e as garantias e instrumentos jurdicos de proteo e defesa dos direitos humanos. Excluso social, violncia e direitos humanos no Brasil contemporneo.

6. 7. 8.

BIBLIOGRAFIA MNIMA RECOMENDADA:

1.

AGRA ROMERO, Maria Xos. "Feminismo y justicia: en torno a los derechos humanos". IN: ROCHA, Aclio da Silva Estanqueiro. Justia e direitos humanos. Braga: Universidade do Minho/ Centro de Estudos humansticos. 2001. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. COSTA, Pietro e ZOLO, Danilo (orgs.). O Estado de Direito. Histria, Teoria, Crtica. Traduo de Carlo Dastoli. So Paulo: Martins Fontes, 2006. NUNES, Antnio Jos Avels. Neoliberalismo e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi. Histria da Cidadania. So Paulo: Contexto, 2003 (p. 115 a 420). RABENHORST, Eduardo Ramalho. Dignidade Humana e Moralidade Democrtica. Braslia: Braslia Jurdica, 2001. SARLET, Ingo Wolfgang. A Dignidade da Pessoa Humana e direitos fundamentais na Constituio Federal de 1988 . 5 ed. Porto Alegre: Livraria do Advog

2. 3.

4. 5. 6. 7.

You might also like