You are on page 1of 19

Sobre a comunicao nas grandes cidades

Mabel Piccini
Departamento de Educacin y Comunicacin, Universidad Autnoma Metropolitana-Xochimilco

Resumo Este artigo examina as transformaes culturais do final do sculo XX a partir de uma anlise dos espaos urbanos e sua ntima relao com os dispositivos audiovisuais. Neste sentido, define o surgimento de novos cenrios: mudanas nos estilos de vida, na percepo do tempo e do espao e nos usos da cidade. Do mesmo modo, descreve a emergncia de diferentes regimes de visibilidade e enunciao e a construo de lugares hbridos sem filiao "territorial" atravs das tecnologias e dos relatos fundados na primazia da imagem e da velocidade. Palavras-chave: espao pblico, estilo, redes audiovisuais, cidades.

Abstract This article examines the cultural changes at the end of the XXth century, focusing the urban spaces and its narrow relationship with audiovisual apparatus. In this sense, it stablishes the emergence of new sceneries: changes in life-style, in the perceptions of time and space, and in the uses of the city. In the same way, it describes the emergence of distinct courses of visibility and expression, and the building of hibrid places without territorial affiliation through technologies and reports based on the importance of the image and the velocity. Key words: public space, style, audiovisual networks, cities.

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol. IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

Comunidades abstratas
O poder poltico do Estado apenas secundariamente o poder organizado de uma classe para a opresso de outra; no sentido mais material polis, polcia, isto , rede de comunicaes. (Paul Virilio, Vitesse et Politique).

Quero situar o problema das tecnologias culturais, e o conjunto de redes audiovisuais em geral, em um campo em que se entrecruzam diferentes dimenses da vida social na atualidade. As culturas da imagem representam um lugar excepcional para compreender alguns dos fenmenos mais significativos das polticas e das formaes simblicas do final do sculo. No entanto, esse lugar que podemos lhe atribuir no um lugar prprio ou isolado. parte de uma cadeia de situaes stios onde os problemas se materializam e se revelam que parecem definir, em boa medida, as alternativas e o rumo que adotam as sociedades de nossa poca. Deste ponto de vista, as redes audiovisuais e os terminais eletrnicos fazem parte de um processo que poderamos descrever como a proliferao do urbano sobre o tecido social; o urbano entendido, segundo Franoise Choay1, em seu carter de sistema operatrio que se desenvolve em todos os lugares: nas cidades e no campo, nas vilas e nos bairros, a partir de redes materiais e imateriais e de um conjunto de objetos tcnicos que pem em circulao um mundo de imagens e informaes que transformam os vnculos que as sociedades mantm com o espao, com o tempo e com os indivduos. Esse avano do urbano sobre os demais espaos geogrficos, sociais e simblicos, comea a redefinir os limites e a prpria materialidade das comunidades, as quais, sustenta Choay, no se fundam mais na proximidade nem na densidade demogrfica local. Transportes e telecomunicaes nos envolvem em relaes cada vez mais numerosas e diversas. Agora integrantes de coletividades abstratas, as implantaes espaciais no mais se apresentam nem coincidem com a estabilidade na durao2.

Citado por ROMAN, 1994, p. 6.

Sem dvida, necessrio esclarecer que a proliferao do urbano assim entendido um fenmeno que se pode perceber em toda a sua amplitude em sociedades ps-industriais. De todo modo, com outros ritmos de expanso e outras repercusses, esses processos de urbanizao esto presentes ou em vias de desenvolvimento em nossos pases.

Sobre a comunicao nas grandes cidades

J existe uma vasta literatura que situa alguns dos problemas que redefinem as relaes sociais, sobretudo em sociedades ps-industriais, a partir desse avano de tcnicas e tecnologias, assim como dos modernos estilos de urbanizao e do crescimento acelerado das cidades, dos sistemas de alta velocidade e da proliferao de novos objetos culturais entre hbridos e transnacionais. Entre outros indcios, costumam-se mencionar, com metforas de certa intensidade, o desmoronamento do social e da vida pblica, o florescimento do individualismo e o retorno vida privada, o predomnio de lgicas de supresso do espao e de acelerao dos tempos histricos, a proliferao dos espaos do anonimato e, finalmente, o triunfo da comunicao distncia como novo vnculo com o mundo. De qualquer modo, qualquer que seja o ngulo a partir do qual se adote um ponto de vista, existe uma certa coincidncia em um aspecto que nos parece essencial: assistiramos a uma crise do que tradicionalmente se entendeu por vida coletiva, sobretudo nas grandes cidades, crise de uma forma de sociabilidade ligada s relaes no espao pblico e s formas institudas da comunicao social, o intercmbio poltico e a ao poltica em sua mxima latitude. Tudo isso leva tambm a recolocar a questo das identidades individuais e coletivas, porque se a identidade dos grupos, por diversas que sejam suas origens, depende do dispositivo espacial que os funda e os rene, as novas configuraes urbanas e os dispositivos de comunicao planetria, ao questionar a estabilidade do territrio, colocam, por sua vez, novos problemas relativos a uma idia e a um sentimento de comunidade e pertencimento. Sobre esses aspectos, que so consideraes relativas a sociedades do capitalismo tardio, preciso estabelecer alguns contrastes e diferenas que se apresentam nas sociedades urbanas perifricas. Embora com outros ritmos e ressonncias, poderamos adiantar que algumas das novas sintaxes das urbes do primeiro mundo esto em certa relao com nossas cidades. Tratarei de aproximarme dessas semelhanas que marcam, por sua vez, as distncias com nossos espaos urbanos.

