You are on page 1of 7

CULTURA E TEATRALIDADE EM I-JUCA-PIRAMA

Dina Maria Fragoso*

Resumo A anlise do poema I-Juca-Pirama focaliza, basicamente, trs questes: a) os aspectos pico-dramticos da obra; b) a insero de um quadro teatral, no poema, a partir de uma seqncia de dilogos e de monlogo; c) a presena de dois narradores na obra. Palavras-chave: poesia brasileira; indianismo; Gonalves Dias; anlise literarria. Abstract The analysis of the poem I-Juca-Pirama basically focusses three questions: a) the epic and dramatic aspects of the text; b) the insertion of a theatrical scene into the poem, based on a sequence of dialogues plus a monologue; c) the presence and the role of two narrators. Key words: brazilian poetry; indianism; Gonalves Dias; literary analysis.

O outro aspecto a ser abordado trata da comprovao da existncia de um quadro teatral inserido neste poema pico-dramtico a partir de uma seqncia de dilogos e de monlogo que se inicia a partir do canto V. E, finalmente, este trabalho aponta para a possibilidade da presena de um ou dois narradores que representariam, por um lado, um narrador-poeta e, por outro, um narrador-personagem.

2 ASPECTOS PICO-DRAMTICOS
A citao que introduzimos a seguir leva a compreender a postura ufanista e entusiasta, com que Antnio Candido elege o poema de Gonalves Dias como um dos smbolos mais representativos da nacionalidade brasileira. Sua riqueza rtmica suscita generosidade e herosmo, mas o que o texto de Dias acrescenta de novo s representaes padronizadas do nosso autctone a tenso entre os valores sociais e os familiares. Ouamos o crtico em suas prprias palavras:
I-Juca-Pirama dessas coisas indiscutidas, que se incorporam ao orgulho nacional e prpria representao da ptria como a magnitude do Amazonas, o grito do Ipiranga ou as cores verde e amarela () O poema suscita herico deslumbramento com um poder quase mgico de enfeixar, em admirvel malabarismo de ritmos, aqueles sentimentos padronizados que definem a concepo comum de herosmo e generosidade e, por isso mesmo, nos comprazem quase sempre. Aqui, porm, neste poema, o poeta inventou um recurso inesperado e excelente: o lamento do prisioneiro, caso nico em nosso indianismo, que rompe a tenso montona da bravura tupi graas supremacia da piedade filial. (CANDIDO, 1959:56)

1 INTRODUO
Este artigo compreende uma anlise de alguns cantos do mais importante poema indianista de Gonalves Dias. I-Juca-Pirama um poema pico-dramtico, cuja fora maior, se apreendida na perspectiva do velho guerreiro, traduz-se na maldio que este lana contra o filho covarde. Tal injria, contudo, acentua a tenso que se estabelece desde o incio, entre o valor social da coragem e o amor filial, que se circunscreve no mbito familiar. No poema I-JucaPirama, o embate, que permeia sua trajetria, efetuado entre uma identidade tribal e um sentimento filial expresso pelo indgena condenado morte.

Consideremos os aspectos picos-dramticos do poema. Segundo Helena Parente Cunha, toda epopia

* Mestra em Letras e Professora da Casa de Cultura Portuguesa da UFC.

