You are on page 1of 18

Forasteiros e peregrinos no mundo

1- Forasteiros e peregrinos no mundo: a nossa condio neste mundo e a nossa verdadeira casa.

Encontramos forasteiros e peregrinos em I Pedro 2:11. A lemos:

I Amados, exorto-vos

Peter (peo-vos), como a

2:11 peregrinos e

forasteiros, que vos abstenhais das concupiscncias da carne, as quais combatem contra a alma;

O Palavra de Deus diz-nos que somos forasteiros e peregrinos neste mundo. Isto significa que este mundo no a nossa casa. No pertencemos a este mundo. Para compreender isso melhor vamos ver um exemplo: digamos que embarcaste num avio para um pas estrangeiro e desconhecido para ti e, hipoteticamente vais permanecer neste pas. Tu s um estrangeiro e um estranho naquele pas. No entendes a lngua

que as pessoas falam. No compreendes o que est escrita nos jornais deles. Ligas a TV mas rapidamente desligas porque no compreendes nada. tudo estranho para ti. Tu s um estrangeiro e um estranho naquele pas. A Palavra de Deus diznos a mesma coisa acerca da nossa condio na terra. Se, no entanto, e continuando com o mesmo exemplo, comeas a falar a mesma lngua que se fala no pas, ouvires as notcias deles e vires os mesmos programas da TV, falas dos mesmos assuntos que eles e a fazes o mesmo que eles, j no s mais um estranho ou estrangeiro neste pas, acabas por estar integrado naquele pas e tornas-te parte dele. O mesmo se passa connosco, Cristos. A Palavra de Deus diz-nos que somos estranhos e estrangeiros neste mundo. No suposto que nos conformemos (moldemos) a este mundo, que partilhemos os mesmos interesses do mundo, que nos comportemos da mesma maneira que o mundo se comporta, vimos o que eles vem, tenhamos a mesma viso e os mesmos interesses que o mundo tem. Somos estranhos e estrangeiros aqui e no estamos aqui para nos conformar, ajustar, condizer, resignar ou integrar neste mundo. (Romanos 12:2) isto : ter a mesma forma que o mundo tem. ( isto o que significa conforma). Ns vimos de um outro mundo, de uma outra casa. Onde est essa casa? Aqui esto alguns versculos que respondem a essa questo:

Filipenses

3:20

Mas a nossa ptria est nos cus, donde tambm aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo

Colossenses

1:12-13

dando graas ao Pai que vos fez idneos para participar da herana dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;

Irmos e irms, ns somos cidados dos cus. L e no neste mundo a nossa casa. De facto, j fomos cidados deste mundo e do seu reino, o reino da escurido. Mas j o no somos mais. Fomos libertados deste reino e agora somos cidados do Reino do Filho de Deus e como consequncia somos estrangeiros e estranhos neste mundo.

2. O Problema
triste mas muitos de ns no se consideram ser assim. Muitos de ns tm investido tanto no mundo e esto to

interessados no que est a acontecer no mundo que, a frase estrangeiros e estranhos lhes parece estranha. No digo isso para condenar ningum, mas para afirmar como um facto o que eu vejo. Como a Palavra de Deus diz em Romanos 8:6

Romanos

8:6

Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz.

Seguir Cristo vida e paz. Se fores Cristo e ainda no sentires a vida e a paz que acompanha a vida em Cristo, se te sentes vazio e fatigado porque te focalizas nas coisas erradas. Tu ests convencido que segues Cristo da melhor maneira que consegues, mas no como tua primeira prioridade. Outros assuntos apareceram no teu caminho e eles tm implcita ou explicitamente uma prioridade mais alta ou igual para ti. Mais uma vez: no me compreendas mal. No te critico. Eu apenas realo o que eu verifico ser o caso de muitos Cristos. Precisamos conhecer o problema e a sua causa para poder aplicar a soluo correspondente. Ignorando o problema pensando que tudo est bem desde faamos o que os outros fazem (isto : ir com a corrente) no faz desaparecer o

problema. Igualmente permite-me dizer com clareza, que Deus ama todos os seu filhos, independente do seu desempenho. Deus ama-te tanto como ama o Seu Filho Jesus Cristo e isto no tem nada a ver com o teu desempenho. Digo isto porque muitos Cristos que se sentem vazios e fatigados podem pensar que Deus esteja zangado com eles porque eles no agem bem. O amor de Deus por vs, irms e irmos, no depende do vosso desempenho.

3.A causa do problema


Voltando Palavra de Deus. Ela descreve claramente certas coisas que cansam e pesam no corao e tornam a semente da Palavra estril, infrtil, isto , embora a semente esteja l no consegue criar os frutos que supostamente deveria produzir. Eis o que o Senhor Jesus disse em Lucas 21:34:

Lucas

21:34

Olhai por vs mesmos; no acontea que os vossos coraes se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um lao.