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

Urbanizao e marginalidade
Mxico, Distrito Federal: megalpole? Coletividade abstrata ou cidade multicultural? Uma trans-cidade, ou como dizem alguns, uma ps-cidade? A ltima cidade tal como a designam os poetas desse espao, embora no admitam totalmente a idia do apocalipse? Desde a tradio consagrada pelos conquistadores hispnicos, a cidade superposio de poderes que se implantam com violncia sobre os existentes para produzir uma realidade nova e erradicar, diante das regularidades previstas, as irregularidades da sociedade dos colonizados: a catedral barroca dos conquistadores sobre as pirmides antigas dos conquistados; a cidade colonial, no presente, junto aos edifcios art-dco de princpios de sculo e, j no ocaso da centria, as catedrais de vidro do capital financeiro; as luxuosas residncias dos novos poderosos, manses cercadas por grades de ferro ao lado das favelas da marginalidade. Este traado contrastante o que leva Peter Ward a dizer que a Cidade do Mxico um palimpsesto das lutas anteriores e, poderamos acrescentar, das atuais (WARD, 1990). Porque, com efeito, a ampliao dos conflitos e contradies, a extensa trama de contrastes que hoje exibe a Cidade do Mxico, continua sendo expresso de variadas lutas que, embora diferentes das anteriores, manifestam, por um lado, o multiculturalismo e, por outro, como sua sombra, os abismos da desigualdade e a diferena de oportunidades entre os diferentes setores sociais. Uns no cume, outros no desenraizamento urbano. O crescimento acelerado e anrquico das ltimas dcadas produziu toda sorte de deslocamentos das relaes sociais. O mapa a cidade mosaico onde, junto com uma industrializao selvagem, e em boa medida por essa razo, misturam-se estilos de convivncia, mesclas de culturas, populaes transplantadas e tambm disparidades insuperveis de nveis econmicos e fronteiras sociais. preciso recordar, com respeito a isso, como se disse, que um mosaico de territrios algo completamente diferente de um espao organizado ao redor de um centro com uma periferia(JOSEPH, 1988, p.24). Trata-se de uma cidade construda a partir de justaposies, resultado de uma ordem que responde tanto ao centralismo poltico como concentrao extrema da riqueza, ao desequilbrio das migraes, ao crescimento demogrfico desordenado e ao que se designa, nos termos do urbanismo governamental, uma alta concentrao de assentamentos irregulares. Os fluxos populacionais e as polticas que os tornam possveis provocaram uma desarticulao crescente da sintaxe e dos ritmos urbanos que, como efeito de territrio, expressam-se finalmente na descentralizao da vida urbana e em um resultado magntico de disperso dos segmentos sociais.

Sobre a comunicao nas grandes cidades

Ao mesmo ritmo em que os marginalizados de diferentes latitudes do pas chegam ao centro, capital do poder poltico e econmico, efetua-se um contnuo deslocamento das fronteiras urbanas para vilas e zonas rurais, o que, de maneira singular e sem dvida muito sugestiva, os topgrafos areos passaram a chamar de expanso da mancha urbana. Os resultados manifestam-se em estilos imprevisveis de hibridizao no melhor dos casos, quando no de segregao na maioria, econmica, social e, naturalmente, espacial. A multiplicao dos micromeios exigiria ter disposio uma lngua nova, a lngua dos intervalos, que permitisse a avaliao das relaes sociais atendendo s distncias3. Os intervalos devem ser entendidos como distncias de segregao e desenraizamento em nossos pases. E, em uma diferente aproximao, como estados de estrangeirice para aqueles que no pertencem nem pertencero, com as polticas neoliberais, nova ordem internacional. A cidade antiga dos palcios hoje uma cidade sem centro que, no por acaso, manifesta-se em uma geografia deslocada e em deslocamentos recorrentes. O que fica do antigo esplendor como espao de congregao e localizao o centro histrico, hoje espao de mesclas sociais, culturais durante o dia e uma fantasmagoria noturna quando os turistas, os transeuntes e os funcionrios locais desalojam o teatro colonial e pr-hispnico. Junto com o esvaziamento do centro, como enclave ordenador, orientador do territrio urbano, estendem-se, sem ordem nem controle, as periferias: o subrbio como submundo da extrema pobreza e da extrema riqueza, espao tanto dos marginalizados que habitam os chamados cintures de misria, como o lugar escolhido para os novos empreendimentos urbanos, onde imensos complexos comerciais e as torres de espelhos elevam um novo culto acumulao material, seletiva e exclusiva da modernidade. Os processos contraditrios de socializao e dessocializao chaves para entender um processo de instabilidade permanente no s produzem uma excentricidade exuberante na cidade, como ameaam o mesmo espao pblico e as identidades de grupos e indivduos. Em certo sentido, todos somos imigrantes na Cidade do Mxico. Assistimos a novas formas de desenraizamento e lenta desarticulao de boa parte dos espaos tradicionais de encontro coletivo, espaos que no somente se ligavam a rituais pblicos e gregrios (festas de vizinhos, celebraes religiosas, intercmbios coloquiais entre a vizinhana, compra e venda nos mercados, reunio nos parques, encontros em cantinas e cafs etc.) como constituam a base de orientao e pertencimento das diferentes comunidades no territrio.