10

Rev. de Letras - N0. 21 - Vol. 1/2 - jan/dez. 1999

digna deste nome deve dispor de alta quota de episdios espetaculares, batalhas sangrentas, exaltao de heris sobre-humanos em luta contra a fortuna, intervenes fantsticas dos deuses ou de foras sobrenaturais, enfim, todo um arsenal de grandiosidade, em estilo retumbante (CUNHA, 1976:109). Dos aspectos aventados pela crtica, nem todos confluem para a composio do poema em estudo. No h rigorosamente episdios espetaculares, mas dois ncleos dramticos que mais humanizam o heri do que o elevam categoria do sobre-humano. As batalhas travadas entre os timbiras e as demais tribos so j referncias mticas que, ao se propagarem, tecem a histria da bravura e da ferocidade indgena. So narradas mais do que vividas. O nico combate que se trava durante a progresso das cenas narrativas rene o guerreiro tupi e seus adversrios, no esforo de desfazer a mancha familiar advinda de um suposto ato de covardia. Tampouco h intervenes fantsticas que retirem dos personagens a autoria e a responsabilidade das aes que impetram. No h espao para os deuses e nem para sua magia. O destino se faz com o homem e no se sobrepe arbitrariamente sua capacidade de se conduzir para o futuro. Portanto, as aes humanas no necessitam mais do que acatar a tradio das regras e das leis que regem a conduta entre os seres. Encontra-se, contudo, em IJuca-Pirama a grandiosidade da linguagem, utilizada numa combinao esttica exemplar de vocbulos indgenas e da forte expressividade potica da lngua portuguesa. Seguindo o melhor exemplo da pica antiga, o poema engrandece tanto o heri quanto os seus adversos, dentro de uma lgica que compreende o valor do protagonista na proporo do valor do inimigo. A luta entre dois povos ou duas raas presente na pica se torna, assim, um conflito entre o povo timbira e o que resta da gente tupi: a famlia agora reduzida a um pai, cego e ancio, e a um filho, cuja bravura deve submeter-se ao amor filial. Esta desproporo entre a comunidade, com suas normas comportamentais, e a famlia, com o dever que envolve a sua preservao, gera um conflito essencialmente dramtico. a diviso entre estas duas instncias que cinde o indivduo e o pe em estado de tenso. Como na composio dramtica, o futuro, e no o passado, o horizonte esperado. O gnero dramtico, segundo Helena Cunha, se assenta na tenso dos acontecimentos para o desfecho, as personagens se armam em funo do que h de vir(CUNHA, 1976:120). Dele vir a soluo para o problema que situa os personagens no seu presente vivido. nele que ir se tecer o discurso de seus feitos, como mito exemplar e como resoluo de uma experincia humana dolorosa. Como na tragdia grega antiga, o heri levado a optar entre uma deciso e outra. Entre o que manda o Estado, a Lei que coordena a vida poltica e social, e os ditames afetivos que imperam na constituio familiar a ser mantida.

O tratamento pico-dramtico emprestado ao universo cultural indgena, que Gonalves Dias intenta representar poeticamente, mais do que uma ambientao ou uma concesso a um gosto de poca. Parece-nos haver no esforo o propsito de ultrapassar os limites do regional, para refletir a situao indgena no interior de uma quadro humano mais universal. Nesta perspectiva o ndio deixa de ser objeto extico de curiosidade alheia, para inserir-se na problemtica universal da condio do homem, o que torna a existncia essencialmente trgica.

2.1 A teatralidade em I-Juca-Pirama


Ao incio de nossa anlise, levantamos como segunda proposio comprovar a existncia de um quadro teatral no poema I-Juca-Pirama a partir do canto V. Neste canto, logo na primeira estrofe, este quadro teatral se instaura atravs do dilogo entre o chefe timbira e o prisioneiro, ocorrendo, conseqentemente, o incio de uma evoluo gradual da tenso dramtica que acompanha o poema de Gonalves Dias. Canto V Soltai-o! diz o chefe. Pasma a turba; Os guerreiros murmuram: mal ouviram, Nem pde nunca um chefe dar tal ordem! Brada segunda vez com voz mais alta, Afrouxam-se as prises, a embira cede, A custo, sim; mas cede: o estranho salvo. Ao ser proferida esta sentena, quebra-se, logo ao incio do quinto canto, uma tradio secular. Consentir a liberdade a um prisioneiro condenado morte ao impensvel para um chefe. Desta maneira, a surpresa e a incredulidade se apossam dos guerreiros da tribo timbira.