H certas coisas que causam um grande peso ao nosso corao, isto , tornam-no pesado e exausto, duro, indiferente e frio. Apesar de muitos de ns no terem problemas com sofreguido e embriaguez (por qualquer forma, estes pecados so condenados pela maioria de Cristos e frequentemente por no-Cristos tambm) que tal os cuidados (assuntos) da vida? O que o Senhor nos est aqui a dizer que os assuntos da vida quotidiana, o fazer pela vida, o sobreviver, pode endurecer e tornar pesado o corao se estiveres ansioso; se todo o teu esforo estiver na preocupao de como vais sobreviver hoje; ou se estiveres demasiado ocupado com a vida e seus afazeres. Para alm disso, o Senhor disse na parbola do semeador quanto terceira categoria de pessoas que ouviram a Palavra:

Marcos

4:18-19

Outros ainda so aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes so os que ouvem a palavra; mas os cuidados do mundo, a seduo das riquezas e a cobia doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutfera.

Como o Senhor torna evidente: as preocupaes com os afazeres deste mundo, os afazeres desta vida, mais o engano

das riquezas e o prazer noutras coisas so inimigos para a semente da Palavra e tornam-na estril e sem produzir frutos. Por outras palavras, os afazeres desta vida, as riquezas e os desejos de outras coisasNO podem co-existir com a Palavra de Deus no teu corao. Um dos dois tem de ir embora. um ou outro. No ambos. Isto tambm se ajusta com aquilo que Deus diz relacionado com dinheiro.

Mateus

6:24

Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de odiar a um e amar o outro, ou h de dedicar-se a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e s riquezas.

No podes servir a dois senhores ao mesmo tempo. Se quiseres seguir Deus, se quiseres vida e paz, se quiseres que a semente da Palavra cresa e d frutos, ento deves libertar-te das preocupaes e dos afazeres com o dinheiro e outras coisas porque a Palavra no pode crescer em ti juntamente com estas coisas. No podes ser um estrangeiro e estranho deste mundo e ao mesmo tempo fazer parte do sistema deste mundo. No possvel! Se de alguma maneira julgas poder gerir as duas coisas juntas ento ests a enganar a ti prprio. Talvez digas: Oh meu

irmo, no compreendes a minha situao! Eu compreendo te! Eu tambm tenho um emprego e uma famlia com 3 crianas pequenas. E, o que escrevo fruto da minha experincia. No apenas conhecimento intelectual para mim. No posso trabalhar 12 horas dirias e esperar crescer dedicando matinalmente 10 minutos devoo e ir ao sermo dos Domingos de manh. No vai acontecer de forma alguma! No precisamos s de tempo de qualidade com o Senhor (e vamos ser sinceros: no possvel ter apenas 10 minutos de qualidade com o Senhor enquanto nas restantes 16-18 horas que ests acordado a tua mente estiver constantemente ocupada com outras coisas). Tambm precisamos tempo em quantidade. Precisamos que o ensinamento da Palavra nos alimente. Precisamos de mudar o nosso interesse no mundo para a Palavra. Ento o crescimento acontece como acontece aos bebs recm-nascidos ao beber o seu leite. Como diz a Palavra:

Pedro

2:2

desejai como meninos recm-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvao,

Se no beberes do leite da Palavra e, ao contrrio te alimentas com o lixo do mundo, no te admires que no cresas e te sintas fraco e exausto. S a Palavra de Deus pode trazer crescimento.

4. A soluo
A boa nova que tudo pode mudar e podemos comear a crescer e dar frutos novamente. Tudo o que preciso deixar de nos preocupar com coisas do mundo, dinheiro e outros desejos e comear a focar a nossa ateno em Deus e na Sua Palavra. De facto eu creio que ao contrrio: assim que comeares a libertar espao para Deus e a Sua Palavra perdes o interesse no dinheiro, ambies e assuntos mundanos. Estes interesses vo desaparecer medida que comeares a beber do leite da Palavra de Deus e focares a tua ateno em Deus como tua primeira prioridade. Ao proceder assim, o crescimento, a vida e a paz vo voltar novamente. Precisas saciar-te na Palavra e nos ensinamentos da Palavra, desejando o leite da palavra em vez de desejar outras coisas. Porm, para seres capaz de fazer isto talvez precises fazer alguns ajustes. Por exemplo, talvez seja necessrio abrandar o trabalho e colocar limites. Deixa-me ser claro aqui: no estou a dizer que o trabalho seja mau. Ao contrrio e como diz a Palavra se algum no quer