3 Sobre estes temas, consultar, por exemplo, o captulo "Intervalo" mencionado de JOSEPH, Op. Cit..

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

De tal modo, poder-se-ia dizer que a cidade fragmenta-se em inumerveis pontos, apenas sustentados por traados virios que do paisagem uma idia de continuidade e movimento. Parece que o espao urbano converteu-se em lugar de trnsito e de passagem entre um lugar e outro, entre zonas de produo e localizaes de vida cotidiana, entre um espao de lazer e o regresso para casa. Talvez no seja exagerado dizer, em certo sentido, que os eixos virios, projetados como rotas velozes para o trnsito rpido, representam a metfora mais expressiva da circulao da energia urbana: trata-se de chegar, no de se deter; de circular e no de passear ou perambular. Assim, a arte de deslocamento dos habitantes da capital , no melhor dos casos, ir e vir por rotas pr-fixadas para lugares prfixados. A possibilidade de contato com a cidade e com os outros est a tal ponto restrita a rotinas fixas que a liberdade de mobilizar-se, o direito cidade e at o simples fato de conhec-la e habit-la reduzem-se dia a dia. A disperso urbana, que representa um novo estilo da dessocializao das prticas coletivas, no somente se expressa nos itinerrios forados e na superexplorao do tempo de vida, como tambm nas representaes e nos afetos dos que a habitam e lhe do sentido. Poder-se-ia dizer que a nica cidade realmente existente como espao urbano contnuo a que aparece nos mapas de trnsito do Gua Roji, ou em algumas reportagens com vistas areas, e isso com muitas dificuldades. Dificilmente existe uma imagem global do territrio urbano nas prticas e representaes cotidianas de seus habitantes. Estes no o conhecem. A cidade realmente habitada, para a maioria da populao, medida pelo intervalo existente entre os espaos de trabalho, o bairro onde se mora e alguns escassos lugares pblicos de lazer; o resto so prolongamentos ou extenses, em geral conhecidas de oitiva ou pela televiso. E essa uma linguagem comum nas diversas representaes de seus habitantes, que manifestam em seus relatos a intensificao das disciplinas da indiferena na Cidade do Mxico, assim como dos lugares do anonimato e do vazio impessoal. Esses estilos de uso da cidade alcanam sua consumao com os traados das redes audiovisuais, o lugar do no lugar, em que o rumor annimo da rua ou do escritrio substitudo por vozes annimas ou personalizadas conforme o caso que, de qualquer modo, a partir dessas novas disciplinas da indiferena (ou da inrcia), reclamam o enraizamento dos espectadores. Dentro dessa perspectiva, quero sublinhar a idia de que os meios, particularmente os audiovisuais, fazem parte dos equipamentos coletivos dos espaos urbanos. Embora com diferenas marcadas pela natureza de sua funo social, cabe observar que, como qualquer outro equipamento (a fbrica, a escola, os bancos ou os hospitais, os centros comerciais ou os eixos virios), as tecnologias da imagem tm por objetivo produzir integrao mas, ao mesmo tempo, tendem a uma distribuio do territrio, a produzir divises e subdivises no corpo social, a

Sobre a comunicao nas grandes cidades

reorganizar o espao e o tempo; em suma, a fixar tudo aquilo que capaz de fluir. Como equipamento coletivo, a televiso e suas tecnologias representam uma codificao do corpo social: instituem uma maneira de diagramar os espaos coletivos, a vida ntima e a pblica, o tempo livre e o tempo de trabalho. Nesse sentido, as novas tecnologias exibem uma tendncia marcante a encerrar e a enquadrar os fluxos populacionais em determinados espaos e a fixar e regular os ritmos temporais da vida cotidiana. Esses equipamentos so uma espcie de hbridos sociais, espaos de interseo entre as esferas pblica e privada. Submetidos a poderes fortemente centralizados so, ao mesmo tempo, suporte da vida domstica e da privatizao das prticas culturais. Os novos regimes de visibilidade dos dispositivos audiovisuais instituem, como foi dito, sistemas que definem a habitabilidade dos espaos. Por isso, possvel falar de territrios televisivos, aqueles lugares em que as sociedades atuais passam a maior parte de seu tempo. Esses novos territrios formam um crculo sobre as sociedades ntimas a famlia, as redes amplas de parentesco, os micromeios enquanto iluminam com novos matizes as cenas de todos os dias. O objeto tcnico e suas projees narrativas e simblicas muda nossa relao com o espao e, neste ponto, cabe recordar o carter mvel dos territrios audiovisuais, sua essncia intimamente fragmentria, sua condio perecvel que se implanta, precisamente, em espaos de extrema solidez como so os que compem a vida cotidiana e as relaes familiares, com sua perseverana ou sua relativa inrcia. Dentro desse panorama geral, tentarei uma aproximao, por certo fragmentria, a partir de diversos ngulos, a saber: a apario do que chamarei de culturas sedentrias e plos de inrcia; em segundo lugar, o que se podem designar como culturas do esquecimento sobre a base de regimes de mxima visibilidade e, finalmente, uma abordagem dos gostos (e de certas "estticas") como espaos de hierarquizao e desigualdade.

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

Mediaes (fragmentos) Culturas sedentrias e plos de inrcia


H algum tempo, desenvolvo uma pesquisa de campo, de carter etnogrfico, sobre prticas culturais e vida urbana na Cidade do Mxico4. Do traado de estilos de vida que essas exploraes permitiram vislumbrar, tomarei alguns dados para as observaes seguintes. Essas informaes tambm sustentaram boa parte das idias da seo anterior. Embora sejam de certa generalidade, os relatos que utilizarei aqui permitem estabelecer um marco relativamente consistente de hipteses sobre os novos estilos de vida urbana na Cidade do Mxico no chamado tempo livre, particularmente no que se refere ao consumo cultural. Por razes de espao, os relatos no aparecem at o final nas vozes de seus protagonistas, mas subjazem, como substrato de inteligibilidade, em todas as idias que estou expondo5. Como foi possvel notar, sobretudo nos setores populares, surge com alguma nitidez uma tendncia mais ou menos generalizada para atitudes de refgio na intimidade domstica. So os segmentos mais despossudos da populao que se refugiam nesses mbitos por razes que, embora heterogneas, respondem a situaes parecidas de privao e marginalidade: jornadas extenuantes de trabalho, salrios ou rendas exguas, baixos nveis de escolaridade, desorientao perante os traados urbanos, estranheza diante dos bens da cultura superior e dos equipamentos culturais pblicos e, sobretudo, uma passagem difcil de estilos pr-modernos de vida (a maioria das famlias entrevistadas procede, em primeira ou segunda gerao, de outros estados do pas, de zonas rurais ou semi-rurais) para as incitaes da modernidade urbana. Nessa espcie de pausado declnio da vida pblica que se conecta de algum modo com o ocaso de estilos tradicionais de convivncia em vias de diluir-se no anonimato da grande cidade, as tecnologias de comunicao distncia cumprem um papel relevante. No exagero dizer que as novas culturas audiovisuais, como dispositivos de mltiplas redes, redefinem em larga medida os traados modernos de conexo com o mundo a partir da intimidade da casa. Assim como os equipamentos culturais pblicos tendem a um declnio mais ou menos irreversvel, as auto-estradas da comunicao espaos onde se manifestam as dimenses econmicas, estticas e ldicas da sociabilidade coletiva comeam a converter-se,
4 O estudo de campo consistiu, em traos largos, em observaes diretas e entrevistas em profundidade de vinte famlias, a maioria de setores populares e, como contraste, algumas de setores mdios. Ao mesmo tempo, selecionaram-se unidades que viviam em diferentes pontos da cidade e tambm se considerou a pirmide geracional no ncleo familiar, entre 60 e 18 anos aproximadamente. Em circunstncias em que foi possvel, tambm se incorporou ao estudo a populao infantil. 5 Segundo indicam as ltimas cifras do Banco Mundial, esses setores representam 85% da populao urbana que oscilam entre a pobreza e a pobreza extrema ("BM: se extingue la clase media mexicana". Jornada, Mxico, 4238, 24 jun. 1996).

