You are on page 1of 4

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL | 3 ANO EC0027 | HIDROLOGIA E RECURSOS HDRICOS | 2011/2012 2 SEMESTRE

Prova sem consulta. Durao: 1h10m.

Exame de poca Normal - Parte terica

Responda a cada pergunta em folhas separadas. Sempre que apropriado, apresente esquemas elaborados com cuidado. Seja claro e objetivo. Utilize caneta de cor preta ou azul.

P1. [3 valores] A Bacia hidrogrfica do Rio Tinto (afluente da Margem direita do rio Douro, junto ao Porto) tem vindo, nas ltimas dcadas, a sofrer grande expanso urbana. a) Refira e justifique qual o efeito dessa expanso nas principais componentes do balano hidrolgico mdio anual, ao nvel da bacia. b) Faa uma estimativa da variao (em mm) do escoamento anual mdio do rio Tinto admitindo que a expanso urbana tem tido um crescimento percentual anual mdio de 1% ao ano. c) Refira se e de que forma que tal crescimento pode afetar o nvel e o risco das cheias num qualquer troo da bacia para um dado tempo de recorrncia (p.e., T= 10 anos). P2. [3 valores] a) O ano de 2004/2005 foi considerado um ano de seca severa em grande parte do Pas, nomeadamente na bacia do Guadiana, onde foram afetados diversos sectores de atividade, nomeadamente a agricultura. i) Refira e justifique se e porque, nesse caso, se poder referir que foi atingido o estado de seca scio-econmica. ii) Refira de que dados necessitaria e como procederia para classificar o tempo de recorrncia correspondente a essa seca, na referida bacia. b) No ano de 1997 ocorreu um cheia no Tejo, tendo a mesma sido laminada pelo efeito regularizador das albufeiras espanholas. i) Descreva e justifique em que consiste e porque e como se processa essa laminao. ii) Refira o conjunto de dados de base (e correspondentes curvas) a considerar para avaliao do referido efeito. P3. [3 valores] Sistemas de Drenagem de guas Pluviais a) Quais as diferenas entre um sistema separativo e um sistema unitrio de drenagem urbano? b) De acordo com o Regulamento de Drenagem de guas Pluviais de que depende o coeficiente de escoamento C? c) Numa rede pblica de guas pluviais em que situaes devem ser previstas cmaras de visita? P4. [3 valores] Aproveitamentos Hidrulicos a) Refira e comente trs impactos ambientais potencialmente positivos associveis construo de uma barragem e outros trs impactos potencialmente negativos. b) Num aproveitamento hidrulico quais so as funes dos descarregadores de fundo? c) Estabelea a distino entre uma barragem em beto de gravidade e uma barragem em arco.

R. MAIA, F. VELOSO GOMES, J.P.PGO

2012-06-12 | PG. 1 / 1

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL | 3 ANO EC0027 | HIDROLOGIA E RECURSOS HDRICOS | 2011/2012 2 SEMESTRE
Prova sem consulta. Durao: 1h45m.

Exame de poca Normal - Parte prtica

Responda a cada pergunta em folhas separadas. Seja claro e objetivo. Sempre que apropriado, apresente esquemas elaborados com cuidado. Apresente TODOS os clculos efetuados e expresses utilizadas. Em caso de omisso, arbitre criteriosamente os elementos que entender indispensveis.

P1. [2.5 valores] Curvas de Caudais Considere duas seces A e B do curso de gua principal de uma bacia hidrogrfica (ver Fig. 1) e s quais correspondem as curvas de caudais cronolgicos mdios trimestrais representadas na Fig. 2 (antes da construo de qualquer aproveitamento). Na seco A pretende-se construir um aproveitamento com albufeira com as seguintes condies: utilizar para consumo das populaes vizinhas um caudal constante de 3 m3/s durante todo o ano; utilizar para rega durante os meses de Jul/Ago/Set um caudal constante de 1 m 3/s; utilizar o restante volume afludo para produo de energia com caudal constante; queda til de 60 m; rendimento mecnico do sistema turbinagerador de 95 %.