trabalhar no coma (II. Tessalonicenses 3:10). Trabalhar como forma de ganhar o po no condenvel de maneira nenhuma. De facto alguma coisa que muito abenoado. No entanto o que penso ser um problema - aparte no trabalhar mesmo trabalhar muito para alm do que precisamos para ganhar o po, ao ponto que no h espao para mais nada na nossa vida. Isto : trabalhar uma bno mas ser um dependente do trabalho(workaholic) um problema. Talvez tambm precises fazer uma melhor gesto do tempo, abdicando do tempo em que vs TV, surfas na Internet ou passatempos em excesso. Se te deslocas para o trabalho precisas encontrar bons ensinamentos da Palavra para ouvir (no falo de ensinamentos religiosos que se auto denominam Cristos, sendo apenas ensinamentos religiosos e sem vida). Este um site que me alimentou bastante http://www.awmi.net e tem centenas de MP3 gratuitos. Precisas de mudar. E repito, eu vivi aquilo de que estou a falar. No apenas conhecimento terico. Nos dois ltimos anos estava de tal forma ocupado que o meu tempo com Deus se resumia a 10 minutos devocionais da manh, entre outras coisas mais. Quando algum me perguntava como ests? eu respondia ocupado. O outro lado costumava responder a mesma coisa. Irmos e irms, Isto no bom. Estar ocupado com afazeres e outras coisas no bom. No foi de admirar que, ao terminar o meu contrato de

trabalho, me sentisse to esgotado. Ento passei um par de meses sem trabalhar antes de procurar um novo emprego. Durante este perodo descobri o site do Andrew Wommack a que me referi atrs. Fiquei muito feliz ao ver que continha tantos bons ensinamentos da Palavra de Deus e que todo o material era gratuito (como deveria ser para um site cristo). Muitas coisas a ensinadas eu j conhecia mas devido minha ocupao elas tinham desaparecido. Eu saciei-me ento com a Palavra. Isto mudou realmente a minha vida. A secura desapareceu e na sua vez, a vida, paz e poder voltaram. No meio disso, de forma sobrenatural, Deus arranjou-me um emprego que fica a 100 km do lugar onde vivo. Eu aceitei pela f, porque Ele disse-me que este emprego era para mim. Questionava-me sobre o tempo de viagem pois precisava diariamente 4 horas para ir e vir do emprego, (o meu ltimo emprego ficava a 1 milha e eu ia a p!). Mas adivinha: o melhor tempo do dia veio a ser o tempo passado nas viagens de comboio. Eu andava em carruagens meio vazias, abria o meu notebook e escrevia artigos como este ou trabalhava no meu site e ao mesmo tempo continuava a encher-me com o leite da Palavra lendo ou escutando os ensinamentos da Palavra. Ao encher-me com a Palavra, todos os desejos que tinha por outras coisas que tinham absorvido o pouco tempo livre que antes me restava, desapareceram. Realmente sou um homem

diferente do que era h um ano atrs e devo isso a Deus e Sua Palavra. Quero ver uma tal transformao em ti, e por isso que escrevo este artigo. Voltamos ao nosso tema: a semente da Palavra que se tornou infrtil, um cristo sem produzir frutos exactamente o contrrio daquilo que Deus, declaradamente, deseja de ns. Ele diz:

Joo

15:16

Vs no me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vs, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permanea...

Ns fomos escolhidos para produzir frutos. Mas como j dissemos, isso no vai acontecer se permitirmos que a semente da Palavra seja sufocada pelos espinhos da riqueza, os desejos de outras coisas e os afazeres desta vida. O Senhor tratou dos assuntos dos afazeres e das riquezas noutros versculos que ainda no vimos. Aqui temos um novo versculo revelador:

Lucas

12:15-31

Por isso vos digo: No estejais ansiosos quanto vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. Pois a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vesturio. Considerai os corvos, que no semeiam nem ceifam; no tm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais no valeis vs do que as aves! Ora, qual de vs, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cvado sua estatura? Porquanto, se no podeis fazer nem as coisas mnimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lrios, como crescem; no trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomo, em toda a sua glria, se vestiu como um deles. Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje est no campo e amanh lanada no forno, quanto mais vs, homens de pouca f? No procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e no andeis preocupados. Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos sero acrescentadas.