Sobre a comunicao nas grandes cidades

de maneira crescente, em lugares diferenciais de consagrao, reafirmao ou simplesmente sobrevivncia, social e simblica, de diversos segmentos da populao. sabido que, em relao cultura, e me refiro em particular aos pases latino-americanos, assistimos a um lento ocaso da tradio do livro; os grandes cinemas do lugar a salas pequenas nos centros comerciais; os museus, os teatros, as salas de concerto convertem-se em espetculos oficiais que renovam velhas glrias do passado. As culturas populares, por sua vez, sobretudo nas grandes urbes, mudam seus estilos de existncia e adaptam-se aos novos ritmos da vertigem tecnolgica. O que parece evidente, em um e outro caso, uma poltica de redistribuio dos bens culturais, que reafirma as hierarquias de classe e poder entre a populao, bem como as distncias e a desigualdade nos mapas sociais. As minorias, de diferentes classes, continuam mantendo o privilgio de s-lo em relao ao gosto que desenvolvem pela cultura escrita, os museus e as ltimas expresses cinematogrficas ou musicais, as redes informticas e as autopistas da comunicao. Paralelamente, o resto dos grupos sociais, os que pertencem base da pirmide (sem exagerar, aqueles que teriam de ser, nas dimenses imaginrias da poltica, os destinatrios do sonho da revoluo tecnolgica, a chamada modernizao) vivem em um estado que flutua entre o ceticismo (ou a desesperana) e o alarme, a passagem da pr-modernidade e das tradies de origem para os novos estmulos das culturas urbanas. Em nossos pases, a iluso de comunidade, fundada, em boa medida, nas redes audiovisuais como vnculo com os "outros", no somente significa, s vezes, a renncia a espaos coletivos de convivncia como tambm a emergncia de novos estilos da cultura da pobreza. a cultura que se estende dia a dia, desde o imaginrio audiovisual, sobre as comunidades marginalizadas das diversas ordens da vida coletiva. E com isso me refiro no somente a prticas especficas da maioria da populao os pblicos cativos que se integram fluidamente, perante a inexistncia de alternativas reais, a circuitos culturais centralizados que comandam o que preciso ver e ouvir, como tambm pobreza da cultura tal como circula na programao de quase todos os canais privados de televiso, bem como nos sistemas de cabo e finalmente nas ofertas das videolocadoras, grandes armazns de filmes freqentemente intercambiveis, annimos, descartveis, que atualizam uma espcie de degradao da linguagem e dos smbolos coletivos. Este um ponto de inflexo das culturas contemporneas, que representa novas modalidades de manifestao e concentrao do poder e o surgimento, quase em linha paralela, de modernos estilos de vida. Trata-se de uma poltica, mas tambm uma esttica e uma tica de final de sculo. Diz-se com freqncia que, na atualidade, os grandes centros de poder e deciso das sociedades esto estreitamente vinculados ao controle da informao e das redes eletrnicas. Saber e

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

poder, talvez de uma maneira indita nos processos histricos, esto hoje inextricavelmente associados. Mas o poder estende-se, gradualmente, com base em enclaves que fortalecem de maneira crescente o que Paul Virilio denomina plos de inrcia. O instante privilegiado substitui a extenso do espao ou, de outro modo, contrai o territrio, favorecendo o deslocamento em um mesmo lugar: este o objetivo dos veculos audiovisuais que instauram a inrcia nos espaos privados e instituem o triunfo de culturas sedentrias que estabelecem o predomnio do tempo sobre o espao: a mobilidade sem deslocamentos(VIRILIO, 1990, p.37ss). Este mesmo autor sustenta ainda que passamos do tempo extensivo da histria ao tempo intensivo de uma instantaneidade sem histria, a partir das tecnologias do momento e das tcnicas da velocidade dos transportes, das redes audiovisuais e da informtica. Ele formula a metfora desta tenso da vertigem e da contrao das duraes com uma simples pergunta: como ir para lugar nenhum, sempre menos distante, mas sempre com mais velocidade ? O que est em questo, diro de sua parte os socilogos dos micromeios que medem e avaliam os intervalos que regulam a interao urbana, a unidade dialtica de distncia e proximidade, constitutiva de toda relao social6. O que est em questo, para diz-lo de outra maneira, o recuo dos cidados para a vida privada, a desmobilizao progressiva que permite pr uma certa distncia para com a esfera do pblico ou, ao menos, conectar-se, de um modo radicalmente diferente, com os assuntos da comunidade. O estreitamento do espao pblico no somente conduziria a uma crise do mesmo esprito do urbano, como tambm a uma espcie de despolitizao dos costumes, desagregao dos laos de solidariedade que, em muitos casos, no transcendem os laos de parentesco, ao mesmo tempo em que cambaleiam algumas das chaves que asseguram os princpios de identidade, como por exemplo, aquelas que definem a comunidade como um grupo social composto por membros que acreditam compartilhar algo. Hoje, compartilhar algo tem outras dimenses que, em geral, esto relacionadas com um mbito comum, o das redes audiovisuais e seus relatos sem fechamento.

A propsito desses temas pode-se consultar o captulo "Intervalos", j citado, de JOSEPH, Op. Cit.