Timbira, diz o ndio enternecido, Solto apenas dos ns que o seguravam: s um guerreiro ilustre, um grande chefe, Tu que assim do meu mal te comoveste, Nem sofres que, transposta a natureza. Com olhos onde a luz j no cintila, Chore a morte do filho o pai cansado, Que somente por seu na voz conhece. s livre; parte, E voltarei. Debalde. Sim, voltarei, morto meu pai. No voltes! bem feliz, se existe, em que no veja, Que filho tem, qual chora: s livre; parte! Acaso tu supes que me acobardo, Que receio morrer!

Rev. de Letras - N0. 21 - Vol. 1/2 - jan/dez. 1999

11

s livre; parte! Ora no partirei; quero provar-te Que um filho dos Tupis vive com honra, E com honra maior, se acaso o vencem, Da morte o passo glorioso afronta. Mentiste, que um Tupi no chora nunca, E tu choraste! parte; no queremos Com carne vil enfraquecer os fortes. Anatol Rosenfeld assegura que, para se produzir uma ao atravs do dilogo, este deve contrapor as vontades das personagens, isto , revelar atitudes contrrias.
O que se chama, em sentido estilstico, de dramtico, refere-se particularmente ao entrechoque de vontades e tenso criada por um dilogo atravs do qual se externam concepes e objetivos contrrios produzindo o conflito. (CUNHA, 1976:120)

Entre o intuito de ver preservada a vida do pai e a vontade de manter o ritual em suas formas consagradas pela tradio, entre o sentimento de gratido e a repulsa da fraqueza e da comoo, cria-se o entrechoque que conduz o dilogo dramtico. So duas concepes em conflito, duas vises mutuamente excludentes, incapazes de encontrar uma interpretao comum, que lhes sirva de sntese. Gratido e covardia, liberdade e vergonha passam a se confundir neste territrio de incompreenses. impossvel, para o cdigo tribal, decifrar os signos do cdigo familiar, na mesma proporo em que dificilmente a impessoalidade da lei conseguir apreender a individualidade do problema paterno. Sobresteve o Tupi: arfando em ondas O rebater do corao se ouvia Precipite. Do rosto afogueado Glidas bagas de suor corriam: Talvez que o assaltava um pensamento J no que na enlutada fantasia, Um pesar, um martrio ao mesmo tempo, Do velho pai a moribunda imagem Quase bradar-lhe ouvia: Ingrato! ingrato! Curvado o colo, taciturno e frio. Espectro dhomem, penetrou no bosque! Assim, atravs da descrio fsica do tupi, encerrando o quinto canto, o autor valoriza a ambigidade conflituosa criada entre os sentimentos de ingratido evocados pela imagem do pai e os de pesar despertados pela renncia a uma morte honrosa. A contaminao provocada por este opostos, ao final deste canto, torna-o intensamente dramtico. Canto VI O sexto canto a representao do dilogo entre o prisioneiro e o velho tupi.

Cabe-nos aqui relembrar a importncia do dilogo no sentido de que reproduza a contraposio das vontades dos personagens, isto , no que revela atitudes contraditrias para intensificar a tenso dramtica da obra. Daquele exlio grande a imagem viva Antes os olhos do corpo afigurada. No era que a verdade conhecesse Inteira e to cruel qual tinha sido; Mas que funesto azar correra o filho, Ele o via; ele o tinha ali presente; E era de repetir-se a cada instante. A dor passada, a previso futura E o presente to negro, ali os tinha; Ali no corao se concentrava. Era num ponto s, mas era a morte! Tu prisioneiro, tu? Vs o dissestes. Dos ndios? Sim. De que nao? Timbiras. E a muurana funeral rompeste, Dos falsos manits quebraste a maa Nada fiz aqui estou. Nada! Emudecem; Curto instante depois prossegue o velho: Tu s valente, bem o sei; confessa, Fizeste-o, certo, ou j no foras vivo! Nada fiz: mas souberam da existncia De um pobre velho, que em mim s vivia E depois?... Eis-me aqui. Fica essa taba? Na direo do sol, quando transmonta. Longe? No muito. Tens razo: partamos. E quereis ir? Na direo do ocaso. O entrechoque entre a vontade do ndio tupi, em ocultar o acontecido em terras timbiras, e a determinao do velho pai, em desnudar o mistrio que envolve a ausncia prolongada do filho, provoca o conflito que somente o dilogo pode transmitir. Ter-se- com proveito o que declara Lcia MiguelPereira em seu livro A vida de Gonalves Dias sobre isto:
O dilogo entre o filho posto em liberdade quando j preparado para o festim da morte, e o pai cego por cujo amor chorara o bravo, puramente teatral. O laconismo das palavras, quando, apalpando o corpo do filho, que o convida a partir para longe, o velho soube da verdade, de intenso efeito dramtico (MIGUEL-PEREIRA, S/D : 130)