No te preocupes com a tua vida, com o que vais comer, com o teu corpo, com o que vais vestir. Deus vai tomar conta de ti, irmo e irm. No precisas preocupar-te com tais coisas nem

com as riquezas e outras coisas. As pessoas no mundo do importncia a tais coisas. A ateno deles concentra se em como vo ganhar o dia e se isto estiver assegurado pensam em como ficar ricos e como obter mais coisas. Mas ns somos diferentes. Ns pertencemos a um reino distinto. Ns temos o nosso maravilhoso Deus e Pai que toma conta de ns. Para ns, a primeira e maior prioridade no saber como vamos ganhar a vida, como sobreviver, como enriquecer ou como ter um carro ou casa mais luxuosos. Em vez disso a nossa primeira e maior prioridade , e deve ser, Deus e o Seu Reino. Procura o Reino de Deus e todas estas coisas te vo ser dadas diz a Palavra. Se porm, em vez de estares preocupado com a Palavra continuas preocupado com os afazeres deste mundo, com as riquezas e os desejos de outras coisas, atirando algumas migalhas para Deus (5 minutos de devoo na missa aos Domingos e mais algumas notas para pacificar a tua conscincia) ento a semente que foi semeada no teu corao vai secar e juntamente com ela tu vais secar tambm. E isto no dever acontecer. Como j dissemos, a preocupao com os afazeres deste mundo tem o mesmo efeito que tm as riquezas e os desejos de outras coisas sobre ns. Realmente no compreendo porque tantos perseguem as riquezas, chamando-as prosperidade enquanto a Palavra diz:

Timteo

6:7-10

Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porm, alimento e vesturio, estaremos com isso contentes. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentao e em lao, e em muitas concupiscncias loucas e nocivas, as quais submergem os homens na runa e na perdio. Porque o amor ao dinheiro raiz de todos os males; e nessa cobia alguns se desviaram da f, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Irmo e irm: tens alimento e vesturio? Se tiveres d te por satisfeito!! No precisas mais nada!! Mas se desejas de ser rico, se cobiares coisas, ento ests a entrar numa armadilha. Vais precisar de acumular bens e riquezas. No s daqui e no vais lev-los contigo. Tu apenas precisas que as tuas necessidades estejam satisfeitas e para tal no precisas preocupar-te. Deus fez-te uma promessa: primeiro procura o Reino de Deus e a sua justia e o que tu precisas te ser dado.

5. Concluso

Resumindo: ns somos estrangeiros e estranhos neste mundo. Este mundo no a nossa casa como diz uma cano. Somos cidados do cu chamados por Deus para ir adiante e produzir frutos. No entanto a Palavra que foi semeada no nosso corao tem um inimigo subtil e mortal que a pode tornar estril. chamado afazeres da vida, perseguir riquezas e desejos de outras coisas. Muitos de ns estamos preocupados com estas coisas e apesar de ver a secura e a fraqueza como resultado, no as associamos nossa preocupao com as coisas erradas. Mesmo a igreja no parece condenar isto explicitamente (especialmente a sobrecarga dos afazeres). Por esse motivo muitos Cristos que enchem a igreja aos Domingos de facto esto secos e fracos uma vez que o problema no est a ser abertamente revelado e a soluo no est a ser oferecida. Mas isto no precisa de continuar assim. A vida crist significa paz e vida. Por favor lembrem-se da alegria, da paz e da vida que tiveram quando comearam a acreditar no Senhor. Tudo isso era suposto permanecer convosco para sempre! E se no estiver convosco pode voltar! A nica coisa que precisam de modificar alterar as preferncias e procurar Deus como vossa maior prioridade. Deus e a Sua alegria no mudaram. Vocs mudaram e por isso desapareceu a alegria. Deus no a varivel. Ns somos a varivel. Precisamos de ser alimentados com a Palavra, diariamente e com dosagens altas, entregar te

Palavra em vez de te entregares aos afazeres, riquezas e desejos por outras coisas. Ento a a transformao vai acontecer e vai ser muito rpida. Para terminar este artigo vamos ver Hebreus 11:13. A, depois da Palavra falar acerca de alguns santos do Velho Testamento que caminharam em f, a Palavra diz:

Hebreus

11:13-16

Todos estes morreram na f, sem terem alcanado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Ora, os que tais coisas dizem, mostram que esto buscando uma ptria. E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam sado, teriam oportunidade de voltar. Mas agora desejam uma ptria melhor, isto , a celestial. Pelo que tambm Deus no se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque j lhes preparou uma cidade

Ns, tal como eles, somos estrangeiros e estranhos na terra. Para ns como para eles existe um pais natal que diferente do pais do nosso passaporte. H uma manso edificada para nos no cu. Vamos produzir tanto mais frutos

quanto for possvel nas nossas vidas porque o tempo escasso (a nossa vida seja ela de 70,80 ou 90 anos, passa muito rapidamente. Se tiver mais que 40 talvez compreenda melhor do que estou a falar). Deixemos que o fim das nossas vidas nos encontre como Paulo, dizendo:

II.

Timteo

4:7-8

Combati o bom combate, acabei a *minha+ carreira, guardei a f. Desde agora, a coroa da justia me est guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dar naquele dia; e no somente a mim, mas tambm a todos os que amarem a sua vinda.

Joo

14:2-3

Na casa de meu Pai h muitas moradas; se no fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vs tambm.

Tassos Kioulachoglou

You might also like