10

Sobre a comunicao nas grandes cidades

Regimes de visibilidade e culturas do esquecimento


Diz-se, com certa freqncia, que os saberes contemporneos tendem a transformar-se em um reflexo: o espelhismo sempre renovado da iluso cinemtica. Desse modo, a repetio de informao j conhecida perturbar cada vez mais os estmulos da observao, extraindo-os automtica e rapidamente no somente da memria mas, sobretudo, do olhar, at o ponto em que, a partir de ento, a velocidade da luz limitar a leitura da informao e o mais importante na eletrnica informtica ser o que se apresenta na tela e no o que se guarda na memria (VIRILIO, 1988, p.60-61)7. Com a revoluo das telecomunicaes, enfrentamos o ideal da transparncia: se tudo visvel, nada escapa ao controle do olhar, ou seja, a um certo saber do que acontece sob esta vigilncia, o que nos leva a imaginar a abolio do segredo nas culturas analgicas: vemos o que e a realidade isso que vemos. Ou, dito de outro modo, o mundo aparenta estar nossa disposio, a informao parece ser instantnea, ao mesmo tempo em que experimentamos a sensao de uma certa onipotncia sobre o que acontece fora de nossas fronteiras individuais, ou seja, uma nova noo do controle e do poder sobre o entorno, contra o desamparo ou o no saber. A imagem torna-se penhor do verdadeiro: ver para crer e, simultaneamente, a renovao dos laos sociais nessas comunidades imaginrias. A visibilidade de certos cenrios, multiplicada pela transmisso direta, tende a produzir um efeito de participao distncia que purifica os temores essenciais, entre outros, o contato como fantasia de contaminao; permite, do mesmo modo, despojar o corpo na mesma medida em que o Outro se converte pelo menos nos atalhos imaginrios em espcie em vias de extino e a imagem em imagem de si mesma. Para Debray, nas nossas culturas prevalecem os olhares sem sujeito na mesma proporo em que nossas imagens diminuem, gradualmente, sua dependncia da realidade exterior. O visual procura certezas (DEBRAY, 1994, p.254ss). Na poca da cultura do visual, parece que somente o visvel objeto de credibilidade, com o acrscimo do que a afirmao anterior nos sugere como conseqncia ou, pelo menos, como probabilidade que emerge dos novos campos culturais. De tal modo, poderamos agregar, somente o que se v (o que fica registrado nos novos campos de visibilidade) se pode esquecer porque os registros da memria j no so os da memria interior, mas os que se guardam na repetio de imagens sempre renovadas, um presente absoluto, na televiso ou nos arquivos eletrnicos da computao. Essas culturas da mxima visibilidade so culturas do esquecimento?
7

Os grifos so meus.

11

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

o que parecem sustentar alguns pesquisadores quando estabelecem a distino (que no seno uma oposio) entre sociedades com memria (cujo referente a histria lenta como longa durao e densidade cultural) e sociedades sem memria (cujo referente seria a comunicao e seu paradigma, a publicidade, o efeito de realidade construdo sobre a curta durao)8. O que se suprime a percepo da durao e, por conseguinte, a temporalidade histrica. Tratam-se de culturas efmeras ou, como alguns preferem cham-las, de culturas frgeis, projetadas para sustentar sua indeclinvel caducidade. H muitos anos, Jameson (1988) j havia alertado para esses aspectos, quando afirmou que a lgica profunda do capitalismo multinacional radicava no desaparecimento de um sentido da histria, na medida em que todo o sistema social contemporneo, em suas diversas manifestaes, comeava a perder gradualmente sua capacidade de reter seu prprio passado, vivendo em um presente constante e em uma constante mudana que arrasa tradies de classe, que todas as anteriores formaes sociais tiveram de preservar de um modo ou de outro. preciso acrescentar que os discursos televisivos caracterizam-se pela ausncia de fechamento ou, pelo menos, pela inteno de negar toda forma de fechamento, o que representa uma propenso a prolongar-se at o infinito (REQUENA, 1988). Esse discurso sem limites, sem comeo nem fim porque de uma fluncia ininterrupta o macrodiscurso televisivo, como o chama uma corrente da semitica , apresenta, por essas caractersticas, um isomorfismo com as rotinas da vida cotidiana. um jogo de espelhos em que se jogam as tarefas sem fim, os afazeres que uma vez resolvidos comeam novamente pelo princpio e encontram um atenuante nessa projeo das imagens. Tambm so os efeitos de deslocamento, a fuga do sentido, esse estado de deriva das imagens, o que permite pr sob um cone de luz a prpria condio efmera, perecvel das tarefas domsticas, onde a fluidez das imagens, dos afazeres vai no sentido contrrio ao da acumulao. Em relao s proposies anteriores, caberia fazer uma srie de perguntas. Em primeiro lugar, a questo saber se existe uma reapropriao imaginria das representaes televisivas ou se existe, dadas as atuais condies de vida dos setores populares, uma certa criatividade nas tticas dos usurios para elaborar leituras e respostas diante da proliferao das mensagens audiovisuais. Numa segunda ordem de idias, trata-se de analisar o efeito de desterritorializao que as culturas da imagem podem causar nos destinatrios. A aparente multiplicidade das mensagens audiovisuais favorece a abertura a outros mundos, que habitualmente designam-se como os da globalizao? Assistimos possibilidade de viver

Estes temas so propostos por MONS (1994). Ver, em particular, o captulo "El alunizaje del bicentenario", p. 93 ss.