12

Rev. de Letras - N0. 21 - Vol. 1/2 - jan/dez. 1999

Canto VII Esse canto d continuidade srie de dilogos que cria o intenso efeito dramtico deste poema. A tenso criada entre a fala do velho tupi e a fala do chefe timbira, que dialogam, externa concepes e propsitos contrrios que vo produzir, neste quadro teatral, o conflito. Por amor de um triste velho, Que ao termo fatal j chega, Vs, guerreiros, concedestes A vida a um prisioneiro. Ao to nobre vos honra, Nem to alta cortesia Vi eu jamais praticada Entre os Tupis, e mas foram Senhores em gentileza. Eu porm nunca vencido, Nem nos combates por armas, Nem por nobreza nos atos; Aqui venho, e o filho trago. Vs o dizeis prisioneiro, Seja assim como dizeis; Mandai vir a lenha, o fogo, A maa do sacrifcio E a muurana ligeira: Em tudo o rito se cumpra! E quando eu for s na terra, Certo acharei entre os vossos, Que to gentis se revelam, Algum que meus passos guie; Algum, que vendo o meu peito Coberto de cicatrizes, Tomando a vez de meu filho, De haver-me por pai se ufane! Mas o chefe dos Timbiras, Os sobrolhos encrespando, Ao velho Tupi guerreiro Responde com torvo acento: Nada farei do que dizes: teu filho imbele e fraco! Aviltaria o triunfo Da mais guerreira das tribos Derramar seu ignbil sangue: Ele chorou de cobarde; Ns outros, fortes Timbiras, S de heris fazemos pastos. Do velho tupi guerreiro A surda voz na garganta Faz ouvir uns sons confusos, Como os rugidos de um tigre, Que pouco a pouco se assanha!

Entre a vontade, expressa pelo velho tupi, em manter o ritual consagrado em todas as suas formas e a no aceitao, pelo chefe timbira, de fazer pasto queles que no se elegem heris, gera o entrechoque que leva ao dilogo dramtico. impossvel, para o velho tupi, que no se faa manifestar, atravs da realizao do rito de morte, o modelo de coragem determinado pelo cdigos de honra tribais. Assim sendo, o filho trazido de volta para a tribo, onde suplica ao timbira pela morte. Por sua vez, o chefe timbira no cede aos pedidos do velho ndio. O choro diante da morte implica uma covardia que avilta o triunfo de qualquer tribo guerreira. Desta forma, o pria privado de morte honrosa e condenado a viver uma existncia vergonhosa. Canto VIII O oitavo canto todo composto por um monlogo fala solitria do velho ndio, conforme se verifica nas estrofes abaixo Possas tu, isolado na terra, Sem arrimo e sem ptria vagando, Rejeitado da morte na guerra, Rejeitado dos homens na paz, Ser das gentes o espectro execrado; No encontres amor nas mulheres. Teus amigos, se amigos tiveres, Tenham alma inconstante e falaz! No encontres doura no dia, Nem as cores da aurora te ameiguem, E entre as larvas da noite sombria Nunca possas descanso gozar: No encontres um tronco, uma pedra, Posta ao sol, posta s chuvas e aos ventos, Padecendo os maiores tormentos, Onde possas a fronte pousar. Que a teus passos a relva se torre; Murchem prados, a flor desfalea, E o regato que lmpido corre, Mais te acenda o vesano furor; Suas guas depressa se tornem, Ao contacto dos lbios sedentos, Lago impuro de vermes nojentos, Donde fujas com asco e terror! Helena Parente Cunha em seu ensaio Os gneros literrios conceituao e evoluo histrica assinala que o monlogo no chega a contradizer a situao dialgica, por constituir recurso para a personagem expressar os prprios pensamentos, indispensveis ao decurso da trama (CUNHA, 1976:120). Logo, o monlogo, que se compe da maldio do velho ndio tupi, alm de expressar o senti-