Nota: 1/3 do volume de gua consumido pelas populaes retorna bacia a jusante da seco A. Na seco B pretende-se construir um aproveitamento a fio de gua com as seguintes condies: caudal instalado, QINST, igual a 45 m3/s; caudal turbinvel mnimo igual a 20 % do caudal instalado; queda til de 25 m; rendimento mecnico do sistema turbinagerador: QTURB/QINST < 0.5 0.50.7 0.70.8 > 0.8 50% 80% 90% 95% a) b) c) d) o caudal turbinado no aproveitamento A; a capacidade mnima necessria para a albufeira do aproveitamento A; a energia anualmente produzida no aproveitamento A; a curva de caudais cronolgicos afluentes seco B aps a entrada em funcionamento do aproveitamento A; e) a curva de caudais turbinados no aproveitamento B; f) a curva cronolgica da potncia de funcionamento do aproveitamento B; g) a energia anualmente produzida no aproveitamento B.

Determine (considere todos os meses com 30 dias):

Fig. 1 Bacia.

Fig. 2 - Curvas de caudais cronolgicos.

R. MAIA, F. VELOSO GOMES, J.P.PGO

2012-06-12 | PG. 1 / 1

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL | 3 ANO EC0027 | HIDROLOGIA E RECURSOS HDRICOS | 2011/2012 2 SEMESTRE
Prova sem consulta. Durao: 1h45m.

Exame de poca Normal - Parte prtica

P2. [2.5 valores] Caudais de cheia Considere o hidrograma de cheia da Fig. 3 ocorrido numa bacia hidrogrfica da regio de Bragana, cuja curva hipsomtrica apresentada na Fig. 4 e com um comprimento do rio principal de 11.925 km. a) Determine o tempo de concentrao da bacia. b) Caracterize, em intensidade e durao, a precipitao que originou o hidrograma de cheia da Fig. 3, sabendo que o dfice de escoamento de 5.05 mm/hora. [caso no tenha completado a alnea a), considere um tempo de concentrao de 5h] c) Determine o valor mximo de caudal de cheia que pode ser originado por uma precipitao com intensidade constante e igual determinada na alnea b). [caso no tenha completado a alnea b), considere uma intensidade de precipitao de 10 mm/h] d) Apresente uma estimativa fundamentada do caudal de cheia correspondente a um perodo de retorno de 200 anos. [caso no tenha completado a alnea c), considere um caudal de cheia de 110 m3/s] e) Qual a probabilidade desse valor ser excedido, num perodo de 60 anos consecutivos.

Fig. 3 Hidrograma de cheia

Fig. 4 Curva Hipsomtrica

R. MAIA, F. VELOSO GOMES, J.P.PGO

2012-06-12 | PG. 2 / 2

MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL | 3 ANO EC0027 | HIDROLOGIA E RECURSOS HDRICOS | 2011/2012 2 SEMESTRE
Prova sem consulta. Durao: 1h45m.

Exame de poca Normal - Parte prtica

P3. [3.0 valores] Drenagem pluvial urbana A figura representa arruamentos de uma zona urbana na regio do Porto cuja drenagem pluvial encaminhada para a cmara de visita CV-D. Relativamente ao sistema de drenagem indicado na Fig. 5, resolva as alneas seguintes para um perodo de retorno de 10 anos, um tempo inicial de 10 minutos e um coeficiente de escoamento superficial de 0.65; tenha tambm em conta as reas drenadas pelos sumidouros indicados na tabela.

S1

39.40 CV-A

S1

20
17.5 S1 S3 CV-C CV-B
0

S3 38.50 CL-1 CV-D

39.40

5 5

40.00

S2

S4

S4

15

5
Fig. 5 Planta dos arruamentos

40

Sumidouros S1

S2

S3

S4

rea drenada (m2) 312 624 253 562


a) Considerando, como regra geral, uma profundidade mnima soleira de 1.50 m, determine a profundidade mnima da (soleira da) cmara de visita CV-C tendo em conta a inclinao mnima que os coletores de cabeceira em beto (KS = 65 m1/3s-1) devero observar (nota 1: um deles o mais desfavorvel; nota 2: antes de resolver esta questo tenha presente o critrio de dimensionamento hidrulico-sanitrio que a condiciona). b) Independentemente do resultado da alnea anterior, admita que inclinao dos coletores de cabeceira de 1.5%. Dimensione um coletor em beto (KS = 65 m1/3s-1) entre as cmaras de visita CV-C e CV-D que minimize a profundidade da vala de assentamento. Considere novamente a regra geral da profundidade mnima soleira de 1.50 m e os seguintes dimetros (interiores) comerciais, em mm: 200, 250, 300, etc. Apresente um esboo cotado do perfil longitudinal do coletor.

R. MAIA, F. VELOSO GOMES, J.P.PGO

2012-06-12 | PG. 3 / 3

You might also like