12

Sobre a comunicao nas grandes cidades

experincias multiculturais, polifonias e sincretismos, diante dessas redes que supostamente projetam diferentes cdigos simblicos e registros culturais? Se existe uma reapropriao dos bens multiculturais da ps-modernidade por parte dos setores populares, em que termos ocorre essa reapropriao? As identidades se renovam e se transformam nos novos cenrios comunicacionais, em que se apagam as fronteiras territoriais e simblicas? possvel falar de culturas hbridas (para todos)? E, em caso positivo, possvel definir sujeitos que podem transcender os limites e as limitaes urbanas e os das culturas da pobreza para inscrever-se na ordem da hibridao de estilos de vida, formaes simblicas, rituais da ordem cotidiana? Voltarei a essas questes. De imediato, tenho a impresso, a partir da experincia de campo, de que os meios audiovisuais, atravs de uma sintaxe rotineira e de recursos discursivos prprios de culturas efmeras que pretendem promover sempre efeitos de realidade, prximos, familiares, ntimos, favorecem uma fixao profunda em um repertrio de saberes consagrados e em resduos de ideologias que fazem parte do sentido comum e das idias dominantes em certos setores urbanos. Se a arte uma forma de choque, como diz Walter Benjamin, e no pode seno cultivar, como prprio de sua natureza profunda, uma situao de estranhamento ou desenraizamento, os relatos efmeros produzidos para o esquecimento, fundidos nos diversos mecanismos de verossimilhana, tm ou teriam o objetivo oposto, qual seja, arraigar a percepo e a viso a estados de certa continuidade com o j conhecido (isto , o registro do normal, do aceitvel, que induz crena em uma certa estabilidade das coisas e do mundo). Nesse sentido, possvel reconhecer, em primeira instncia, que a vida familiar, o enclave das redes audiovisuais nos espaos ntimos tem, segundo indicam as observaes de campo, um efeito de territrio sobre o traado de uma narrabilidade que, embora contnua, quase sempre fragmentria, impondo pelo prprio curso das rotinas cotidianas uma determinada orientao possvel disperso das mensagens. Ademais, a fixao nesse centro magntico que a famlia (e o familiar, por extenso) pode causar uma mutao sobre os efeitos desterritorializados de outros mundos, porque essa viso planetria que tem lugar em um no-lugar desdobra-se (e redobra) sobre um horizonte estvel de ideologias, fragmentos de saberes, opinies de uso cotidiano, sentido comum ou, se se quiser, a moral corrente em estado prtico dentro desses segmentos de espectadores. J h muito tempo, Roland Barthes tentou marcar a enorme diferena entre cinema e televiso, a qual aludia como a domesticao que finalmente penetrava nas esferas da intimidade, destruindo os estados hipnticos da fantasia (BARTHES, 1986). No cinema, escreveu Metz (1979), a participao afetiva pode ser particularmente viva, conforme a fico do filme, conforme a personalidade do espectador, mas como mediadora desses matizes e, no melhor dos casos,

13

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

manifesta-se em certo grau a transferncia perceptiva, durante breves instantes de fugaz intensidade: A conscincia do sujeito radicalmente diferente na contemplao televisiva; os estados de transferncia so mais que fugazes e sofrem a interferncia, so bloqueados, por uma escuta que a cada momento cede lugar a uma interrupo domstica. J no se trata de intensidades: nos referimos a existncia de rotinas fixas, do encontro e reencontro com o mesmo, da necessidade de confirmar, na maioria dos casos, certezas elementares (METZ, Op. Cit., p.91). Falei, em pginas anteriores, de plos de inrcia para situar uma modalidade de vida e de escuta que parece, por momentos, no somente remeter ao esquecimento como tambm, poder-se-ia acrescentar, a um tipo de seletividade pouco reflexiva. A maioria das experincias de campo parece sugerir uma espcie de entrega voluntria, e s vezes relativamente inconsciente, dos espectadores ao que se oferece. Os plos ou estados de inrcia adquirem outra ressonncia se os colocamos sob o novo prisma. No se trata, nesse caso, de uma sala de cinema escura, annima e silenciosa que situa a experincia da decifrao e o gozo esttico: ao contrrio, a escuta e a viso so regidas pelo prprio centro de equilbrio e regulao das energias afetivas e morais da famlia. lugar de certezas que se restabelecem cada vez perante os gestos e os rituais repetidos e conhecidos da convivncia e que traam uma continuidade sem sobressaltos. A hipnose no ocorre; a identificao e a projeo acontecem dentro de outros registros. Sempre existe a possibilidade de recorrer ancoragem no conhecido: a casa, a famlia, os objetos de uso corrente. Pode-se falar ento de atos, no sentido que lhe d Metz: o de uma entrega, uma descarga motriz que permanece sob controle (METZ, Op. Cit., p.92).

Os gostos: espaos de hierarquizao e desigualdade


Creio que as cenas multiculturais das cidades perifricas, em particular, podem ser concebidas como efeito de conjunto e da enorme superposio de geologias simblicas que manifestam-se nos novos espaos sem fronteiras. menos convincente pensar o multiculturalismo como prprio de todos os setores sociais ou o conjunto multinacional como uma montagem de traos que qualquer cidado de qualquer pas, etnia, sexo, religio ou ideologia pode ler e usar (CANCLINI, 1995, p.16). Como o prprio Canclini reconhece pondo o acento nos conflitos derivados da globalizao -, o mercado, ao reorganizar a produo e o consumo para obter maiores lucros e concentr-los, converte as diferenas

14

Sobre a comunicao nas grandes cidades

nacionais, embora no homogeneizadas pelo plo transnacional, em desigualdades (CANCLINI, Op. Cit., p.18). Neste ponto, parece-me necessrio voltar a algumas das categorias que Bourdieu (1988) cunhou sobre a distino para entender os estilos de vida e os gostos dos diferentes setores sociais. No ignoro que Bourdieu foi fortemente criticado, sobretudo por estudiosos da Amrica Latina, no que se refere sua maneira de conceber as prticas, os usos e costumes dos setores populares. Algumas dessas crticas so pertinentes, posto que nossos pases de fortes contrastes culturais exibem ainda a imensa capacidade de suas comunidades particularmente das que ainda no foram conquistadas pela urbanizao selvagem de reinventar, a partir de tradies profundas, novos estilos de criar e viver as experincias estticas, ldicas e rituais, reincorporando elementos da modernidade. No entanto, creio que, na atualidade, de toda pertinncia voltar a algumas das proposies de Bourdieu para entender as experincias de vida, o uso do tempo e do espao, as prticas cotidianas e os gostos de amplos setores entre marginais e integrados dos espaos urbanos. Refiro-me, naturalmente, s maiorias silenciosas, aos indivduos da rua, que vivem amarrados s rotinas cotidianas, em especial s rotinas de sobrevivncia, espaos das histrias menores, aquelas que apenas deixam traos em face dos grandes episdios da vida social. Na pesquisa que citei anteriormente, os resultados de numerosas entrevistas e prticas de observao parecem confirmar, na maioria das dimenses da vida cotidiana, o que poderamos designar como a presena generalizada das culturas da privao. Com escassos matizes de diferena, encontramos na maioria das famlias entrevistadas uma espcie de afinidade de estilo (BOURDIEU, Op. Cit. , p.172) em que umas e outras podem reconhecer-se como no espelho. As variaes no so significativas, antes ratificam a repetio obrigada de certas prticas que excluem, s vezes, a possibilidade de uma escolha crtica e racional. Porque, e nisso concordo com Bourdieu, se os estilos de vida e os gostos, como categorias tipicamente burguesas, supem uma liberdade de escolha, como conceber ento o gosto por necessidade, aquele que o resultado da privao da possibilidade aberta de escolhas? Fazer da necessidade virtude, diz-se com freqncia; em termos mexicanos, a traduo seria: do perdido o que aparea. Sugeri antes a existncia de servides; talvez fosse melhor falar de cativeiro: aqueles que, cativos no lugar a que pertencem (em termos reais, ao que foram reduzidos), esto condenados a ser escravizados pelas mensagens efmeras que caem do cu e povoam de algum modo as fronteiras, cada dia mais estreitas, dos que esto fora de toda possibilidade de escolher. Eu ando sempre mudando e mudando, passeio por toda a televiso at que encontro algo... Quer dizer, no estou vendo uma coisa, estou mudando, ponho um canal e fico vendo o que tem..., conta uma das entrevistadas.