Rev. de Letras - N0. 21 - Vol. 1/2 - jan/dez. 1999

13

mento de obedincia a uma tradio, em resposta ao chefe timbira, se insere no dinamismo do poema, tornando-o veementemente dramtico. Esta dramaticidade, que transpassa de forma gradual o monlogo, proporciona uma valorizao da abordagem acerca das questes da hereditariedade e da antropofagia. O comportamento esperado, que corresponde ao modelo de coragem preservado pela tradio, no se manifesta, no personagem que se apresenta diante do pai, como elemento concreto de sua realidade social e familiar. O choro em presena da morte quebra a identidade perseguida entre as imagens de um filho ideal e outro real. Tal quebra implica no s a ruptura da cadeia dos comportamentos sociais, mas tambm o reconhecimento de que a verdadeira herana patrilinear no se faz atravs da transmisso biolgica do sangue, mas sobretudo pela passagem, de pai para filho, dos valores coletivos. A insero desta descontinuidade representa e justifica a maldio, visto que instala o ignbil e, com ele, a vergonha. O discurso do velho guerreiro igualmente importante por revelar, em negativo, os bens culturais e os procedimentos a serem procurados. Nem a descendncia e nem ser presa de uma tribo vil denotam as aspiraes de autonomia cultural e de liberdade, que opem o nobre aos cruis aimors. Socialmente rebaixado aquele que no conta com a comunho social de sua gente. O excludo, nmade e vagabundo, dever ser rejeitado tanto pela vida, em seus momentos de paz, quanto pela morte, que o priva da glria guerreira. A privao imposta ao pria dever transformlo em espectro, fantasma privado de papel social, de mulheres e de amigos constantes. Elemento de extrema valorizao entre os romnticos, a natureza que se representa no poema evoca o mundo de maldio vivenciado pelo mito de Caim. Voltando as costas ao inimigo, o mundo natural se torna punitivo. Ir priv-lo da doura do dia, do descanso noturno, do abrigo contra as intempries, contribuindo para manter sempre perceptvel o sentimento de culpa, gerado pela quebra da tradio. Sempre o cu como um teto incendido, Creste e punja teus membros malditos E oceano de p denegrido Seja a terra ao ignavo tupi! Miservel, faminto, sedento, Manits lhe no falem nos sonhos, E o horror os espectros medonhos Traga sempre o cobarde aps si. Um amigo no tenhas piedoso Que o teu corpo na terra embalsame, Pondo em vaso dargila cuidoso Arco e flecha e tacape a teus ps! S maldito, e sozinho na terra;