15

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

Sobreviver. Como sobrevivem os marginalizados, que representam quase a maioria da populao de nossos pases ? Essa a nica realidade com base na qual se pode pensar a cultura (ou ser preciso escrever A Cultura?), uma rede de privilgios que, ao definir o gosto, est tambm definindo junto com as hierarquias que separam e asseguram as diferenas entre os que detm o poder e os que no o tm os horizontes de vida da maioria da populao. O que significa dizer, para no entrar nos dados duros e decisivos da economia: a vida com algum sentido, a fantasia, os sonhos, a fico, a sociabilidade entre os indivduos. H um gosto pelas coisas de primeira necessidade? Quais so as necessidades primeiras? As que tm prioridade? No preciso dar respostas. Seria preciso perguntar como se vive em um espao que se estreita dia a dia, no qual necessrio dar respostas somente de primeira necessidade. O gosto, escreve Bourdieu em relao aos setores populares, amor fati, escolha do destino, mas uma escolha forada, produzida por certas condies de existncia que, ao excluir como puro sonho qualquer outra possvel, no deixa outra opo seno o gosto do necessrio (BOURDIEU, Op. Cit., p.177, destaque do autor, grifos meus). No vou querer aquilo que no posso ter, costuma-se pensar, dizer ou sentir; as verses so variadas: quero aquilo que posso ter; e mais: me contento com o que tenho, no? para comear, que tenhamos para viver, poder educar os filhos, ter sade, explica Pedro. Poder viver ao menor custo, isto , sobreviver. Vou te dizer uma coisa, conta Chela, quase no gosto de andar muito assim de passeio... ento quase no saio... Como toda a semana ando, seja lavando, passando, tirando os passarinhos, ento, para mim, sbado e domingo so dias de descanso, deixo que os meninos faam o que quiserem e como tem filmes aos domingos na televiso, ento me deito e fico vendo a tev. As culturas da privao ou, como antes quis design-las, as culturas da pobreza, no somente marcam a fogo e excluem os praticantes de quase toda e qualquer esperana; esto a como a violncia inerte das coisas e permanecero nos termos que sociedades cada dia mais injustas decidirem sua existncia, ou at que os desiguais possam decidir mudar os termos da desigualdade. O gosto por necessidade, pensa Bourdieu, apenas pode engendrar um estilo de vida em si, que s pode ser definido negativamente pela relao de privao que mantm com os demais estilos de vida (BOURDIEU, Op. Cit., p.178). Emblemas eletivos ou estigmas... falta de capitais culturais (mas tambm, como bvio, econmicos e sociais), fora de viver margem de uma cidade que devora a si mesma e que marginaliza a maioria, os gostos convertem-se nessa condenao (ou em destino?) de que falamos antes. O universo povoa-se de alguns dados que so significativos para compreender as prticas dos marginalizados: do tempo livre nem me fale; o que o tempo livre?; eu, descansar no descanso nunca, ando no corre e corre todos os dias..., que te digo, sempre encontro algo para fazer, eu no me encontro

16

Sobre a comunicao nas grandes cidades

se no tenho algo entre as mos... O que em ingls se denomina sense of one's place. Poderamos falar, se queremos designar com maior propriedade esta situao, da existncia de um tempo intersticial, que se resgata com diferentes tticas entre os intervalos que separam as mltiplas atividades de reproduo e sobrevivncia. Esses tempos intersticiais no se manifestam somente nos espaos cotidianos da jornada semanal. Instalam-se, de maneira decisiva, em todos os espaos de vida, inclusive nos fins de semana. Programas que te possa dizer que vejo diariamente. Diariamente, em pedaos no? ... diz Vernica. Algo similar contam as demais entrevistadas: que eu fique mil horas vendo televiso, isso no; vejo um pouquinho e no anncio saio rpido e volto... Nesse ponto, importante destacar que a amplitude pluricultural de sociedades como a mexicana pode exibir traos extremos de criatividade em regies que de algum modo esto relativamente distantes do urbano como sistema operatrio que coloniza mentalidades e culturas sedimentadas. Os habitantes dos espaos urbanos, muitos deles desenraizados de seu territrio de origem, mas ao mesmo tempo das culturas sobre as quais edificaram princpios de pertencimento e identidade, parecem demonstrar algumas das teses de Bourdieu e o que chamei, apelando para uma velha designao antropolgica, de a presena da cultura da pobreza. Em numerosos casos ocorreu um salto, que realmente uma fratura de propores, entre as culturas de origem, particularmente camponesas com caractersticas pr-modernas, s vezes orais, e as culturas e tcnicas da velocidade que representam um estgio qualitativamente diferente nos ordenamentos simblicos da poca. Esse salto cultural parece manifestar-se como um processo de paulatino empobrecimento de certos cdigos vitais e simblicos e, de algum modo, conseqncia dos meios de comunicao, isto , da imposio de uma regularidade de formas materiais e discursivas que tendem a suprimir a possibilidade da distino (de distinguir valores e hierarquias como exerccio de reconhecimento de bens culturais legtimos, ou ainda os chamados populares, que exigem, uns e outros, uma recriao crtica e uma elaborao permanente). Desse modo, ocorreria uma dupla perda que se manifesta no que se poderia chamar de uma fratura, quase sem mediaes, da oralidade primria oralidade secundria: a passagem dos relatos orais das comunidades, que desse modo se reconhecem e perduram por esse reconhecimento, oralidade audiovisual9, que em muitos casos pode ser traduzida em um pas com altos ndices de analfabetismo real ou funcional em uma adeso acrtica ou com escassas perspectivas de leitura das mensagens da insignificncia. E se quisssemos estender ainda mais esta idia, o que prevalece, a meu juzo, a aceitao por necessidade ou por privao das
9

Sobre estes temas pode-se consultar ONG (1987).

17

OPINIO PBLICA, Campinas, Vol IX, n 2, Outubro, 2003, pp. 01- 19

regras de uma cultura em que se manifesta, sem termos atenuantes, o predomnio da frmula sobre a forma, os rituais da repetio, uma fala coagulada que parece falar a todos para despojar de sentido aquilo que se chama ou que se poderia chamar de os sentimentos de uma comunidade: o grau zero da cultura, como poderamos dizer parafraseando Barthes. A isso preciso acrescentar que os estados de empobrecimento cultural que essas redes propiciam na maioria dos casos no somente suscitam paixes cotidianas e absorventes, como no tm contrapesos em outras prticas culturais. No h seletividade nessa entrega, que prefere o existente ao nada ou ao vazio, ao mesmo tempo em que se desvanecem dia a dia as relaes de sociabilidade urbana, as formas interpessoais de contato e, em muitos casos, os nveis de politizao das massas, de organizao e de encontros coletivos. Isto , a possibilidade do dilogo, a luta comum, certas redes de solidariedade, a abertura ao mundo e aos assuntos comuns, ou seja, o que comunica e amplia os horizontes de visibilidade e enunciao de uma comunidade. E, para voltar ao comeo desta seo, caberia retomar certas perguntas: pode-se falar, nesses casos, de disposies do gosto para certas experincias ldicas ou estticas, para certas formas da fico ou das narraes televisivas, ou simplesmente nos encontramos com uma rede de determinaes que fazem da disposio uma imposio? A pergunta valeria por um duplo motivo, o primeiro, porque na maioria dessas situaes no h liberdade de escolha; o segundo, porque as culturas de nossos tempos tm a capacidade sobretudo nos meios audiovisuais de saturar todos os espaos da experincia e do desejo por meio de uma narratividade incessante que responde basicamente s estticas da repetio. Nesses aspectos, torna-se necessrio, quase imprescindvel, fazer uma histria das relaes de poder nestas esferas. E, em particular, em nossos pases. Se, como ocorre, a maioria da populao vive submersa na histria de relatos andinos, em um sonho que provavelmente o nico que no lhes d pnico sonhar sobretudo se se trata dos sonhos dos marginalizados ou dos que so objeto conseqente, cotidiano, de marginalizao de que modo estudar essas culturas da pobreza sem incorrer no que os especialistas do campo estigmatizaram como uma viso simplificada do poder? Creio que os estudos da vida cotidiana permitem distinguir poderes insidiosos que penetram por todos os resqucios e se convertem em estilos de vida, como jogo de cumplicidades em que o poder transfigurado em prazer ou em pequenas compensaes diante da privao. Mas tambm certo que, se aceitamos que o poder do mago radica na crena coletiva nas propriedades da magia, os abusos do poder somente podem ser sustentados se aqueles, como ns, em condies de v-los, no contribuirmos para desmontar seus mecanismos.

18

Sobre a comunicao nas grandes cidades

Bibliografia

BARTHES, Roland. Lo obvio e lo obtuso. Imgenes, gestos, voces. Espanha: Paids Comunicacin, 1986. BOURDIEU, Pierre. La distincin. Criterios y bases sociales del gosto. Madri: Taurus, 1988. CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores y ciudadanos. Conflictos multiculturales de la globalizacin. Mxico: Grijalbo, 1995. DEBRAY, Regis. Vida y muerte de la imagen. Historia de la mirada em Occidente. Espanha: Paids, 1994. JAMESON, Frederic. Posmodernismo y sociedad de consumo. In HAL FOSTER, HABERMAS, J. et al. (orgs.). La Posmodernidad. Mxico: Kairs, 1988. JOSEPH, Isaac. El transente y el espacio urbano. Barcelona: Gedisa, 1988. METZ, Christian. El significante imaginario. Barcelona: Anagrama, 1979. MONS, Alain. La metfora social Imagen, territorio, comunicacin. Buenos Aires: Nueva Visin, 1994. ONG, Walter. Oralidad y escritura. Tecnologas de la palabra. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1987. REQUENA, Jess Gonzlez. El discurso televisivo. Espetculo de la posmodernidad. Espanha: Ctedra, 1988. ROMAN, Joel. La ville: chronique dune mort annonce?. Esprit, Paris, jun.1994. VIRILIO, Paul. Esttica de la desaparicin. Barcelona: Anagrama, 1988. ____________. EL ltimo vehculo. In ANCESCHI; BAUDRILLARD et al. (orgs.) Videoculturas de fin de siglo. Madri: Ctedra, 1990. WARD, Peter. Mxico: uma megaciudad. Mxico: Consejo Nacional para la Cultura y Artes, Alianza Editorial, 1990.

Traduo e publicao autorizadas pela FLACSO Mxico do artigo Acerca de la Comunicacin em Las Grandes Ciudades. Perfiles Latinoamericanos Revista de La Sede Acadmica de Mxico de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, ano 5, n9, dez/96. Traduo do original de Pedro Maia Soares Texto aprovado para publicao em julho de 2002.

19

You might also like