Pois que a tanta vileza chegaste, Que em presena da morte choraste, Tu, cobarde, meu filho no s. Ao lado dos elementos naturais, os manits realizaro a tarefa de no falarem em sonhos e de atormentar o banido com espectros medonhos. O rebaixamento ainda mais crucial, quando se reflete sobre a morte. Desprovido dos rituais, o corpo se oferece deteriorao natural e ao dos animais. A dimenso humana enfim se perde de forma absoluta. A ttulo de concluso, relatamos o cerimonial de sepultamento indgena mencionado por Darcy Ribeiro em sua obra Mara: para enterrar seus mortos os silvcolas os depositam num buraco localizado no meio da taba (a casa dos homens). Logo a seguir, encobrem seu corpo com terra. As mulheres, por outro lado, passam a molhar freqentemente este local, para que haja um apodrecimento rpido do cadver; com o odor expelido pela putrefao do tecido muscular tm-se comprovado o perodo de retirada do cadver do interior da terra. Para as ndias, mais uma vez, fica a tarefa de desprender e limpar dos ossos a carne que por acaso a permaneceu. Finda esta empreitada, os ossos so armazenados em vasos de argila e enterrados ou jogados nos rios, juntamente com o arco, a flecha e o tacape. Canto IX O nono canto se constitui no ponto culminante do conflito, no clmax. Chegou, pois, o momento, para um encaminhamento final da trama. Isto dizendo, o miserando velho A quem Tup tamanha dor, tal fado J nos confins da vida reservara, Vai com trmulo p, com as mos j frias Da sua noite escura as densas trevas Palpando. Alarma! Alarma! O velho pra! O grito que escutou a voz do filho, Voz de guerra que ouviu j tantas vezes Noutra quadra melhor. Alarma! Alarma! Esse momento s vale a pagar-lhe Os to compridos trances, as angstias, Que o frio corao lhe atormentaram De guerreiro e de pai: vale, e de sobra. Ele que em tanta dor se contivera, Tomado pelo sbito contraste, Desfaz-se agora em pranto copioso, Que o exaurido corao remoa. A dramaticidade contida no ltimo verso do canto anterior impe um desfecho, uma vez que se torna mais intenso o sofrimento do velho ndio ao execrar o prprio filho. O esforo em manter um comportamento altivo frente covardia filial transforma-se, agora, em uma atitude de

14

Rev. de Letras - N0. 21 - Vol. 1/2 - jan/dez. 1999

resignao que o leva a caminhar trpego e sem esperana. Se por uma lado, sua voz silencia todo este drama familiar, por outro, o inesperado grito de guerra do prisioneiro remoa seu exaurido corao, tomando-o, de sbito, um copioso pranto. O que h de extraordinrio nesse poema, alm de sua elevao moral e da sua pureza de forma, a estrutura dramtica que se faz presente mais uma vez. A supremacia do cdigo de honra sobrepe a morte gloriosa ao amor filial e prpria vida, desprezando o fraco e o vencido. Os princpios que regem esses valores extrapolam com o brado do prisioneiro. Era ele, o Tupi; nem fora justo Que a fama dos Tupis o nome, a glria, Aturado labor de tantos anos, Derradeiro braso de raa extinta, De um jacto e por um s se aniquilasse. Basta! Clama o chefe dos Timbiras, Basta, guerreiro ilustre! Assaz lutaste, E para o sacrifcio mister foras. O guerreiro parou, caiu nos braos do velho pai, que o cinge contra o peito, Com lgrimas de jbilo bradando: Este, sim, que meu filho muito amado! E pois que o acho enfim, qual sempre o tive, Corram livres as lgrimas que choro, Estas lgrimas, sim, que no desonram. Canto X Ocorre no dcimo conto o desfecho do poema gonalvino, cujo trao central est vinculado perpetuao dos costumes indgenas atravs da memria de um velho silvcola. Um velho Timbira, coberto de glria, Guardou a memria Do moo guerreiro, do velho Tupi! E noite, nas tabas, se algum duvidava Do que ele contava, Dizia prudente: Meninos, eu vi! Eu vi o brioso no largo terreiro Cantar prisioneiro Seu canto de morte, que nunca esqueci: Valente, como era, chorou sem ter pejo; Parece que o vejo, Que o tenho nesthora diante de mi. Eu disse comigo: Que infmia descravo! Pois no, era um bravo; Valente e brioso, como ele, no vi! E f que vos digo: parece-me encanto Que quem chorou tanto, Tivesse a coragem que tinha o Tupi!

Assim o Timbira, coberto de glria, Guardava a memria Do moo guerreiro, do velho Tupi. E noite nas tabas, se algum duvidava Do que ele contava, Tornava prudente: Meninos eu vi! Com o engrandecimento da imagem deste ancio, que se afigura coberto de glrias, destaca-se a questo da memria (que guardada e preservada pelos velhos guerreiros) como veculo que transmite e repassa as tradies tribais. Cumpre-nos mencionar, tambm, outro aspecto no que concerne ao papel do ancio numa sociedade indgena. Testemunha da hitria de seu povo, sua presena e sua palavra tornam irrefutvel a veracidade da narrativa. Este prestgio concedido ao velho timbira, valioso como elemento corroborativo da histria do moo guerreiro e do velho tupi , sobretudo, realado pelo autor com a repetio do verbo ver. Nesta oportunidade, podemos acrescentar que, com a instaurao da fala do velho timbira, sustentamos a possibilidade da participao neste poema de dois narradores. Um, que se constituira na figura do poeta e que avoca para si o enredo da histria; um outro, patenteado pelo velho timbira que encerra a narrativa. Ao destacarmos o velho timbira como um narrador-personagem representante de uma fala mesclada pelo mtico e pelo histrico, institumos um receptor configurado nos meninos timbiras, que recebem a narrativa de forma verbal. O outro receptor, configurado no leitor romntico, possui diante de si uma obra escrita e impressa pelo narrador-poeta.

3 CONCLUSO
Ao finalizarmos a abordagem, temos a certeza de que Gonalves Dias nos apresenta neste poema pico-histrico a fora da representao de uma terra e de seus habitantes, nos instrui acerca dos costumes, dos rituais e da religio dos nossos primitivos moradores, recriando atrvs da sua poesia o nascimento da nao brasileira com seus dramas sangrentos ocorridos nas misteriosas e virgens florestas. As alternncias de pasmo e exaltao se configuram na estrutura meldica do poema e, com o dramtico se apresentam na composio das cenas de cada canto.Assim vo compor um quadro teatral configurado neste poema atravs da seqncia de dilogos e do monlogo pronunciado pela voz solitria do velho tupi. de se levar em conta, tambm, que a unidade representada por cada canto, que possui ritmo e mtrica prprios possibilita a presena ambgua de um ou dois narradores condutores da trama. De um lado, h um narrador-poeta representativo de um eu potico-dramtico que assume a narrativa; de outro, um narrador-personagem que conclui o poema e estaria representado pelo velho

Rev. de Letras - N0. 21 - Vol. 1/2 - jan/dez. 1999

15

timbira. Este sustenta um discurso mtico-histrico que digno de f e cria um tipo equtico de receptor: o ouvinte configurado nos meninos timbiras, que acolhem a narrativa transmitida verbalmente. A segunda categoria de receptores se deixa reconhecer na figura do leitor, para este leitor, que tem diante de si a obra escrita e impressa. Para este o registro da letra explora o potencial da oralidade, reelaborando esteticamente os traos rtmicos e os demais recursos sonoros. A diferena entre as linguagens grfica e sonora conduzem necessria diferenciao entre as culturas indgena e a colonizadora. Entre uma e outra se situa o poeta, empenhado em tornar reconhecida a natureza universal do homem na particularidade regional do selvagem brasileiro. Assim, Gonalves Dias, didaticamente, resgata e fixa a imagem valorosa de toda a civilizao indgena.

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BANDEIRA, Manuel. (1975). Gonalves Dias - Poesia. Rio de Janeiro: Agir, v.18. 7 e. 87 p. (Coleo Nossos Clssicos). CANDIDO, Antnio. (1959). Formao da Literatura Brasileira. So Paulo: Martins Editora, vol. 1, 360p. CUNHA, Helena Parente. (1976). Os gneros literrios. In: Teoria Literria. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, v.42, 190p. (Biblioteca Tempo Universitrio). MIGUEL-PEREIRA, Lcia. (s/d). A Vida de Gonalves Dias. Coleo Documentos Brasileiros. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora. RIBEIRO, Darcy. (1983). Mara. Lisboa: D. Quixote, 392p. (Coleo Autores de Lngua Portuguesa).

16

Rev. de Letras - N0. 21 - Vol. 1/2 - jan/dez. 1999

You might also like